Ensino de Ciências Exatas

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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.


Informações: PPGECE

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    Acesso Aberto
    Incentivando a tomada de decisão com alunos surdos por meio da educação financeira
    (2024-05) Pereira, Taiane Alves; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Vivian, Danise; Giongo , Ieda Maria; Agapito, Francisca Melo
    Esta dissertação problematiza a temática da Educação Financeira no contexto da Educação de Surdos. O objetivo geral foi investigar como atividades desenvolvidas em uma Sala de Recursos, envolvendo a Educação Financeira, oportunizam aos alunos não ouvintes conhecimentos para a tomada de decisões em relação ao planejamento financeiro. A prática foi realizada em dez encontros, de duas horas cada, e a pesquisa é de cunho qualitativo. Os fatos apurados na análise dos dados foram constituídos a partir da implementação de uma sequência didática, gravações, fotografias, material produzido pelos alunos e diário de campo da professora e pesquisadora. O referencial teórico está fundamentado em estudos sobre a Educação Financeira e a Educação de Surdos. Após a análise descritiva dos materiais empíricos gerados, os resultados sugerem que a sequência didática aplicada fomentou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos relacionados à Educação Financeira e à tomada de decisão. A prática pedagógica foi desenvolvida com dois alunos surdos na Sala de Recursos de uma Escola Estadual situada em Guarantã do Norte - MT. As atividades propiciaram reflexões sobre hábitos de consumo e a importância do planejamento para fazer escolhas financeiras responsáveis. Ademais, oportunizou aos investigados a descoberta de novas maneiras de aprender sobre Educação Financeira e a busca da autonomia, uma vez que eles desenvolveram diferentes estratégias para resolver as situações propostas. O Produto Educacional decorrente da dissertação consiste em uma sequência didática, cuja finalidade é compartilhar as atividades realizadas relacionadas ao ensino da Educação Financeira, envolvendo situações do cotidiano no contexto do aluno surdo, incentivando a tomada de decisão. Além disso, os dois meninos em questão exploraram a visualidade como elemento da cultura surda, já que a experiência visual constitui o principal canal de comunicação e interação do surdo com o seu contexto. Com esse material didático, espera-se contribuir para a formação de hábitos financeiros saudáveis desde a infância, preparando os discentes em foco a lidarem com situações financeiras ao longo da vida.
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    Acesso Aberto
    Matemática e plantio de milho: uma experimentação com alunos do 7° ano do ensino fundamental
    (2024) Araújo, Samara Silva; Rehfeldt , Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Giongo, Ieda Maria; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Moro, Fernanda
    Este trabalho evidencia resultados oriundos de uma prática pedagógica efetivada com um grupo de vinte alunos de uma escola pública municipal, desenvolvida usando aproximações da Modelagem Matemática. O objetivo geral foi explorar subtemas matemáticos relacionados ao plantio do milho1. Com a finalidade de alcançar o mencionado objetivo, aconteceram doze encontros, em que os alunos foram impulsionados a estabelecer relação com a temática “plantio de milho” e a Matemática. Trata-se de uma pesquisa que combina uma abordagem qualitativa e participante. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo da professora, diário de campo dos alunos, gravadores de voz, fotografias e um questionário, realizando-se uma análise descritiva destes dados. Quanto aos resultados, pode-se afirmar que a prática possibilitou a exploração de quatro subtemas, os quais envolveram a temática milho. Os conteúdos problematizados e emergentes foram multiplicação e divisão, regra de três, aritmética e média aritmética, e medidas de capacidade e frações. Os alunos desenvolveram os cálculos com entusiasmo e motivação e conseguiram observar a relação da matemática com a cultura do milho que faz parte dos seus cotidianos. No que tange aos modelos matemáticos, estes aparecerem sob forma de desenhos, tabelas, esquema de contagem e representação fracionária. Por fim, menciona-se a confecção do produto educacional intitulado “Prática Pedagógica envolvendo o plantio de milho e a matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental”.
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    Acesso Aberto
    Possibilidade de uso do Scratch para a introdução ao ensino de desenvolvimento de jogos digitais por pessoas com Transtorno do Espectro Autista: estudo de caso
    (2019-12) Leite , Danilo Pantoja; Lopes, Maria Isabel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Neide, Italo Gabriel; Schwertner, Suzana Feldens; Vecchia, Rodrigo Dalla
    A presente dissertação é resultado de uma investigação acerca do ensino de desenvolvimento de jogos digitais, com a utilização de algumas características da metodologia Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação (TEACCH, na sigla em inglês) utilizando o auxílio da ferramenta Scratch (sem tradução), que é intuitiva e incentiva a auto aprendizagem à medida que os seus utilizadores vão explorando as paletas e blocos existentes na ferramenta, além de fornecer feedback imediato da execução das ações que seu utilizador realiza. A pesquisa foi realizada em Macapá, Amapá, com dois sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da investigação foi explorar o uso da metodologia TEACCH para o ensino de desenvolvimento de jogos digitais com estudantes com autismo e verificar como essa metodologia impacta nesse processo. e, especificamente: a) investigar a metodologia TEACCH utilizada com alunos com autismo no desenvolvimento de jogos digitais; b) estimular a discussão sobre a inclusão de sujeitos com autismo no mercado de desenvolvimento de jogos; c) proporcionar momentos de exercício da criatividade e autonomia por meio de uma sequência didática que contempla a ferramenta Scratch. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa com abordagem qualitativa de natureza estudo de caso descritivo. O material de pesquisa foi constituído por produções elaboradas pelos alunos (protótipos de jogos) e diário de campo do professor. A presente investigação possibilitou a reflexão sobre o ensino de desenvolvimento de jogos digitais, explorando a importância de interação e adequação entre as metodologias utilizadas para o ensino de pessoas com TEA. Os principais resultados do estudo evidenciam que o ensino de jogos digitais, por meio da ferramenta Scratch, pode ser uma opção viável para facilitar o aprendizado dos estudantes na área de desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, a utilização de algumas das características da metodologia de ensino TEACCH, aliadas à aplicação conforme a necessidade específica de cada sujeito participante da pesquisa, contribuiu no processo de exploração de conceitos relacionados ao ensino de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando melhorias no raciocínio lógico e nas práticas iniciais necessárias ao desenvolvimento de jogos, bem como o planejamento estruturado de cada passo da aplicação dos comandos necessários para o desenvolvimento dos jogos. Foi possível, também, promover aumento do interesse dos estudantes para executar as atividades propostas ao incluir aspectos da realidade diária dos estudantes participantes da pesquisa.
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    Acesso Aberto
    A REPLICAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, Patrícia
    Esta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.
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    Acesso Aberto
    O USO DE FILMES EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PARA ESTUDOS DE ECOLOGIA
    (2023) Grigoletto, Ana Maria; Araújo, Maria Cristina Pansera De; http://lattes.cnpq.br/6707424118316750; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Oliveira, Eniz Conceição; Santos, Eliane Gonçalves Dos
    No atual contexto social, as mídias, como Internet, televisão, rádio, entre outras, ocupam um espaço de grande relevância no cotidiano dos alunos. Considerando essa realidade, é possível valer-se dos filmes comerciais para estimular a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Biologia, visto que as plataformas de filmes estão acessíveis à grande maioria dos docentes e discentes. Nesse sentido, buscou-se compreender os conceitos de Ecologia identificados pelos estudantes no filme comercial A jornada de Vivo lançado em 2021, que incrementou as aulas de Biologia. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizada com 11 alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada em um município do norte do Mato Grosso. Os dados foram coletados através de observações registradas no diário de campo, respostas às questões abertas, roda de conversa, estudo de texto complementar, escuta sensível e áudios. As análises foram realizadas com base nos registros dos alunos durante a exibição do filme, ao identificarem alguns conceitos de Ecologia nas cenas, que foram selecionadas e apresentadas, isoladamente, nas rodas de conversa. Durante esses momentos e na leitura do texto, os estudantes tiveram oportunidade de socializar conhecimentos e esclarecer conceitos ecológicos através das mediações da professora pesquisadora. Percebemos que, no início, os educandos não se sentiam à vontade assistindo ao filme, mas, gradualmente, foram construindo seus conhecimentos e analisavam as situações propostas nas atividades. Enfim, o filme A jornada de Vivo constituiu uma experiência importante de estudos e aprendizados, a partir de um contexto em que as discussões e a apropriação dos conceitos de Ecologia e Educação Ambiental promoveram a socialização e a aproximação de conhecimentos sobre os conceitos abordados.