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- ItemAcesso AbertoA formação continuada de professores de Ensino Médio integrado à educação profissional do IFMT- Capus Barra do Graça- e as demandas da educação inclusiva(2017-12) Miranda, Fernanda Luzia De Almeida; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Borges, Águeda Aparecida Da Cruz; Silva, Jacqueline Silva da; Marchi, Miriam InesA formação continuada de professores constitui-se um elemento fundamental para o desenvolvimento de práticas escolares inclusivas. No Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI), essa formação assume maior relevância em virtude das peculiaridades dessa modalidade de ensino, como as que tangem à sua organização curricular e aos diversos perfis formativos de seus docentes, sujeitos da pesquisa. Este trabalho tem como lócus o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Barra do Garças, e seu objetivo precípuo é analisar os discursos de alguns professores do EMI sobre a inclusão escolar e o seus processos formativos, sobretudo o que ocorre em serviço – a Formação Continuada – tendo em vista as demandas da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utiliza a Análise do Discurso (AD) de vertente francesa para perscrutar os dados coletados por meio de três instrumentos: ficha de identificação, entrevista semiestruturada e questionário. Assim, percebem-se nos discursos docentes sobre a inclusão escolar que alguns sentidos retomam o paradigma da integração, além de manifestarem a necessidade de a Instituição criar políticas de formação continuada coerentes com o imperativo inclusivo, sendo imprescindível, para isso, o engajamento dos gestores e da equipe multiprofissional do Campus.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada em uma escola de tempo integral de Mato Grosso(2022-06) Brambilla, Sebastiani Stamm Hirsch; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Miorando, Tania Micheline; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida GuimarãesA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari. A temática trata da formação continuada de professores da Educação Básica, com o objetivo de analisar como professores e gestores de uma escola de tempo integral de Mato Grosso percebem a formação continuada desenvolvida naquela unidade escolar. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram necessários estudos de referenciais teórico/metodológicos, que nos direcionaram à abordagem qualitativa. Realizamos estudos de produções científicas, para conhecer pesquisas que se aproximassem da nossa temática; de Leis que amparam as políticas de formação continuada no Brasil e em Mato Grosso; de Pareceres Orientativos da Secretaria de Estado de Educação/MT, além de entrevistas e de grupos de discussão com professores e gestores da escola investigada. Com relação à temática em estudo, buscamos estabelecer um diálogo com autores que discutem a formação continuada, tais como: Nóvoa (1999; 2000; 2002; 2003); Imbernón (2011; 2012) e Tardif (2014), entre outros. A pesquisa foi realizada numa escola de tempo integral, num município do norte do Estado do Mato Grosso. A análise das informações, que ocorreu por meio da análise textual discursiva, evidencia que os professores compreendem a proposta de formação continuada como uma política formativa que fortalece a escola como espaço formativo, bem como os profissionais, por meio da discussão, da reflexão e da troca de experiências. As informações colhidas evidenciam aspectos positivos e fragilizados. Segundo os entrevistados, o processo formativo que ocorria antes da reformulação de 2021, centrado na escola, foi mais positivo, uma vez que fortalecia a identidade formativa na escola locus da formação continuada, oportunizando aos profissionais assumir uma postura mais crítica e reflexiva, que possibilitava mudanças no campo didático-pedagógico do ensino. No entanto, as informações também apontam que a situação pandêmica trouxe uma nova organização formativa, que passou a ser de forma on-line, alterando o projeto de formação continuada ofertado e desenvolvido na unidade escolar. Essa nova forma, segundo os sujeitos envolvidos, não atende as necessidades do contexto. Concluise que a forma organizativa que leva em consideração o documento orientativo emanado pela SEDUC/MT com especificações de cada unidade escolar atende melhor, suas necessidades formativas. Dessa forma, sugerimos que as percepções colhidas na investigação sejam consideradas, com o intuito de melhorar o processo de formação continuada e, consequentemente, o processo de ensino.
- ItemAcesso AbertoA importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5º ano em escolas do município de Paulo Afonso- BA(2024-12) Silva, Ana Paula Lima Pereira da; Oliveira, Eniz Conceição; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Silva, Jaqueline Silva e; Herber, Jane; Andersen, EleniceO presente trabalho aborda a importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5° ano em escolas do município de Paulo Afonso – BA. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar as contribuições da compreensão leitora na construção do saber nas aulas de Ciências da Natureza, na perspectiva de professores do 5° ano do município de Paulo Afonso, BA. Os objetivos específicos foram: a) investigar a percepção dos professores em relação ao papel da leitura de textos de divulgação científica pelos alunos, durante as aulas de Ciências da Natureza; e b) identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no ensino de Ciências da Natureza mediado por textos de divulgação científica como recurso didático. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, investigou as contribuições da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza, com foco na percepção de 11 professores. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados. A análise das respostas foi realizada visando identificar padrões e avaliar as percepções dos docentes sobre o impacto da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza. Com o desenvolvimento da pesquisa, descobriu-se que os professores reconhecem a importância de promover a leitura crítica e reflexiva. Eles se dizem estar empenhados em desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e compreender textos científicos de forma crítica, questionando as informações apresentadas e refletindo sobre suas implicações. No entanto, foi possível analisar que ainda falta uma sistematização no ensino para que se obtenha um resultado ainda mais satisfatório em relação à capacidade leitora dos alunos nas aulas de Ciências da Natureza.
- ItemAcesso AbertoA mentoria como recurso para jovens estudantes do Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura(2024-03) Gomes, Marcela Lorea; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Martins, Silvana Neumann; Horn, Cláudia Inês; Silva, Roberto Rafael Dias daEsta pesquisa apresenta como tema uma reflexão acerca do ensino, com foco na mentoria para jovens estudantes. A mentoria se caracteriza como uma relação de apoio e de orientação entre uma pessoa habilitada (mentor) e um aprendiz (mentorado), com o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem (Bell, 2005). Ela pode ser uma estratégia efetiva para ajudar os jovens a se desenvolverem e a construírem seus projetos de vida. A partir dos aportes teóricos de Galvão e Ricarte (2019), foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, com 16 artigos em que foi pesquisado cinco pontos sobre mentoria: seus tipos, funções, fatores de êxito, principais benefícios e tendências. Os resultados destacam a mentoria como um recurso de ensino abrangente e transformador, evidenciando seu impacto positivo em diversas dimensões do desenvolvimento de jovens estudantes. Além de fornecer suporte acadêmico, a mentoria desempenha um papel importante como apoio emocional, na promoção da identidade racial, no acesso à educação superior para comunidades vulneráveis e no estímulo ao interesse em STEM. Uma abordagem holística da mentoria, reconhecendo a personalidade única de cada aluno, parece ser uma tendência relevante nos estudos internacionais, com o intuito de promover não só o crescimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal e profissional. A relação entre mentor e mentorado é destacada como fator determinante para o sucesso da mentoria, promovendo um ambiente de confiança, de empatia e de apoio mútuo. Este estudo destaca a necessidade de promover programas de mentoria individualizados, adaptados às necessidades específicas dos alunos e seus contextos, para garantir um impacto significativo nas suas jornadas educativas e profissionais.
- ItemAcesso AbertoA polifonia dos saberes pedagógicos em contexto fronteiriço (Brasil-Venezuela), município de Pacaraima/RR(2022-08-01) Siqueira, Evangelista Soares; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; Schwertner, Suzana Feldens; Oliveira, Joelma Fernandes De; Nogueira, Francisco Marcos MendesA presente Dissertação de mestrado aborda a temática da Escola de Fronteira na intersecção com os seguintes temas: formação de professores (inicial e continuada), (multi)culturalismo e currículo. Esses conceitos a priori formam uma unidade que permite ampliar os horizontes, especialmente ao considerarmos o campo de interesse desta pesquisa (tema) e as singularidades (polifonia dos sujeitos-participantes) sobre os saberes pedagógicos e a ambiência do Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto (C.E.M.C.V.N.), o qual está localizado na cidade de Pacaraima, no estado mais Setentrional do País. Registra-se que o município faz Fronteira com a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Diante desse cenário, emergiu as seguintes questões: em que medida os saberes pedagógicos da formação inicial e continuada são mobilizados pelos professores/professoras para atender às demandas e os desafios específicos da prática docente no contexto da/na Escola de Fronteira? Qual é o modus operandi que os professores/professoras agenciam no processo de ensino e aprendizagem na Escola de Fronteira a partir da (con)vivência de alunos/alunas brasileiros/as e venezuelanos? Que saberes pedagógicos precisam ser construídos ou ressignificados com a finalidade de dar conta dos desafios que se colocam no cotidiano da/na Escola de Fronteira?. Com o intuito de buscar respostas aos questionamentos em tela, privilegiou-se a dimensão da pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso e o aporte da metodologia da História Oral através de entrevistas semiestruturas. Não obstante, devido à Pandemia do Coronavírus (COVID-19) foi preciso fazer alguns ajustes e traçar algumas estratégias para darmos conta da produção, sistematização e análise dos dados, dentre as estratégias, recorremos para as videochamadas com auxílio do Google Meet para realizar e gravar as entrevistas, além do Google Forms na aplicação de questionários. Essas estratégias se mostraram satisfatória no decorrer da investigação porque resguardou os entrevistados e o entrevistador, particularmente por causa da insegurança frente ao COVID-19. A partir da pesquisa de campo e das entrevistas é possível inferir que a dinâmica e a singularidade educacional no C.E.M.C.V.N perpassa pelos desafios e pela barreira linguista, exigindo busca de alternativas didático-pedagógica com a finalidade de mitigar os obstáculos e inserir todos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Demais, os resultados da pesquisa, ainda, apontam a Fronteira como lócus circularidade de pessoas, culturas, saberes e, também, de tensionamento sociocultural, ainda mais porque tem uma grande circulação de pessoas devido boom migratório de venezuelanos fugindo da crise econômica, política e social vividas no País vizinho desde 2014.
- ItemAcesso AbertoA produção e uso de material didático em EAD durante a pandemia da covid-19: operando com um arquivo a partir dos anais do CIAED(2022-11) Souza, Tiago Lobato De; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Hattge, Morgana Domênica; Horn, Cláudia Inês; Longo, Carlos Roberto JulianoO material didático é um importante recurso utilizado para o ensino em EAD e, durante a pandemia da COVID-19, se torna um instrumento didático-pedagógico essencial para realizar o ensino remoto. Desta forma, esta pesquisa possui como principal objetivo arquivar e analisar os trabalhos científicos que abordam o tema material didático em EAD e que foram publicados, durante os primeiros anos da pandemia da COVID-19, nos anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). Sendo assim, a investigação apresenta como problemática, investigar o que foi produzido academicamente sobre material didático em EAD, durante o contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil, já que tais materiais foram muito utilizados por professores, instituições e alunos nesse período. A base teórica-metodológica da pesquisa consiste em procedimentos arquivísticos, a partir do pensador Michel Foucault (2008a; 2008b) e de pesquisas e trabalhos sobre arquivo foucaultiano, realizados por Júlio Aquino e Gisela do Val (2018), entre outros interlocutores. Os procedimentos arquivísticos foram divididos em três etapas: rastreamento, arquivamento e análise. A partir do rastreamento realizado, foi construído um arquivo de 22 trabalhos científicos que possuem como objeto principal de estudo ou como relato de experiência, a produção ou/e o uso de materiais didáticos em EAD. O processo de arquivamento ocorreu principalmente através de indagações que surgiram a partir do contato com os trabalhos rastreados e com a organização deste arquivo. Já os arquivamentos realizados, permitiram análises em torno dos setores educacionais envolvidos com a temática da contextualização da pandemia nos trabalhos, das mídias utilizadas como suporte, dos autores e obras referenciadas nos artigos, da avaliação da aprendizagem em materiais didáticos, etc. Como o objetivo das análises não era encontrar qualquer resultado ou conclusão definitiva, tem-se a produção de um arquivo que visibiliza de que modo esses trabalhos científicos mostram o que foi e está sendo real
- ItemAcesso AbertoA utilização pedagógica do celular no Ensino de Geografia por meio do trabalho colaborativo entre orientador educacional e uma professora(2023-12) Bozzetti, Jonis; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Amado, Nélia Pontes; Kliemann, Geovana Luiza; Martins, Silvana NeumannDesde 1924, as atribuições dos orientadores educacionais vêm se transformando no Brasil, deixando de ser um trabalho exclusivo com alunos e famílias, para agregar ações pedagógicas junto aos professores, com a preocupação voltada também aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesta dissertação, objetivou-se investigar como o trabalho colaborativo entre uma professora e um orientador educacional pode promover a utilização pedagógica do celular no ensino de geografia – ambos sujeitos principais da pesquisa. Com características qualitativas e proximidades com estudo de caso, as discussões teóricas pautaram-se nos seguintes eixos norteadores: trabalho colaborativo e a relação de mentoring e a orientação educacional; utilização pedagógica das tecnologias móveis; ensino de Geografia e suas orientações curriculares. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram os registros no diário de itinerância, gravações de áudio, entrevista semiestruturada e observação participante, analisados de maneira descritiva, cronológica e interpretativa. As práticas pedagógicas ocorreram numa turma de 6º ano de uma escola municipal de Santa Cruz do Sul – RS, por meio de três ciclos, envolvendo a figura do mentor (orientador educacional) e da mentorada (professora de Geografia). Em cada um dos ciclos ocorreu planejamento, implementação e reflexão, com o intuito de desenvolver atividades pedagógicas usando o celular com foco nos aplicativos Google Maps, Clima & Radar e Google Earth. Os resultados apontaram que a relação de mentoring entre os sujeitos envolvidos proporcionou ajuda mútua, respeito, confiança e o aprender com o outro. Superaram-se dificuldades conjuntamente, sobretudo, a de encontrar aplicativos para alinhá-los com algum tema de aula e buscar estratégias para diminuir as dúvidas dos alunos nas atividades. Com relação à utilização pedagógica da tecnologia nesse processo, proximidades com duas delas foram observadas: a centrada no aluno, na medida em que os estudantes puderam investigar e analisar dinâmicas relativas a paisagens históricas e condições de monitoramento instantâneo do tempo, em lugares de sua realidade, colaborando com o ensino de Geografia ao colocar os estudantes numa posição ativa. Já na centrada no professor, os alunos, passivos, observaram como manipular os aplicativos, por meio de vídeos tutoriais, o que contribuiu positivamente para a diminuição das dúvidas deles. O estudo apontou a possibilidade de usar o celular em aula, articulando aplicativos com objetos de conhecimentos, objetivos, habilidades, metodologias e avaliação. Assim, as práticas vivenciadas sinalizam uma continuidade futura no fazer pedagógico do orientador educacional, principalmente, quanto ao mentoring e o trabalho colaborativo em intervenções com os docentes, considerando os feedbacks positivos da professora de Geografia, tais como, maior tranquilidade e autonomia ao longo das práticas e o relato de que voltará a utilizar/aprimorar o uso dos aplicativos em aulas futuras.
- ItemAcesso AbertoAbordagem STEM: o desafio do seu planejamento e implementação na educação profissional de ensino médio(2020-12-18) Campos, Jakeline; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Amado, Nélia Maria Pontes; Neide, Italo Gabriel; Bisognin, EleniA abordagem STEM busca desenvolver o ensino, integrando experiências, interpretações e reflexões em torno de situações reais do cotidiano. Este estudo objetivou investigar como a abordagem STEM pode contribuir na articulação entre a formação geral e a formação técnica profissional de nível médio. Foram estabelecidos os objetivos específicos: Discutir as possibilidades para a integração entre as diversas áreas do conhecimento proposta pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio; Estimular a abordagem STEM em uma situação problema dentro da proposta do novo Ensino Médio em um curso Técnico em Eletrotécnica; e Descrever os desafios e oportunidades do processo de ensino/aprendizagem por meio da abordagem STEM. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo o estudo desenvolvido com alunos da 1a série do Ensino Médio do SESI da cidade de Pimenta Bueno, em Rondônia. Foi desenvolvido uma situação de aprendizagem designado por tema O Mundo do Trabalho na Indústria, em conjunto com os professores das áreas de conhecimento propostas pelos Novo Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Eletrotécnica. A proposta envolveu o planejamento e implementação de aulas e atividades com base na abordagem STEM. O projeto envolveu o uso de Arduino Leonardo, visita técnica a uma usina hidrelétrica, tendo como desafio propor resoluções de problemas reais. Os resultados evidenciaram que o SESI/SENAI está em processo de adaptação ao Novo Ensino Médio proposto pela BNCC, dado que utilizou a Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) e utilizou a abordagem STEM para promover a construção do conhecimento dos alunos da turma em estudo. Foi possível perceber que a aplicação de uma abordagem STEM contribui para a interlocução entre as áreas de conhecimento e traz maior protagonismo dos alunos na construção do próprio conhecimento; além disso, incentiva os alunos para que sejam críticos e profissionais competentes na busca de soluções para em suas futuras atividades de trabalho. A visita técnica desafiou os alunos no entendimento entre ciências, meio ambiente, tecnologia, matemática, física, linguagens, provocando no aluno uma atitude proativa. Na atividade prática, com uso do Arduino Leonardo, percebeu-se a autonomia dos alunos para a realização dos desafios, o engajamento no trabalho em equipe, a compreensão dos problemas, o envolvimento para encontrar as soluções, a construção de um pensamento crítico diante das ações necessárias com base na interação com ambientes não-formais de aprendizagem, visando diminuir o consumo de energia. Por fim, percebeu-se a contribuição da abordagem STEM para o ambiente escolar, na educação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que constroem sua autonomia para alcançar as metas de seu conhecimento.
- ItemAcesso AbertoAção docente na contemporaneidade: o que pensam os adolescentes?(2018-01) Diesel, Daniela; Amado, Nélia; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Schwertner, Suzana Feldens; Amado, Nélia; Dullius, Maria Madalena; Ohlweiler, Mariane; Quintas, HelenaSer professor requer uma variedade de atribuições, como habilidades, técnicas e competências para a ação docente com jovens estudantes. Diante disso, esta dissertação buscou dar voz a estudantes adolescentes acerca da importância do professor nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudo contemplou reflexões teóricas sobre a escola contemporânea, o ensino para adolescentes, os saberes e as competências do professor contemporâneo (SIBILIA, 2012; TARDIF, 2012; CANÁRIO, 2006; DUBET, 1997). A pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de jovens estudantes sobre a ação docente na escola contemporânea. Optou-se por uma abordagem qualitativa, a partir do uso da técnica de grupo focais com estudantes de duas escolas, do segundo ano do Ensino Médio de um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A técnica de grupo focais busca compreender as perspectivas e os valores de um grupo, sendo que os insights gerados por meio das discussões permitem entender como o grupo processa e significa a temática pautada (BARBOUR, 2009). Por meio da análise textual discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011), dentre as narrativas apresentadas pelos estudantes, foi possível elencar quatro unidades: primeiro, os múltiplos papéis que o professor exerce nos dias de hoje; segundo, a importância do docente estabelecer relações afetivas e interpessoais entre professor-estudante; terceiro, a necessidade de aulas mais dinâmicas, para além do espaço da sala de aula, onde há a possibilidade de partilha de conhecimento oriundo tanto de estudantes como dos professores; e, por último, as competências do professor do século XXI. Como resultados, o estudo mostrou que os jovens consideram o professor como uma figura de ‘referência’, fonte de inspiração, figura indispensável no processo de ensino e de aprendizagem. O docente precisa ser dinâmico e estar em permanente evolução, saber incentivar e estimular constantemente o estudante. Além disso, na visão dos estudantes, a relação professor-estudante precisa ser marcada por vínculos de afeto. Os jovens afirmaram que a escola ainda segue uma abordagem tradicional de ensino e sugeriram outros ambientes e ferramentas que favoreçam a aprendizagem. O professor do século XXI deve estar aberto para as mudanças nas relações professor-estudante e precisa estabelecer um espaço de ‘escuta’ e de troca, compartilhando seus saberes com os estudantes.
- ItemAcesso AbertoAchadouros de infância: processos cartográficos entre docências e Educação Infantil(2024-12) Costa, Raquel Thaís Arcari da; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Olegário, Fabiane; Schwertner, Suzana; Machado, Niqueli StreckEste estudo apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino. O objetivo foi investigar como a infância, compreendida como potência de pensamento, força política e tempo sensível, interroga as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Pensar a infância contemporânea diz respeito a compreender uma construção social e histórica que foi caracterizando e rotulando essa infância em seus modos de ser e agir (Bujes, 2002). Além disso, é pesquisar e vasculhar quais outras possibilidades essa infância é capaz de construir, isto é, realizar um processo de desconhecer a infância. A escola, como instituição habitada pela infância da Educação Infantil, torna-se um território possível para entender as interrogações que a infância transmite em relação às práticas pedagógicas, ao que ela vivencia nesse espaço. Nessa perspectiva, o estudo concretizou-se a partir do método cartográfico embasada nos autores Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e Rolnik (2006). Os participantes envolvidos nos ensaios cartográficos foram uma professora de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Encantado-RS e as crianças de sua turma de Maternal A (2 a 3 anos de idade). As ferramentas para desenvolver o trabalho cartográfico foram o diário de bordo (Mella, 2016), utilizado pela pesquisadora cartógrafa, o diário acompanhante, utilizado para os registros da professora da turma, e a câmera fotográfica. Para potencializar os encontros, outra ferramenta foi criada pela pesquisadora, um Achadouro de Inventos, inspirado na poesia Achadouros - memórias inventadas, de Manoel de Barros (2015). Esse Achadouro de Inventos foi o nome dado para as três caixas entregues para a professora titular durante o processo. Dentro de cada Achadouro de Inventos havia também disparadores do pensamento, composições inspiradas em artistas brasileiros (Mariana Guimarães1 e Augusto Bueno2 ) e no próprio ato de criar da pesquisadora. A construção dos disparadores contaram com fios, elementos da natureza e linhas da infância, a partir do desenho. Através da escrita no diário de bordo da pesquisadora, dos diálogos, das fotografias e das observações realizadas, constatou-se que a infância da Educação Infantil não só interroga, mas sugere movimentos e ações para as práticas docentes. A infância interroga ao descobrir, ao desvendar e ao criar através das suas múltiplas linguagens. Entre as infâncias que habitam um espaço escolar, existe lugar para o devir-criança (Kohan, 2007), detectável nas sutilezas das crianças durante as práticas pedagógicas. Por fim, conclui-se que uma docência que pesquisa, planeja e convida as infâncias a experimentarem vivências lúdicas e de experimentação contribui para um espaço escolar que provoca a interrogação, a sugestão e a participação dessa infância.
- ItemAcesso AbertoAlfabetização Científica em Espaços Não Formais de Ensino e de Aprendizagem(2019-04-04) Henckes, Simone Beatriz Reckziegel; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162A presente pesquisa possibilitou uma discussão acerca de dois temas que, através da divulgação científica, se mostraram foco de estudos no campo do Ensino e da Educação, a Alfabetização Científica (AC) e os Espaços Não Formais de Ensino e de Aprendizagem (ENF). O tema selecionado para esta dissertação foi a AC em ENF e o problema norteador consistiu em entender como professores da Educação Infantil, nos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental percebem e desenvolvem a AC explorando os ENF com seus alunos. Os objetivos específicos pensados para abranger o objetivo geral foram: a) verificar as concepções dos professores sobre os temas: AC e ENF; b) Investigar como os professores organizam e desenvolvem suas aulas no cotidiano de suas práticas pedagógicas, considerando a AC de seus alunos em ENF e c) Identificar as dificuldades e motivações dos professores ao realizar suas aulas em ENF, visando à AC dos alunos. Buscou-se aporte teórico para a AC, em Chassot (2007; 2017), Dutra, Oliveira e Del Pino (2017), Sasseron (2008; 2011) e Demo (2010; 2011), entre outros; e, para os ENF, nas autoras Jacobbuci (2008), Gohn (2014) e Vercelli (2014). Os procedimentos metodológicos envolveram uma pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, apresentando aproximações com o estudo de caso e utilizando o método indutivo. Os sujeitos investigados foram oito professoras - duas da Educação Infantil, três dos Anos Iniciais e três Anos Finais, de quatro escolas públicas do município de Lajeado/RS/BR. A coleta dos dados foi contemplada em 2018 e contou com entrevistas semiestruturadas, observações e roda de conversa. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram organizados a partir de cada objetivo específico. O primeiro objetivo possibilitou duas categorias emergentes: 1: desconhecimento e atividades que possibilitam o desenvolvimento da AC e 2: familiarização e desconhecimento referente ao termo ENF e locais explorados durante o ano com as crianças. Os resultados do segundo objetivo perpassaram pela análise de três observações das aulas das professoras, quando se fez uma descrição das atividades. Do terceiro objetivo, emergiram também três categorias: 1: limitações que perpassaram o Ensino Superior; 2: marcas que ficaram; e 3: mudanças a partir da própria práxis. Percebeu-se que havia limitações sobre o entendimento dos conceitos AC e ENF, porém as professoras desenvolvem atividades que são fundamentais para que ocorra a AC. Verificou-se o quanto os alunos são curiosos e argumentativos em ENF e, da mesma forma, que existem lacunas referentes à formação inicial dos professores, mas que as professoras pesquisadas conseguiram, através de estudos nas escolas, mudar suas práxis. Acredita-se que há muito a estudar sobre a AC e os ENF, pois entende-se que são fundamentais para ajudar as crianças e adolescentes a se perceberem no mundo, tornando-os cada vez mais críticos, argumentativos e fazendo sempre o melhor para si mesmos e para o próximo. A investigação terá continuidade nos próximos anos durante o doutorado, no projeto aprovado “Pesquisador Gaúcho” e na pesquisa nas escolas participantes do projeto.
- ItemAcesso AbertoAlunos com Transtorno do Espectro Autista: procedimentos pedagógicos e metodológicos(2023-06) Castro, Felipe Carvalho; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Oliveira, Eniz Conceição; Fenner, Roniere Dos Santos; Jesus, Silvia Manoela Santos DeA proposta desta pesquisa traz como discussão a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista como desafio no processo de ensino, apropriando-se do Plano Educacional Individualizado como instrumento norteador, cujo conteúdo contempla o formato colaborativo com a participação dos envolvidos nos contextos escolar, familiar e clínico. A busca é a de melhor atender as especificidades de cada realidade como princípio para atender à pergunta macro: como a análise do ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir do Plano Educacional Individualizado pode melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem do estudante com transtorno? A partir desse questionamento nasceu o objetivo do presente estudo, que é analisar o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI). Para a construção do trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, documentos legais e nas bases de dados da SciELO e do Google Acadêmico, utilizando os termos em português: Transtorno do Espectro Autista, Plano Educacional Individualizado e Inclusão Escolar. Esse levantamento indagou sobre os parâmetros legais da inclusão, com seleção de leis que versam sobre especificidades do transtorno e sobre a importância da aplicação de um Plano Educacional Individualizado desde os anos iniciais. Esse aporte teórico mostrou a necessidade de adequações e práticas individualizadas no ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e do delineamento de um Plano Educacional Individualizado. Quanto à metodologia, enquadra-se como pesquisa de estudo de caso, com aporte teórico de Yin (2014); de abordagem qualitativa, com respaldo em Gil (2019) e; com coleta de dados, provenientes de um questionário previamente elaborado, com perguntas abertas acerca do ensino de alunos com TEA. A estrutura desse questionário foi baseada em Eixos com a seguinte divisão: I – Perfil geral; II – Ensino; III - Planejamento; IV- Avaliação e V - PEI. Participaram do trabalho oito profissionais, sendo: 03 de apoio pedagógico, 01 de apoio psicológico, 01 de apoio assistencial e 03 professores. A pesquisa aconteceu no Centro Carmelita Joana dos Santos Menezes, situada na cidade de Cícero Dantas – Bahia. Como resultado para análise de dados, utilizou-se Bardin (2016).
- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual de ensino e aprendizado Moodle: funcionalidades da plataforma na compreensão de estudantes do IFRS Campus Bento(2022-10) Prá, Ivan; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Bersch, Maria Elisabete; Hattge, Morgana Domênica; Loureiro, Carine BueiraO emprego de tecnologias em sala de aula é um tema recorrente em diversas pesquisas nas últimas décadas. Entre os diversos temas ligados às TICs, os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) podem aproximar as aulas presenciais num ambiente virtual, tornando-se um centralizador das informações no ciberespaço escolar. Possibilitam a apresentação do plano de ensino, materiais de aula e atividades, que podem ser acessados de forma síncrona e/ou assíncrona, proporcionando um ambiente organizado para a prática pedagógica. Esta pesquisa foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo Espaço Movimento (CEM/CNPq), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Tem como lócus, estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Bento Gonçalves nos componentes curriculares: Introdução à Computação, Laboratório de Algoritmos e Informática Instrumental, ministradas no Curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no de tecnologia em Logística. O objetivo da investigação foi analisar de que modo e quais funcionalidades presentes no ambiente virtual, na perspectiva dos estudantes, auxiliam no seu processo de aprendizagem. O estudo utilizou como metodologia de pesquisa a abordagem de método misto (qualitativa e quantitativa) e como instrumento de investigação, formulários eletrônicos. A partir dessa abordagem traçou-se os percursos da pesquisa: i) caracterização e descrição das funcionalidades que podem ser utilizados no AVEA Moodle; ii) configuração de salas virtuais no AVEA Moodle, utilizando as funcionalidades avaliadas no contexto de cada componente curricular; iii) Investigação das contribuições das funcionalidades do AVEA Moodle, no processo de ensino e aprendizagem. iv) construção de produto educacional com descrição das funcionalidades disponíveis no ambiente virtual de ensino e aprendizado da instituição. Por fim, os resultados da investigação mostraram as contribuições das ferramentas no ambiente virtual, revelando adequações ao ambiente, conforme apontado pelos estudantes.
- ItemAcesso AbertoAmpliação e ressignificação do Ensino Técnico da Língua Inglesa por meio da plataforma Moodle(2024) CAMPOS , KARINE; Forneck, Kári Lúcia; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Schuck, Rogério José; Martins, Silvana Neumann; Bublitz, Grasiela KielingO estudo desta dissertação objetivou analisar as potencialidades pedagógicas da Plataforma Moodle para o Ensino Técnico da Língua Inglesa, com base em tarefas e atividades voltadas à ampliação das possibilidades de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em aulas presenciais. Estas atividades serviram para reforçar os conhecimentos de alunos concluintes dos cursos Técnicos de Nível Médio em Comércio Exterior e em Logística, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Campus Santana. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se descrever, organizar, explorar e verificar as ferramentas do AVA, que pudessem auxiliar o ensino da Língua Inglesa por meio dos recursos disponíveis neste espaço virtual. Com aproximações a um estudo de caso, este estudo trilhou os caminhos de uma pesquisa qualitativa. No que se refere à análise dos dados, optou-se pelo método descritivo. No tocante aos instrumentos da coleta de dados, foram utilizados o pré-teste, o diário de campo, a observação, o questionário e o pós-teste. A análise e a discussão dos dados apontam que a ampliação e a ressignificação do ensino técnico da Língua Inglesa por meio do AVA Moodle foram bastante satisfatórias. Ao utilizar a abordagem baseada em tarefas, os alunos realizaram algumas propostas de ensino, que, entre outras ações, combinaram o ensino presencial com as práticas no espaço virtual, proporcionando aos alunos, mais autonomia e motivação. Os achados do estudo também revelaram que atividades associadas ao desenvolvimento linguístico de uma língua adicional por meio de algum Ambiente Virtual contribuem para o uso da língua em situações reais, permitindo que os aprendizes se comuniquem com maior grau de naturalidade, pois, a partir desta proposta, a língua deixa de ser um elemento estranho e passa a fazer parte da vida dos estudantes. Por fim, percebeu-se a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática envolvendo uma língua adicional, a tecnologia e o ensino técnico profissional.
- ItemAcesso AbertoAndarilhar por uma pedagogia que fale em nome próprio(2016-08) Crizel, Ana Paula; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Trata-se de fabular uma pedagogia que fale em nome próprio por meio de um andarilhar errante. Composição possível porque a pesquisa se fez em movimento afectado pelas obras de Francis Alÿs e de outros artistas errantes que têm no andar sua poética de trabalho. Obras-movimento que se misturam ao texto e sustentam o andarilhar, modo/método de deslocamento desta pesquisa. Andarilhanças que encontram na arte, na música, na literatura, na filosofia deleuzo-guattariana, na pedagogia, matéria para a composição de suas imagens-fábula, em que se tomou o território da pedagogia, ora como forma, ora como força, ora uma na outra, implicadas em deslocamentos no tempo e no espaço. Tal movimentação, mediante a noção de fabulação – potência falsificadora e produtora de uma memória de futuro –, aspirou a criar condições para a despersonalização de um território e daquele que o vive/percorre. Para isso, inventa-se Ela. Ela é as muitas vozes que dizem e se movimentam n’Ela. Movimentação que se faz por meio dessas imagens-fábulas que excedem o real porque, prenhes de um passado, desejam um porvir que movimenta o aqui-agora. Desse modo, as matérias- imagens-movimentos criam constantes novas posturas e modos de ocupar-habitar o território e, pelos entre-erros dos caminhos, fabulam uma pedagogia que fale em nome próprio.
- ItemAcesso AbertoAprender experimentando no contexto de uma formação continuada de professores dos anos iniciais(2018-06-20) Dick, Ana Paula; Amado, Nélia Maria Pontes; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962O presente trabalho apresenta uma pesquisa centrada na formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para repensar o ensino de Matemática, Física e Química no referido nível. O objetivo da pesquisa foi investigar como os professores se envolvem com situações em que são propostas atividades experimentais para o ensino das Ciências Exatas e percebem o uso de tais atividades para a sala de aula. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa descritiva e desenvolveu-se no contexto de um curso de formação continuada, em uma escola privada do Vale do Taquari – RS. Os dados coletados referem-se às interações entre o grupo de professoras participantes, bem como aos relatos e às discussões suscitadas na vivência das atividades experimentais propostas durante a formação. Frente à análise dos dados, podemos inferir que a formação foi capaz de incentivar o uso das atividades experimentais na prática pedagógica dos docentes, uma vez que possibilitou a desmistificação do ensino das Ciências Exatas, além de oportunizar uma partilha de experiências entre as participantes. Desse modo, entendemos a constituição de uma comunidade de prática, uma vez que as professoras manifestaram preocupações e dificuldades em comum, na busca de um mesmo objetivo. Outro aspecto relevante diz respeito à formação ter sido realizada no ambiente em que as professoras desenvolvem sua prática docente, na medida em que permitiu que estas conhecessem espaços e recursos disponíveis na escola, até então desconhecidos.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem em educação ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do ensino fundamental(2020-12) Reis, Geilson De Arruda; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Gonçalves, Luciléa Ferreira Lopes; Konrad, Odorico; Hattge, Morgana DomênicaEsta dissertação versa sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA), que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola Municipal da cidade de Imperatriz/MA: o Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore (PBV). A partir da trajetória e experiência do pesquisador com o contexto do PBV, surgiu o problema de pesquisa: “como o PBV pode contribuir com o processo de aprendizagem de EA dos alunos participantes?”. Objetivou-se investigar a compreensão dos discentes participantes acerca da aprendizagem em EA, bem como: a) identificar, através dos discursos dos jovens, se o envolvimento com o projeto foi um fator de relevância para os resultados do PBV; b) identificar o que foi importante e atrativo para que os alunos se engajassem com o projeto; c) analisar as possibilidades de interdisciplinaridade a partir das atividades do PBV; d) identificar se a vivência em EA trouxe aprendizados para os estudantes na vida fora do espaço escolar. Em relação à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudo multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos voluntários participantes. Para produção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) emergindo, assim, quatro categorias que foram agrupadas e analisadas a partir de uma reflexão apoiada em documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2017 e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) 2019, bem como em autores como Carvalho (2012), Freire (1987; 2000; 2013), Louv (2016), Melucci (2004), Morin (2011), Ruscheinsky (2012), Zabala (2002) dentre outros. Os resultados evidenciaram que as acepções sobre EA consideraram como referências as experiências vividas nas circunstâncias da caminhada e envolvimento com o PBV. Ficou compreendido que a EA é capaz de auxiliar os sujeitos a se conhecerem e se conectarem melhor com o meio ambiente. Foi manifestado que a EA é um tema relevante e pode ser trabalhado com mais frequência na escola e fora dela. No pensamento dos entrevistados uma EA mais presente na escola poderia auxiliar na desconstrução de ideias negacionistas em relação às problemáticas ambientais. Sobre as aprendizagens destacam-se aquelas relacionadas às atividades práticas por intermédio da ação da Guarda Ambiental no viveiro do projeto, tais como: fazer compostagem, coletar sementes, semear as mudas e regá-las, distinguir e reconhecer espécies de árvores, além de plantá-las. As aprendizagens nos eventos do PBV, em espaços além da escola, também foram citadas. Entendeu-se que o cuidado e zelo com o patrimônio público do município foi uma aprendizagem decorrente do Bacuri Verde. Ficou evidente, assim, um sentimento de pertencimento, de integração aos ideais do projeto. Alguns professores, componentes curriculares e cenas interdisciplinares foram citados, indicando que o PBV possui limitações para a integração dos planejamentos de aula entre os docentes. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de se relacionar e se comunicar com as pessoas em espaços frequentados e tempos vividos posteriores à época de estudos na escola. Ao final, destacam-se algumas reflexões sobre a aplicabilidade do PBV para outras unidades de ensino e apontamentos sobre a possibilidade de futuras investigações sobre ensino e aprendizagem no contexto do referido projeto.
- ItemAcesso AbertoAprendizagens em espaços não formais e o empoderamento feminino: um estudo de caso em uma associação da Região Amazônica(2018-08-07) Oliveira, Katiane Vargens De; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Schwertner, Suzana Feldens; Volkmer, Márcia Solange; Stering, Sílvia Maria Dos SantosO objetivo deste estudo foi compreender como as vivências possibilitadas pela Associação de Mulheres “Cantinho da Amazônia” (AMCA) contribuem para o empoderamento das mulheres pertencentes ao projeto. Trata-se de uma investigação que revela a importância dos espaços não formais de aprendizagem para a formação humana, especialmente no que concerne ao empoderamento feminino. A investigação ocorreu na AMCA com base na pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN 1994). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois grupos focais com nove associadas e a análise de documentos da associação como: atas, reportagens, fotografias e livretos. A revisão teórica acerca das aprendizagens em espaços não formais, sob a perspectiva do empoderamento feminino, foi determinante para o estabelecimento do contraponto entre essas teorias e o fazer concreto. Por fim, apresenta-se algumas (in) compreensões do que foi possível vivenciar no decorrer da pesquisa. Serão encontradas nesse estudo razões significativas que apontam para a necessidade de se promover cada vez mais espaços como este pesquisado, a fim de alavancar o empoderamento feminino e, assim, efetivar uma sociedade com equidade de gênero e social, uma vez que a AMCA é um espaço onde há interlocução de vozes femininas que se aproximam, solidarizam-se, compartilham alegrias e problemas cotidianos em um processo de fortalecimento mútuo. As ações da AMCA por si só não levam ao empoderamento, contudo, elas possibilitam momentos que podem ser pontes para que os sujeitos desenvolvam habilidades para adquirirem o empoderamento. Os processos de aprendizagem encadeados nesse espaço possibilitam avanços progressivos político-psicológicos que impulsionaram mudanças na vida social das associadas. Os processos educativos desenvolvidos na AMCA não se desenvolvem apenas nas vivências diárias, mas também na participação de encontros, feiras, oficinas, projetos sociais, capacitações. São oportunizados conhecimentos às mulheres para se qualificarem profissionalmente, tanto no aperfeiçoamento como na aquisição de novas técnicas e aptidões. A AMCA é a uma das poucas opções de trabalho remunerado para as mulheres do assentamento “Vale do Amanhecer”, tampouco há políticas públicas na região que qualifiquem especificamente as mulheres para o mundo do trabalho. Nessa direção, importante se faz refletir sobre a necessidade de constituir novas práticas e ampliar a reflexão sobre os caminhos das políticas públicas com o objetivo de qualificar as mulheres profissionalmente.
- ItemAcesso AbertoAs metodologias de ensino na educação do campo: o trabalho de uma professora no município de Goianésia do Pará-PA em turma multisseriada(2021-12) Souza, Lindomar Pereira De; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Hage, Salomão Mufarrej; Martins, Silvana Neumann; Garzon, Liliana Inês ÁvilaDiscutir o ensino na Educação do Campo é marcar esse território respeitando todos os sujeitos que dão vida para cada realidade do campo, e nessa perspectiva a formação continuada do professor atuante nessa realidade em turma multisseriada se torna uma questão a mais a ser respeitada e considerada por todos que fazem a educação sistemática acontecer. Vivenciar os desafios de ensinar numa escola do campo é, sobretudo acreditar no trabalho do professor, na sua capacidade de criação e recriação de metodologias de ensino em sua ação no cotidiano da sala de aula buscando melhorar sua prática pedagógica. O presente estudo teve como problema: Quais metodologias de ensino são utilizadas por uma professora atuante na Educação do Campo, em uma turma multisseriada no município de Goianésia do Pará? Dessa forma seu objetivo geral buscou: Investigar quais as metodologias de ensino são utilizadas por uma professora atuante na Educação do Campo, em uma turma multisseriada no município de Goianésia do Pará. A pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo fundamentada no pensamento de Teixeira (2011) e Moreira (2011) e do tipo documental baseada em Gil (1999) e da pesquisa de campo na perspectiva do olhar de Marconi e Lakatos (1999), e ainda da Pesquisa-Ação conforme Thiollent (2007). O sujeito da pesquisa foi uma professora atuante numa turma multisseriada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação do Campo no município de Goianésia do Pará/PA. A coleta de dados se efetivou através do uso da entrevista semiestruturada as quais foram gravadas com celular, da observação participante, registro por meio de fotografia e diário de campo. A mesma contou com as contribuições teóricas de autores que discutem a temática em debate como: Hage (2005, 2010); Pires (2012); Fighera (2018); Veiga (2012) entre outros que abordam esse campo de estudo, e ainda algumas legislações que regulamentam a Educação do Campo. A pesquisa apontou sobre a carência de materiais didáticos para auxiliar a professora em suas ações pedagógicas, assim como da necessidade de ampliação de formação continuada destinadas aos professores atuantes em turmas multisseriadas no campo, além de se pensar um planejamento pautado na coletividade. A pesquisa trouxe contribuições importantes no sentido de compreender a necessidade da elaboração de um projeto capaz de assegurar a formação continuada para professores de turmas multisseriadas do campo visando a melhoria da prática pedagógica em sala, bem como da construção de um planejamento baseado na realidade dos sujeitos residentes no espaço rural que necessitam da escola do campo.
- ItemAcesso AbertoAs percepções do professores da educação profissional acerca da prática docente(2024-11) Dias, Joilson Alcindo; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311; Horn , Cláudia Inês; Herber, Jane; Silva, Maria Cristina Müller daEste estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates, teve como objetivo compreender de que modo os docentes da educação profissional de nível médio, do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, localizado no município de Paulo Afonso, no Estado da Bahia, percebem o seu ofício de professor. Para esse propósito, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e a pesquisa classifica-se como descritiva e exploratória, o qual utilizou-se a técnica de grupo focal em cinco encontros com sete professores que lecionam componentes curriculares específicos, no eixo tecnológico de gestão e negócios, nos cursos de Administração, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos. A partir da produção de dados, foi realizada a análise dos conteúdos baseados nos saberes e nas práticas docentes, conforme as percepções docentes. Neste estudo, foi possível identificar as inquietações dos docentes a partir de seus pontos de vista, as dificuldades que afetam direta e/ou indiretamente a prática do ensino na atualidade, como recursos públicos e condições infraestruturais da escola. A pesquisa ressalta também a relevância da formação continuada docente, para responder às mudanças no âmbito educacional, sobretudo, no que tange ao uso tecnológico no ensino. Esta pesquisa permitiu compreender melhor as percepções dos professores relacionadas ao seu ofício na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, além de proporcionar momentos de reflexão coletiva acerca da prática docente.