Pedagogia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 114
  • Item
    Acesso Aberto
    A MONITORIA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NOS ANOS INICIAIS
    (2023-12) Scherner, Luana Gabrieli; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Hattge, Morgana Domênica
    Este estudo é fruto de uma Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo principal compreender a influência da rotatividade e/ou troca de monitor para crianças com necessidades específicas nos Anos Iniciais. Nos Anos Iniciais temos a figura do monitor que atua no espaço escolar auxiliando o professor e, principalmente e mais especificamente, as crianças com necessidades específicas na execução de atividades diárias, incluindo situações de aprendizagem e outras demandas e necessidades mais específicas, como a locomoção, alimentação, higiene, comunicação e interação social. Neste trabalho serão abordadas questões relacionadas aos direitos das crianças com necessidades específicas na educação, a importância do monitor para o acompanhamento das crianças com necessidades específicas, e o que ocasiona e gera a rotatividade destes monitores no trabalho com essas crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma entrevista com a coordenadora da etapa dos Anos Iniciais de uma escola de rede particular do município de Lajeado/RS, e um grupo focal com cinco monitoras dos Anos Iniciais dessa mesma instituição. A entrevista e o grupo focal realizados buscaram saber qual o papel das monitoras no ambiente escolar, os possíveis motivos para haver uma rotatividade de monitores para crianças com necessidades específicas e se essa questão afeta as crianças de alguma maneira. Para a análise de dados, criaram-se duas categorias. A primeira intitulada "Reflexões sobre o papel vital do monitor" discute a importância dos monitores no apoio a crianças com necessidades específicas. A segunda categoria nomeada "Rotatividade de monitores: desvendando os porquês", aborda a rotatividade dos monitores nesse contexto, explorando as razões por trás desse fenômeno. Como resultados, essa pesquisa apontou que o monitor possui um papel crucial na educação de crianças com necessidades específicas, e a rotatividade desses profissionais é influenciada por diversos fatores, como melhores oportunidades de emprego, adaptação e falta de formação. É enfatizado a necessidade de formação contínua, apoio e adaptação para lidar eficazmente com a rotatividade, garantindo a estabilidade emocional e acadêmica das crianças com necessidades específicas durante as transições.
  • Item
    Acesso Aberto
    ATIVIDADES LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
    (2023-11) Sucolotti, Luana; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Hattge, Morgana Domênica
    O brincar faz parte da vida de toda criança, o que é de suma importância para sua infância. Situações de aprendizagem que são bem planejadas, podem trazer resultados grandiosos na vida de alunos com necessidades específicas, no espaço escolar e na sociedade. O processo de inclusão de alunos cria situações complexas e desafiadoras para a escola e professores. As conexões existentes na criança com os jogos, brinquedos e brincadeiras, pode vir a apoiar a fase de adaptação e inclusão escolar. A vontade de brincar pode ter um impacto positivo no comportamento da criança durante sua caminhada no ambiente escolar. A inclusão dos alunos produz muitos desafios para professores na sala de aula em relação aos recursos, para aprimorar suas aulas e assim torná-las mais dinâmicas, prazerosas e facilitadoras do conhecimento. Objetivou-se com este estudo analisar de que forma a ludicidade contribui para os processos de ensino e de aprendizagem das crianças na educação inclusiva dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo se justificou por apresentar subsídios para uma ação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo, enfatizando as atividades lúdicas, visto que o jogo e o brinquedo são estímulos essenciais para o desenvolvimento físico e mental da criança, além do lúdico ser visto como um simples momento de brincar, sendo dividido do momento de aprender, o que pode vir causando um desaparecimento do contexto escolar. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e qualitativa, utilizando uma pesquisa semiestruturada com professores de anos iniciais do Ensino Fundamental para gerar resultados, e compreendê-los através de uma análise de conteúdo.
  • Item
    Acesso Aberto
    Organização do ambiente interno para bebês: A experiência de uma escola de um município do interior do Vale do Taquari/RS
    (2023-11) Kuhn, Alana Keila; Danise; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Horn, Cláudia Inês
    RESUMO A presente monografia é resultado de um estudo sobre o ambiente da sala de aula no cotidiano de bebês da Educação Infantil. O estudo teve como objetivo investigar como a escola de Educação Infantil, localizada em um munícipio no interior do Vale do Taquari, possibilita vivências na sala de aula, especialmente em uma turma de bebês. O método utilizado na investigação foi o estudo de caso no qual se desdobra os seguintes procedimentos metodológicos: observação de uma turma de berçário e entrevista com a professora titular da turma da Educação Infantil. Ainda, as percepções, afetações e as experiências proporcionadas pela pesquisa foram registradas no diário de campo. Como aporte teórico, este estudo teve como base a doutrina de Horn (2004) (2017), para pensar a organização do ambiente. Com Jablon (2008), Zabalza (1998), Barbosa (2008), Brasil (2017), Fundação Abrinq (2020), Gil (2008), Goldenberg (1998), é possível pensar sobre um ambiente seguro e desafiador através de um olhar sensível utilizando o poder da observação. A partir dos aportes teóricos, observações e registros no diário de campo, percebeu-se que os bebês têm grande interesse em relação ao ambiente da sala de aula, gostam de explorá-los de diferentes formas, e as práticas realizadas pelas professoras mostraram-se potentes para aguçar as sensibilidades e as diferentes expressões dos bebês que frequentam a escola.
  • Item
    Acesso Aberto
    A literatura infantil para bebês em uma escola de Educação infantil, no município de Nova Bréscia/RS
    (2021-11) Zanatta, Liandra Fontana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311
    A presente monografia é resultado de um estudo sobre a utilização da literatura no cotidiano de bebês durante a Educação Infantil. O estudo tem como objetivo investigar como a escola de Educação Infantil, localizada no município de Nova Bréscia possibilita o acesso à literatura infantil, especialmente em uma turma de bebês. O método utilizado na investigação é a cartografia, conceito abordado por Passos, Kastrup e Tedesco (2014), sobre o qual se desdobra os seguintes procedimentos metodológicos: observação de turma de berçário e elaboração de duas oficinas com a temática Construção de personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Ainda, as percepções, afetações e as experiências proporcionadas pela pesquisa foram registradas no diário de campo. Como aporte teórico, este estudo se baseia em Barbosa e Magalhães (2008) para pensar o breve percurso histórico sobre a literatura infantil voltada para crianças. Com Zilberman (2012) é possível pensar sobre o surgimento dos primeiros textos literários escritos para crianças. A partir dos aportes teóricos, observações, oficinas e registros cartográficos, percebeu-se que os bebês têm grande interesse em relação aos livros, gostam de explorá-los de diferentes formas e as oficinas mostraram-se potentes para aguçar as sensibilidades e as diferentes expressões dos bebês que frequentam a escola.
  • Item
    Acesso Aberto
    Arte contemporânea e a infância: possibilidades pedagógicas na pré-escola
    (2021-12) Richardt, Luana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311
    A presente monografia é fruto de um estudo que aborda algumas possibilidades pedagógicas a partir de experimentações na interface entre a arte contemporânea e a infância. Como metodologia, a pesquisa utiliza a cartografia e intervenções em uma escola de Educação Infantil a fim de pensar proposições que envolvem a arte contemporânea nesse espaço. O problema da pesquisa consiste em compreender de que modo a arte contemporânea poderia ser explorada com crianças da pré-escola, em uma escola municipal de Educação Infantil situada no Vale do Taquari/RS. Este estudo não buscou resultados quantificados, mas apresentou algumas reflexões a partir de possibilidades pedagógicas a respeito da arte contemporânea na infância. Como aporte teórico, esta monografia se baseia em Cunha, (2020), Mossi (2020) e em Loponte (2014), para pensar a arte contemporânea; e em Kohan (2004) e Larrosa (2017), para pensar a infância. Já para pensar nas possibilidades pedagógicas na Educação Infantil, a pesquisa se baseia em Ostetto (2020), Delavald (2012) e Cunha (2012). O método utilizado na investigação é a cartografia, conceito abordado por Romagnoli (2009), Pozzana, Kastrup, Passos e Barros (2015), sobre o qual se desdobram observações e intervenções a partir de práticas pedagógicas em uma turma de pré-escola. A partir dos aportes teóricos, das intervenções realizadas na turma de pré-escola e dos registros cartográficos, percebeu-se que há muitos modos de propor situações envolvendo a arte contemporânea na infância. As propostas desenvolvidas com as crianças mostraram-se potentes para incentivar o exercício da imaginação, das sensibilidades, do estranhamento e da criatividade.