Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoEnsino do patrimônio cultural na Ilha de Mosqueiro, Pará: um estudo de caso(2024-10) Pereira, Francisco Antônio Almeida; Machado, Neli Teresinha Galarce; ttp://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Schwertner, Suzana Feldens; Herber, Jane; Lima, Fábio TeixeiraO presente estudo se debruça sobre a abordagem do patrimônio cultural no contexto educacional dos anos finais do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Inglês de Souza, situada na Ilha do Mosqueiro, em Belém, Pará. Reconhecendo a relevância do patrimônio cultural como elemento essencial na formação cidadã e na compreensão histórica, a pesquisa buscou investigar de que maneira esse tema é integrado às práticas pedagógicas da escola. O estudo se propõe, ainda, a identificar os desafios enfrentados pelos docentes na inclusão do patrimônio cultural em seus currículos, bem como as oportunidades para uma abordagem educativa mais rica e contextualizada. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia que se aproxima do estudo de caso, de natureza qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das práticas educativas em questão. A técnica de coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas com oito professores da referida escola e uma coordenadora pedagógica, visando capturar suas percepções, experiências e sugestões relacionadas ao ensino do patrimônio cultural. Onde foi possível identificar aspectos relacionados às respostas dos professores e da coordenação sobre a utilização do tema patrimônio cultural por componente curricular, a formação continuada dos professores, o acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o conhecimento dos patrimônios culturais locais, e as sugestões para trabalhar o tema em sala de aula. Constatou-se que os professores dos componentes de Língua Portuguesa, Artes e Geografia têm incorporado o tema em suas práticas, enquanto Matemática, Ciências e Inglês ainda não o exploram. A pesquisa também destacou a ausência de formação continuada específica sobre o tema e o acesso limitado dos professores ao PPP, identificando essas lacunas como barreiras significativas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais integradas e eficazes. Todavia, os professores demonstraram um conhecimento sólido sobre os patrimônios culturais de Mosqueiro, indicando um potencial subaproveitado. O estudo conclui que a promoção de uma abordagem interdisciplinar, fortalecida por formações continuadas e pela participação ativa dos docentes na elaboração do PPP, é vital para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo uma educação que prepara os estudantes não apenas para o domínio dos conteúdos, mas também para uma vivência cidadã plena e consciente.
- ItemAcesso AbertoTecnologias digitais e suas implicações no ensino: um estudo de caso de uma escola municipal rural do Rio Uatumã/AM(2024) Silva, Ana Cláudia Vasconcelos da; Carvalho, Joelma Monteiro de; Del Pino, José Cláudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Santos, Danielle Mariam Araújo dos; Schwambach, Ailim; Herber, JaneEste estudo é resultado de uma investigação acerca das tecnologias digitais e suas implicações no ensino em uma escola rural do rio Uatumã, no município de Presidente Figueiredo, estado do Amazonas. Apresenta como o professor tem inserido essas ferramentas digitais em sua prática pedagógica. A pesquisa, foi realizada à luz de referenciais teóricos partindo de uma breve análise da história da Educação a Distância-EAD, além das mudanças na práxis pedagógica a partir da incorporação das ferramentas digitais na educação. Nessa direção, foram pontuadas as mudanças ocorridas no cenário educacional, principalmente no que tange ao ensino mediado por tecnologia nas comunidades remotas do interior do Amazonas. O objetivo principal foi analisar as implicações das tecnologias digitais, como recurso de ensino tecnológico, utilizado por professores do ensino médio, apresentando sugestões para o melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem no local do estudo. Trata-se de uma pesquisa de utiliza uma abordagem qualitativa, apoiada por um estudo de caso, desenvolvida na escola investigada. Sua produção foi sustentada por passos metodológicos configurados por etapas procedimentais a fim de organizar a estrutura do estudo. Os resultados apontam que os professores que atuam nessa modalidade de ensino, mediado por tecnologia, ainda têm o desconhecimento dos recursos tecnológicos, apontando a necessidade de formações na área das tecnologias digitais com vistas agregar conhecimentos em sua práxis pedagógica.
- ItemAcesso AbertoO ensino de história e cultura afro-brasileira na EJA: estudo de caso em uma escola do Bairro da Paz – Salvador/BA(2024-10) MORAIS, ROSSIVAL SAMPAIO; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; Silva, Jacqueline Silva da; Volkmer, Márcia Solange; ARAÚJO, JURANDIR DE ALMEIDAA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que em suas especificidades tem muito a nos revelar. O presente estudo objetiva analisar como ocorre o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola da rede municipal de ensino de Salvador-BA. Para fazê-lo, houve utilização instrumentos técnicos para a produção de dados: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e o documento orientador sobre os Indicadores de Aprendizagem (Saberes da EJA), currículo normativo prescrito da rede municipal de ensino, além de um questionário com questões abertas e fechadas, que contou com a participação de 18 professores que atuam na EJA da escola em questão. Por meio da análise de conteúdo, identificaram-se contribuições relevantes nos documentos no que se refere ao ensino de história e cultura afro-brasileira. Percebe-se que, embora tenham algumas contribuições no currículo normativo da rede municipal de ensino, esse legado afro-brasileiro se apresenta em alguns componentes curriculares e inexiste em outros. Os professores apontaram a necessidade de revisão das ações relacionadas ao legado afro-brasileiro desenvolvidas na escola, uma vez que elas se concentram no mês de novembro e refletem o planejamento realizado pela instituição escolar, dessa maneira há a existência de temáticas concebidas como sensíveis ao serem trabalhadas em sala de aula. Diante disso, revelou-se uma necessidade de maior engajamento e articulação entre os diversos sujeitos da EJA para que o ensino de história e cultura afro-brasileira seja revisitado e possa ganhar maior destaque na modalidade de ensino.
- ItemAcesso AbertoA mentoria como recurso para jovens estudantes do Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura(2024-03) Gomes, Marcela Lorea; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Martins, Silvana Neumann; Horn, Cláudia Inês; Silva, Roberto Rafael Dias daEsta pesquisa apresenta como tema uma reflexão acerca do ensino, com foco na mentoria para jovens estudantes. A mentoria se caracteriza como uma relação de apoio e de orientação entre uma pessoa habilitada (mentor) e um aprendiz (mentorado), com o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem (Bell, 2005). Ela pode ser uma estratégia efetiva para ajudar os jovens a se desenvolverem e a construírem seus projetos de vida. A partir dos aportes teóricos de Galvão e Ricarte (2019), foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, com 16 artigos em que foi pesquisado cinco pontos sobre mentoria: seus tipos, funções, fatores de êxito, principais benefícios e tendências. Os resultados destacam a mentoria como um recurso de ensino abrangente e transformador, evidenciando seu impacto positivo em diversas dimensões do desenvolvimento de jovens estudantes. Além de fornecer suporte acadêmico, a mentoria desempenha um papel importante como apoio emocional, na promoção da identidade racial, no acesso à educação superior para comunidades vulneráveis e no estímulo ao interesse em STEM. Uma abordagem holística da mentoria, reconhecendo a personalidade única de cada aluno, parece ser uma tendência relevante nos estudos internacionais, com o intuito de promover não só o crescimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal e profissional. A relação entre mentor e mentorado é destacada como fator determinante para o sucesso da mentoria, promovendo um ambiente de confiança, de empatia e de apoio mútuo. Este estudo destaca a necessidade de promover programas de mentoria individualizados, adaptados às necessidades específicas dos alunos e seus contextos, para garantir um impacto significativo nas suas jornadas educativas e profissionais.
- ItemAcesso AbertoPotencialidades do uso do Duolingo no ensino de Língua Inglesa no Curso Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão(2024) Silva, Kedman Jesus; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Neuenfeldt , Derli Juliano; Schuck, Rogério José; Forneck, Kári Lúcia; Bencke, Diane BlankEsta dissertação trata da relação do ensino da Língua Inglesa mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A Língua Inglesa desempenha um papel essencial em várias áreas do conhecimento e é usada praticamente no mundo todo, sendo considerada uma língua franca. Além disso, a maioria dos jovens atualmente possui algum tipo de dispositivo móvel e demonstra uma grande habilidade ao manusear as funcionalidades disponíveis em seus aparelhos, conseguindo obter informações na internet sem muitas dificuldades. Dessa forma, este estudo investigou potencialidades do uso do aplicativo móvel Duolingo no ensino de língua inglesa nas aulas de uma turma de 3º ano do Ensino Médio no curso de Agropecuária do Instituto Federal do Maranhão. Foram utilizados como embasamento teórico autores como: Castells( 2005, 2010), Lévy (1999, 2011), Kensky (2008, 2010), Moran(2013), Sibilia (2012), Crystal (2003), Menezes(2019) e Leffa (2020), além de outros que orientaram as reflexões sobre o tema investigado. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e considerada também como uma pesquisa de intervenção pedagógica (Damiani et al., 2013) que foi realizada com 30 alunos do curso técnico de Agropecuária. Três etapas nortearam o desenvolvimento dessa pesquisa: a análise de aplicativos de línguas que se destacam na atualidade; a experimentação do uso do aplicativo Duolingo nas aulas de Língua Inglesa e a análise das percepções dos alunos quanto ao uso do app. Para o levantamento e produção de informações foram utilizados como instrumentos um questionário on-line, diário de campo e grupo de discussão. Para analisar e interpretar as informações que foram obtidas nesta pesquisa, foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016), a partir da qual emergiram três categorias: Relação dos estudantes com as tecnologias digitais: o ensino a partir da realidade dos alunos; Potencializando o ensino de inglês com o uso do Duolingo; Percepções dos alunos quanto ao uso do Duolingo nas aulas de inglês. Evidenciou-se que há uma abertura dos alunos para o uso do celular e de aplicativos nas aulas. O uso do aplicativo é uma ferramenta potente no ensino da língua inglesa, mediante o planejamento do professor, apresentando várias potencialidades, mas também algumas limitações no seu uso. Como resultados obtidos, destacamos que as potencialidades do uso do aplicativo no ensino de língua inglesa promoveram um ensino inovador e envolvente, por ser acessível e fácil de usar. Os alunos praticaram o que foi ensinado em outros lugares, além da sala de aula. Além disso, a sua abordagem gamificada aumentou o envolvimento dos alunos e os motivou a usá-lo nas aulas. Dentre as limitações podemos citar algumas como: a necessidade de conexão à internet, gramática simplificada e falta de interação humana. Conclui-se que é fundamental integrar as tecnologias digitais no processo de ensino a fim de torná-lo mais eficaz para os alunos contemporâneos.