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Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoO processo de nucleação escolar no município de Juruti-PA e suas implicações na prática pedagógica docente: um estudo de caso na Escola do Campo Profa. Maria do Carmo Pereira Menezes(2024-06-13) Silva, Reanto sousa da; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; Neuenfeldt, Derli Juliano; Schwertner, Suzana Feldens; Klein, Rejane RamosA política de nucleação escolar é uma estratégia adotada por diversos municípios brasileiros com o objetivo de otimizar recursos e promover uma melhor qualidade de ensino. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as implicações do processo de nucleação escolar nas práticas pedagógicas docentes, por meio de um estudo de caso realizado na Escola do Campo Professora Maria do Carmo Pereira Menezes, localizada no município de Juruti, no Pará. Os sujeitos da pesquisa foram 4 (quatro) professores com experiência tanto em escolas multianos quanto em escolas unisseriadas; a ex-secretária de educação, responsável pela implementação do processo de nucleação escolar no município; e 1 (uma) supervisora de ensino das escolas do campo. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica, a qual teve como propósito investigar a literatura sobre o tema, embasar o resgate histórico da trajetória da Educação do Campo e compreender a sua contribuição para o desenvolvimento social do meio rural enquanto política pública. Compreender como a política de nucleação escolar influencia o trabalho dos professores e as estratégias utilizadas no ensino torna-se fundamental para uma reflexão sobre os seus impactos na qualidade da educação ofertada. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como metodologia o estudo de caso e como procedimentos para a produção dos dados a entrevista semiestruturada, a análise documental, a observação e o diário de campo, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Quanto aos resultados, pôde-se inferir que, mesmo após o processo de nucleação escolar, a prática pedagógica docente não sofreu mudanças substanciais, pois não há um planejamento ou uma proposta de ensino específico para as escolas do campo que contemple suas reais necessidades. O estudo destaca, ainda, a necessidade de ampliar as oportunidades de formação continuada aos professores para que esses sujeitos desenvolvam práticas educativas voltadas para melhoria do ensino, visando contribuir significativamente com a vida e a formação dos sujeitos do campo.
- ItemAcesso AbertoO ensino das artes visuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de Bacabal/ Maranhão: compreensões e práticas pedagógicas(2024-12-05) Lima, Laise Katiane Alencar; Olegário, Fabiane; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Horn, Cláudia Inês; Miorando, Tânia MichelineA presente Dissertação derivou-se da pesquisa realizada em uma Escola de Bacabal – MA, a qual analisou como o Ensino das Artes Visuais é desenvolvido nos Anos Iniciais. Para tanto, o estudo teve como objetivo geral investigar como o Ensino das Artes Visuais é abordado nas turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de Bacabal – MA. Com esse intuito, preconizouse como objetivos específicos, analisar como as Artes Visuais são entendidas pelas professoras e pela coordenadora pedagógica no processo educativo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e discutir como as Artes Visuais e seus elementos se fazem presentes nas Práticas pedagógicas das professoras; discorrer sobre a Formação de professores para o Ensino das Artes Visuais; e discutir o lugar das Artes Visuais no ambiente escolar e sua relação com os demais Componentes Curriculares. A sustentação teórica baseou-se nos autores Barbosa (2010), Modinger et al. (2012), Duarte Júnior (2003), Resnick (2020), Tardif (2014), Nóvoa (2017), Le Breton (2016), dentre outros, que contribuíram através de discussões e conceituações precípuas para a compreensão da temática salientada. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Possui como sujeitos da pesquisa, uma professora do 1° ano e uma do 5° ano, bem como a coordenadora pedagógica. Utilizou-se como ferramentas para a produção de informações, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. As informações foram produzidas no período de 12/06 a 25/08, de 2023, nos turnos matutino e vespertino. As informações foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, fomentada por Moraes e Galiazzi (2020). A partir disso, emergiram três categorias de análise, intituladas: Compreensão de Arte, Artes Visuais e suas variadas produções Artísticas no âmbito escolar; O Ensino de Arte e suas Linguagens no Planejamento escolar; e Formação de professores e o Diálogo das Artes Visuais e os demais Componentes Curriculares. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre Arte e suas Linguagens, com enfoque nas Visuais, ainda está atrelado à complementaridade dos demais Componentes Curriculares, através das expressões Artísticas, como desenho, pintura e gravura. Por conseguinte, o estudo suscitou apontamentos necessários quanto à importância de reconhecer o lugar do Componente Curricular no Ensino, em virtude de averiguar que, apesar do enfoque das profissionais com relação ao Ensino das Artes Visuais inclinar-se para a exploração de sentimentos, também apreendeuse a partir das reflexões aspectos que demonstram as Artes Visuais enquanto Linguagem constituinte para a promoção de saberes. Todavia, a ausência de reflexões concernentes às especificidades ligadas a cada desdobramento foi um ponto que mereceu problematização, principalmente por compreender como o Ensino de Arte e suas Linguagens ainda é explorado sem o estímulo às habilidades que lhe formam. Logo, as Práticas educativas relacionadas às categorias da Arte não contemplam suficientemente a importância que elas possuem no Currículo escolar. Realça-se, ainda, a necessidade de se fomentar a Formação continuada, que de fato dialoga com as realidades educacionais, dentre elas, a de oferecer subsídios através de recursos, para que o Ensino da Arte mobilize as suas competências em prol do desenvolvimento integral dos alunos. Constatou-se também a ideia ainda reducionista atrelada ao Componente de Arte e suas Linguagens, o qual é utilizado com veemência nos demais Componentes, porém sem incentivar e instigar a sua relevância e seu domínio próprio. Desse modo, a relação da Arte com as outras áreas do conhecimento frisou a complementaridade em detrimento de enfatizar o protagonismo e os aspectos essenciais para a construção dos conhecimentos que este Componente possibilita.
- ItemAcesso AbertoPercepções de professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola do município de Santa Brígida (BA) acerca do ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos(2024) Santos, Maria Lúcia da Silva; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Eckert, Kleber; Juchum, Maristela; Martins, Silvana NeumannO objetivo deste estudo foi compreender as percepções de professoras acerca da concretização da proposta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Objetivou-se, mais especificamente, conhecer as percepções de professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre as principais orientações do ensino de Língua Portuguesa, a partir do enfoque da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar as percepções de professoras acerca das abordagens do ensino dos letramentos e dos multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. Para proceder a essa análise, foram utilizados conceitos propostos pela BNCC (2018) e pelos referenciais teóricos de autores como Rojo (2009; 2012; 2013); Tfouni (2010); Dias (2012); Garcia, Silva e Felício (2012); Antunes (2014); Street (2014); Coscarelli e Kersch (2016); Cani e Coscarelli (2016); Kersch e Rabello (2016); Fantin (2021); Camargo (2021); Luna e Lima (2021); Melo (2021); Pereira (2021); Soares (2021; 2022a; 2022b); Arantes (2022); Zenere (2023), entre outros. Em relação à metodologia, a pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como descritiva, convergindo com os pressupostos da pesquisa de campo, conforme Moreira (2002) e Gil (2019). Os sujeitos envolvidos foram cinco professoras que atuam num colégio dos Anos Finais do Ensino Fundamental, localizada na sede do município de Santa Brígida-BA, onde foi realizada a pesquisa. A produção de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, sendo os dados qualitativos analisados com base em uma aproximação aos pressupostos metodológicos da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A partir das análises do conjunto de dados, emergiram três categorias: 1. Estudo e ação de criação: professores, agentes de decisão e participação; 2. Práticas de linguagens: professores, agentes pedagógicos; 3. Multiletramentos e ensino de Língua Portuguesa: professores, agentes sociais. Como principais resultados e discussões, observou-se que as professoras envolvidas na pesquisa participaram de algumas formações continuadas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa e da elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal - DCRM, com foco na BNCC. As professoras demonstraram ter uma compreensão limitada sobre o conceito de multiletramentos, ao exemplificarem como exploram esses conceitos nas suas aulas. No entanto, elas também demonstraram estar cientes da necessidade de realizar práticas de ensino voltadas para as abordagens dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa, que valorizem o contexto escolar, social e cultural dos estudantes, além da necessidade de participarem de mais formação continuada. Assim, esta pesquisa contribui com resultados que podem servir de subsídios para refletir sobre os principais referenciais surgidos nos últimos anos, no ensino de Língua Portuguesa, com foco no ensino e na aprendizagem dos multiletramentos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
- ItemAcesso AbertoEnsino do patrimônio cultural na Ilha de Mosqueiro, Pará: um estudo de caso(2024-10) Pereira, Francisco Antônio Almeida; Machado, Neli Teresinha Galarce; ttp://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Schwertner, Suzana Feldens; Herber, Jane; Lima, Fábio TeixeiraO presente estudo se debruça sobre a abordagem do patrimônio cultural no contexto educacional dos anos finais do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Inglês de Souza, situada na Ilha do Mosqueiro, em Belém, Pará. Reconhecendo a relevância do patrimônio cultural como elemento essencial na formação cidadã e na compreensão histórica, a pesquisa buscou investigar de que maneira esse tema é integrado às práticas pedagógicas da escola. O estudo se propõe, ainda, a identificar os desafios enfrentados pelos docentes na inclusão do patrimônio cultural em seus currículos, bem como as oportunidades para uma abordagem educativa mais rica e contextualizada. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia que se aproxima do estudo de caso, de natureza qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das práticas educativas em questão. A técnica de coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas com oito professores da referida escola e uma coordenadora pedagógica, visando capturar suas percepções, experiências e sugestões relacionadas ao ensino do patrimônio cultural. Onde foi possível identificar aspectos relacionados às respostas dos professores e da coordenação sobre a utilização do tema patrimônio cultural por componente curricular, a formação continuada dos professores, o acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o conhecimento dos patrimônios culturais locais, e as sugestões para trabalhar o tema em sala de aula. Constatou-se que os professores dos componentes de Língua Portuguesa, Artes e Geografia têm incorporado o tema em suas práticas, enquanto Matemática, Ciências e Inglês ainda não o exploram. A pesquisa também destacou a ausência de formação continuada específica sobre o tema e o acesso limitado dos professores ao PPP, identificando essas lacunas como barreiras significativas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais integradas e eficazes. Todavia, os professores demonstraram um conhecimento sólido sobre os patrimônios culturais de Mosqueiro, indicando um potencial subaproveitado. O estudo conclui que a promoção de uma abordagem interdisciplinar, fortalecida por formações continuadas e pela participação ativa dos docentes na elaboração do PPP, é vital para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo uma educação que prepara os estudantes não apenas para o domínio dos conteúdos, mas também para uma vivência cidadã plena e consciente.
- ItemAcesso AbertoTecnologias digitais e suas implicações no ensino: um estudo de caso de uma escola municipal rural do Rio Uatumã/AM(2024) Silva, Ana Cláudia Vasconcelos da; Carvalho, Joelma Monteiro de; Del Pino, José Cláudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Santos, Danielle Mariam Araújo dos; Schwambach, Ailim; Herber, JaneEste estudo é resultado de uma investigação acerca das tecnologias digitais e suas implicações no ensino em uma escola rural do rio Uatumã, no município de Presidente Figueiredo, estado do Amazonas. Apresenta como o professor tem inserido essas ferramentas digitais em sua prática pedagógica. A pesquisa, foi realizada à luz de referenciais teóricos partindo de uma breve análise da história da Educação a Distância-EAD, além das mudanças na práxis pedagógica a partir da incorporação das ferramentas digitais na educação. Nessa direção, foram pontuadas as mudanças ocorridas no cenário educacional, principalmente no que tange ao ensino mediado por tecnologia nas comunidades remotas do interior do Amazonas. O objetivo principal foi analisar as implicações das tecnologias digitais, como recurso de ensino tecnológico, utilizado por professores do ensino médio, apresentando sugestões para o melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem no local do estudo. Trata-se de uma pesquisa de utiliza uma abordagem qualitativa, apoiada por um estudo de caso, desenvolvida na escola investigada. Sua produção foi sustentada por passos metodológicos configurados por etapas procedimentais a fim de organizar a estrutura do estudo. Os resultados apontam que os professores que atuam nessa modalidade de ensino, mediado por tecnologia, ainda têm o desconhecimento dos recursos tecnológicos, apontando a necessidade de formações na área das tecnologias digitais com vistas agregar conhecimentos em sua práxis pedagógica.