Engenharia Civil
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- ItemAcesso AbertoMelhoramento do solo residual de Lajeado com a adição de cal(2014-03-20) Corteleti, Estevo José Baraldi; Gauer, Emanuele AmandaO solo, devido à sua abundância, tem grande emprego na construção civil e na engenharia rodoviária. Este solo deve apresentar certas propriedades físicas e químicas para conferir estabilidade e suportar aos esforços e cargas a que será submetido e, nem sempre, estas condições são atendidas na sua condição de campo. A técnica de estabilização de solos tem sido amplamente utilizada na área da Engenharia Civil para proporcionar a melhoria de suas propriedades mecânicas. Neste contexto, fica evidente a importância do estudo das técnicas de melhoramento do solo para obras de engenharia, proporcionando maior segurança, confiabilidade e menores custos. O presente trabalho propõe uma solução para a estabilização de solos usando cal. Como experimentação, realizou-se ensaios de caracterização e compressão simples com amostras de solo coletadas no município de Lajeado, RS, com adição de cal nas porcentagens de 5, 7, 9 e 11%. Obteve-se um aumento da resistência de forma linear com o aumento do teor de cal para o tipo solo utilizado. A densidade de compactação provou ser um parâmetro fundamental para estimar a resistência de amostras solo-cal.
- ItemAcesso AbertoElaboração de tabelas para auxílio no projeto de lajes maciças armadas em uma só direção(2014-09-17) Jaeger, Maio Allebrand; Salvador, Paulo FernandoEste trabalho tem como objetivo a elaboração de tabelas que sirvam de auxílio no projeto de lajes maciças armadas em uma só direção. A aplicabilidade destas servirá como material de consulta para estudantes e profissionais da área da Engenharia Civil e Arquitetura, a fim de determinar a espessura mínima, que atenda aos estados limites de deformação excessiva, bem como as armaduras necessárias, facilitando o projeto deste tipo de laje em concreto armado. As tabelas foram elaboradas a partir de planilhas eletrônicas, com as seguintes variáveis sendo facilmente manipuladas: carregamento (permanente e acidental), vão, vinculação, classe do concreto e deslocamentos limites. Os resultados foram apresentados através de 84 tabelas de consulta, que possuem diferentes combinações de variáveis, que servirão de consulta para o meio técnico e científico. A partir da análise dos métodos constatouse que o método mais eficiente é o de Campos Filho (2010), o qual é fundamentado na NBR 6118/2007.
- ItemAcesso AbertoAnálise de pavimento flexível: estudo de um trecho crítico na rodovia ERS-421(2014-09-17) Marques, Gabriele Born; Mattos, João Rodrigo GuerreiroA maioria das cidades brasileiras, de médio e grande porte, atravessou nas décadas de 1960 e 1970, um período de extraordinário crescimento urbano, o que exigiu do Poder Público grandes investimentos em infraestrutura e, em especial, na expansão ou mesmo criação de um sistema viário. Foi necessário também proporcionar a estas vias condições para tráfego de veículos, circulação de pedestres, sua pavimentação e a utilização de um sistema de manutenção permanente. Entretanto, o que se observa hoje são rodovias esburacadas, repletas de problemas de execução, sem manutenção, praticamente abandonadas. Em vista disso, este trabalho visa analisar um trecho crítico de 300 metros da ERS-421, localizado entre os quilômetros 3+800 e 4+100, no bairro Conventos, Lajeado/RS. A partir de visitas in loco, identificaram-se as principais patologias deste pavimento, bem como se tentou investigar as prováveis causas destes problemas e propor possíveis soluções a eles. É visível a necessidade de melhoria no sistema viário, e não apenas para quem exerce a atividade do transporte, porém, para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que dele dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento.
- ItemAcesso AbertoInfluência da cura térmica a vapor no concreto(2014-09-17) Stein, Maicon Guilherme; Rosa, Ivandro CarlosNa região do Vale do Taquari, há registros de quedas de temperatura abaixo de 15ºC no inverno, fazendo com que ocorra o retardamento ou até mesmo a paralisação da pega do cimento no processo de fabricação de pré-fabricados de concreto. Com base nestes dados, este trabalho tem como objetivo analisar as influências do uso de caldeira a vapor, a fim de acelerar a cura de artefatos de concreto em seu processo de fabricação e auxiliar empresas da área que sofrem em dias com temperaturas muito baixas. Para a comprovação dos resultados, foram retiradas amostras de concreto de uma Fábrica de Pré-Fabricados do interior de Arroio do Meio - RS. Estas amostras foram moldadas em corpos de prova cilíndricos e divididas em dois grupos, no qual, o primeiro grupo foi submetido a cura úmida, onde os corpos de prova permaneceram em uma câmara úmida com 95% de umidade até o dia do ensaio e o segundo grupo à cura térmica, onde os corpos de prova foram curados a vapor na Fábrica com a temperatura máxima em torno de 70ºC. Após curados, os corpos de prova dos dois grupos foram submetidos a testes de compressão e por fim, comparados os resultados obtidos.
- ItemAcesso AbertoConcreto com adição de cinza de casca de arroz(2014-09-17) Ludwig, Douglas Giongo; Rosa, Ivandro CarlosA cinza proveniente da queima ou secagem da casca de arroz pode ser utilizada como substituta parcial do cimento no processo de produção de concretos. Este resíduo tem como principal característica o alto teor de sílica, o que permite sua aplicação como material pozolânico. Este estudo verificou, através de testes laboratoriais, as propriedades mecânicas dos produtos finais encontrados a partir de diversos traços testados em concretos com 3%, 5% e 7% de cinza de casca de arroz em substituição ao cimento. Depois de verificado o desempenho, com base na NBR-5739, e também a viabilidade econômica dos resultados obtidos, os mesmos foram submetidos a uma comparação, a fim de colocar em prova o produto alternativo frente aos métodos convencionais de produção de concretos. Após a realização dos ensaios, os concretos com 3% de adição da cinza de casca de arroz (CCA) obtiveram o melhor desempenho.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa entre sistemas estruturais de lajes maciças e nervuradas treliçadas(2014-09-17) Caio, Felipe; Bertoldi, RodrigoNo passado, as estruturas eram construídas sujeitas apenas às cargas distribuídas e vãos relativamente pequenos, adotando-se estruturas convencionais com lajes maciças. Tendo em vista a redução de custos e tempo de execução, torna-se indispensável um conhecimento maior de novas técnicas que proporcionam atenuar as perdas na construção civil. O presente trabalho tem como objetivo analisar, comparativamente, os custos entre os sistemas estruturais de lajes maciças e lajes nervuradas treliçadas em concreto armado. Devido ao grande número de sistemas estruturais de lajes disponíveis no mercado de trabalho o que se pretende alcançar é disponibilizar aos projetistas estruturais uma análise adequada técnica e financeiramente dos sistemas de lajes abordados. O trabalho inicialmente traz conceitos básicos sobre o tema e uma revisão bibliográfica abordando os critérios de projetos, as características e as particularidades dos sistemas adotados. Em seguida, a análise baseia-se no lançamento de vãos médios, entre pilares, de 2.0 m até 8.0 m utilizando o software Eberick, procurando analisar e comparar os dois sistemas de lajes.
- ItemAcesso AbertoEstudo do espaçamento do escoramento remanescente em lajes de concreto armado que provoquem ações de construção compatíveis com as de projeto(2015-02-26) Dickel, Diogo Fernando; Salvador, Paulo FernandoCom o avanço dos recursos computacionais aplicados à análise de estruturas de concreto armado, têm-se modelos cada vez mais sofisticados, que buscam retratar a realidade dos processos executivos dessas estruturas. Assim também o avanço das técnicas construtivas tem propiciado uma redução dos ciclos de execução. No entanto, a execução das estruturas de concreto em ciclos rápidos implica em maiores solicitações que devem ser consideradas no projeto das estruturas ou nos procedimentos executivos. Sendo a movimentação ou remoção de apoios (escoramento e escoramento remanescente), uma das práticas adotadas para acelerar a execução, implicando em ações construtivas, este trabalho objetiva analisar diferentes geometrias e vinculações de lajes maciças de concreto armado, que recebem carregamentos uniformemente distribuídos e concentrados, oriundos de pontaletes, e determinar o espaçamento entre escoras remanescentes, compatíveis com as cargas de projeto. Para tanto, foi utilizado um software de uso comercial, como ferramenta de análise, calculando as solicitações das lajes maciças por analogia de grelhas no regime elástico linear, primeiramente para cargas de projeto, foi realizado o dimensionamento, transformadas as taxas de armadura em taxas efetivas, e em seguida verificado o momento máximo suportado para cargas de construção. Na segunda etapa foram calculadas as solicitações para cargas de construção, acrescidos os valores de carga concentradas, oriundas dos pontaletes. Percebeu-se que para lajes com dimensões pequenas, com um adequado espaçamento entre escoras, as considerações de projeto ficam adequadas, e para lajes com dimensões maiores, não atendendo ao afastamento mínimo entre escoras, fixado em 0,5m, realizou-se um estudo direcionado para recomendações de projeto, ampliando as combinações de ações com cargas de execução para cada situação.
- ItemAcesso AbertoEstudo de patologias em edificações de interesse social do Vale do Taquari/RS(2015-02-26) Hunemeier, Sidinei João; Salvador, Paulo FernandoA região do Vale do Taquari apresenta grande deficiência na identificação de patologias em edificações, tendo em vista que não existem estudos específicos que permitam o rastreamento das origens e causas de fissuras recorrentes. Neste sentido, o presente trabalho busca identificar a ocorrência e os principais motivos do surgimento de patologias, em especial do grupo de fissuras, e suas relações com obras que tenham ou não a qualidade como ferramenta de gestão. Busca-se analisar edificações de interesse social, na região do Vale do Taquari, constituídas em alvenaria estrutural de tijolos maciços, abrangendo estruturas mistas em concreto armado. Analisa-se as melhorias ocorridas no setor pela implantação dos sistemas da qualidade. Apresenta-se, ainda, uma descrição dos principais tipos de fissuras recorrentes nas alvenarias, mapeando suas origens, causas e possíveis soluções. Para a efetiva comprovação, foram realizadas visitas técnicas a empreendimentos construídos com e sem a aplicação de sistemas da qualidade, possibilitando a identificação de técnicas adotadas que afetaram o sistema construtivo. Por meio desta metodologia, foi possível identificar a redução da incidência de patologias em edificações com aplicação de sistemas da qualidade, uma vez que estes adotaram técnicas de execução e de projetos que minimizam a formação de fissuras e possibilitam um melhor desempenho do sistema construtivo, conferindo maior confiabilidade ao produto final.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo dos processos de execução entre lajes alveolares protendidas e painéis treliçados(2015-02-26) Arnholdt, Carlos; Goerck, MarcioOs processos construtivos utilizados atualmente na construção civil apontam para a necessidade de evolução. A pré - moldagem vem se destacando por proporcionar melhoras tanto no aspecto racional quanto organizacional das obras. O presente estudo buscou indicar que as lajes pré - moldadas, em especial as alveolares protendidas e painéis treliçados, surgem como alternativas para a otimização geral das obras. A presente análise aborda o processo de fabricação e principalmente os métodos de execução de cada um destes sistemas estruturais, com a finalidade de analisar vantagens e desvantagens entre a utilização destes métodos estruturais. Para a elaboração desta análise, foram realizadas visitas técnicas em obras pré-fabricadas que utilizaram estes métodos de construção possibilitando a verificação de aspectos significativos na escolha do método a ser utilizado em cada obra. Além disso, o presente estudo contempla uma pesquisa em relação aos custos da execução e utilização destas lajes em obras de construção civil. Os dados e conclusões desta análise possibilitam aos engenheiros civis uma melhor análise da escolha de qual tipo de estrutura utilizar, lajes alveolares protendidas ou painéis treliçados, considerando as características específicas de cada obra.
- ItemAcesso AbertoReflexos da ampliação da área útil dos ambientes no custo final de uma edificação residencial(2015-02-26) Gravina, Eduardo Brancher; Spinelli, RodrigoUm dos conceitos mais comuns aplicados no mercado de construção civil é o de que a redução de área construída é proporcional à redução de custos, principalmente quando se trata de edificações populares. Este trabalho faz a comparação entre dois projetos, arquitetonicamente similares, apenas com alteração de área de construção, situados em um terreno que comportaria ambos os projetos (não simultaneamente). Aumentou-se a área do projeto de 682,67m² (Projeto 1) para 742,43m² (Projeto 2), um incremento de 8,05% de área construída, priorizando a ampliação das áreas dos ambientes principais e secundários. Através de orçamentos discriminados fez-se uma comparação entre os dois projetos e os resultados constatados demonstraram que o orçamento do Projeto 2 apresentou um acréscimo de 4,02% em relação ao Projeto 1, desta forma, o custo aumentou 50% em relação ao aumento de área. Conclui-se então, que o aumento de custo não é proporcional ao aumento de área. O trabalho também observa a diminuição do custo de construção por m², sendo que o preço de m² construído resultou em 4,38% mais baixo que o inicial, o custo de m² privativo apurado apresenta uma queda de 5,32% e o custo do m² útil, uma redução de 6,23%.
- ItemAcesso AbertoPrograma computacional para verificação de perfil I laminado ou soldado conforme NBR 8800:2008(2015-02-26) Simsen, Alan Rodrigo; Bertoldi, RodrigoO trabalho tem como finalidade a elaboração de um programa computacional para verificar o dimensionamento de perfis metálicos do tipo I, laminados e soldados, submetidos a esforços de tração, compressão, flexão, cisalhamento, flexo-tração e flexo-compressão, tendo como base a NBR 8800:2008 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. O programa foi elaborado utilizando-se a linguagem de programação Visual Basic, que possibilitou a criação da interface gráfica, prática e acessível para o usuário. O programa determina, a partir dos dados informados pelo usuário, os esforços resistentes de cada perfil e os compara com os esforços solicitantes também informados pelo usuário. Contando com uma ferramenta de informação de erros caso algum valor informado ou resultante encontre-se em desacordo com a norma em questão.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa entre um pavimento de concreto simples e um flexível para a duplicação da rodovia BR-386/RS(2015-02-26) Mezzomo, Henrique; Mattos, João Rodrigo GuerreiroEsta pesquisa aborda a comparação entre um pavimento de concreto simples e um pavimento flexível através do custo de construção e manutenção ao longo de um período de 20 anos para um trecho de 1,0 Km da duplicação da Rodovia BR-386/RS entre os municípios de Estrela e Tabaí no Estado do Rio Grande do Sul. A comparação se dará em três cenários de inflação diferentes, considerando que o custo de construção do pavimento de concreto simples é 6,66% superior ao do pavimento flexível. Por outro lado, o custo de manutenção do pavimento flexível é superior, variando de 76,00% a 77,00% em relação ao pavimento de concreto simples. De acordo com cada cenário, tornando o pavimento de concreto simples alternativa mais viável economicamente a partir do décimo quinto ano devido a este custo de manutenção mais elevado. Para a pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico, abordando temas como a estrutura dos pavimentos, materiais necessários para a construção, técnicas de dimensionamento além de informações importantes sobre a pavimentação como processo importante para uma sociedade bem desenvolvida.
- ItemAcesso AbertoCobrimento de armadura em estruturas de concreto armado: análise comparativa entre os valores projetados e executados nas obras do Vale do Taquari(2015-02-26) Weber, Luis Fernando Lucca; Mascolo, RafaelO concreto armado é um dos materiais mais utilizados para execução de estruturas na construção civil, devido a fácil obtenção dos materiais constituintes, a possibilidade da diversidade de formas geométricas aplicáveis e a elevada durabilidade do material. Quanto a durabilidade, diversos fatores são preponderantes para a garantia de sua vida útil de projeto, entre esses destaca-se o cobrimento da armadura, que é a espessura de concreto entre a barra de aço e a camada externa do elemento. Ela tem a função de proteger o aço contra agentes ambientais agressivos e contra possíveis choques físicos. O desleixo desse parâmetro construtivo tem resultado em diversas obras de recuperação estrutural, quase sempre envolvendo altos custos às construtoras e aos proprietários, e frequentemente associada a patologia de corrosão da armadura. A qualidade e eficiência dessa camada de proteção está relacionada com a garantia de espessura mínima através do uso de espaçadores, conforme determina a NBR 6118 (ABNT, 2014)1, e com a qualidade do concreto. O objetivo do trabalho é verificar a variação em espessuras de cobrimento, antes e após a concretagem, comparadas aos valores de projeto, em algumas obras do Vale do Taquari. Foram feitas análises individuais de critérios como nível de controle da obra, tipo do elemento estrutural (pilar, viga e laje), utilização de espaçadores e tipo de contratação da mão de obra para interpretação de cenários que possibilitam variações no cobrimento. A partir dos resultados, constatou-se que após a concretagem o número de medições com espessuras abaixo do valor projetado aumentou em relação ao observado na montagem da fôrma, caracterizando o deslocamento da armadura. Ocorrência causada pela falta de planejamento no processo de concretagem e principalmente, pela falta do travamento da armadura, que seria propiciada pela correta utilização de espaçadores. Porém antes da concretagem mais de 50% das medições observadas já apresentavam espessura de cobrimento abaixo do estipulado em projeto, evidenciando a falta de controle para o cumprimento desse parâmetro construtivo.
- ItemAcesso AbertoAnálise do desempenho acústico de edificação habitacional de âmbito social conforme a NBR 15.575(2015-06) Kuhn, Ellin Maiara; Rocha, Leonardo Zanetti; http://lattes.cnpq.br/5266189221485427; Rocha, Leonardo Zanetti; Mascolo, Rafael; Spinelli, RodrigoO ruído é um fator impactante econômica e financeiramente na vida das pessoas e de organizações, além de ser apontado como uma das principais causas de deterioração da qualidade de vida humana nas grandes cidades. Buscando a melhoria da eficiência da edificação como um todo, foi criada a Norma de Desempenho, NBR 15.575 na qual o Brasil passa a enxergar todas as edificações habitacionais de forma sistêmica, incluindo àquelas atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A partir dela, todos os sistemas devem funcionar simultaneamente, atendendo a determinadas exigências. Uma dessas exigências trata-se, justamente, do desempenho acústico da edificação. Sendo assim, elaborou-se o presente trabalho com o intuito de avaliar através de ensaios de campo o desempenho acústico de vedações verticais e horizontal internas, e vertical de fachada sob a incidência de ruídos aéreos de uma edificação habitacional atendida pelo Programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de Lajeado. É realizada uma breve revisão bibliográfica e após são descritos os quatro procedimentos de medição realizados através do método de engenharia estabelecido pela norma, e avaliados os resultados de acordo com os requisitos da mesma. A primeira medição, realizada entre dormitórios de uma mesma unidade, apresentou uma diferença de nível de pressão sonora padronizada ponderada (DnT,w) igual a 41 dB. Já a segunda medição, realizada entre unidades geminadas, resultou em um DnT,w de 44 dB enquanto que a medição realizada entre pisos, apresentou diferença de nível igual a 49 dB. Todas essas medições foram classificadas dentro do desempenho mínimo exigido pela Norma em questão. Entretanto, a medição realizada para avaliar o isolamento sonoro aéreo da fachada, cujo nível levantado foi igual a 23 dB, não apresentou o requisito mínimo de desempenho acústico, conforme a NBR 15.575.
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre a compactação de misturas asfálticas em diferentes temperaturas(2015-06) Lehnen, Gabriela Thaís; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; http://lattes.cnpq.br/8109873849849637; Mattos, Rodrigo Guerreiro; Pereira, Adriano; Silva, Luciano Faustino DaO presente trabalho apresenta um estudo sobre a influência da temperatura de compactação de misturas asfálticas em relação ao seu desempenho, simulando a aplicação destas misturas em obras de pavimentação fora da sua temperatura ideal. O estudo contemplou a moldagem e a compactação de corpos de prova em temperaturas de 100ºC, 130ºC e 160ºC, aplicando energia de compactação de 75 golpes por face, em misturas asfálticas convencionais e com adição de polímero, utilizando os ligantes asfálticos CAP 50/70 e Flexpave 55/75, respectivamente. Para a obtenção dos resultados, realizou-se a determinação das propriedades volumétricas e mecânicas das misturas asfálticas, além da análise da relação da vida útil do pavimento com as diferentes temperaturas de compactação. As propriedades volumétricas deram-se através da obtenção da densidade aparente, do grau de compactação e do volume de vazios. Já as propriedades mecânicas foram obtidas com a realização dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral e módulo de resiliência. Por fim, utilizou-se o programa SisPav para a verificação do comportamento de um determinado pavimento, possibilitando a análise da influência da temperatura de compactação na duração da sua vida útil. Os resultados permitiram concluir que as propriedades volumétricas e mecânicas das misturas sofrem incidência direta da temperatura de compactação das mesmas. Isto porque a elevação da temperatura proporciona uma melhor compactação da mistura, aumentando sua densidade, grau de compactação e consequentemente, reduzindo o seu volume de vazios. Além disso, o aumento da temperatura resulta em uma maior resistência à tração e um maior módulo de resiliência da mistura asfáltica. Quanto à vida útil do pavimento, a temperatura de compactação incide diretamente sobre esta, proporcionando reduções de até 90% no seu valor quando as misturas são compactadas abaixo da temperatura ideal.
- ItemAcesso AbertoContribuições de tabelas para projetos de lajes maciças armadas em duas direções(2015-06) Fensterseifer, Vanessa; Rosa, Ivandro Carlos; http://lattes.cnpq.br/8471382656386340; Rosa, Ivandro Carlos; Vanin, Débora Delai; Gheno, Renata MaldonadoCom intuito de estabelecer um processo simplificado para a aplicação da NBR 6118/2014 – Projetos de Estrutura de Concreto - Procedimento, este trabalho tem como objetivo elaborar tabelas que servirão de complemento para projetos de lajes maciças armadas em duas direções. A partir do estudo de quatro metodologias diferentes, concluiu-se que o método de Campos Filho é o método mais eficiente. A solução proposta baseia-se em uma planilha eletrônica abastecida com diferentes variáveis e combinações para o desenvolvimento dos cálculos de dimensionamento de espessura e armadura. Basicamente, as variáveis consideradas para estes cálculos foram a classe do concreto, a vinculação da laje, as dimensões dos vãos, o carregamento permanente, o carregamento acidental e os deslocamentos limites. Por fim, os resultados serão apresentados em forma de 81 tabelas com diferentes tipos de combinações, servindo para consultas ao meio acadêmico e profissional, visando simplificar o processo de dimensionamento da espessura de lajes, de acordo com as normas vigentes.
- ItemAcesso AbertoEstudo da influência da PCH Salto Forqueta na enchente de 04 de janeiro de 2010(2015-06) Cas, Rodrigo Da; Oliveira, Guilherme Garcia De; http://lattes.cnpq.br/5149357364476181; Oliveira, Guilherme Garcia De; Reisdörfer, Gustavo; Folletto, Flávio AguiarA hidrologia é a ciência que estuda os fenômenos físicos relacionados à água no planeta Terra. Dessa maneira, fundamentadas nos estudos hidrológicos, são projetadas obras hidráulicas que auxiliam as pessoas, seja para o desenvolvimento social ou prevenção de desastres naturais. O estudo da água busca entender os recursos hídricos no mundo para o benefício da população, no abastecimento de água, irrigação, hidroeletricidade, navegação e controle de inundações. Este trabalho visa estudar a influência do barramento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Forqueta no evento extremo hidrometeorológico ocorrido em 04 de janeiro de 2010 que causou a inundação parcial da cidade de Marques de Souza, no interior do Rio Grande do Sul. Esta análise foi viável a partir do uso conjugado de dois modelos hidrológicos para simular o evento: o modelo chuva-vazão, SCS (Soil Conservation Service) e o modelo de propagação da onda de cheia Muskingum-Cunge. Foram efetuadas duas simulações de modo independente, a primeira considerando o barramento da PCH Salto Forqueta para calibrar os parâmetros e obter um cenário semelhante ao observado em Marques de Souza, e, a segunda removendo o barramento para verificar as possíveis alterações na forma do hidrograma e nas cotas atingidas pelo rio Forqueta. No estudo foi constatada uma pequena influência do barramento na enchente, reduzindo o pico da cheia na cidade de Marques de Souza em 6,13 m³/s na vazão de entrada e, 44,57 m³/s na vazão de saída, em comparação ao cenário sem o barramento do rio Forqueta. Na comparação entre as cotas atingidas, foi observada uma redução insignificante, de apenas 1 cm no nível do rio Forqueta em virtude da presença do barramento.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo entre edificações com estrutura em concreto armado e alvenaria estrutural(2015-06) Klein, Tiago Augusto; Gravina, João Batista; http://lattes.cnpq.br/8018984675741015; Gravina, João Batista; Gheno, Renata Maldonado; Bertoldi, RodrigoDiante do grande volume de obras em desenvolvimento, existe uma constante procura dos projetistas, construtores e incorporadores, por meios de concepções estruturais mais eficientes e eficazes, que possibilitem redução de prazos e custos, tornando os empreendimentos mais rentáveis. Neste sentido, a tomada de decisão projetual, entre uma concepção em alvenaria estrutural e uma estrutura de concreto armado, aparece como uma das principais dúvidas em situações em que ambas as soluções sejam viáveis tecnicamente. Neste cenário, o presente trabalho propõe-se a avaliar a viabilidade de execução de edificações residenciais, comparando os sistemas construtivos em alvenaria estrutural e estrutura de concreto armado, abordando os custos relativos aos materiais e mão de obra empregados na execução da estrutura e vedação da edificação. Como metodologia, foi adotado o modelo de uma edificação existente na cidade de Passo Fundo/RS, executada em alvenaria estrutural, e foi elaborado um estudo de modo com que se compare o quantitativo de materiais fornecidos através de programas computacionais, utilizando os dois sistemas citados, seguindo a mesma concepção arquitetônica. Foram alterados o número de pavimentos a fim de estabelecer um comparativo entre os dois sistemas. No final da pesquisa, verificou-se que os modelos das edificações em alvenaria estrutural se apresentaram mais econômicos em relação aos modelos em concreto armado.
- ItemAcesso AbertoContribuições para auxiliar na ancoragem de armaduras positivas em apoios extremos simples(2015-06) Kirch, Felipe Pochmann; Gravina, João Batista; http://lattes.cnpq.br/8018984675741015; Gravina, João Batista; Rossa, André Luis; Bertoldi, RodrigoAtravés da utilização de métodos de cálculo cada vez mais avançados, auxiliados por programas computacionais, o uso de peças de concreto armado mais esbeltas, os apoios extremos simples em um sistema composto de viga apoiada em outras vigas estreitas representam um desafio adicional aos profissionais tanto no cálculo, como no detalhamento e execução. Uma vez que os métodos de cálculo utilizados em software não são explícitos e as normas não abordam com clareza necessária a ancoragem da armadura em apoios estreitos, nem a solução prática adotada, os grampos, quando a ancoragem reta ou com gancho não é suficiente para absorver e transferir o esforço que solicita o apoio. Assim, o presente trabalho objetiva contribuir com o estudo da ancoragem de barras de aço da armadura longitudinal tracionada de elementos fletidos de concreto armado em apoios extremos simples. Os resultados foram apresentados em 28 ábacos e 6 planilhas de grampos e servirão de material de consulta para solucionar a ancoragem das referidas armaduras nos apoios, com emprego acadêmico e profissional.
- ItemAcesso AbertoPotencial pozolânico da cinza volante como material de substituição parcial de cimento(2015-06) Costa, Andressa Bianca Da; Mascolo, Rafael; http://lattes.cnpq.br/4191062226316722; Mascolo, Rafael; Rosa, Ivandro Carlos; Ferreira, Marcelo Freitas; Gauer, Emanuele AmandaO aumento de consumo do cimento desencadeou uma série de problemas ambientais relacionados à sua fabricação. A partir da necessidade de preservação ambiental, estudos foram iniciados e serviram como base para a busca por alternativas que diminuam o esgotamento dos recursos naturais e o aumento das emissões dos gases do efeito estufa, gerados durante o processo produtivo do cimento. Através da procura por materiais alternativos, que sirvam de incorporação ou como adições minerais em matrizes cimentícias, foram iniciadas pesquisas sobre o emprego de subprodutos industriais. O emprego da cinza volante, resíduo da queima de carvão em termelétricas, tem sido estudado por pesquisadores que atestam a sua utilização como material pozolânico na substituição parcial do cimento Portland em concretos e argamassas. Estudos anteriores mostram que a cinza volante possui características pozolânicas vantajosas, quando adicionada como substituição parcial do cimento, garantindo aumento de resistência à compressão simples, durabilidade em ambientes ácidos e impermeabilidade, além de vantagens econômicas e ambientais. Portanto o presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial pozolânico da cinza volante, proveniente da Termelétrica de Candiota/RS, como material de substituição parcial do cimento Portland. Realizou-se caracterização física e mineralógica da cinza volante, bem como avaliação da resistência à compressão simples de argamassa constituída por 25 % de substituição em percentual de massa de cimento por cinza volante, para analise do índice de atividade pozolânica com cimento Portland aos 28 dias. Através dos resultados dos ensaios de resistência da argamassa verificou-se que a cinza volante não atende os parâmetros físicos e potencial mínimo estabelecido pela NBR-12653 (ABNT, 2014). Embora estes parâmetros não tenham sido atingidos, seu ganho de resistência com 63 dias teve um aumento considerável, o que a torna viável em outros usos.