Química Industrial

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 28
  • Item
    Acesso Aberto
    Obtenção de carvão ativado a partir do resíduo de casca do eucalipto branco
    (2021-06) Dutra, Danrley Kristyam Rosa; Souza, Claucia Fernanda Volken De; http://lattes.cnpq.br/4215540900949347
    O carvão ativado é o material mais utilizado nos processos de adsorção de diferentes substâncias, entre as quais se destacam os de corantes de efluentes industriais. Novas formas de obtenção deste produto tem sido estudadas, como, a partir de resíduos agroindustriais, que são materiais de elevada disponibilidade e custo reduzido. Os resíduos gerados pelo beneficiamento da madeira, como cascas, lascas e serragem, muitas vezes não têm um reaproveitamento adequado, sendo destinados a compostagens, aterros ou até a incineração, gerando um problema ambiental. Visando atender a estas duas demandas, o objetivo deste foi obter um carvão ativado a partir do resíduo de cascas de eucalipto branco como adsorvente para corantes. Os materiais foram submetidos à ativação com ZnCl2 e NaOH, seguido por pirólise a 550oC em atmosfera inerte de N2 e lavagem com água. Foi realizada a caracterização do material por análise elementar de carbono orgânico total (TOC) e Espectroscopia de raios X por dispersão em energia (EDS), análise termogravimétrica (ATG) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os ensaios de adsorção foram realizados visando avaliar a capacidade de adsorção dos materiais obtidos e compará-los com o carvão ativado comercial, utilizando as isotermas de adsorção para análise. Os resultados indicam que o carvão ativado com NaOH apresentou melhor desempenho que o carvão ativado com ZnCl2, com eficiência de remoção do corante acima de 70% em 6 minutos e acima de 80% após 20 minutos de adsorção, resultados que se igualam aos obtidos para o carvão ativado comercial. Os três carvões analisados obtiveram um melhor ajuste dos dados para o modelo de Langmuir, com R2 igual a 1. Entre os diferentes tipos de ativação, foi obtido um melhor resultado para a ativação com NaOH, verificando também que houve um processo de lavagem ineficaz na amostra produzida com ZnCl2. Estes resultados são satisfatórios para a obtenção de carvão ativado a partir de resíduos agroindustriais, com eficiência na remoção do corante que se assemelha ao carvão ativado comercial, tornando-se uma alternativa viável para produção de adsorventes e diminuição da disposição de resíduos, abrindo caminho para novos estudos de aprimoramento e aplicação neste tema.
  • Item
    Acesso Aberto
    Estudo da inversão da sacarose para redução de açúcar em refrigerante
    (2020-06) Oliveira, Luiz Ricardo Mallmann; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605
    Uma das principais matérias primas para a produção de refrigerantes é o açúcar cristal. O nível de exigência por alimentos mais saudáveis com teor reduzido de açúcar está cada vez maior, tanto por parte de órgãos regulamentadores quanto do consumidor. No processo de fabricação de bebidas açucaradas, a sacarose em solução sob a presença de agentes inversores sofre inversão. Esta reação química consiste na quebra deste dissacarídeo, formando a glicose e a frutose, que juntos aferem maior dulçor aos alimentos. A inversão pode demandar muito tempo com pouca presença de agentes inversores, então, em um processo contínuo, o produto pode continuar sofrendo esta reação na prateleira e apresentar sensorialmente sabor mais doce do que no momento da preparação. Este comportamento evidencia o uso de uma quantidade maior de açúcar do que o necessário para um mesmo resultado desejado. Desta forma o objetivo deste estudo foi propor a redução de açúcar na composição de refrigerantes de uma empresa de bebidas do Vale do Taquari, utilizando como argumento, a ocorrência da reação de inversão de sacarose e suas alterações no produto. Para tanto, foram efetuados controles de Brix em amostras de refrigerante sabor guaraná, com teor reduzido de açúcar, avaliando a inversão através da evolução desse parâmetro no produto em prateleira e comparando este valor com projeção realizada em um equipamento analisador de bebidas empacotadas. Também foram realizadas análises sensoriais pelos métodos de Preferência-Pareada e Análise Descritiva Quantitativa (ADQ), em produtos frescos tradicionais e armazenados com teor reduzido de açúcar, para comparar as duas formulações. Através das análises instrumentais, foi constatado que o refrigerante sabor guaraná possui potencial para inverter até 4,92% do seu total de açúcar, porém em um tempo superior ao prazo de validade do produto, visto que na prática se observou aumento de 3,71% do Brix em um período de 270 dias. Nas análises sensoriais, utilizando uma significância de 95%, não houve diferença estatística entre amostras padrão na forma fresca ou com teor reduzido de açúcar em 5% armazenada por 14 dias. Desta maneira foi possível concluir que a ocorrência natural da inversão da sacarose em refrigerantes sabor guaraná não é um argumento viável para redução de açúcar em sua composição, porém análises sensoriais demonstram que mesmo sem a total inversão, é possível diminuir esta quantidade de açúcar do produto sem prejuízos sensoriais.
  • Item
    Acesso Aberto
    Predição da segurança farmacológica de moléculas naturais utilizando ferramenta QSAR
    (2019-11) Henn, Guilherme Schwingel; Ethur, Eduardo Miranda; http://lattes.cnpq.br/0536800052883688
    Historicamente, os produtos naturais têm sido usados pela sociedade para os mais diversos fins, sendo uma das mais promissoras fontes de novos fármacos. Os óleos essenciais, oriundos das vias metabólicas secundárias das plantas, constituem uma das classes mais estudadas de moléculas orgânicas naturais. Ensaios in silico surgem como uma alternativa para acelerar a pesquisa de novos compostos bioativos, quer seja indicando potencialidades como alertando para possíveis toxicidades. Ferramentas como Danish (Q)SAR Database realizam uma modelagem de moléculas para a avaliação das propriedades de moléculas químicas. Este trabalho tem como objetivo a utilização da ferramenta in silico Danish (Q)SAR Database na predição da segurança farmacológica de componentes majoritários de óleos essenciais, baseando-se na avaliação das propriedades de maior relevância e consistência fornecidas pelos laudos.
  • Item
    Acesso Aberto
    Gestão de materiais estranhos: análise de risco e aplicação em indústria de alimentos do Vale do Taquari/RS
    (2019-07) Laindorf, Natália; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605
    Com o desenvolvimento de áreas como a tecnologia de alimentos, o setor industrial alimentício busca melhorias contínuas para as principais tendências do mercado. Além da qualidade do produto, existe a preocupação com a segurança dos consumidores, não só por parte das indústrias, mas também por parte de várias legislações. Nesse contexto, a gestão de materiais estranhos é um dos requisitos para certificações em normas reconhecidas da indústria de alimentos. A gestão tem como objetivo eliminar ou prevenir a potencialidade de contaminação mediante a quebra destes materiais, ou então, quando necessário, gerar controles. Para isso, todos os materiais físicos devem ser classificados, como vidros, madeiras, metais e plásticos. Segundo normas de segurança dos alimentos, para a gestão dos materiais estranhos são necessárias sua listagem e localização exata, bem como a análise de riscos associados. A análise de risco avalia um potencial contaminante, sua severidade e probabilidade de ocorrência, onde após essas determinações podem-se determinar procedimentos para controle. Assim, este trabalho teve como objetivo a implementação de um procedimento de gestão de materiais estranhos em uma indústria alimentícia localizada no Vale do Taquari-RS, avaliando sua correta manipulação e disponibilização e por meio de análise de riscos foram criados controles nos processos de produção. Assim foi possível contabilizar os perigos e determinar riscos críticos, médios e baixos de materiais estranhos em setores produtivos, almoxarifado e expedição, com o auxílio dos fluxogramas elaborados após acompanhamento das atividades de cada setor. A análise e avaliação permitiram elaborar registros de controle visando o atendimento a um requisito para a manutenção da certificação da empresa na norma internacional IFS Food. Evidenciou-se também a importância da análise de risco para tomada de qualquer decisão nas linhas de produção, de modo a garantir um sistema de gestão eficiente.
  • Item
    Acesso Aberto
    Determinação do tempo de mistura necessário à obtenção da homogeneidade na dieta total para bovinos de leite da Granja Fell, do município de Bom Retiro do Sul/RS
    (2017-10) Fell, Jéssica Taís; Becchi, Cleusa Scapini; http://lattes.cnpq.br/2059504461506069
    A correta homogeneidade e distribuição da alimentação permite que o rebanho leiteiro receba uma dieta balanceada, favorecendo o consumo regular de nutrientes, o desempenho animal e a composição adequada do leite. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o tempo de mistura para se obter uma correta homogeneidade da dieta total para bovinos de leite. A pesquisa foi realizada na propriedade leiteira da Granja Fell, situada no município de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari/RS. Foram coletadas amostras em 5 pontos em diferentes tempos de mistura (2, 3, 4 e 5 minutos), totalizando 20 amostras. Foi utilizado um vagão misturador modelo Husky DS 70 da marca Storti. As amostras foram submetidas às análises bromatológicas de teores de proteína bruta, extrato etéreo, matéria mineral, matéria seca, fibra bruta, cálcio e fósforo. Obtendo-se, um banco de dados com 420 resultados. Por fim, determinou-se, com auxílio de análises estatísticas, dois tempos de mistura que obtiveram maior proximidade com o padrão formulado, sendo de 3 e 4 minutos para a análise de PCA e na comparação das médias analíticas. Assim, recomenda-se a propriedade utilizar o tempo de 3 a 4 minutos, pois irá acarretar uma distribuição correta da alimentação, promovendo uma ingestão de nutrientes mais equilibrada e diminuindo o custo de produção.