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- ItemAcesso AbertoA abordagem educativa de Loris Malaguzzi: possibilidade para o protagonismo e o empreendedorismo na Educação Infantil da América Latina(2023-11) Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Forneck, Kári Lúcia; Schneider, Mariângela Costa; Silva, Valdemir José Máximo Omena DaEsta tese propõe uma reflexão acerca da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália como possibilidade para desenvolver o protagonismo e potencializar o comportamento empreendedor na Educação Infantil, na América Latina. A Educação Infantil, denominada como a primeira etapa da Educação Básica, é constituída por uma geração de crianças e de educadores que são diariamente convocados a protagonizar e a empreender na construção de valores éticos, políticos e estéticos. A partir do entrelaçamento entre as inquietações da pesquisadora com o horizonte vislumbrado para o ensinar e o aprender na Educação Infantil, emergiu o problema de pesquisa que conduziu esta investigação: “Como a abordagem educativa de Loris Malaguzzi vem sendo desenvolvida na prática educativa de quatro professoras, que atuam em escolas de Educação Infantil, na América Latina, a fim de desenvolver o protagonismo infantil e potencializar o comportamento empreendedor das crianças?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) conhecer como as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina se aproximam da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália; 2º) analisar como ocorre o desenvolvimento do protagonismo infantil nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina; 3º) verificar se as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina potencializam o comportamento empreendedor das crianças; 4º) verificar se a documentação pedagógica está presente nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina. E, se estiver presente, averiguar o que evidenciam. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta tese, uma abordagem qualitativa com pressupostos aproximados do estudo de casos múltiplos e da pesquisa documental. Foram envolvidas quatro professoras da América Latina que trabalham na Educação Infantil. Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os documentos oficiais de três escolas e de um ateliê, os planejamentos, os registros fotográficos, as documentações pedagógicas e as quatro entrevistas compuseram o corpus desta pesquisa. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, com base nessa análise, os dados foram categorizados e analisados mediante uma reflexão apoiada em autores como Dolabela (1999; 2002; 2003; 2008); Dornelas (2005; 2007; 2018); Filion (2000); Gandini (2016); Hoyuelos (2020), Malaguzzi (1963; 1980; 1993; 1998; 1999; 2001; 2016; 2017); Martins (2010); Oliveira (2004); Rinaldi (2017); Schneider (2020); Vecchi (2014; 2017; 2020), dentre outros. A partir dessa reflexão, identificou-se que, por meio do protagonismo e do empreendedorismo das professoras no decorrer de suas práticas educativas, é desenvolvido o protagonismo infantil e potencializado o comportamento empreendedor das crianças. Nas análises das documentações dos projetos educativos evidenciou-se a problematização social, investigações no campo social e a participação das crianças, dos professores, das famílias e da comunidade em ações sociais, direcionadas para o coletivo e para a preservação ambiental. Diante desse cenário, compreende-se que o desenvolvimento do protagonismo infantil e a potencialização do comportamento empreendedor das crianças, com aproximações da abordagem reggiana, surge como possibilidade para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
- ItemAcesso AbertoA filosofia da práxis como proposta de ensino não formal para emersão do intelectual orgânico(2024) Gomes, Vilisa Rudenco; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Guareschi, Pedrinho; Pase, Hermerson Luiz; Hattge, Morgana Domênica; Machado, Neli Teresinha GalarceEste trabalho dedica-se a realizar uma proposta de Ensino Não Formal para emersão do intelectual orgânico, partindo da premissa gramsciana de que todos os homens são intelectuais, ainda que não exerçam esse papel na sociedade. A pesquisa foi realizada no Sindicato da Prefeitura Municipal de Navegantes/SC, e contou com nove trabalhadores da Secretaria de Obras, sob a suplência dos escritos de Guareschi e Gramsci, sobretudo da filosofia da práxis. A pesquisa é classificada como participante e utilizou a dialética como método de análise. Percebeu-se alargamento intelectual do grupo, comparando suas teses às suas sínteses após terem passado pela antítese. A pesquisa chegou aos seguintes resultados: os sujeitos pertencentes à mesma categoria diferiam-se em relação ao seu tempo de produção de síntese; dentre os participantes, foi identificado um intelectual orgânico, constituído a partir de seu processo histórico de lutas e militâncias; nem todos os participantes efetivaram o processo de emersão intelectual, seja por deficiências cognitivas, seja por problemas de desmotivação, conformismo e cansaço. Apenas três participantes realizaram o processo de emersão intelectual, verificado a partir de modificações de posturas, as quais envolvem: o abandono do senso comum, a proposição de reuniões com a categoria, a vontade declarada de busca de um vereador ou um partido, um condottiero para abrigar as demandas da categoria, o reconhecimento de que os Sindicatos são a maior forma de organização e expressão de luta da classe trabalhadora. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que é possível a realização da emersão do intelectual orgânico no Ensino Não Formal.
- ItemAcesso AbertoA formação de professores em educação ambiental: hortas escolares como espaço de dinamização de ecossistemas múltiplos(2022-12) Marques, Marilaine De Castro Pereira; Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Souza, Lise Mary Soares; Kaick, Tamara Simone Van; Neuenfeldt, Derli JulianoA pesquisa parte do pressuposto de que a Educação Ambiental contribui para a formação integral de professores e estudantes e para a construção da cidadania planetária. A horta escolar, por ser uma estratégia que possibilita o contato com a terra, com as plantas e o envolvimento com os cuidados necessários às espécies cultivadas, revela-se uma importante ferramenta pedagógica para propor aulas significativas, que resultam em aprendizagem ativa e interdisciplinar, articulada aos Temas Contemporâneos Transversais, que podem favorecer a construção de conhecimentos, valores e atitudes, indispensáveis para a formação do sujeito crítico, cuidadoso com a saúde e com o bem-estar individual, coletivo e planetário. O objetivo geral do estudo foi investigar a potência dos processos colaborativos e das hortas escolares, na formação de professores de Ciências da Natureza, na perspectiva teórico-metodológica da Educação Ambiental, articulada à proposta ecosófica, tendo como foco um grupo de professoras de Ciências da Natureza que atuam na rede pública estadual, no município de Alta Floresta-MT. Como objetivos específicos foram traçados os seguintes: a) identificar a existência de hortas nas Escolas Estaduais de Alta Floresta, a fim de avaliar suas funções no ambiente educativo; b) caracterizar os processos de comunicação e de educação ambiental no cotidiano dos professores de Ciências da Natureza; c) realizar, por meio da pesquisa-intervenção, um processo de formação continuada voltado a professores de Ciências da Natureza, com foco nos temas da educação ambiental, educomunicação socioambiental e horta escolar; d) avaliar a potência da formação colaborativa e das hortas escolares, como dispositivos de educação ambiental e para a dinamização de ecossistemas de comunicação ambiental. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, incluindo métodos e procedimentos baseados na pesquisa-intervenção, além de estudo bibliográfico, documental e de campo. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas, observações, relatos em diários de campo e análise das produções dos professores, a partir de encontros formativos. A pesquisa de campo foi realizada em 2021, com dois grupos de professoras. Para um dos grupos foi aplicada somente uma entrevista; com o outro, foi realizada uma formação. Foram comparados os relatos de ambos, a respeito de como compreendem a potência de processos colaborativos e das hortas escolares na formação de professores, na perspectiva teórico-metodológica da educação ambiental, articulada à proposta ecosófica. O grupo de intervenção foi formado por professoras de Ciências da Natureza, que demonstraram receptividade à proposta, disponibilidade e compromisso para participarem da formação. Adotou-se a perspectiva das metodologias não extrativistas e de estratégias de produção de conhecimento, que valorizaram a dimensão corpórea e a integração dos três registros ecológicos: ambiental, social e da subjetividade, do que decorre o conceito de ecosofia. Na iniciativa em questão, foram exploradas cinco categorias de análise como temas a serem problematizados na formação: memórias, cuidado, interdependências, ecossistemas e transformações. A formação realizada possibilitou aprofundar a compreensão das dimensões da ecosofia, já que, entre as professoras entrevistadas, os modos de cuidado, as possibilidades de interdependência, de organização ecossistêmica e as transformações demonstraram menor complexidade, assim como no início da formação das duas professoras. Ao longo dos encontros formativos, observou-se uma mudança de perspectiva nos relatos das participantes. De modo conclusivo, o estudo aponta para a potência da criação e do aprimoramento de ecossistemas comunicativos (presencias e on-line), que possibilitaram que as professoras participantes dos encontros passassem a integrar à sua concepção materialista de educação ambiental, um viés sensível. Fortaleceu-se a concepção da horta como laboratório vivo, espaço de aprendizagem interdisciplinar, coletivo e colaborativo, onde se podem desenvolver práticas pedagógicas de educação ambiental e de Ciências da Natureza, utilizando métodos colaborativos, estratégias educomunicativas e princípios ecosóficos, que possibilitam desenvolver habilidades cognitivas e socioafetivas, sem dicotomizar razão e emoção. A formação fortaleceu também a ideia de interdependência entre todas as formas de vida, bem como, do papel dos professores na construção de sociedades mais sustentáveis, o que requer o cuidado consigo, com o outro e com o ambiente. Observou-se que as professoras que participaram da formação passaram a entender a aprendizagem como atividade corpórea, vislumbrando alternativas a serem desenvolvidas nas aulas, bem como compreenderam que as atividades ligadas à horta e ao ambiente ecológico mais amplo contribuem para o bem-estar físico, mental, espiritual e social. As memórias afetivas emergiram nos dois grupos de professoras pesquisadas, com ênfase nas vivências familiares. Poucas lembranças vieram do contexto escolar, o que indica que as escolas e as instituições de formação inicial e continuada de professores, ainda não incorporaram em suas propostas formativas atividades envolvendo as memórias afetivas, de forma exitosa. Essa incorporação tem muito a contribuir com a educação integral de alunos e professores, a qual é um imperativo nos documentos educacionais em vigência na atualidade. Vale ressaltar que a pesquisa está articulada mais diretamente a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs): Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis, visto que aborda questões relevantes para se alcançar esses propósitos no contexto local e global.
- ItemAcesso AbertoA interculturalidade presente no currículo de matemática nas licenciaturas interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia(2024-02) Silva, Fabricio Pereira Da; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Barbosa, Gabriela Dos Santos; Blanco-Alvarez, Hilbert; Giongo, Ieda Maria; Machado, Neli Teresinha GalarceA presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e descrever como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) definem os conhecimentos e saberes matemáticos sob a perspectiva da interculturalidade no contexto da formação de professores de matemática nas licenciaturas interculturais indígenas do estado da Bahia e problematizar o que pensam os professores de matemática, representantes dos estudantes e gestores sobre o modelo de formação que tem sido desenvolvido. Do ponto de vista teórico, este trabalho apoia-se nas propostas preconizadas pela interculturalidade crítica, como um corpo teórico que permite o reconhecimento da existência de sistemas de saberes plurais da etnomatemática que, na condição de programa de pesquisa, aponta como múltiplos os lugares dos quais emergem os saberes matemáticos, e da decolonialidade, que referencia a possibilidade de um pensamento crítico a partir das minorias no intuito de contrapor o poder colonial e eurocêntrico que prevalece na sociedade moderna. Os dados foram coletados através da análise dos PPCs das Licenciaturas Interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia e a pesquisa de campo foi realizada através de grupos focais com estudantes, professores e coordenação das Licenciaturas. Na análise dos dados, utilizamos as técnicas da Análise de Conteúdo. A análise dos resultados permite perceber que o termo “interculturalidade” assume vários significados, ora na perspectiva funcional, ora na perspectiva crítica, fato apontado previamente em nossa tese pelo referencial teórico adotado. Quanto aos grupos focais, as falas dos estudantes evidenciam certo distanciamento entre o que o PPC anuncia e o que de fato é vivenciado. Além disso, para a formação de professores de matemática, a etnomatemática, a interculturalidade crítica e a decolonialidade são vislumbradas como possibilidades para a superação do modelo social eurocêntrico que coloca o conhecimento da matemática como um saber excludente.
- ItemAcesso AbertoA prática como componente curricular no curso de Licenciatura em Matemática: como ensinam a ensinar(2023) Sousa, Francisco Jucivânio Félix De; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Bedin, Everton; Nóbile, Márcia Finimundi; Vian, Vanessa; Oliveira, Eniz Conceição; Machado, Neli GalarceEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Teve o objetivo de estudar a contribuição da Prática como componente curricular (PCC) na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú. Insere-se, metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma investigação que se utiliza dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, aliadas a uma incursão no campo, com aplicação de questionário aos docentes, coordenador e discentes do curso em questão. Considerou-se, no campo teórico, a perspectiva das políticas de formação docente no Brasil, nos pareceres e nas resoluções que as instituíram – as Diretrizes Curriculares Nacionais (2002; 2015; 2019), bem como os estudos que debatem o processo de ruptura de paradigma da prática racional para o processo do professor reflexivo, em Fiorentini (2000; 2005; 2008; 2009; 2012), Gatti (2014; 2016), Gauthier (1998), Pimenta (1996; 2002; 2012), Schön (1995; 2000), Tardif (2000; 2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999; 2010; 2013), selecionados com o propósito de oferecer ferramentas que contribuíssem para o alinhamento da investigação. Referente aos conhecimentos que devem ser de domínio do professor que ensina Matemática, está fundamentalmente referenciada em Shulman (1986; 1987) e Ball, Thames e Phelps (2008), e como fontes de informação utilizamos o Projeto Político do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática e a legislação educacional vigente. A análise dos dados coletados foi realizada utilizando princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A partir do tratamento das informações coletadas e das categorias emergidas, constatamos que os sujeitos investigados compreendiam a importância da relação da teoria e prática na formação inicial do docente, sendo constituídas de elementos que poderão aglutinar a atividade docente e os processos singulares de reflexão sobre o “fazer” e o “como fazer”, no desempenho da função de professor. Verificamos que a PCC mostrou ser uma temática que ainda precisa ser estudada e detalhada, com o objetivo de disponibilizar um suporte para as instituições que ofertam os cursos de licenciaturas, pois as atividades que compõem o ciclo de ações que a constituem são importantes para compreender o processo educativo de formar e elaborar caminhos para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, não somente na disciplina de Matemática, mas em todos os contextos sociais envolvidos. Revelou-se a necessidade de delinear de forma assertiva a construção de propostas e significados que mobilizem uma integração da teoria com a prática, da PCC com a formação docente, da universidade com as escolas, ações que transcendam as discussões e a aplicação da legislação educacional e se concretizem em ações pedagógicas no processo da formação inicial docente. Sinalizaram-se, nas respostas de docentes e discentes, evidências da necessidade de sair do campo do discurso teórico para a efetivação na prática, e de aproximar elementos do que seja ensinado na área pedagógica e na Matemática pura e Aplicada, para a prática da profissão do professor de Matemática.
- ItemAcesso AbertoA realidade socioambiental do pós desastre de Mariana: o impacto dos desastres na identidade dos moradores do Distrito de Regência(2023-12-19) Belém, Warner Di Francesco; Turatti, Luciana; http://lattes.cnpq.br/5819588394882211; Damacena, Fernanda Dalla Libera; Hupffer, Halde Maria; Lavor, Anna Ariane Araujo DeO desastre socioambiental em Mariana-MG ocorrido no início de novembro de 2015, é enredado por sua complexidade social e econômica, e não somente pela magnitude do dano ambiental. Segundo o IBAMA, o rastro de dejetos poluiu 663,2 km de cursos d’água, atingiu dezenas de municípios, devastou localidades e, consequentemente, desagregou os vínculos sociais das comunidades, desalojou e trouxe a sensação de perigo e desamparo à população. Este evento leva a uma multiplicidade de reflexões sobre os riscos da Modernidade, pois fragmentou o distrito de Regência, desencadeando a perda da identidade, referências tradicionais, culturais, religiosas e de lugar, ocasionando transtornos aos seus valores intrínsecos e intangíveis. Com a destituição de suas formas de subsistência, a comunidade ficou sem alternativa para seu próprio sustento e sem perspectiva de retomada de suas vidas. Os primeiros auxílios financeiros foram pagos um mês depois do desastre e as indenizações, somente após a criação da Fundação Renova, final de 2016. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa consistiu em investigar a realidade socioambiental, após o desastre de Mariana, na comunidade ribeirinha de Regência, distrito de Linhares-ES, e os impactos das indenizações na identidade dos moradores. O estudo pode proporcionar novas compreensões da relação estrutural que desencadeia os desastres, pois dessa maneira, a sociedade e a natureza, deixam de serem consideradas como entes separados. Em relação ao método empregado, foi uma pesquisa exploratória, de natureza quali-quantitaiva, adotando como objeto o estudo de caso e a pesquisa de campo. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa documental, bibliométrica, observação e entrevista. Por fim, como resultado, espera-se poder mapear os impactos gerados pelas indenizações na identidade da comunidade ribeirinha de Regência. Conclui-se que as indenizações devem considerar as particularidades de cada pessoa atingida, respeitando a individualização dos atores, para permitir uma igualdade dentro da desigualdade de vulnerabilidade.
- ItemAcesso AbertoA simulação da aula de desempenho didático nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, como estratégia de ensino e contributo para inserção profissional na SEDUC-CE (2018-2022)(2025-03) Neri, Antonio Avelar Macedo; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Souza, Vilmar Ferreira de; Silva, Antonio Edson Alves da; Hattge, Morgana Domênica; Quartieri, Marli TeresinhaA aula de desempenho didático tem contribuído de maneira significativa, em conjunto com o componente curricular de Didática, para o processo de formação integral dos futuros professores que estão na fase inicial de sua formação, necessitando compreender diversas facetas da educação nacional. Nesse contexto, a pesquisa que fundamenta esta tese investigou as aulas de desempenho didático como mecanismos eficazes para a formação profissional dos estudantes nos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús, considerando as estratégias de ensino, as práticas didáticas e sua contribuição para a inserção profissional na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE (2018-2022). Mais especificamente, este estudo visa: a) investigar as estratégias de ensino no desenvolvimento didático como construção do perfil profissional docente; b) compreender os desafios e as possibilidades na mediação pedagógica das aulas de desempenho didático pelos docentes; e, por fim, c) identificar as contribuições da simulação das aulas de desempenho didático para os egressos em licenciatura pelo IFCE. Para tanto, adota-se como referencial teórico Cordeiro (2017), Masetto (2010), Tardif (2012), Anastasiou e Alves (2003), focando na necessidade de se tornar um "estrategista", além dos pressupostos teóricos de Libâneo (2013; 2017), Pimenta (2006; 2010), Giroux (1992), Pérez-Gómez (1995) e Gramsci (1988), que contribuem para uma discussão mais aprofundada sobre a interseção entre teoria e prática. E, por último, Bardin (2006) no tocante à análise de conteúdo. Quanto à metodologia, essa se fundamenta em abordagem qualitativa exploratória, utilizando procedimentos como pesquisa bibliográfica conforme Demo (1985), pesquisa documental seguindo Godoy (1995) e pesquisa de campo baseada em Minayo (2010). A análise dos dados, fundamentada nos pressupostos de Prodanov e Freitas (2013), investigou quatro categorias: 1) Alinhamento do PPC em equivalência e estrutura; 2) Identificação dos obstáculos na mediação pedagógica; 3) Compreensão das barreiras no desenvolvimento profissional docente; e, por último, 4) Contribuições das simulações didáticas para a formação de egressos. Os resultados indicam que a aula didática desempenha um papel significativo no desenvolvimento do estudante na fase inicial de sua formação como professor A tese deste trabalho sustenta que a simulação da aula de desempenho didático, enquanto estratégia pedagógica adotada nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, exerce papel de destaque no desenvolvimento de competências docentes, sendo um instrumento relevante para a formação de futuros professores. Por fim, conclui-se que este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nesse campo, na formação de professores, especialmente no que tange às contribuições sobre a importância da simulação de aula de desempenho didático na inserção de professores nos certames da SEDUC-CE.
- ItemAcesso AbertoÁcaros em pomares de macieiras (Malus domestica: Rosaceae) no Sul do Brasil: ocorrência, caracterização de danos e efeito do manejo(2024-03) Rode, Priscila De Andrade; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893; Hoehne, Lucélia; Corrêa, Luiz Liberato Costa; Toldi, MaiconO Brasil está entre os maiores produtores mundiais de maçã (Malus domestica Bork: Rosaceae), com a produção concentrada principalmente na região Sul do país. Devido a alterações nos agroecossistemas, ácaros fitófagos estão atingindo o nível de dano econômico na cultura. Este estudo objetivou avaliar a acarofauna e sua dinâmica em pomares de macieiras da região Sul do Brasil, caracterizando injúrias, comportamento e manejo de ácaros em plantas de macieira. Coletas mensais no período de um ano foram realizadas em pomar convencional (Fuji e Gala) nos municípios de Muitos Capões (RS), São Joaquim (SC) e orgânicos (Gala, Fuji e Eva) no município de Antônio Prado (RS). Foram amostradas 40 macieiras por pomar, de onde eram retiradas três folhas (estratos apical, mediano e basal) e cinco amostras de vegetação espontânea /mês. O material foi triado e identificado no Laboratório de Acarologia da Univates. Testes de comportamento de espécies acarinas e avaliações de injúrias de ácaros fitófagos em macieiras foram realizados. Com os resultados obtidos foi confeccionado um manual técnico e uma chave dicotômica foi apresentada, contemplando as espécies acarinas que até o momento foram reportadas em macieiras no Brasil. Nas avaliações foram encontrados 7.193 ácaros nas macieiras e 540 na vegetação espontânea. Além disso, foram encontrados 692 ácaros da subordem Oribatida. Plantago australis Lam. (Plantaginaceae) e Vernonanthura tweediana (Baker) H. Rob. (Asteraceae) foram as espécies de vegetação espontânea com maior importância nas avaliações. Tanto em macieiras quanto em vegetação espontânea, os pomares orgânicos foram os mais diversos e os predadores mais importantes foram os Phytoseiidae. Nas macieiras, Neoseiulus californicus (McGregor) (Phytoseiidae) foi o principal predador em áreas de cultivo convencional, e teve baixa ocorrência em áreas orgânicas. Nos pomares orgânicos, espécies de Euseius foram mais abundantes. Em avaliações de laboratório foi relatado a presença de injúrias causadas por Tetranychus ludeni Zacher (Tetranychidae) em mudas de macieira. Também foi apresentado Phytoseiulus macropilis (Banks) (Phytoseiidae) como possível controlador deste fitófago. Nas avaliações de comportamento dos ácaros fitófagos, a presença de teias e pistas de coespecífico aumentou a oviposição de Panonychus ulmi (Koch) (Tetranychidae), enquanto a presença de teia e ovo de Aculus schlechtendali (Nalepa) (Eriophyidae) e Tetranychus urticae Koch (Tetranychidae) e pistas de A. schlechtendali diminuíram sua oviposição. Na avaliação de clorofila, folhas de macieira infestadas com T. urticae apresentaram maior perda de clorofila e folhas infestadas por P. ulmi e T. ludeni tiveram as médias de clorofila diminuídas nos tratamentos a partir de 25 ácaros/folha. A avaliação da perda da estabilidade de membrana elencou T. ludeni como potencial causador de injúrias em macieiras. Além disso, foi demonstrado que quanto maior o número de ácaros na superfície foliar, maior é a área danificada. Este trabalho serve de alerta à cadeia produtiva de maçãs para monitoramento das infestações e prevenção de possíveis ameaças à cultura da macieira. Estes resultados são promissores, pois embasam pesquisas sobre o potencial dos ácaros fitófagos da macieira, e à interação entre esses herbívoros, e deles com os predadores.
- ItemAcesso AbertoAgricultura orgânica pela agricultura familiar sob a óptica socioeconômica, econômica e financeira: análise do desempenho da produção mato-grossense(2024-02-27) Oliveira, Vilma Eliane Machado de; Feil, Alexandre André; Turatti, Luciana; http://lattes.cnpq.br/5819588394882211; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; Kronbauer, Clovis Antônio; Poquiviqui, AgilsonA degradação dos recursos naturais afeta, direta ou indiretamente, as atividades econômicas e sociais, a saúde e o bem-estar da população, razão pela qual o setor agrícola tem como desafio produzir para gerar desenvolvimento econômico, suprir a demanda por alimentos, sem, contudo, deixar de preservar o meio ambiente e proporcionar saúde e bem-estar, nesse contexto, a agricultura orgânica surge como uma alternativa. O objetivo desta pesquisa foi identificar o desempenho do sistema agrícola orgânico em propriedades da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso, em âmbito, socioeconômico, financeiro e econômico. Para tanto, realizou-se uma análise do perfil dos agricultores e de suas unidades agrícolas produtivas de alimentos orgânicos, inseridas na agricultura familiar; identificaram-se as características das atividades agrícolas do sistema produtivo de alimentos orgânicos em âmbito socioeconômico, financeiro e econômico; avaliou-se o desempenho financeiro e econômico das unidades agrícolas produtivas de alimentos orgânicos, bem como o desempenho socioeconômico dos agricultores; analisaram-se as variáveis intervenientes que influenciam o desempenho das unidades agrícolas de alimentos orgânicos. A pesquisa, quanto ao problema, é classificada como qualiquantitativa e descritiva, quanto ao objetivo geral. A coleta de dados ocorreu por meio do procedimento técnico survey, mediante um questionário estruturado e aplicado através de entrevista com os produtores familiares que cultivam no sistema orgânico, domiciliados no Estado de Mato Grosso. Como resultado, obteve-se uma análise da viabilidade financeira e econômica no que tange à produção, e uma análise do bem-estar, da saúde e das condições socioeconômicas do produtor e de sua família. Os resultados demonstram um cenário positivo em relação a si mesmo, do desempenho do sistema agrícola orgânico nos âmbitos socioeconômico, econômico e financeiro, no Estado de Mato Grosso. Como sugestão para o registro dos eventos financeiros, foi proposto um instrumento de registro e avaliação do desempenho financeiro das unidades agrícolas produtivas de alimentos orgânicos.
- ItemAcesso AbertoAlfabetização científica na educação básica: autonomia e argumentação crítica(2020-11) Oliveira, Aldeni Melo De; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia; Muller, Deise Margô; Lopes, Roseli De DeusO desenvolvimento do conhecimento científico através de projetos de pesquisa vem recebendo atenção de professores no debate sobre formação cidadã. Dessa forma, esta investigação teve como delineador as contribuições da construção da alfabetização científica por meio de projetos de pesquisa na Educação Básica na formação de cidadãos autônomos e no desenvolvimento da argumentação crítica. Assim, entende-se que o professor possui responsabilidade nessa ação de iniciação à pesquisa na Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar como a participação em projetos de pesquisa científica contribui na construção da autonomia, da argumentação crítica e na alfabetização científica de estudantes da Educação Básica. Metodologicamente, foram feitos registros dos dados qualitativos descritivos, aproximando a pesquisa a um estudo de caso. Para responder à problemática e aos objetivos propostos, foram obtidas, com as análises de grupo focal, mapa conceitual, desenhos, questionário, entrevista e diário de bordo dos alunos envolvidos e do pesquisador, contribuições ao objeto de estudo, as quais proporcionaram levantamentos da amostragem. Os dados foram organizados e analisados a partir de cada objetivo específico. Como resultados, observou-se que os alunos desenvolveram capacidade argumentativa e eficiente oralidade nas exposições e avaliações dos resultados dos projetos de pesquisa. A investigação também permitiu observar a criticidade do aluno, a autonomia no ambiente escolar e fora dele, a aquisição de experiências nas diferentes áreas científicas e o amadurecimento nas pesquisas científicas, ou seja, os alunos construíram em sua caminhada a ação de se alfabetizarem cientificamente. Por fim, são apresentados 8 (oito) níveis de indicadores, com seus respectivos delineadores, como contribuintes para a construção de autonomia e argumentação crítica, norteados pela alfabetização científica de alunos da Educação Básica. Cabe destacar que os indicadores e seus delineadores foram elaborados pelo pesquisador de acordo com as complexidades dentro das orientações de projetos de pesquisa. Ademais, os alunos corroboraram uma evolução científica no proceder do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, pois conseguiram desenvolvê-los obedecendo a uma sequência, o que ficou comprovado pelo nível argumentativo presente em suas sínteses descritivas, em suas narrativas durante os momentos de apresentações e avaliações das pesquisas, entre outras formas de expressão. Assim, embora este estudo não seja o único com competência de considerar a alfabetização científica na Educação Básica, ele tem um amplo potencial para associar essa alfabetização à aprendizagem por meio de projetos de pesquisa, construindo habilidades e competências que permitam o 8 estudante interpretar, de forma argumentativa e com autonomia, situações diferenciadas daquelas aprendidas em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoA alteridade na política pública de saúde e os migrantes: pontes de diálogo ou muros?(2020-11) Molinari, Daniela Da Rosa; Turatti, Luciana; http://lattes.cnpq.br/5819588394882211As migrações acendem a multiculturalidade da sociedade, o encontro das diferenças, ao passo que desafiam os indivíduos, a sociedade, as políticas públicas para a relação do face a face, uma relação ética, de alteridade. Contudo, devido a presença de diferenças, o migrante é frequentemente visto com olhar de estranheza, discriminação, estigmatização e exclusão, o que agrava ainda mais a sua vulnerabilidade. Ao se estabelecerem nas cidades de instalação passam também a demandar o serviço público de saúde, pois durante o processo de mobilidade e adaptação sua saúde é afetada . Logo, o acesso à saúde pelo migrante implica em mudanças, dificuldades e desafios na política pública de saúde. Os espaços de saúde sendo espaços relacionais, dinâmicos, flexíveis, tendem a absorver as demandas da sociedade, como se dá no atendimento à população migrante, enquanto novos usuários do sistema de saúde. Assim, nos espaços de saúde além do encontro das diferenças, ocorre o encontro entre o eu (profissional de saúde) e o outro (migrante), um indivíduo com peculiaridades próprias de viver a vida, carregado de sofrimentos, anseios, angústias e vulnerabilidade, que demanda, acolhida, diálogo, afeto e responsabilidade, cabendo ao eu uma resposta. Considerando tal cenário, a presente tese parte do seguinte questionamento: de que maneira as práticas dos profissionais de saúde garantem a universalidade da saúde aos migrantes e estabelecem pontes de alteridade? Como objetivo geral busca-se analisar a presença da alteridade nas práticas dos profissionais da política pública de saúde durante o atendimento aos migrantes. Para dar vazão a tal propósito o estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo, que envolveu acompanhamentos realizados junto ao ambiente de trabalho de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) de um município de médio porte, no interior do Rio Grande do Sul e das visitas domiciliares realizadas junto com o Agente Comunitário de Saúde (ACS) aos migrantes, possibilitou vivenciar a rotina dos profissionais de saúde no atendimento e acolhimento dos migrantes na política pública de saúde, seus desafios e potencialidades, e ainda, observar como se estabelece a alteridade a partir de suas práticas de saúde, os comportamentos, falas, percepções, interesse e responsabilização pelos migrantes. Para além das observações e acompanhamentos, destacam-se aspectos importantes que emergiram no decorrer da pesquisa, o idioma enquanto principal dificuldade no atendimento da população migrante, o atendimento às gestantes migrantes e o relevante trabalho dos ACS na hospitalidade, no suporte social e inserção social do migrante. Por fim, entende-se que as práticas dos profissionais da política pública de saúde ao estabelecerem pontes de alteridade, garantem a abertura do eu para o outro, a universalidade da saúde, a hospitalidade, a acolhida, a responsabilidade pelo outro, o que torna os espaços de saúde inclusivos, uma vez que ocorre uma redução das desigualdades, e ainda o encontro com o apelo da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Tem-se assim que as pontes de alteridade conduzem a práticas de saúde humanizadas e acolhedoras, podendo assim ser vistas a partir da perspectiva do conceito da outridade do cuidado.
- ItemAcesso AbertoAmbientalização curricular no ensino superior no nordeste do Brasil: indicadores de sustentabilidade para cursos da área da saúde(2022-07) Oliveira, Ildoana Paz; Lima, Lucia Ceccato De; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Rempel, Claudete; Teixeira, Mauricio Fernando Nunes; Dickmann, IvoNo decorrer das últimas décadas têm ficado ainda mais evidente que grandes problemas ambientais são causados por um conjunto de fatores responsáveis pelo atual processo de degradação, que atinge diversas partes do mundo, cabendo destacar como causas a intervenção humana, o crescimento populacional, as práticas inadequadas na agropecuária, assim como a falta de articulação entre as políticas ambientais e de educação, entre outras. A proposta de trazer as questões ambientais para o seio do currículo acadêmico pode contribuir para repensar estratégias pedagógicas que visam incorporar conteúdo de sustentabilidade e educação ambiental na formação profissional. Um dos princípios da educação para a sustentabilidade é a promoção da cooperação e o diálogo entre indivíduos, instituições e órgãos de educação ambiental, com a finalidade de criar modos de vida que causem menor impacto ao ambiente e atendam às necessidades básicas de todos. Esta tese tem como objetivo geral analisar a ambientalização curricular e propor indicadores de sustentabilidade para os cursos da área da Saúde do ensino superior, tomando como base estudos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia, em universidades públicas da Região Nordeste do Brasil. Como objetivos específicos, definimos os seguintes: a) apresentar um panorama da atuação das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de práticas sustentáveis com viés na ambientalização curricular; b) realizar análise integrativa de artigos que tratam do tema no currículo dos cursos da área da Saúde, publicados em bases de dados; c) identificar os pressupostos que norteiam a ambientalização curricular nos cursos Enfermagem, Odontologia e Farmácia; d) propor indicadores de ambientalização curricular; e) exercitar o uso dos indicadores como categorias de análise da ambientalização na análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de três cursos da área da Saúde nordestinos: Farmácia, Odontologia e Enfermagem. A pesquisa realizada é de caráter quanti-qualitativo, baseada em levantamento bibliográfico e análise dos documentos, especificamente legislações e documentos norteadores da educação ambiental e registros de práticas de ambientalização curricular nos três cursos escolhidos, na região Nordeste do Brasil. Para o tratamento de dados coletados foi realizada a análise textual. Como resultados são propostos sete indicadores de sustentabilidade como caminhos para ambientalizar os currículos da área da Saúde, a começar pelos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia. Os sete indicadores são: Diversidade, Contextualização, 6 Transversalidade, Cuidado, Abordagem Curricular, Formação Profissional e Cidadania/Participação. Eles serviram como categorias de análise de 23 Projetos Pedagógicos dos três cursos das nove universidades públicas nordestinas que serviram de recorte do estudo documental.
- ItemAcesso AbertoAmpliando horizontes de compreensão: ensino à luz da hermenêutica filosófica(2023-09-14) Menezes, Nilton Cezar Rodrigues; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Seibt, Cézar Luis; Hammes, Itamar Luís; Neuenfeldt, Derli Juliano; Quartieri, Marli TeresinhaA presente tese, motivada por razões pessoais e profissionais, teve o intuito de compreender as potencializações do ensino, suas contribuições e implicações na tecitura da professoralidade universitária. Foi uma inquietação intelectual, de situação hermenêutica, com o lócus de tese, Ampliando horizontes de compreensão: Ensino à luz da Hermenêutica Filosófica, que impulsionou o interesse por desvelar os fenômenos que permeiam a pesquisa da tese, com o propósito de fazer emergir da docência universitária outros modos de pensar, de “ser professor”, “sendo professor”, na produção da professoralidade universitária. Para alcançar os objetivos deste estudo, utilizamos a investigação-compreensão, num arcabouço constituído pela metodologia de pesquisa bibliográfica, entrelaçada com a metodologia da Análise textual Discursiva - ATD. Destarte, esta tese, na esfera fenomenológica-hermenêutica, apresenta como canal condutor, uma experiência de linguagem, jogos de linguagem, composta por um fluxo linguístico-dialógico, perpassado pelo seguinte problema: Como a hermenêutica filosófica poderia potencializar o ensino, trazendo contribuições para a tecitura da professoralidade universitária? Para responder à interrogação, propôs-se como objetivo geral: Compreender as possibilidades do ensino na potencialização da tecitura da professoralidade universitária, à luz da hermenêutica filosófica. E, como objetivos específicos: Perspectivar o ensino à luz da hermenêutica filosófica, como processo potencializador na ampliação de horizontes da tecitura da professoralidade; efetivar uma experiência de linguagem originante de fluxos linguístico-dialógicos entre a hermenêutica filosófica e o ensino, na configuração da tecitura da professoralidade universitária; situar o diálogo entre hermenêutica filosófica e ensino como lugar de conhecimentos pertinentes, contribuições e implicações, na produção da professoralidade universitária. O fluxo linguístico-dialógico traçado, a escolha e a delimitação do objeto de pesquisa configuraram a aplicação do Estado da Arte à tese, situando a pesquisa bibliográfica na formação do corpus da unitarização, proposta pela Análise Textual Discursiva – ATD, compondo assim um arcabouço metodológico uníssono, para achar referências sobre a temática da tese. Desse modo, considerando que parte das pesquisas estão disponíveis on-line, nos bancos de teses, dissertações e portais de periódicos, entendemos que o ponto de partida seriam livros impressos e/ou em formato digital, teses, dissertações, artigos, monografias, trabalhos de conclusão de curso, vídeos. Neste sentido, responder à interrogação da tese configurou um desafio para a tecitura da professoralidade universitária, que resultou em propostas de ampliação de horizontes de compreensão, no ensino. Assim, surgiram no contexto categorias emergentes como: Diálogo: hermenêutica e ensino; hermenêutica e docência; Entrelaces de fluxos linguístico-dialógicos na tecitura da professoralidade universitária; Movimentar-se entrefaces de Jano: Meu trabalho de Hermes. Assim, é primordial a criação de espaços de interlocução hermenêutico-pedagógica na educação superior, que podem construir novos campos possíveis de experiências docentes, através da produção de estratégias que gestam empenhos na direção de conhecimentos que considerem tanto os saberes mobilizados pelos professores, quanto os próprios da área de atuação profissional e, desse modo, impactar a tecitura da professoralidade universitária. Falar da compreensão no âmbito educacional, do ensino, do ponto de vista da hermenêutica filosófica não é sinônimo de teorizar, com novas conceituações, nem afirmar como deverão ser as ações e processos educativos no ensino, mas trata-se da ampliação de múltiplas fusões de horizontes de compreensão, evidenciando processualidades, mediante um contexto relevante, mostrado pelo fluxo linguístico-dialógico entre hermenêutica filosófica e ensino, que é a produção da tecitura da professoralidade universitária.
- ItemAcesso AbertoAnálise climática no município de Tangará da Serra- MT sob o viés do desenvolvimento urbano sustentável(2024-12) Dallastra, Mauricio; Konrad, Odorico; http://lattes.cnpq.br/9946679953072196; Silva, Andreia Fernandes da; Oliveira, Tarsila Marília de; Machado, Neli Teresinha GalarceAs mudanças climáticas, especialmente o aquecimento global, têm intensificado o impacto ambiental devido à ação humana, em particular pela queima de combustíveis fósseis, resultando no aumento da temperatura média global. A urbanização e a construção civil ampliam esse impacto, exacerbando a demanda por energia e recursos naturais. O Brasil, além de enfrentar os desafios climáticos, lida com a ocupação irregular e deslizamentos de terra, agravados pelas mudanças climáticas. Tangará da Serra-MT, uma cidade em expansão, destaca-se por apresentar microclimas distintos, influenciados por variações na cobertura vegetal e densidade urbana. Esta pesquisa visa identificar as características climáticas locais e propor soluções sustentáveis para promover conforto térmico urbano, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente no que tange ao combate às mudanças climáticas, cidades sustentáveis e energia limpa. O estudo também contribui para o desenvolvimento sustentável, ao focar em estratégias bioclimáticas que promovam o uso eficiente dos recursos e a mitigação dos impactos ambientais na urbanização da cidade. A infraestrutura verde (IV) propõe a integração da natureza no ambiente urbano, visando à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida nas cidades. Os estudos realizados abordaram o fenômeno das ilhas de calor urbano, usando dados coletados entre 2022 e 2023, por meio de cinco estações meteorológicas. Mapas de calor e cartas bioclimáticas gerados a partir de programação e pelo software Analysis Bio mostraram a influência das características do entorno imediato na promoção de conforto térmico. A supressão de áreas verdes, como o bosque municipal, foi simulada por meio do software Envi-MET, revelando o aumento da temperatura e a intensificação das ilhas de calor. A pesquisa concluiu que a preservação e ampliação de áreas arborizadas é fundamental para mitigar esses fenômenos, melhorar o microclima urbano e atender às metas de desenvolvimento sustentável. O estudo também ressalta a necessidade de incorporar o conceito de IV no planejamento urbano de Tangará da Serra, promovendo resiliência climática e sustentabilidade.
- ItemAcesso AbertoAnálise da influência do Monumento Natural das Arvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO) sobre a população local(2018-01) Costantin, Aline Maria; Pires, Etiene Fabbrin; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743; Jasper, André; Pires, Etiene Fabbrin; Schwertner, Suzana Feldens; Tavares, Tatiane Marinho Vieira; Kauffmann, MarjorieCom a finalidade de contribuir com a proteção do Patrimônio Fossilífero preservado na Floresta Petrificada do Tocantins Setentrional (FPTS), foi criado, em 2000, o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO). Importantes registros paleobotânicos do Paleozoico Superior do Gondwana estão ali preservados sob a forma de lenhos permineralizados e impressões foliares. O objeto do presente estudo é a análise da Percepção Ambiental da população de Filadélfia, município onde o monumento está localizado, acerca da importância desse Patrimônio. Assim, a pesquisa foi estruturada em duas abordagens centrais: uma qualitativa, realizada com um grupo de doze atores sociais escolhidos pela amostragem por julgamento por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas; e a outra quantitativa, realizada com uma amostra de 382 habitantes da população local escolhidos por meio da amostra aleatória simples para os quais foram aplicadas entrevistas estruturadas. As respostas das perguntas das entrevistas semiestruturadas foram transcritas e agrupadas em categorias elaboradas e analisadas a partir da perspectiva da análise do discurso. Quanto às entrevistas estruturadas, as respostas foram tabuladas no software estatístico SPSS22 e feitas as análises de correspondência por meio do software XLSTAT. O resultado das entrevistas semiestruturadas demonstrou que os atores sociais perceberam mudanças na rotina da comunidade a partir da instalação do Monumento. Consideram-nas positivas em relação à preservação ambiental e negativas no que concerne aos problemas fundiários. Também foram relatadas mudanças quanto à maneira de enxergar os fósseis, relacionadas principalmente à obtenção de informações advindas de maneira informal. Os atores sociais, quando questionados sobre intervenções a serem realizadas no MNAFTO, em sua maioria, sugeriram mais ações de Educação Ambiental e Turismo. Os resultados das entrevistas estruturadas demonstraram que os entrevistados têm conhecimento sobre o que são fósseis e que há correspondência entre esse o conhecimento e o nível de escolaridade, quanto mais alto o nível de escolaridade, mais se dá o conhecimento sobre o Patrimônio local. Também foi evidenciado que a maioria dos entrevistados considera que os fósseis são preservados, entretanto, ao realizar a Análise de Correspondência, foi demonstrado que os entrevistados com nível médio de escolaridade consideram que os fósseis não são preservados. Foi averiguado ainda que a maioria sabe que os fósseis não podem ser comercializados. Além disso, foi constatado que o conhecimento dos fósseis está diretamente relacionado ao tempo de residência na região. Quanto à Análise de Correspondência entre a questão fundiária e os fósseis, foi evidenciado que a maioria dos proprietários rurais conhece os fósseis e os percebe como preservados. Todavia mais da metade dos entrevistados desconhece a existência de uma unidade de conservação com a finalidade de proteger os registros fossilíferos encontrados no município. Apesar disso, a propagação do conhecimento da existência do MNAFTO pela população local ocorreu principalmente por meio de conversas entre vizinhos e amigos, e os habitantes perceberam mudanças na rotina do povoado de Bielândia e na sede do município de Filadélfia a partir da instalação do monumento. Atrelado a isso, demonstram sentimentos de preservação e admiração em relação ao monumento, além da percepção sobre a atração de turistas entre os entrevistados com maior nível de escolaridade. A maioria da população entrevistada demonstrou não conhecer o Plano de Manejo do MNAFTO, bem como percebeu a possibilidade dos fósseis serem considerados Patrimônio Natural. Com base nesses resultados, foi possível concluir que a população analisada consegue perceber a importância do monumento sem, todavia, entendê-lo em sua totalidade.
- ItemAcesso AbertoAnálise da percepção ambiental sobre a área de proteção ambiental municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão(2023-11) Oliveira, Ricardo Bezerra De; Machado, Neli Teresinha Galarce; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743; Périco, Eduardo; Osterkamp, Isa Carla; Lima, Luciana BatistaA proteção jurídica e patrimonial do meio ambiente natural significa, na perspectiva interdisciplinar e multidimensional das Ciências Ambientais, a garantia da manutenção do equilíbrio ecológico, da qualidade e da diversidade ambiental, prevista no artigo 225, caput, da Carta Magna de 1988. Constata-se, pois, uma crise socioambiental que se alastra pelas fronteiras globais atingindo, sobretudo, as Unidades de Conservação em razão da fragmentação da cidadania, da justiça e da percepção ambiental das instituições sobre o reconhecimento patrimonial dessas áreas. É uma crise de efeitos progressivos que destrói Reservas Ecológicas, Áreas de Preservação Permanente e Unidades de Conservação que formam a história e a memória ambiental, representando, nesse contexto, uma verdadeira crise de civilização, inclusive, no âmbito dos processos ambientais. A Área de Proteção Ambiental do Inhamum é uma Unidade de Conservação Municipal situada na cidade de Caxias, no Estado do Maranhão, que poderá sofrer os efeitos desta crise. Como problematização central da pesquisa investigou-se como os atores sociais da justiça local têm percebido o Patrimônio Ambiental na área de Proteção Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão, no que tange ao seu reconhecimento, defesa, proteção e promoção? Os atores sociais públicos da Justiça Ambiental no Município de Caxias – juízes, promotores da justiça estadual, procuradores federais e advogados membros da Comissão temática de Meio Ambiente - estão localizados na chamada “Cidade Judiciária”, e são responsáveis pela defesa desses espaços. Diante disso, por objetivo geral fez-se necessário analisar a Percepção Ambiental dos atores sociais da justiça local sobre a área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão, enquanto Patrimônio Ambiental Municipal, identificando os elementos socioambientais da área de proteção; compreendendo o seu processo de evolução normativa para Proteção do Patrimônio em face dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Agenda 2030; identificando, ainda, o perfil formativo e educativo desses atores, seus movimentos perceptivos e as suas construções de pertencimento em face desta área. Do ponto de vista metodológico, quanto ao método ou tipo de pesquisa, recorreu-se ao estudo de caso, através de uma pesquisa descritiva explicativa, em que se analisaram os elementos relacionados ao fenômeno da Percepção Ambiental Patrimonial. O delineamento técnico estrutural da pesquisa foi representado, também, pela pesquisa bibliográfica e documental. Para realizar o estudo utilizou-se, a pesquisa de levantamento ou survey, por meio de aplicação de questionários semiestruturados. Quanto ao modo de ser abordada, a pesquisa assumiu uma formatação quali-quantitativa. Os resultados da pesquisa demonstraram que percepções ambientais fragmentadas, desprovidas de interações com as áreas ambientais com as quais se decide ou se postula, podem gerar erros e danos processuais coletivos na seara ambiental, exigindo-se com isso um realinhamento funcional e postural com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, qual seja, uma maior qualidade e eficiência nas decisões judiciais ambientais. Apesar de possuírem competência legal para decidirem ou postularem sobre a APA do Inhamum, uma parcela significativa dos sujeitos entrevistados não conhece, integralmente e em profundidade, a Unidade de Conservação Local ou, apenas, já ouviu falar vagamente sobre a área, o que demonstrou possuírem um tecido perceptivo fragmentado. Os sujeitos da justiça ambiental reconheceram que o Patrimônio Ambiental, no município de Caxias, não está preservado, necessitando de intervenções conjuntas. A construção de Percepções Ambientais – condignas com as causas ambientais – constitui-se como elemento cognitivo e efetivo de filtragem constitucional ambiental para o acesso a uma ordem jurídica mais justa, do ponto de vista ecológico, para as presentes gerações e para as gerações futuras.
- ItemAcesso AbertoAnálise da relação do binômio ambiente e atividade física à luz das distinções entre grandes e pequenos centros(2020-12) Rosa, Leonardo De Ross; Stülp, Simone; http://lattes.cnpq.br/1793007242678493Fator de risco primário, a inatividade física configura-se como um problema de saúde em nível mundial. Ao passo em que o nível de atividade física (AF) da população vem caindo, a necessidade da mesma tem se apresentado de forma progressiva como um agente preventivo e de promoção para a saúde da mesma. Da mesma forma, o ambiente tem influência sobre os níveis de AF desta população e a condição de grandes centros urbanos pode ter distinções quando observadas cidades menores, sendo que conceitos das Smart Cities podem contribuir com novas perspectivas e ações. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a percepção do ambiente e a prática de AF entre residentes de cidades de pequeno porte. Para tanto foram utilizados os instrumentos: IPAQ, versão curta e versão adaptada para idosos, para identificar o nível de atividade física; a adaptação da escala NEWS para avaliar a percepção do ambiente construído e apoio social para a prática física; Escala de Bem- Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS); Escala de Estresse Percebido (PSS); Escala da Autoestima de Rosenberg (EAR); Escala de Conexão com a Natureza (ECN); Escala de Motivação Esportiva (EME-BR); Physical Activity Resource Assessment (PARA). Como principais resultados, observou-se que a densidade, fator importante para melhores níveis de AF em grandes centros urbanos, não pode sustentar o mesmo em pequenas cidades. Da mesma forma, a percepção de acesso em cidades menores é consideravelmente inferior a grandes centros. No que diz respeito a AF em ambiente natural (AN), os residentes em pequenas cidades não percebem distinções entre AN e ambiente construído (AC) a ponto de conferir diferença significativa. Por fim, os espaços públicos de lazer na cidade de Lajeado/RS têm boa conservação e boa distribuição no município, mas não tem relação direta com melhores níveis de AF, ainda que aquela população goze de bons níveis de AF. Concluindo, entende-se que estratégias particularizadas observando a realidade de pequenos centros urbanos podem ser desenvolvidas para o aumento dos níveis de AF e consequentemente melhores condições de saúde da população, o que deve gerar mitigação dos custos de saúde e melhora nas condições do ambiente.
- ItemAcesso AbertoAnálise do potencial neuroprotetor de inibidores de MAPK em células de neuroblastoma SH-SY5Y(2021-03) Rehfeldt, Stephanie Cristine Hepp; Goettert, Márcia Inês; http://lattes.cnpq.br/5742493416858879; Timmers, Luís Fernando Saraiva Macedo; Pedrosa, Rui Filipe Pinto; Morrone, Fernanda BuenoOs tratamentos atuais para doenças neurodegenerativas (ND) são sintomáticos e não afetam a progressão da doença. Retardar esse avanço continua sendo uma necessidade crucial não atendida para os pacientes e suas famílias. Truncamento e e agregação de proteínas, metabolismo mitocondrial alterado, disfunção sináptica, estresse oxidativo, excitotoxicidade, neuroinflamação e morte celular são marcas de ND conhecidas por ativar a via de proteína quinases ativadas por mitógenos (MAPK), como a quinase N-terminal c-Jun (JNK). Nesse caso, os inibidores de JNK3 podem desempenhar um papel importante na neuroproteção. Assim, no artigo de revisão “c-Jun N-Terminal Kinase Inhibitors as Potential Leads for New Therapeutics for Alzheimer's Disease”, o papel de JNK na doença de Alzheimer foi destacado e os tratamentos experimentais baseados em inibidores de JNK sintéticos são descritos e discutidos. No entanto, os produtos naturais também se mostraram eficazes no tratamento de ND, conforme discutido no capítulo do livro "Approaches for the treatment of neurodegenerative diseases related to natural products". Esta pesquisa, portanto, teve como objetivo avaliar os efeitos neuroprotetor, antiinflamatório e antioxidante de duas moléculas (FMU200 e luteolina-7-O-glucoside (LUT7OG)) nas linhagens celulares SH-SY5Y e RAW264.7. Células SH-SY5Y indiferenciadas e diferenciadas por ácido retinóico (RA) foram pré-tratadas com FMU200 ou LUT7OG e incubadas com 6-hidroxidopamina (6-OHDA) ou peróxido de hidrogênio (H2O2). A viabilidade celular e o efeito neuroprotetor foram avaliados com o ensaio MTT. A análise de citometria de fluxo foi realizada para discriminar a apoptose celular. A geração de espécies reativas de oxigênio (ROS) induzida por H2O2 ou 6-OHDA e o potencial de membrana mitocondrial (ΔΨm) foram avaliados pelos ensaios DCFDA e JC-1, respectivamente. A capacidade antioxidante de LUT7OG foi determinada por ensaios DPPH, FRAP, ORAC e a atividade da caspase-3 e o dano nuclear foram determinados após o tratamento com LUT7OG em células induzidas por 6-OHDA. A fosforilação de JNK foi avaliada por western blot após tratamento com FMU200 em células SH-SY5Y induzidas por H2O2. A liberação de TNF-α, IL-6 e IL-10 (efeito antiinflamatório) foi determinada em células RAW264.7 induzidas por LPS por ensaio ELISA. Em células SH-SY5Y indiferenciadas, FMU200 reverteu a neurotoxicidade induzida por 6-OHDA em cerca de 20%, enquanto LUT7OG aumentou a viabilidade celular em 13% após 24h. Em células diferenciadas por RA, o FMU200 reverteu a morte celular em aproximadamente 40% e 90% após 24 e 48h de tratamento, respectivamente, enquanto LUT7OG aumentou a viabilidade celular em aproximadamente 30% e 112% após 24 e 48h, respectivamente. FMU200 reduziu as células apoptóticas precoces e tardias, diminuiu os níveis de ROS, restaurou o ΔΨm e diminuiu a regulação do p-JNK após a exposição ao H2O2. LUT7OG mostrou uma alta atividade antioxidante e conferiu um efeito preventivo na despolarização da membrana mitocondrial, diminuiu a atividade da caspase-3 e inibiu a condensação nuclear e fragmentação contra a apoptose induzida por 6-OHDA. Em células RAW264.7 estimuladas por LPS, FMU200 e LUT7OG reduziram os níveis de TNF-α após um tratamento de 3h e aumentaram a IL-10 após 24h. Em resumo, nossos resultados mostram que FMU200 e LUT7OG protegem células de neuroblastoma SH-SY5Y contra apoptose induzida por 6-OHDA e H2O2 e protegem células de lesão celular dependente de JNK. Nossos resultados indicam que ambos os compostos podem ser úteis no tratamento de doenças neurodegenerativas.
- ItemAcesso AbertoAplicação de timol e carvacrol, combinados com antimicrobianos comerciais, no tratamento de mastite bovina(2024-11-04) Silva, Bárbara Parraga da; Kauffmann, Carla; Hoehne, Lucélia; http://lattes.cnpq.br/1088266827926373; Bustamante Filho, Ivan Cunha; Steffens, Juliana; Moreira, Clarissa MarquesA mastite bovina é uma inflamação da glândula mamária causada por infecções de origem multifatorial, cuja erradicação é desafiadora. O tratamento medicamentoso é essencial para melhorar o bem-estar animal, garantir a qualidade do leite ao eliminar microrganismos e reduzir o número glândulas mamárias infectadas no rebanho. A condição inflamatória causada pela mastite afeta tanto a quantidade quanto a qualidade do leite, tornando-o inadequado para consumo direto e para a produção de derivados lácteos. As perdas econômicas globais devido à mastite são significativas, com estimativas que alcançam bilhões de dólares anualmente, refletindo impactos devido aos custos de tratamento e a perda da produção de leite. A mastite bovina é uma doença complexa que requer abordagens integradas para prevenção e tratamento, visando minimizar os impactos econômicos e garantir a segurança alimentar, onde estratégias futuras devem focar em alternativas terapêuticas sustentáveis e na gestão responsável de antimicrobianos para preservar a saúde animal e humana, uma vez que a resistência antimicrobiana representa um desafio crescente, limitando a eficácia dos tratamentos disponíveis e aumentando os custos de produção. Compostos naturais, como os monoterpenos timol e carvacrol, encontrados em plantas como o tomilho e o orégano, apresentam atividade antimicrobiana significativa contra patógenos associados à mastite bovina. Este estudo objetivou analisar a atividade antimicrobiana de timol e carvacrol, de forma isolada e associados a antimicrobianos, frente a isolados clínicos de mastite bovina, visando uma alternativa à resistência microbiológica. Para isso testes de microdiluição em caldo com as soluções (40 mg.mL-1) de diferentes proporções de timol e carvacrol (T100%, T75%C+C25%, T50%+C50%, T25%+C75%, C100%) isolados e em concomitância aos antimicrobianos ampicilina (32 µg.mL-1), clindamicina (16 µg.mL-1) e vancomicina (64 µg.mL-1) foram realizados além de ensaio de citotoxicidade ao timol e carvacrol, utilizando células Michigan Cancer Foundation-7 (MCF.7). Como resultados, os ensaios de microdiluição em caldo encontraram resultados promissores frente às bactérias isoladas clinicamente, obtendo uma redução da Concentração inibitória mínima da clincamicina de >16,000 µg.mL-1 (em solução pura) para 0,500 µg.mL-1 (em solução com timol e carvacrol); da mesma forma com que nosso estudo concluiu que timol e carvacrol não possuem citotoxicidade frente às célula MCF.7, o que sinaliza sua viabilidade em tratamentos microbiológicos.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem significativa de limites e derivadas por meio da Teoria das Situações Didáticas no Cariri Cearense(2024-11) Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos; Dullius, Maria Madalena; Moreira, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Santarosa, Maria Cecília Pereira; Alencar, Alexsandro Coelho; Alves, Francisco Regis VieiraEsta tese foi concebida a partir da elaboração, desenvolvimento e reflexões de um produto educacional, na forma de uma sequência didática, para o ensino de Limites e Derivadas com vistas a proporcionar aprendizagem significativa. A investigação foi conduzida segundo a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) subsidiando ações didáticas por meio da proposição de problemas contextualizados. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte, com professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Preliminarmente, os professores realizaram uma avaliação e validação da proposta de produto educacional, enquanto que os estudantes participaram de uma intervenção didática nos anos de 2023 e 2024. A problemática que norteou este estudo é: Quais contribuições a TSD oferece no desenvolvimento da aprendizagem significativa de Limites e Derivadas a licenciandos em Matemática? Para tal, tem-se por objetivo geral: investigar contribuições da TSD para desenvolvimento de aprendizagem significativa de Limites e Derivadas com licenciandos em Matemática. A pesquisa está centrada nos pressupostos de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa utilizando como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. Foram desenvolvidas atividades investigativas para subsunçores, organizadores prévios e situações didáticas, além de uma atividade de avaliação que tinha a intenção de evidenciar os conhecimentos construídos. Para análises e discussão de resultados foram utilizados registros em um diário de campo, aplicação de questionários, entrevistas, construção de mapas mentais e análise das respostas aos problemas propostos. Os resultados indicam que a TSD contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem significativa por meio do planejamento de sessões de ensino, concepção e elaboração de atividades, postura mediadora em sala de aula, observação da dialética que precede a aprendizagem e formalização do saber matemático envolvido, numa proposta de ensino que instiga o estudante ao protagonismo e autonomia em sala de aula. Há indícios de que usar a TSD pode reverberar na utilização dos pressupostos teóricos da TAS, instigando a predisposição para aprender, investigando e utilizando os conhecimentos prévios, propondo o desenvolvimento de um material didático potencialmente significativo e estimulando uma aprendizagem que agregue significado na vida do estudante. Com isso, pode-se afirmar que o uso da TSD em propostas de ensino de Limites e Derivadas contribuiu para que os estudantes fossem instigados à aprendizagem significativa, seja diferenciando progressivamente ou reconciliando integrativamente os conhecimentos abordados, culminando em uma consolidação de saberes em sua estrutura cognitiva.