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Avaliação de biomarcadores associados ao prognóstico de tumores mamários em cadelas
(2025-01-29) Götze, Marcelo Mendes; Bustamante-Filho, Ivan Cunha; http://lattes.cnpq.br/5447836974424243; Fernandes, Cristina Gevehr; Cassali, Geovanni Dantas; Martins, Maria Isabel Mello
Os tumores mamários caninos (TMC) são as neoplasias mais comuns em cadelas, sendo que entre 35% a 85% dessas lesões são malignas. A incidência desses tumores em cadelas é três vezes maior do que em mulheres, embora o processo seja semelhante. Os TMC ocorrem com mais frequência entre 8 e 11 anos de idade e, embora a etiologia exata seja desconhecida, fatores hormonais, nutricionais e genéticos são considerados de risco. Os tipos mais agressivos incluem carcinoma tubular, sólido, pleomórfico lobular, micropapilar e carcinossarcoma. A combinação de carcinomas com áreas sólidas ou micropapilares pode reduzir o tempo de sobrevida, destacando a importância do exame histopatológico detalhado. A mastectomia é o tratamento padrão, exceto em casos metastáticos ou lesões inflamatórias. O prognóstico baseia-se em fatores como avaliação clínica, tamanho da lesão, metástases detectadas por exames de imagem e resultados histopatológicos. O uso de biomarcadores específicos é essencial para confirmar o diagnóstico, avaliar o prognóstico e orientar o tratamento, auxiliando na detecção de metástases ocultas e na monitorização da resposta terapêutica. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi identificar e quantificar a expressão de genes e de proteínas em biópsias tumorais e em tecidos mamários saudáveis, correlacionando-os com classificações clínicas e histopatológicas para avaliar seu potencial como fatores prognósticos na progressão do TMC. Para o estudo epidemiológio acompanhamos 21 casos de TMC submetidos à remoção cirúrgica, durante um período de 24 meses. Fatores como raça, idade, tamanho do tumor, estágio de TNM e resultados histopatológicos foram avaliados. O estudo constatou que 77% das neoplasias analisadas eram tumores malignos. O tamanho do tumor foi correlacionado com o grau histológico, e o estágio TNM eleveado foi associado à baixa sobrevida global. Múltiplos tumores foram mais comuns em cadelas mais velhas. A ovariohisterectomia foi considerada um fator protetor para cadelas com tumores malignos. Os carcinomas em tumores mistos foram as neoplasias malignas mais prevalentes, seguidos do carcinoma tubular e dos carcinossarcomas. Este estudo fornece informações sobre a TMC e enfatiza a importância de conhecer fatores como tamanho do tumor, grau histológico e idade do cão. A intervenção oportuna e os exames de acompanhamento podem impactar significativamente no prognóstico, e deve-se considerar a ovariohisterectomia como uma opção de tratamento. Além disso, fez o estudo da expressão dos genes EGFR e HER-2 em 125 amostras de CMT. Os resultados mostraram que o mRNA do EGFR está em níveis mais elevados em alguns subtipos de tecidos CMT do que em tecidos saudáveis. Os níveis de expressão gênica de EGFR em tumores foram correlacionados com parâmetros clínicos associados ao aumento de malignidade, como tamanho tumoral aumentado, grau e tipos histológicos mais agressivos (carcinossarcoma, carcinoma micropapilar e adenomioefitelioma maligno). Semelhante a estes resultados, a expressão de HER-2 foi maior no carcinoma micropapilar e no carcinossarcoma. Sugerindo o envolvimento de EGFR e HER-2 na invasão tumoral e pior prognóstico. Com base nestes resultados, pode-se supor que estes receptores desempenham papéis diferentes em tecidos saudáveis e tumores malignos. Nossos achados sugerem que os receptores EGFR e HER-2 parecem desempenhar um papel na proliferação de tecidos da glândula mamária em cadelas e estão associados à agressividade biológica dos tumores e, portanto, podem ser potenciais alvos terapêuticos também na TMC. Além disso, realizou-se o estudo através da técnica de LC-MS/MS da expressão proteica de 26 amostras de tecido mamário de cadelas (20 TMC e 6 controles). Nesse estudo foram identificadas as proteínas mais abundantes em TMC (Transforming acidic coiled-coil, Proteasome subunit beta, Programmed cell death protein 2, Protein S100A2, Protein S100A9, Rho guanine nucleotide exchange factor 17, Phospholipase A and acyltransferase, A-kinase anchoring protein 6, Galectin and Ketimine reductase mu-crystallin. Essas proteínas com maior abundância nas amostras de TMC sem mostram como potenciais biomarcadores. Dadas as aparentes semelhanças entre TMC e tumores de mama em mulheres (TMH), é possível que tais dados também possam ser valiosos no diagnóstico e prognóstico do TMH.
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A conjuntura da balança comercial do Reino Unido sob o prisma do liberalismo: uma anáçise dos regimes de Margaret Thatcher, Tony Blair e Boris Johnson
(2024-07-17) Marcolin, Anacarolina de Lazari; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Dalmáz, Mateus; Frantz, Bernardo Balejos
Este trabalho apresenta uma visão da balança comercial do Reino Unido durante os governos de Margaret Thatcher, Sir Tony Blair e Boris Johnson. A partir das dificuldades apresentadas pelos respectivos primeiros-ministros durante os mandatos, em conjunto com os acontecimentos internacionais da época, verificou-se necessário o desenvolvimento deste trabalho. Com esse fim, identificou-se as balanças comerciais de cada governo, juntamente com uma visão qualitativa dos episódios externos e internos que impactaram na volatilidade deste indicador econômico. Considerando a complexidade dos três períodos, foi utilizado o método misto, abrangendo as metodologias qualitativas e quantitativas como forma de unir os dados com os acontecimentos internacionais. Por sua vez, a teoria liberal das Relações Internacionais - com os estudos sobre a interdependência de Joseph Nye e Robert Keohane, de liberalismo econômico de Adam Smith e sobre a economia política internacional - foi escolhida como maneira de facilitar o entendimento sobre as tomadas de decisões de cada governo. Com este trabalho, buscou-se compreender os fatores domésticos e externos que impactaram na balança comercial durante três períodos distintos. Também pontuou a importância dos relacionamentos e da cooperação como forma de estreitar laços políticos e diplomáticos.
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Gestão escolar empreendedora e ensino inclusivo no atendimento educacional especializado- AEE: o que emerge das narrativas autobiográficas?
(2024-09) Oliveira, Cláudia de Sá; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Silva, Jacqueline Silva da; Forneck, Kári Lúcia; Silva, Valdemir José Máximo Omena da
Esta dissertação tem como objetivo geral investigar como a gestão escolar empreendedora pode potencializar o Atendimento Educacional Especializado – AEE, contribuindo com o ensino de alunos em processo de inclusão em uma escola pública do sertão baiano. Já seus objetivos específicos são: conhecer e refletir sobre a caminhada de 13 anos do AEE na escola objeto desta pesquisa; compreender as relações entre o AEE, a gestão escolar e o empreendedorismo no contexto do ensino regular e identificar as contribuições de um modelo de gestão escolar empreendedora para o desenvolvimento de um ensino inclusivo no AEE. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e uma aproximação com a pesquisa narrativa (auto)biográfica, tendo sido realizada em uma escola pública do sertão baiano com quatro pessoas que fazem e fizeram parte desse contexto (a gestora atual, a ex-gestora, uma professora e o coordenador pedagógico). Para a produção de dados da pesquisa foi utilizada a entrevista narrativa, conforme entendida por Abrahão (2005), enquanto para a análise dos dados foi utilizada uma aproximação com a análise interpretativa compreensiva, proposta por Souza (2014). A partir das narrativas, percebeu-se que um gestor que sonha, planeja, organiza e lidera consegue contribuir com o serviço do AEE, ofertado pela sala de Recursos Multifuncionais. O que se descobriu foi que uma escola com gestores empreendedores se torna diferenciada e inovadora, assim como fortalece o ensino e o seu papel pedagógico e social, tendo mais chance de se tornar protagonista de sua história.
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Olhar e planejar: a importância da observação na Educação Infantil
(2024-12) Guth, Bianca Carine; Bersch, Maria Elisabete; Horn, Claudia Inês; Silva, Jacqueline Silva
O planejamento na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento das crianças. É através do olhar, da escuta e da interação que o adulto pode compreender suas curiosidades e interesses. Através desta pesquisa, procurei investigar o papel da observação na Educação Infantil e a importância desta prática para o planejamento educacional. Jablon, Dombro e Dichtelmiller (2009), definem a observação como um olhar para aprender, em que o observar se torna um meio para conceber informações para a construção de relacionamentos com as crianças. Nesse sentido, a observação possibilita um olhar mais significativo em relação à criança e seu desenvolvimento, que busca compreender suas maneiras singulares de lidar com a aprendizagem e o modo como age frente a cada uma delas. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Olhar e Planejar: a importância da observação na Educação Infantil” buscou investigar a relevância da observação para o planejamento na Educação Infantil. A pesquisa visa uma compreensão aprofundada de como a observação sistemática e intencional pode contribuir para a formação e aprimoramento do planejamento que contemple as vozes das crianças, isto é, um planejamento voltado para as crianças, suas curiosidades e suas necessidades, que seja coerente com as vivências e experiências de cada turma. Como objetivos específicos da pesquisa foram estabelecidos: a) compreender os principais conceitos abordados na pesquisa, pelo estudo de diferentes autores que estudam a temática; b) identificar como uma professora que atua na Educação Infantil mobiliza seu olhar para observar as crianças, fazendo ou não, uso de registros sistematizados; c) verificar se e como essas observações reverberam sobre o planejamento das situações de aprendizagem. Partiu-se da hipótese de que a observação, o olhar e a escuta atenta do professor para com as crianças, reverbera sobre o fazer docente. As ações do professor deram significado e intencionalidade ao que foi percebido, uma vez que, enquanto planeja, é possível retomar os registros das observações e trazer para a prática pedagógica aspectos que emergem do cotidiano, potencializando as vivências das crianças. Para aprofundar a temática, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e a geração de dados foi realizada por meio de observações em uma turma de Educação Infantil de uma instituição escolar privada do município de Lajeado, Rio Grande do Sul e registradas por meio de diário de campo, de uma entrevista com a respectiva professora e da análise dos documentos de planejamento das aulas. A análise de dados buscou compreender, a partir da articulação entre as observações, a entrevista e a análise documental, e à luz do referencial teórico, de que forma o movimento docente de observação e escuta atenta potencializa a prática pedagógica da Educação Infantil. Ao longo do trabalho foi possível constatar que a professora da turma organiza momentos específicos de observação, tendo um turno na semana dedicado a essa prática. Além disso, é possível perceber que busca contemplar em seu planejamento diferentes elementos que provêm desta prática, o que pode ser evidenciado na medida em que os interesses e curiosidades demonstrados pelas crianças são contemplados na continuidade do trabalho desenvolvido.
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Notas sobre o habitar: um olhar acerca do lugar de morar e o espaço urbano no bairro Morro 25, no município de Lajeado, Rio Grande do Sul
(2024-12) Maciel, Fernanda; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Périco, Eduardo; Relly, Eduardo
Este estudo tem como objetivo analisar o contexto histórico, urbano e ambiental do bairro Morro 25, situado no município de Lajeado, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. A pesquisa parte da premissa de que o entendimento de um bairro periférico e das dinâmicas de morar de seus habitantes é fundamental para o reconhecimento das potencialidades e deficiências que impactam o desenvolvimento urbano e regional. O bairro Morro 25, inserido em um cenário de crescimento e transformação urbana, é caracterizado pela sua configuração espacial histórica e pelas particularidades de seu processo de ocupação. A pesquisa busca responder a questões centrais, como quem habita o bairro, como ocorreu a ocupação histórica do espaço, a conexão deste com os demais bairros da cidade, a percepção dos moradores sobre a sua vivência no local e sua integração com o município. Através da análise da morfologia urbana do bairro, que abrange desde os aspectos físicos da cidade até as relações socioculturais que moldam o ambiente, foram investigados os parâmetros técnicos e históricos da evolução do espaço urbano. A pesquisa também se propôs a traçar um perfil socioeconômico dos moradores e a refletir sobre os conceitos de morar, viver, abrigar, espaço, território, paisagem, lugar e territorialidade, a fim de compreender a dinâmica do morar sob a ótica dos habitantes. A partir de uma abordagem metodológica que incluiu pesquisa bibliográfica, entrevistas com moradores e lideranças locais, e análise dos dados obtidos, este estudo contribui para a compreensão da relação dos habitantes com seu bairro e as dificuldades e potencialidades percebidas na interação com a gestão pública e a cidade em geral. A pesquisa também aborda como os impactos ambientais e históricos influenciam a qualidade de vida dos moradores, especialmente após eventos adversos como as enchentes que afetaram a cidade em 2024. Neste contexto, destaca-se a relevância do protagonismo dos moradores do bairro Morro 25 para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, uma vez que suas vozes, experiências e percepções sobre o espaço urbano são fundamentais para a construção de um conhecimento mais completo e fiel à realidade local. Esta pesquisa valoriza o olhar dos sujeitos diretamente envolvidos com a transformação do bairro, permitindo que suas histórias e práticas sejam documentadas e compreendidas de maneira acadêmica. Além disso, contar a história do espaço e das pessoas que nele habitam tem um papel na promoção de um desenvolvimento urbano mais inclusivo e equitativo. Esse protagonismo é essencial para a construção da identidade do bairro e para a formulação de políticas públicas que atendam de maneira mais precisa às necessidades da comunidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 10 (Redução das Desigualdades) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Ao integrar as experiências locais no debate acadêmico, este estudo contribui para a criação de um espaço de reflexão que se alinha com a promoção da justiça social, sustentabilidade e o fortalecimento da cidadania.