Ensino

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 177
  • Item
    Acesso Aberto
    Gestão escolar democrática na Educação Infantil: possibilidades e desafios
    (2024-12) Cruz, Rosângela Feitoza Fracasso; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Pasini, Juliana Fatima Serraglio; Silva, Jacqueline Silva Da; Martins, Silvana Neumann
    Esta dissertação propõe uma reflexão acerca da gestão escolar democrática na Educação Infantil e tem como objetivo geral Investigar como professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados percebem as relações entre a gestão escolar democrática e as práticas de ensino desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil. A partir disso, objetivou-se investigar as práticas de ensino e a relação existente com a gestão escolar democrática e, mais especificamente: a) conhecer e apresentar as relações existentes entre a gestão escolar democrática e as práticas de ensino das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados; b) analisar as contribuições e os desafios percebidos pelas professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados em suas práticas de ensino, considerando o trabalho de uma gestora escolar; e c) verificar quais ações específicas de uma gestão democrática têm potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados. Para dar conta de tal problemática, reflexões teóricas, apoiadas em dispositivos legais e documentos orientadores da Educação Infantil, se fizeram necessárias, bem como os autores: Lück (2000; 2009; 2014), Libâneo (1998; 2004), Silva (2009), Malaguzzi (1999; 2016), Paro (2010; 2016), Freire (2005), dentre outros. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos do Estudo de Caso e da investigação da própria prática, enquanto gestora na Educação Infantil. Para tanto, participaram da pesquisa de campo, vinte e cinco professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados, que trabalham com crianças da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil “Construindo o Saber”, da cidade de Apiacás/MT. Para a produção de dados foi aplicado um questionário no Google Forms com perguntas abertas dissertativas e fechadas. Os dados produzidos foram analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2020) e, a partir desta análise, emergiram três categorias assim intituladas: a) A gestão escolar democrática e as práticas de ensino de professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados; b) Percepção das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados referente às contribuições e os desafios na perspectiva de uma gestão escolar democrática; e c) Ações de uma gestão democrática com potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino na Educação Infantil. Em relação à primeira categoria, identificou-se que as profissionais possuem conhecimento sobre a temática da gestão democrática e elencam a participação coletiva na tomada de decisões; o trabalho em conjunto e a gestão participativa; a mediação com a comunidade; a formação; o trabalho com transparência; o trabalho com eficiência, o estar aberto ao diálogo, como elementos centrais na relação da gestão democrática com as práticas de ensino. Sobre as contribuições e os desafios na gestão escolar democrática, temática da segunda categoria, emergiram como contribuições no âmbito didático-pedagógico: o suporte pedagógico; a autonomia nas práticas; e, no âmbito relacional: a parceria; colocar-se à disposição; e que a gestão busca melhorias. Em relação aos desafios percebidos pelas Respondentes, em suas práticas de ensino, surgiram: a falta de participação da família; a falta de interesse dos alunos e regras; a evasão; as inovações tecnológicas; a inclusão e a falta de profissionais qualificados; a dificuldade de inclusão; a desigualdade social e educacional; as dificuldades estruturais e de investimento na manutenção e estrutura da escola, bem como nos recursos e investimentos na educação. Na terceira categoria, que versa sobre as ações da gestão democrática com potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino na Educação Infantil, foram elencadas ações como: acolher opiniões; trabalhar de forma colaborativa; liderar; aproximar a família e a escola; possibilitar cursos de formação continuada; dar suporte pedagógico aos professores e técnicos administrativos educacionais profissionalizados, assim como contribuir com as práticas de ensino. Compreende-se que as sugestões que emergiram nesta investigação podem colaborar para o desenvolvimento da Educação Infantil de forma integral e promover ações e reflexões que fortaleçam o ensino, a partir de uma perspectiva da gestão escolar democrática.
  • Item
    Acesso Aberto
    Achadouros de infância: processos cartográficos entre docências e Educação Infantil
    (2024-12) Costa, Raquel Thaís Arcari da; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Olegário, Fabiane; Schwertner, Suzana; Machado, Niqueli Streck
    Este estudo apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino. O objetivo foi investigar como a infância, compreendida como potência de pensamento, força política e tempo sensível, interroga as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Pensar a infância contemporânea diz respeito a compreender uma construção social e histórica que foi caracterizando e rotulando essa infância em seus modos de ser e agir (Bujes, 2002). Além disso, é pesquisar e vasculhar quais outras possibilidades essa infância é capaz de construir, isto é, realizar um processo de desconhecer a infância. A escola, como instituição habitada pela infância da Educação Infantil, torna-se um território possível para entender as interrogações que a infância transmite em relação às práticas pedagógicas, ao que ela vivencia nesse espaço. Nessa perspectiva, o estudo concretizou-se a partir do método cartográfico embasada nos autores Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e Rolnik (2006). Os participantes envolvidos nos ensaios cartográficos foram uma professora de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Encantado-RS e as crianças de sua turma de Maternal A (2 a 3 anos de idade). As ferramentas para desenvolver o trabalho cartográfico foram o diário de bordo (Mella, 2016), utilizado pela pesquisadora cartógrafa, o diário acompanhante, utilizado para os registros da professora da turma, e a câmera fotográfica. Para potencializar os encontros, outra ferramenta foi criada pela pesquisadora, um Achadouro de Inventos, inspirado na poesia Achadouros - memórias inventadas, de Manoel de Barros (2015). Esse Achadouro de Inventos foi o nome dado para as três caixas entregues para a professora titular durante o processo. Dentro de cada Achadouro de Inventos havia também disparadores do pensamento, composições inspiradas em artistas brasileiros (Mariana Guimarães1 e Augusto Bueno2 ) e no próprio ato de criar da pesquisadora. A construção dos disparadores contaram com fios, elementos da natureza e linhas da infância, a partir do desenho. Através da escrita no diário de bordo da pesquisadora, dos diálogos, das fotografias e das observações realizadas, constatou-se que a infância da Educação Infantil não só interroga, mas sugere movimentos e ações para as práticas docentes. A infância interroga ao descobrir, ao desvendar e ao criar através das suas múltiplas linguagens. Entre as infâncias que habitam um espaço escolar, existe lugar para o devir-criança (Kohan, 2007), detectável nas sutilezas das crianças durante as práticas pedagógicas. Por fim, conclui-se que uma docência que pesquisa, planeja e convida as infâncias a experimentarem vivências lúdicas e de experimentação contribui para um espaço escolar que provoca a interrogação, a sugestão e a participação dessa infância.
  • Item
    Acesso Aberto
    O processo de nucleação escolar no município de Juruti-PA e suas implicações na prática pedagógica docente: um estudo de caso na Escola do Campo Profa. Maria do Carmo Pereira Menezes
    (2024-06-13) Silva, Reanto sousa da; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; Neuenfeldt, Derli Juliano; Schwertner, Suzana Feldens; Klein, Rejane Ramos
    A política de nucleação escolar é uma estratégia adotada por diversos municípios brasileiros com o objetivo de otimizar recursos e promover uma melhor qualidade de ensino. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as implicações do processo de nucleação escolar nas práticas pedagógicas docentes, por meio de um estudo de caso realizado na Escola do Campo Professora Maria do Carmo Pereira Menezes, localizada no município de Juruti, no Pará. Os sujeitos da pesquisa foram 4 (quatro) professores com experiência tanto em escolas multianos quanto em escolas unisseriadas; a ex-secretária de educação, responsável pela implementação do processo de nucleação escolar no município; e 1 (uma) supervisora de ensino das escolas do campo. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica, a qual teve como propósito investigar a literatura sobre o tema, embasar o resgate histórico da trajetória da Educação do Campo e compreender a sua contribuição para o desenvolvimento social do meio rural enquanto política pública. Compreender como a política de nucleação escolar influencia o trabalho dos professores e as estratégias utilizadas no ensino torna-se fundamental para uma reflexão sobre os seus impactos na qualidade da educação ofertada. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como metodologia o estudo de caso e como procedimentos para a produção dos dados a entrevista semiestruturada, a análise documental, a observação e o diário de campo, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Quanto aos resultados, pôde-se inferir que, mesmo após o processo de nucleação escolar, a prática pedagógica docente não sofreu mudanças substanciais, pois não há um planejamento ou uma proposta de ensino específico para as escolas do campo que contemple suas reais necessidades. O estudo destaca, ainda, a necessidade de ampliar as oportunidades de formação continuada aos professores para que esses sujeitos desenvolvam práticas educativas voltadas para melhoria do ensino, visando contribuir significativamente com a vida e a formação dos sujeitos do campo.
  • Item
    Acesso Aberto
    O ensino das artes visuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de Bacabal/ Maranhão: compreensões e práticas pedagógicas
    (2024-12-05) Lima, Laise Katiane Alencar; Olegário, Fabiane; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Horn, Cláudia Inês; Miorando, Tânia Micheline
    A presente Dissertação derivou-se da pesquisa realizada em uma Escola de Bacabal – MA, a qual analisou como o Ensino das Artes Visuais é desenvolvido nos Anos Iniciais. Para tanto, o estudo teve como objetivo geral investigar como o Ensino das Artes Visuais é abordado nas turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de Bacabal – MA. Com esse intuito, preconizouse como objetivos específicos, analisar como as Artes Visuais são entendidas pelas professoras e pela coordenadora pedagógica no processo educativo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e discutir como as Artes Visuais e seus elementos se fazem presentes nas Práticas pedagógicas das professoras; discorrer sobre a Formação de professores para o Ensino das Artes Visuais; e discutir o lugar das Artes Visuais no ambiente escolar e sua relação com os demais Componentes Curriculares. A sustentação teórica baseou-se nos autores Barbosa (2010), Modinger et al. (2012), Duarte Júnior (2003), Resnick (2020), Tardif (2014), Nóvoa (2017), Le Breton (2016), dentre outros, que contribuíram através de discussões e conceituações precípuas para a compreensão da temática salientada. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Possui como sujeitos da pesquisa, uma professora do 1° ano e uma do 5° ano, bem como a coordenadora pedagógica. Utilizou-se como ferramentas para a produção de informações, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. As informações foram produzidas no período de 12/06 a 25/08, de 2023, nos turnos matutino e vespertino. As informações foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, fomentada por Moraes e Galiazzi (2020). A partir disso, emergiram três categorias de análise, intituladas: Compreensão de Arte, Artes Visuais e suas variadas produções Artísticas no âmbito escolar; O Ensino de Arte e suas Linguagens no Planejamento escolar; e Formação de professores e o Diálogo das Artes Visuais e os demais Componentes Curriculares. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre Arte e suas Linguagens, com enfoque nas Visuais, ainda está atrelado à complementaridade dos demais Componentes Curriculares, através das expressões Artísticas, como desenho, pintura e gravura. Por conseguinte, o estudo suscitou apontamentos necessários quanto à importância de reconhecer o lugar do Componente Curricular no Ensino, em virtude de averiguar que, apesar do enfoque das profissionais com relação ao Ensino das Artes Visuais inclinar-se para a exploração de sentimentos, também apreendeuse a partir das reflexões aspectos que demonstram as Artes Visuais enquanto Linguagem constituinte para a promoção de saberes. Todavia, a ausência de reflexões concernentes às especificidades ligadas a cada desdobramento foi um ponto que mereceu problematização, principalmente por compreender como o Ensino de Arte e suas Linguagens ainda é explorado sem o estímulo às habilidades que lhe formam. Logo, as Práticas educativas relacionadas às categorias da Arte não contemplam suficientemente a importância que elas possuem no Currículo escolar. Realça-se, ainda, a necessidade de se fomentar a Formação continuada, que de fato dialoga com as realidades educacionais, dentre elas, a de oferecer subsídios através de recursos, para que o Ensino da Arte mobilize as suas competências em prol do desenvolvimento integral dos alunos. Constatou-se também a ideia ainda reducionista atrelada ao Componente de Arte e suas Linguagens, o qual é utilizado com veemência nos demais Componentes, porém sem incentivar e instigar a sua relevância e seu domínio próprio. Desse modo, a relação da Arte com as outras áreas do conhecimento frisou a complementaridade em detrimento de enfatizar o protagonismo e os aspectos essenciais para a construção dos conhecimentos que este Componente possibilita.
  • Item
    Acesso Aberto
    Percepções de professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola do município de Santa Brígida (BA) acerca do ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos
    (2024) Santos, Maria Lúcia da Silva; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Eckert, Kleber; Juchum, Maristela; Martins, Silvana Neumann
    O objetivo deste estudo foi compreender as percepções de professoras acerca da concretização da proposta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Objetivou-se, mais especificamente, conhecer as percepções de professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre as principais orientações do ensino de Língua Portuguesa, a partir do enfoque da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar as percepções de professoras acerca das abordagens do ensino dos letramentos e dos multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. Para proceder a essa análise, foram utilizados conceitos propostos pela BNCC (2018) e pelos referenciais teóricos de autores como Rojo (2009; 2012; 2013); Tfouni (2010); Dias (2012); Garcia, Silva e Felício (2012); Antunes (2014); Street (2014); Coscarelli e Kersch (2016); Cani e Coscarelli (2016); Kersch e Rabello (2016); Fantin (2021); Camargo (2021); Luna e Lima (2021); Melo (2021); Pereira (2021); Soares (2021; 2022a; 2022b); Arantes (2022); Zenere (2023), entre outros. Em relação à metodologia, a pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como descritiva, convergindo com os pressupostos da pesquisa de campo, conforme Moreira (2002) e Gil (2019). Os sujeitos envolvidos foram cinco professoras que atuam num colégio dos Anos Finais do Ensino Fundamental, localizada na sede do município de Santa Brígida-BA, onde foi realizada a pesquisa. A produção de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, sendo os dados qualitativos analisados com base em uma aproximação aos pressupostos metodológicos da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A partir das análises do conjunto de dados, emergiram três categorias: 1. Estudo e ação de criação: professores, agentes de decisão e participação; 2. Práticas de linguagens: professores, agentes pedagógicos; 3. Multiletramentos e ensino de Língua Portuguesa: professores, agentes sociais. Como principais resultados e discussões, observou-se que as professoras envolvidas na pesquisa participaram de algumas formações continuadas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa e da elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal - DCRM, com foco na BNCC. As professoras demonstraram ter uma compreensão limitada sobre o conceito de multiletramentos, ao exemplificarem como exploram esses conceitos nas suas aulas. No entanto, elas também demonstraram estar cientes da necessidade de realizar práticas de ensino voltadas para as abordagens dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa, que valorizem o contexto escolar, social e cultural dos estudantes, além da necessidade de participarem de mais formação continuada. Assim, esta pesquisa contribui com resultados que podem servir de subsídios para refletir sobre os principais referenciais surgidos nos últimos anos, no ensino de Língua Portuguesa, com foco no ensino e na aprendizagem dos multiletramentos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.