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- ItemAcesso AbertoProjetos de Pesquisa e Feiras de Ciências como espaços de metacognição(2019-01) Gewehr, Diógenes; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162A metacognição, em linhas gerais, é a reflexão da própria cognição, a tomada de consciência sobre conhecimentos, aprendizagens e limitações. Evocar o pensamento metacognitivo é resgatar da memória o que foi estudado, refletindo compreensões e incompreensões, monitorando o próprio pensamento. A presente tese tem como tema projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços potenciais para o aluno evocar o pensamento metacognitivo e (re)conhecer a própria aprendizagem. Em um sentido amplo, o objetivo geral foi reconhecer projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição e autoconhecimento da aprendizagem. Este, foi subdividido em três objetivos específicos: 1) Analisar a percepção dos alunos pesquisadores por meio de evidências do pensamento metacognitivo, no que tange a aprendizagem decorrente da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa; 2) Discutir o entendimento dos alunos pesquisadores, mediante evidências do pensamento metacognitivo, quanto a compreensão das etapas dos projetos de pesquisa; 3) Evidenciar habilidades desencadeadas nos alunos pesquisadores, relacionadas a participação em projetos de pesquisa e feiras de ciências, potenciais espaços de metacognição. Minha justificativa para este estudo se deu em razão das modificações que vinha observando na conduta e desempenho dos alunos que haviam participado de projetos de pesquisa e feiras de ciências, e as relações que fiz com a metacognição, autoconhecimento e aprendizagem. Assim, elaborei a seguinte questão norteadora: Que evidências são perceptíveis em alunos participantes de projetos de pesquisa e feiras de ciências, de modo a reconhecer estes espaços como metacognitivos, favoráveis à aprendizagem? Na intenção de conhecer a percepção dos alunos referente as suas vivências nos espaços investigados, fiz uso de aproximações do método fenomenológico, com uma abordagem mista, tendo como principais sujeitos 133 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, participantes da 7a Feira de Ciências Univates, bem como dez professores orientadores. Os dados foram coletados com os alunos, mediante questionário em escala Likert, e com os professores, por meio de entrevista individual gravada, analisados pela estatística descritiva e expressos através de gráficos e vinhetas, discutidos em três categorias a priori. Dentre os resultados há evidências de intensa atividade do pensamento metacognitivo em favor da própria aprendizagem, tendo os alunos pesquisadores reconhecido suas facilidades, dificuldades e limitações. Quanto ao entendimento das etapas dos projetos de pesquisa, os alunos consideram, de modo geral, ter clareza da metodologia científica, apresentando dificuldades específicas. Os professores divergem, considerando o processo da pesquisa científica complexo ao aluno. Consideram que, se por um lado o encadeamento das ideias fica comprometido, por outro a aprendizagem é favorecida pela integração da teoria com a prática. Diversas foram as habilidades evidenciadas, entre elas: comunicação, postura, capacidade de síntese e planejamento, contribuindo para a autonomia do aluno. Pode-se inferir que projetos de pesquisa e feiras de ciências são espaços de metacognição e autoconhecimento da aprendizagem, oportunizando ganhos cognitivos aos envolvidos.
- ItemAcesso AbertoProdução de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos (ODEAPSs) nas ciências exatas: limites e possibilidades(2020-03) Neuenfeldt, Adriano Edo; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Del Pino, José Cláudio; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Fávero, Altair Alberto; Miorando, Tânia MichelineO acesso às tecnologias digitais, na sociedade contemporânea, é possível não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Essa constatação estimulou a articulação de uma proposta de trabalho que envolveu, entre 2016 e 2018, 434 estudantes de 14 turmas cursando disciplinas de Ciências Exatas de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. Este estudo teve como objetivo investigar a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs) para intensificar as percepções quanto aos processos de ensino e de aprendizagem de matemática no Ensino Superior. A partir disso, buscou-se solucionar o problema de pesquisa, a saber: como os processos de ensino e de aprendizagem de matemática no Ensino Superior podem ser ampliados mediante uso de ODEAPSs, a partir da estratégia de produção de vídeos para a organização de um canal do YouTube gerenciado pelos próprios estudantes? Quanto às características dessa pesquisa descritiva, dadas as suas propriedades, aproximase de estudo de caso com abordagem qualitativa. Na coleta de dados foram utilizados como ferramentas: questionários, vídeos, diário de campo, atividades em portfólio, apresentação de trabalhos e depoimentos. Quanto à análise, realizou-se uma análise de conteúdo, com aproximação à hermenêutica. A proposta foi organizada a partir de uma relação intrínseca que se estabeleceu entre os estudantes, o professor e as tecnologias digitais. Foram produzidos 147 vídeos como ODEAPSs, e desveladas algumas estratégias que podem ser utilizadas para sua produção, como a organização dos semestres em Unidades de Ensino e Aprendizagem (UEAs). Nestas, articulou-se o espaço de sala de aula como um ambiente criativo, a partir da exploração dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (2000), com oficinas pedagógicas, uso do portfólio e trabalho em equipe. O desenvolvimento das UEAs indicou que, para o aprimoramento do processo, seria apropriada a divisão em fases: 1 - análise de um vídeo pronto; 2 - elaboração e apresentação em grupo da proposta de novo vídeo; 3 - autoavaliação do vídeo produzido e apresentação para a turma; 4 - aperfeiçoamento e publicação em canal do YouTube. De acordo com a análise e discussão dos resultados decorrentes das percepções dos estudantes quanto ao que foi desenvolvido na proposta de desenvolvimento dos ODEAPSs, conclui-se que: a) No desvelamento de estratégias atuaram de forma conjunta o trabalho em equipe, a organização da sala de aula e das atividades, além da atuação do professor. Esse trabalho coordenado facilitou o resgate dos conhecimentos prévios, em relação à matemática, como subsunçores para potencializar uma aprendizagem significativa. b) A aproximação à hermenêutica, mais especificamente conceitos relacionados ao círculo hermenêutico e a fusão dos horizontes, e a aprendizagem significativa, auxiliaram na interpretação das percepções dos estudantes quanto aos processos de ensino e de aprendizagem de matemática para compreender o papel: dos estudantes que se tornaram mais ativos; das tecnologias digitais, que além fontes de informação se tornaram fontes de compartilhamento e produção de materiais; e do professor, que passou de centralizador para articulador de uma aprendizagem mais contextualizada. c) Por fim, durante a realização da proposta foram encontrados alguns limites que precisariam ser mais explorados com os estudantes, a saber: necessidade de mais incentivo institucional, de tempo e espaço, para realizar atividades diferenciadas; o forte apelo dos estudantes ao certo e errado; e as dificuldades observadas na manipulação das tecnologias digitais.
- ItemAcesso AbertoTessituras etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MA(2020-06) Agapito, Francisca Melo; Hattge, Morgana Domênica; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Schwertner, Suzana Feldens; Lopes, Maura Corcini; Quartieri, Marli Teresinha; Oliveira, Cláudio José DeA educação bilíngue para surdos por utilizar a Libras como língua de instrução, tem se configurado como uma proposta para efetivar as aprendizagens de que eles necessitam. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar jogos de linguagem de um grupo de alunos surdos do 4° e 5° Anos Iniciais e de suas respectivas professoras na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, em Imperatriz/MA. As balizas teóricas que sustentam a investigação são do campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein e conceitos da obra de Michel Foucault. Nessas balizas também se encontram as ferramentas metodológicas postas em ação para analisar o material de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a geração de dados constituíram-se de observações, filmagens realizadas no decorrer das aulas de Matemática, excertos registrados no diário de campo, fotos e materiais produzidos por oito alunos surdos do 4° e 5° Anos Iniciais e duas professoras destes. O exercício analítico pautado nas teorizações da Etnomatemática e na análise de discurso na perspectiva foucaultiana, apontou que: a) Há o discurso de valorização do sujeito surdo e de seus artefatos culturais, em particular, a visualidade, traduzida nas práticas docentes por meio do uso de materiais concretos visuais e manipuláveis; aspecto que permitiu inferir também que o discurso da Educação Matemática acerca da importância do uso de materiais concretos segue gerando efeitos de verdade, seja para alunos surdos ou ouvintes. Na Escola Bilíngue pesquisada, esse discurso revelou-se impregnado nas práticas das professoras e dos alunos surdos, embora estes demonstrassem não necessitar mais do adendo do material concreto; b) os artefatos culturais, em especial, a visualidade e a Libras, configuram-se como jogos de linguagem potentes na forma de vida dos alunos surdos investigados, servindo como base para que aprendizagens matemáticas sejam efetivadas; c) entre os jogos de linguagem matemáticos evidenciados, há semelhanças de família entre a Matemática Escolar e aquelas praticadas pelos alunos surdos, algumas tênues, outras mais marcantes, bem como dessemelhanças entre os jogos de linguagem que emergiram nas práticas destes. Ressalta-se, ainda, a valorização dos jogos de linguagem dos alunos surdos por parte de suas professoras, que, em alguns momentos, agregaram os modos próprios de calcular de seus alunos às suas práticas pedagógicas, o que serve de incentivo para os alunos. Logo, a Escola Bilíngue para Surdos mostrou-se um espaço com abertura para a emergência de distintos jogos de linguagem, aspecto que impulsiona outros olhares investigativos acerca dos desdobramentos que podem emergir sobre esta temática, dentre eles a produção de materiais centrados na cultura surda.
- ItemAcesso AbertoA internacionalização da educação superior na Bahia e suas potencialidades na formação continuada docente(2020-07) Neves, Débora Valim Sinay; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A internacionalização do ensino superior tem ganhado força nas discussões acadêmicas, tendo em vista os impactos da globalização na educação. Nesse contexto, a formulação de estratégias como a formação continuada de docentes é um ponto crucial que poderá definir um processo sustentável de internacionalização das Instituições de Ensino Superior - IES. Esta pesquisa propôs analisar, junto a um grupo de professores, se e como a participação em ações de internacionalização na educação superior contribui na formação continuada dos docentes das instituições públicas baianas. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, e, com base em seus objetivos, esta investigação é exploratório-descritiva. O campo de pesquisa é composto por IES públicas baianas que desenvolvem ações de internacionalização, e os sujeitos de pesquisa são docentes das IES pesquisadas que tiveram participação efetiva em experiências internacionais de formação continuada na educação superior no período de 2011 a 2019. Como instrumento de coleta de dados da pesquisa, foi utilizado um questionário com questões estruturadas. A análise dos resultados apresentados neste estudo revelou que a participação em ações de internacionalização na educação superior contribui efetivamente na formação continuada dos docentes das instituições públicas baianas, possibilitando aos pesquisados um crescimento pessoal e profissional diferenciado no que tange a: difusão do conhecimento; promoção da vivência intercultural; fortalecimento do desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão; e abertura para parcerias de pesquisa colaborativa e cooperativa com universidades estrangeiras. Além disso, a participação em ações internacionais de qualificação impactou sobremaneira nas práticas pedagógicas, as quais geraram um novo olhar para um ensino global e inovador. Contudo, os resultados da pesquisa também indicaram fragilidades no processo de internacionalização, no contexto das IES baianas pesquisadas. A análise ainda evidenciou, dentre outros pontos importantes, que as áreas de pesquisa e pós-graduação se destacam quanto à importância do apoio das IES, com vistas a alavancar a qualificação docente no que se refere à internacionalização. Acredita-se que a definição de uma política mais clara sobre o processo de internacionalização possa direcionar esforços para que a internacionalização da educação superior baiana seja um processo autossustentável, contínuo e enraizado nas instituições, tendo a formação continuada de docentes como um de seus focos.
- ItemAcesso AbertoO desenvolvimento do pensamento computacional e as evidências da alfabetização em código em adultos(2020-08) Cordenonzi, Walkiria Helena; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Júnior, Edson Prestes E Silva; Oliveira, Eniz Conceição; Amaral, Érico Marcelo Hoff Do; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppAs tecnologias digitais de informação e comunicação foram surgindo e, à medida que seu uso foi sendo incorporado pelas pessoas, a sociedade foi se tornando diferente, alterando seu modo de funcionamento, hábitos e costumes. Atualmente, muitos cidadãos têm acesso à internet e aos dispositivos móveis, como celulares, e os utilizam para executar suas tarefas tanto particulares, quanto laborais. Essas mudanças compeliram os sujeitos a serem alfabetizados digitalmente. Porém, esses conhecimentos já não estão sendo suficientes, uma vez que as pessoas são encorajadas a produzir tecnologia – e não apenas serem consumidoras –, a fim de satisfazer o mercado de trabalho como profissionais, independente da sua área de atuação. Para um sujeito se tornar agente produtor de tecnologia, preconiza-se que desenvolva habilidades, pelo menos de resolução de problemas, mais precisamente o Pensamento Computacional (PC), em designação cunhada por Wing em 2006. Assim, esta tese tem como objetivo compreender e analisar o desenvolvimento do PC nos sujeitos adultos, os quais já completaram a educação básica, tanto em escolas brasileiras como uruguaias. O escopo deste trabalho se estende para os alunos matriculados em cursos binacionais, no nível pós-médio. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa que segue o método indutivo, com abordagem do problema de forma quali- quantitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e estudo de caso como procedimentos técnicos. Para desenvolver este tema, foi proposto um Modelo de Referência de Pensamento Computacional (MRPC) e um método de avaliação, além de instanciar um constructo andragógico para validar ambos. O MRPC foi alicerçado na teoria de aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (1968), na Andragogia definida por Knowles (1981), além de fazer uso da programação para aplicativos móveis. No MRPC são definidas cinco habilidades básicas, para que o sujeito se aproprie dos conhecimentos, permitindo a sua classificação quanto à alfabetização ou letramento em código, pensador computacional desplugado ou se não há evidências de desenvolvimento do PC, sendo uma das principais contribuições desta tese. Como resultado deste processo, em dois estudos de caso realizados, foi possível determinar que os adultos podem desenvolver as habilidades e competências e que não existem diferenças significativas entre brasileiros e uruguaios quanto à alfabetização em código e o desenvolvimento do pensamento computacional.
- ItemAcesso AbertoArte e potencialização de sentidos: atravessamentos no ensino(2020-10) Bagatini, Fabrício Agostinho; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Schneider, Paulo Rudi; Seibt, Cezar Luis; Martins, Silvana Neumann; Schwertner, Suzana FeldensÉ necessário avisar. Este não é um roteiro de escrita científica normal. Segue linhas outras. Na arte do escrever, não há um certo e um errado; há o escrever. Há um fio de sentido – desde o que se refere ao significado, até o que perpassa o sentir. A escrita desta tese dá-se em forma de peça teatral. É no espaço teatral que ocorre o encontro do artista, da tese e do expect-actor (aquele que observa e age ao mesmo tempo). É no espaço entre o palco e a plateia que ocorre o diálogo, a fusão de horizontes e a compreensão do que está sendo dito. Mas, o que é encenado nos diferentes atos que compõem esta tese? Neles, falamos sobre a arte e a potencialização de sentidos no ensino. E, para contemplar tal temática, partimos de dois questionamentos: Como a arte vem contribuindo nos processos de ensino? Como a arte potencializa sentidos no ensino? Para responder a essas questões, definimos, como objetivo geral, investigar como a arte potencializa sentidos no ensinar. Cabe mencionar que desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que teve, como metodologia principal, a Hermenêutica (GADAMER, 2015). Como primeiros objetivos específicos, buscamos investigar o conceito de arte na contemporaneidade e conceituar a arte a partir da perspectiva hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica centrada nesse filósofo alemão. Constatamos, a partir das leituras realizadas, que a arte está na vida do homem desde os seus primórdios, através de diferentes expressões: desenho, música, pintura, teatro, dança, comédia, drama. E que é da alçada da subjetividade, pois cada um possui uma percepção e uma compreensão a respeito do que é arte e da importância que ela tem para a humanidade. Além disso, constatamos que não somos nós que interpretamos a arte à luz de nossos interesses; é ela que se dá a interpretar na medida em que nos questiona. No seu constante movimento autopoiético, nunca é a mesma para quem diante dela se coloca. Aliás, mesmo que a contemplemos inúmeras vezes, sempre teremos um olhar diferente, e, a cada olhar, ela nos abrirá um ou múltiplos sentidos. Para compreender o que a obra de arte tem a nos dizer, temos de estar abertos ao diálogo que trava conosco, pois é por meio dele que constatamos a sua verdade, o seu jogo e movimento. Outro objetivo proposto foi averiguar as concepções prévias acerca de arte dos professores e alunos de uma escola da rede pública estadual de Capitão/RS, para verificar como as diferentes expressões artísticas vêm contribuindo na potencialização de sentidos no ensino. Para tanto, aplicamos um questionário dissertativo e aberto com 52 alunos do Ensino Médio (1o ao 3o ano) e nove professores da referida escola. Analisamos as respostas com base na Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZE, 2016) e a partir de quatro categorias, a saber: No Vale da Saudade, perceptos da arte; No Vale da Procura, a arte como presença na vida e no espaço escolar; No Vale do 18 Amor, a arte auxiliana compreensão dos conteúdos e instauraçãodesentidos; e No Vale do Conhecimento, a potencialização de sentidos. Mediante essas categorias, percebemos que a arte está presente na vida dos alunos e professores, auxiliando na formação da subjetividade, seja a partir do sentir ou das singelezas do cotidiano e do ser. Além disso, entramos em contato com as diferentes percepções de alunos e professores sobre o que é a arte, sobre sua importância e sua presença na vida e no espaço escolar. Também observamos como a arte auxilia na compreensão dos conteúdos e na instauração e potencialização de sentidos. Ainda buscamos desenvolver oficinas de arte com professores da rede pública estadual do município de Capitão/RS, denominadas Olhicriarte, uma junção dos termos olhar+criar+arte. Realizamos duas oficinas - uma de teatro e outra de escrita enquanto arte - por meio das quais os professores puderam experienciar a arte e buscar o autoconhecimento. As percepções dessas vivências foram relatadas, pelos participantes, em diários denominados “Diários Vivenciais”. Mediante a leitura de um total de 10 diários, verificamos que o experienciar não é algo objetivo ou que possa ser (re)produzido; ao contrário, é uma vivência que perpassa o corpo de cada um, de forma única e inexplicável. Constatamos que, quando o professor olha e cria a partir da arte, ele se torna artista, e, sendo professor artista, é capaz de lidar com os problemas que ocorrem na sua prática pedagógica e está em constante processo de aprendência (ASSMANN, 1998). Por último, procuramos realizar uma análise da práxis pedagógica no que tange à presença das artes numa atividade interdisciplinar entre as áreas das Ciências Humanas e das Linguagens. Para tanto, levamos em consideração um trabalho desenvolvido a partir do filme “Minha querida Anne Frank”, em que desafiamos os alunos do 2o e 3o Anos do Ensino Médio a escreverem, em duplas, um diário contendo relatos, poesias e desenhos relativos a temas do filme. Ao todo, foram escritos 24 diários, os quais demonstraram que trabalhar com arte nos processos de ensino propicia, ao aluno, outra compreensão sobre o que está sendo trabalhado, bem como possibilita que ele exercite a empatia e vivencie o contexto histórico, na medida em que horizontes são fundidos e tradições são compreendidas, mas, acima de tudo, serve de fuga e de rompimento do cotidiano. Ao contemplar a arte na sua práxis pedagógica, o professor demonstra saber que uma aula não precisa ser idêntica à outra e que cada uma contém, em si, a multiplicidade, os devires, as variáveis e variantes do próprio existir. Por fim, considerando os resultados alcançados, é possível afirmar que esta tese comprovou que a arte pode e deve se fazer presente na práxis pedagógica, pois potencializa sentidos e permite olhares outros, diferentes dos existentes até então. A arte nos leva a pensares inexistentes, à compreensão de quem somos e do meio no qual estamos inseridos. Ela permite que sejamos críticos, questionadores. Ela nos desafia a enfrentar nossos medos, a demonstrar os sentimentos que mantemos, muitas vezes, guardados em nosso ser. Enfim, no momento em que há uma experienciação com a arte e a partir dela, há o processo criativo, há a possibilidade de olhicriar, há apropriação e potencialização de sentidos.
- ItemAcesso AbertoEnsino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor(2020-11) Silva, Valdemir José Máximo Omena Da; Forneck, Kári Lúcia; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Boas, Eduardo Pinto Vilas; Santos, Claire Gomes Dos; Silva, Jacqueline Silva E; Braido, Gabriel MachadoOs saberes sobre empreendedorismo vêm sendo debatidos em muitos estudos e pesquisas no mundo, devido à sua importância tanto para o crescimento econômico como para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Cada vez mais, as grandes nações estão investindo na propagação da cultura empreendedora desde os Anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando um aumento dessa prática na sociedade. Nesse sentido, esta tese partiu da problemática: como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor? Em resposta ao problema, todos os procedimentos da pesquisa foram orientados pelo objetivo de averiguar como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir no desenvolvimento do Letramento Empreendedor. O estudo possui natureza aplicada, cuja abordagem foi classificada como qualiquantitativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, sob viés de estudo de caso. O desenvolvimento desta tese ocorreu mediante a produção e submissão de cinco artigos, os quais foram publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, com Qualis A1, A2, B1 e B2. Os dados foram coletados por meio de dois questionários que visam conhecer o perfil empreendedor e o nível de conhecimento sobre empreendedorismo. Os dados coletados foram analisados mediante tratamento de estatística descritiva e inferencial, buscando verificar possíveis correlações entre os desempenhos observados e os dados de caracterização produzidos. Com base nos resultados, é possível defender que o ensino do empreendedorismo pautado na Aprendizagem Colaborativa contribui para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor.
- ItemAcesso AbertoAs matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino(2020-11) Vian, Vanessa; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Silva, Jacqueline Silva da; Schuck, Rogério José; Salgado, Tânia Denise Miskinis; Boff, Eva TeresinhaA interdisciplinaridade vem sendo estudada no Brasil desde a década de 60, mas, a partir da década de 1990, esse tema é destacado com maior ênfase, especialmente pela necessidade de se pensar meios de trabalhar o conhecimento diante do contexto globalizador. Nesse sentido, coloca-se em questionamento o processo de formação inicial do professor, buscando-se compreender se esse espaço oportuniza contato, reflexão e estudo em relação à interdisciplinaridade, de maneira a contribuir com o campo de atuação desse profissional. Assim, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura da Univates/RS, identificando espaços e possibilidades para pensar na interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e com ênfase no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir dos documentos dos cinco cursos de licenciatura da Univates homologados em 2014, 2017 e 2018 e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos, tendo sido analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A principal perspectiva teórica para a interpretação dos dados foi o referencial de Fazenda (1992; 2008; 2011; 2013). Os resultados mostraram que os cursos de licenciatura analisados estão organizados de maneira disciplinar e apresentam um conjunto de disciplinas de formação de professores oferecidas de maneira compartilhada. Na percepção dos entrevistados, esse conjunto propicia um espaço para a interdisciplinaridade, contudo, a partir da análise das ementas das disciplinas e da ordem como são ofertadas, observou-se que essas se constituem como disciplinas pedagógicas sem um viés interdisciplinar. Para contribuir com o tema no campo da formação inicial de professores, sugere-se, então, um delineamento nas matrizes curriculares de forma a inserir os temas propostos com abordagem interdisciplinar, bem como destacam-se características importantes do professor que atua nas disciplinas compartilhadas, para a compreensão das ideias propostas: olhar intencionado, atitude motivadora e diálogo edificador.
- ItemAcesso AbertoAlfabetização científica na educação básica: autonomia e argumentação crítica(2020-11) Oliveira, Aldeni Melo De; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia; Muller, Deise Margô; Lopes, Roseli De DeusO desenvolvimento do conhecimento científico através de projetos de pesquisa vem recebendo atenção de professores no debate sobre formação cidadã. Dessa forma, esta investigação teve como delineador as contribuições da construção da alfabetização científica por meio de projetos de pesquisa na Educação Básica na formação de cidadãos autônomos e no desenvolvimento da argumentação crítica. Assim, entende-se que o professor possui responsabilidade nessa ação de iniciação à pesquisa na Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar como a participação em projetos de pesquisa científica contribui na construção da autonomia, da argumentação crítica e na alfabetização científica de estudantes da Educação Básica. Metodologicamente, foram feitos registros dos dados qualitativos descritivos, aproximando a pesquisa a um estudo de caso. Para responder à problemática e aos objetivos propostos, foram obtidas, com as análises de grupo focal, mapa conceitual, desenhos, questionário, entrevista e diário de bordo dos alunos envolvidos e do pesquisador, contribuições ao objeto de estudo, as quais proporcionaram levantamentos da amostragem. Os dados foram organizados e analisados a partir de cada objetivo específico. Como resultados, observou-se que os alunos desenvolveram capacidade argumentativa e eficiente oralidade nas exposições e avaliações dos resultados dos projetos de pesquisa. A investigação também permitiu observar a criticidade do aluno, a autonomia no ambiente escolar e fora dele, a aquisição de experiências nas diferentes áreas científicas e o amadurecimento nas pesquisas científicas, ou seja, os alunos construíram em sua caminhada a ação de se alfabetizarem cientificamente. Por fim, são apresentados 8 (oito) níveis de indicadores, com seus respectivos delineadores, como contribuintes para a construção de autonomia e argumentação crítica, norteados pela alfabetização científica de alunos da Educação Básica. Cabe destacar que os indicadores e seus delineadores foram elaborados pelo pesquisador de acordo com as complexidades dentro das orientações de projetos de pesquisa. Ademais, os alunos corroboraram uma evolução científica no proceder do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, pois conseguiram desenvolvê-los obedecendo a uma sequência, o que ficou comprovado pelo nível argumentativo presente em suas sínteses descritivas, em suas narrativas durante os momentos de apresentações e avaliações das pesquisas, entre outras formas de expressão. Assim, embora este estudo não seja o único com competência de considerar a alfabetização científica na Educação Básica, ele tem um amplo potencial para associar essa alfabetização à aprendizagem por meio de projetos de pesquisa, construindo habilidades e competências que permitam o 8 estudante interpretar, de forma argumentativa e com autonomia, situações diferenciadas daquelas aprendidas em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada de professores provocando “pororocas” nas aulas do ensino superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades(2020-11) Rodrigues, Aline; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Silva, Jacqueline Silva da; Pinheiro, Fernanda Storck; Ohlweiler, Mariane; Theves, Denise WildnerEsta tese aborda a temática da formação continuada de professores do Ensino Superior com enfoque para o ensino inovador, propondo como objetivo investigar como a formação continuada, realizada na universidade, contribui para desencadear um ensino inovador nas aulas de professores que atuam no Ensino Superior. O referencial teórico adotado segue os preceitos de Antunes (2002), Moran (2012, 2013), Nóvoa (1991, 1995, 2009), Perrenoud (2000) e Tardif (2000, 2011 e 2014). O estudo foi realizado com dois coordenadores responsáveis pelo setor de apoio pedagógico e dois professores de duas instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto de investigação, buscou-se utilizar aproximações com o estudo de casos múltiplos como metodologia de pesquisa, com o intuito de conhecer as condições e os fenômenos sociais pertinentes aos espaços pesquisados. Para a geração dos dados, foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, as quais contemplaram questões abertas, possibilitando que outros assuntos pudessem ser abordados. Também foi utilizado um diário de campo em que foram registradas as impressões da pesquisadora no momento da coleta dos dados. A sistematização dos dados deu origem a categorias, definidas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se a existência e a importância das formações continuadas versarem sobre questões em torno do ensino inovador nas Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas, uma vez que, ao verificar o cronograma das formações continuadas propostas pelos setores de apoio pedagógico, percebeu-se que assuntos como competências pedagógicas, possibilidades e utilização de objetos virtuais para a aprendizagem dos alunos, metodologias ativas, técnicas de ensino, entre outros, fazem parte das programações. Da mesma forma, constatou-se que os professores pesquisados utilizam o que aprendem nas formações continuadas das 7 suas respectivas IES, em sala de aula, com seus alunos. Para tanto, eles também precisam estar predispostos e abertos a buscarem novas formas de ministrar aulas, por mais que muitas vezes o tempo esteja na contramão do desejo do professor de formar-se continuamente. Este trabalho revela uma possibilidade de rompermos com práticas tradicionais de ensino, em que o professor deixa de lado o papel de transmissor de conhecimentos para ser um problematizador e um questionador de seus alunos. Além disso, destaca a importância de temáticas relacionadas ao ensino inovador serem debatidas entre professores nas formações pedagógicas das IES, como forma de pensar aulas diversificadas e que desafiem o aluno a construir sua aprendizagem com autonomia. O professor do Ensino Superior normalmente é muito atarefado, mas é importante que ele pare e reflita sobre seu ensino no meio do turbilhão de demandas que ele tem a cumprir.
- ItemAcesso AbertoMemórias do aprender de professores(2020-11) Bühring, Cláudia Schvingel Klein; Munhoz, Angélica Vier; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente tese problematiza como determinadas memórias de um grupo de professores foram se constituindo em discursividades sobre o aprender. Por conta disso, intenta-se analisar as discursividades sobre o aprender deste grupo de professores, proporcionando-lhes, por meio de oficinas, experimentações sobre o aprender. Os referenciais teóricos abarcam conceitos de Michel Foucault (2008, 2013), Gilles Deleuze (2005), Alfredo Veiga-Neto (2004), Virgínia Kastrup (2008) e Sandra Mara Corazza (2005), no que se refere a problematizar a herança e com ela compreender a emergência de discursividades no presente. A noção de aprender aborda o campo teórico de autores da Filosofia da Diferença, tais como Gilles Deleuze (2003, 2009), Virgínia Kastrup (2001, 2005, 2007, 2008) e Jorge Larrosa (2018). Ainda, com autores como Jan Amos Comenius (2006, 2011), Burrhus Frederic Skinner (1972), Jean Piaget (1978), Lev Semenovitch Vygotsky (1991, 1993), Jerone Bruner (1976), Carl Rogers (1985) e Paulo Freire (2005) para compreender como determinadas teorizações da aprendizagem foram se constituindo em meio à modernidade. A metodologia da pesquisa opera com o método da análise do discurso de Michel Foucault (2008, 2012) e com o procedimento exploratório- experimental, de Sandra Mara Corazza (2012). A pesquisa ocorreu por meio de oficinas com trinta e sete professores voluntários de quatro escolas que ofertam o Curso Normal (Magistério), de abrangência da Terceira Coordenadoria Regional de Educação de Estrela/RS. Os instrumentos metodológicos utilizados na pesquisa durante as oficinas para a geração dos dados foram constituídos por diário de bordo da pesquisadora, diários de bordo dos professores, produções dos professores e gravações em áudio. As oficinas desenvolvidas estão imersas na composição de ‘oficina-ar’. A investigação fez emergir quatro perspectivas de análise: a) Os encontros casuísticos do aprender de professores, o aprender e seu encontro com diferentes signos em meio a diferentes lugares, com pessoas, objetos ou coisas e a evidência ao professor e ao espaço escolar; b) O disciplinamento do corpo e do saber (aprender) de professores marcando diferentes corpos; c) Os gestos do aprender de professores com inspirações professorais produzindo situações inusitadas; d) As teorizações do aprender de professores de uma vida professoral e do território formação de professores. Os resultados deste estudo lançam fios na tentativa e na intenção de provocar estranhamentos para a criação de outras memórias em torno da temática aqui referendada: aprender. Por outra via, não possuem simplesmente o intuito de concluir algo, mas, conforme o proposto no capítulo final, potencializá-los a partir da composição de ‘Curtas-memórias’, permeados de vida para um estilo próprio de docência, um estilo Professoranha.
- ItemAcesso AbertoInvestigação matemática no ensino de educação financeira e economia: uma vivência com licenciandos em matemática(2020-11-27) Franzoni, Patricia Da Graça Rocha; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Giongo, Ieda Maria; Godoy, Márcia Regina; Rosa, Cleci Teresinha Werner DaEsta Tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e teve o objetivo geral de analisar como uma prática pedagógica a luz da Investigação Matemática pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de Educação Financeira e Economia, em um curso de licenciatura em Matemática. Como aporte teórico foram utilizados estudos de autores como Bauman (2008); Chen e Volpe (1998); Lusardi e Mitchell (2014); Lipovetsky (1989, 2007); Baudrillard (2008); Denegri (1998); Stiglitz e Walsh (2003); Mankiw (2005); Flavell (1976, 1979, 1987); Rosa (2011); Tardif (2002); Ponte (2002, 2003); Ponte, Brocardo e Oliveira (2015); entre outros. A pesquisa foi realizada com vinte licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande, sendo que foram exploradas dez tarefas investigativas focando em conteúdos relacionados à Educação Financeira e Economia. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: resolução de tarefas investigativas, gravação, filmagem, entrevista, fórum de discussões em ambiente virtual, questionário de finanças pessoais e questionário metacognitivo. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados demonstram que a maioria dos licenciandos, a princípio, não conhecia a metodologia da Investigação Matemática e evidenciou ter pouco conhecimento de Economia, além de acreditar não ser importante o seu entendimento nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira. Com o desenvolvimento das tarefas investigativas, os futuros professores perceberam que a Matemática Financeira é uma ferramenta indispensável no ensino de Educação Financeira, mas que é preciso entender de Economia para se resolver o problema, fazer a melhor escolha e atingir um consumo consciente e sustentável, de forma a aumentar a qualidade de vida. Os alunos conseguiram formular, testar e validar as conjecturas, assim como manifestaram indícios de aprendizagem relacionados à Educação Financeira a partir da metodologia da Investigação Matemática. Pode-se observar, também, que os licenciandos têm consciência de suas capacidades e fragilidades; conseguem estabelecer relações entre as tarefas e conteúdos já aprendidos; e reconhecem o tipo e grau de dificuldade de cada atividade. Conclui-se que as manifestações de aprendizagem, desenvolvimento da criatividade, argumentação, pensamento crítico e metacognitivo foram provenientes da oportunidade dos futuros professores vivenciarem os quatro momentos da Investigação Matemática, na qual foi possível perceber a importância da Economia, da Matemática e do tema Sustentabilidade no ensino de Educação Financeira, assim como estabelecer relações do conteúdo com situações do cotidiano (ligação teoria e prática). Pode-se inferir que existe conexão entre a metodologia da Investigação Matemática e a metacognição, uma vez que o professor ao usar tarefas investigativas está fomentando o pensamento metacognitivo no estudante, pois a todo momento instiga os alunos a pensarem e a refletirem sobre a resolução das tarefas e, consequentemente, sobre seu processo de aprendizagem.
- ItemAcesso AbertoProtagonismo empreendedor: Uma forma singular de ensinar(2020-12) Schneider, Mariângela Costa; Silva, Jacqueline Silva da; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Giongo, Ieda Maria; Theves, Denise Wildner; Boas, Eduardo Pinto Vilas; Horn, Cláudia InêsA cada dia é necessário inovar, empreender, protagonizar e saber construir seus próprios caminhos. Com o propósito de discutir e aprofundar ainda mais a respeito do protagonismo e do empreendedorismo, esta Tese de Doutorado foi construída. Oriunda do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Ensino - PPGEnsino, da Univates/RS/Brasil, enquadra-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Estudos do Currículo e Avaliação. Para realizar a pesquisa, buscou-se embasamento em autores do Empreendedorismo, especialmente Dornelas (2007, 2018), Dolabela (2003, 2008), bem como em autores do Protagonismo, como Malaguzzi (1999) e Rinaldi (2002). A metodologia de pesquisa teve como tipo de abordagem a qualitativa (BIKLEN e BOGDAN, 1994). A partir desses autores e das aproximações teóricas com os termos Protagonismo e Empreendedorismo, criou-se o termo Protagonismo Empreendedor. Como Protagonismo Empreendedor, nesta pesquisa, entende-se aquela pessoa que utiliza sua autonomia, responsabilidade e liberdade para explorar oportunidades e fazer acontecer. É aquela pessoa que organiza estratégias e mobiliza meios e fins em prol de um objetivo. Pode ser um objetivo coletivo, individual ou social. Para tanto, mobiliza, motiva e conquista mais pessoas para auxiliarem na construção desses caminhos, unindo forças para concretizar sonhos e metas próprias ou alheias. O tipo de pesquisa configura-se como um estudo de caso (YIN, 2001). Como sujeito de pesquisa, buscou-se conhecer a prática pedagógica de um professor atuante em uma escola pública da Educação Básica de um município do Vale do Taquari/RS. O campo de pesquisa foi a sala de aula desse professor e a escola como um todo. Para a geração e coleta de dados, utilizei entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de campo e fotografias. Esta pesquisa tem o seguinte objetivo geral: Investigar como o ensinar, alicerçado nos preceitos da Educação Empreendedora, auxilia no desenvolvimento do Protagonismo Empreendedor discente na Educação Básica. Para tanto, foi acompanhada a trajetória de ensino de um professor da Educação Básica, que atua junto ao terceiro ano do Ensino Fundamental, buscando conhecer como esse professor desenvolve as suas práticas pedagógicas. Como objetivos específicos da pesquisa, elencou-se: “Conhecer os referenciais teóricos que alicerçam a prática docente de um professor atuante na Educação Básica; Investigar em que medida a formação acadêmica e a formação continuada do professor investigado vêm agregando os preceitos teóricos da educação empreendedora e do protagonismo às suas práticas docentes; Analisar o planejamento do professor, as reflexões realizadas por ele antes e depois de realizar o planejamento, buscando verificar o que leva em consideração; Verificar, junto ao professor investigado, as facilidades e as dificuldades encontradas em suas práticas pedagógicas cotidianas no que diz respeito à Educação Empreendedora e ao Protagonismo, buscando perceber, também, quais as alternativas e as estratégias utilizadas frente a elas; Averiguar como o Protagonismo Empreendedor vem sendo desenvolvido nos alunos”. Como resultados obtidos, foi possível averiguar que, quando o 7 ensinar é alicerçado em preceitos da Educação Empreendedora e quando o planejamento do professor é construído para e com seus alunos, há o desenvolvimento do Protagonismo Empreendedor discente, pois o docente leva em consideração as curiosidades e os interesses das crianças e faz acontecer o ensino a partir desses interesses.
- ItemAcesso AbertoA utilização do app Geogebra no processo de ensino dos conceitos de funções quadráticas no ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa(2020-12) Pastana, Claudionor De Oliveira; Moreira, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Quartieri, Marli Teresinha; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Santarosa, Maria Cecília Pereira; Bisognin, EleniEsta pesquisa analisa a aplicação de duas sequências didáticas exploratórias como recurso potencialmente significativo na construção de conceitos gráficos de Função Quadrática, cujo problema de pesquisa foi: Quais as implicações da construção dos campos conceituais com o uso do App GeoGebra no processo de aprendizagem significativa para ensinar os conceitos gráficos de Funções Quadráticas no Ensino Médio? O estudo foi realizado em uma escola pública da rede estadual do município de Macapá, Amapá, tendo como participantes, cento e doze estudantes do 1o ano do Ensino Médio que foram divididos em dois grupos, um controle e outro experimental. Os objetivos específicos propostos na pesquisa foram: conhecer as concepções prévias dos alunos dos grupos controle e experimental sobre alguns elementos das Funções Quadráticas; desenvolver uma prática pedagógica expositiva, com alunos do grupo controle que envolva os campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas; realizar uma atividade pedagógica com o auxilio do App GeoGebra com alunos do grupo experimental envolvendo os campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas; analisar como as atividades desenvolvidas com os grupos controle e experimental são potencialmente significativo para a aprendizagem nos campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas no Ensino Médio; verificar se os resultados obtidos durante a prática com o App GeoGebra podem possibilitar um caminho potencialmente significativa para a aprendizagem de campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas. A investigação foi organizada por meio de triangulação metodológica entre o delineamento quase-experimental, análise textual discursiva e aproximação à metodologia fenomenológica, de acordo com as concepções de Bogdan e Biklen (1994). A pesquisa foi exploratória, com a abordagem qualitativa e complementação quantitativa, dividida em quatro momentos. A análise dos dados apontou que: a) os discentes antes das sequências didáticas apresentavam a falta de alguns subsunçores relevantes na estrutura cognitiva em especial, para ancoragem de novos conceitos de Função Quadrática; b) o resultado da atividade prática pedagógica expositiva dos integrantes do grupo controle apontou que houve pouca ancoragem de novos conceitos de Função Quadrática; c) o material produzido durante a atividade pedagógica com o App GeoGebra para os discentes do grupo experimental mostrou ser expressivo contribuindo com a ancoragem de novos conceitos e significados de Função Quadrática; d) a análise das respostas do Pós-teste indicaram que os discentes do grupo experimental possuíram melhores desempenhos de respostas corretas do que os do grupo controle, apontando indícios que o material pedagógico com o App GeoGebra contribui com a aprendizagem significativa de novos conceitos e sentidos de Função Quadrática.
- ItemAcesso AbertoMentoring com professores dos anos iniciais na metodologia de atividades experimentais investigativas e concepção sobre a natureza de ciência(2020-12-21) Kliemann, Geovana Luiza; Neide, Italo Gabriel; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Quartieri, Marli Teresinha; Rosa, Cleci Werner Da; Carreira, Susana; Harres, João Batista SiqueiraNessa pesquisa propôs-se o redesenho do mentoring com professores dos Anos Iniciais na metodologia de ensino experimental investigativa e concepção sobre a natureza de ciência. Para isso, propôs-se inicialmente uma etapa preliminar de formação continuada a um grupo de 33 professores, durante o ano de 2018. Ao término da etapa preliminar, fez-se o convite à Ana e à Maria, que participaram do mentoring em 2019. Neste percurso colaborativo de planejamentos e intervenções com cada mentoranda, foi possível investigar as contribuições da DBR para qualificar as ações do mentoring, avaliar as contribuições desta metodologia de formação para auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, além de buscar analisar o processo de mudança na concepção sobre a natureza de ciência e da prática no ensino de ciências. Esta etapa da pesquisa, do tipo qualitativa, é pautada pela metodologia de pesquisa DBR (Design Based Research), para a qual a equipe de pesquisa contribuiu na projeção do redesenho de aspectos a serem potencializados com as mentorandas, através da mediação da mentora, que integrava ambos os contextos (escolas e universidade). Os dados emergentes da etapa preliminar, com o grupo de professores, são apresentados com excertos, de forma interpretativa cronológica. Quanto ao mentoring, os dados coletados, foram analisados e estão organizados em três ciclos conforme a DBR orienta: Ciclo de iniciação e cultivo; Ciclo de cultivo e separação e Ciclo de redefinição. No decorrer dos ciclos de vivência do mentoring, foi possível evidenciar a importância para as professoras receberem apoio para empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento. O tempo prolongado da formação associado a múltiplas e contínuas vivências criaram um forte vínculo entre mentorandas e mentora, o que posteriormente resultou num esforço de criar estratégias cautelosas para prosseguirem de forma independente. Essa metodologia de formação mostrou-se eficaz para professores experientes e, aliada à DBR, auxiliou a redesenhar a formação. Ao término deste estudo, é possível concluir que a mudança decorre por apoiar e auxiliar o professor em suas necessidades pontuais (superar medos e fortalecer sua auto confiança), a partir de uma relação colaborativa de respeito. O melhor desempenho dos alunos também contribuiu à mudança. Logo, o ensino por meio de atividades experimentais investigativas passou a fazer sentido e a variante nas ações contribuíram para mudança nas concepções sobre a natureza de ciência. As professoras perceberam que há uma aproximação entre o ensino de ciências e a natureza da ciência, sendo essa concepção mutável dependendo de como é ensinada. Em síntese, o fazer reflexivo levou à melhor compreensão filosófica, consequentemente, a concepção é afetada pelas ações e vice-versa (ciclo entrelaçado). Finaliza-se com evidências de que houve microrrupturas de pensamento e de ação, sempre alicerçados em hábitos, crenças, cultura, materiais, entre outros elementos.
- ItemAcesso AbertoAssédio moral pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia(2021-01) Freitas, Acimarney Correia Silva; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Oliveira, Eniz Conceição; Schuck, Rogério José; Piau, Deise Danielle Neves Dias; Leão, Marcelo FrancoEsta tese, “Assédio Moral Pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia”, tem por objetivo conhecer as percepções sobre a presença ou ausência da prática do assédio moral no espaço acadêmico, bem como seus danos, reflexos sociais e impactos na aprendizagem, sob o olhar dos (as) estudantes da área da engenharia de uma Instituição de Ensino Superior Pública da Bahia, por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. Os objetivos específicos desta pesquisa foram delineados com o fim de compreender a relação entre o conceito e a expressão da vivência do assédio moral; verificar a presença ou ausência de práticas de assédio moral vivenciadas pelos (as) estudantes na relação pedagógica nos cursos da área de engenharia; caracterizar e classificar o assédio moral; identificar os possíveis danos do assédio moral pedagógico apresentados no discurso dos (as) estudantes; entender a relação entre o discurso dos danos sofridos e sua materialização na esfera midiática e jurídica; e apresentar a relação entre as consequências do assédio moral pedagógico e os impactos na aprendizagem, sob o olhar dos (as) estudantes. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa discutem as seguintes temáticas: violência; assédio; assédio moral: classificação, causas e consequências; autoridade, autoritarismo e relações de poder nos espaços acadêmicos; didática, afetividade, conflitos e assédio moral no ensino superior. O subsídio teórico tem como marco: Leymann, 1997; Barreto, 2000; Miranda Neto, 2002; Zabala, 2003; Heloani, 2003; Hirigoyen, 2001, 2005; Bradaschia, 2007; Soboll, 2008; Galindo, 2009; Campos e Pancheri, 2017; Martins, 2008, 2017; Pancheri, 2017; Freire, 1996; Foucault, 2006; Wallon, 1986; Arendt, 2010; Libâneo, 1994; Luckesi, 2004. Utilizou-se, ainda, para análise dos resultados, o Método do Discurso do Sujeito Coletivo, proposto pelos pesquisadores Fernando Lefrève e Ana Maria Cavalcanti Lefrève. A pesquisa apresenta uma abordagem qualiquantitativa exploratória. Quanto aos procedimentos, adotou-se o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados ao longo do estudo foram questionários e entrevistas semiestruturadas. A população da pesquisa foi composta por estudantes de todos os semestres dos cursos de engenharia e a amostragem foi constituída por 280 estudantes. A coleta de dados foi realizada pelo pesquisador, no período de junho de 2018 a janeiro de 2020. Como resultado, foi possível identificar que 57,9% dos (as) estudantes que participaram da pesquisa possuem a percepção de já terem sido assediados (as) moralmente em suas relações pedagógicas, no contexto do curso de graduação, por algum (a) docente ou outro (a) profissional da educação. Destaca-se, ainda, a identificação de dezoito categorias (situações e comportamentos) de assédio moral pedagógico enfrentadas pelos estudantes no dia a dia da vida acadêmica.
- ItemAcesso AbertoAs etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência(2021-03) Formigosa, Marcos Marques; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Quartieri, Marli Teresinha; Forneck, Kári Lúcia; Barros, Osvaldo Dos Santos; Favilli, FrancoEm decorrência da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM), no Rio Xingu, oeste do Estado do Pará, muitas foram as transformações ocorridas que implicaram diretamente na vida dos povos que têm seus modos de vida traçados em consonância com o rio, incluindo os ribeirinhos residentes, não apenas às margens do Xingu, como dos seus afluentes. Ancorada no campo da Etnomatemática, a pesquisa se sustenta em pressupostos teóricos e metodológicos na perspectiva que intersecta ideias de Ludwig Wittgenstein, em sua obra de maturidade, e de Michel Foucault, considerando que ambos os filósofos tomam a linguagem como elemento de problematização. O objetivo geral consiste em examinar em que medida os jogos de linguagem expressos por um grupo de estudantes ribeirinhos se constituem como formas de resistência às influências da UHEBM. Os sujeitos de pesquisa foram constituídos por um grupo de 11 alunos de uma escola ribeirinha do município de Altamira, Estado do Pará. Os procedimentos para produção de dados ocorreram por meio de elementos atinentes à pesquisa etnográfica, onde as vivências foram registradas em diário de bordo e mídias, oriundos de conversas formais e informais, acompanhamento de atividades desenvolvidas no local e materiais produzidos pelas crianças por meio de uma cartografia social. A análise desses materiais se deu na perspectiva foucaultiana e fez emergir quatro unidades de análise, a saber: a) a existência, na forma de vida dos alunos ribeirinhos, de jogos de linguagem que possuem semelhanças de família com aqueles usualmente presentes na matemática escolar, em particular com aqueles do ciclo de alfabetização matemática, como lateralidade, espaço, forma, tamanho; b) a apropriação, por parte das crianças, de jogos de linguagem desenvolvidos na atividade da pesca, seja por meio da manipulação dos apetrechos de pesca, e/ou da observação e/ou acompanhamento da execução dessa atividade, bem como quando apontam possíveis reflexos causados pela implantação da UHEBM na mesma, como a redução do tamanho e quantidade de peixes na comunidade; c) a pertinência de que os estudantes ribeirinhos tenham acesso a outros distintos jogos de linguagem de outros contextos, como forma de resistência às influências da UHEBM; e d) as formas de resistência que ocorrem a partir da apropriação dos saberes, não apenas do seu lugar de pertença como também dos saberes de outros espaços, como forma de permanecer e resistir. Tal resistência decorre da apropriação das suas práticas que são transmissíveis às gerações, e que tem garantido a permanência dos mesmos no local, como forma de ocupação do espaço, mesmo que, por vezes, isso não seja reconhecido pelo Estado. A negação se materializa na ausência de direitos fundamentais, como o acesso à saúde, ao saneamento básico, à própria eletricidade que é gerada pelas águas que correm no rio ao qual tem suas vidas entrelaçadas, bem como a educação. Em síntese, os resultados apontam que mesmo nas comunidades isoladas, o protagonismo da escola, enquanto espaço produtor de conhecimentos, mobilizadora de saberes e fundamental na vida das famílias que constituem essas comunidades – mesmo que ela exista em condições adversas – merece maior atenção do poder público.
- ItemAcesso AbertoUso de recursos experimentais e computacionais para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo no ensino de física(2021-04) Maman, Andréia Spessatto De; Neide, Italo Gabriel; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Rosa, Cleci Teresinha Werner Da; Villagrá, Jesús Angel Meneses; Dullius, Maria Madalena; Gonzatti, Sônia Elisa MarchiMotivado para um ensino e uma aprendizagem que preparam indivíduos críticos, autônomos e atuantes na sociedade, o presente estudo analisou indícios de pensamento metacognitivo de alunos de Engenharia, na disciplina de Física I, quando desafiados a solucionarem situações-problema em que podem fazer uso de material experimental ou de simulação computacional. O referencial teórico abarca três pilares, estudos sobre metacognição, origem do termo e aplicações na sala de aula, as atividades experimentais e as simulações computacionais para o ensino de Física. A pesquisa foi realizada com dezesseis estudantes de Física I, de diferentes Cursos de Engenharia, de uma Universidade do Sul do país, por meio de uma prática pedagógica, organizada em três intervenções didáticas, utilizando roteiros-guia. A pesquisa de cunho qualitativo, do tipo descritiva, usou, para a coleta de dados, questionários respondidos tanto de forma escrita como oralmente, sendo posteriormente transcritos, e por diários de campo. A análise dos dados ocorreu por meio da elaboração de categorias a priori, usando características de ATD e atendendo aos objetivos específicos desta Tese. Como resultado, destaca-se a importância de se trabalhar com roteiros-guia que contenham: a) questões metacognitivas; b) objetivo claro para cada atividade proposta; c) promoção do uso de diferentes recursos; d) situações-problema próximos da realidade e conhecimento do aluno; e) apresentação de questões específicas do tema que está sendo explorado. Quanto ao recurso utilizado, a escolha também é um processo metacognitivo, pois o sujeito precisa avaliar as vantagens de um procedimento em relação a outro para essa situação com base em seus conhecimentos. Assim, ele planeja, regula e avalia qual o melhor caminho para a resolução da situação-problema seja por meio de um experimento, simulação ou outro recurso. Com esta pesquisa, foi possível compreender a metacognição como aliada à promoção dos processos de ensino e de aprendizagem, por meio de evidências de indícios do pensamento metacognitivo dos alunos participantes desse processo. Percebeu-se que, para a evocação do pensamento metacognitivo, é essencial a promoção de espaços para que os estudantes se autoconheçam, reflitam e pensem sobre seus conhecimentos como forma de aprimorar seu aprendizado. Além disso, verificou-se que os elementos metacognitivos (pessoa, tarefa, estratégia, planificação, monitoração e avaliação) precisam atuar juntos, pois se influenciam mutuamente no sentido de auxiliar na ativação do pensamento metacognitivo. Levar o aluno a refletir ao longo do processo de aprendizagem, promovendo o pensamento metacognitivo, é ensiná-lo a ser estratégico, aumentar sua consciência sobre as operações e decisões diante de um desafio ou escolha a ser feita, sendo autônomo. Portanto, é significativa a função do professor de orientar e fomentar o pensamento metacognitivo dos estudantes, estimulando-os a aprender a pensar de forma autônoma e crítica, não só no âmbito da escola e universidade, mas em relação a atitudes e estratégias para a vida.
- ItemAcesso AbertoMentoring e o ensino de ciências: formação continuada nos anos finais do ensino fundamental com foco em atividades experimentais(2021-05) Moro, Fernanda Teresa; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Rosa, Cleci Teresinha Werner Da; Oliveira, Eniz Conceição; Lerin, Lindomar AlbertoO ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental perpassa, com as propostas e novos direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, pelo trabalho com conceitos de Física ao longo dos quatro últimos anos (antes trabalhados apenas no 9o ano). Diversas dificuldades são relatadas pelos profissionais que trabalham nessa etapa da escolarização, principalmente no que se refere à compreensão dos conceitos mais abstratos relacionados à Física. A proposta desta pesquisa foi, portanto, uma formação continuada embasada no ensino experimental investigativo, com um grupo de professoras que atuam com a disciplina de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Posteriormente a essa formação continuada, fez-se o acompanhamento, através do Mentoring, a uma dessas professoras. A primeira etapa da formação aconteceu em 2019, envolveu 10 professoras e buscou investigar possibilidades de atividades experimentais e computacionais com enfoque investigativo para o trabalho com conceitos de Ciências. A segunda etapa da proposta buscou investigar a influência da atividade de mentoria na prática de uma professora, auxiliando- a e envolvendo-a no planejamento de atividades experimentais e simulações computacionais por meio da mentoria. Analisando as fases de vivência do Mentoring, foi possível empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento e na inserção de atividades experimentais e computacionais com cunho investigativo. Quanto à etapa preliminar, ficou evidente que o ensino com enfoque investigativo não era recorrente na prática dessas professoras. As atividades experimentais eram concebidas apenas para demonstrar algum fenômeno. Esse olhar modificou-se ao longo dos encontros. Em relação ao Mentoring, é possível inferir que mudanças na práxis do professor perpassa pelo apoio e auxílio às suas necessidades durante formações continuadas que envolvam relações de colaboração. Do trabalho colaborativo entre a mentora e a mentoranda, emergiram evidências em forma de ações e reflexões sobre a prática. Enfim, o trabalho desenvolvido nesta pesquisa apresenta essa formação embasada no Mentoring como mais uma experiência valorosa para formações continuadas, contemplando o que as diretrizes e orientações curriculares nacionais propõem: um ensino articulado com a realidade, que permita a compreensão e análise de fenômenos do cotidiano, sem a excessiva matematização e que permita a articulação entre as disciplinas da área da Ciências da Natureza.
- ItemAcesso AbertoUnidades potencialmente significativas aliadas à construção de jogos digitais como propulsores de uma aprendizagem matemática significativa(2021-06) Padilha, Teresinha Aparecida Faccio; Quartieri, Marli Teresinha; Moreira, Marco Antônio; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Giongo, Ieda Maria; Dullius, Maria Madalena; Santarosa, Maria Cecília; Studart, NelsonPromover a aprendizagem matemática significativa que transcenda a memorização e a utilização de fórmulas descontextualizadas e que motive e desperte o interesse do aluno é desafio de muitos docentes. Soma-se a esse cenário a dinamização dos jogos digitais que, com uma interface atrativa, recursos de animação, possibilidade de programação e versatilidade, podem potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, com base em estudos da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968, 1976, 1980, 2003) e de Moreira (2010a; 2010b; 2011a; 2011b; 2012), ao propor as Unidades Potencialmente Significativas (UEPS), além de autores que abordam a temática dos jogos digitais como ferramenta de ensino, delineou-se esta pesquisa de cunho qualitativo. Nela, buscou-se investigar como o desenvolvimento de uma UEPS, aliada à construção de jogos digitais, pode promover a Aprendizagem Significativa de quadriláteros e ângulos. A investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, com alunos de 7o e 8o ano do Ensino Fundamental, em que foram analisados dados coletados por meio de um questionário, construção de mapa mental e conceitual, diário de bordo, gravações e produções dos alunos. A análise dos dados permite inferir que a UEPS contribuiu para um estudo aprofundado dos quadriláteros e ângulos; as atividades iniciais funcionaram como organizadores prévios para a retomada de conhecimentos inconsistentes; a multiplicidade de recursos e estratégias favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, potencializando a relação triádica entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a construção dos jogos digitais no Scratch colaborou para que os alunos mobilizassem os conhecimentos, por vezes obliterados, acerca de quadriláteros e ângulos em um novo contexto; fortaleceu e ampliou o conhecimento dos referidos conteúdos, tornando-os mais consistente e capazes de ancorar novas aprendizagens; favoreceu o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, criação, produção e criatividade, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e pré-disposição à aprendizagem, requisitos para a Aprendizagem Significativa. Assim, espera-se que este estudo possa despertar o interesse de educadores pela elaboração criteriosa de UEPSs, aliado à construção de jogos digitais, haja vista o potencial da proposta para a promoção de aprendizagem matemática significativa. Salienta-se a importância de os jogos digitais estarem alicerçados em uma consistente proposta pedagógica e com uma mediação docente que instigue a autonomia, a criatividade e a resolução de problemas.
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