Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Orientador "Fransozi, Carolina Becker Pôrto"
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- ItemRestritoAnálise comparativa econômica para implantação entre pavimento flexível e blocos pré-moldados de concreto de cimento Portland(2023-07) Schossler, Jardel Vinícius; Schmitz; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Schmitz, Rebeca; Nogueira, Matheus LemosO pavimento é uma camada que é construída sobre a superfície plana que é obtida a partir das etapas de terraplanagem, com o propósito de fornecer qualidade, esbeltez, conforto e segurança para os futuros usuários da via. Os resultados desejados são obtidos a partir do estudo e execução da área de engenharia e devem sempre ser levados em consideração a máxima qualidade e o baixo custo (SANTANA,1993). Para isso, a estrutura do pavimento deve atender as especificações do projeto que estão associados ao fluxo de veículos que a via recebe e também aos tipos de materiais empregados. O dimensionamento dos pavimentos determina uma estrutura com vida útil segura a partir das condições de rodagem de veículos, sem haver ruptura das suas camadas. O presente trabalho tem por objetivo o estudo do tráfego e solo local para posterior dimensionamento do pavimento flexível de asfáltico e do pavimento com blocos pré-moldados de concreto, de um trecho de 1.070,00 m da Avenida Amazonas em Lajeado/RS. Com a finalidade de obter um estudo comparativo de custos entre os dois tipos de pavimentos. Foram dimensionados dois tipos de pavimentos, flexível asfáltico e com blocos pré-moldados de concreto para o mesmo trecho estudado, através dos métodos de dimensionamento do Manual de Pavimentação do DNIT (2006) e o Método B (PCA – Portland Cement Association) da ABCP, o qual é uma evolução do procedimento USACE utilizado para dimensionar o pavimento asfáltico do presente estudo. Os resultados apontam que o pavimento flexível de asfalto, mesmo tendo uma estrutura de base e sub-base semelhante ao concorrente, apresenta custo superior de aproximadamente 77,82% em relação ao pavimento de bloco pré-moldado de concreto de cimento Portland.
- ItemAcesso AbertoAnálise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS(2019-01-16) Rosenbach, Felipe; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451A maioria das rodovias rurais de pistas simples foram projetadas e construídas há mais de quarenta anos. Desta maneira, podem não estar as circunstâncias de projeto aceitáveis para o tráfego de veículos atual. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar a geometria e sinalização de um trecho da rodovia vicinal VRS-811 por meio do software SAEPRO, para verificar se a via está atendendo as normas técnicas, onde foi dado enfoque ao local com maior incidência de curvas, com início no ponto de km 5 + 200 e final em km 8+560. Segundo o VDM da rodovia disponibilizado pelo DAER/RS, esta se enquadra como uma rodovia vicinal de Classe B. Esta classe deve fornecer aos condutores uma velocidade de projeto de 60km/h, raio mínimo de 125 metros e mínimo de 6 metros de pista e 1 metro de acostamento. Para a análise da geometria da rodovia foi utilizado o software SAEPRO, no qual foi inserido o eixo da via existente com auxílio de imagens de satélite de alta resolução, obtendo-se, assim, os dados de raio da curva, ângulo central e desenvolvimento em espiral. Após isto foi elaborado o projeto de sinalização de acordo com a legislação, utilizando-se a ferramenta de projeto de sinalização no programa SAEPRO. Foi possível com as análises, verificar que a rodovia não possui a largura mínima desejável em cerca de 2 km, além de não fornecer acostamentos durante todo o percurso. A geometria da rodovia possui 71,43% de curvas com raio e comprimento de transição abaixo do mínimo estipulado, e grande variabilidade no valor dos raios de curva. A sinalização vertical se encontra deficitária, possuindo um total de seis placas em todo o trecho, as quais se encontraram muito próximas à pista. Já a sinalização horizontal está aceitável em projeto, porém, a sua retrorrefletância está abaixo do desejável, tornando a sua visualização precária. A proposta para melhoria é de redução da classe da rodovia para Classe C de rodovias vicinais, fazendo assim com que 87,5% dos raios se enquadrem na norma técnica, e para a sinalização, que sejam colocadas placas de regulamentação de velocidade e de proibição de ultrapassagem e placas corretas de advertência de curva, avisando os condutores sobre as manobras que devem ser realizadas. Porém, salienta-se que estes ajustes só serão válidos com a conscientização dos condutores da rodovia, pois o fator humano é o mais importante para a ocorrência de acidentes de trânsito.
- ItemAcesso AbertoAnálise das características geométricas e da sinalização viária da rodovia TQ-150, localizada no município de Taquari/RS(2019-11) Pereira, Mariel Duarte; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451As rodovias de interior, em muitos casos, estão desatualizadas, não suprindo as necessidades atuais de tráfego, expondo os usuários a riscos ou desconfortos. Tal consideração levantou o questionamento a respeito das condições de segurança viária da TQ-150, via de ligação localizada nos municípios de Taquari e Tabaí/RS. Para testar parte dos componentes que compõem o conceito de segurança da via, estabeleceu-se análises acerca das características geométricas e da sinalização viária da rodovia, que enquadra-se como vicinal de classe B, segundo levantamento de contagem volumétrica de tráfego realizado dentro da pesquisa. A análise deu-se por comparações entre o meio projetado, meio existente observado por levantamento de campo, e as normas vigentes para projetos de rodovias desta classe. Constatou-se que alguns dos elementos geométricos da rodovia apresentam boas condições de operação, no entanto, muitos elementos, como 51% das curvas horizontais, possuem condições irregulares e não garantem o trânsito seguro aos usuários em seus trechos. Na geometria vertical, verificou-se 15% das rampas excedendo a inclinação máxima permitida. No âmbito da sinalização, observou-se alguns bons resultados, porém, destaca-se a necessidade de adequação a vários itens de sinalização vertical e horizontal, que se encontram em situação inapropriada.
- ItemAcesso AbertoAnálise das condições de acessibilidade no que diz respeito à NBR 9050/2020, em locais públicos do município de Arvorezinha-RS(2023-12) Sena, Jocasta Lucatelli De; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Weber, Rodrigo Carreira; Kist, Cristiano LuisA acessibilidade compreende um direito imprescindível ao livre exercício dos princípios de autonomia, dignidade e participação na sociedade. Nesta pesquisa, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, por meio do qual se procedeu a análise das condições de acessibilidade e mobilidade da cidade de Arvorezinha/RS, em relação ao que recomenda a NBR 9050 (ABNT, 2020). O levantamento de dados foi realizado em cinco pontos de referência, localizados nas áreas com fluxo mais intenso de veículos e pedestres. Procedeu-se ao levantamento de dados referentes às vias de passeio, rebaixos de guias, rampas de acessibilidade, faixas de travessia de pedestres e vagas de estacionamento. De forma complementar, realizou-se um teste de deslocamento com cadeiras de rodas nos pontos estudados. A partir dos dados obtidos, foi possível identificar a existência de várias inconformidades em relação ao que preconiza a normativa citada, as quais afetam diretamente a população, em especial PCD ou com mobilidade reduzida e que se caracterizam como limitações à acessibilidade universal, impedindo o acesso e a livre circulação urbana de todos os indivíduos.
- ItemAcesso AbertoAnálise de tráfego em uma rotatória no município de Estrela/RS utilizando microssimulação(2020-06) Link, Aline; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451Com o crescimento das cidades e, consequentemente, o aumento do número de veículos que trafegam pelas vias, fica evidente o quão necessário é uma boa mobilidade urbana e um bom planejamento. A mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas em um determinado espaço. Esse deslocamento ocorre por meio de veículos e infraestrutura (vias e calçadas), que possibilitam o ir e vir do cotidiano. O presente estudo consiste em conhecer a atual situação de tráfego em uma rotatória na área central do município de Estrela-RS, visando prever e propor cenários por meio de microssimulação com o auxílio do software Simulation of Urban Mobility – SUMO. As contagens foram realizadas nas terças e sextas-feiras no período da manhã e tarde entre os horários das 7 horas às 8 horas e das 17 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos. Os resultados obtidos demonstraram que, na análise do cenário atual, a via ainda suporta o número de veículos. Com relação ao cenário 1, verificou-se que é o mais favorável para o local estudado, com a rotatória sendo preferencial, pois seus parâmetros foram satisfatórios nas simulações em relação ao cenário atual. Foi verificado, ainda, que não pode-se descarta a possibilidade do cenário 2, com implantação semafórica, pois observou-se melhora, porém significativa que o cenário 1, em relação ao cenário atual. Não se descarta, contudo, que no futuro será necessária uma nova análise do local a ser estudado.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da acessibilidade nas vias e em espaços abertos de acordo com a ABNT: NBR 9050/2015(2019-02-20) Benini, Charles; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451Acessibilidade é definida como a condição de alcance ou utilização de áreas ou serviços por todas as pessoas, sem distinção de suas condições físicas, e contribui diretamente na inclusão social. Sabendo da importância deste assunto e do número crescente de pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, este estudo busca avaliar a acessibilidade de Garibaldi-RS, analisando as principais vias e locais de lazer do município de acordo com as exigências estabelecidas pela ABNT: NBR 9050/2015. A verificação é feita por meio da inspeção visual, medições com trena e registros fotográficos dos aspectos julgados mais importantes dos pontos em comparação aos parâmetros normativos, sendo estes: locais com riscos de queda, vagas de estacionamento para condutores idosos ou portadores de deficiência, rampas de acesso a estabelecimentos comerciais ou de serviço, calçadas e passeio, acesso de veículos aos lotes, obras sobre calçadas de passeio, e faixas de travessia. Com os dados de cada item é feita uma avaliação da área, classificando-a como adequada, parcialmente adequada ou inadequada em relação às questões de acessibilidade. Com dos resultados obtidos verificou-se que grande parte dos pontos levantados atendem totalmente ou parcialmente a requisitos normativos, porém as rampas de acesso aos estabelecimentos, calçadas de passeio e faixas de travessia se mostraram como os aspectos mais críticos, visto que não possuem sinalizadores táteis no piso e em alguns casos desrespeitam as dimensões exigidas pela norma, contribuindo com o processo de exclusão social.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da influência da porcentagem de fíler no comportamento mecânico do concreto asfáltico(2021-07) Castoldi, Michel; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Leon, Helena Batista; Nogueira, Matheus LemosO fíler, conforme definição, é um material inerte quando comparado aos demais materiais utilizados em uma mistura asfáltica. Porém, devido ao tamanho e características de sua superfície, o fíler atua de maneira ativa como interface fíler/ligante. Dessa maneira, deixando de ser um material inerte como definido em sua especificação. A presente pesquisa apresenta uma avaliação e comparação das propriedades volumétricas e mecânicas de três misturas asfálticas com diferentes teores de fíler agregados. As três misturas asfálticas foram distribuídas dentro das tolerâncias definidas para a faixa C do DNIT. As dosagens foram realizadas pelo método de dosagem Marshall, através da execução de 15 corpos de prova para cada porcentagem de fíler agregado, para se encontrar o teor ideal de ligante para cada mistura estudada. As propriedades volumétricas são apresentadas por meio de características como, densidade aparente, volume de vazios e relação betume vazios encontrados para cada mistura. Já propriedades mecânicas podem ser observadas através dos resultados obtidos para ensaios de estabilidade, fluência e de resistência à tração por compressão diametral. Todas as amostras estudadas apresentaram resultados satisfatórios no que diz respeito aos limites estabelecidos pelas normas. As amostras estudadas apresentaram valores de estabilidade e resistência à tração por compressão diametral superiores ao limite estabelecido pela especificação, da mesma forma que apresentaram valores dentro dos limites estabelecidos para uma relação betume vazios (RBV). Pode-se observar que os maiores teores de fíler apresentaram um teor de ligante ótimo menor, desta forma gerando uma mistura mais econômica, com um menor custo de produção e com as características necessárias para uma camada de rolamento.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da segurança viária em um trecho da Rodovia RSC-287 entre Venâncio Aires e Santa Cruz Do Sul - RS(2020-11) Schuster, Anderson Renan; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Nogueira, Matheus LemosEstudos de segurança viária são fundamentais para intervenção em rodovias que apresentam níveis elevados de ocorrências de acidentes. Em função disso, avaliou-se um trecho de 23 quilômetros da Rodovia RSC-287 entre Venâncio Aires - RS e Santa Cruz do Sul - RS, com o objetivo de avaliar a segurança viária, a partir do Método de Identificação de Segmentos Críticos (DNIT, 2010) e pelo Método de Avaliação da Segurança Potencial (NODARI, 2003). Com dados de acidentalidade fornecidos pela Comando Rodoviário da Brigada Militar, obteve-se um resultado de 3 pontos críticos, localizados nos quilômetros 78, 86 e 97 do trecho, conforme a metodologia do DNIT (2010). Já para a metodologia de Nodari (2003), o qual obteve-se em campo os dados de 34 características físicas da via, 11 quilômetros foram classificados como potencialmente seguro e 12 quilômetros foram identificados como potencialmente razoavelmente seguro. A partir da avaliação viária-ambiental, propôs-se sugestões para melhoria da segurança viária, tais como a inserção de novos projetos de interseções, certos reparos no pavimento asfáltico, remarcação de faixas de sinalização em alguns pontos, recolocação de sinalizações verticais em más condições de visibilidade, inserção de passarelas, introdução de sinalização vertical e defensas metálicas em curvas, além da limpeza da vegetação lindeira a via. Ainda, notou-se que a duplicação da via é de suma importância e deve ocorrer urgentemente para melhoria da segurança viária.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da sinalização, das ondulações transversais e das faixas de travessia de pedestres em trecho de rodovia na cidade de Imigrante/ RS(2023-07) Bastian, Hélem Johanna; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; Weber, Rodrigo Carreira; Nogueira, Matheus LemosSinais de trânsito e dispositivos de segurança são essenciais para garantir um fluxo seguro nas rodovias. As faixas de pedestres são elementos importantes para a segurança e harmonia entre veículos e pessoas, enquanto as ondulações transversais são capazes de reduzir a velocidade em áreas com pedestres, proporcionando maior segurança para todos. Este estudo tem como objetivo avaliar tecnicamente a sinalização viária, as ondulações transversais e as faixas de travessia de pedestres existentes em trecho de aproximadamente 12,0km em uma rodovia no município de Imigrante/RS, segundo parâmetros da legislação atual. Para isso, o trecho analisado foi percorrido, sendo levantados e verificados em campo dados a respeito da sinalização viária, ondulações transversais e faixas de travessia de pedestre. Constatou-se que a sinalização dos subtrechos denominados IM-350 e VRS-863 é precária e praticamente não se adequa a legislação. A maior parte da sinalização levantada encontra-se no subtrecho Avenida Doutor Ito João Snel, em área urbana, e, em sua maioria, atende às normas. As faixas de pedestres não possuem rampas de acessibilidade e não estão adequadamente sinalizadas, assim como as ondulações transversais. Por fim, como sugestão de melhoria, elaborou-se um projeto de sinalização viária para os subtrechos IM-350 e VRS-863.
- ItemAcesso AbertoAvaliação das condições da superfície do pavimento na VRS-816, no município de Venâncio Aires/RS e proposta de melhorias(2023-12) Pacheco, Anna Paula; Carolina Becker Pôrto; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Weber, Rodrigo Carreira; Nogueira, Matheus LemosManifestações patológicas existentes na superfície de um pavimento são indicativos de que sua eficiência estrutural ou funcional já não suporta mais os efeitos do clima e do tráfego. Deste modo, os pavimentos precisam de acompanhamento após sua construção, antes que a degradação da estrutura chegue a um ponto que necessite de um projeto de reforço ou reconstrução. Este trabalho tem como objetivo avaliar a condição do pavimento por meio do levantamento visual dos defeitos da superfície e através de métodos de avaliação do pavimento, que são: o Índice de Gravidade Global (IGG) e o Índice de Condição dos Pavimentos Flexíveis (ICPF), bem como analisar os dados de Irregularidade Longitudinal (IRI) compartilhados pelo DAER, verificando o estado em que a pista de rolamento se encontra e propor melhorias através dos resultados levantados e analisados. Os métodos utilizados indicam conceitos a serem adotados para a condição da via conforme seus resultados. O levantamento e a avaliação dos dados coletados indicam que a pista encontra-se em estado de conservação precário, indicando que a trafegabilidade, segurança e conforto do usuário não está adequada para a via. Com os resultados obtidos, é possível perceber que a rodovia necessita de intervenções.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do índice de segurança potencial e da sinalização viária na rodovia VRS-816, Venâncio Aires/RS(2022-06) Watte, Carine Michele; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Hansen, Betina; Pereira, Fabiano De OliveiraAs rodovias rurais de pista simples foram projetadas e executadas há mais de trinta anos e no decorrer desses anos houve um aumento no volume de tráfego, alterando a segurança e a operação da via. Sendo assim, o presente trabalho consiste na determinação do Índice de Segurança Potencial (ISP) e na análise da sinalização viária da VRS-816, no município de Venâncio Aires/RS. O estudo tem como intuito registrar os locais da via onde deve haver uma melhoria na segurança ou na sinalização, ajudando assim, nas tomadas de decisões para a realização de melhorias do trecho. A metodologia do ISP baseia-se em fazer uma avaliação da rodovia em campo com o auxílio de uma planilha com 34 características e um gabarito de notas, que indicam o ISP para os trechos de segmentos avaliados. A avaliação da sinalização viária foi feita através de um levantamento das sinalizações existentes que estão e não estão de acordo com as normas e das sinalizações que devem ser instaladas na pista. A partir das avaliações de ISP obtidas em campo foi possível observar que o ISP do trecho variou entre “Potencialmente inseguro”, “Potencialmente razoavelmente inseguro” e “Potencialmente seguro”, já o ISP global da VRS-816 ficou em 5,26 classificando-se assim como “Potencialmente razoavelmente inseguro”. A avaliação/levantamento da sinalização vertical e horizontal indica que há necessidade de melhorias, pois a sinalização horizontal necessita de pintura e a sinalização vertical existente demonstra que 51% das placas estão instaladas a uma distância horizontal do bordo da pista incorretamente e que 11% delas estão com as dimensões também inadequadas, além disso, há uma demanda da instalação de 32 placas que não constam na via. Com os resultados obtidos, percebe-se que a rodovia necessita de manutenção.
- ItemAcesso AbertoAvaliação e proposta de melhorias em uma interseção urbana no município de Taquari/ RS(2023-12) Coutinho, Ana Laura De Vargas; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Weber, Rodrigo Carreira; Mattos, João Rodrigo GuerreiroA expansão das cidades brasileiras e a falta de planejamento urbano resultam em um sistema viário inadequado, incapaz de atender eficientemente às demandas da população. O aumento populacional contribui para o aumento das taxas de motorização, resultando em congestionamentos crescentes nas grandes cidades, prejudicando a mobilidade. A engenharia de tráfego, especialmente em interseções urbanas, enfrenta desafios cruciais, exigindo uma análise aprofundada dos movimentos de conflito para projetar interseções mais seguras. Esta monografia tem como objetivo otimizar o cruzamento entre a Rodovia Aleixo Rocha da Silva e a Rua Campo Romero, localizado em Taquari/RS. Essa interseção é um ponto crítico de acesso à cidade com elevado fluxo durante os horários de pico. Foram coletados dados de tráfego, incluindo volume e movimentos de conversão, durante 16 horas diárias por três dias em uma semana. A análise desses dados e medidas no local revelou pontos críticos, considerando geometria, visibilidade e densidade de tráfego. O estudo buscou determinar a melhor solução para a interseção, considerando a viabilidade de semáforos, rotatórias ou mini rotatórias, alinhadas com o volume de tráfego e as necessidades dos usuários. A proposta final visou aprimorar o fluxo de tráfego através da implantação de uma rotatória com capacidade para 15.000 veículos, para reforçar a segurança e reduzir o número de acidentes nessa área específica.
- ItemAcesso AbertoAvaliação técnica e econômica entre pavimento flexível e rígido para execução em uma via municipal em Arroio do Meio-RS(2021-07) Scheid, Eduardo Augusto; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Leon, Helena Batista; Nogueira, Matheus LemosA escolha da estrutura de um pavimento deve ser feita com embasamentos técnicos e econômicos. Por isso, soluções para a disponibilidade de material, solicitações de tráfego e suporte da estrutura, são situações técnicas do pavimento que devem ser analisadas. Já no aspecto econômico, devem ser mensurados os custos de implantação e manutenção da rodovia. Visando à maximização de desempenho e a minimização de custos, foram estudadas e discutidas, a partir de análises de dimensionamento, as escolhas dos pavimentos rígidos e flexíveis. Este trabalho objetivou avaliar a melhor alternativa de pavimento, entre os dois tipos já citados, para um trecho de via municipal na cidade de Arroio do Meio/RS. A partir das contagens de veículos, e do número N calculado para o projeto de 5,19 x 107 , realizou-se o dimensionamento dos pavimentos. Para o pavimento rígido, foram definidas as espessuras de 19 centímetros para o revestimento de placas de concreto de cimento Portland CP II, e 10 centímetros de sub-base de concreto compactado a rolo, através do método de dimensionamento Portland Cement Association - 1984. Para o pavimento flexível, através do método de dimensionamento da AASHTO e do DNER, foram definidas as espessuras de 16 centímetros de sub-base de macadame hidráulico, 15 centímetros de base de brita graduada simples e 12,5 centímetros de revestimento de concreto betuminoso usinado à quente. Concluiu-se que o pavimento rígido apresentou uma melhor viabilidade econômica, representando uma economia de aproximadamente 38% em um período analisado de 20 anos, e técnica em relação ao pavimento flexível, gerando maior conforto de rolamento aos usuários da via.
- ItemRestritoComparação das propriedades mecânicas em misturas asfálticas com emprego do cimento asfáltico de petróleo convencional e modificado com aditivo surfactante(2023-06-19) Draghetti, Augusto Henrique; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Hansen, BetinaUma alternativa ao ligante asfáltico convencional é o uso de aditivos surfactantes que alteram as propriedades reológicas da mistura asfáltica, resultando no chamado “asfalto morno”. Essa tecnologia propõe a redução da temperatura de mistura e compactação do asfalto. Tendo isso em vista, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da redução da temperatura de compactação em amostras de misturas asfálticas convencionais com CAP 50-70, utilizando o teor ótimo de ligante, com e sem a adição de 0,4% do aditivo surfactante Evotherm, e analisar seu comportamento mecânico através do ensaio Marshall. Foram avaliados os índices de estabilidade, fluência, volume de vazios, relação betume/vazio e resistência à tração por compressão diametral. Os resultados encontrados na pesquisa mostraram que a utilização do aditivo Evotherm apresenta resultados aceitos pelos limites impostos pelas normas, indicando ser uma alternativa ao asfalto convencional.
- ItemAcesso AbertoDeterminação do índice de segurança potencial em rodovias pedagiadas e não pedagiadas do Rio Grande do Sul(2020-07) Peiter, Gabriele; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Nogueira, Matheus LemosO presente trabalho consiste na determinação do Índice de Segurança Potencial (ISP), é um procedimento indicado para a análise de rodovias brasileiras, e tem finalidade de retratar as condições de segurança de segmentos rodoviários, resultando em um perfil dos trechos inspecionados, sendo possível identificar os que apresentam maiores problemas nas condições de segurança e a característica física que causa essas deficiências. A metodologia baseia-se em fazer uma avaliação de campo das rodovias pedagiadas RSC-453 e BR-386, e não pedagiadas ERS-413 e BR-116, utilizando uma planilha de inspeção que contém 34 características principais a serem analisadas, como buracos na pista, qualidade da sinalização horizontal e vertical entre outros, dispondo também, de um gabarito de notas. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que as rodovias variaram entre “Potencialmente razoavelmente seguro”, “Potencialmente seguro” e “Potencialmente inseguro”, o ISP global da RSC-453 foi de 6,95, a BR-386 de 7,39, a ERS-413 de 5,07 e a BR-116 de 5,11. Com os resultados, percebe-se que nas rodovias pedagiadas existe um maior investimento em manutenção e conservação do que nas não pedagiadas.
- ItemAcesso AbertoDeterminação do teor de asfalto para enquadramento de uma mistura asfáltica aberta como camada porosa de atrito(2017-01) Schneider, Daniel; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Colpo, Gracieli BordinOs acidentes de trânsito acarretam inúmeros prejuízos à sociedade, muitos deles irreparáveis. Assim, visando contribuir para a redução desses, a presente monografia aborda a Camada Porosa de Atrito (CPA), que tem como característica relevante a redução de água sobre o pavimento, resultando na diminuição dos riscos de hidroplanagem. A CPA é uma mistura asfáltica a quente aberta na qual a principal característica é a grande quantidade de vazios, geralmente entre 18 e 25% (BERNUCCI et al., 2008). O objetivo da pesquisa é determinar para quais teores de asfalto uma mistura asfáltica aberta atende aos critérios da especificação de serviço DNER-ES 386 (1999) – Pavimentação: pré-misturado a quente com asfalto polímero – camada porosa de atrito. Para isso, adaptou-se uma composição granulométrica adotada por Oliveira (2003), sendo utilizados agregados provenientes do município de Estrela, RS e ligante asfáltico modificado por polímero AMP 55/75 nos teores de 3%, 3,5%, 4%, 4,5%, 5%, 5,5% e 6%. Foram executados ensaios para a determinação do volume de vazios, resistência à tração por compressão diametral e desgaste por abrasão – Ensaio Cantabro, realizaram-se também ensaios de permeabilidade e módulo de resiliência. Os resultados permitiram concluir que apenas as misturas com teores de asfalto de 4,0% e 4,5% enquadraram-se como CPA. Observou-se também que as misturas abertas, devido ao elevado volume de vazios, apresentam comportamento que não segue uma tendência bem definida ou até mesmo nula quando submetidas a ensaios mecânicos.
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre o uso da escória de aciaria de forno elétrico como agregado em misturas asfálticas(2017-09) Pacheco, Jacson Samuel; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Hansen, BetinaEste estudo aborda a utilização do agregado siderúrgico em misturas asfálticas, substituindo a brita convencional. O agregado siderúrgico é proveniente da escória do aço, sendo então um material sustentável, oriundo de um resíduo. Este trabalho tem por objetivo oferecer ao mercado uma opção viável para utilização como agregado, tanto no âmbito econômico quanto ambiental, visto que o agregado siderúrgico possui preço de venda menor e é proveniente de resíduos da indústria metalúrgica. Para a pesquisa foram realizados levantamentos bibliográficos, acerca de conceitos quanto à pavimentação e sua estrutura, os agregados e a sua função na mistura asfáltica. Foram elaboradas quatro misturas com diferentes percentuais de agregado siderúrgico, também chamado comercialmente de neobrita, e através dos ensaios Marshall, de resistência à tração e do ensaio de módulo de resiliência comprovou-se que o uso do agregado siderúrgico em misturas asfálticas atende às especificações da norma DNIT quanto à resistência das misturas. Verificou-se porém um aumento nos percentuais de teor de ligante ideal da mistura na medida em que cresciam os percentuais de agregado siderúrgico nas misturas asfálticas desenvolvidas. A utilização de materiais sustentáveis, como o agregado siderúrgico, contribui com a necessidade humana atual de criar novos métodos construtivos, menos agressivos ao meio ambiente.
- ItemAcesso AbertoProposta de alteração geométrica para implantação de interseção rodoviária na ERS-129, município de Dois Lajeados-RS(2022-07) Chiela, Lucas Mattei Filipi; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Hansen, Betina; Nogueira, Matheus LemosAs condições das rodovias devem ser revisadas periodicamente, desde a sua geometria, até sua manutenção e sinalização, com o objetivo de promover a segurança dos usuários, evitando que os mesmos realizem manobras bruscas. Dentro desse contexto, a presente monografia refere-se ao projeto de uma interseção rodoviária em local onde não há plena segurança na realização de manobras. A proposta consiste na elaboração de um projeto geométrico de interseção, que priorize a segurança de um cruzamento localizado no km 115+290 da rodovia ERS-129, situado entre as cidades de Dois Lajeados-RS e Guaporé-RS, onde deve atender a uma demanda de tráfego futura de 10 anos. Foram realizadas contagens volumétricas do fluxo de tráfego que circula no local, recolhidos dados referente à topografia e remanejo de acessos privados e, posteriormente, apresentada uma remodelação do respectivo trecho através de um projeto geométrico de interseção utilizando o modelo da rótula tipo cheia, mesclada com o acesso aos ramos deslocados. Foi possível elaborar uma interseção em que os pontos de conflito diminuíram de 47 para 20, comparando a situação atual com o projeto de interseção, o que indica que a proposta de alteração geométrica pode promover melhorias no local de estudo, principalmente na segurança dos usuários que fazem conversões à esquerda e retornos, além do tempo de espera na realização das manobras.
- ItemAcesso AbertoProposta de implantação de um novo traçado para acesso ao município de Santa Clara do Sul(2023-12) Maciel, Débora Pires; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Weber, Rodrigo Carreira; Mattos, João Rodrigo GuerreiroO processo de urbanização nos municípios brasileiros tem ganhado velocidade nos últimos tempos e percebe-se um crescimento expressivo no número de automóveis, tornando-se necessárias alterações no sistema viário. Desta forma, a presente monografia pretende propor um novo traçado para acesso ao Município de Santa Clara Do Sul/RS, que vem enfrentando dificuldades no deslocamento para cidades vizinhas. A proposta consiste na elaboração de um projeto geométrico, o qual tem como objetivo proporcionar maior segurança e conforto para os motoristas e pedestres e consequentemente desenvolver ainda mais o município. Além do projeto, será determinado o fluxo de veículos, o relevo, a hidrografia, declividades existentes, uso do solo e vias existentes. Para isso, foram realizados estudos sobre as normas reguladoras, contagem de tráfego, avaliação das alternativas de traçado e classificação da rodovia. Foi verificado um fluxo de 32.153 veículos que acessam o município semanalmente e, a partir deste valor, definiu-se o VMD de projeto, volume horário de projeto e o fator de hora pico. De acordo com os dados obtidos, pode-se classificar a rodovia como classe I-B, relevo ondulado e o veículo de projeto como O. A partir destas informações, e considerando o uso do solo da área de estudo, foram projetadas três alternativas de traçado que foram avaliadas com relação à viabilidade técnica e ambiental. Após essa análise, foi escolhida uma das alternativas para a qual foi desenvolvido o projeto geométrico no software SAEPRO, com extensão total de 5.227,46m, e de acordo com todos os indicadores a rodovia foi considerada viável tecnicamente e economicamente.
- ItemRestritoSubstituição parcial da areia por pó de brita na fabricação de piso intertravado: viabilidade técnica e econômica(2023-07) Guth, Gabriel; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Mascolo, Rafael; Schmitz, Rebeca JessicaA evolução das tecnologias do concreto é cada vez mais necessária para suprir as necessidades da construção civil e também ambientais, e empregar agregados de qualidade é essencial para a produção de um concreto durável. O pó de brita era tratado como subproduto nas britagens, mas está ganhando cada vez mais utilidade no concreto devido às suas propriedades. A presente pesquisa buscou analisar e comparar o comportamento do concreto quando se substitui a areia por pó de brita, com a finalidade de atender as normas do piso intertravado e, ainda, tornar o traço mais econômico. Para isso, foi definido um traço de referência e mais quatro traços com diferentes teores de substituição, sendo eles 20, 40, 60, 80% da massa da areia. O traço de referência foi escolhido a partir de um estudo preliminar, onde o mesmo apresentou maior resistência e, a partir dele, a pesquisa foi desenvolvida. Para ser considerado viável, o pó de brita precisa atender a resistência mínima de 35 MPa, absorção d’água inferior a 6% e/ou apresentar uma redução significativa no custo por metro cúbico de concreto.