Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Orientador "Fell Júnior, Valmir Stani"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise da interação solo-estrutura entre dois tipos de fundações profundas em um edifício residencial(2023-07) Bedin, Maria Alice Guerra; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Schmitz, Rebeca Jéssica; Stracke, FernandaUm projeto de fundações necessita de conhecimentos em cálculo estrutural e na área geotécnica, pois a interação solo-estrutura cria efeitos diretos na fundação conforme o solo em que está inserida. Assim, o objetivo principal desse trabalho é confrontar a aplicação de estaca escavada e hélice contínua com apoios indeslocáveis e com interação solo-estrutura, pela análise da redistribuição de esforços nas fundações, pela estabilidade global mediante os parâmetros Gama Z e os deslocamentos horizontais, pela verificação dos recalques e coeficientes de mola. O lançamento e processamento dos modelos foi realizado no software CAD/TQS. Para o cálculo da capacidade de carga das estacas aplicou-se os métodos de Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma. Os principais resultados indicam uma redistribuição de esforços de momento fletor de 47,43% entre os modelos dimensionados com estaca escavada e de 47,42% entre os modelos com hélice contínua, evidenciando o comportamento do solo que se enquadra como semirrígido. O deslocamento horizontal absoluto aumentou com a interação solo estrutura, chegando no percentual de 106,66% de acréscimo para o caso de estaca escavada e 120,00% para hélice contínua, ambas na direção do vento de 90º/270º. O recalque global analisado nas estruturas com interação solo-estrutura apresentou ser maior no modelo com estaca hélice contínua, com valor médio entre blocos de 0,584 cm. Os resultados apresentaram importância da inserção da interação solo-estrutura, por tornar mais real o comportamento da estrutura perante os efeitos da relação com o solo, propiciando mais segurança para o dimensionamento dos elementos de fundação.
- ItemAcesso AbertoAnálise das cargas atuantes na fundação de um edifício de uso residencial comparando dois métodos: concreto armado e alvenaria estrutural(2023-12-05) Colombo, Fernanda Bet; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Mascolo, Rafael; Schmitz, Rebeca JéssicaAo avaliar a trajetória do setor da construção civil dentro do panorama econômico do país, fica evidente que este, assim como tantos outros setores, está sujeito a flutuações. Sendo então, um dos papéis desempenhados pelo engenheiro civil, a viabilização de estruturas mediante análise da metodologia mais adequada a ser aplicada, considerando os recursos e as demandas de cada região e projeto. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo o estudo comparativo entre duas soluções estruturais para a concepção de uma edificação de uso residencial. As metodologias adotadas para a concepção estrutural foram o concreto armado, sendo a técnica mais empregada no setor da construção civil da região e país, e a alvenaria estrutural, que vem ganhando força nas últimas décadas, devido às suas características de baixo custo e rápida execução. A fim de estabelecer uma análise comparativa, fez-se a verificação das solicitações verticais incidentes na base do edifício, onde ocorre a relação entre solo e estrutura, considerando os carregamentos permanentes e acidentais em todos os pavimentos. Para a elaboração do estudo adotou-se um projeto modelo, sendo este, uma edificação vertical multifamiliar com o total de 7 pavimentos. Respeitando os critérios arquitetônicos, foi desenvolvida a modelagem estrutural para cada metodologia, e para ambas soluções, foi utilizado o software TQS, programa computacional que possui módulos distintos para cada modalidade. Ao final do estudo, verificou-se que a edificação em alvenaria estrutural apresenta uma carga total inferior quando comparada ao modelo concebido em concreto armado, sendo este valor, numericamente, superior em 16%. Com isso, considera-se que a concepção em alvenaria estrutural seja a mais atraente por proporcionar um dimensionamento mais econômico para a infraestrutura da edificação.
- ItemAcesso AbertoAnálise de viabilidade econômica e estrutural entre vigas protendidas e vigas em concreto armado(2024-11) Schmitz, Lucas Marcel; Rebeca Jéssica; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Schmitz, Rebeca Jéssica; Lazzari, Paula ManicaA busca por soluções construtivas eficientes e economicamente viáveis é uma constante na engenharia civil, especialmente no que diz respeito ao dimensionamento de estruturas de concreto. Neste contexto, o trabalho discute questões associadas ao dimensionamento de estruturas de concreto protendido e concreto armado, principalmente relacionadas às vigas, considerando tanto os aspectos estruturais e arquitetônicos quanto a viabilidade econômica. Para isso, foram aplicados esses dois métodos em um pavimento tipo de um edifício residencial, utilizando o software Eberick. Com os resultados obtidos das seções das vigas, foi realizado um comparativo de custos com o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) e uma análise estrutural individual quanto à seção, deslocamento, fissuração e taxa de armadura. Constatou-se que o custo do concreto protendido foi 11,68% maior em comparação ao concreto armado, com um custo por metro quadrado de R$ 679,39 para o concreto protendido e R$ 608,32 para o concreto armado, evidenciando as implicações econômicas associadas a cada solução estrutural.
- ItemAcesso AbertoAnálise técnica de inspeção predial em ambientes educacionais: estudo de caso(2024-07-31) Bussmann, Luana Diehl; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Kristiner, Isabel; Schmitz, Rebeca JéssiaOs laudos técnicos de inspeção predial são fundamentais na engenharia civil para avaliar a segurança e a qualidade dos edifícios, garantindo a conformidade dos procedimentos construtivos e a segurança dos ocupantes. Este estudo detalha a elaboração desses laudos, incluindo seus estágios, critérios de avaliação e sua importância na conservação do patrimônio edificado. Utilizando o método de estudo de casos, foram investigadas três escolas municipais em Cruzeiro do Sul/RS para avaliar suas condições. A pesquisa combinou métodos de inspeção, análise documental e coleta de dados através de questionários e relatórios fotográficos. Os resultados apontaram problemas estruturais como fissuras, corrosão de aço, infiltrações, descolamento de azulejos, entre outros. A conclusão destaca a importância de categorizar essas falhas para planejar manutenções preventivas, assegurando a integridade dos edifícios e proporcionando um ambiente seguro para a comunidade escolar. O estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem proativa na inspeção e manutenção predial, visando evitar danos futuros e prolongar a vida útil das edificações.
- ItemRestritoAplicação de diretrizes do PBQP-H em obras residenciais de alto padrão resultados obtidos no cronograma, orçamento e qualidade: um estudo de caso comparativo entre duas obras(2023-06) Cunha, Geferson Luiz; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Mascolo, Rafael; Schmitz, Rebeca JéssicaDe forma geral, o mercado da construção civil utiliza mão de obra com característica singular. Diferentemente de outros setores da economia que permitem uma padronização dos processos, a construção civil ainda depende da qualidade individual de cada trabalhador, sendo na maioria dos casos um trabalho artesanal. Bibliografias apontam que a aplicação de técnicas de gestão em uma obra proporcionam benefícios ao padrão construtivo. Pensando nisso, o governo federal criou o Programa Brasileiro de Qualidade do Habitat (PBQP-H) com o objetivo de melhorar o padrão construtivo das edificações. Apoiado nisso, o presente trabalho compara os resultados obtidos com a implantação de diretrizes do PBQP-H na parte cinza de uma obra de alto padrão. Foram comparados os itens de orçamento, cronograma e qualidade de duas obras: Construção 1 onde não se aplicou nenhum processo de melhoria e construção 2 onde foram implantadas diretrizes do programa, além de um questionário para avaliar a aceitação das diretrizes por parte dos profissionais de execução de obra. Como conclusão o trabalho apresenta uma variação de doze dias a mais de execução no cronograma da construção 2 e diretamente relacionado a esse tempo um valor de 5,17% a mais no orçamento real de mão de obra, no item qualidade a construção 2 apresentou um melhor padrão de qualidade de forma quantitativa apresentando um índice de 7,89% de serviços não conformes enquanto a construção 1 apresentou um índice de 26,31%, quanto a aceitação dos funcionários o questionário mostrou resultados positivos quanto ao entendimento dos treinamentos e acompanhamento de obra.
- ItemAcesso AbertoComparativo entre as lajes alveolares e as lajes treliçadas painel em uma edificação pré-fabricada(2024-12-19) Zimmer, Matheus; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Schmitz, Rebeca Jéssica; Lazzari, Bruna ManicaAs edificações em concreto pré-fabricado mostram uma solução para problemas relacionados ao desperdício de materiais, reduzem a mão de obra, garantem a qualidade e agilidade por se tratar de uma fabricação em um local controlado. Com o objetivo de aprimorar esse sistema construtivo, se torna necessário o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de conhecimentos e mecanismos fundamentais para que as estruturas proporcionem segurança e qualidade ao usuário. Entre os componentes de uma estrutura pré-fabricada, estão as lajes, que possuem a função de transferir os carregamentos atuantes para as vigas, que transferem para os pilares e em seguida para as fundações. Como alternativa de lajes pré -fabricadas, estão a laje alveolar e a laje treliçada painel. Nesse caso, o presente estudo tem o objetivo de comparar o comportamento estrutural entre as lajes alveolares e as lajes treliçadas painel em uma estrutura de concreto pré-fabricado, que apresenta vãos de 7,365m, 5,75m e 4,565m. Com o auxílio do software TQS PREO, é possível dimensionar e analisar o deslocamento que ocorre em cada modelo de laje de acordo com a carga atuante, sendo realizada a alteração na espessura das lajes em situações que o deslocamento seja superior ao valor máximo de deslocamento de acordo com a NBR 6118 (2023). Sendo assim, o estudo demonstra que a laje treliçada painel tem um volume de concreto 10,93% menor, assim como, uma deformação menor para os vãos de 7,365 m e 5,75 m. Já o vão de 4,565 m, a laje alveolar apresentou menor deformação, porém, uma espessura de 8 cm superior a laje treliçada painel.
- ItemAcesso AbertoDimensionamento das fundações em estrutura de concreto armado e alvenaria estrutural pelo software TQS(2024-11-25) Rossi, Mauricio; Schimitz; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Quevedo, Felipe Pinto da Motta; Schmitz, Rebeca JéssicaA importância econômica da Construção Civil no Brasil tem ampliado o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que possam melhorar a precisão de projetos estruturais, como é o caso do software TQS, utilizado para dimensionar fundações. Pensando nisso, esse estudo objetivou analisar e comparar o dimensionamento das fundações de um edifício considerando dois projetos, uma estrutura de concreto armado e outra de alvenaria estrutural. A pesquisa foi conduzida com base em dois projetos de um mesmo edifício de sete pavimentos, localizado em Lajeado/RS, usando concreto armado e alvenaria estrutural. O software TQS foi utilizado para dimensionar fundações do tipo sapata, enquanto o sistema SINAPI auxiliou na análise de custos. Dados de cargas e dimensões foram calculados manualmente em planilhas do Excel e inseridos no software para verificar a precisão dos resultados. Os resultados mostraram diferenças significativas no consumo de materiais entre as duas tipologias estruturais. O concreto armado exigiu mais concreto e aço devido à concentração de cargas nos pilares, enquanto a alvenaria estrutural distribuiu melhor as cargas, resultando em menor consumo de concreto. Comparando os custos, nas fundações da estrutura de concreto armado apresentou um custo 13,84% superior ao da alvenaria estrutural. A análise comparativa evidenciou que, apesar do concreto armado oferecer maior resistência, a alvenaria estrutural apresenta vantagens econômicas devido ao menor consumo de materiais. A integração entre o software TQS e o SINAPI se mostrou eficaz para a precisão dos cálculos, permitindo uma modelagem mais assertiva e segura. Pode-se concluir que a escolha entre concreto armado e alvenaria estrutural depende das especificidades do projeto e das prioridades com relação ao custo e à durabilidade da obra.
- ItemAcesso AbertoUso de telas de reforço para minimizar a ocorrência de fissuras em revestimentos externos de argamassa(2023-12) Diemer, Kilian Cauê; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Schimitz, Rebeca Jéssica; Velho, Douglas FerreiraAs fissuras em paredes de fachadas correspondem a uma das principais manifestações patológicas encontradas nas edificações, permitindo que ocorram infiltrações indesejadas, além de prejuízos estéticos. Uma das principais causas para a manifestação dessa patologia são as intempéries, a chamada ilha de calor e a amplitude térmica da região em que a edificação está situada. Dentre deste contexto, o presente trabalho investigou a utilização de telas de reforço, visando a minimizar a formação de fissuras em revestimentos de fachadas de edificações que possuem espessura superior a 3 cm. Analisou-se a aplicação de telas de aço galvanizado, estuque de aço e fibra de vidro, inseridas em um traço de reboco com alto índice de fissuração. O reforço em tela estuque de aço apresentou 3,18% mais fissuras do que o reforço tela de aço galvanizado, enquanto o reforço em tela de fibra de vidro apresentou um acréscimo de 8,41% em relação ao reforço de aço galvanizado. Assim, os resultados indicam que o uso da tela de aço galvanizado se mostrou mais eficiente para reduzir a incidência e a intensidade das fissuras.