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    Neuromarketing: o comportamento do consumidor de produtos e serviçoes de beleza e bem-estar
    (2024-11) Klauck, Ariele Cristiane; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Cerutti, Bernadente; Conto, Samuel Martim de
    O neuromarketing é um novo estudo que busca entender melhor a mente do consumidor, assim, através dele é possível aperfeiçoar as estratégias de marketing e desenvolver produtos e serviços que atraiam mais os clientes. Atualmente, há alguns estudos que abordam o assunto de forma mais ampla, buscando compreender os motivos que levam as pessoas a comprar, tendo em vista que o neuromarketing é uma junção do marketing com a neurociência, dois estudos que analisam as ações do ser humano e a forma que ele é influenciado. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo identificar o perfil de clientes que consomem produtos e serviços de beleza e bem-estar. Desse modo, para alcançar os objetivos, a presente pesquisa foi realizada com estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de um questionário on-line. Os resultados obtidos foram submetidos à análise descritiva. Assim, após a análise, constatou-se que os respondentes têm o hábito de consumir produtos e serviços voltados aos cuidados pessoais e à saúde. Além disso, revelou-se que a qualidade é um tópico importante na escolha dos produtos, assim como a apresentação deles. De forma semelhante, averiguou-se que os gatilhos mentais são significativos na hora da compra. A pesquisa demonstrou, ainda, que as pessoas fazem suas compras em lugares que têm mais variedade de produtos e maior praticidade, como lojas físicas de cosméticos, farmácia ou lojas on-line. Frente a isso, observa-se o desafio de compreender o comportamento do consumidor e determinar qual é a melhor forma de chegar até ele, a fim de que determinado produto supra as necessidades e os desejos do cliente.
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    Open Access
    Qualidade no atendimento ao cliente em uma agência bancária
    (2024-12) Ritter, Pâmela; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Gottardi, Mônica de Lourdes
    Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela excelência no atendimento ao cliente tornou-se um diferencial estratégico para as organizações, especialmente no setor financeiro, em que a qualidade do serviço pode determinar a fidelização e satisfação dos clientes. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é avaliar a qualidade no atendimento ao cliente pessoa física em uma agência bancária em Lajeado/RS. Para tanto, a fundamentação teórica está alicerçada em temas relacionados a atendimento ao cliente, processos de atendimento ao cliente, perfis de clientes, elementos essenciais para a qualidade no atendimento ao cliente, satisfação do cliente e canais de atendimento ao cliente em serviços bancários. A pesquisa realizada caracteriza-se como quantitativa e descritiva, com uma amostra de 106 clientes encarteirados na plataforma de clientes pessoas físicas da agência foco do estudo. Os resultados apontam que o nível de satisfação dos clientes da agência bancária é considerado satisfatório. Contudo, foram identificados aspectos que necessitam de melhorias. Ao solucioná-las, a agência poderá obter resultados ainda mais positivos, uma vez que clientes satisfeitos representam a melhor forma de propaganda para qualquer organização.
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    Open Access
    Estudo de viabilidade econômico-financeira da implantação de uma empresa de preparo de cortes à base de carne suína
    (2024-07-08) Salvadori, Melina Amália; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Braido, Gabriel Machado; Conto, Samuel Martim de
    O Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores globais de carne suína. Os avanços tecnológicos e aumento do consumo contribuíram para o desenvolvimento da suinocultura e, consequentemente, para a economia nacional, garantindo a segurança alimentar para o consumidor, tanto no abate como no desenvolvimento de produtos derivados. Diante disso, identificou-se uma oportunidade de negócio no mercado de carne suína, fazendo-se necessário analisar se esse tipo de investimento é viável para o investidor. O presente trabalho buscou contextualizar os principais conceitos de administração financeira com o objetivo de identificar e avaliar a viabilidade da abertura de uma empresa de cortes à base de carne suína no interior do município de Roca Sales/RS, junto à atual empresa Montes Claros Agroindustrial. Para o desenvolvimento teórico foram abordados diversos aspectos referentes ao desenvolvimento de projetos, financiamentos e ferramentas de análise de viabilidade econômico-financeiras. Por meio da pesquisa de objetivo exploratório e descritivo, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico e documental e com a coleta de dados junto à trabalhos anteriores, fornecedores e profissionais da área, essa monografia elencou as informações necessárias quanto ao investimento total, as fontes de financiamento, previsão de custos, despesas e receitas. Com os dados, realizou-se uma projeção realista da Demonstração do Resultado do Exercício e da Demonstração do Fluxo de Caixa para os 6 primeiros anos de atividade. Calculou-se a viabilidade do investimento através de indicadores-chave como o Valor Presente Líquido, a Taxa Mínima de Atratividade, a Taxa Interna de Retorno e o Payback e realizou-se a análise de cenários, levando à conclusão de que é viável o investimento previsto e que o valor investido será recuperado dentro do prazo estabelecido de seis anos.
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    Open Access
    Estratégias de retenção de talentos em organizações do Vale do Taquari/RS
    (2023-11-20) Horst, Raquel Cristine; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Nagel, Elaine
    As organizações estão percebendo cada vez mais a importância de investir em capital humano e a necessidade de reter pessoas talentosas para obter sucesso. Para isso, é necessário definir estratégias eficientes que estimulem os colaboradores e proporcionem maior desenvolvimento profissional. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é analisar estratégias de retenção de talentos adotadas por organizações do Vale do Taquari/RS, e os objetivos específicos são: a) identificar quais estratégias de retenção de talentos são presentes em organizações do Vale do Taquari/RS; b) identificar a percepção de colaboradores quanto às estratégias de retenção de talentos adotadas pelas organizações; c) correlacionar as estratégias e as percepções de colaboradores quanto à retenção de talentos em organizações. A fundamentação teórica está alicerçada nos temas relacionados à gestão estratégica de pessoas nas organizações, políticas e práticas de retenção de talentos, retenção de talentos e liderança na retenção de talentos. A pesquisa classifica-se como quantitativa e descritiva, tendo como amostra 13 municípios que compõem o respectivo vale e 122 respondentes, que são colaboradores de organizações. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado on-line e os dados foram analisados por meio de método estatístico simples. Os resultados apontam que as organizações desenvolvem feedback e avaliação de desempenho, e oferecem benefícios como estratégias de retenção de talentos, porém, muitas não possuem plano de carreira ou outras ações que possam gerar mais reconhecimento e valorização dos profissionais.
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    Open Access
    Percepção de líderes sobre trabalho em equipe em uma instituição bancária do Rio Grande do Sul
    (2023-11) Fuchs, Lucas Daniel; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Braido, Gabriel Machado; Diehl, Liciane
    O presente estudo está relacionado à gestão de pessoas e busca analisar a percepção de líderes sobre o trabalho em equipe em uma instituição bancária do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, foram traçados objetivos específicos que buscam: (I) mapear as práticas organizacionais da instituição bancária que favorecem o trabalho em equipe; (II) mapear as práticas organizacionais da instituição bancária que fragilizam o trabalho em equipe; (III) identificar facilidades e dificuldades percebidas pelos líderes para promoverem trabalho em equipe; e (IV) identificar ações que promovem trabalho em equipe. A fundamentação teórica baseia-se em temas ligados às diferenças entre o trabalho realizado por meio de indivíduos, grupos de pessoas e equipes de trabalho, aos desafios enfrentados atualmente pelas instituições bancárias, e ao papel desempenhado pelos líderes enquanto promotores do trabalho em equipe. Valendo-se de métodos descritivo e quantitativo, o estudo teve como população os 259 gestores lotados nas agências bancárias da Superintendência Regional Centro do Banrisul, e destes, obteve-se uma amostra de 59 respondentes. Dentre os resultados observados, constata-se boa qualificação dos gestores, bom conhecimento dos diferentes perfis dos seus subordinados, busca por aperfeiçoamento de processos de seleção e treinamento das pessoas, e compartilhamento de informações entre os colaboradores. Também foram detectadas algumas dificuldades inerentes ao caráter público da instituição, especialmente no que se refere à utilização de recursos financeiros e aplicação de medidas disciplinares quando necessário.