Engenharia Civil

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    Restrito
    Estudo comparativo de custo para execução e manutenção de camada de CBUQ e concreto asfáltico na rodovia RS-129 entre os municípios de Roca Sales e Colinas, no RS
    (2024-12-28) Fischer, Rolf Rohsig; Fransozi, Carolina Becker Porto; Mattos, Joao Rodrigo; Weber, Rodrigo Carrera
    Este trabalho apresenta um estudo técnico e econômico comparativo entre dois métodos de pavimentação — o pavimento flexível (CBUQ) e o pavimento rígido (concreto) — aplicado ao trecho da rodovia RS-129, entre os municípios de Roca Sales e Colinas, no Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda o dimensionamento das camadas dos pavimentos e a análise dos custos de implantação e manutenção ao longo de um período.A metodologia utilizada incluiu levantamento de dados volumétricos de tráfego, ensaios de suporte do subleito (CBR), planejamento de materiais, e aplicação de métodos de dimensionamento consagrados, como os modelos do DNIT e da AASHTO. A análise de custos foi realizada com base no Sistema de Custos Rodoviários (SICRO), com os resultados indicaram que, embora o pavimento rígido apresente maior custo inicial, ele oferece menor necessidade de manutenção ao longo da vida útil. Em contrapartida, o pavimento flexível tem custo de implantação mais acessível, mas exige intervenções de manutenção mais frequentes, o que pode aumentar os custos totais no longo prazo.
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    Acesso Aberto
    Avaliação da utilização de tinta antichamas em construções de madeira de eucalipto e pinus: segurança e viabilidade econômica
    (2024-12) Schneider, Anderson Guilhermes; Weber, Rodrigo Carreira; http://lattes.cnpq.br/2753657079796458; Hansen, Betina; Fransozi, Carolina Becker Porto
    A utilização de tintas antichamas em construções de madeira é um tema de grande relevância na engenharia civil, considerando os desafios enfrentados em termos de segurança contra incêndios e custos de projeto. Este estudo visa investigar o impacto dessas tintas nessas áreas, comparando construções de madeira com e sem tratamento antichama. Para o estudo, foram construídos protótipos de residências com madeiras provenientes das espécies de eucalipto e pinus, com a intenção de ter o comparativo entre ambas as espécies do material e a influência da tinta antichamas sobre cada uma delas, analisando os resultados após a queima das amostras. No protótipo com o tratamento antichamas, houve um aumento do tempo de ignição em mais de 100%, e a velocidade de propagação das chamas foi reduzida em mais de 70% em ambas as espécies. Além disso, a integridade estrutural das amostras que passaram pelo tratamento antichamas foi notório, com o pinus tendo 15,4% e o eucalipto 48,3% de seus elementos intactos, enquanto os protótipos sem tratamento foram totalmente consumidos pelas chamas. Ademais, chegou-se a um rendimento de 1,49 m²/L da tinta intumescente, considerando as três demãos indicadas pelo fabricante, o que seria um rendimento baixo pelo valor do material antichamas, necessitando um estudo mais avançado em relação à viabilidade econômica.
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    Acesso Aberto
    Comparativo entre as lajes alveolares e as lajes treliçadas painel em uma edificação pré-fabricada
    (2024-12-19) Zimmer, Matheus; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Schmitz, Rebeca Jéssica; Lazzari, Bruna Manica
    As edificações em concreto pré-fabricado mostram uma solução para problemas relacionados ao desperdício de materiais, reduzem a mão de obra, garantem a qualidade e agilidade por se tratar de uma fabricação em um local controlado. Com o objetivo de aprimorar esse sistema construtivo, se torna necessário o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de conhecimentos e mecanismos fundamentais para que as estruturas proporcionem segurança e qualidade ao usuário. Entre os componentes de uma estrutura pré-fabricada, estão as lajes, que possuem a função de transferir os carregamentos atuantes para as vigas, que transferem para os pilares e em seguida para as fundações. Como alternativa de lajes pré -fabricadas, estão a laje alveolar e a laje treliçada painel. Nesse caso, o presente estudo tem o objetivo de comparar o comportamento estrutural entre as lajes alveolares e as lajes treliçadas painel em uma estrutura de concreto pré-fabricado, que apresenta vãos de 7,365m, 5,75m e 4,565m. Com o auxílio do software TQS PREO, é possível dimensionar e analisar o deslocamento que ocorre em cada modelo de laje de acordo com a carga atuante, sendo realizada a alteração na espessura das lajes em situações que o deslocamento seja superior ao valor máximo de deslocamento de acordo com a NBR 6118 (2023). Sendo assim, o estudo demonstra que a laje treliçada painel tem um volume de concreto 10,93% menor, assim como, uma deformação menor para os vãos de 7,365 m e 5,75 m. Já o vão de 4,565 m, a laje alveolar apresentou menor deformação, porém, uma espessura de 8 cm superior a laje treliçada painel.
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    Acesso Aberto
    Estudo comparativo da aderência entre vergalhão de aço e GFRP em concreto armado
    (2024) Rybar, Danrlei; Junior, Valmir Stani Fell; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Hansen, Betina; Lima, Felipe Schneider de
    No Brasil, o uso de polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP) é considerado uma tecnologia emergente, que ainda não possui normatização adequada nem amplo conhecimento para substituir completamente subsidiar seu uso de forma a complementar as armaduras de aço em estruturas de concreto armado. Desta forma, este estudo visa investigar se a substituição da armadura de aço por GFRP compromete a resistência mecânica das estruturas de concreto armado. Para isso, foram propostas análises do comportamento do GFRP em ensaios de tração e comparados com resultados de ensaios realizados com vergalhões de aço. Além disso, serão conduzidos ensaios de flexão a 4 pontos, compressão e pull out test, a fim de comparar a aderência dos vergalhões de fibra de vidro e aço, em conjunto com concreto.
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    Acesso Aberto
    Resistência de aderência à tração: a influência do chapisco e da composição da argamassa
    (2024-11-16) Franco, Gabrielly Laisi; Hansen, Betina; http://lattes.cnpq.br/8133838520018365; Lima, Felipe Schneider de; Kummer, Lucas Marcel
    Os revestimentos em argamassa estão presentes na maioria das construções brasileiras, sendo peça fundamental nos sistemas construtivos de alvenaria. O reboco, emboço ou camada única é uma etapa importante na construção de uma edificação e, quando adotado, oferece muitas vantagens para receber o acabamento final. Os materiais utilizados na dosagem das camadas existentes no revestimento - chapisco, emboço, reboco ou camada única - mantém uma relação direta com a resistência de aderência à tração desenvolvida pelo sistema. Normas como a NBR 13.749 (ABNT, 2013) e a NBR 15.575 (ABNT, 2021), apontam como indicativo da qualidade do revestimento, a sua resistência à aderência, dada em MPa (megapascal). Assim, o presente trabalho teve o intuito de analisar e verificar a resistência de três sistemas de argamassa (argamassa de cimento, argamassa de cal e argamassa mista) para avaliar a influência da composição da argamassa na aderência à tração, bem como a influência da existência da camada de chapisco na resistência. Para isso, foram elaborados 6 protótipos utilizando como substrato o bloco cerâmico ranhurado, sendo três deles com chapisco convencional, com as três composições de argamassa. Os resultados obtidos foram de aprovação das argamassas mista e de cimento com chapisco, já que apresentaram 16 e 13 corpos de provas aprovados, respectivamente ou seja, com resistência de aderência superior a 0,20 MPa, considerando a condição mínima de norma, que compreende o sistema de revestimento para uso interno. Já os protótipos sem chapisco apresentaram uma resistência inferior ao permitido pela NBR 13.749 (ABNT, 2013). Os protótipos com argamassa de cal foram descartados antes da realização do ensaio de aderência, por falha na execução do ensaio por baixa resistência. Por fim, pode-se concluir que a presença do chapisco tem influência positiva na resistência de aderência à tração e a argamassa mista apresentou o melhor desempenho entre as argamassas analisadas.