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    PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARAENSE: PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM UM ESTUDO CRÍTICO E REFLEXIVO
    (2024) Mendes, Cirlene Da Silva; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Leão, Marcelo Franco; Fenner, Roniere Dos Santos
    O projeto de iniciação científica-PIC como prática pedagógica pode ser aplicado no Ensino Fundamental, fortalecendo-se no Ensino Médio Integrado, de modo a incentivar os alunos a praticarem a iniciação científica por meio de atividades práticas. Por meio do PIC, os estudantes podem desenvolver habilidades importantes, como o pensamento crítico, a capacidade de análise, interpretação de dados, a elaboração de hipóteses e a solução de problemas. A presente dissertação investigou o projeto de iniciação científica no curso técnico de informática: práticas docentes que favorecem um estudo crítico e reflexivo, na Escola Estadual de Ensino Médio Profissional Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo (EETEPA-Cacau), no município de Belém-Pará, no ano letivo de 2022. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento, se aproxima do estudo de caso e quanto instrumento de pesquisa utilizou-se a técnica do questionário, através da plataforma do “Google Forms” com os 12 docentes que atuam no curso de informática integrado na EETEPA-Cacau. Na análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva para compreender, reconstruir e verificar a validade das hipóteses. Dos resultados dos questionários, emergiram cinco categorias: atuação profissional; compreensão do projeto de iniciação científica-PIC; contribuição do PIC para a formação dos estudantes; componente curricular, itinerário formativo e metodologias utilizadas no PIC. Em termos gerais o PIC introduz o aluno ao exercício da cientificidade, propõem aos mesmos que apresentem novas possibilidades de aprender, de pensar, de resolver problemas, de ampliar a leitura, melhorar a escrita e despertar o interesse pela pesquisa. Os professores também desempenham um papel no desenvolvimento do PIC como: Orientar os alunos e incentiva-los a serem protagonistas de sua aprendizagem. Portanto, o projeto de iniciação científica é de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e professores assim como para o avanço da ciência e sociedade.
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    #INSTAGRAM: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
    (2024) Santos, Thaynam Cristina Maia; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Martins, Silvana Neumann; Eckert, Kleber; Neuenfeldt, Derli Juliano
    Esta dissertação de caráter qualitativo foi idealizada a partir de experiências docentes e com base na busca por melhores formas de qualificar o ensino de Língua Espanhola através da interação com tecnologias digitais. A pesquisa decorrente desse movimento de investigação está inserida na linha de pesquisa Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade Vale do Taquari - Univates. O tema envolveu o estudo acerca inserção da plataforma Instagram com uma contribuição para as aulas de Língua Espanhola, no campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá, em particular, com a turma de 3º ano do Ensino Médio do curso de Técnico em Alimentos. Considerou-se como hipótese que a rede social Instagram como uma estratégia de cocriação abre um novo leque de apoio para o ensino de Língua Espanhola. Tendo em vista essa proposição, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: como a plataforma Instagram contribui qualitativamente nos processos de ensino e de aprendizagem de Língua Espanhola como língua adicional? A fim de verificar a hipótese e responder ao questionamento, estabeleceu-se como objetivo geral analisar os impactos e as potencialidades da interação com Instagram no ensino de Língua Espanhola, através da percepção dos alunos. Do ponto de vista teórico, respaldou-se nos pesquisadores de aporte linguístico e de ensino, como Leffa (2013), Sedycias (2005) e Encina (2000). Além disso, aprofundou-se a abordagem argumentativa sobre as tecnologias digitais (TD) para aprendizagem de línguas (Recuero, 2009; Cassany, 2022; Combe, 2022; Tujillo, 2022, Ollivier, 2022; Schlemmer; Di Felice, 2020). A metodologia de pesquisa se caracterizou como pesquisa-ação (Tiollent, 1986; Tripp, 2005), desenvolvida através de atividades articuladas em uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) que auxiliaram no aperfeiçoamento das práticas oral, de escrita, de audição e de leitura durante o projeto de extensão intitulado IFgram, sendo a produção de dados realizada por meio roda de conversa (Molina; Molina Neto, 2012; Moura; Lima, 2014). Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), o que permitiu perceber que o ensino de Língua Espanhola com integração do Instagram favorece a aprendizagem, além de contribuir também para o desenvolvimento de propostas de ensino que concretizem os pressupostos da Educação onLIFE. Dessa forma, entende-se que este estudo se constitui em um potencial pedagógico para o ensino da Língua Espanhola.
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    ENSINO MEDIANTE A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM EDUCANDOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM ALTAMIRA/PA
    (2023-12) Almeida, Adriana Ranzani Gimenes; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Neuenfeldt, Derli Juliano; Forneck, Kári Lúcia; Miorando, Tânia Micheline
    Esta pesquisa busca investigar as contribuições do ensino, mediante a produção de documentário na disciplina de Língua Portuguesa, junto a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em Altamira-PA. A produção de documentários é uma proposta pedagógica capaz de contribuir com o ensino, permitindo não só uma aproximação com o gênero textual e com a linguagem audiovisual, mas também trabalhar a formação crítica dos estudantes. Metodologicamente, a natureza da presente pesquisa é qualitativa, tendo em vista o caráter interpretativo das observações e dos dados coletados com os envolvidos, além das análises e reflexões com foco nas percepções dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim, pensando o ensino enquanto processo e resultado da prática pedagógica, utilizou-se como procedimento a pesquisa de campo. Para a realização desta investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo focal. A análise dos dados coletados teve como base a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011), organizados em quatro categorias: o perfil e a percepção dos estudantes antes da ação pedagógica; contribuições da oficina para a produção dos documentários durante a ação pedagógica; observações durante o processo de produção dos documentários; percepção dos estudantes depois da experiência de ensino e sua formação crítica mediante a produção de documentários. De acordo com a percepção dos estudantes, a experiência de produção de documentários foi importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois, partindo da pesquisa, da leitura e da releitura, da produção e da reprodução da realidade, o processo de ensino e aprendizagem tornou-se mais significativo. No depoimento dos estudantes, ficou evidente que o uso do aparelho celular para a produção dos documentários foi fundamental, desde a pesquisa até a edição. Perante o exposto, faz-se necessário reconhecer o papel do ensino na formação de uma pessoa e entender a escola como um espaço de formação crítica, de pensar nas individualidades dos estudantes e de educar para o coletivo. Destaca-se, a importância de refletir sobre a tendência de um novo pensar docente quanto ao uso de tecnologias digitais, para fortalecer o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, mesmo enfrentando obstáculos, para que a educação seja renovada e transformada. Portanto, o ensino mediado pela produção de documentários revelou-se como uma possibilidade potente para trabalhar a consciência crítica do estudante.
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    Discursividades sobre o corpo em produções acadêmicas da área de ensino: uma perspectiva arquivística
    (2024-02) Kich, Sabrina Raquel; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Olegário, Fabiane; Isse, Silvane Fensterseifer; Costa, Cristiano Bedin Da
    A presente dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino/Univates, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), está vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). A delimitação do tema, inicialmente, partiu do interesse da mestranda pelos estudos do corpo. Também contribuiu a proximidade do tema com os estudos de arquivo do filósofo Michel Foucault, realizados junto ao Grupo de Pesquisa CEM. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em Compreender de que maneira o corpo vem sendo pensado/dito/visibilizado nas produções acadêmicas da área de ensino do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período entre 2011 e 2023. Para contemplar o objetivo proposto, construiu-se um arquivo das discursividades em torno da noção de corpo, contemplando três etapas: 1. Rastreamento “bruto” das produções da área de ensino do catálogo da CAPES, a partir dos descritores “corpo”, “corpos” e derivados da palavra corpo: “corporeidade”, “corporal” e “corporais”, a fim de levantar as publicações de acordo com o período temporal utilizado. 2. Arquivamento das produções, por meio da criação de categorias. 3. Arquivização do material, que consistiu na criação de um modo inventivo de dar a ver o que foi produzido sobre o corpo, na área de ensino, utilizando como ponto de partida o trabalho minucioso do Atlas “Racionalidades educacionais (pós-)pandêmicas”, de Julio Groppa (Aquino, 2020, 2021). Nesse terceiro movimento, foram inventariadas oito categorias, a partir de 32 dissertações selecionadas, das quais, foram extraídos fragmentos, que foram organizados em textos e que constituíram o arquivo. Acredita-se que a visibilização dos fragmentos das produções acadêmicas, que, de algum modo, trazem o corpo para pensar, evidenciam o que está sendo dito sobre o corpo na área de ensino, bem como problematizam o fato de o corpo ainda ser pouco visível nas produções da referida área.
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    Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de Educação Física: experimentações em uma turma do 5º ano
    (2024) Paludo, Elaine Marilene Stack; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Kawashima, Larissa Beraldo; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia
    A investigação envolveu experimentações de tecnologias digitais como recurso de ensino nas práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física. A pesquisa partiu da problemática: Como as tecnologias digitais podem contribuir para o ensino de Educação Física? Os objetivos específicos foram identificar potencialidades do uso das tecnologias digitais a partir de estudo bibliográfico; elaborar, propor e experimentar práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física, mediadas com recurso de tecnologias digitais e identificar contribuições das tecnologias digitais para o ensino nas Unidades Temáticas do componente curricular de Educação Física. Desenvolveu-se uma aproximação de pesquisa-ação pedagógica, de abordagem qualitativa. Realizou-se uma entrevista e sete experimentações envolvendo recursos das tecnologias digitais, o mecanismo para as produções das informações foram fotografias, registros em diário de campo, rodas de conversa e filmagens e as informações produzidas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. A investigação ocorreu no período de março a maio de 2023. Os participantes foram os alunos, a diretora, a coordenadora pedagógica e a professora, totalizando 31 participantes de uma Escola da cidade de Pedra Preta/MT. Destaca-se que parte da pesquisa bibliográfica do Estado da Arte resultou na publicação de um artigo, intitulado Tecnologias digitais no ensino de Educação Física escolar: um estudo de revisão. Da investigação emergiram três categorias, a primeira em transformar o ensino com envolvimento de tecnologias, trazendo o contexto da Escola e dos estudantes abrangendo as tecnologias digitais. A segunda, das possibilidades, referindo-se ao quanto essas tecnologias auxiliam, bem como foram descritas as experimentações realizadas. A terceira, das contribuições: uma experiência que deixa marcado, trazendo as contribuições que emergiram no processo das experimentações. Os resultados evidenciaram que para as práticas pedagógicas de Educação Física a utilização das tecnologias digitais gerou motivações, novos movimentos corporais, o despertar do senso criativo e crítico e novas experiências e saberes aos alunos, sendo, portanto, ressignificador no processo de ensino. Conclui-se ser necessário que a escola e estudantes tenham acesso às tecnologias digitais e assim ressignificar as práticas pedagógicas de Educação Física.