Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
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- ItemAcesso AbertoA exprimentação investigativa como alternativa para o ensino de química no Ensino Médio(2023-08-28) Cavasin, Edna Neves Da Silva; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Oliveira, Eniz Conceição; Hoehne, Lucélia; Bartelmebs, Roberta ChiesaParticularmente para a Química, a experimentação é essencial para consolidar conhecimentos e compreender fenômenos, relacionando-os a diferentes aplicações. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, visou examinar se a experimentação investigativa facilita o ensino de Química em uma turma de 2º ano do ensino médio em uma escola da rede pública estadual em Guarantã do Norte, estado do Mato Grosso. Para a intervenção pedagógica, foram elaboradas três Sequências de Ensino Investigativo (SEI), baseadas nos pressupostos teórico-metodológicos do ensino por investigação: Ácidos e Bases (SEI-1); Tudo se transforma (SEI-2) e por que a água não queima? (SEI-3). Em relação à geração de dados, foram utilizados instrumentos como diário de campo da pesquisadora, registros escritos produzidos pelos alunos durante as SEI e gravações em vídeo das aulas. Os dados empíricos gerados foram analisados por meio de aproximações com a técnica da análise de conteúdo. Em termos de resultados, a análise evidenciou cinco categorias, as quais convergem para o objetivo geral da pesquisa, que é investigar desafios e contribuições do desenvolvimento de atividades experimentais de natureza investigativa em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Três categorias representam as contribuições da abordagem didática adotada: indícios de melhorias na aprendizagem de conhecimentos de Química, desenvolvimento da argumentação e desenvolvimento de competências atitudinais. Quanto aos desafios, emergiram duas categorias: fragilidades nos conhecimentos de Química e dificuldades de trabalhar em grupo. De modo geral, esta pesquisa evidenciou as potencialidades das SEI e da experimentação investigativa para ressignificar o ensino de Química. O Produto Educacional decorrente desta pesquisa é intitulado “Sequências de Ensino Investigativo para o Ensino de Química no Ensino Médio”, no qual são apresentadas e discutidas as SEI desenvolvidas, que podem ser adaptadas e aplicadas em outras séries do Ensino Médio e em distintos contextos.
- ItemAcesso AbertoA replicação de produtos educacionais por professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, PatríciaEsta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.
- ItemAcesso AbertoUma abordagem alternativa para o ensino da física: consumo racional de energia(2010-11-09) Scorsatto, Maicon Castro; Konrad, Odorico; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962A humanidade tem se caracterizado pela sua interferência na natureza, visando explorar e utilizar seus recursos com o intuito de atender suas necessidades e, muitas vezes, causando danos por transformá-la exaustivamente. Alertas de crise no setor energético e o abusivo desperdício de energia elétrica nos motivaram a apresentar uma abordagem alternativa para o ensino do tema Energia, a qual foi desenvolvida com os alunos do 3o ano do Ensino Médio, do Instituto Ernesto Ferreira Maia, no município de Fontoura Xavier – RS. A proposta foi desenvolver uma prática pedagógica que valorize os conhecimentos do cotidiano do aluno, relacionando-os com os novos conceitos adquiridos no decorrer dos estudos. Além de abordar aspectos relativos ao meio ambiente, foi feita uma reflexão sobre o tema Energia, retratando seu uso racional, a partir de uma perspectiva educacional, buscando conscientizar os alunos sobre a importância de evitar desperdícios e discutindo as possíveis consequências para o Planeta. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento deste trabalho possuem foco em aspectos qualitativos, e, inicialmente, envolveram: a aplicação de um questionário para verificar as abordagens do tema Energia utilizada pelos professores de Física; a análise de livros didáticos para verificar o que os mesmos apresentam sobre o assunto; a aplicação de um questionário de sondagem buscando investigar o que os alunos sabem sobre o tema. Na sequência, desenvolveu-se uma prática pedagógica envolvendo o tema Energia e, por fim, foi aplicado um questionário aos alunos participantes da prática pedagógica. Os dados obtidos com estes instrumentos foram analisados com base no referencial que norteou o desenvolvimento da pesquisa. Como resultados, destaca-se que a proposta gerou um comprometimento com a educação, possibilitando aos alunos refletirem sobre a importância de se economizar energia, preservando assim o meio ambiente. Os alunos conseguiram relacionar o conteúdo com seu cotidiano, gerando possíveis condições favoráveis para a ocorrência de uma aprendizagem significativa.
- ItemAcesso AbertoUma abordagem do uso do software Graphmatica para o Ensino de Funções na primeira série do Ensino Médio(2011-10-11) Wegner, Alexandre; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962No decorrer da vida discente, quando graduandos em Licenciatura Plena no Curso de Matemática, observamos a falta que fazem os recursos computacionais numa sala de aula. Tanto quanto a aplicabilidade dessas ferramentas para o estudo, como para o ensino respectivamente. Muitos colegas docentes reclamam que não conseguem vencer o ensino do conteúdo de Matemática durante o ano letivo, o motivo principal é a falta de tempo. Logo existem estes recursos conhecidos como softwares para o ensino, programas computacionais que permitem ao professor simular as mais diversas situações problemas em pouco tempo para os seus alunos, e também os próprios alunos poderem fazer as simulações necessárias para resolverem as questões solicitadas, resultando em mais tempo para ambos discutirem os conceitos que aquele determinado conhecimento requer. Nesta pesquisa que resulta na conclusão do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu no Universidade do Vale do Taquari Univates na cidade de Lajeado/RS, estudamos as contribuições do software Graphmatica para o ensino de Funções na Primeira Série do Ensino Médio na Escola Estadual Vera Cruz/RS. Os objetivos principais da pesquisa foram os seguintes: analisarmos os livros didáticos de Matemática para a Primeira Série do Ensino Médio que estavam presentes na biblioteca da referida escola, para verificar como esses apresentam o conteúdo denominado Funções e se fazem menção ao uso de recursos computacionais para o ensino das mesmas; instigar as possibilidades que os recursos computacionais podem apresentar para a aprendizagem dos alunos; e, também entendermos as contribuições que o software Graphmatica pode oferecer ao professor na abordagem do conteúdo de Funções em sala de aula. Após a análise de quinze diferentes livros de Matemática encontrados na biblioteca, utilizamos o software para a abordagem do ensino das Funções Afim e Quadráticas em seis períodos de aula na turma 17 durante a noite, paralelamente às aulas tradicionais que usam o quadro verde e o giz. Após esta coleta de dados realizamos uma entrevista escrita com os alunos e outra com o professor titular de Matemática da turma pesquisada. Diversos são os resultados em relação à aceitação do uso do software Graphmatica pelos alunos, já para o professor temos bons resultados, tanto pela qualidade dos gráficos de fácil visualização, como pela velocidade que os mesmos são traçados em duas dimensões, o necessário para uma aula de qualidade no Ensino Médio.
- ItemAcesso AbertoAbordando geometria por meio da investigação matemática: um comparativo entre o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental(2015-05) Schmitt, Fernanda Eloisa; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290Este estudo refere-se a atividades de geometria abordadas à luz da metodologia investigação matemática com alunos do 5o e 9o anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da Educação Básica da região do Vale do Taquari. Estas escolas são parceiras do Observatório da Educação intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”. Este trabalho tem por objetivo investigar as conjecturas apresentadas pelos alunos e as diferenças e semelhanças que os alunos destas distintas turmas apresentam quando as criam. Pretendeu-se, ainda, estimular nos alunos a cultura da escrita em matemática, proporcionar-lhes momentos de autonomia no que diz respeito a sua formação discente e momentos de trabalho em grupo, promovendo a socialização de aprendizagens. Os aportes teóricos usados estão alicerçados nos escritos de Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) que expressam que atividades de investigação matemática instigam o aluno à descoberta de novos saberes, por meio de problemas abertos, os quais propiciam o levantamento de conjecturas possíveis de serem testadas e matematicamente registradas. A proposta com foco investigativo foi composta de cinco atividades que abordavam diferentes tópicos de geometria. A pesquisa de cunho qualitativa pode ser considerada um estudo de caso. O material de pesquisa constituiu-se de diário de campo dos alunos, diário de campo do professor e filmagens das aulas. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, por meio de categorias elaboradas a partir das diferenças e semelhanças que foram surgindo ao longo da intervenção. Como resultados, verificou-se a dificuldade no manuseio da régua e do transferidor, tanto por parte dos alunos do 5o como pelos do 9o ano e em relação à escrita das conjecturas e conclusões. Percebeu-se que os alunos expressavam suas ideias oralmente, mas, no momento de escrevê-las no papel, apenas o faziam de forma sintética. Como ponto positivo, os alunos trabalharam em grupo, colaborando uns com os outros e auxiliando os que apresentavam maiores dificuldades. Esta experiência possibilitou lidar com o novo e o inesperado, permitindo aos alunos participarem mais ativamente de sua própria aprendizagem, dando-lhes mais autonomia.
- ItemAcesso AbertoAções interativas no âmbito de uma escola ciclada e suas implicações na formação de professores e estudantes(2009-06-08) Siqueira, Ana Paula Tomazi; Oliveira, Eniz Conceição; Auth, Milton Antonio; http://lattes.cnpq.br/8703276139561729Este trabalho tem como foco um estudo sobre Formação Continuada, envolvendo um grupo de professores da educação fundamental, das séries finais de uma escola organizada por Ciclos de Formação. Esse processo, além de empírico, se basea em estudos, discussões e planejamentos realizados sobre uma proposta curricular na forma de Situação de Estudo, a qual foi implementada na escola e acompanhada pela pesquisa. Buscou-se pautar as ações realizadas na interdisciplinaridade mediante a participação de alguns professores da escola que organizaram suas atividades pedagógicas com base numa situação específica. Essas atividades caracterizaram situações que ofereceram vários aspectos passíveis de serem investigados, ou seja, envolveram um conjunto de múltiplas questões que englobaram desde o perfil do professor, os processos de formação do docente, o pensamento dos professores, os saberes envolvidos nessa formação.
- ItemAcesso AbertoAlimentos e funções orgânicas: uma situação de estudo(2010-03-23) Vescovi, Elisete Coser; Pizatto, Michele; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427Há tempos professores e educadores em geral procuram formas de superar a fragmentação do conhecimento provocada pelo olhar acadêmico disciplinar na Educação Básica. No segmento do Ensino Médio, essa fragmentação se torna ainda mais profunda, com professores de formações e visões educativas diferentes trabalhando com os mesmos alunos. Superar essa fragmentação, tornando a aprendizagem um processo significativo para os jovens, é um desafio para nós, educadores. O presente trabalho teve por objetivo analisar a viabilidade da aplicação de uma situação de estudo entre os professores envolvidos e a aceitabilidade das intervenções didáticas pelos alunos durante o processo de construção de uma nova proposta curricular. Através de reuniões com os professores, que se dispuseram a tentar mudar sua prática pedagógica, foram estruturadas e desenvolvidas as atividades. A metodologia proposta foi de uma pesquisa-ação aplicada, qualitativa, descritiva e participante, buscando analisar a amplitude e a viabilidade de um trabalho interdisciplinar em um contexto escolar. Com a análise do projeto e dos dados coletados, podemos perceber que entre os professores, existe uma "vontade" de inovar, porém quebrar as barreiras do comodismo, de que sempre tem algo novo para aprender e da quebra de paradigmas, ou seja de repensar sua prática, não é algo que se consegue sem um trabalho árduo e longo. Com relação à aplicação deste com os alunos, percebeu-se um grande interesse e participação ativa nas atividades realizadas, fazendo com que muitos alunos mudassem seus hábitos alimentares. Enfim, Educar é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem, construído cotidianamente a partir de uma prática pedagógica que envolva a pesquisa, a ação e a reflexão da ação.
- ItemAcesso AbertoAlternativas metodológicas para o ensino de expressões numéricas: estratégias para construção de aprendizagens significativas(2010-11-09) Lopes, Dilson Márcio Panichi; Giongo, Ieda Maria; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969O presente estudo registra o desenvolvimento de uma pesquisa/intervenção que teve como objetivo analisar as possibilidades de construir conceitos matemáticos referentes a expressões numéricas, através da organização de estratégias de ensino que considerassem as vivências dos alunos e permitissem estabelecer amplas relações entre os conteúdos curriculares e o cotidiano, sem abandonar a cientificidade e o compromisso formal com o componente curricular. Os participantes foram alunos matriculados na sexta série de uma escola da rede municipal da cidade de Rio Pardo, residentes em zona rural e filhos de agricultores da região fumageira e pequenos pecuaristas. O planejamento da proposta apoiou- se nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa - a partir da interpretação de autores como Moreira (1999, 2000) e Praia (2000) - e o desenvolvimento das atividades constituiu um ir-e-vir entre a prática pedagógica, as realidades do contexto e as orientações teóricas, As informações foram obtidas no decorrer do desenvolvimento da proposta, através de registros, de produção individual e coletiva de materiais e de relatos orais. Essas informações foram analisadas à luz dos referenciais teóricos e das marcas culturais e sociais que interferem nas concepções e perspectivas dos educandos sobre a Matemática como componente curricular e de vida. As evidências de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais observadas no decorrer das diferentes atividades, permitiram perceber a pertinência das orientações da Teoria da Aprendizagem Significativa na promoção de um ensino diferenciado, contextualizado e transformador, sem excluir referenciais históricos, legais, culturais, sociais e educativos que compõem o conjunto de conhecimentos de um educador em constante formação.
- ItemAcesso AbertoAlunos/as surdos/as e processos educativos no âmbito da educação matemática: problematizando relações de exclusão/inclusão(2010-11-09) Picoli, Fabiana Diniz De Camargo; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127O presente trabalho tem por objetivo problematizar a educação matemática de alunos/as surdos/as incluídos/as em classes de ensino regular e que frequentam, em turno inverso, a Sala de Recursos. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos ao pensamento de Michel Foucault e à educação de surdos/as em seus entrecruzamentos com o campo da Etnomatemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada no Instituto Estadual de Educação Felipe Roman Ros em Arvorezinha, RS, e tem como participantes quatro alunos/a surdos/as. O material de pesquisa gerado está composto por anotações em diário de campo da pesquisadora, excertos de filmagens de atividades propostas na Sala de Recursos e material escrito produzido pelos participantes da pesquisa. A análise do material de pesquisa aponta que se, por um lado, os/as alunos/as utilizavam a calculadora cotidianamente na sala de aula regular; por outro, na Sala de Recursos, não demonstravam reconhecer as funções e operacionalidade deste artefato. Ademais, estes/as mesmos/as alunos/as explicitaram, quando confrontados com situações problemas, estratégias distintas daquelas usualmente exploradas em sala de aula. Tais análises permitem mostrar a produtividade dos estudos do campo da Etnomatemática para a relação ética com a diferença.
- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual de aprendizagem no ensino de genética(2016-09) Teixeira, Lucicleide Carlos; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Carvalho, Maria Da Graça Ferreira Simões De; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Quartieri, Marli TeresinhaA presente dissertação discorre sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem como estratégia metodológica para dinamizar o ensino de genética, considerando que os estudantes atuais são ditos nativos digitais, com habilidades de interagir em atividades que envolvam as tecnologias. Assim, justifica-se esta proposta por considerar que as Tecnologias de Comunicação e Informação adentraram na escola como recurso pedagógico de suporte para contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes. O estudo teve como objetivo utilizar as tecnologias, especificamente do Ambiente Virtual de Aprendizagem, no ensino de conteúdos de genética. Dessa forma, as atividades planejadas envolveram estudantes da 3a Série C do Ensino Médio na EEM Filgueiras Lima, no município de Iguatu/CE, em uma prática utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem www.geneticavirtual.pbworks.com. Neste espaço, foi disponibilizado links de textos, wiki e o objeto virtual, ferramentas capazes de minimizar as dificuldades da disciplina de Biologia, especialmente em relação ao conteúdo das aneuloidias. Esta investigação, quanto ao método de abordagem, caracterizou-se como pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos, como pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos, pesquisa-ação. Para a execução da pesquisa foi aplicado um questionário diagnóstico inicial com questões relacionadas às TICs e ao AVA a fim de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes da 3a série C. Os questionários foram corrigidos e os acertos considerados para interpretar quantitativamente o desempenho dos estudantes. Nestas condições, obteve-se como principais resultados: 96,3% dos estudantes possuem acesso à Internet e este acesso ocorre em suas residências (67%); dos sites mais visitados, 70,4% responderam que a preferência está vinculada a sites de entretenimento; o recurso metodológico mais usado pelo professor (29,6%) é o Datashow. Em relação ao conhecimento sobre o AVA, 44,5% dos estudantes mencionaram que não o conheciam, mas, mesmo assim, conseguiram se envolver nas atividades propostas utilizando o wiki como espaço para dialogar sobre as aneuploidias. Foi possível perceber a autonomia dos estudantes durante as atividades de intervenção, fato que fortaleceu o processo colaborativo de participação no wiki. O uso do Objeto Virtual de Aprendizagem “montando idiogramas” foi considerado o recurso mais utilizado pelos estudantes, pois facilitou a manipulação virtual das amostras de sangue, analise e resultados. Após o questionário final, 76% dos estudantes classificaram o AVA como ótimo e bom e; 83% mencionaram o Objeto Virtual “montando idiogramas” como ótimo e bom em suas aprendizagens.
- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual de aprendizagem: possibilidades e desafios no ensino de química(2016-05-03) Käfer, Giovana Aparecida; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Braibante, Mara Elisa Fortes; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Del Pino, José CláudioA busca pela melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química justifica a necessidade de o professor utilizar diferentes estratégias pedagógicas. Neste trabalho, investiga-se uma prática pedagógica desenvolvida durante o primeiro semestre letivo de 2014, com estudantes de uma turma de segundo ano de ensino médio, de uma escola pública do município de Alegrete – RS. Objetivando investigar a contribuição do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) PBwork para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química, foi implementado como estratégia de ensino e de aprendizagem, uma página no ambiente virtual de aprendizagem, que se constituiu no problema central analisado. Coletivamente, foram elaboradas e executadas sequências de atividades no PBwork, para monitorar o desenvolvimento das atividades e possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes, bem como para analisar a potencialidade de um AVA no processo de ensino e aprendizagem. Aulas expositivas e dialogadas, experimentos em laboratório, simulações no PhET (Interactive Simulations for Teaching and Learning Physics) e resolução de exercícios também foram empregados para abordar os conceitos de soluções. Atividades em sala de aula, no laboratório de química e de informática, mapas conceituais pré e pós-atividades construídos no Cmap tools, postagens no AVA e entrevistas foram os meios para diagnosticar qualitativamente a avaliação da prática pedagógica. Autores como Ausubel, Moreira e Novak fundamentam a concepção teórica da pesquisa de caráter qualitativo, no que tange aos processos de ensino e aprendizagem, tal como ela ocorre em sala de aula, partindo dos conhecimentos prévios dos estudantes. A partir das metodologias empregadas, foi possível constatar um crescimento potencial dos conceitos relacionados às soluções, evidenciando que as metodologias utilizadas proporcionaram aprendizagem significativa. Nas entrevistas, os estudantes informaram que a alternativa metodológica fez com que percebessem a química sob uma ótica diferente. O incentivo à participação e à reflexão com interação de todos promoveu maior interesse e gosto pelo componente curricular. Os resultados deste estudo evidenciam que é possível que práticas pedagógicas que utilizam o AVA podem ser instrumentos de aprendizagem que diversificam e potencializam métodos tradicionais de ensino.
- ItemAcesso AbertoAnálise das concepções dos alunos sobre um tema relevante para o ensino de física: o petróleo(2010-11-09) Maman, Andréia Spessatto De; Harres, João Batista Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7625130635800187Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, tem como objetivo identificar as concepções dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública do Vale do Taquari sobre o tema energia. Além disso, discutir a dependência que se tem do petróleo e analisar como evoluem estas ideias em função da aplicação de uma Unidade Didática especificamente elaborada. A Unidade Didática, partindo de um questionário inicial individual de coleta de ideias sobre o tema, tem um caráter investigativo, centrando- se na análise, exploração e reflexão das ideias dos alunos sobre o tema abordado. A relação entre as ideias iniciais e as atividades propostas busca a reflexão sobre a matriz energética atual e a forte dependência de uma fonte não-renovável: o petróleo. Assim, a prática pedagógica investigada tem como princípio educativo a aprendizagem, a partir da reflexão e reconstrução das ideias iniciais dos alunos sobre o tema e as possíveis mudanças de postura diante do mesmo. A unidade foi aplicada em 26 alunos, estudantes da 2a série do Ensino Médio. A metodologia de análise dos dados teve uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que o método de ensino adotado para a exploração das ideias dos alunos foi eficaz para acompanhar a evolução de suas ideias e ainda mostram que a maioria dos alunos desconhece nosso modelo energético atual.
- ItemAcesso AbertoAnálise de gráficos de funções polinomiais de grau maior que dois com auxílio do software Graphmatica(2011-08-03) Dazzi, Clóvis José; Haetinger, Claus; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962Os anos de prática vivenciados como professor de Matemática no Ensino Médio e nos cursinhos pré-vestibular nos permitiram perceber as dificuldades que muitos alunos apresentam na resolução de exercícios envolvendo gráficos de funções polinomiais de grau maior que dois. O desenvolvimento desse conteúdo, pela forma algébrica, exige muito tempo para a atividade. Além disso, desenhados pelos alunos, muitas vezes sem a utilização de régua, os gráficos das funções podem não apresentar exatidão, interferindo, assim, na análise de suas propriedades. Diante dessa constatação e da evidência desse conteúdo em questões de vestibular, perguntamos: como desenvolver efetivamente funções polinomiais de grau maior que dois, de modo a proporcionar que os alunos consigam realizar com sucesso questões de vestibulares com esse conteúdo? Tornam-se necessários, pois, meios mais eficazes para a sua abordagem, e o uso de tecnologias pode ser um deles. A presente pesquisa, alicerçada em estudos sobre a importância da inserção de recursos computacionais em situações de ensino e aprendizagem da Matemática, propõe e investiga uma abordagem alternativa para o conteúdo de funções polinomiais de grau maior que dois, utilizando como ferramenta de apoio um software educacional, em ambiente informatizado. Iniciamos o trabalho com um estudo bibliográfico sobre a informática na Educação Matemática; seguimos com análise de livros didáticos para verificar „como‟ ou „se‟ funções polinomiais de grau maior que dois são abordadas; após investigamos como o conteúdo é desenvolvido por professores de Ensino Médio. Considerando os dados coletados, desenvolvemos uma intervenção pedagógica com 150 alunos de 3o ano de Ensino Médio, por meio da qual exploramos o conteúdo de funções polinomiais de grau maior que dois utilizando o software Graphmatica – uma ferramenta de fácil acesso e exploração, que permite o traçado de gráficos de funções em 2D com boa visualização. Na sequência, aplicamos um teste com questões de vestibular, por meio do qual verificamos a boa aprendizagem dos alunos, visto que o percentual de acertos foi superior ao dos erros em todas as questões. Por último, através de um questionário, os alunos fizeram considerações sobre a intervenção pedagógica, o que também apresentou resultados positivos. Assim, com este trabalho mostramos uma possibilidade motivadora, dinâmica e interativa, que permite aos alunos, por meio da investigação, desenvolver sua capacidade de abstração, de análise e, por conseguinte, a construção dos conceitos.
- ItemAcesso AbertoAplicação interdisciplinar do enfoque ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta para as disciplinas de biologia, física e química(2020-03) Araujo, Thiago Petermann Zillig Alberti; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Herber, Jane; Ritter, JaquelineO tema da presente dissertação preconiza uma proposta pedagógica envolvendo as disciplinas de Biologia, Física e Química para o 1o ano do Ensino Médio, com enfoque CTS e aplicada interdisciplinarmente a situações cotidianas dos estudantes. Observando o contexto da sala de aula, percebeu-se durante a ação docente a falta de conhecimento por parte dos estudantes quanto à aplicabilidade cotidiana dos conhecimentos oriundos dessas ciências. Observando isso, foi formulado o problema de pesquisa: Como uma proposta pedagógica com enfoque CTS, desenvolvida de forma interdisciplinar, auxilia os estudantes num melhor entendimento sobre as relações com o cotidiano nas disciplinas de Biologia, Física e Química? A fim de responder essa problemática, objetivou-se a investigação de como tal proposta auxiliaria na evolução do citado entendimento. Para tal, foram traçados três objetivos específicos: 1) Instigar estudantes a procurar soluções para problemas cotidianos sociais, utilizando os conhecimentos de Biologia, Física e Química como fontes de informação; 2) Desenvolver nos estudantes o entendimento que as ciências não são campos isolados, e sim que trabalham em conjunto para explicar fenômenos; 3)Propor soluções para problemas cotidianos sociais, levantados pelos estudantes em seu próprio contexto social. Para tal, foi elaborada uma proposta pedagógica com duração de sete encontros, dos quais participaram vinte estudantes pertencentes à uma turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola privada localizada na Grande São Paulo. Embasada pelos conceitos da interdisciplinaridade, do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Aprendizagem Baseada em Problemas, a proposta propugnava problemas do cotidiano dos estudantes, aos quais era necessário que esses buscassem por soluções que envolvessem os conhecimentos de Biologia, Física e Química. A obtenção de dados ocorreu através de questionários aplicados anterior e posteriormente ao desenvolvimento da proposta. Tais questionários foram analisados através da Análise Textual Discursiva e demonstraram que houve evolução do conhecimento dos estudantes quanto à aplicabilidade cotidiana de conceitos oriundos da Biologia, Física e Química.
- ItemAcesso AbertoAprendendo estatística no ensino médio e no Curso Técnico Agrícola em Agropecuária utilizando o objeto de aprendizagem EstatísticaNet(2011-07-20) Vasconcelos, Maria Helena Schneid; Franzen, Evandro; Togni, Ana Cecília; http://lattes.cnpq.br/3469162681150433Este estudo tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento e a utilização de um objeto de aprendizagem denominado EstatísticaNet que foi planejado e construído para ser utilizado na Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé A escola oferece aos alunos a oportunidade de fazer dois cursos ao mesmo tempo, o Ensino Médio e o Ensino Técnico. Até o ano de 2009 a disciplina de Matemática do Ensino Médio não desenvolvia o conteúdo de Estatística e as disciplinas técnicas também não aplicavam esse conteúdo. O projeto EstatísticaNet foi planejado e desenvolvido em forma de objeto de aprendizagem para a inclusão do conteúdo da Estatística no componente curricular citado. O objeto de aprendizagem foi modelado para atender a disciplina de Matemática tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Técnico da Escola. A criação do objeto de aprendizagem surgiu com a inquietação dos professores de Matemática da escola sobre a forma de aplicação da disciplina e os conteúdos aplicados em sala de aula. Ele foi construído para esse estudo e serviu como base introdutória de Estatística, no ensino Médio, enquanto que, nas aulas do Ensino Técnico, foi utilizado como ferramenta de cálculo para as aulas práticas no setor de bovinocultura. O EstatísticaNet é um objeto de aprendizagem que proporcionou ao aluno acesso a conteúdos teóricos, exercícios e aplicações. Foi desenvolvido em Flash, (Software que possibilita criação de materiais didáticos com movimento) a fim de proporcionar aos alunos uma ferramenta que trabalhe os conteúdos de forma interessante, despertando-lhes a curiosidade e colaborando com a construção de seus conhecimentos, por meio da interatividade, pois foi concebido segundo a concepção da aprendizagem significativa de Ausubel, na qual cada aprendiz é construtor do seu próprio conhecimento. Percebeu-se ao finalizar o estudo, o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como o entendimento dos conceitos teóricos e a resolução de problemas propostos.
- ItemAcesso AbertoA aprendizagem baseada em problemas na formação inicial de professores de ciências biológicas do oeste do Pará(2020-07) Silva, Maria Joicilene Santana Da; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/0343138693009597A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino, que parte de uma situação problema para promover situações de debate, estudo e aprendizagem colaborativa. No intuito de integrar essa metodologia ativa ao ensino de ciências, o presente estudo tem como tema “ABP na formação inicial de professores de Ciências Biológicas”. Essa pesquisa teve como objetivo investigar em que aspectos uma proposta de ensino, embasada nos pressupostos da ABP, contribui para a formação inicial de professores de Biologia do Oeste do Pará. Como pedagoga venho observando que o trabalho pedagógico deve ter um olhar voltado para as questões de ensino para descobrir o que dificulta esse processo e encontrar meios de como ajudar, de forma significativa, o professor a desempenhar seu ofício. Nesse sentido, percebe-se que o conhecimento proporcionado pela universidade contribui para a formação de posturas profissionais, por isso evidencia-se a importância dessas Instituições promoverem situações de aprendizagem, utilizando metodologias ativas, para que os acadêmicos possam refletir sobre as posturas profissionais que podem vir a adotar como professores ao atuarem no Ensino de Ciências. Para tanto, realizou-se uma oficina, no período de 22 de agosto a 26 de setembro de 2019, com carga horária de 20 horas, integrando alguns conteúdos de Ciências da Educação Básica à ABP. A população alvo foram 16 acadêmicos da turma de 2017 cursando a disciplina Prática de Ensino de Biologia I no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Rondon, em Santarém – PA. Este estudo segue uma abordagem qualitativa, aproximando-se, em alguns aspectos, da pesquisa-ação. Utilizou - se como instrumentos para coleta de dados: diário de itinerância, fotos, gravações em vídeos, questionários avaliativos e subjetivos com perguntas abertas. A partir dos dados coletados, constatou-se que os acadêmicos desconheciam a proposta da ABP, através dos relatos de suas experiências acadêmicas, onde predominavam aulas expositivas. Durante a oficina, foi possível perceber que a ABP contribuiu para a formação inicial dos acadêmicos, pois os instigou a reverem seus conceitos sobre didática, tendo em vista que os acadêmicos começaram a refletir, de forma individual e coletiva, sobre o ensino e a forma como ele foi conduzido em suas vidas estudantis. Além disso, 10 participantes reconheceram que essa metodologia é viável, podendo ser aplicada na Educação Básica, e essa aplicação favoreceria o aprender a aprender de forma crítica e autônoma. Dessa forma, considera-se que a inclusão de metodologias ativas como a ABP pode contribuir significativamente na formação inicial de professores, ao responsabilizar- se por promover mudanças de posturas frente as decisões pedagógicas, por meio da reflexão sobre a teoria e a prática de forma integrada e contextualizada.
- ItemAcesso AbertoA aprendizagem da geometria por meio do estudo do cubismo no 5º ano da Educação de Jovens e Adultos - EJA(2015-05-04) Souza, Mazonilde Dalvina Costa De; Giongo, Ieda Maria; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; Marchi, Miriam Ines; Hoehne, LucéliaAtualmente, a matemática ainda é utilizada como instrumento disciplinador e de exclusão em muitas escolas e por muitos professores que insistem em ensiná-la como algo mecânico, formal e desconexo da realidade e das demais disciplinas. Porém, a matemática é uma ciência que está envolvida em quase todas as atividades humanas, portanto, deve ser ensinada de maneira significativa. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar de que forma o estudo do movimento cubista pode contribuir na aprendizagem significativa da Geometria no 5º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA em uma escola municipal pública, em Boa Vista/RR. Tal pesquisa se fundamentou na teoria de aprendizagem de David Ausubel, no ensino da geometria por meio do estabelecimento de relações entre a arte e a matemática e nos documentos que regem a Educação de Jovens e Adultos. Foram consultadas obras como Ausubel (2003), Moreira (2011), Fainguelernt e Nunes (2006) dentre outras. Através de pesquisa qualitativa, utilizando abordagem descritiva e coletas de dados por meio de diário de bordo e questionários aplicados aos participantes, foi possível desenvolver atividades potencialmente significativas e favorecer a aprendizagem do conteúdo espaço e forma, por meio do desenvolvimento de atividades que envolveram a arte do movimento cubista e a geometria. A partir dos resultados, ficou constatado que o material utilizado nesta pesquisa teve significado lógico ou potencial, o qual resultou em um aprimoramento dos conceitos subsunçores existentes na estrutura cognitiva dos alunos. Acarretou também a assimilação sequencial de novos conceitos a partir da mediação do professor que auxiliou com atividades práticas na ação progressiva de aquisição de conhecimentos, bem como proporcionou aos estudantes uma reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem das capitalizações simples e composta no terceiro ano do ensino normal do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM, utilizando recursos tecnológicos(2009-06-09) Britto, Roseli Böhmer; Auth, Milton Antônio; Togni, Ana Cecília; http://lattes.cnpq.br/3469162681150433O presente estudo buscou mostrar uma experiência pedagógica aplicada ao terceiro ano do ensino Normal do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã de Estrela - IEEEM, com a finalidade de responder a questão: Os alunos do Ensino Médio/Normal saberão discernir entre a compra à vista ou a prazo após o desenvolvimento desta unidade didática1? Uma vez que entre os conteúdos de Matemática trabalhados nesta série inclui-se capitalização simples e composta. Para respondê-la, embasamo-nos em Ausubel com sua teoria da aprendizagem significativa e em Stoner para a resolução de problemas na tomada de decisão. O assunto em questão foi trabalhado em duas turmas deste educandário. Inicialmente o conteúdo foi abordado nas duas turmas de maneira como comumente é trabalhado nas escolas do ensino médio, ou seja, aula expositiva utilizando recursos de quadro, giz e calculadora, após utilizando folhetos promocionais do comércio da cidade de Estrela. Uma das turmas continuou com a mesma metodologia de ensino e a outra utilizou TICs – planilha de cálculo. Na última etapa as duas turmas utilizaram folhetos e dados das lojas das cidades de origem dos alunos, utilizando a planilha de cálculo. Percebeu-se que as duas turmas desenvolveram a possibilidade de distinguirem: a) nas transações comerciais e bancárias as formas de capitalização simples e composta; b) identificarem os juros embutidos no valor final das transações comerciais e bancárias; c) realizarem comparações entre taxas de juros oferecidas pelo comércio e pelos bancos em especial a caderneta de poupança; d) adquirirem experiências com operações bancárias; e) Identificarem as diferentes formas de cobrança de juros pelo comércio e pelos bancos; f) tiveram participação no processo da aprendizagem, transformando conceitos já estabelecidos. Realizadas estas atividades e analisados os resultados obtidos da pesquisa, podemos concluir que a pergunta inicialmente formulada foi atendida já que os objetivos propostos estão perceptíveis e há indicação da construção dos conceitos matemáticos embasados nas interações em classe e extraclasse realizadas pelos sujeitos da pesquisa.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem de frações com softwares e aplicativos matemáticos online(2017-01) Paiva, Marcos Henrique Pereira; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962Atualmente, as escolas estão imersas numa realidade cada vez mais envolvida pelas tecnologias informáticas, e estas são variáveis de inegável importância para o processo de aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a pesquisa visa discutir e/ou identificar aspectos em que o uso de recursos tecnológicos pode influenciar no processo de aprendizagem de conteúdos relacionados às frações, com um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Neste caso, para atingir os objetivos, foi desenvolvido um estudo de caso de abordagem qualitativa, que ocorreu ao longo de 20 encontros, nos quais os alunos realizaram nove atividades, sempre mediadas por algum tipo de software e/ou aplicativo online (applets). O material produzido pelos alunos e as anotações no diário de bordo foram os principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados da pesquisa apontaram indícios da existência de influências positivas na aprendizagem dos alunos, ao se explorar as frações, mediados por tecnologias informáticas. As implicações na aprendizagem referem-se principalmente, a possibilidade de uma melhor visualização e experimentação, que potencializou uma maior agilidade no desenvolvimento desse processo. Vale ressaltar, também, que as experimentações com tecnologias vivenciadas neste estudo proporcionaram um processo de aprendizagem mais fácil e ágil aos alunos.
- ItemAcesso AbertoA aproximação da matemática com uso das mídias de comunicação e informação do cotidiano favorecendo o processo de aprendizagem e cidadania(2010-07-07) Thomas, Marione Inês Posselt; Dullius, Maria Madalena; Togni, Ana Cecilia; http://lattes.cnpq.br/3469162681150433Este estudo teve como foco investigar de que forma os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática inseridos num Projeto multidisciplinar e envolvendo tecnologias de Comunicação e Informação poderiam contribuir para a construção da cidadania, no contexto de uma turma de 7a série em escola pública. Dentre os conteúdos do Plano de Estudo da Matemática na referida série optou-se pela análise dos processos citados, no que se refere o conteúdo de Matemática Financeira Básica. A escolha do tema se deve ao fato de que nas turmas de Ensino Fundamental desta escola organizam uma viagem de final de ano financiada por meio da venda de lanches o que gerava inadimplência e acondicionamento incorreto do lixo. Usamos a pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa-ação para acompanhar a aprendizagem matemática desses alunos, utilizando a metodologia da resolução de problemas com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Para os aportes teóricos foi utilizado o pensamento de Jonassen no que se refere ao uso da tecnologia como apoio à aprendizagem e o de Ausubel no que se refere à aprendizagem significativa. O estudo revelou as contribuições: a) a possibilidade de trabalho em equipe; b) a realização de projetos multidisciplinares em escolas públicas; c) aquisição do hábito de colaboração entre alunos de turmas diferentes. Evidenciou-se ao final deste estudo: a) o desenvolvimento de habilidades, pela forma como a aplicabilidade da matemática transpôs os limites da sala de aula; b) a potencialização de responsabilidades; c) aquisição de habilidades de resolução de problemas com uso de tecnologias de comunicação e informação; d) indicativos de novos hábitos para melhoria do meio ambiente.