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    #INSTAGRAM: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
    (2024) Santos, Thaynam Cristina Maia; Forneck , Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Martins, Silvana Neumann; Eckert, Kleber; Neuenfeldt, Derli Juliano
    Esta dissertação de caráter qualitativo foi idealizada a partir de experiências docentes e com base na busca por melhores formas de qualificar o ensino de Língua Espanhola através da interação com tecnologias digitais. A pesquisa decorrente desse movimento de investigação está inserida na linha de pesquisa Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade Vale do Taquari - Univates. O tema envolveu o estudo acerca inserção da plataforma Instagram com uma contribuição para as aulas de Língua Espanhola, no campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá, em particular, com a turma de 3º ano do Ensino Médio do curso de Técnico em Alimentos. Considerou-se como hipótese que a rede social Instagram como uma estratégia de cocriação abre um novo leque de apoio para o ensino de Língua Espanhola. Tendo em vista essa proposição, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: como a plataforma Instagram contribui qualitativamente nos processos de ensino e de aprendizagem de Língua Espanhola como língua adicional? A fim de verificar a hipótese e responder ao questionamento, estabeleceu-se como objetivo geral analisar os impactos e as potencialidades da interação com Instagram no ensino de Língua Espanhola, através da percepção dos alunos. Do ponto de vista teórico, respaldou-se nos pesquisadores de aporte linguístico e de ensino, como Leffa (2013), Sedycias (2005) e Encina (2000). Além disso, aprofundou-se a abordagem argumentativa sobre as tecnologias digitais (TD) para aprendizagem de línguas (Recuero, 2009; Cassany, 2022; Combe, 2022; Tujillo, 2022, Ollivier, 2022; Schlemmer; Di Felice, 2020). A metodologia de pesquisa se caracterizou como pesquisa-ação (Tiollent, 1986; Tripp, 2005), desenvolvida através de atividades articuladas em uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) que auxiliaram no aperfeiçoamento das práticas oral, de escrita, de audição e de leitura durante o projeto de extensão intitulado IFgram, sendo a produção de dados realizada por meio roda de conversa (Molina; Molina Neto, 2012; Moura; Lima, 2014). Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), o que permitiu perceber que o ensino de Língua Espanhola com integração do Instagram favorece a aprendizagem, além de contribuir também para o desenvolvimento de propostas de ensino que concretizem os pressupostos da Educação onLIFE. Dessa forma, entende-se que este estudo se constitui em um potencial pedagógico para o ensino da Língua Espanhola.
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    ENSINO MEDIANTE A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM EDUCANDOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM ALTAMIRA/PA
    (2023-12) ALMEIDA, ADRIANA RANZANI GIMENES; SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; NEUENFELDT, DERLI JULIANO; FORNECK, KÁRI LÚCIA; MIORANDO, TÂNIA MICHELINE
    Esta pesquisa busca investigar as contribuições do ensino, mediante a produção de documentário na disciplina de Língua Portuguesa, junto a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em Altamira-PA. A produção de documentários é uma proposta pedagógica capaz de contribuir com o ensino, permitindo não só uma aproximação com o gênero textual e com a linguagem audiovisual, mas também trabalhar a formação crítica dos estudantes. Metodologicamente, a natureza da presente pesquisa é qualitativa, tendo em vista o caráter interpretativo das observações e dos dados coletados com os envolvidos, além das análises e reflexões com foco nas percepções dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim, pensando o ensino enquanto processo e resultado da prática pedagógica, utilizou-se como procedimento a pesquisa de campo. Para a realização desta investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo focal. A análise dos dados coletados teve como base a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011), organizados em quatro categorias: o perfil e a percepção dos estudantes antes da ação pedagógica; contribuições da oficina para a produção dos documentários durante a ação pedagógica; observações durante o processo de produção dos documentários; percepção dos estudantes depois da experiência de ensino e sua formação crítica mediante a produção de documentários. De acordo com a percepção dos estudantes, a experiência de produção de documentários foi importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois, partindo da pesquisa, da leitura e da releitura, da produção e da reprodução da realidade, o processo de ensino e aprendizagem tornou-se mais significativo. No depoimento dos estudantes, ficou evidente que o uso do aparelho celular para a produção dos documentários foi fundamental, desde a pesquisa até a edição. Perante o exposto, faz-se necessário reconhecer o papel do ensino na formação de uma pessoa e entender a escola como um espaço de formação crítica, de pensar nas individualidades dos estudantes e de educar para o coletivo. Destaca-se, a importância de refletir sobre a tendência de um novo pensar docente quanto ao uso de tecnologias digitais, para fortalecer o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, mesmo enfrentando obstáculos, para que a educação seja renovada e transformada. Portanto, o ensino mediado pela produção de documentários revelou-se como uma possibilidade potente para trabalhar a consciência crítica do estudante.
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    Discursividades sobre o corpo em produções acadêmicas da área de ensino: uma perspectiva arquivística
    (2024-02) Kich , Sabrina Raquel; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Olegário, Fabiane; Isse, Silvane Fensterseifer; Costa, Cristiano Bedin da
    A presente dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino/Univates, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), está vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). A delimitação do tema, inicialmente, partiu do interesse da mestranda pelos estudos do corpo. Também contribuiu a proximidade do tema com os estudos de arquivo do filósofo Michel Foucault, realizados junto ao Grupo de Pesquisa CEM. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em Compreender de que maneira o corpo vem sendo pensado/dito/visibilizado nas produções acadêmicas da área de ensino do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período entre 2011 e 2023. Para contemplar o objetivo proposto, construiu-se um arquivo das discursividades em torno da noção de corpo, contemplando três etapas: 1. Rastreamento “bruto” das produções da área de ensino do catálogo da CAPES, a partir dos descritores “corpo”, “corpos” e derivados da palavra corpo: “corporeidade”, “corporal” e “corporais”, a fim de levantar as publicações de acordo com o período temporal utilizado. 2. Arquivamento das produções, por meio da criação de categorias. 3. Arquivização do material, que consistiu na criação de um modo inventivo de dar a ver o que foi produzido sobre o corpo, na área de ensino, utilizando como ponto de partida o trabalho minucioso do Atlas “Racionalidades educacionais (pós-)pandêmicas”, de Julio Groppa (Aquino, 2020, 2021). Nesse terceiro movimento, foram inventariadas oito categorias, a partir de 32 dissertações selecionadas, das quais, foram extraídos fragmentos, que foram organizados em textos e que constituíram o arquivo. Acredita-se que a visibilização dos fragmentos das produções acadêmicas, que, de algum modo, trazem o corpo para pensar, evidenciam o que está sendo dito sobre o corpo na área de ensino, bem como problematizam o fato de o corpo ainda ser pouco visível nas produções da referida área.
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    PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA: CONSTRUINDO E EXPERIMENTANDO POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
    (2024) Schoenberger, Valdenir; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Neuenfeldt, Derli Juliano; Silva, Jacqueline Silva da; Schuck, Rogério José; Ilha, Phillip Vilanova
    O presente estudo investigou o ensino das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) nas aulas de Educação Física de uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar possibilidades do ensino das PCAN nas aulas de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de educação do Município de Juína/MT. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, com aproximações da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa, o professor de Educação Física e uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, composta por 34 alunos. A princípio, analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, com objetivo de avaliar a existência de propostas que contemplem a Educação Ambiental (EA) no contexto escolar. Embora a EA não fosse o objetivo principal desta pesquisa, entendemos que sua presença no PPP escolar é de extrema importância. Isso, porque a EA promove o desenvolvimento de uma consciência cidadã do viver juntos, pois compreende que o homem faz parte da natureza. A seguir, foram desenvolvidas oito aulas de Educação Física, contemplando as PCAN. Além das atividades, foram realizados dois grupos de discussão para compreender a percepção dos alunos sobre as PCAN nas aulas de Educação Física. As informações foram coletadas e produzidas entre os meses de abril e junho de 2023. Os dados foram analisados com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016), emergindo três categorias: Educação Ambiental nas políticas públicas brasileiras: avanços, silenciamentos e possibilidades; Experiências do trabalho docente com as práticas corporais de aventura na natureza nas aulas de educação física: enfrentando adversidades e resistências; Olhar para além da prática: percepções dos alunos sobre as práticas corporais de aventura na natureza nas aulas de Educação Física. Os resultados permitem afirmar que as PCAN compreendem uma possibilidade acessível que se apresenta no cenário educacional atual. Apesar dos desafios encontrados no decorrer desta pesquisa, como a desmotivação de alguns alunos e a inexistência de materiais e instalações adequados, demonstramos que é possível desenvolver uma proposta de ensino que abre novos horizontes, oferecendo alternativas às modalidades clássicas (futsal, vôlei, handebol e basquete), que são frequentemente apresentadas nas escolas.
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    Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de Educação Física: experimentações em uma turma do 5º ano
    (2024) Paludo, Elaine Marilene Stack; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Kawashima, Larissa Beraldo; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia
    A investigação envolveu experimentações de tecnologias digitais como recurso de ensino nas práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física. A pesquisa partiu da problemática: Como as tecnologias digitais podem contribuir para o ensino de Educação Física? Os objetivos específicos foram identificar potencialidades do uso das tecnologias digitais a partir de estudo bibliográfico; elaborar, propor e experimentar práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física, mediadas com recurso de tecnologias digitais e identificar contribuições das tecnologias digitais para o ensino nas Unidades Temáticas do componente curricular de Educação Física. Desenvolveu-se uma aproximação de pesquisa-ação pedagógica, de abordagem qualitativa. Realizou-se uma entrevista e sete experimentações envolvendo recursos das tecnologias digitais, o mecanismo para as produções das informações foram fotografias, registros em diário de campo, rodas de conversa e filmagens e as informações produzidas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. A investigação ocorreu no período de março a maio de 2023. Os participantes foram os alunos, a diretora, a coordenadora pedagógica e a professora, totalizando 31 participantes de uma Escola da cidade de Pedra Preta/MT. Destaca-se que parte da pesquisa bibliográfica do Estado da Arte resultou na publicação de um artigo, intitulado Tecnologias digitais no ensino de Educação Física escolar: um estudo de revisão. Da investigação emergiram três categorias, a primeira em transformar o ensino com envolvimento de tecnologias, trazendo o contexto da Escola e dos estudantes abrangendo as tecnologias digitais. A segunda, das possibilidades, referindo-se ao quanto essas tecnologias auxiliam, bem como foram descritas as experimentações realizadas. A terceira, das contribuições: uma experiência que deixa marcado, trazendo as contribuições que emergiram no processo das experimentações. Os resultados evidenciaram que para as práticas pedagógicas de Educação Física a utilização das tecnologias digitais gerou motivações, novos movimentos corporais, o despertar do senso criativo e crítico e novas experiências e saberes aos alunos, sendo, portanto, ressignificador no processo de ensino. Conclui-se ser necessário que a escola e estudantes tenham acesso às tecnologias digitais e assim ressignificar as práticas pedagógicas de Educação Física.