Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoOlhar e planejar: a importância da observação na Educação Infantil(2024-12) Guth, Bianca Carine; Bersch, Maria Elisabete; Horn, Claudia Inês; Silva, Jacqueline SilvaO planejamento na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento das crianças. É através do olhar, da escuta e da interação que o adulto pode compreender suas curiosidades e interesses. Através desta pesquisa, procurei investigar o papel da observação na Educação Infantil e a importância desta prática para o planejamento educacional. Jablon, Dombro e Dichtelmiller (2009), definem a observação como um olhar para aprender, em que o observar se torna um meio para conceber informações para a construção de relacionamentos com as crianças. Nesse sentido, a observação possibilita um olhar mais significativo em relação à criança e seu desenvolvimento, que busca compreender suas maneiras singulares de lidar com a aprendizagem e o modo como age frente a cada uma delas. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Olhar e Planejar: a importância da observação na Educação Infantil” buscou investigar a relevância da observação para o planejamento na Educação Infantil. A pesquisa visa uma compreensão aprofundada de como a observação sistemática e intencional pode contribuir para a formação e aprimoramento do planejamento que contemple as vozes das crianças, isto é, um planejamento voltado para as crianças, suas curiosidades e suas necessidades, que seja coerente com as vivências e experiências de cada turma. Como objetivos específicos da pesquisa foram estabelecidos: a) compreender os principais conceitos abordados na pesquisa, pelo estudo de diferentes autores que estudam a temática; b) identificar como uma professora que atua na Educação Infantil mobiliza seu olhar para observar as crianças, fazendo ou não, uso de registros sistematizados; c) verificar se e como essas observações reverberam sobre o planejamento das situações de aprendizagem. Partiu-se da hipótese de que a observação, o olhar e a escuta atenta do professor para com as crianças, reverbera sobre o fazer docente. As ações do professor deram significado e intencionalidade ao que foi percebido, uma vez que, enquanto planeja, é possível retomar os registros das observações e trazer para a prática pedagógica aspectos que emergem do cotidiano, potencializando as vivências das crianças. Para aprofundar a temática, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e a geração de dados foi realizada por meio de observações em uma turma de Educação Infantil de uma instituição escolar privada do município de Lajeado, Rio Grande do Sul e registradas por meio de diário de campo, de uma entrevista com a respectiva professora e da análise dos documentos de planejamento das aulas. A análise de dados buscou compreender, a partir da articulação entre as observações, a entrevista e a análise documental, e à luz do referencial teórico, de que forma o movimento docente de observação e escuta atenta potencializa a prática pedagógica da Educação Infantil. Ao longo do trabalho foi possível constatar que a professora da turma organiza momentos específicos de observação, tendo um turno na semana dedicado a essa prática. Além disso, é possível perceber que busca contemplar em seu planejamento diferentes elementos que provêm desta prática, o que pode ser evidenciado na medida em que os interesses e curiosidades demonstrados pelas crianças são contemplados na continuidade do trabalho desenvolvido.
- ItemAcesso AbertoDe repente aluno: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental(2024-11) Herbert, Fernanda Laísa; Vivian , Danise; Olegário , Fabiane; Bersch , Maria ElisabeteCom a implementação da Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, que alterou a redação da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), o Ensino Fundamental foi ampliado para nove anos, tornando obrigatório o ingresso de crianças no Ensino Fundamental aos seis anos de idade. Essa mudança resultou na inserção de crianças cada vez mais pequenas no processo de escolarização. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, analisando como professoras de ambas as etapas compreendem e lidam com esse processo à luz do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com a realização de três rodas de conversa com duas professoras da rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Taquari, uma representando a etapa da pré-escola da Educação Infantil e, a outra, o primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam que, embora haja uma intenção de garantir continuidade pedagógica das ações, conforme propõe a BNCC, a transição apresenta desafios significativos, como a adaptação dos alunos a um ambiente mais disciplinado e voltado para a escolarização. Conclui-se que um planejamento cuidadoso e colaborativo entre as etapas pode facilitar essa transição, respeitando e preservando a infância das crianças.
- ItemAcesso AbertoA artesania do ofício docente em turmas multisseriadas(2024) Marasca, Camilly Rex; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Olegário, Fabiane; Bersch, Maria ElisabeteA presente monografia foi desenvolvida na Universidade do Vale do Taquari - Univates, no curso de graduação em Pedagogia/Licenciatura. E diante das diversas possibilidades de atuação no campo da educação que um pedagogo possui, esta pesquisa buscou compreender como ocorre a constituição do ofício docente em turmas multisseriadas no município de Westfália/RS. O estudo fundamentou-se nos seguintes objetivos específicos: (A) compreender os conceitos de turmas multisseriadas, artesania e ofício docente; (B) refletir a respeito da constituição do ofício docente enquanto artesania, a partir da concepção de Larrosa; e (C) Mostrar por meio da roda de conversa, como os professores percebem o ofício docente em turmas multisseriadas. A pesquisa justificou-se pela curiosidade em compreender o ofício docente de professores em instituições educativas com pouca visibilidade e, conceitualmente, embasou-se nas reflexões de Larrosa (2019 - 2023) sobre artesania e ofício, bem como em Parente (2014) para compreender o que são turmas multisseriadas. Considerando a natureza do problema, a pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, sendo inspirada no estudo de caso. A geração dos dados foi realizada por meio de rodas de conversa com professoras atuantes em turmas multisseriadas e de entrevista com o gestor educacional do município. Os movimentos dos resultados da pesquisa apontam para: (A) a docência em turmas multisseriadas é bastante voltada para a experiência de forma a experienciar aquela sala de aula com mais de uma turma constituinte. Esse ato de vivenciar a sala de aula, não se configura em um improviso; (B) a constituição do ofício docente das professoras, decorre do processo da vivência singular de cada uma, tornando-se perceptível que neste movimento, essas professoras se envolvem por completo com esse ofício e (C) as turmas multisseriadas trazem consigo uma característica muito marcante, uma forma singular de se constituírem, que é a presença de mais níveis de escolaridade em uma única sala e sob a regência de um único professor, sendo esta coletividade construída, apreciada nos detalhes.
- ItemAcesso AbertoPossibilidades cartográficas com a literatura: experiências com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental(2024) Cavalleri, Cihbelle Carolyne Ortolan; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311; Munhoz, Angélica Vier; Haetinger, Rosiene Almeida SouzaO artigo tem como objetivo compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Vale do Taquari/RS se relacionam com os textos literários e de que maneira essa relação lhes possibilita ampliar os conhecimentos, por meio de experiências de leitura. Para aprimorar o entendimento do conceito de experiência, o texto utiliza as investigações de Larrosa (2004) e considera as ponderações de Schwartz (2010), no que diz respeito à importância da experiência como formadora de sujeitos. No que tange à literatura, a investigação também conta com Perissé (2006) e Rouxel; Langlade e Rezende (2013). O estudo é orientado pelo método cartográfico, com base nos estudos de Kastrup (2007), Barros e Passos (2009), Romagnoli (2009), entre outros. Trata-se de um método cujo princípio é acompanhar processos (Kastrup, 2013). A pesquisa-intervenção realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental sugere que um dos pontos que conecta as experiências à literatura diz respeito à interação dos estudantes, que é desenvolvida através de práticas proporcionadas em aula. Por fim, este estudo mostra que as práticas estabelecidas nos Seminários movimentaram o pensar reflexivo das crianças, possibilitando-lhes experiências e encontros potentes com os textos literários.
- ItemAcesso AbertoContribuições do planejamento e da prática pedagógica de um educador do Vale do Taquari/ RS na educação assistida por animais: explorando o trabalho com cavalos(2024-07) Vargas, Vitória Laís de Oliveira de; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Horn, Cláudia Inês; Hattge, Morgana DomênicaEste artigo analisa a Educação Assistida por Animais (EAA) em um contexto específico, destacando principalmente a importância do planejamento e da prática do educador do espaço, do trabalho colaborativo entre profissionais e dos impactos positivos desta abordagem no desenvolvimento infantil. Aspectos como: a personalização do planejamento, a integração entre áreas do conhecimento, os desafios enfrentados e as belezuras encontradas, são discutidos. Os resultados evidenciam a importância do planejamento e da prática de um educador para as sessões de Educação Assistida por animais, desenvolvidas no espaço investigado.