Biblioteca Digital da Univates

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A artesania do ofício docente em turmas multisseriadas
(2024) Marasca, Camilly Rex; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Olegário, Fabiane; Bersch, Maria Elisabete
A presente monografia foi desenvolvida na Universidade do Vale do Taquari - Univates, no curso de graduação em Pedagogia/Licenciatura. E diante das diversas possibilidades de atuação no campo da educação que um pedagogo possui, esta pesquisa buscou compreender como ocorre a constituição do ofício docente em turmas multisseriadas no município de Westfália/RS. O estudo fundamentou-se nos seguintes objetivos específicos: (A) compreender os conceitos de turmas multisseriadas, artesania e ofício docente; (B) refletir a respeito da constituição do ofício docente enquanto artesania, a partir da concepção de Larrosa; e (C) Mostrar por meio da roda de conversa, como os professores percebem o ofício docente em turmas multisseriadas. A pesquisa justificou-se pela curiosidade em compreender o ofício docente de professores em instituições educativas com pouca visibilidade e, conceitualmente, embasou-se nas reflexões de Larrosa (2019 - 2023) sobre artesania e ofício, bem como em Parente (2014) para compreender o que são turmas multisseriadas. Considerando a natureza do problema, a pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, sendo inspirada no estudo de caso. A geração dos dados foi realizada por meio de rodas de conversa com professoras atuantes em turmas multisseriadas e de entrevista com o gestor educacional do município. Os movimentos dos resultados da pesquisa apontam para: (A) a docência em turmas multisseriadas é bastante voltada para a experiência de forma a experienciar aquela sala de aula com mais de uma turma constituinte. Esse ato de vivenciar a sala de aula, não se configura em um improviso; (B) a constituição do ofício docente das professoras, decorre do processo da vivência singular de cada uma, tornando-se perceptível que neste movimento, essas professoras se envolvem por completo com esse ofício e (C) as turmas multisseriadas trazem consigo uma característica muito marcante, uma forma singular de se constituírem, que é a presença de mais níveis de escolaridade em uma única sala e sob a regência de um único professor, sendo esta coletividade construída, apreciada nos detalhes.
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Usucapião extrajudicial: procedimentos e prática na contemporaneidade
(2024-12) Reis, Maison dos Santos; Fontana, Eliane; http://lattes.cnpq.br/6431988181686290; Machado, Elenara Porto e Silva; Scariot, Caroline
Trata-se de um trabalho monográfico apresentado ao curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari – Univates, com objetivo de proporcionar acessibilidade e segurança jurídica na regularização da propriedade imobiliária. O objetivo geral é o de analisar os desafios e benefícios da usucapião extrajudicial no contexto da desjudicialização, explorando as dificuldades enfrentadas no âmbito administrativo, considerando o Código de Processo Civil de 2015, os Provimento do Conselho Nacional de Justiça e a legislação de Registros Públicos do país. A problemática busca responder se a usucapião extrajudicial, introduzida como alternativa desburocratizada, é eficaz para garantir acessibilidade e segurança jurídica. Também questiona quais dificuldades reiteradas prejudicam sua consolidação. As hipóteses levantam que, apesar de inovações normativas, a resistência procedimental e a falta de padronização comprometem a adesão plena ao instituto. O estudo utiliza base teórica em obras e legislações sobre registros públicos, desjudicialização e princípios de acessibilidade jurídica. Conclui-se que a usucapião extrajudicial promove benefícios, mas sua eficácia depende de maior capacitação de agentes envolvidos, uniformidade procedimental e conscientização social. Finda-se, corroborando com uma cartilha dedicada aos operadores jurídicos e a qualquer pessoa que manuseia a leitura da posse com fulcro de almejar a propriedade. A abordagem metodológica será teórico-prática, com métodos de procedimento dedutivo e histórico-comparativo, analisando legislações, provimentos e casos reais.
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Acesso Aberto
Explorando o potencial da inteligência artificial na prática de conversação em línguas estrangeiras: superando barreiras e promovendo uma aprendizagem inclusiva
(2024-12-17) Weissheimer, Guilherme Augusto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564; Schneiders, Luis Antônio; Wolf, Alexandre Stürmer
Este estudo investiga como a Inteligência Artificial (IA) pode transformar a prática de conversação em línguas estrangeiras, oferecendo uma experiência personalizada, motivadora e inclusiva. A partir da identificação de desafios como insegurança, falta de acesso a falantes nativos e baixa frequência de prática, foi desenvolvida uma plataforma digital para facilitar o aprendizado e criar um ambiente seguro, promovendo a confiança dos usuários, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades em interações tradicionais. A avaliação da plataforma foi realizada por meio de um formulário aplicado a participantes com diferentes níveis de proficiência, permitindo coletar percepções sobre suas funcionalidades. Recursos como feedback imediato, transcrição das interações e personalização de temas foram amplamente valorizados pelos respondentes, reforçando o potencial da IA em simular interações próximas ao real. A plataforma validou a proposta de que a IA pode aproximar o aprendizado de uma conversa humana, superando barreiras comuns no ensino de línguas estrangeiras e contribuindo para o avanço de tecnologias educacionais inovadoras.
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Os direitos dos idosos e a responsabilidade filial: um estudo sobre o impacto das políticas públicas e ações voltadas ao município de Lajeado/RS
(2024-12-18) Denes, Thaline; Magalhães, Loredana Gragnani; http://lattes.cnpq.br/8214621146722112; Schmidt, Alice Kramer Iorra; Piccinini, Marta Luiza
O presente artigo tem como objetivo despertar atenção dos leitores, bem como levantar uma discussão quanto aos direitos da população idosa, as principais legislações, temas contemporâneos das dificuldades enfrentadas por essa parcela da população, os princípios legais, bem como a tutela da família, da sociedade e do estado na promoção de um cuidado com o bem-estar dessa camada mais vulnerável, com enfoque as situações experienciadas pelo Município de Lajeado/RS. Norteia-se o artigo com o problema de pesquisa: demonstrado um aumento significativo do número de idosos no país, quais as políticas públicas, ações, ou programas que os conselhos gestores, associações e até mesmo a lei municipal da cidade de Lajeado/RS têm realizado no campo de apoio, acolhimento, fiscalização, e na aproximação dos vínculos familiares dessas pessoas com idade avançada e em situação vulnerável? Em seguida, o que se poderia sugerir em termo de ajustamentos de normas e políticas públicas, incentivando a responsabilidade filial no território do município?. Por tanto, para construção da análise, serão apresentadas as questões inerentes da responsabilidade civil por abandono, das legislações, com pesquisa doutrinária e uma pesquisa prática de entrevista com o Conselho Municipal do Idoso, o qual demonstrará uma fragilidade na atuação entre os órgãos públicos, resultando em sugestões no campo das políticas públicas a serem implementadas pelo Município de Lajeado/RS.
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O preconceito linguístico e seu impacto na interação de estudantes do Ensino Superior: um estudo de caso de uma universidade comunitária
(2024-12) Hendges, Karine; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Bublitz, Grasiela Kieling; Antunes, Aline Jéssica
Esta pesquisa se articula aos estudos sobre variação linguística e aborda, em particular, o preconceito linguístico na interação de estudantes em sala de aula, em uma universidade comunitária, do Vale do Taquari. O estudo fundamenta-se em autores como Labov (2008), Bagno (2009), Oliveira (2002), Fiorin (2002), Mollica (2007) e outros, no que diz respeito ao preconceito linguístico, que é uma discriminação e estigmatização que algumas variações linguísticas sofrem em relação à norma culta da língua. Nesse sentido, tendo em vista que o Rio Grande do Sul é um estado colonizado por imigrantes vindos da Alemanha e da Itália, há a presença de dialetos como o Hunsrückisch e o Talian, e, como indicam alguns estudos Aquino (2009), Jezuz e Gritti (2017) e Fritsch e Pereira (2018), os falantes desses dialetos são frequentemente alvos de discriminação. Considerando essas premissas conceituais, o objetivo deste trabalho foi verificar como o preconceito linguístico impacta na vida acadêmica de estudantes de graduação, a fim de identificar as dificuldades e barreiras que o preconceito impõe em relação à participação oral e ativa dos estudantes. Para realizar esta pesquisa, foi enviado um questionário estruturado aos estudantes, que buscou captar tanto experiências diretas e indiretas de preconceito linguístico quanto percepções dos alunos sobre a variação linguística e seus impactos no ambiente acadêmico, com adesão voluntária. Ao todo, foram obtidas 205 respostas, das quais 185 foram válidas. A análise foi realizada com base nas respostas ao questionário, que abordou tanto experiências diretas quanto percepções sobre preconceito linguístico, fazendo emergir duas categorias: a primeira foi denominada de Eu me sentia constrangida por falar diferente, em que analisamos os relatos de discriminação presenciados ou vivenciados pelos estudantes. E a segunda, intitulada Essa é a maneira como fomos ensinados a falar, em que abordamos as concepções dos acadêmicos em relação às variantes linguísticas da língua portuguesa. Com base nos resultados, foi possível observar que, embora haja certa conscientização sobre a diversidade linguística, atitudes preconceituosas ainda perpetuam a discriminação, afetando a participação acadêmica de falantes de variantes estigmatizadas. Ainda assim, 72% dos estudantes compreenderam a troca de pronúncia como uma variação linguística, e não como um erro, evidenciando uma percepção positiva sobre a diversidade linguística, mesmo diante de atitudes preconceituosas.