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- ItemAcesso AbertoEnsinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens e adultos(2014-08) Leão, Marcelo Franco; Del Pino, José Claudio; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Oliveira, Eniz Conceição; Del Pino, José Claudio; Pizzato, Michelle Camara; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Martins, Silvana NeumannA dissertação ensinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens e adultos teve como objetivo verificar se o desenvolvimento de uma proposta curricular diferenciada contribui para que estudantes jovens e adultos construam aprendizagens significativas ao estudarem Química. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa discutem as seguintes temáticas: a construção do conhecimento, o processo de ensino e suas estratégias, a aprendizagem cognitivista, a teoria da Aprendizagem Significativa, o histórico e as características da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a necessidade de promover a Alfabetização Científica. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, envolveu uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro”, de Barra do Bugres – MT. A elaboração da estrutura curricular que permeou as aulas foi fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e a metodologia empregada foi na vertente construtivista. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa-ação que permitiu adequar as estratégias de ensino às reações dos participantes e que possibilitou investigar as aprendizagens que contribuíram para a construção do conhecimento. Os instrumentos de coletas de dados utilizados ao longo do estudo foram três questionários. Também foi utilizado o diário de bordo para registrar as atividades desenvolvidas. Utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdos, proposta por Laurence Bardin, para analisar os resultados. Para os aspectos quantitativos, as categorias pré-estabelecidas foram: interesse, significação e transposição para resolução de situações problemas. Dos aspectos qualitativos emergiram cinco categorias: dificuldades apresentadas ao estudar química; avaliação das estudantes sobre a proposta de ensino; aspectos considerados mais significativos no estudo; sugestões de mudanças para práticas futuras e contribuições da prática pedagógica vivenciada. A troca de experiências serviu para enfatizar a importância social de cada cidadão na busca por qualidade de vida. O uso de materiais concretos contribuiu para a compreensão dos conceitos da Química que muitas vezes são abstratos. Constatou-se, também, que o ensino de Química por meio dos alimentos pode ser uma possibilidade de promover Alfabetização Científica na EJA, uma vez que houve crescimento no interesse pelo estudo, significação dos conteúdos e transposição dos conhecimentos construídos nas aulas para resolução de situações problemas.
- ItemAcesso AbertoEnsino Médio Politécnico: relação entre a pesquisa e o professor pesquisador(2015-06) Vian, Vanessa; Martins, Silvana Neumann; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Del Pino, José Claudio; Martins, Silvana Neumann; Strack, RicardoO Ensino Médio Politécnico é uma política pública instituída no estado do RS entre os anos de 2011-2014 e é oriunda de um plano de governo. Entre outras frentes, esta proposta previa o uso da pesquisa como prática pedagógica, a interdisciplinaridade, a avaliação, a relação teoria/prática, parte/todo. O presente trabalho procurou identificar as contribuições do Ensino Médio Politécnico para a constituição de um perfil de professor pesquisador. De caráter quali-quantitativo, este trabalho caracteriza-se também por um estudo de caso. No primeiro momento de coleta de dados, foi utilizado um questionário fechado, composto por 22 afirmativas de estilo Likert, com cinco opções de escolha em cada afirmativa, que variava entre as opções discordo totalmente a concordo totalmente. Este questionário foi aplicado a 15 professores que atuavam no ensino médio politécnico em uma escola pública do município de Nova Bréscia, no Vale do Taquari, no ano de 2013. Num segundo momento 8 professores, dois de cada área do conhecimento com mais tempo de serviço no magistério em cada uma das áreas, respondeu a uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita. Por meio destes instrumentos de coleta, este trabalho teve por objetivos investigar de que maneira a implantação do Ensino Médio Politécnico contribui para a aproximação e reconstrução da prática pedagógica do professor com a pesquisa; identificar o processo de organização dos professores para trabalhar com a proposta do Ensino Médio Politécnico, principalmente no que diz respeito à pesquisa; reconhecer a relação existente entre a formação docente para trabalhar com pesquisa e interdisciplinaridade, e a prática pedagógica dos mesmos; identificar a compreensão dos professores sobre o conceito de pesquisa; analisar de que forma os professores avaliam a importância da pesquisa na educação e como a colocam em prática e verificar a relação entre a pesquisa e a qualidade de ensino, do ponto de vista dos sujeitos entrevistados. Os dados oriundos das entrevistas foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2013). Os resultados deste trabalho indicam que, embora o ensino médio politécnico não tenha contribuído diretamente para a constituição de um perfil de professor pesquisador, os professores entrevistados neste contexto indicam mudança e ressignificação de suas práticas docentes, especialmente relacionadas ao uso da pesquisa em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoTessituras da docência em tempos de tecnologias de informação e comunicação(2016-04-08) Bagatini, Fabrício Agostinho; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Schuck, Rogério José; Schneider, Paulo Rudi; Del Pino, José Cláudio; Silva, Jacqueline Silva daTecer. Um constante fiar. A urdidura da trama a manter-se e refazer-se. Criar tessituras em docência. Tessituras da docência em tempos de Tecnologias de Informação e Comunicação. Este estudo procura investigar a docência em tempos de Tecnologias de Informação e Comunicação e inteligência coletiva (LÉVY, 1994). Para tanto, partiu-se da seguinte problemática: como os docentes estão trabalhando com o ensino e a construção do conhecimento em tempos de Tecnologias de Informação e Comunicação? O estudo tem como questões norteadoras: o docente, em meio a tantas transformações, tende a desaparecer nesses novos tempos ou continua sendo fundamental no processo de ensino e de aprendizagem? Qual a relação de discentes e docentes com as Tecnologias de Informação e Comunicação e como as compreendem? Os objetivos específicos visam verificar a influência e os impactos das TICs na prática da docência, a utilização das TICs como ferramentas de ensino, a relação do discente com as redes sociais na Internet e a influência destas no processo de aprendizagem. Além disso, procurou-se compreender hermeneuticamente as redes sociais da Internet no processo da linguagem e a utilização das TICs, do ciberespaço e das redes sociais nas aulas de Língua Portuguesa e História. Em termos metodológicos, trabalhou-se com uma pesquisa qualitativa, embora os dados obtidos nos questionários dos discentes tenham propiciado dados quantitativos, um estudo bibliográfico, que teve como linha mestre a obra do filósofo Pierre Lévy e uma análise hermenêutica e fenomenológica. Para coleta de dados, utilizou-se, com as docentes, uma entrevista semiestruturada e, com os discentes, um questionário de caráter aberto e fechado. Para tanto, foram entrevistados quatro docentes e foi aplicado um questionário com cinquenta e quatro discentes do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental de duas escolas, uma da rede estadual e a outra da rede municipal, de Capitão/RS/BR. Para catalogação dos dados, partiu-se do princípio de uma análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), tendo sido criadas cinco categorias. Na trama desta investigação, verificou-se que discentes e docentes possuem visões diferenciadas do que sejam as TICs e ambos possuem dificuldade de compreendê-las. Observou-se que o docente acaba utilizando a formação como desculpa pela não utilização das TICs na sua prática docente e que o Laboratório de Informática é pouco utilizado também devido à questão de rotatividade no uso do espaço, à falta de monitores, ou à falta de tempo. Constatou-se que vem ocorrendo uma mudança em termos de linguagem, a exemplo das abreviações e utilização de emotions. Os docentes ainda enfatizam que os discentes, ao utilizarem as TICs para realizarem pesquisa ou temas, valem-se da prática copiar e colar. Os docentes concordam que não há mais uma centralização do saber na escola e no docente e que há controvérsias no que se refere ao docente na contemporaneidade e sua postura em tempos de Tecnologias de Informação e Comunicação.
- ItemAcesso AbertoContribuições do curso de Pedagogia Parfor para as práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil(2016-04-26) Peixoto, Juraciara Paganella; Silva, Jacqueline Silva da; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Palma, Gisele; Giongo, Ieda MariaEsta pesquisa aproxima-se de um Estudo de Caso cujo problema central reside em investigar quais as contribuições do curso de Pedagogia Parfor – IFRS-BG para a melhoria das práticas pedagógicas de professores que atuam na Educação Infantil. Com base nas entrevistas das quatro professoras de Educação Infantil da rede pública municipal de Educação Básica, este estudo focaliza as aprendizagens e mudanças nas práticas pedagógica dessas professoras a partir do Parfor. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos metodológicos de Ghedin e Franco (2008). A metodologia utilizou-se dos dados oriundos de entrevistas semiestruturadas, tratados com o aporte teórico- metodológico da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). O campo empírico da investigação é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves, situado na serra gaúcha. Os sujeitos participantes da pesquisa são quatro professoras, duas do município de Nova Prata/RS e duas de Salvador do Sul/RS, docentes da Educação Infantil da rede municipal de ensino, licenciadas em Pedagogia pelo Parfor- IFRS-BG. Dos resultados emergentes da pesquisa foram formadas cinco categorias: 1. Caminhos Percorridos, Histórias Construídas...; 2. Dimensões Pessoal e Profissional das Professoras; 3. Dimensão Cultural das Professoras; 4. Contribuições do Parfor; 5. Diversos Olhares para o Parfor. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Arroyo (2000), Freire (1998), Mosquera (2006), Nóvoa (1991,2009), Pérez Gómez (1998), Sacristán (1998), Tardif (2007) e outros. Ao final do trabalho observou-se que muitas foram as contribuições advindas do Parfor, legitimando, dessa forma, a Pedagogia do IFRS-BG bem como reafirmando a importância do Parfor como política pública para a formação inicial de professores.
- ItemAcesso AbertoA trajetória de desenvolvimento do professor na utilização de tecnologias nas aulas de matemática em um contexto de formação continuada(2016-04-26) Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez De; Carreira, Susana Paula Graça; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Dullius, Maria Madalena; Carreira, Susana Paula Graça; Quartieri, Marli Teresinha; Martins, Silvana Neumann; Lara, Isabel Cristina Machado DeO presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com duas professoras integrantes de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula das duas professoras. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que as professoras utilizaram as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006, 2007, 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento das duas professoras na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Com essa opção de pesquisa, pretendeu-se conhecer, de forma profunda e tão completa quanto possível, a trajetória de desenvolvimento das duas professoras no uso das tecnologias. Procurou-se, mediante a análise dos dois casos particulares, captar a densidade e a singularidade dos diferentes percursos, as situações específicas ocorridas durante a formação, que se supõem únicas em muitos aspectos. A opção metodológica e o objetivo da pesquisa levaram a estabelecer a coleta de dados por meio da observação participante, de entrevistas semiestruturadas, gravações e diário de bordo, que permitiram à pesquisadora estudar os fatos em seu ambiente natural. Os resultados apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional das duas professoras e que a estratégia de mentoring, ainda que produzindo reflexos diferenciados na trajetória de desenvolvimento de cada uma das professoras e no avanço do seu conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo, foi decisiva para o progresso alcançado.
- ItemAcesso AbertoO PBworks e a atuação didático-pedagógica de professores do 1º ano, em uma escola de Ensino Médio da rede estadual - Imperatriz/MA(2016-04-26) Rocha, Maria Telma Leite; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Gonzatti, Sônia Elisa MarchiAs tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) ocasionam transformações em todas as esferas sociais, principalmente em relação aos jovens, já que cada vez mais cedo estão expostos às mídias digitais. Nesse contexto, ao procurar atender a demanda educativa desses jovens, tem se a figura do professor, que não teve uma alfabetização tecnológica adequada para romper com as formas tradicionais de ensino e inserir no seu fazer pedagógico aulas mais dinâmicas e criativas. Assim, surgiu o objetivo dessa pesquisa, investigar se a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem PBworks contribui na atuação didático-pedagógica de professores do 1º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Imperatriz-MA. Buscou-se, por meio da realização de oficinas, capacitar os professores para desenvolverem atividades com os alunos, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem PBworks. A metodologia apoiou-se no enfoque qualitativo e de acordo com seus objetivos configura-se como estudo de caso. A coleta de dados consistiu em aplicação de questionário a seis professores do 1º ano sobre seus conhecimentos prévios acerca das tecnologias, três oficinas direcionadas a esses mesmos professores sobre o AVA PBworks, qualificando-os para que desenvolvessem atividades com os alunos, observação participante em campo durante o desenvolvimento dessas atividades e entrevista semiestruturada aplicada a três desses professores para saber se o AVA PBworks contribuiu com sua prática pedagógica. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados, o questionário, o diário de campo, a gravação, a filmagem e a entrevista semiestruturada e para análise desses dados seguiu-se análise textual discursiva. No âmbito da pesquisa, os professores apresentaram pouco conhecimento em relação aos aparatos tecnológicos disponíveis para a educação, não se perceberam como responsáveis diretos da inclusão digital, no entanto, constatou-se que os professores tem uma visão otimista da tecnologia educacional, acreditam na contribuição que esses recursos podem trazer ao aprendizado do aluno. Os resultados evidenciaram que é possível a aplicabilidade do recurso, apesar das dificuldades encontradas. Os professores ficaram motivados ao desenvolverem as atividades e reconheceram que a plataforma virtual contribuiu com suas práticas originando uma possibilidade de mudança para a realidade tecnológica da escola.
- ItemAcesso AbertoO princípio do ensino pela pesquisa na proposta do Ensino Médio Politécnico - Rio Grande do Sul(2016-04-26) Bühring, Cláudia Schvingel Klein; Munhoz, Angélica Vier; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente dissertação, de cunho qualitativo, investiga como o ensino pela pesquisa na Proposta do Ensino Médio Politécnico - Rio Grande do Sul se constituiu como princípio pedagógico. Tendo como aportes teóricos alguns conceitos de Michel Foucault, como discurso, também discute na esteira foucaultiana, as ideias de alguns de seus comentadores acerca das relações entre a pesquisa escolar, o ensino e o professor. O material empírico foi gerado, por um lado, por meio de entrevistas semiestruturadas e da técnica de grupo focal com um grupo de docentes que atuava à época da pesquisa no Ensino Médio Politécnico. Por outro, foram analisados os documentos base da Proposta e demais documentos pertinentes, reportagens veiculadas em jornais e o diário de campo da pesquisadora. O estudo desses materiais permitiu a elaboração de três unidades de análise: a) O “novo” Ensino Médio Politécnico, b) A (in)segurança dos docentes participantes da pesquisa em operar com a Proposta, c) O princípio pedagógico: a pesquisa no Seminário Integrado. A partir dessas análises, foi possível evidenciar reflexões acerca do princípio do ensino pela pesquisa, como potência na relação com o ensinar e o aprender nas escolas de Educação Básica.
- ItemAcesso AbertoFormação de professores surdos que atuam no município de Imperatriz-MA(2016-04-26) Agapito, Francisca Melo; Lopes, Maria Isabel; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Lopes, Maria Isabel; Martins, Silvana Neumann; Marchi, Miriam Ines; Rempel, ClaudeteA formação de professores surdos é uma realidade na sociedade contemporânea, assim sendo é relevante que estes profissionais sejam qualificados para atuar em âmbito educacional, conforme a legislação vigente. Nesta perspectiva, esta dissertação teve como objetivo geral investigar as implicações da formação inicial e continuada de professores surdos que atuam com a disciplina de Libras no município de Imperatriz-MA sobre o ensino desenvolvido em sala de aula. Foram utilizados referenciais teóricos que abordam a formação de professores, como Nóvoa (1999), Pimenta (2005), Tardif (2012), dentre outros, e sobre a surdez, a exemplo Quadros (2006), Perlin (2009), Skliar (2010) e outros relevantes para a temática. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi de cunho qualitativo e de caráter exploratório, visando explorar fenômenos resultantes da problemática em questão. Participaram deste estudo duas professoras surdas que atuam em instituições de ensino superior no município de Imperatriz-MA. Os instrumentos utilizados foram filmagens realizadas com as professoras surdas, além de análise documental referente aos currículos das IES que possuem cursos de licenciatura e entrevistas semiestruturadas às duas professoras surdas, os dados coletados foram analisados por meio de uma aproximação com a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, em que as narrativas das participantes foram categorizadas. Os resultados evidenciaram que o processo de formação de professores surdos teve avanços significativos, assim a inclusão de disciplinas que embasam a formação destes é um exemplo. Por outro lado, foi possível inferir as necessidades de um currículo mais consistente que contemple de modo mais específico às necessidades para a formação de professores surdos. A pesquisa mostrou ainda a relevância de se promover acepções mais consistentes e claras em relação aos surdos, suas características peculiares e atuação em âmbito educacional.
- ItemAcesso AbertoExperiências visuais de sujeitos surdos: encontros com a fotografia(2016-05-03) Rodrigues, Aline; Hattge, Morgana Domênica; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Hattge, Morgana Domênica; Guedes, Betina Silva; Costa, Cristiano Bedin Da; Schwertner, SuzanaUm clique. Uma luz. Um registro. Um afecto. A fotografia a partir das experiências visuais. O que registrar surge do inesperado. Uma caminhada por instantes. Diante do sol, da chuva, do dia, da noite: uma vida. Caminhadas carto(foto)grafadas, buscando dar passagem ao que captura, na leveza dos acontecimentos, sob tentativas de desviar o tempo. Experiência que se faz e desfaz, entre meu corpo, sujeitos surdos, uma máquina fotográfica e movimentos. Nessa medida, o propósito desta pesquisa foi articular uma relação entre o caminhar como prática permeada por afectos e um olhar para as singularidades de sujeitos surdos, em meio a teorizações de filósofos da diferença, entre eles, Gilles Deleuze e Roland Barthes. Nesse trajeto, alguns rastros foram traçados, percebendo-se que um sujeito surdo pode ser pensado pela sua imprevisibilidade. O que o toca, toca-o de maneira singular, na potência da sua diferença, como um gesto criador de Caminhando, obra de Lygia Clark (1964). Às vezes, um sujeito inacabado, em movimento de constante recusa à fixação. Em muitas outras, apenas um sujeito capturado por linhas estratificadas. Ao finalizar a pesquisa, percebe-se que a entrega do sujeito é sempre algo difícil, de modo que, ao rastrear definições e representações, fixa-se mais na objetividade e brevidade.
- ItemAcesso AbertoProjetos interdisciplinares: concepções e práticas de docentes do Ensino Médio(2016-08) Sampaio, Clauton Fonseca; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Schuck, Rogério José; Marchi, Mirian Inês; Silva, Jacqueline Silva da; Ferla, Noeli JuarezA presente pesquisa buscou investigar como docentes do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, em Conceição do Araguaia/PA, trabalham as concepções e práticas sobre projetos interdisciplinares. Este trabalho foi desenvolvido a partir da abordagem metodológica qualitativa e segundo os objetivos da pesquisa tratou-se de um estudo de caso, sendo que nos seus procedimentos técnicos é considerado um estudo de campo. Para a realização dos objetivos foram analisadas fontes documentais sobre os projetos interdisciplinares desenvolvidos na escola e foi realizada uma entrevista com docentes do Ensino Médio. Os participantes envolvidos na pesquisa foram oito docentes do Ensino Médio de uma escola estadual no Município de Conceição do Araguaia/PA. Na análise dos dados coletados observou-se que a temática interdisciplinaridade é explorada, mas no que tange aos projetos é preciso uma investigação mais apurada nas práticas pedagógicas, no planejamento e no desenvolvimento das diferentes etapas no contexto escolar. Como resultados da investigação das concepções e práticas de docentes do Ensino Médio sobre projetos interdisciplinares, citam-se: a formação fragmentada dos profissionais da educação, as condições de trabalho a que estão submetidos, a falta de tempo de alguns docentes para reunirem-se com os colegas, a pesquisa e dedicação às leituras, a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas, as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre algumas ações docentes, além do desinteresse e indisciplina de alguns alunos. A análise destas ações constata-se que o trabalho com projetos interdisciplinares visa-se abrir mais espaço para a pesquisa escolar e envolvimento maior de alguns discentes e docentes na construção do saber. Diante desta realidade, sugere-se que o ensino, através de projetos interdisciplinares, seja uma prática constante pelos docentes nas escolas, mas que precisa ser fundamentada para não cair em mais um modismo na educação.
- ItemAcesso AbertoCorpos en cena: o teatro como processo colaborativo de criação(2016-08) Schneider, Cristiane; Costa, Cristiano Bedin Da; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Costa, Cristiano Bedin Da; Bublitz, Grasiela Kieling; Schwertner, Suzana Feldens; Cardoso, Rosane MariaO teatro como processo colaborativo de criação integra esta dissertação do Programa de Mestrado em Ensino, do Universidade do Vale do Taquari Univates e apresenta um estudo sobre o teatro na escola, percebendo-o como uma experiência que ultrapassa as fronteiras da aprendizagem do fazer teatral. Ao compreender o teatro como uma fissura na forma tradicional de aprender, ele torna-se um “parêntese” no qual os sujeitos podem expressar-se de forma criativa. Desse modo, o presente estudo volta-se para o processo de criação realizado por um grupo de jovens que participa de oficinas de teatro numa escola de ensino privado de Lajeado/RS. Inicialmente, busca-se uma revisão bibliográfica acerca da relação entre teatro e escola, a partir de pressupostos teóricos que se fundamentam em Brook (2002), Spolin (2007), Stanislavski (2001), Schechner (2010), Icle (2010), Pereira (2010), entre outros. A fim de se aproximar desses processos, recorre-se ao diário de campo, às imagens e filmagens que possibilitaram registrar e analisar as observações realizadas nos encontros com esse grupo. Ao finalizar o estudo, avalia-se que o teatro na escola assume a função de formador e provocador de múltiplas experiências que envolvem a reflexão acerca das múltiplas tramas históricas, políticas e sociais que constituíram e constituem o teatro, a criação de diferentes práticas teatrais, bem como a possibilidade de afirmação das potencialidades artísticas dos envolvidos no fazer teatral.
- ItemAcesso AbertoO protagonismo infantil e as estratégias de ensino que o favorecem em uma turma da Educação Infantil(2016-08) Schneider, Mariângela Costa; Schuck, Rogério José; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610Esta dissertação aborda a temática do Protagonismo Infantil – um dos Princípios do Planejamento no Enfoque Emergente –, oriundo dos estudos das Escolas de Educação Infantil de Reggio Emília/Itália. A escrita está pautada em autores como Malaguzzi (1999), Rinaldi (2002, 1999, 2012, 2014), Silva (2011), Horn (2004), Barbosa e Horn (2008), Sacristán (2005), entre outros, entende-se a criança como Protagonista ativa de seu próprio crescimento, capaz de envolver-se de maneira participativa nos seus processos de aprendizagem. Assim, traçou-se como objetivo para esta pesquisa “Conhecer e analisar as Estratégias de Ensino potencializadoras do Protagonismo Infantil utilizadas por uma Professora da Educação Infantil como um princípio favorecedor da aprendizagem junto às crianças de quatro a cinco anos”. O estudo foi realizado junto a uma Professora de Educação Infantil, de uma escola de Educação Infantil Municipal, Lajeado/RS, observando a sua atuação e a forma como favoreceu o Protagonismo Infantil junto à turma de crianças de quatro a cinco anos na qual atua. A investigação buscou pressupostos da metodologia da pesquisa-ação com o propósito de interagir com a Professora investigada, o que possibilitou conhecer e registrar o que foi sendo percebido durante a pesquisa. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, de observação participante, de um diário de campo para fazer o registro das observações, bem como de filmagens e fotografias. Vale destacar que o trabalho que tem como base o Protagonismo Infantil pode ser um favorecedor do Ensino e da Aprendizagem das crianças. Esta pesquisa revela as formas como esta Professora de Educação Infantil organizou o seu Planejamento. Foi possível perceber que, ao mesmo tempo em que as Estratégias de Ensino favoreciam o Protagonismo Infantil, as mesmas foram favorecidas por ele. A Docente foi construindo um Planejamento pautado nas seguintes Estratégias de Ensino: Investigação e Documentação; Escuta e Participação das Famílias. O espaço da sala de aula, apesar de limitado, não foi um limitador ao trabalho desenvolvido por essa Professora, uma vez que as próprias limitações foram utilizadas como propulsoras do Protagonismo Infantil. A presente pesquisa vem a trazer acréscimos à Educação Infantil, uma vez que, além de demonstrar formas de favorecer o Protagonismo Infantil, abre possibilidades de refletir sobre o planejar para e com as crianças – o que traz mais significado ao planejamento.
- ItemAcesso AbertoPráticas pedagógicas da modalidade a distância e do ensino presencial: contribuições para ensino híbrido no Instituto Federal do Maranhão(2016-08) Santos, Simone Costa Andrade Dos; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Del Pino, José Claudio; Martins, Silvana Neumann; Neide, Italo Gabriel; Lindner, Edson LuizOs avanços ocorridos no mundo contemporâneo, em razão das tecnologias digitais, demandam transformações institucionais, representando um verdadeiro desafio para a educação. O ensino híbrido (presencial e a distância) está no bojo desses desafios sob a perspectiva da organização didática desse processo. O formato de ensino híbrido está amparado pela Portaria no. 4.059/04 do MEC, que preconiza a oferta de 20% da carga horária total dos cursos de graduação com a mediação de recursos didáticos que utilizem tecnologias de comunicação remota. Nesse sentido, esta pesquisa desenvolve-se a partir do seguinte problema: que elementos podem contribuir com o processo de organização didática de ensino híbrido nos cursos de licenciatura presenciais, do Instituto Federal do Maranhão? Considerando que a carga horária em educação a distância não é algo trivial e, portanto, exige o planejamento de ações em diferentes perspectivas, a problemática da pesquisa busca investigar os elementos necessários ao processo de organização didática do ensino híbrido levando em consideração os documentos institucionais e a infraestrutura administrativa, tecnológica e pedagógica. O aporte teórico que fundamenta o trabalho está apoiado em autores que discutem as tecnologias na educação, formação de professores e educação a distância. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Maranhão e teve como sujeitos envolvidos: uma professora da disciplina Língua Portuguesa e sua turma de 44 estudantes do primeiro período do Curso de Licenciatura em Biologia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja investigação se apoia na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011), desenvolvida a partir do material coletado ao longo de um semestre letivo (cinco meses), por meio de instrumentos como: entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários, observações de campo e verificação em fontes documentais. O estudo mostrou que a implementação da carga horária em EaD exige o planejamento de ações em diferentes perspectivas, especialmente quanto à preparação das equipes técnico-pedagógica; adequações de rotinas administrativas; apoio aos estudantes para o uso de recursos computacionais; disponibilização de estrutura tecnológica aos docentes e discentes. A relevância deste estudo recai, sobretudo, nas contribuições aos processos de organização didática do ensino híbrido sob a égide da flexibilização dos espaços e do tempo para o ensino e para a aprendizagem, como uma alternativa para o cumprimento da carga horária dos cursos com melhor aproveitamento para o desenvolvimento do currículo e diversificação das estratégias didáticas, visando a qualidade do ensino.
- ItemAcesso AbertoTecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica docente(2016-08) Santos, Domingas Cantanhede Dos; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Schwertner, Suzana Feldens; Neide, Italo Gabriel; Johann, LianaA sociedade tem passado por constantes mudanças ao longo de sua existência. Nesse contexto, destacamos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que fazem parte do nosso cotidiano por meio de diversas ações. Em função disso, destaca-se a relevância do estudo e discussão dessa temática nos ambientes escolares. O problema de pesquisa que direcionou este estudo foi o seguinte: Como as TICs têm sido utilizadas como estratégia de ensino e aprendizagem em cursos técnicos, considerando, especificamente, os oferecidos pelo IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, Maranhão? Partindo dessa problemática, o objetivo geral foi analisar a utilização das TICs nos processos de ensino e de aprendizagem no câmpus em questão. Para alcançar o propósito do objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar as principais TICs utilizadas pelos docentes nos processos de ensino e de aprendizagem dos cursos técnicos do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras; analisar como as TICs têm sido utilizadas em sala de aula pelos docentes desses cursos técnicos; investigar a percepção dos docentes e dos discentes em relação ao uso das TICs em sala de aula. A amostra da pesquisa abrangeu docentes e discentes do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, localizado no município São Raimundo das Mangabeiras – MA. A amostra contemplou seis docentes que lecionam nas turmas do terceiro ano dos cursos técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Informática dos turnos matutino, vespertino e noturno. Também compuseram a amostra investigada 67 alunos matriculados nos referidos cursos. A amostra foi constituída de forma voluntária, por adesão individual. Em virtude da forma de abordagem do problema, este estudo tem natureza qualitativa, e a investigação de seu objeto de estudo ocorreu por meio da pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos, o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo. Nesse sentido, as ações desenvolvidas abrangeram revisão de literatura, entrevista semiestruturada com docentes, aplicação de questionário misto com os discentes e análise das informações coletadas. Os dados coletados foram analisados e discutidos utilizando análise textual discursiva. Os resultados deste estudo demonstraram que, de acordo com as informações apresentadas pelos discentes, a TIC de maior expressão foi o datashow, citado por unanimidade pelos participantes da pesquisa, seguido por livros, computador, pendrive, aparelho de som, Power point e internet. Todos os docentes que responderam à entrevista foram unânimes em afirmar que usam as TICs em suas práticas pedagógicas, destacando-se entre estas o computador e o datashow. Por meio da análise de como as TICs têm sido utilizadas em sala de aula pelos docentes, constatou-se que todos afirmaram que são favoráveis ao uso das tecnologias como recurso didático e que adotam tais recursos em suas práticas educativas cotidianas, fato confirmado pelos discentes. Quanto ao terceiro objetivo deste trabalho, percebe-se que os sujeitos participantes da pesquisa compreendem e definem o que são as tecnologias de informação e comunicação e as implicações do seu uso no espaço educativo. Este estudo contribuiu para a minha vida acadêmica e profissional, ampliando o meu olhar sobre as possibilidades de uso das TICs em sala de aula, bem como das limitações que ainda persistem para a efetivação de práticas pedagógicas mediadas pelo uso desses recursos.
- ItemAcesso AbertoOs efeitos do Ensino Superior na vida profissional de treze egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas no município de Itacoatiara-AM(2016-08) Iannuzzi, Marusca Wisler; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Esta pesquisa visa compreender os efeitos do Ensino Superior na vida profissional de treze egressos de um Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas que residiam e atuavam no Município de Itacoatiara-AM. A metodologia descritiva, com abordagem qualitativa, fez uso de entrevistas semiestruturadas com os referidos egressos. A Análise de Conteúdo proposta por Bardin orientou as discussões dos dados emergentes das entrevistas. O referencial teórico está embasado nas ideias de autores que abordam a história do Ensino Superior no Brasil desde a criação das universidades no país e de sua implantação no Estado do Amazonas até os processos de interiorização, além de transcorrer sobre a Pedagogia. Os resultados deste estudo demonstram, por um lado, que o início do processo de interiorização não tinha estrutura física adequada, desmotivando graduandos e professores da Universidade, ocasionando, inclusive, problemas de saúde. Por outro, a formação no Ensino Superior produziu modificações nos aspectos sociais e econômicos dos egressos e da sociedade, já que pedagogos que buscaram o Nível Superior conseguiram melhores condições financeiras, ocupando cargos de direção, supervisão, professor universitário. Também provocou mudanças positivas na atuação dos professores nas escolas. A graduação os preparou para trabalharem a relação professor-aluno, colaborou para que o ensino e a aprendizagem ocorressem da melhor maneira, capacitou-os para analisar o meio no qual o educandário estava inserido e adequou a prática pedagógica dos cidadãos à sua realidade.
- ItemAcesso AbertoO ensino do basquetebol na educação física escolar: com a bola, os professores(2016-08) Wachholz, Clairton; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Schwertner, Suzana Feldens; Bossle, Fabiano; Silva, Jacqueline Silva da; Quartieri, Marli TeresinhaA presente dissertação propõe-se a investigar o seguinte: Como os professores de Educação Física da rede municipal de Lajeado/RS percebem a modalidade de basquetebol nas suas práticas de ensino? O objetivo geral é compreender as possibilidades de desenvolvimento da modalidade basquetebol nas aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de ensino de Lajeado/RS. Como objetivos específicos, destacam-se: contextualizar o basquetebol escolar na rede municipal de ensino de Lajeado/RS; conhecer as concepções e práticas dos professores de Educação Física dos 6o e 7o anos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Lajeado/RS em relação às aulas de basquetebol; e identificar as percepções dos professores sobre os alunos, quanto à participação nas aulas de basquetebol. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas (NEGRINE,1999) com professores de Educação Física, além de análise de documentos (MOLINA NETO,1999) pertinentes ao trabalho do professor, tais como Projeto Político Pedagógico das escolas envolvidas neste projeto de pesquisa e o plano de ensino dessa disciplina. Na análise das informações, foi utilizado o método denominado de triangulação (TRIVINÕS,1987). A partir dos resultados, verificou-se que, na rede municipal de Lajeado, o conteúdo basquetebol está presente nas aulas de Educação Física do 6o e do 7o ano e que a participação do professor no planejamento dessa disciplina e no engajamento da construção do PPP da escola é bastante destacada. Na ótica dos professores, os alunos são receptivos e mostram interesse pela prática de basquetebol, o que está em consonância com os projetos sociais desenvolvidos no município. Os professores atribuem um significado muito positivo às possibilidades pedagógicas que o ensino do basquetebol propicia, ressaltando que a prática do basquetebol na escola vai além dos aspectos metodológicos e técnicos: possibilita também a integração dos envolvidos e se apresenta centrada numa proposta pedagógica que vise à formação integral dos estudantes.
- ItemAcesso AbertoComunicação, interação e aprendizagem: o fórum de discussão como estratégia de ensino(2016-08) Kraemer, Fábio Luís; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Kopp, Rudinei; Quartieira, Marli Teresinha; Marchi, Miriam InêsA internet vem reconfigurando a forma da sociedade se relacionar. Nesse contexto, foi inevitável perceber seu impacto na área do ensino. Entre tantas ferramentas oriundas dos ambientes virtuais de ensino está o Fórum de Discussão. Por meio dele, é possível fazer com que as relações entre alunos e professores sejam mediadas virtualmente. O trabalho se pauta no seguinte questionamento: como a interação entre os participantes de um Fórum de Discussão permite o estabelecimento de uma outra forma de aprender? Como objetivo geral, buscamos caracterizar os processos de interação entre estudantes e professor em um ambiente virtual de ensino. Além disso, especificamente, tivemos o propósito de identificar as interações ocorridas; de caracterizar as situações de inteligência coletiva decorrentes das interações; além de analisar as guias de conversação empregadas ao longo das interações do Fórum de Discussão. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, viabilizada através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documentada. O trabalho consistiu na análise de conteúdo de atividades aplicadas em diferentes momentos da disciplina Áudio Publicitário, do Curso de Comunicação Social da Univates, que foram desenvolvidas no Fórum de Discussão. Como resultados, verificamos a ocorrência de situações de ensino e de aprendizagem, inclusive sem o envolvimento do professor; que discussões encorpadas por anexos geraram mais envolvimento por parte dos participantes do fórum; que problemas de ortografia, de gramática e de linguagem informal presentes nas interações do fórum não impediram o processo de ensino e de aprendizagem; e que essa atividade assíncrona tem capacidade de envolver os alunos para além do horário regular da disciplina. Ao final, apresentamos diversos indícios de que o emprego da estratégia da lista de discussão por meios informatizados pode estabelecer uma nova forma de conexão capaz de reduzir o gap existente entre a sala de aula e o estilo de vida dos nativos digitais.
- ItemAcesso AbertoAs repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano para a formação inicial do docente(2016-08) Martins, Danielle Juliana Silva; Dullius, Maria Madalena; Schwertner, Suzana Feldens; Volkmer, Márcia Solange; Marchi, Miriam Inês; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962Este trabalho propõe uma reflexão sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como uma iniciativa do governo para valorizar e aprimorar a formação dos docentes. Nos últimos anos, o PIBID vem sendo implementado em várias instituições de ensino superior e em cursos de licenciatura de diversas áreas. Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições do PIBID no processo de formação inicial dos licenciandos em Química e Física do IF Sertão PE. Para este trabalho, utilizou-se como fundamentação teórica a política pública brasileira a partir de Maués (2003), Hargreaves (2003), Brasil (1996, 2014 e 2015), bem como a formação de professores com foco na relação da teoria com a prática a partir das ideias de Nóvoa (1999), Schon (2000), Zabala (1998), Gauthier (2006), Freire (1996), Tardif (2012), dentre outros. Esta investigação é de natureza quantiqualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise dos documentos produzidos pelo PIBID IF Sertão PE, um questionário aplicado com os licenciandos que pertenceram ao PIBID de Física e Química e uma entrevista semiestruturada realizada com os concluintes do curso de Física e Química do IF Sertão PE que participaram do PIBID e hoje atuam como docentes. Concluiu-se que as principais contribuições do PIBID para a formação inicial do docente estão nas vivências dos licenciandos no ambiente escolar e a diversidade de atividades desenvolvidas que envolvem o ensino, a pesquisa e a comunidade, bem como o empoderamento destas atividades pelos licenciados em suas práticas como docentes.
- ItemAcesso AbertoFormação específica dos professores indígenas Krikati e a prática pedagógica bilíngue(2016-08) Dias, Aparecida De Lara Lopes; Martins, Silvana Neumann; Freitas, Elisete Maria de; http://lattes.cnpq.br/7345668866571738; Freitas, Elisete Maria de; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; Laroque, Luís Fernando da Silva; Martins, Maria Cristina BohnEsta pesquisa trata sobre formação dos professores indígenas e a prática pedagógica bilíngue. A mesma buscou investigar as contribuições da formação específica dos professores Krikati na prática pedagógica bilíngue. Para tanto, foi preciso conhecer a educação do povo Krikati em espaços não formais de aprendizagens, investigar como se dá a formação dos professores em espaços não formais de aprendizagens, averiguar os processos de ensino e de aprendizagem na formação específica e conhecer a prática pedagógica bilíngue dos professores Krikati. Caracterizando-se como sendo uma aproximação de um estudo de caso, a pesquisa envolveu quatro professores e um idoso do povo Krikati. Na fundamentação contou-se com: Baniwa (2006), Meliá (1979; 2000; 2008), Grupioni (2005) e Silva (1998) que, entre outros, contribuíram para que se distinguisse e se caracterizasse a educação indígena e a educação escolar dando ênfase, principalmente, ao saber tradicional como elemento importante para o diálogo entre ambos. A observação participante, a entrevista semiestruturada e o diário de campo foram os instrumentos utilizados para coleta de dados. Os dados, verbais e simbólicos, foram analisados através de Análise de Conteúdo. Como resultados, destaca-se o aprendizado da escrita materna dos professores a partir da formação e a escolha desta para alfabetização dos alunos Krikati, confirmando que a construção de uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural e bilíngue perpassa pela formação dos professores.
- ItemAcesso AbertoAndarilhar por uma pedagogia que fale em nome próprio(2016-08) Crizel, Ana Paula; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Trata-se de fabular uma pedagogia que fale em nome próprio por meio de um andarilhar errante. Composição possível porque a pesquisa se fez em movimento afectado pelas obras de Francis Alÿs e de outros artistas errantes que têm no andar sua poética de trabalho. Obras-movimento que se misturam ao texto e sustentam o andarilhar, modo/método de deslocamento desta pesquisa. Andarilhanças que encontram na arte, na música, na literatura, na filosofia deleuzo-guattariana, na pedagogia, matéria para a composição de suas imagens-fábula, em que se tomou o território da pedagogia, ora como forma, ora como força, ora uma na outra, implicadas em deslocamentos no tempo e no espaço. Tal movimentação, mediante a noção de fabulação – potência falsificadora e produtora de uma memória de futuro –, aspirou a criar condições para a despersonalização de um território e daquele que o vive/percorre. Para isso, inventa-se Ela. Ela é as muitas vozes que dizem e se movimentam n’Ela. Movimentação que se faz por meio dessas imagens-fábulas que excedem o real porque, prenhes de um passado, desejam um porvir que movimenta o aqui-agora. Desse modo, as matérias- imagens-movimentos criam constantes novas posturas e modos de ocupar-habitar o território e, pelos entre-erros dos caminhos, fabulam uma pedagogia que fale em nome próprio.