Biblioteca Digital da Univates

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Estudo sobre o ensino adaptativo: ajudando o professor a selecionar uma plataforma
(2025-03) Pontes, Lelino Ramos; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Fernandes, Flávia Gonçalves; Giongo, Ieda Maria; Schorr, Maria Claudete
Este trabalho apresenta relevância não apenas para educadores, educandos e gestores de instituições de ensino, mas também para a sociedade em geral, pois destaca um modelo de ensino que pode atender às necessidades de uma população de estudantes com demanda de aprendizado diversa. Assim, a pesquisa busca responder à questão central: como escolher uma plataforma de ensino adaptativo que atenda às necessidades pedagógicas do ambiente de ensino? Deste modo, foram analisadas três plataformas, buscando identificar as características pedagógicas que devem estar presentes em plataformas de ensino adaptativo para que estas atendam às necessidades dos professores e alunos, nos processos de ensino e de aprendizagem. Na pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada uma revisão bibliográfica documental de caráter exploratório em dissertações, teses e artigos sobre o ensino adaptativo e sua aplicação nas plataformas digitais de ensino. Os resultados sugerem diálogo entre os setores de tecnologia da informação e educação, visando a criação de sistemas que atendam, de maneira prática, às demandas dos alunos e professores, oferecendo visão abrangente sobre o ensino adaptativo, suas metodologias e aplicações. Ao final destes estudos foi elaborado um guia prático com dez orientações para a seleção de plataformas educacionais. A conclusão do trabalho indica a importância de uma reflexão minuciosa sobre o ensino adaptativo e as ferramentas digitais na educação, destacando que a integração dessas tecnologias pode não apenas melhorar o aprendizado, mas também contribuir para a formação de uma sociedade educacionalmente mais justa e igualitária, onde o conhecimento pode ser acessível a todos.
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A simulação da aula de desempenho didático nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, como estratégia de ensino e contributo para inserção profissional na SEDUC-CE (2018-2022)
(2025-03) Neri, Antonio Avelar Macedo; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Souza, Vilmar Ferreira de; Silva, Antonio Edson Alves da; Hattge, Morgana Domênica; Quartieri, Marli Teresinha
A aula de desempenho didático tem contribuído de maneira significativa, em conjunto com o componente curricular de Didática, para o processo de formação integral dos futuros professores que estão na fase inicial de sua formação, necessitando compreender diversas facetas da educação nacional. Nesse contexto, a pesquisa que fundamenta esta tese investigou as aulas de desempenho didático como mecanismos eficazes para a formação profissional dos estudantes nos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús, considerando as estratégias de ensino, as práticas didáticas e sua contribuição para a inserção profissional na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE (2018-2022). Mais especificamente, este estudo visa: a) investigar as estratégias de ensino no desenvolvimento didático como construção do perfil profissional docente; b) compreender os desafios e as possibilidades na mediação pedagógica das aulas de desempenho didático pelos docentes; e, por fim, c) identificar as contribuições da simulação das aulas de desempenho didático para os egressos em licenciatura pelo IFCE. Para tanto, adota-se como referencial teórico Cordeiro (2017), Masetto (2010), Tardif (2012), Anastasiou e Alves (2003), focando na necessidade de se tornar um "estrategista", além dos pressupostos teóricos de Libâneo (2013; 2017), Pimenta (2006; 2010), Giroux (1992), Pérez-Gómez (1995) e Gramsci (1988), que contribuem para uma discussão mais aprofundada sobre a interseção entre teoria e prática. E, por último, Bardin (2006) no tocante à análise de conteúdo. Quanto à metodologia, essa se fundamenta em abordagem qualitativa exploratória, utilizando procedimentos como pesquisa bibliográfica conforme Demo (1985), pesquisa documental seguindo Godoy (1995) e pesquisa de campo baseada em Minayo (2010). A análise dos dados, fundamentada nos pressupostos de Prodanov e Freitas (2013), investigou quatro categorias: 1) Alinhamento do PPC em equivalência e estrutura; 2) Identificação dos obstáculos na mediação pedagógica; 3) Compreensão das barreiras no desenvolvimento profissional docente; e, por último, 4) Contribuições das simulações didáticas para a formação de egressos. Os resultados indicam que a aula didática desempenha um papel significativo no desenvolvimento do estudante na fase inicial de sua formação como professor A tese deste trabalho sustenta que a simulação da aula de desempenho didático, enquanto estratégia pedagógica adotada nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, exerce papel de destaque no desenvolvimento de competências docentes, sendo um instrumento relevante para a formação de futuros professores. Por fim, conclui-se que este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nesse campo, na formação de professores, especialmente no que tange às contribuições sobre a importância da simulação de aula de desempenho didático na inserção de professores nos certames da SEDUC-CE.
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Formação continuada e o fazer pedagógico na percepção de docentes vinculados ao projeto alfabeletrando
(2025-03) Brum, Orionil Michaela Sovverby; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Olegário, Fabiane; Bublitz, Grasiela Kieling; Naschold, Angela Chuvas
Essa dissertação buscou entender o Projeto Alfabeletrando, desenvolvido em parceria entre universidade e escola pública, no qual a leitura e a escrita tornam-se evidentes no processo de alfabetização de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo geral foi compreender as contribuições da formação continuada e sistemática oportunizada no âmbito das ações do projeto Alfabeletrando em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir das percepções de professores alfabetizadores da rede pública de educação básica de um município do interior do Rio Grande do Sul, vinculados ao projeto Alfabeletrando. Apresentou como objetivos específicos: a) conhecer as percepções de docentes da etapa da alfabetização, especialmente acerca da leitura e da escrita; b) conhecer as percepções dos professores sobre seu fazer pedagógico e sua atuação como alfabetizadores; e c) investigar como os professores percebem as contribuições das ações de formação contínua e sistemática em suas práticas pedagógicas, destacando suas percepções quanto ao ensino da leitura e da escrita. A metodologia envolveu pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que se aproximou de um estudo de caso. Para concretizar essa proposta, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas com dez professores de Lajeado/RS que participaram do Projeto Alfabeletrando em 2023. A produção de dados envolveu pesquisa narrativa que foi analisada por meio de Análise Textual Discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2016). Os professores do projeto Alfabeletrando evidenciam a valorização de metodologias lúdicas, tecnológicas e colaborativas no processo de ensino e de aprendizagem. Eles também destacaram a importância da adaptação das práticas pedagógicas às necessidades dos alunos, especialmente aqueles com dificuldades, e a relevância da afetividade e empatia no ensino da leitura e escrita. A colaboração entre professores, como observado no Projeto Alfabeletrando, foi fundamental para o desenvolvimento profissional e para a troca de experiências. A formação continuada e sistemática foi considerada essencial pelos participantes da pesquisa, já que provocou discussões sobre os desafios da alfabetização e permitiu reflexões a respeito das metodologias que promovem uma aprendizagem significativa que considera a individualidade e as necessidades das crianças. A continuidade de projetos como o Alfabeletrando seria de fundamental importância para garantir a eficácia e os avanços no processo de alfabetização, evidenciando a necessidade de políticas públicas que assegurem a formação docente permanente.
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Indicadores de sustentabilidade para o acesso à água potável: uma proposta para o distrito urbano do Apeú/Castanhal/Pará
(2024-10) Galvão, Bráulio Veloso; Konrad, Odorico; Barden, Júlia Elisabete; http://lattes.cnpq.br/2618070777171361; Colares, Gustavo Stolzenberg; Feil, Alexandre André; Matinc, Caroliny
A água potável é um recurso essencial para a existência da vida e o bem-estar humano, sendo também considerada um direito humano fundamental que precisa ser garantido e protegido de forma universal para todos. Os indicadores de sustentabilidade são instrumentos que podem ser aplicados para auxiliar a gestão local no acesso da água potável. Nesta pesquisa, o uso de indicadores de sustentabilidade adotou elementos relevantes para melhorar o acesso à água potável para os habitantes locais. O objetivo dessa pesquisa foi propor um conjunto de indicadores de sustentabilidade para auxiliar a gestão local e promover condições para o acesso à água potável para os habitantes do perímetro urbano no distrito do Apeú/Castanhal/Pará. A metodologia adotada para essa pesquisa foi aplicada, classificando-se como sendo exploratória e descritiva, de caráter qualiquantitativo, alicerçada em estudos bibliográficos, documentais e com um estudo de caso. Os estudos bibliográfico e o documental foram realizados para fins de embasamento teórico-aplicado. Já o estudo de caso está fundamentado na proposição da concepção de um painel com indicadores de sustentabilidade com uso da técnica Delphi simplificada, sendo utilizada em sua análise a estatística descritiva combinada com a aferição do nível de consenso superior a 70% para a seleção e validação de um painel que é composto por dimensões. Os principais resultados obtidos quantitativamente destacam as 173 bibliografias selecionadas na literatura e dentro do arcabouço legal chegou-se a um montante de 22 legislações internacionais e 74 leis nacionais sobre a questão hídrica. A pesquisa enfatiza qualitativamente no estudo de caso, a proposição de um painel composto por 38 indicadores de sustentabilidade com cinco dimensões: ambiental, económico, social, governança e resposta que representam as especificidades locais. A partir do instrumento construído, considera-se que o painel foi capaz de enfrentar os desafios da gestão local relacionados com o acesso à água potável diante das dificuldades de infraestrutura, participação efetiva das partes interessadas, recursos humanos qualificados, saneamento básico, entre outras, o que dificulta a implementação de ações práticas assertivas e políticas públicas sustentáveis que promovam benefícios à comunidade, de acordo com os padrões internacionais e nacionais. Dessa forma, o instrumento foi criado para melhorar o acesso à água potável para os habitantes no distrito do Apeú/Castanhal/Pará, melhorando suas condições de vida e a sustentabilidade local.
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Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e indicadores de sustentabilidade nos Institutos Federais brasileiros: análise de práticas e desafios
(2024-12) Sato, Geisa Cavalcante Carbone; Sindelar, Fernanda Crisitina Wiebusch; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743; Cyrne, Carlos Candido da Silva; Feil, Alexandre André; Secchi, Mariela Inês
A administração pública, tem a responsabilidade de adotar práticas e ações que ajudem a sociedade a superar os desafios apresentados atualmente no que diz respeito às questões ambientais, propiciando meios para que os nossos modelos de produção e consumo, bem como os propósitos econômicos, sejam repensados através de estratégias inovadoras que levem em consideração os elementos sociais e ambientais. As instituições de ensino também estão engajadas na implementação da sustentabilidade e, por serem transmissoras de conhecimento e formadoras de cidadãos, têm importante papel nessa mudança. Entre essas instituições de ensino estão os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que são autarquias federais, de educação superior, básica e profissional, criados em 2008 e vinculados ao Ministério da Educação. Assim, o presente estudo objetiva analisar como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros estão implementando seus Planos de Gestão e Logística Sustentável (PLS) e suas práticas para a promoção da sustentabilidade. Para atender esse objetivo, optou-se pela utilização de um método misto (abordagem qualitativa e quantitativa e caráter descritivo). A coleta dos dados ocorreu a partir de análise de documentos obtidos nos sites dos IFs e, quando não encontrados, foram solicitados às reitorias dos IFs, via e-mail institucional. Para análise dos dados coletados foram utilizadas técnicas de análises documentais e a coleta do questionário deu-se por meio do formulário Google Forms, utilizando a tabela likert, sendo enviados aos servidores via e-mail com intuito de verificar a sustentabilidade dos campi. Os resultados encontrados demonstram que dos 38 IFs brasileiros, apenas 17 possuem o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS) e destes somente quatro elaboraram o relatório de avaliação e acompanhamento. Quanto à estrutura do Plano, apenas em um IF constam todos os quatro itens mínimos obrigatórios, porém os dados estão desatualizados. Com relação aos relatórios, eles também não atendem integralmente à legislação. Apesar dessas fragilidades, a análise dos indicadores de sustentabilidade demonstra que a maior parte dos IFs brasileiros possui práticas sustentáveis. Contudo, foi verificado que essas práticas não têm relação com os PLS, pois constatou-se que não há diferença nas práticas de sustentabilidade entre os IFs que possuem e os que não possuem o Plano.