Ensino de Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleção
Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoContribuições de uma sequência didática no ensino de formas geométricas espaciais para estudante autista em Sala de Recursos Multifuncionais(2025) Alabarces, Suzilei Magosso Araujo; Giongo, Ieda Maria; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Agapito, Francisca Melo; Silva, Jacqueline Silva da; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppEste estudo objetivou investigar o desenvolvimento de uma sequência didática e analisar suas contribuições para o ensino de formas geométricas espaciais a um estudante com Transtorno do Espectro Autista, no contexto de uma Sala de Recursos Multifuncionais. A fundamentação teórica baseia-se em estudos de Educação Especial, Autismo e o uso de materiais manipuláveis e jogos digitais, para a sistematização de conhecimentos de Geometria espacial. De natureza qualitativa e com abordagem de estudo de caso, os dados foram obtidos por meio de registros, fotografias, observações, pesquisa documental, entrevista semiestruturada com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais e registros no diário de campo. A sequência didática que desencadeou a pesquisa de campo foi desenvolvida ao longo de dez encontros de uma hora, na Sala de Recursos Multifuncionais, com um estudante autista do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual de Várzea Grande/MT. Para a análise dos dados, foi seguida uma aproximação com a técnica de Análise de Conteúdo, conforme o referencial metodológico de Bardin (2011), utilizando procedimentos sistemáticos e específicos para a descrição objetiva das mensagens. A partir da análise, emergiram três resultados: “A importância das conexões afetivas e rotinas estruturadas no apoio ao desenvolvimento do estudante autista”, que destaca a relevância das relações afetivas e de um ambiente previsível; “O potencial dos materiais manipuláveis em uma sequência didática”, que demonstra como esses recursos tornam o ensino mais dinâmico; e “Uma grande jogada: a sistematização dos conhecimentos por meio dos jogos digitais”, que analisa o papel dos jogos digitais na organização e evidencia como essas ferramentas podem potencializar o aprendizado de forma interativa e eficiente. Desta investigação, emergiu um Produto Educacional que é uma sequência didática envolvendo situações de aprendizagem voltadas às formas geométricas espaciais. Tal produto objetiva qualificar o planejamento de professores, oferecendo um produto replicável e adaptável a diferentes realidades escolares. Conclui-se que esta pesquisa reafirma a importância de uma abordagem pedagógica afetiva, estruturada e dinâmica, evidenciando que o uso de materiais manipuláveis e jogos digitais foi essencial para a potencialização da aprendizagem de um estudante com TEA.
- ItemAcesso AbertoIncentivando a tomada de decisão com alunos surdos por meio da Educação Financeira(2024-05) Pereira, Taiane Alves; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Vivian, Danise; Giongo , Ieda Maria; Agapito, Francisca MeloEsta dissertação problematiza a temática da Educação Financeira no contexto da Educação de Surdos. O objetivo geral foi investigar como atividades desenvolvidas em uma Sala de Recursos, envolvendo a Educação Financeira, oportunizam aos alunos não ouvintes conhecimentos para a tomada de decisões em relação ao planejamento financeiro. A prática foi realizada em dez encontros, de duas horas cada, e a pesquisa é de cunho qualitativo. Os fatos apurados na análise dos dados foram constituídos a partir da implementação de uma sequência didática, gravações, fotografias, material produzido pelos alunos e diário de campo da professora e pesquisadora. O referencial teórico está fundamentado em estudos sobre a Educação Financeira e a Educação de Surdos. Após a análise descritiva dos materiais empíricos gerados, os resultados sugerem que a sequência didática aplicada fomentou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos relacionados à Educação Financeira e à tomada de decisão. A prática pedagógica foi desenvolvida com dois alunos surdos na Sala de Recursos de uma Escola Estadual situada em Guarantã do Norte - MT. As atividades propiciaram reflexões sobre hábitos de consumo e a importância do planejamento para fazer escolhas financeiras responsáveis. Ademais, oportunizou aos investigados a descoberta de novas maneiras de aprender sobre Educação Financeira e a busca da autonomia, uma vez que eles desenvolveram diferentes estratégias para resolver as situações propostas. O Produto Educacional decorrente da dissertação consiste em uma sequência didática, cuja finalidade é compartilhar as atividades realizadas relacionadas ao ensino da Educação Financeira, envolvendo situações do cotidiano no contexto do aluno surdo, incentivando a tomada de decisão. Além disso, os dois meninos em questão exploraram a visualidade como elemento da cultura surda, já que a experiência visual constitui o principal canal de comunicação e interação do surdo com o seu contexto. Com esse material didático, espera-se contribuir para a formação de hábitos financeiros saudáveis desde a infância, preparando os discentes em foco a lidarem com situações financeiras ao longo da vida.
- ItemAcesso AbertoMatemática e plantio de milho: uma experimentação com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental(2024) Araújo, Samara Silva; Rehfeldt , Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Giongo, Ieda Maria; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Moro, FernandaEste trabalho evidencia resultados oriundos de uma prática pedagógica efetivada com um grupo de vinte alunos de uma escola pública municipal, desenvolvida usando aproximações da Modelagem Matemática. O objetivo geral foi explorar subtemas matemáticos relacionados ao plantio do milho1. Com a finalidade de alcançar o mencionado objetivo, aconteceram doze encontros, em que os alunos foram impulsionados a estabelecer relação com a temática “plantio de milho” e a Matemática. Trata-se de uma pesquisa que combina uma abordagem qualitativa e participante. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo da professora, diário de campo dos alunos, gravadores de voz, fotografias e um questionário, realizando-se uma análise descritiva destes dados. Quanto aos resultados, pode-se afirmar que a prática possibilitou a exploração de quatro subtemas, os quais envolveram a temática milho. Os conteúdos problematizados e emergentes foram multiplicação e divisão, regra de três, aritmética e média aritmética, e medidas de capacidade e frações. Os alunos desenvolveram os cálculos com entusiasmo e motivação e conseguiram observar a relação da matemática com a cultura do milho que faz parte dos seus cotidianos. No que tange aos modelos matemáticos, estes aparecerem sob forma de desenhos, tabelas, esquema de contagem e representação fracionária. Por fim, menciona-se a confecção do produto educacional intitulado “Prática Pedagógica envolvendo o plantio de milho e a matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental”.
- ItemAcesso AbertoPossibilidade de uso do Scratch para a introdução ao ensino de desenvolvimento de jogos digitais por pessoas com Transtorno do Espectro Autista: estudo de caso(2019-12) Leite , Danilo Pantoja; Lopes, Maria Isabel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Neide, Italo Gabriel; Schwertner, Suzana Feldens; Vecchia, Rodrigo DallaA presente dissertação é resultado de uma investigação acerca do ensino de desenvolvimento de jogos digitais, com a utilização de algumas características da metodologia Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação (TEACCH, na sigla em inglês) utilizando o auxílio da ferramenta Scratch (sem tradução), que é intuitiva e incentiva a auto aprendizagem à medida que os seus utilizadores vão explorando as paletas e blocos existentes na ferramenta, além de fornecer feedback imediato da execução das ações que seu utilizador realiza. A pesquisa foi realizada em Macapá, Amapá, com dois sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da investigação foi explorar o uso da metodologia TEACCH para o ensino de desenvolvimento de jogos digitais com estudantes com autismo e verificar como essa metodologia impacta nesse processo. e, especificamente: a) investigar a metodologia TEACCH utilizada com alunos com autismo no desenvolvimento de jogos digitais; b) estimular a discussão sobre a inclusão de sujeitos com autismo no mercado de desenvolvimento de jogos; c) proporcionar momentos de exercício da criatividade e autonomia por meio de uma sequência didática que contempla a ferramenta Scratch. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa com abordagem qualitativa de natureza estudo de caso descritivo. O material de pesquisa foi constituído por produções elaboradas pelos alunos (protótipos de jogos) e diário de campo do professor. A presente investigação possibilitou a reflexão sobre o ensino de desenvolvimento de jogos digitais, explorando a importância de interação e adequação entre as metodologias utilizadas para o ensino de pessoas com TEA. Os principais resultados do estudo evidenciam que o ensino de jogos digitais, por meio da ferramenta Scratch, pode ser uma opção viável para facilitar o aprendizado dos estudantes na área de desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, a utilização de algumas das características da metodologia de ensino TEACCH, aliadas à aplicação conforme a necessidade específica de cada sujeito participante da pesquisa, contribuiu no processo de exploração de conceitos relacionados ao ensino de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando melhorias no raciocínio lógico e nas práticas iniciais necessárias ao desenvolvimento de jogos, bem como o planejamento estruturado de cada passo da aplicação dos comandos necessários para o desenvolvimento dos jogos. Foi possível, também, promover aumento do interesse dos estudantes para executar as atividades propostas ao incluir aspectos da realidade diária dos estudantes participantes da pesquisa.
- ItemAcesso AbertoA replicação de produtos educacionais por professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, PatríciaEsta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.