Biblioteca Digital da Univates
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OLHAR E PLANEJAR: A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2024-12) Guth, Bianca Carine; Bersch, Maria Elisabete; Horn, Claudia Inês; Silva, Jacqueline Silva
O planejamento na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento das crianças. É através do olhar, da escuta e da interação que o adulto pode compreender suas curiosidades e interesses. Através desta pesquisa, procurei investigar o papel da observação na Educação Infantil e a importância desta prática para o planejamento educacional. Jablon, Dombro e Dichtelmiller (2009), definem a observação como um olhar para aprender, em que o observar se torna um meio para conceber informações para a construção de relacionamentos com as crianças. Nesse sentido, a observação possibilita um olhar mais significativo em relação à criança e seu desenvolvimento, que busca compreender suas maneiras singulares de lidar com a aprendizagem e o modo como age frente a cada uma delas. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Olhar e Planejar: a importância da observação na Educação Infantil” buscou investigar a relevância da observação para o planejamento na Educação Infantil. A pesquisa visa uma compreensão aprofundada de como a observação sistemática e intencional pode contribuir para a formação e aprimoramento do planejamento que contemple as vozes das crianças, isto é, um planejamento voltado para as crianças, suas curiosidades e suas necessidades, que seja coerente com as vivências e experiências de cada turma. Como objetivos específicos da pesquisa foram estabelecidos: a) compreender os principais conceitos abordados na pesquisa, pelo estudo de diferentes autores que estudam a temática; b) identificar como uma professora que atua na Educação Infantil mobiliza seu olhar para observar as crianças, fazendo ou não, uso de registros sistematizados; c) verificar se e como essas observações reverberam sobre o planejamento das situações de aprendizagem. Partiu-se da hipótese de que a observação, o olhar e a escuta atenta do professor para com as crianças, reverbera sobre o fazer docente. As ações do professor deram significado e intencionalidade ao que foi percebido, uma vez que, enquanto planeja, é possível retomar os registros das observações e trazer para a prática pedagógica aspectos que emergem do cotidiano, potencializando as vivências das crianças. Para aprofundar a temática, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e a geração de dados foi realizada por meio de observações em uma turma de Educação Infantil de uma instituição escolar privada do município de Lajeado, Rio Grande do Sul e registradas por meio de diário de campo, de uma entrevista com a respectiva professora e da análise dos documentos de planejamento das aulas. A análise de dados buscou compreender, a partir da articulação entre as observações, a entrevista e a análise documental, e à luz do referencial teórico, de que forma o movimento docente de observação e escuta atenta potencializa a prática pedagógica da Educação Infantil. Ao longo do trabalho foi possível constatar que a professora da turma organiza momentos específicos de observação, tendo um turno na semana dedicado a essa prática. Além disso, é possível perceber que busca contemplar em seu planejamento diferentes elementos que provêm desta prática, o que pode ser evidenciado na medida em que os interesses e curiosidades demonstrados pelas crianças são contemplados na continuidade do trabalho desenvolvido.
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NOTAS SOBRE O HABITAR: UM OLHAR ACERCA DO LUGAR DE MORAR E O ESPAÇO URBANO NO BAIRRO MORRO 25, MUNICÍPIO DE LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL
(2024-12) Maciel, Fernanda; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Périco, Eduardo; Relly, Eduardo
Este estudo tem como objetivo analisar o contexto histórico, urbano e ambiental do bairro Morro 25, situado no município de Lajeado, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. A pesquisa parte da premissa de que o entendimento de um bairro periférico e das dinâmicas de morar de seus habitantes é fundamental para o reconhecimento das potencialidades e deficiências que impactam o desenvolvimento urbano e regional. O bairro Morro 25, inserido em um cenário de crescimento e transformação urbana, é caracterizado pela sua configuração espacial histórica e pelas particularidades de seu processo de ocupação. A pesquisa busca responder a questões centrais, como quem habita o bairro, como ocorreu a ocupação histórica do espaço, a conexão deste com os demais bairros da cidade, a percepção dos moradores sobre a sua vivência no local e sua integração com o município. Através da análise da morfologia urbana do bairro, que abrange desde os aspectos físicos da cidade até as relações socioculturais que moldam o ambiente, foram investigados os parâmetros técnicos e históricos da evolução do espaço urbano. A pesquisa também se propôs a traçar um perfil socioeconômico dos moradores e a refletir sobre os conceitos de morar, viver, abrigar, espaço, território, paisagem, lugar e territorialidade, a fim de compreender a dinâmica do morar sob a ótica dos habitantes. A partir de uma abordagem metodológica que incluiu pesquisa bibliográfica, entrevistas com moradores e lideranças locais, e análise dos dados obtidos, este estudo contribui para a compreensão da relação dos habitantes com seu bairro e as dificuldades e potencialidades percebidas na interação com a gestão pública e a cidade em geral. A pesquisa também aborda como os impactos ambientais e históricos influenciam a qualidade de vida dos moradores, especialmente após eventos adversos como as enchentes que afetaram a cidade em 2024. Neste contexto, destaca-se a relevância do protagonismo dos moradores do bairro Morro 25 para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, uma vez que suas vozes, experiências e percepções sobre o espaço urbano são fundamentais para a construção de um conhecimento mais completo e fiel à realidade local. Esta pesquisa valoriza o olhar dos sujeitos diretamente envolvidos com a transformação do bairro, permitindo que suas histórias e práticas sejam documentadas e compreendidas de maneira acadêmica. Além disso, contar a história do espaço e das pessoas que nele habitam tem um papel na promoção de um desenvolvimento urbano mais inclusivo e equitativo. Esse protagonismo é essencial para a construção da identidade do bairro e para a formulação de políticas públicas que atendam de maneira mais precisa às necessidades da comunidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 10 (Redução das Desigualdades) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Ao integrar as experiências locais no debate acadêmico, este estudo contribui para a criação de um espaço de reflexão que se alinha com a promoção da justiça social, sustentabilidade e o fortalecimento da cidadania.
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O PODER DA VOZ: UM ESTUDO DA COBERTURA RADIOFÔNICA DA RÁDIO INDEPENDENTE NA ENCHENTE HISTÓRICA QUE ATINGIU O VALE DO TAQUARI EM MAIO DE 2024
(2024-12) MALLMANN, VINICIUS; STAUDT, MARCUS VINÍCIUS; Lohmann, Renata; Sander, Ricardo Born
Em maio de 2024, o Vale do Taquari sofreu com uma enchente histórica. Nela, o Rio Taquari foi impactado por uma grande elevação e deixou parte dos municípios tomados pela água. Diante disso, este trabalho se propôs a verificar a condução jornalística da cobertura radiofônica feita pela Rádio Independente entre os dias 30 de abril e 3 de maio de 2024, quando uma enchente, evento climático de grandes proporções, atingiu o Vale do Taquari. Para isso, foi utilizado o método qualitativo exploratória, além de documental, porque é realizada com o auxílio de áudios, conteúdos audiovisuais disponibilizados pela emissora e links. A partir do estudo, conclui-se que, uma cobertura radiofônica neste evento climático foi de fundamental importância, pois além de levar a informação às pessoas que, em determinado momento perderam totalmente o contato e ainda conseguem acessar o rádio, ela também pode combater a desinformação e especulações criadas a partir dos fatos com credibilidade.
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Aplicação prática de técnicas de neuromarketing em anúncios online nas plataformas Facebook e Instagram
(2024-12) Wilsmann, Diego Augusto; Meurer; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Gregory, Milena; Meurer, Flávio Roberto
A aplicação de técnicas de neuromarketing para a otimização de performance em imagens de anúncios online nas plataformas Facebook e Instagram representa um campo emergente que busca aumentar a taxa de conversão e o engajamento dos consumidores. Embora promissoras, essas técnicas ainda são pouco exploradas pelas empresas em suas campanhas publicitárias digitais. O uso de neuromarketing pode oferecer uma vantagem competitiva ao permitir que as empresas criem anúncios mais impactantes e eficazes, baseados em uma compreensão científica de como os consumidores reagem a diferentes estímulos visuais e emocionais. O presente estudo analisou a aplicação de gatilhos mentais (prova social, escassez e contraste) em seis criativos distintos, mensurando o desempenho através de KPI’s, como CTR e CPC. Os resultados comprovaram que a prova social foi o gatilho mais eficaz, com maior CTR (1,16%) e excelente custo-benefício, seguida pelo gatilho de escassez, com custo competitivo (R$ 0,37) em um criativo. O contraste apresentou consistência, mas menor impacto. Conclui-se que a prova social gera melhores resultados ao capturar a atenção e estimular ações dos consumidores.
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BAHGUNÇA SKATE MAGAZINE: UNINDO O ANALÓGICO E O DIGITAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ZINE
(2024-12-16) Facchini, Ricardo Zanuz; Brod, Rodrigo de Azambuja; Zarpellon, Vagner; Werlang, Luís
O projeto apresentado neste memorial descritivo é o desdobramento do artigo cientifico Intitulado “Grids and Grinds: uma análise gráfica das manobras gráficas da revista Brasileira CEMPORCENTOSKATE”, apresentado como parte das exigências para a graduação do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Por meio das conclusões encontradas na pesquisa, foi obtido o embassamento para o projeto editorial que se apresenta neste memorial descritivo. O memorial apresenta o desenvolvimento e desdobramento da criação de um zine de skateboard chamado “Bahgunça Skate Magazine”, no qual foi utilizado processos digitais e analógicos para a construção de um material, que remete a verdadeira essência do skateboard brasileiro