Ensino de Ciências Exatas

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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.


Informações: PPGECE

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    A REPLICAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, Patrícia
    Esta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.
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    FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2022-04) VARGAS, VANESSA BRANDÃO DE; HERBER, JANE; OLIVEIRA, ENIZ CONCEIÇÃO; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; QUARTIERI, MARLI TERESINHA; DEL PINO, JOSÉ CLAUDIO; PIZZATO, MICHELE CAMARA
    Esta dissertação aborda uma prática pedagógica desenvolvida com Estudantes do Ensino Médio Normal de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi norteada pela questão: Como as práticas e saberes docentes no componente curricular Didática das Ciências da Natureza podem contribuir com a formação de estudantes do Ensino Médio Normal? Com a finalidade de responder ao problema de pesquisa, o seguinte objetivo geral foi proposto: Investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências da Natureza podem contribuir para a formação de estudantes do Ensino Médio Normal. Por sua vez, foram traçados os seguintes objetivos específicos, para auxiliar o desenvolvimento da pesquisa: investigar as concepções sobre Ciências dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Normal; desenvolver com os estudantes, atividades práticas experimentais que busquem contemplar as concepções da Alfabetização Científica, Experimentação e Metodologias Ativas, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar as atividades práticas experimentais desenvolvidas pelos estudantes; desenvolver um site ou blog, como fonte de pesquisa para os futuros professores, com as atividades práticas experimentais desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio Normal. A fim de alcançar os objetivos, as atividades propostas foram organizadas em dez etapas, totalizando vinte e três horas de atividades com cada uma das duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio Normal. Em virtude do período pandêmico que vivenciamos no ano de 2021, a intervenção iniciou no formato remoto de ensino, com encontros assíncronos e síncronos pelo Google Meet. Ainda, nas etapas finais da pesquisa, foram realizados encontros presenciais, seguindo o modelo híbrido de Ensino, conforme proposto pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram: a) os estudantes perceberam que a Ciência está em nosso cotidiano e que podemos relacionar com o meio em que estamos inseridos; b) os estudantes, a partir das atividades desenvolvidas na pesquisa, conseguiram perceber que a Alfabetização Científica e a Experimentação estão diretamente relacionadas, além disso, que o aluno deve estar no centro do processo de ensino e de aprendizagens, quando são utilizadas Metodologias Ativas de ensino; c) os estudantes desenvolveram dezesseis atividades práticas experimentais relacionadas com o ensino de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com temas diversificados e relacionados aos seus cotidianos. Foi observado uma maior frequência de assuntos relacionados à Biologia; d) as atividades práticas experimentais elaboradas pelos estudantes integram um site que foi desenvolvido pela mestranda. Ainda, o Produto Educacional intitulado “ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, foi decorrente da dissertação e está disponível no formato de um site e contempla todas as atividades experimentais elaboradas pelos estudantes no decorrer da pesquisa. Logo, com base nos referenciais abordados ao longo do texto e tendo em vista que são poucos trabalhos que versam sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, essa pesquisa é de extrema relevância, pois além de trabalhar com estudantes do Ensino Médio Normal, visa abordar por meio de atividades práticas experimentais, o Ensino de Ciências, trazendo o ineditismo da dissertação aqui apresentada.
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    LINGUAGEM QUÍMICA NO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL E TECNOLÓGICO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA DO AMAPARI/AP
    (2024) BRAZÃO, Kleber Lobato; OLIVEIRA, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; PINO, José Claudio Del; CORTEZ, Juscelino; LEÃO, Marcelo Franco
    A presente dissertação, “Linguagem química no contexto social, cultural e tecnológico: percepções de alunos do ensino médio de comunidades indígenas do município de Pedra Branca do Amapari/AP”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, foi desenvolvida na Escola Indígena Estadual Aramirã, da rede Estadual do Amapá, do Núcleo de Educação Indígena, que constitui um importante espaço de formação profissional em nível médio, na modalidade modular, nas comunidades indígenas. O objetivo desta pesquisa foi investigar as percepções dos alunos do Ensino Médio da etnia Wajãpi, quanto à presença da Química no contexto social, cultural e tecnológico de seu povo. A metodologia caracteriza-se como qualitativa quanto à natureza; quanto ao procedimento técnico, ela se aproxima da pesquisa-ação, pois foi aplicado um questionário semiestruturado aos 56 alunos do Ensino Médio, etapa única do curso de formação de professores indígenas Wajãpi, no período de fevereiro de 2023. Os questionários foram aplicados no início e no final do processo. No decorrer da pesquisa, foi utilizado o diário de itinerância, com o intuito de registrar as observações e as verbalizações pertinentes ao estudo, bem como a análise de conteúdo dos dados. A partir desses dados, foram desveladas as categorias que emergiram das repostas dos alunos, com base no contexto social, cultural e tecnológico. A análise de dados da primeira etapa da pesquisa, articulada ao referencial teórico que subsidia o trabalho, permitiu a segunda etapa da pesquisa, que trata da elaboração de um produto educacional, que foi aplicado ao longo de um período de aula no ensino modular, junto à turma de formação de professores indígenas. O produto Educacional, do tipo Sequência Didática, na forma de livreto, intitulado, “Os saberes do povo Wajãpi e o Ensino de Química”, prevê a percepção dos alunos indígenas da Etnia Wajãpi sobre a Ciência, tecnologia e sociedade, no contexto cultural, social e tecnológico nas Comunidades indígenas da Pedra Branca do Amapari. A construção do produto educacional pelos alunos e mediado pelo professor pesquisador teve êxito, pois trouxe vestígios da Química indígena, o que corrobora a ideia da sua replicabilidade, nas próximas turmas da referida formação e em outras turmas do Ensino Médio. Logo, é possível considerar relevante o uso da Química indígena como proposta de ensino baseada na cultura, com o intuito de estimular a curiosidade, a reflexão e a criatividade, com vistas à transformação da comunidade indígena, a partir da interação da Ciência, da tecnologia e da sociedade.
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    ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICAS SOCIAIS: UM ESTUDO NO BAIRRO MARIA MAGDALENA EM ITAITUBA/PA
    (2023) Schmidt, Caroline Angélica; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Dullius, Maria Madalena; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Formigosa, Marcos Marques
    A presente dissertação tem como objetivo geral analisar uma proposta didática etnomatemática, para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, correlacionada ao contexto social em que vivem, na Escola Professora Maria Oliveira de Mendonça, em Itaituba, Estado do Pará. Os referenciais teórico-metodológicos que sustentaram a investigação estão em consonância com ideias do campo da etnomatemática, conforme descrito por Knijnik et al (2019). De cunho qualitativo, a pesquisa envolveu um grupo de quarenta e dois estudantes. Os materiais de pesquisa foram produzidos a partir de rodas de conversas gravadas e, posteriormente, transcritas, do diário de campo da professora pesquisadora e de materiais escritos, produzidos pelos estudantes. A análise descritiva possibilitou a emergência de três resultados: a) os estudantes compreenderam que seus anseios sociais e econômicos são semelhantes; b) os jogos de linguagem matemáticos dos estudantes apresentam semelhanças, em diferentes gradientes, com os da matemática escolar; c) o conjunto de tarefas permitiu que os estudantes reconhecessem que os jogos de linguagem vinculados à matemática escolar podem auxiliar no entendimento de questões sociais. Tais resultados apontam a pertinência de operar com ideias que apregoam a potência de operar com os jogos de linguagem, gerados pelos grupos sociais e o exame de suas semelhanças com aqueles usualmente presentes na matemática escolar
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    PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE PRISMAS E PIRÂMIDES
    (2023-08) Cichelero, Daniela Alves; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Muller, Ana Paula; Giongo , Ieda Maria; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi
    Este estudo teve por objetivo analisar as implicações pedagógicas da exploração de um conjunto de atividades, envolvendo a construção de sólidos geométricos. Os aportes teóricos foram embasados nos pressupostos da BNCC, em autores que abordam as dificuldades do ensino da geometria, bem como aconselham o uso de softwares, nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A metodologia usada neste estudo teve caráter qualitativo, com aproximações de um estudo de caso. As participantes do grupo de estudo foram professoras da rede municipal de ensino do município de Feliz Natal/Mato Grosso. A prática foi aplicada em cinco encontros, totalizando 16 horas/aula. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, gravações de áudios, fotografias, material produzido pelas professoras, além do diário de campo da pesquisadora/professora. Os resultados apontam: a) as discussões com as professoras foram bem aceitas, pois, quando questionadas por meio de entrevista, disseram conhecer a relevância de estudar e ter conhecimentos amplos sobre a BNCC; b) as professoras construíram com empenho as pirâmides e os prismas, sem a utilização de moldes “semiprontos” e comentaram que o conteúdo de geometria é, muitas vezes, “abandonado” e, poucas vezes, é abordado nas aulas, ficando para segundo plano; c) as professoras gostaram de explorar o software GeoGebra e entenderam que ele é um potente recurso tecnológico para construir pirâmides e prismas.