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Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoA artesania do ofício docente em turmas multisseriadas(2024) Marasca, Camilly Rex; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Olegário, Fabiane; Bersch, Maria ElisabeteA presente monografia foi desenvolvida na Universidade do Vale do Taquari - Univates, no curso de graduação em Pedagogia/Licenciatura. E diante das diversas possibilidades de atuação no campo da educação que um pedagogo possui, esta pesquisa buscou compreender como ocorre a constituição do ofício docente em turmas multisseriadas no município de Westfália/RS. O estudo fundamentou-se nos seguintes objetivos específicos: (A) compreender os conceitos de turmas multisseriadas, artesania e ofício docente; (B) refletir a respeito da constituição do ofício docente enquanto artesania, a partir da concepção de Larrosa; e (C) Mostrar por meio da roda de conversa, como os professores percebem o ofício docente em turmas multisseriadas. A pesquisa justificou-se pela curiosidade em compreender o ofício docente de professores em instituições educativas com pouca visibilidade e, conceitualmente, embasou-se nas reflexões de Larrosa (2019 - 2023) sobre artesania e ofício, bem como em Parente (2014) para compreender o que são turmas multisseriadas. Considerando a natureza do problema, a pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, sendo inspirada no estudo de caso. A geração dos dados foi realizada por meio de rodas de conversa com professoras atuantes em turmas multisseriadas e de entrevista com o gestor educacional do município. Os movimentos dos resultados da pesquisa apontam para: (A) a docência em turmas multisseriadas é bastante voltada para a experiência de forma a experienciar aquela sala de aula com mais de uma turma constituinte. Esse ato de vivenciar a sala de aula, não se configura em um improviso; (B) a constituição do ofício docente das professoras, decorre do processo da vivência singular de cada uma, tornando-se perceptível que neste movimento, essas professoras se envolvem por completo com esse ofício e (C) as turmas multisseriadas trazem consigo uma característica muito marcante, uma forma singular de se constituírem, que é a presença de mais níveis de escolaridade em uma única sala e sob a regência de um único professor, sendo esta coletividade construída, apreciada nos detalhes.
- ItemAcesso AbertoPossibilidades cartográficas com a literatura: experiências com uma turma do 5º ano do ensino funadamental(2024) Cavalleri, Cihbelle Carolyne Ortolan; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311; Munhoz, Angélica Vier; Haetinger, Rosiene Almeida SouzaO artigo tem como objetivo compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Vale do Taquari/RS se relacionam com os textos literários e de que maneira essa relação lhes possibilita ampliar os conhecimentos, por meio de experiências de leitura. Para aprimorar o entendimento do conceito de experiência, o texto utiliza as investigações de Larrosa (2004) e considera as ponderações de Schwartz (2010), no que diz respeito à importância da experiência como formadora de sujeitos. No que tange à literatura, a investigação também conta com Perissé (2006) e Rouxel; Langlade e Rezende (2013). O estudo é orientado pelo método cartográfico, com base nos estudos de Kastrup (2007), Barros e Passos (2009), Romagnoli (2009), entre outros. Trata-se de um método cujo princípio é acompanhar processos (Kastrup, 2013). A pesquisa-intervenção realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental sugere que um dos pontos que conecta as experiências à literatura diz respeito à interação dos estudantes, que é desenvolvida através de práticas proporcionadas em aula. Por fim, este estudo mostra que as práticas estabelecidas nos Seminários movimentaram o pensar reflexivo das crianças, possibilitando-lhes experiências e encontros potentes com os textos literários.
- ItemAcesso AbertoContribuições do planejamento e da prática pedagógica de um educador do Vale do Taquari/ RS na educação assistida por animais: explorando o trabalho com cavalos(2024-07) Vargas, Vitória Laís de Oliveira de; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Horn, Cláudia Inês; Hattge, Morgana DomênicaEste artigo analisa a Educação Assistida por Animais (EAA) em um contexto específico, destacando principalmente a importância do planejamento e da prática do educador do espaço, do trabalho colaborativo entre profissionais e dos impactos positivos desta abordagem no desenvolvimento infantil. Aspectos como: a personalização do planejamento, a integração entre áreas do conhecimento, os desafios enfrentados e as belezuras encontradas, são discutidos. Os resultados evidenciam a importância do planejamento e da prática de um educador para as sessões de Educação Assistida por animais, desenvolvidas no espaço investigado.
- ItemAcesso AbertoA importância da pedagogia do acolhimento no processo de adaptação das crianças na Educação Infantil(2024-07) Rodrigues , Daniele; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Horn, Cláudia Inês; Hattge, Morgana DomênicaEste estudo investiga a importância da pedagogia do acolhimento no processo de adaptação das crianças na educação infantil. A pesquisa qualitativa, realizada em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Ilópolis/RS, utilizou entrevistas semiestruturadas com uma professora e a coordenadora pedagógica. Tendo como objetivo geral investigar as contribuições da pedagogia do acolhimento no processo de adaptação das crianças. E, para alcançar o que aqui foi apresentado como objetivo geral, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Conceituar a pedagogia do acolhimento e o processo de adaptação; descrever as práticas da pedagogia do acolhimento adotadas pela professora investigada no que diz respeito ao processo de adaptação na educação infantil; descrever as práticas pedagógica adotadas pela coordenação pedagógica no processo de adaptação como um todo. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, observações de aulas e rodas de conversa para captar as perspectivas e experiências das crianças, professores e coordenadores pedagógicos envolvidos. A análise dos dados permitiu explorar como as práticas de acolhimento contribuem para o bem-estar emocional e a integração das crianças no ambiente escolar. Os resultados destacam a importância da pedagogia do acolhimento como facilitadora do processo de adaptação das crianças na educação infantil.
- ItemAcesso AbertoA monitoria para crianças com necessidades específicas nos Anos Iniciais(2023-12) Scherner, Luana Gabrieli; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Hattge, Morgana DomênicaEste estudo é fruto de uma Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo principal compreender a influência da rotatividade e/ou troca de monitor para crianças com necessidades específicas nos Anos Iniciais. Nos Anos Iniciais temos a figura do monitor que atua no espaço escolar auxiliando o professor e, principalmente e mais especificamente, as crianças com necessidades específicas na execução de atividades diárias, incluindo situações de aprendizagem e outras demandas e necessidades mais específicas, como a locomoção, alimentação, higiene, comunicação e interação social. Neste trabalho serão abordadas questões relacionadas aos direitos das crianças com necessidades específicas na educação, a importância do monitor para o acompanhamento das crianças com necessidades específicas, e o que ocasiona e gera a rotatividade destes monitores no trabalho com essas crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma entrevista com a coordenadora da etapa dos Anos Iniciais de uma escola de rede particular do município de Lajeado/RS, e um grupo focal com cinco monitoras dos Anos Iniciais dessa mesma instituição. A entrevista e o grupo focal realizados buscaram saber qual o papel das monitoras no ambiente escolar, os possíveis motivos para haver uma rotatividade de monitores para crianças com necessidades específicas e se essa questão afeta as crianças de alguma maneira. Para a análise de dados, criaram-se duas categorias. A primeira intitulada "Reflexões sobre o papel vital do monitor" discute a importância dos monitores no apoio a crianças com necessidades específicas. A segunda categoria nomeada "Rotatividade de monitores: desvendando os porquês", aborda a rotatividade dos monitores nesse contexto, explorando as razões por trás desse fenômeno. Como resultados, essa pesquisa apontou que o monitor possui um papel crucial na educação de crianças com necessidades específicas, e a rotatividade desses profissionais é influenciada por diversos fatores, como melhores oportunidades de emprego, adaptação e falta de formação. É enfatizado a necessidade de formação contínua, apoio e adaptação para lidar eficazmente com a rotatividade, garantindo a estabilidade emocional e acadêmica das crianças com necessidades específicas durante as transições.