Biblioteca Digital da Univates

A Biblioteca Digital da Univates - BDU tem como objetivo disponibilizar e viabilizar o acesso rápido de todo o conteúdo gerado pela Instituição (trabalhos de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos, publicações de artigos), criando um ambiente de disseminação, cooperação e promoção do conhecimento em uma escala global.

 

Comunidades na BDU

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 1 de 1

Envios Recentes

Item
Acesso Aberto
Formação ecosófica de educadores das infâncias: cartografias de reencontros com sementes criança
(2024) Nunes, Patricia de Araujo; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Tiriba, Léa; Proença, Maria Alice; Marques, Rodrigo Müller
A complexidade da formação dos educadores das infâncias é um aspecto fundamental para impulsionar - ou aprisionar - a vida nas escolas. Educadores implicados com suas subjetividades, com tempo e espaço para construir uma relação de afeto consigo mesmos, podem ter melhores condições de alcançar todas as linguagens das crianças. Contudo, em contextos de aceleração e homogeneização coletivos, que desconsideram as potencialidades das infâncias, os profissionais seguem sem a oportunidade de se conectar com sua natureza sensível para acolher as infâncias nas escolas e em si. Essa ruptura com a dimensão subjetiva do ser humano, de acordo com a perspectiva guattariana, está associada à fragmentação das três ecologias - subjetiva, social e ambiental, o que impulsiona a crise das relações e, no âmbito planetário, contribui para o colapso climático. Como possibilidade para favorecer a construção de relações mais sensíveis e respeitosas na escola, para que reverbere no plano macropolítico, investigamos um processo formativo que se dedica à integração das dimensões física, emocional, intelectual, cultural, natural e social. Destacamos dentre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a meta de assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, que está em destaque no Objetivo 4 do documento. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio da cartografia, a integração entre a formação de educadoras das infâncias, a perspectiva ecosófica e o reencontro com sua semente criança. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo. Para tanto, iniciamos com a Jornada Ecoar, processo de formação de educadores, seguimos com a observação no chão de uma escola pública de educação infantil e colhemos alguns dados relevantes sobre como estão distantes as práticas das educadoras com as crianças em relação aos seus desejos e intenções subjetivas. Na continuidade da pesquisa, aprofundamos os estudos bibliográficos, ao mesmo tempo que convidamos as educadoras para a escrita de suas histórias de vida e, na sequência, para uma entrevista individual acerca de sua narrativa. O método cartográfico inspira os registros e elaborações reflexivas ao longo do texto. Quanto à repercussão da formação da Jornada Ecoar no espaço de encontro entre educadoras e crianças, considerando-se as três dimensões da ecosofia, evidenciamos que mesmo que linda e sensível como está desenhada, pode ser instrumento para mais autoria de cada grupo de educadores, a partir das histórias de vida de cada um e pode abrir espaço e tempo para fazer emergir linhas de fuga, formas de resistir à pressão. Sobre ser educadora a partir das conexões com a sua semente criança, compreendemos que nem sempre esse encontro é prazeroso, e como é importante reconhecer as tantas emoções que compõem cada educadora, incluindo essa diversidade nos processos formativos. A busca pelo aprofundamento das relações entre a educadora- criança e a criança-estudante demonstrou que sem sentir sua voz de educadora ouvida, fica mais difícil o exercício da escuta sensível e empática para com sua semente criança e, consequentemente, para com os estudantes na escola. Enquanto não encontram no âmbito profissional espaço para pensar e refletir sobre sua prática, as educadoras seguem na missão quase mecânica de “controlar as crianças”. Enfim, neste estudo, compreendemos que a ecosofia contribui para a reinvenção da formação de educadores das infâncias por fazer emergir outras formas de interação dos sujeitos entre si e com o ambiente, apresentando outros caminhos para criação de novos territórios existenciais, integram multidimensionalidades, valorizando as relações consigo, com outros humanos e não humanos e contribuindo com um olhar mais cuidadoso e sensível para interação educador-aluno. Uma metodologia ecosófica amplia a compreensão do mundo como um lugar a ser protegido e pode, nesse sentido, conceber cada criança como um pequeno santuário.
Item
Acesso Aberto
Construção de limites de nível local aplicados aos municípios Amazônicos baseados no conceito de fronteiras planetárias: ensaio em Manaus/AM
(2024-11-13) Soria, Luiz Juarez Loiola; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743; Machado, Neli Teresinha Galarce; Silva, Wanderson Carvalho da; Oliveira, Ricardo Bezerra de
Há evidências crescentes de que as ações humanas estão impactando o funcionamento do Sistema Terra em um grau que afeta a sua resiliência. Dessa forma, necessita-se um paradigma que integre o contínuo desenvolvimento das sociedades e a manutenção do Sistema Terra em um estado resiliente e adaptativo. O conceito de Fronteiras Planetárias visa definir os limites ambientais dentro dos quais a humanidade pode operar com segurança. Construir limites de nível local para um município, conhecer seu espaço operacional seguro e servir de diagnóstico ambiental para promoção de políticas públicas de desenvolvimento local baseado no conceito preposto, apresenta-se como problematização nesta pesquisa. Ao identificar um espaço operacional seguro, a referida estrutura pode dar contribuição valiosa para tomadores de decisão no mapeamento de rumos desejáveis para seu desenvolvimento. As bases para a prosperidade das diversas sociedades humanas não devem estar exclusivamente no crescimento econômico, uma vez que esse limita se, em sua última instância, aos limites biofísicos do nosso planeta. As avaliações de impactos em ecossistemas e sua resiliência são condições para elaborar e implementar políticas de desenvolvimento sustentável e, mesmo que haja incertezas que dificultam as análises, é preciso construir referenciais que elucidem limites seguros de até onde as atividades econômicas podem avançar. Esta pesquisa objetiva construir limites locais para um município amazônico, conhecer seu espaço operacional seguro e os impactos circunstanciais, a fim de produzir ferramenta de diagnóstico ambiental conducente de políticas públicas de desenvolvimento local e sustentável baseado no conceito de Fronteiras Planetárias. Para isso, vislumbra-se ensaio em um município no bioma Amazônia, tendo em vista seu papel crucial na regulação do clima, sua extrema importância para a humanidade, para as Fronteiras Planetárias e para a resiliência do planeta Terra.
Item
Acesso Aberto
Incentivando a tomada de decisão com alunos surdos por meio da educação financeira
(2024-05) Pereira, Taiane Alves; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Vivian, Danise; Giongo , Ieda Maria; Agapito, Francisca Melo
Esta dissertação problematiza a temática da Educação Financeira no contexto da Educação de Surdos. O objetivo geral foi investigar como atividades desenvolvidas em uma Sala de Recursos, envolvendo a Educação Financeira, oportunizam aos alunos não ouvintes conhecimentos para a tomada de decisões em relação ao planejamento financeiro. A prática foi realizada em dez encontros, de duas horas cada, e a pesquisa é de cunho qualitativo. Os fatos apurados na análise dos dados foram constituídos a partir da implementação de uma sequência didática, gravações, fotografias, material produzido pelos alunos e diário de campo da professora e pesquisadora. O referencial teórico está fundamentado em estudos sobre a Educação Financeira e a Educação de Surdos. Após a análise descritiva dos materiais empíricos gerados, os resultados sugerem que a sequência didática aplicada fomentou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos relacionados à Educação Financeira e à tomada de decisão. A prática pedagógica foi desenvolvida com dois alunos surdos na Sala de Recursos de uma Escola Estadual situada em Guarantã do Norte - MT. As atividades propiciaram reflexões sobre hábitos de consumo e a importância do planejamento para fazer escolhas financeiras responsáveis. Ademais, oportunizou aos investigados a descoberta de novas maneiras de aprender sobre Educação Financeira e a busca da autonomia, uma vez que eles desenvolveram diferentes estratégias para resolver as situações propostas. O Produto Educacional decorrente da dissertação consiste em uma sequência didática, cuja finalidade é compartilhar as atividades realizadas relacionadas ao ensino da Educação Financeira, envolvendo situações do cotidiano no contexto do aluno surdo, incentivando a tomada de decisão. Além disso, os dois meninos em questão exploraram a visualidade como elemento da cultura surda, já que a experiência visual constitui o principal canal de comunicação e interação do surdo com o seu contexto. Com esse material didático, espera-se contribuir para a formação de hábitos financeiros saudáveis desde a infância, preparando os discentes em foco a lidarem com situações financeiras ao longo da vida.
Item
Acesso Aberto
Queimadas na Amazônia Brasileira: um estudo das complexidades e soluções sustentáveis do direito ambiental para o Pará, PA.
(2024-10) Cabral Junior, Fernando O'Grady; Turatti , Luciana; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302; Flores, Cíntia Rosina; Barros, Andrea Almeida; Pinheiro, Fernanda Storck
O fenômeno das queimadas na Amazônia brasileira é uma problemática de grandes repercussões ambientais, sociais e jurídicas. Na contemporaneidade, essa prática foi intensificada, resultando em impactos negativos, como a redução da biodiversidade, a deterioração da qualidade do ar e o desequilíbrio climático. No Pará, o aumento dos focos de incêndio nas últimas décadas tem sido impulsionado pela expansão da fronteira agrícola e pela exploração madeireira, frequentemente ilegal, agravando-se pela busca por crescimento econômico desprovido de uma visão sustentável. Nesta seara, o presente trabalho objetiva analisar esses impactos no período de 2014 a 2023 e sugerir estratégias de mitigação e controlemonitoramento. Especificamente, buscou-se apresentar uma análise dos dados históricos de queimadas, identificar e categorizar as principais causas das queimadas, avaliar os impactos ambientais, sociais e econômicos, e propor um conjunto de estratégias de mitigação e controle monitoramento baseadas em evidências científicas e boas práticas. Para isso, a metodologia adotada foi de natureza teórica, e aplicada, utilizando uma abordagem mista que envolveu pesquisa bibliográfica. Os dados históricos de queimadas foram obtidos principalmente da plataforma TerraBrasilis, permitindo uma análise quantitativa dos focos de queimadas ao longo do tempo. Complementarmente, uma revisão bibliográfica foi realizada, utilizando fontes secundárias como artigos acadêmicos, relatórios governamentais e documentos legais. Os resultados indicaram um aumento na incidência e intensidade das queimadas no Pará, correlacionado com práticas agrícolas inadequadas, desmatamento para expansão de áreas de cultivo e pastagem, e eventos de secas, afetando a saúde pública, a segurança alimentar e o modo de vida das comunidades locais, além de causar prejuízos econômicos diretos à produção agropecuária e desvalorização de terras. As estratégias de mitigação propostas incluíram medidas de prevenção, como a promoção de sistemas agroflorestais e o fortalecimento de políticas de conservação florestal, bem como tecnologias de monitoramento e formação de brigadas de incêndio comunitárias.
Item
Acesso Aberto
Ensino do patrimônio cultural na Ilha de Mosqueiro, Pará: um estudo de caso
(2024-10) Pereira, Francisco Antônio Almeida; Machado, Neli Teresinha Galarce; ttp://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Schwertner, Suzana Feldens; Herber, Jane; Lima, Fábio Teixeira
O presente estudo se debruça sobre a abordagem do patrimônio cultural no contexto educacional dos anos finais do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Inglês de Souza, situada na Ilha do Mosqueiro, em Belém, Pará. Reconhecendo a relevância do patrimônio cultural como elemento essencial na formação cidadã e na compreensão histórica, a pesquisa buscou investigar de que maneira esse tema é integrado às práticas pedagógicas da escola. O estudo se propõe, ainda, a identificar os desafios enfrentados pelos docentes na inclusão do patrimônio cultural em seus currículos, bem como as oportunidades para uma abordagem educativa mais rica e contextualizada. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia que se aproxima do estudo de caso, de natureza qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das práticas educativas em questão. A técnica de coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas com oito professores da referida escola e uma coordenadora pedagógica, visando capturar suas percepções, experiências e sugestões relacionadas ao ensino do patrimônio cultural. Onde foi possível identificar aspectos relacionados às respostas dos professores e da coordenação sobre a utilização do tema patrimônio cultural por componente curricular, a formação continuada dos professores, o acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o conhecimento dos patrimônios culturais locais, e as sugestões para trabalhar o tema em sala de aula. Constatou-se que os professores dos componentes de Língua Portuguesa, Artes e Geografia têm incorporado o tema em suas práticas, enquanto Matemática, Ciências e Inglês ainda não o exploram. A pesquisa também destacou a ausência de formação continuada específica sobre o tema e o acesso limitado dos professores ao PPP, identificando essas lacunas como barreiras significativas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais integradas e eficazes. Todavia, os professores demonstraram um conhecimento sólido sobre os patrimônios culturais de Mosqueiro, indicando um potencial subaproveitado. O estudo conclui que a promoção de uma abordagem interdisciplinar, fortalecida por formações continuadas e pela participação ativa dos docentes na elaboração do PPP, é vital para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo uma educação que prepara os estudantes não apenas para o domínio dos conteúdos, mas também para uma vivência cidadã plena e consciente.