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- ItemAcesso AbertoA abordagem educativa de Loris Malaguzzi: possibilidade para o protagonismo e o empreendedorismo na Educação Infantil da América Latina(2023-11) Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Forneck, Kári Lúcia; Schneider, Mariângela Costa; Silva, Valdemir José Máximo Omena DaEsta tese propõe uma reflexão acerca da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália como possibilidade para desenvolver o protagonismo e potencializar o comportamento empreendedor na Educação Infantil, na América Latina. A Educação Infantil, denominada como a primeira etapa da Educação Básica, é constituída por uma geração de crianças e de educadores que são diariamente convocados a protagonizar e a empreender na construção de valores éticos, políticos e estéticos. A partir do entrelaçamento entre as inquietações da pesquisadora com o horizonte vislumbrado para o ensinar e o aprender na Educação Infantil, emergiu o problema de pesquisa que conduziu esta investigação: “Como a abordagem educativa de Loris Malaguzzi vem sendo desenvolvida na prática educativa de quatro professoras, que atuam em escolas de Educação Infantil, na América Latina, a fim de desenvolver o protagonismo infantil e potencializar o comportamento empreendedor das crianças?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) conhecer como as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina se aproximam da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália; 2º) analisar como ocorre o desenvolvimento do protagonismo infantil nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina; 3º) verificar se as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina potencializam o comportamento empreendedor das crianças; 4º) verificar se a documentação pedagógica está presente nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina. E, se estiver presente, averiguar o que evidenciam. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta tese, uma abordagem qualitativa com pressupostos aproximados do estudo de casos múltiplos e da pesquisa documental. Foram envolvidas quatro professoras da América Latina que trabalham na Educação Infantil. Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os documentos oficiais de três escolas e de um ateliê, os planejamentos, os registros fotográficos, as documentações pedagógicas e as quatro entrevistas compuseram o corpus desta pesquisa. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, com base nessa análise, os dados foram categorizados e analisados mediante uma reflexão apoiada em autores como Dolabela (1999; 2002; 2003; 2008); Dornelas (2005; 2007; 2018); Filion (2000); Gandini (2016); Hoyuelos (2020), Malaguzzi (1963; 1980; 1993; 1998; 1999; 2001; 2016; 2017); Martins (2010); Oliveira (2004); Rinaldi (2017); Schneider (2020); Vecchi (2014; 2017; 2020), dentre outros. A partir dessa reflexão, identificou-se que, por meio do protagonismo e do empreendedorismo das professoras no decorrer de suas práticas educativas, é desenvolvido o protagonismo infantil e potencializado o comportamento empreendedor das crianças. Nas análises das documentações dos projetos educativos evidenciou-se a problematização social, investigações no campo social e a participação das crianças, dos professores, das famílias e da comunidade em ações sociais, direcionadas para o coletivo e para a preservação ambiental. Diante desse cenário, compreende-se que o desenvolvimento do protagonismo infantil e a potencialização do comportamento empreendedor das crianças, com aproximações da abordagem reggiana, surge como possibilidade para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
- ItemAcesso AbertoA filosofia da práxis como proposta de ensino não formal para emersão do intelectual orgânico(2024) Gomes, Vilisa Rudenco; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Guareschi, Pedrinho; Pase, Hermerson Luiz; Hattge, Morgana Domênica; Machado, Neli Teresinha GalarceEste trabalho dedica-se a realizar uma proposta de Ensino Não Formal para emersão do intelectual orgânico, partindo da premissa gramsciana de que todos os homens são intelectuais, ainda que não exerçam esse papel na sociedade. A pesquisa foi realizada no Sindicato da Prefeitura Municipal de Navegantes/SC, e contou com nove trabalhadores da Secretaria de Obras, sob a suplência dos escritos de Guareschi e Gramsci, sobretudo da filosofia da práxis. A pesquisa é classificada como participante e utilizou a dialética como método de análise. Percebeu-se alargamento intelectual do grupo, comparando suas teses às suas sínteses após terem passado pela antítese. A pesquisa chegou aos seguintes resultados: os sujeitos pertencentes à mesma categoria diferiam-se em relação ao seu tempo de produção de síntese; dentre os participantes, foi identificado um intelectual orgânico, constituído a partir de seu processo histórico de lutas e militâncias; nem todos os participantes efetivaram o processo de emersão intelectual, seja por deficiências cognitivas, seja por problemas de desmotivação, conformismo e cansaço. Apenas três participantes realizaram o processo de emersão intelectual, verificado a partir de modificações de posturas, as quais envolvem: o abandono do senso comum, a proposição de reuniões com a categoria, a vontade declarada de busca de um vereador ou um partido, um condottiero para abrigar as demandas da categoria, o reconhecimento de que os Sindicatos são a maior forma de organização e expressão de luta da classe trabalhadora. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que é possível a realização da emersão do intelectual orgânico no Ensino Não Formal.
- ItemAcesso AbertoA interculturalidade presente no currículo de matemática nas licenciaturas interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia(2024-02) Silva, Fabricio Pereira Da; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Barbosa, Gabriela Dos Santos; Blanco-Alvarez, Hilbert; Giongo, Ieda Maria; Machado, Neli Teresinha GalarceA presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e descrever como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) definem os conhecimentos e saberes matemáticos sob a perspectiva da interculturalidade no contexto da formação de professores de matemática nas licenciaturas interculturais indígenas do estado da Bahia e problematizar o que pensam os professores de matemática, representantes dos estudantes e gestores sobre o modelo de formação que tem sido desenvolvido. Do ponto de vista teórico, este trabalho apoia-se nas propostas preconizadas pela interculturalidade crítica, como um corpo teórico que permite o reconhecimento da existência de sistemas de saberes plurais da etnomatemática que, na condição de programa de pesquisa, aponta como múltiplos os lugares dos quais emergem os saberes matemáticos, e da decolonialidade, que referencia a possibilidade de um pensamento crítico a partir das minorias no intuito de contrapor o poder colonial e eurocêntrico que prevalece na sociedade moderna. Os dados foram coletados através da análise dos PPCs das Licenciaturas Interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia e a pesquisa de campo foi realizada através de grupos focais com estudantes, professores e coordenação das Licenciaturas. Na análise dos dados, utilizamos as técnicas da Análise de Conteúdo. A análise dos resultados permite perceber que o termo “interculturalidade” assume vários significados, ora na perspectiva funcional, ora na perspectiva crítica, fato apontado previamente em nossa tese pelo referencial teórico adotado. Quanto aos grupos focais, as falas dos estudantes evidenciam certo distanciamento entre o que o PPC anuncia e o que de fato é vivenciado. Além disso, para a formação de professores de matemática, a etnomatemática, a interculturalidade crítica e a decolonialidade são vislumbradas como possibilidades para a superação do modelo social eurocêntrico que coloca o conhecimento da matemática como um saber excludente.
- ItemAcesso AbertoA prática como componente curricular no curso de Licenciatura em Matemática: como ensinam a ensinar(2023) Sousa, Francisco Jucivânio Félix De; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Bedin, Everton; Nóbile, Márcia Finimundi; Vian, Vanessa; Oliveira, Eniz Conceição; Machado, Neli GalarceEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Teve o objetivo de estudar a contribuição da Prática como componente curricular (PCC) na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú. Insere-se, metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma investigação que se utiliza dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, aliadas a uma incursão no campo, com aplicação de questionário aos docentes, coordenador e discentes do curso em questão. Considerou-se, no campo teórico, a perspectiva das políticas de formação docente no Brasil, nos pareceres e nas resoluções que as instituíram – as Diretrizes Curriculares Nacionais (2002; 2015; 2019), bem como os estudos que debatem o processo de ruptura de paradigma da prática racional para o processo do professor reflexivo, em Fiorentini (2000; 2005; 2008; 2009; 2012), Gatti (2014; 2016), Gauthier (1998), Pimenta (1996; 2002; 2012), Schön (1995; 2000), Tardif (2000; 2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999; 2010; 2013), selecionados com o propósito de oferecer ferramentas que contribuíssem para o alinhamento da investigação. Referente aos conhecimentos que devem ser de domínio do professor que ensina Matemática, está fundamentalmente referenciada em Shulman (1986; 1987) e Ball, Thames e Phelps (2008), e como fontes de informação utilizamos o Projeto Político do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática e a legislação educacional vigente. A análise dos dados coletados foi realizada utilizando princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A partir do tratamento das informações coletadas e das categorias emergidas, constatamos que os sujeitos investigados compreendiam a importância da relação da teoria e prática na formação inicial do docente, sendo constituídas de elementos que poderão aglutinar a atividade docente e os processos singulares de reflexão sobre o “fazer” e o “como fazer”, no desempenho da função de professor. Verificamos que a PCC mostrou ser uma temática que ainda precisa ser estudada e detalhada, com o objetivo de disponibilizar um suporte para as instituições que ofertam os cursos de licenciaturas, pois as atividades que compõem o ciclo de ações que a constituem são importantes para compreender o processo educativo de formar e elaborar caminhos para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, não somente na disciplina de Matemática, mas em todos os contextos sociais envolvidos. Revelou-se a necessidade de delinear de forma assertiva a construção de propostas e significados que mobilizem uma integração da teoria com a prática, da PCC com a formação docente, da universidade com as escolas, ações que transcendam as discussões e a aplicação da legislação educacional e se concretizem em ações pedagógicas no processo da formação inicial docente. Sinalizaram-se, nas respostas de docentes e discentes, evidências da necessidade de sair do campo do discurso teórico para a efetivação na prática, e de aproximar elementos do que seja ensinado na área pedagógica e na Matemática pura e Aplicada, para a prática da profissão do professor de Matemática.
- ItemAcesso AbertoA simulação da aula de desempenho didático nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, como estratégia de ensino e contributo para inserção profissional na SEDUC-CE (2018-2022)(2025-03) Neri, Antonio Avelar Macedo; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Souza, Vilmar Ferreira de; Silva, Antonio Edson Alves da; Hattge, Morgana Domênica; Quartieri, Marli TeresinhaA aula de desempenho didático tem contribuído de maneira significativa, em conjunto com o componente curricular de Didática, para o processo de formação integral dos futuros professores que estão na fase inicial de sua formação, necessitando compreender diversas facetas da educação nacional. Nesse contexto, a pesquisa que fundamenta esta tese investigou as aulas de desempenho didático como mecanismos eficazes para a formação profissional dos estudantes nos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús, considerando as estratégias de ensino, as práticas didáticas e sua contribuição para a inserção profissional na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE (2018-2022). Mais especificamente, este estudo visa: a) investigar as estratégias de ensino no desenvolvimento didático como construção do perfil profissional docente; b) compreender os desafios e as possibilidades na mediação pedagógica das aulas de desempenho didático pelos docentes; e, por fim, c) identificar as contribuições da simulação das aulas de desempenho didático para os egressos em licenciatura pelo IFCE. Para tanto, adota-se como referencial teórico Cordeiro (2017), Masetto (2010), Tardif (2012), Anastasiou e Alves (2003), focando na necessidade de se tornar um "estrategista", além dos pressupostos teóricos de Libâneo (2013; 2017), Pimenta (2006; 2010), Giroux (1992), Pérez-Gómez (1995) e Gramsci (1988), que contribuem para uma discussão mais aprofundada sobre a interseção entre teoria e prática. E, por último, Bardin (2006) no tocante à análise de conteúdo. Quanto à metodologia, essa se fundamenta em abordagem qualitativa exploratória, utilizando procedimentos como pesquisa bibliográfica conforme Demo (1985), pesquisa documental seguindo Godoy (1995) e pesquisa de campo baseada em Minayo (2010). A análise dos dados, fundamentada nos pressupostos de Prodanov e Freitas (2013), investigou quatro categorias: 1) Alinhamento do PPC em equivalência e estrutura; 2) Identificação dos obstáculos na mediação pedagógica; 3) Compreensão das barreiras no desenvolvimento profissional docente; e, por último, 4) Contribuições das simulações didáticas para a formação de egressos. Os resultados indicam que a aula didática desempenha um papel significativo no desenvolvimento do estudante na fase inicial de sua formação como professor A tese deste trabalho sustenta que a simulação da aula de desempenho didático, enquanto estratégia pedagógica adotada nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, exerce papel de destaque no desenvolvimento de competências docentes, sendo um instrumento relevante para a formação de futuros professores. Por fim, conclui-se que este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nesse campo, na formação de professores, especialmente no que tange às contribuições sobre a importância da simulação de aula de desempenho didático na inserção de professores nos certames da SEDUC-CE.
- ItemAcesso AbertoAlfabetização científica na educação básica: autonomia e argumentação crítica(2020-11) Oliveira, Aldeni Melo De; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia; Muller, Deise Margô; Lopes, Roseli De DeusO desenvolvimento do conhecimento científico através de projetos de pesquisa vem recebendo atenção de professores no debate sobre formação cidadã. Dessa forma, esta investigação teve como delineador as contribuições da construção da alfabetização científica por meio de projetos de pesquisa na Educação Básica na formação de cidadãos autônomos e no desenvolvimento da argumentação crítica. Assim, entende-se que o professor possui responsabilidade nessa ação de iniciação à pesquisa na Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar como a participação em projetos de pesquisa científica contribui na construção da autonomia, da argumentação crítica e na alfabetização científica de estudantes da Educação Básica. Metodologicamente, foram feitos registros dos dados qualitativos descritivos, aproximando a pesquisa a um estudo de caso. Para responder à problemática e aos objetivos propostos, foram obtidas, com as análises de grupo focal, mapa conceitual, desenhos, questionário, entrevista e diário de bordo dos alunos envolvidos e do pesquisador, contribuições ao objeto de estudo, as quais proporcionaram levantamentos da amostragem. Os dados foram organizados e analisados a partir de cada objetivo específico. Como resultados, observou-se que os alunos desenvolveram capacidade argumentativa e eficiente oralidade nas exposições e avaliações dos resultados dos projetos de pesquisa. A investigação também permitiu observar a criticidade do aluno, a autonomia no ambiente escolar e fora dele, a aquisição de experiências nas diferentes áreas científicas e o amadurecimento nas pesquisas científicas, ou seja, os alunos construíram em sua caminhada a ação de se alfabetizarem cientificamente. Por fim, são apresentados 8 (oito) níveis de indicadores, com seus respectivos delineadores, como contribuintes para a construção de autonomia e argumentação crítica, norteados pela alfabetização científica de alunos da Educação Básica. Cabe destacar que os indicadores e seus delineadores foram elaborados pelo pesquisador de acordo com as complexidades dentro das orientações de projetos de pesquisa. Ademais, os alunos corroboraram uma evolução científica no proceder do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, pois conseguiram desenvolvê-los obedecendo a uma sequência, o que ficou comprovado pelo nível argumentativo presente em suas sínteses descritivas, em suas narrativas durante os momentos de apresentações e avaliações das pesquisas, entre outras formas de expressão. Assim, embora este estudo não seja o único com competência de considerar a alfabetização científica na Educação Básica, ele tem um amplo potencial para associar essa alfabetização à aprendizagem por meio de projetos de pesquisa, construindo habilidades e competências que permitam o 8 estudante interpretar, de forma argumentativa e com autonomia, situações diferenciadas daquelas aprendidas em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoAmpliando horizontes de compreensão: ensino à luz da hermenêutica filosófica(2023-09-14) Menezes, Nilton Cezar Rodrigues; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Seibt, Cézar Luis; Hammes, Itamar Luís; Neuenfeldt, Derli Juliano; Quartieri, Marli TeresinhaA presente tese, motivada por razões pessoais e profissionais, teve o intuito de compreender as potencializações do ensino, suas contribuições e implicações na tecitura da professoralidade universitária. Foi uma inquietação intelectual, de situação hermenêutica, com o lócus de tese, Ampliando horizontes de compreensão: Ensino à luz da Hermenêutica Filosófica, que impulsionou o interesse por desvelar os fenômenos que permeiam a pesquisa da tese, com o propósito de fazer emergir da docência universitária outros modos de pensar, de “ser professor”, “sendo professor”, na produção da professoralidade universitária. Para alcançar os objetivos deste estudo, utilizamos a investigação-compreensão, num arcabouço constituído pela metodologia de pesquisa bibliográfica, entrelaçada com a metodologia da Análise textual Discursiva - ATD. Destarte, esta tese, na esfera fenomenológica-hermenêutica, apresenta como canal condutor, uma experiência de linguagem, jogos de linguagem, composta por um fluxo linguístico-dialógico, perpassado pelo seguinte problema: Como a hermenêutica filosófica poderia potencializar o ensino, trazendo contribuições para a tecitura da professoralidade universitária? Para responder à interrogação, propôs-se como objetivo geral: Compreender as possibilidades do ensino na potencialização da tecitura da professoralidade universitária, à luz da hermenêutica filosófica. E, como objetivos específicos: Perspectivar o ensino à luz da hermenêutica filosófica, como processo potencializador na ampliação de horizontes da tecitura da professoralidade; efetivar uma experiência de linguagem originante de fluxos linguístico-dialógicos entre a hermenêutica filosófica e o ensino, na configuração da tecitura da professoralidade universitária; situar o diálogo entre hermenêutica filosófica e ensino como lugar de conhecimentos pertinentes, contribuições e implicações, na produção da professoralidade universitária. O fluxo linguístico-dialógico traçado, a escolha e a delimitação do objeto de pesquisa configuraram a aplicação do Estado da Arte à tese, situando a pesquisa bibliográfica na formação do corpus da unitarização, proposta pela Análise Textual Discursiva – ATD, compondo assim um arcabouço metodológico uníssono, para achar referências sobre a temática da tese. Desse modo, considerando que parte das pesquisas estão disponíveis on-line, nos bancos de teses, dissertações e portais de periódicos, entendemos que o ponto de partida seriam livros impressos e/ou em formato digital, teses, dissertações, artigos, monografias, trabalhos de conclusão de curso, vídeos. Neste sentido, responder à interrogação da tese configurou um desafio para a tecitura da professoralidade universitária, que resultou em propostas de ampliação de horizontes de compreensão, no ensino. Assim, surgiram no contexto categorias emergentes como: Diálogo: hermenêutica e ensino; hermenêutica e docência; Entrelaces de fluxos linguístico-dialógicos na tecitura da professoralidade universitária; Movimentar-se entrefaces de Jano: Meu trabalho de Hermes. Assim, é primordial a criação de espaços de interlocução hermenêutico-pedagógica na educação superior, que podem construir novos campos possíveis de experiências docentes, através da produção de estratégias que gestam empenhos na direção de conhecimentos que considerem tanto os saberes mobilizados pelos professores, quanto os próprios da área de atuação profissional e, desse modo, impactar a tecitura da professoralidade universitária. Falar da compreensão no âmbito educacional, do ensino, do ponto de vista da hermenêutica filosófica não é sinônimo de teorizar, com novas conceituações, nem afirmar como deverão ser as ações e processos educativos no ensino, mas trata-se da ampliação de múltiplas fusões de horizontes de compreensão, evidenciando processualidades, mediante um contexto relevante, mostrado pelo fluxo linguístico-dialógico entre hermenêutica filosófica e ensino, que é a produção da tecitura da professoralidade universitária.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencial(2022-04) Rodrigues, José Jorge Vale; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Vizzotto, Patrick Alves; Del Pino, José Claudio; Amaral, Érico Marcelo Hoff Do; Pereira, Nádia VilelaEsta tese de doutorado em Ensino se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial e mapas conceituais no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de energia sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), localizado na cidade de Palmas, no Tocantins, com duas turmas de terceiro ano do ensino médio técnico em informática e em administração. A arquitetura metodológica dessa pesquisa foi construída com base nas técnicas qualitativas. O objeto geral da tese é investigar e avaliar se atividades envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial e mapas conceituais podem influenciar na predisposição em aprender e contribuir no processo de aprendizagem significativa dos alunos do terceiro ano do ensino médio, em relação ao conceito de energia nas aulas de Física. Para isso foram elaboradas e desenvolvidas atividades juntamente com os alunos envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial, o conceito de energia e suas relações com eletrodomésticos. No decorrer do estudo os dados foram coletados na forma de Sondagem inicial na plataforma google classroom; atividades de automação de sistemas; elaboração dos mapas conceituais finais no software Cmaptools e questionário de opinião dos alunos. A análise dos dados procurou principalmente identificar vestígios de aprendizagem significativa em termos de conceitos envolvendo energia e as atividades de automação residencial. Avaliou-se a aprendizagem através da análise descritiva dos mapas conceituais verificando se houve a ampliação nos conhecimentos prévios identificados com a sondagem inicial na estrutura cognitiva dos alunos sobre energia, e se ocorreu desenvolvimento do entendimento desses conceitos estudados e absorção de conceitos novos durante as atividades. Os resultados alcançados indicam que a automação residencial e os mapas conceituais, na condição de método de ensino e recursos didáticos mostraram-se eficientes no processo de aprendizagem significativa em Física. Os mapas conceituais são ótimos recursos para assistir e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, neste estudo eles se mostraram ainda serem muito eficientes para verificar a aprendizagem do corpo de conhecimentos estudados no término do desenvolvimento das atividades. As atividades com automação residencial foram capazes de influenciar positivamente na predisposição em aprender de acordo com os relatos dos alunos e a percepção do professor/pesquisador, além de promoverem a aprendizagem significativa do conceito de energia.
- ItemAcesso AbertoÁrea de ensino em arquivo: práticas de governo da CAPES - Brasil(2024) Ribeiro, Inauã Weirich; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Aquino, Julia Groppa; Costa, Cristiano Bedin Da; Giongo, Ieda Maria; Olegário, FabianeEsta tese, que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), tomou a Área de Conhecimento em Ensino (ACE) da CAPES como objeto de investigação pelas rédeas da arqueogenealogia foucaultiana. A ACE é vinculada à Grande Área de Conhecimento Multidisciplinar, do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, criada em 2011. A ACE diferencia-se organizacionalmente da Área de Conhecimento em Educação (ACEdu), vinculada à Grande Área de Conhecimento de Ciências Humanas, do Colégio de Humanidades. Essa diferenciação foi considerada um acontecimento singular no âmbito da formação de pessoal de nível superior, de modo que possibilitou pensar o seguinte problema de pesquisa: de que modo o ensino emerge enquanto prática, estratégia, tecnologia de governo, do Estado brasileiro, a ponto de ser criada uma área em Ensino desvinculada da área de Educação? O problema de investigação levou a problematizar como o ensino é usado para operar o governo dos pesquisadores e da pesquisa educacional no Brasil por meio da CAPES. Com a abordagem arqueogenealógica foucaultiana, os discursos em torno do ensino funcionam como uma zona de problematização, em que “ensino” foi pensado como uma verdade histórica que pode e deve ser investigada. Com os procedimentos de arquivamento, foi possível produzir um recorte arquivístico referente às práticas de governo da CAPES - Brasil, desde a década de 1950, através da série documental Relatórios de Atividades. Por outra via, a arquivização permitiu pensar condições de possibilidade para a emergência da ACE como área Multidisciplinar desvinculada da ACEdu. Os resultados alcançados com a pesquisa apontam que a divisão das áreas de Ensino e de Educação pode ser vista como um efeito das práticas de governo da pós-graduação operadas pela CAPES. Essas práticas se dispersam nos diversos programas e projetos que a CAPES desenvolveu desde seu início: distribuição de bolsas, intercâmbio de professores, formação de professores através do ensino a distância, eventos, publicações, criação de mestrados profissionais etc. A dispersão das práticas de ensino da CAPES evidenciou o seu caráter multidisciplinar, na medida em que a mesma atua em diversas áreas do conhecimento, por meio de uma série de programas e projetos desvinculados da área Educação. Assim, de um lado, tem-se uma área de Educação, com seus problemas próprios, e, de outro, a área de Ensino, voltada para dar conta da formação de professores de outras áreas do conhecimento. Por fim, é possível concluir que a retirada do “Ensino” da área de conhecimento em Educação é um efeito direto do modo como a CAPES vem governando a pós-graduação no Brasil desde seu período de Campanha (1951-1964). Desse modo é possível afirmar que a área de Ensino da CAPES - Brasil provém da área de Ensino de Ciências e Matemática e as condições de possibilidade para a sua emergência existiram na medida em que a CAPES, desde sua criação na década de 1950, desenvolveu práticas e projetos voltados para o ensino de diversas áreas de conhecimento dissociadas da área de Educação.
- ItemAcesso AbertoArte e potencialização de sentidos: atravessamentos no ensino(2020-10) Bagatini, Fabrício Agostinho; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Schneider, Paulo Rudi; Seibt, Cezar Luis; Martins, Silvana Neumann; Schwertner, Suzana FeldensÉ necessário avisar. Este não é um roteiro de escrita científica normal. Segue linhas outras. Na arte do escrever, não há um certo e um errado; há o escrever. Há um fio de sentido – desde o que se refere ao significado, até o que perpassa o sentir. A escrita desta tese dá-se em forma de peça teatral. É no espaço teatral que ocorre o encontro do artista, da tese e do expect-actor (aquele que observa e age ao mesmo tempo). É no espaço entre o palco e a plateia que ocorre o diálogo, a fusão de horizontes e a compreensão do que está sendo dito. Mas, o que é encenado nos diferentes atos que compõem esta tese? Neles, falamos sobre a arte e a potencialização de sentidos no ensino. E, para contemplar tal temática, partimos de dois questionamentos: Como a arte vem contribuindo nos processos de ensino? Como a arte potencializa sentidos no ensino? Para responder a essas questões, definimos, como objetivo geral, investigar como a arte potencializa sentidos no ensinar. Cabe mencionar que desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que teve, como metodologia principal, a Hermenêutica (GADAMER, 2015). Como primeiros objetivos específicos, buscamos investigar o conceito de arte na contemporaneidade e conceituar a arte a partir da perspectiva hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica centrada nesse filósofo alemão. Constatamos, a partir das leituras realizadas, que a arte está na vida do homem desde os seus primórdios, através de diferentes expressões: desenho, música, pintura, teatro, dança, comédia, drama. E que é da alçada da subjetividade, pois cada um possui uma percepção e uma compreensão a respeito do que é arte e da importância que ela tem para a humanidade. Além disso, constatamos que não somos nós que interpretamos a arte à luz de nossos interesses; é ela que se dá a interpretar na medida em que nos questiona. No seu constante movimento autopoiético, nunca é a mesma para quem diante dela se coloca. Aliás, mesmo que a contemplemos inúmeras vezes, sempre teremos um olhar diferente, e, a cada olhar, ela nos abrirá um ou múltiplos sentidos. Para compreender o que a obra de arte tem a nos dizer, temos de estar abertos ao diálogo que trava conosco, pois é por meio dele que constatamos a sua verdade, o seu jogo e movimento. Outro objetivo proposto foi averiguar as concepções prévias acerca de arte dos professores e alunos de uma escola da rede pública estadual de Capitão/RS, para verificar como as diferentes expressões artísticas vêm contribuindo na potencialização de sentidos no ensino. Para tanto, aplicamos um questionário dissertativo e aberto com 52 alunos do Ensino Médio (1o ao 3o ano) e nove professores da referida escola. Analisamos as respostas com base na Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZE, 2016) e a partir de quatro categorias, a saber: No Vale da Saudade, perceptos da arte; No Vale da Procura, a arte como presença na vida e no espaço escolar; No Vale do 18 Amor, a arte auxiliana compreensão dos conteúdos e instauraçãodesentidos; e No Vale do Conhecimento, a potencialização de sentidos. Mediante essas categorias, percebemos que a arte está presente na vida dos alunos e professores, auxiliando na formação da subjetividade, seja a partir do sentir ou das singelezas do cotidiano e do ser. Além disso, entramos em contato com as diferentes percepções de alunos e professores sobre o que é a arte, sobre sua importância e sua presença na vida e no espaço escolar. Também observamos como a arte auxilia na compreensão dos conteúdos e na instauração e potencialização de sentidos. Ainda buscamos desenvolver oficinas de arte com professores da rede pública estadual do município de Capitão/RS, denominadas Olhicriarte, uma junção dos termos olhar+criar+arte. Realizamos duas oficinas - uma de teatro e outra de escrita enquanto arte - por meio das quais os professores puderam experienciar a arte e buscar o autoconhecimento. As percepções dessas vivências foram relatadas, pelos participantes, em diários denominados “Diários Vivenciais”. Mediante a leitura de um total de 10 diários, verificamos que o experienciar não é algo objetivo ou que possa ser (re)produzido; ao contrário, é uma vivência que perpassa o corpo de cada um, de forma única e inexplicável. Constatamos que, quando o professor olha e cria a partir da arte, ele se torna artista, e, sendo professor artista, é capaz de lidar com os problemas que ocorrem na sua prática pedagógica e está em constante processo de aprendência (ASSMANN, 1998). Por último, procuramos realizar uma análise da práxis pedagógica no que tange à presença das artes numa atividade interdisciplinar entre as áreas das Ciências Humanas e das Linguagens. Para tanto, levamos em consideração um trabalho desenvolvido a partir do filme “Minha querida Anne Frank”, em que desafiamos os alunos do 2o e 3o Anos do Ensino Médio a escreverem, em duplas, um diário contendo relatos, poesias e desenhos relativos a temas do filme. Ao todo, foram escritos 24 diários, os quais demonstraram que trabalhar com arte nos processos de ensino propicia, ao aluno, outra compreensão sobre o que está sendo trabalhado, bem como possibilita que ele exercite a empatia e vivencie o contexto histórico, na medida em que horizontes são fundidos e tradições são compreendidas, mas, acima de tudo, serve de fuga e de rompimento do cotidiano. Ao contemplar a arte na sua práxis pedagógica, o professor demonstra saber que uma aula não precisa ser idêntica à outra e que cada uma contém, em si, a multiplicidade, os devires, as variáveis e variantes do próprio existir. Por fim, considerando os resultados alcançados, é possível afirmar que esta tese comprovou que a arte pode e deve se fazer presente na práxis pedagógica, pois potencializa sentidos e permite olhares outros, diferentes dos existentes até então. A arte nos leva a pensares inexistentes, à compreensão de quem somos e do meio no qual estamos inseridos. Ela permite que sejamos críticos, questionadores. Ela nos desafia a enfrentar nossos medos, a demonstrar os sentimentos que mantemos, muitas vezes, guardados em nosso ser. Enfim, no momento em que há uma experienciação com a arte e a partir dela, há o processo criativo, há a possibilidade de olhicriar, há apropriação e potencialização de sentidos.
- ItemAcesso AbertoAssédio moral pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia(2021-01) Freitas, Acimarney Correia Silva; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Oliveira, Eniz Conceição; Schuck, Rogério José; Piau, Deise Danielle Neves Dias; Leão, Marcelo FrancoEsta tese, “Assédio Moral Pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia”, tem por objetivo conhecer as percepções sobre a presença ou ausência da prática do assédio moral no espaço acadêmico, bem como seus danos, reflexos sociais e impactos na aprendizagem, sob o olhar dos (as) estudantes da área da engenharia de uma Instituição de Ensino Superior Pública da Bahia, por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. Os objetivos específicos desta pesquisa foram delineados com o fim de compreender a relação entre o conceito e a expressão da vivência do assédio moral; verificar a presença ou ausência de práticas de assédio moral vivenciadas pelos (as) estudantes na relação pedagógica nos cursos da área de engenharia; caracterizar e classificar o assédio moral; identificar os possíveis danos do assédio moral pedagógico apresentados no discurso dos (as) estudantes; entender a relação entre o discurso dos danos sofridos e sua materialização na esfera midiática e jurídica; e apresentar a relação entre as consequências do assédio moral pedagógico e os impactos na aprendizagem, sob o olhar dos (as) estudantes. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa discutem as seguintes temáticas: violência; assédio; assédio moral: classificação, causas e consequências; autoridade, autoritarismo e relações de poder nos espaços acadêmicos; didática, afetividade, conflitos e assédio moral no ensino superior. O subsídio teórico tem como marco: Leymann, 1997; Barreto, 2000; Miranda Neto, 2002; Zabala, 2003; Heloani, 2003; Hirigoyen, 2001, 2005; Bradaschia, 2007; Soboll, 2008; Galindo, 2009; Campos e Pancheri, 2017; Martins, 2008, 2017; Pancheri, 2017; Freire, 1996; Foucault, 2006; Wallon, 1986; Arendt, 2010; Libâneo, 1994; Luckesi, 2004. Utilizou-se, ainda, para análise dos resultados, o Método do Discurso do Sujeito Coletivo, proposto pelos pesquisadores Fernando Lefrève e Ana Maria Cavalcanti Lefrève. A pesquisa apresenta uma abordagem qualiquantitativa exploratória. Quanto aos procedimentos, adotou-se o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados ao longo do estudo foram questionários e entrevistas semiestruturadas. A população da pesquisa foi composta por estudantes de todos os semestres dos cursos de engenharia e a amostragem foi constituída por 280 estudantes. A coleta de dados foi realizada pelo pesquisador, no período de junho de 2018 a janeiro de 2020. Como resultado, foi possível identificar que 57,9% dos (as) estudantes que participaram da pesquisa possuem a percepção de já terem sido assediados (as) moralmente em suas relações pedagógicas, no contexto do curso de graduação, por algum (a) docente ou outro (a) profissional da educação. Destaca-se, ainda, a identificação de dezoito categorias (situações e comportamentos) de assédio moral pedagógico enfrentadas pelos estudantes no dia a dia da vida acadêmica.
- ItemAcesso AbertoAutolesão sem ideação suicida (ASIS): estudo de caso de instituição pública de ensino no interior da Bahia com perspectivas de ações preventivas tendo em vista estudantes adolescentes(2023-02) Jesus, Francineide Pereira De; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Brás, Marta Sofia Ventosa; Scavacini, Karen; Schuck, Rogério José; Dhein, Gisele; Scavacini, KarenO cenário contemporâneo tem sido marcado por demandas múltiplas e multifacetadas, assim como muitos problemas que a sociedade enfrenta emergem de diversas ordens. Os comportamentos autodestrutivos têm se configurado como um deles, respingando na escola e interferindo no processo educativo. A Autolesão sem Ideação Suicida – ASIS é um fenômeno comportamental que tem ganhado evidência na contemporaneidade e afligido, principalmente, os adolescentes em âmbito pessoal, acadêmico, familiar e social, considerado como um problema de saúde pública e preocupante. A ASIS é um ato deliberado de destruição direta ou alteração do tecido corporal, sem intenção suicida consciente, que não é sancionado cultural ou socialmente, que provoca danos a si mesmo e se coloca em situações perigosas ou risco de morte. Este estudo teve como objetivo compreender a Autolesão sem Ideação Suicida de estudantes adolescentes para intervenção com perspectiva de ações preventivas a partir de estudo de caso em instituição pública de ensino em município no interior da Bahia. Este trabalho teve uma abordagem de pesquisa qualiquantitativa e, como interlocutores, contou com os professores, os técnicos e os gestores da instituição pesquisada. Este trabalho fomentou uma atitude reflexiva e investigativa sobre o contexto escolar e a realidade da ASIS, por meio de diversos olhares teóricos e dos sujeitos que vivem ou lidam diretamente com esse problema. Os resultados evidenciaram a existência de casos de estudantes engajados na ASIS na instituição, a importância e disposição dos funcionários da escola de serem treinados para lidar com a problemática e a necessidade de implementação de protocolo escolar para o manejo da ASIS. No âmbito deste estudo, foi proposto um protocolo escolar para o manejo da ASIS, como possibilidade de intervenção com perspectiva de ações preventivas, com orientações para diversos segmentos e setores da instituição, com o fito de zelar pela promoção da saúde mental, bem-estar e segurança da comunidade local. Além disso, apresentou também duas dimensões caleidoscópicas do cuidado: educação artististica e educação física, espiritualidade e religiosidade. Entende-se que, embora o protocolo escolar apresente limitações, configurou-se como alternativa inicial para assistir estudantes adolescentes suspeitos ou confirmados com Autolesão sem Ideação Suicida, de forma planejada, responsável, ética e cuidadosa. Trazer a Autolesão sem Ideação Suicida para os debates do campo educacional é uma necessidade premente e que não pode mais ser ignorada. Este trabalho contribuiu com a construção de conhecimentos científicos sobre a ASIS e com o repensar do papel da escola como colaboradora da rede intersetorial, numa trama de cuidados, reconhecendo seus desafios, limites e possibilidades.
- ItemAcesso AbertoConstrução do conhecimento profissional para o ensino do pensamento algébrico nos Anos Iniciais: aprendizagem de uma comunidade de prática(2023-03) Quadros, Vera Cristina De; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Fiorentini, Dario; Ribeiro, Alessandro Jacques; Amado, Nélia Maria Pontes; Quartieri, Marli TeresinhaEsta pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa objetiva conhecer as potencialidades de um processo de formação continuada sobre o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais, na perspectiva da construção do conhecimento profissional em comunidade de prática, suscitada por tarefas de aprendizagem profissional. Assumindo o conceito de formação continuada de professores enquanto desenvolvimento profissional baseado na prática, a pesquisa tem como pressuposto que a aprendizagem profissional é situada, continuamente (re)significada na interação e na prática partilhada com outros professores. Desse modo, o aporte teórico é constituído na intersecção de três eixos: a aprendizagem profissional em comunidade de prática, os conhecimentos profissionais necessários para o ensino de matemática e o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, a investigação baseia-se nos ciclos de pesquisa da pesquisa-ação, com adoção de procedimentos analíticos na análise textual discursiva. A pesquisa empírica foi estruturada como um processo formativo em comunidade de prática (CoP), com a participação de 21 professores dos anos iniciais, do município de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, com nove encontros (online e presenciais), no período de março a maio de 2021. O corpus de análise foi composto por textos (orais e escritos) produzidos a partir das transcrições das gravações de áudio e vídeo dos encontros da CoP, do diário de campo da pesquisadora, de dois questionários e das produções dos professores (realizadas nos encontros da comunidade e em atividade remotas). Do processo formativo experienciado, três dimensões são analisadas, mediante a identificação de processos de negociação de significados entre os professores, designadamente: a) a CoP constituída e cultivada; b) os elementos da prática partilhada da comunidade, cunhada pelas tarefas de aprendizagem profissional (TAP), que apoiam construção coletiva de conhecimentos profissionais; c) a construção de conhecimentos profissionais ao longo do desenvolvimento dos empreendimentos da comunidade. Os resultados indicam que houve construção de conhecimentos profissionais para o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais bem como do pensamento algébrico entre os membros, em comunidade. Infere-se que as TAP foram fundamentais para propiciar a construção de conhecimentos profissionais sobre o ensino do pensamento algébrico, ao fomentar aprendizagens pela negociação de significados e pela construção de significados comuns. Conclui-se, pois, que há potencialidades em um processo formativo em CoP, mediado pelas TAP, para abordar o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais, designadamente: a) as interações e relações próprias da CoP propiciam adequadas condições para as discussões e trocas de experiências preconizadas nas TAP; b) o fato das TAP estarem fundamentadas na prática possibilitam aderência e coesão aos processos de negociação de significados, fundamentais para a aprendizagem e construção de conhecimentos profissionais; c) as TAP, articuladas à prática da CoP, podem potencializar o engajamento mútuo, o comprometimento e a participação dos membros, por proporcionar a aprendizagem da prática na e pela prática; d) a articulação das TAP na prática da CoP intensificou a participação e fortaleceu a coerência na comunidade, tendo em vista o domínio comum a guiar os membros; e) no contexto dessa CoP, as TAP, concebidas como instrumentos de mediação, transformaram-se em componente da prática da comunidade; f) a articulação das TAP à prática da CoP revelou-se uma potente proposta formativa, por unir aspectos favoráveis ao desenvolvimento profissional baseada na prática das TAP com os elementos sociais fundamentais à construção de conhecimentos que são constitutivos da CoP (centralidade da prática, aprendizagem, participação, reificação e negociação de significados). Entretanto, pela natureza das interações e relações em uma CoP, não é uma proposta formativa viável para grupos com muitos membros nem para aquela formações institucionais de caráter massivo, de alcançar muitos em pouco tempo. Destarte, em face dos resultados encontrados, advoga-se que há um encadeamento entre aprendizagem em comunidade de prática, tarefas de aprendizagem profissional e o conhecimento matemático, confirmando a possibilidade de propor formação de professores centrada na aprendizagem em CoP, reiterando que essa aprendizagem pode ser positivamente fomentada pelas TAP. Outrossim, demonstrou ser uma formação que potencializa a construção do conhecimento matemático para o ensino do pensamento algébrico, suscitando uma multiplicidade de significados e sentidos: na visão da matemática e da álgebra escolar; na apropriação de termos e conceitos matemáticos; nas abordagens pedagógicas; na diversificação de recursos didáticos; no zelo com a aprendizagem dos alunos; na vontade de mudar a prática docente; no próprio pensar algébrico. Afinal, um processo formativo que colabora, apoia e favorece a (re)significação da prática, em vista de aprender a fazer melhor (o ensino).
- ItemAcesso AbertoDesbloqueios: gamificando o ensino de Educação Física Escolar(2024-12-11) Fernandes, Marcela de Melo; Strohschoen , Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Martins, Silvana Neumann; Neuenfeldt, Derli Juliano; Carvalho, Lilian Amaral de; Espíndola, Hellem da SilvaA presente Tese é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública localizada no município de Bambuí, no estado de Minas Gerais. Este trabalho teve por objetivo investigar como as atividades gamificadas nas aulas de Educação Física do Ensino Técnico Integrado podem potencializar o ensino nesta unidade curricular. A gamificação é um tipo de metodologia ativa que envolve a aplicação dos elementos dos jogos, como as mecânicas, as dinâmicas e os componentes, em contextos não relacionados a jogos, a fim de aumentar o engajamento e a motivação. Esse modelo de ensino tira o aluno da passividade durante as aulas, fazendo com que ele seja o próprio construtor de seu conhecimento. Participaram da pesquisa 35 alunos do 1º ano do Ensino Técnico em Biotecnologia integrado ao Ensino Médio. A pesquisa propôs responder ao seguinte problema: “Como a gamificação pode potencializar o ensino de Educação Física Escolar no Ensino Técnico Integrado?” e buscou defender a tese: “A implementação dos elementos da gamificação (dinâmicas, mecânicas e componentes) como estratégia de ensino pode potencializar o ensino de Educação de Física no Ensino Técnico Integrado”. A metodologia utilizada para a realização desta Tese foi baseada em um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, sendo um estudo de caso. Aproximando-se de uma pesquisa-ação, foi utilizado, como ferramenta de registro, o diário de bordo e, como técnica de análise de dados, a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Verificou-se que a utilização do ensino gamificado nas aulas de Educação Física tornou-as atraente, resultando em um maior engajamento. A partir disso, os alunos obtiveram excelentes notas acadêmicas e maior motivação. Além disso, foram assíduos e pontuais nas aulas. Como fragilidade, notou-se dificuldade por parte dos alunos em executar atividades avaliativas nos aplicativos digitais, diminuindo seus desempenhos nestas atividades. Outra fragilidade encontrada foi a situação de correlação entre o engajamento e a motivação extrínseca na maioria das atividades (o engajamento ocorreu pelas recompensas em cumprir as missões e não em aprender e/ou gostar do conteúdo). Desta forma, observou-se que a utilização da gamificação no ensino de Educação Física promoveu o envolvimento dos alunos, diminuiu o abandono escolar, aumentando a produtividade e a retenção da aprendizagem.
- ItemAcesso AbertoO desenvolvimento do pensamento computacional e as evidências da alfabetização em código em adultos(2020-08) Cordenonzi, Walkiria Helena; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Júnior, Edson Prestes E Silva; Oliveira, Eniz Conceição; Amaral, Érico Marcelo Hoff Do; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppAs tecnologias digitais de informação e comunicação foram surgindo e, à medida que seu uso foi sendo incorporado pelas pessoas, a sociedade foi se tornando diferente, alterando seu modo de funcionamento, hábitos e costumes. Atualmente, muitos cidadãos têm acesso à internet e aos dispositivos móveis, como celulares, e os utilizam para executar suas tarefas tanto particulares, quanto laborais. Essas mudanças compeliram os sujeitos a serem alfabetizados digitalmente. Porém, esses conhecimentos já não estão sendo suficientes, uma vez que as pessoas são encorajadas a produzir tecnologia – e não apenas serem consumidoras –, a fim de satisfazer o mercado de trabalho como profissionais, independente da sua área de atuação. Para um sujeito se tornar agente produtor de tecnologia, preconiza-se que desenvolva habilidades, pelo menos de resolução de problemas, mais precisamente o Pensamento Computacional (PC), em designação cunhada por Wing em 2006. Assim, esta tese tem como objetivo compreender e analisar o desenvolvimento do PC nos sujeitos adultos, os quais já completaram a educação básica, tanto em escolas brasileiras como uruguaias. O escopo deste trabalho se estende para os alunos matriculados em cursos binacionais, no nível pós-médio. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa que segue o método indutivo, com abordagem do problema de forma quali- quantitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e estudo de caso como procedimentos técnicos. Para desenvolver este tema, foi proposto um Modelo de Referência de Pensamento Computacional (MRPC) e um método de avaliação, além de instanciar um constructo andragógico para validar ambos. O MRPC foi alicerçado na teoria de aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (1968), na Andragogia definida por Knowles (1981), além de fazer uso da programação para aplicativos móveis. No MRPC são definidas cinco habilidades básicas, para que o sujeito se aproprie dos conhecimentos, permitindo a sua classificação quanto à alfabetização ou letramento em código, pensador computacional desplugado ou se não há evidências de desenvolvimento do PC, sendo uma das principais contribuições desta tese. Como resultado deste processo, em dois estudos de caso realizados, foi possível determinar que os adultos podem desenvolver as habilidades e competências e que não existem diferenças significativas entre brasileiros e uruguaios quanto à alfabetização em código e o desenvolvimento do pensamento computacional.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais usando estudos de aula: integração de recursos tecnológicos e atividades experimentais(2021-08) Müller, Ana Paula Krein; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Giongo, Ieda Maria; Neide, Italo Gabriel; Villagrá, Jesús Angel Meneses; Blanco-Álvarez, HilbertEsta pesquisa teve, como objetivo, analisar como a formação continuada, baseada na metodologia de Estudos de Aula, com professores dos Anos Iniciais e com foco em recursos tecnológicos e atividades experimentais, promove o desenvolvimento profissional desses docentes. Na pesquisa, de caráter qualitativo, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: gravação do grupo focal; filmagens dos encontros de formação; diários de anotações das professoras participantes; gravações dos momentos de Estudos de Aula; e diário de campo da pesquisadora. A investigação foi desenvolvida em três etapas: grupo focal, formação colaborativa e metodologia de Estudos de Aula. Assim, em 2017, realizou-se o grupo focal para identificar e compreender angústias, dificuldades e necessidades do grupo de professoras participantes. O grupo destacou dificuldades em relação à disponibilidade de tempo para planejamento e preparação de atividades envolvendo a utilização desses recursos, falta de hábito e insegurança para lidar com os equipamentos e falta de domínio de alguns conceitos teóricos. Com base nesses dados, organizou-se um curso de formação no ano de 2018, nos moldes da constituição de grupos colaborativos, distribuído em nove encontros. Participaram do curso 11 professoras, as quais puderam compartilhar ideias, sugestões e práticas pedagógicas já desenvolvidas, bem como discutir questões teóricas sobre a utilização de recursos tecnológicos e o desenvolvimento de atividades experimentais para o ensino de Ciências e Matemática dos Anos Iniciais. Nos encontros percebeu-se envolvimento das professoras, que participaram das discussões e realizaram apontamentos e considerações acerca da importância das atividades experimentais para abordar alguns conteúdos em sala de aula. De forma geral, observou-se que as professoras possuíam pouco contato com materiais diferenciados. Em 2019, foram organizados momentos de encontro com dois grupos de professoras, utilizando-se a metodologia de Estudos de Aula para fomentar o desenvolvimento e a continuidade desse processo de formação. Nesse período, foram desenvolvidos quatro ciclos completos com cada grupo (A e B), envolvendo planejamento, aplicação e observação, avaliação e replanejamento e avaliação final de sequência de atividades com uso de recursos tecnológicos ou atividades experimentais. Destaca-se que, no decorrer de todo planejamento, as professoras demonstraram comprometimento e entusiasmo, visto que todas participaram da organização de uma atividade que atendesse os objetivos almejados. Durante a aplicação e a observação da proposta, a professora aplicadora aceitou ser observada e filmada. Nos momentos de avaliação e replanejamento, todas contribuíram com observações e avaliaram como produtiva, para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, a metodologia de encontro com os pares. Da mesma forma, os ciclos de Estudos de Aula proporcionaram momentos diferenciados para as participantes e, de modo geral, todas consideraram importantes, para o processo de formação e melhoria das práticas pedagógicas, os momentos de planejamento, observação e avaliação. Portanto, os resultados indicam que a formação continuada baseada na metodologia de Estudos de Aula, que considera o contexto escolar dos professores e envolve a colaboração para o 7 planejamento e reflexão da ação, revela-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docente.
- ItemAcesso AbertoEnfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na organização curricular de cursos de licenciatura em química de três regiões brasileiras(2021-11) Izarias, Nilma Silvânia; Del Pino, José Claudio; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Silva, Jacqueline Silva da; Herber, Jane; Ritter, Jaqueline; Leão, Marcelo FrancoO currículo de Ciências Naturais, com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), vem sendo desenvolvido desde a década de oitenta na Europa e Estados Unidos. No Brasil essas discussões iniciaram-se em meados da década de noventa. Tais currículos, para serem aplicados ao Ensino Médio, precisam de professores especialistas, pois apresentam como objetivo principal o desenvolvimento de habilidades para o exercício pleno da cidadania. Assim, ao ministrar conteúdos de Ciências/Química é preciso discutir, além dos aspectos científicos e técnicos, suas implicações sociais. Nesse sentido, o objetivo desta Tese foi delinear a busca por respostas sobre os aspectos CTS, presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química, ofertados por Instituições de Ensino Superior Pública, das regiões brasileiras Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Pretende-se proporcionar reflexão quanto aos aspectos CTS presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e a sua relação com o rompimento da fragmentação dos conteúdos, vislumbrando um ensino de Química de forma ampla. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de técnica bibliográfica e documental, tendo o ano de 2018, como base para análise de 85 PPCs de cursos de Licenciatura em Química, obtidos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, sendo que, para o exame de dados é utilizada a análise de conteúdo. Inicialmente foi realizada reflexão teórica para a análise dos aspectos CTS, com base em diversos autores. Percebeu-se que as tendências das pesquisas brasileiras sobre Currículo CTS na formação de professores estão mais centralizadas nos cursos de formação continuada. Existe a necessidade de modificações no currículo da formação inicial de professores, com vistas à inclusão de disciplinas específicas, de práticas curriculares interdisciplinares na perspectiva CTS, ou ainda dessa abordagem nas ementas de disciplinas de conhecimentos específicos da Química. Alguns dos conceitos da Educação CTS estão presentes nos documentos oficiais brasileiros para a Licenciatura em Química, sendo necessário romper com as compartimentalizações das disciplinas. Defende-se nesta tese que os cursos de formação de professores de Química, não apresentam uma preocupação metodológica visando a desfragmentação do ensino, sendo claro a inexistência da integração entre os eixos tecnológicos, científicos com fatores sociais do cidadão. É preciso um melhor detalhamento nos PPCs, orientando os professores das disciplinas quanto à amplitude dos conhecimentos a serem ensinados dentro da abordagem CTS, para que, assim, possa ocorrer no ensino o estabelecimento de relações entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais, que resulte na formação de cidadãos mais críticos e participativos. Vislumbra-se a necessidade de inclusão nos PPCs de cursos, disciplinas ou projetos que contemplam as concepções CTS.
- ItemAcesso AbertoEnsino de línguas na região do Alto Solimões/AM: um estudo sobre a formação inicial de professores indígenas(2024-07-30) Guerreiro, Solano da Silva; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia; Rodrigues, Luana Ferreira; Eckert, KleberEsta tese propõe a partir da vivência acadêmica do pesquisador, da análise dos documentos legais e institucionais e das vozes dos entrevistados, apresentar alternativas curriculares e metodológicas de ensino que possam minimizar as dificuldades de ensino e de aprendizagem na formação inicial de estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM. A partir do entrelaçamento entre as inquietações do pesquisador com o horizonte vislumbrado para o ensinar e o aprender na formação de professores indígenas, emergiu o problema de pesquisa que conduziu esta investigação: “Quais as possibilidades que professores e Estudantes Indígenas Concluintes (EICs) vislumbram para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa (LP) e de Língua Espanhola (LE) na formação inicial de professores indígenas no curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, dupla licenciatura, ofertada pelo INC/UFAM?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) analisar, comparativamente, a organização curricular presente no Projeto Político de Curso (PPC), 2008 e 2018, do curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM, bem como nos PCCs de Licenciatura Indígena e/ou Intercultural Indígena ofertados pela UFAM sede, Manaus; 2º) averiguar as percepções e as práticas de ensino utilizadas pelos professores do INC/UFAM sobre o ensinar e o aprender do estudante indígena; 3º) examinar as percepções dos estudantes indígenas concluintes em relação à formação oferecida pelo curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM e 4º) Evidenciar as proposituras dos professores e dos estudantes indígenas concluintes em relação às práticas de ensino e mudanças curriculares no curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta tese, uma abordagem qualitativa com pressupostos aproximados do estudo de caso e da pesquisa documental. Foram envolvidas duas professoras que trabalham na Licenciatura de Letras do INC/UFAM, uma Professora de Língua Portuguesa (PLP) e uma Professora de Língua Espanhola (PLE) e dez Estudantes Indígenas Concluintes (EICs). Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os documentos legais e institucionais da UFAM e as doze entrevistas compuseram o corpus desta pesquisa. Os dados produzidos foram analisados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, com base nessa análise, foram categorizados e analisados mediante reflexões apoiadas em autores como Ausubel (1982); Duarte (1986); Silva (1991); Gadotti (1999); Tanuri (2000); Swain (2000); Matias Fleuri (2007); Fourez (2001); Vygotsky (1991, 2001); Swain e Lapkin (2001); Freitas (2002); Veiga (2003; 2004; 2009); Gatti e Barretto (2009); Saviani (2009); Silva e Ferreira (2010); Berbel (1998, 2011); Borges (2011); Cunha e Lucarelli (2013); Luck (2013); Gatti (2014); Nóvoa (2014; 2015); Demo (2015); Tardif (2017); Wagner (2018); Masetto (2018); Baniwa (2019); Moreira (2023), dentre outros. A partir dessa reflexão, identificou-se que os EICs (2023) apresentaram dificuldades em desenvolver as suas aprendizagens em LP e em LE em relação à oralidade e à escrita nas línguas, mediadoras e foco de aprendizagens. Diante desse cenário, compreende-se que há muito o que fazer no curso de Licenciatura em Letras do INC/UFAM, tendo por finalidade dar as condições necessárias para que os EICs tenham um ambiente favorável a sua formação como professores, considerando, nesse processo, uma formação que considere as especificidades, as diferenças da formação de professores indígenas, ainda que o curso investigado não seja uma licenciatura indígena nem intercultural indígena. Nesse sentido, surgiram algumas estratégias propostas pelos EICs, pela PLP, pela PLE e pelo pesquisador. Os EICs sugeriram que o NDE do curso (re)formule e (re)organize o currículo do curso, prevendo os pontos referentes à formação de professores indígenas, com a inclusão de disciplinas que trabalhem as especificidades das línguas indígenas, bem como o seu ensino. A PLP e a PLE acreditam na possibilidade do desenvolvimento de ações e de atividades extensionistas que possam contribuir na aprendizagem dos estudantes indígenas na LP e na LE. A fim de complementar a proposta das professoras, sugere-se a previsão no currículo do curso de Licenciatura em Letras do INC/UFAM de um programa de extensão que possibilite ações e atividades extensionistas de formação continuada de professores para as questões indígenas, assim como de ações e atividades extensionistas que visem minimizar as dificuldades dos EICs em LP e em LE. Para a condução dessas propostas, sugere-se o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da Metodologia da Problematização, Método do Arco de Charles Maguerez, e da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP).
- ItemAcesso AbertoEnsino de números racionais por meio de uma sequência de atividades envolvendo conversões semióticas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental(2024-10-17) Graça, Vagner Viana da; Quartieri, Marli Teresinha; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; https://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Giongo, Ieda Maria; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Pironel, Márcio; Kuhn , Malcus CassianoNesta tese problematizamos a elaboração e o desenvolvimento de uma sequência didática para o Ensino do conceito de Números Racionais, por meio dos seus diferentes registros semióticos. Foi direcionada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Com isso em vista, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública no bairro do Guamá, em Belém/PA. Objetivou-se analisar como atividades de conversão semiótica potencializam o ensino de Números Racionais no 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, a partir dos seguintes instrumentos: 1) escritos dos alunos nos seus próprios cadernos; 2) escritos dos alunos no quadro de sala de aula; 3) escritos dos alunos nas folhas específicas de determinadas atividades; e, 4) anotações no diário de classe de falas dos alunos durante algum processo de conversão semiótica. Em fundamento a este estudo, destaca-se que os registros semióticos são importantes não somente por constituírem um sistema de comunicação, mas por possibilitarem a organização de informações a respeito do objeto representado, sendo o ensino por meio de atividades de conversão semiótica um auxiliar para a compreensão dos Números Racionais na forma de fração e de número decimal. Na presente tese, observou-se que o desenvolvimento de atividades de conversões semióticas potencializa o ensino de Números Racionais. As atividades implementadas na sequência didática promoveram a discussão acerca dos significados das representações utilizadas pelos alunos, bem como sobre os significados dos diferentes registros semióticos, melhorando a escrita matemática dos alunos. Os alunos do 6º ano apresentaram dificuldades em justificar suas conclusões matemáticas ao trabalharem com diferentes registros de forma isolada, o que limitou a compreensão dos conceitos. As atividades propostas, ao estimular a apresentação de justificativas, melhoraram a capacidade dos alunos de elaborar argumentos escritos com base nas transformações semióticas. Neste sentido, o aluno teve papel de protagonista em efetivar argumentações matemáticas, fomentando interesse para o fazer matemático. Diante disso, a pesquisa demonstrou que o uso de conversões semióticas promove uma compreensão mais profunda do conceito de Números Racionais, facilitando a resolução de problemas matemáticos e a associação entre diferentes representações no cotidiano dos alunos.
- ItemAcesso AbertoEnsino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor(2020-11) Silva, Valdemir José Máximo Omena Da; Forneck, Kári Lúcia; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Boas, Eduardo Pinto Vilas; Santos, Claire Gomes Dos; Silva, Jacqueline Silva E; Braido, Gabriel MachadoOs saberes sobre empreendedorismo vêm sendo debatidos em muitos estudos e pesquisas no mundo, devido à sua importância tanto para o crescimento econômico como para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Cada vez mais, as grandes nações estão investindo na propagação da cultura empreendedora desde os Anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando um aumento dessa prática na sociedade. Nesse sentido, esta tese partiu da problemática: como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor? Em resposta ao problema, todos os procedimentos da pesquisa foram orientados pelo objetivo de averiguar como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir no desenvolvimento do Letramento Empreendedor. O estudo possui natureza aplicada, cuja abordagem foi classificada como qualiquantitativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, sob viés de estudo de caso. O desenvolvimento desta tese ocorreu mediante a produção e submissão de cinco artigos, os quais foram publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, com Qualis A1, A2, B1 e B2. Os dados foram coletados por meio de dois questionários que visam conhecer o perfil empreendedor e o nível de conhecimento sobre empreendedorismo. Os dados coletados foram analisados mediante tratamento de estatística descritiva e inferencial, buscando verificar possíveis correlações entre os desempenhos observados e os dados de caracterização produzidos. Com base nos resultados, é possível defender que o ensino do empreendedorismo pautado na Aprendizagem Colaborativa contribui para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor.
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