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- ItemAcesso AbertoA compreensão emocional e as habilidades sociocognitivas no Transtorno do Espectro Autista(2023-04) Santana, Vitoria Santos; Marchezan, Josemar; Bücker, Joana; http://lattes.cnpq.br/1252408669562705; César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Lima, Aveliny Mantovan; Laste, GabrielaINTRODUÇÃO: Existem evidências na literatura de que crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades no reconhecimento e na compreensão das emoções. Estas dificuldades podem estar associadas a prejuízos específicos na cognição, podendo impactar diretamente nas habilidades sociais. No entanto, estes dados ainda não são conclusivos, necessitando de mais estudos neste campo. OBJETIVOS/METÓDOS: Foi de avaliar o desempenho das habilidades sociocognitivas e a compreensão emocional em dezenove crianças com TEA (sem déficit intelectual associado), em comparação a um grupo controle, composto pelo o mesmo número de crianças típicas (que apresentam o desenvolvimento global dentro do esperado), considerando as idades de 06 a 12 anos. As avaliações foram realizadas por meio dos seguintes instrumentos: o quoeficiente de inteligência - QI, por meio da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência ou Escala WASI; a atenção por meio do Continuous Performance Test – Identical Pairs (CPT-IP); as funções executivas por meio do Trail Making Test (TMT); a memória de trabalho por meio do subteste dígitos da Escala Wechsler; a compreensão emocional por meio do TEC Digital (software) – Teste de Compreensão Emocional; a prosódia emocional por meio da Tarefa afeto receptiva do PEPS-C BR (Profiling Elements of Prosody in Speech-Communication); a linguagem será avaliada por meio do Teste Strange Stories. RESULTADO: Identificou-se melhor desempenho das funções executivas por parte do grupo estudo (p<0.02). Houveram significâncias em relação à desenvoltura social (p< 0.045), problemas de comportamento (0.03) e compreensão emocional, por meio da avaliação da linguagem (p<0.001) e expressões faciais (p<0.006), sendo que o grupo estudo apresentou desempenho inferior em relação ao grupo controle. CONCLUSÃO: A compreensão emocional está relacionada com o comportamento social no TEA. O presente estudo apresenta esta relação e a importância do desenvolvimento de técnicas e/ou atividades relacionadas ao desenvolvimento da compreensão e expressões emocionais no TEA.
- ItemAcesso AbertoA disponibilidade de serviços ecossistêmicos da entomofauna aquática adjacente pode variar em diferentes sistemas de manejo agrícolas?(2023-03) Vognach, Pauline Amanda; Dalzochio, Marina Schmidt; Périco, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4494244221645524; Silveira, Eliane Fraga Da; Silva, Darliane Evangelho; Corrêa, Luiz Liberato CostaA degradação ambiental provocada pelas atividades antrópicas atinge todos os ambientes, inclusive os dulcícolas, onde os insetos aquáticos desempenham importante papel. A avaliação ambiental a partir dos serviços ecossistêmicos é uma abordagem contemporânea, mas com o potencial de trazer maior valorização e ímpeto para entender a escala de sua importância, valor econômico e conservação. Este trabalho avaliou comunidades de insetos aquáticos próximas a lavouras de arroz convencionais, orgânicas e banhados naturais, no Pampa gaúcho, de outubro de 2021 a março de 2022, realizando-se quatro campanhas de coleta. Foram coletados 1.152 espécimes, divididos em 7 ordens, 22 famílias e 31 gêneros. Os táxons mais abundantes foram Chironomus (Diptera), com 421 indivíduos, seguido de Tropisternus (Coleoptera) 152; Sigara e Belostoma (Hemiptera), com 147 e 135 indivíduos cada. O tratamento com maior abundância foi o convencional, seguindo do orgânico e natural, que apresentaram, respectivamente, 448, 411 e 293 espécimes. Entretanto, 87,5 % dos insetos das lavouras convencionais pertenciam a apenas uma família - Chironomidae (Diptera), tratamentos que apresentaram uma riqueza de 10 gêneros, enquanto que os pontos naturais somaram 23 e os orgânicos, 22 gêneros. GLM demonstrou diferenças significativas na riqueza entre lavouras convencionais e os demais tratamentos - (p≤0.009) lavouras orgânicas (p≤0.014) banhados, situação idêntica para a abundância - (p≤0.001) orgânicas e banhados. Na composição, as lavouras convencionais se distanciaram dos demais tratamentos, enquanto que as lavouras orgânicas e os banhados naturais se sobrepuseram em dois pontos, compartilhando 58 % dos táxons – NMDS (13 % stress). Testes INDval apontaram o gênero Sigara (p≤0.9;0.4) e a Família Pyralidae (p≤1.0;0.1) como táxons indicadores para as lavouras orgânicas. Análises SIMPER demonstraram que os tratamentos convencionais são 73,2 % dissimilares dos orgânicos, 78,9 % dissimilares dos banhados naturais e que estes são 69,5 % dissimilares das lavouras orgânicas. Identificou-se 28 possíveis serviços ecossistêmicos - cinco de provisão, 10 de suporte, dois de regulação e oito culturais, congregados em 11 grupos. N1 e O3 apresentaram o maior número de grupos entre as comunidades, e os tratamentos convencionais, os menores. Alguns serviços são específicos de determinados tratamentos. PERMANOVA aponta diferença na composição de grupos funcionais entre os tratamentos (p≤0.01), o que não se aplica à composição dos serviços ecossistêmicos entre esses ambientes (p≤0.8). A composição da paisagem parece não influenciar de forma significativa. Nitratos apresentaram resultados baixos ou inexpressivos, enquanto nitritos não foram detectados na água.
- ItemAcesso AbertoA epidemiologia das doenças psiquiátricas antes e durante a pandemia da covid-19(2024-08-08) Tolfo, Gladis Ramos; Não possui; Silva, Guilherme Liberato da; http://lattes.cnpq.br/9587693374011290; Brietzke, Alinne Patricia; Roncada, Cristian; Lohmann, Paula MicheleDentre as patologias mais comuns na população em geral, observa-se depressão e ansiedade, com maior agravamento dos sintomas durante a pandemia da COVID-19. Este estudo tem como objetivo avaliar a incidência de transtornos mentais tais como depressão e ansiedade; bem como associar com o contexto pandêmico da COVID-19. A população deste estudo está composta por usuários que procuraram atendimento médico por demanda espontânea nas unidades básicas de saúde (UBSs) no município de Lajeado- Vale do Taquari/Rio Grande do Sul, Brasil. O período dos prontuários que estão selecionados foi de entre janeiro de 2019 a dezembro de 2022, configurando assim o período do antes e durante a pandemia da COVID-19. A análise estatística realizada usando o JAMOVI (Version 2.3) [Computer Software] (2022) e R Core Team (2021). Foram analisados 8335 prontuários de indivíduos que estavam incluídos nos critérios de seleção e distribuídos em 36 municípios do Vale do Taquari/RS. A média de Idade da população amostrada foi de 45.5 ± 16.1 (mediana 44), sendo que 6038 (72.3%) pertencentes ao sexo feminino e 2316 (27.7%) do sexo masculino, apresentando diferença significativa na proporção dos sexos (p<0.001). Foi possível verificar um aumento do número de pessoas que buscaram serviços por causa da depressão e ansiedade, entre antes e durante a pandemia. Quanto a Depressão, podemos pressupor que existe uma diferença significativamente menor de indivíduos do sexo masculino de 12% em comparação com indivíduos do sexo feminino. Medidas de intervenção efetivas, expeditas e práticas que sejam compatíveis com as políticas públicas de saúde mental de prevenção devem ser desenvolvidas e implementadas para manter o bem-estar da saúde mental da população, não importando a sua faixa-etaria e sexo.
- ItemAcesso AbertoA exprimentação investigativa como alternativa para o ensino de química no Ensino Médio(2023-08-28) Cavasin, Edna Neves Da Silva; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Oliveira, Eniz Conceição; Hoehne, Lucélia; Bartelmebs, Roberta ChiesaParticularmente para a Química, a experimentação é essencial para consolidar conhecimentos e compreender fenômenos, relacionando-os a diferentes aplicações. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, visou examinar se a experimentação investigativa facilita o ensino de Química em uma turma de 2º ano do ensino médio em uma escola da rede pública estadual em Guarantã do Norte, estado do Mato Grosso. Para a intervenção pedagógica, foram elaboradas três Sequências de Ensino Investigativo (SEI), baseadas nos pressupostos teórico-metodológicos do ensino por investigação: Ácidos e Bases (SEI-1); Tudo se transforma (SEI-2) e por que a água não queima? (SEI-3). Em relação à geração de dados, foram utilizados instrumentos como diário de campo da pesquisadora, registros escritos produzidos pelos alunos durante as SEI e gravações em vídeo das aulas. Os dados empíricos gerados foram analisados por meio de aproximações com a técnica da análise de conteúdo. Em termos de resultados, a análise evidenciou cinco categorias, as quais convergem para o objetivo geral da pesquisa, que é investigar desafios e contribuições do desenvolvimento de atividades experimentais de natureza investigativa em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Três categorias representam as contribuições da abordagem didática adotada: indícios de melhorias na aprendizagem de conhecimentos de Química, desenvolvimento da argumentação e desenvolvimento de competências atitudinais. Quanto aos desafios, emergiram duas categorias: fragilidades nos conhecimentos de Química e dificuldades de trabalhar em grupo. De modo geral, esta pesquisa evidenciou as potencialidades das SEI e da experimentação investigativa para ressignificar o ensino de Química. O Produto Educacional decorrente desta pesquisa é intitulado “Sequências de Ensino Investigativo para o Ensino de Química no Ensino Médio”, no qual são apresentadas e discutidas as SEI desenvolvidas, que podem ser adaptadas e aplicadas em outras séries do Ensino Médio e em distintos contextos.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada de professores de Ensino Médio integrado à educação profissional do IFMT- Capus Barra do Graça- e as demandas da educação inclusiva(2017-12) Miranda, Fernanda Luzia De Almeida; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Borges, Águeda Aparecida Da Cruz; Silva, Jacqueline Silva da; Marchi, Miriam InesA formação continuada de professores constitui-se um elemento fundamental para o desenvolvimento de práticas escolares inclusivas. No Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI), essa formação assume maior relevância em virtude das peculiaridades dessa modalidade de ensino, como as que tangem à sua organização curricular e aos diversos perfis formativos de seus docentes, sujeitos da pesquisa. Este trabalho tem como lócus o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Barra do Garças, e seu objetivo precípuo é analisar os discursos de alguns professores do EMI sobre a inclusão escolar e o seus processos formativos, sobretudo o que ocorre em serviço – a Formação Continuada – tendo em vista as demandas da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utiliza a Análise do Discurso (AD) de vertente francesa para perscrutar os dados coletados por meio de três instrumentos: ficha de identificação, entrevista semiestruturada e questionário. Assim, percebem-se nos discursos docentes sobre a inclusão escolar que alguns sentidos retomam o paradigma da integração, além de manifestarem a necessidade de a Instituição criar políticas de formação continuada coerentes com o imperativo inclusivo, sendo imprescindível, para isso, o engajamento dos gestores e da equipe multiprofissional do Campus.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada em uma escola de tempo integral de Mato Grosso(2022-06) Brambilla, Sebastiani Stamm Hirsch; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Miorando, Tania Micheline; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida GuimarãesA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari. A temática trata da formação continuada de professores da Educação Básica, com o objetivo de analisar como professores e gestores de uma escola de tempo integral de Mato Grosso percebem a formação continuada desenvolvida naquela unidade escolar. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram necessários estudos de referenciais teórico/metodológicos, que nos direcionaram à abordagem qualitativa. Realizamos estudos de produções científicas, para conhecer pesquisas que se aproximassem da nossa temática; de Leis que amparam as políticas de formação continuada no Brasil e em Mato Grosso; de Pareceres Orientativos da Secretaria de Estado de Educação/MT, além de entrevistas e de grupos de discussão com professores e gestores da escola investigada. Com relação à temática em estudo, buscamos estabelecer um diálogo com autores que discutem a formação continuada, tais como: Nóvoa (1999; 2000; 2002; 2003); Imbernón (2011; 2012) e Tardif (2014), entre outros. A pesquisa foi realizada numa escola de tempo integral, num município do norte do Estado do Mato Grosso. A análise das informações, que ocorreu por meio da análise textual discursiva, evidencia que os professores compreendem a proposta de formação continuada como uma política formativa que fortalece a escola como espaço formativo, bem como os profissionais, por meio da discussão, da reflexão e da troca de experiências. As informações colhidas evidenciam aspectos positivos e fragilizados. Segundo os entrevistados, o processo formativo que ocorria antes da reformulação de 2021, centrado na escola, foi mais positivo, uma vez que fortalecia a identidade formativa na escola locus da formação continuada, oportunizando aos profissionais assumir uma postura mais crítica e reflexiva, que possibilitava mudanças no campo didático-pedagógico do ensino. No entanto, as informações também apontam que a situação pandêmica trouxe uma nova organização formativa, que passou a ser de forma on-line, alterando o projeto de formação continuada ofertado e desenvolvido na unidade escolar. Essa nova forma, segundo os sujeitos envolvidos, não atende as necessidades do contexto. Concluise que a forma organizativa que leva em consideração o documento orientativo emanado pela SEDUC/MT com especificações de cada unidade escolar atende melhor, suas necessidades formativas. Dessa forma, sugerimos que as percepções colhidas na investigação sejam consideradas, com o intuito de melhorar o processo de formação continuada e, consequentemente, o processo de ensino.
- ItemAcesso AbertoA importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5º ano em escolas do município de Paulo Afonso- BA(2024-12) Silva, Ana Paula Lima Pereira da; Oliveira, Eniz Conceição; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Silva, Jaqueline Silva e; Herber, Jane; Andersen, EleniceO presente trabalho aborda a importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5° ano em escolas do município de Paulo Afonso – BA. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar as contribuições da compreensão leitora na construção do saber nas aulas de Ciências da Natureza, na perspectiva de professores do 5° ano do município de Paulo Afonso, BA. Os objetivos específicos foram: a) investigar a percepção dos professores em relação ao papel da leitura de textos de divulgação científica pelos alunos, durante as aulas de Ciências da Natureza; e b) identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no ensino de Ciências da Natureza mediado por textos de divulgação científica como recurso didático. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, investigou as contribuições da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza, com foco na percepção de 11 professores. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados. A análise das respostas foi realizada visando identificar padrões e avaliar as percepções dos docentes sobre o impacto da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza. Com o desenvolvimento da pesquisa, descobriu-se que os professores reconhecem a importância de promover a leitura crítica e reflexiva. Eles se dizem estar empenhados em desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e compreender textos científicos de forma crítica, questionando as informações apresentadas e refletindo sobre suas implicações. No entanto, foi possível analisar que ainda falta uma sistematização no ensino para que se obtenha um resultado ainda mais satisfatório em relação à capacidade leitora dos alunos nas aulas de Ciências da Natureza.
- ItemAcesso AbertoA mentoria como recurso para jovens estudantes do Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura(2024-03) Gomes, Marcela Lorea; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Martins, Silvana Neumann; Horn, Cláudia Inês; Silva, Roberto Rafael Dias daEsta pesquisa apresenta como tema uma reflexão acerca do ensino, com foco na mentoria para jovens estudantes. A mentoria se caracteriza como uma relação de apoio e de orientação entre uma pessoa habilitada (mentor) e um aprendiz (mentorado), com o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem (Bell, 2005). Ela pode ser uma estratégia efetiva para ajudar os jovens a se desenvolverem e a construírem seus projetos de vida. A partir dos aportes teóricos de Galvão e Ricarte (2019), foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, com 16 artigos em que foi pesquisado cinco pontos sobre mentoria: seus tipos, funções, fatores de êxito, principais benefícios e tendências. Os resultados destacam a mentoria como um recurso de ensino abrangente e transformador, evidenciando seu impacto positivo em diversas dimensões do desenvolvimento de jovens estudantes. Além de fornecer suporte acadêmico, a mentoria desempenha um papel importante como apoio emocional, na promoção da identidade racial, no acesso à educação superior para comunidades vulneráveis e no estímulo ao interesse em STEM. Uma abordagem holística da mentoria, reconhecendo a personalidade única de cada aluno, parece ser uma tendência relevante nos estudos internacionais, com o intuito de promover não só o crescimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal e profissional. A relação entre mentor e mentorado é destacada como fator determinante para o sucesso da mentoria, promovendo um ambiente de confiança, de empatia e de apoio mútuo. Este estudo destaca a necessidade de promover programas de mentoria individualizados, adaptados às necessidades específicas dos alunos e seus contextos, para garantir um impacto significativo nas suas jornadas educativas e profissionais.
- ItemAcesso AbertoA polifonia dos saberes pedagógicos em contexto fronteiriço (Brasil-Venezuela), município de Pacaraima/RR(2022-08-01) Siqueira, Evangelista Soares; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; Schwertner, Suzana Feldens; Oliveira, Joelma Fernandes De; Nogueira, Francisco Marcos MendesA presente Dissertação de mestrado aborda a temática da Escola de Fronteira na intersecção com os seguintes temas: formação de professores (inicial e continuada), (multi)culturalismo e currículo. Esses conceitos a priori formam uma unidade que permite ampliar os horizontes, especialmente ao considerarmos o campo de interesse desta pesquisa (tema) e as singularidades (polifonia dos sujeitos-participantes) sobre os saberes pedagógicos e a ambiência do Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto (C.E.M.C.V.N.), o qual está localizado na cidade de Pacaraima, no estado mais Setentrional do País. Registra-se que o município faz Fronteira com a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Diante desse cenário, emergiu as seguintes questões: em que medida os saberes pedagógicos da formação inicial e continuada são mobilizados pelos professores/professoras para atender às demandas e os desafios específicos da prática docente no contexto da/na Escola de Fronteira? Qual é o modus operandi que os professores/professoras agenciam no processo de ensino e aprendizagem na Escola de Fronteira a partir da (con)vivência de alunos/alunas brasileiros/as e venezuelanos? Que saberes pedagógicos precisam ser construídos ou ressignificados com a finalidade de dar conta dos desafios que se colocam no cotidiano da/na Escola de Fronteira?. Com o intuito de buscar respostas aos questionamentos em tela, privilegiou-se a dimensão da pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso e o aporte da metodologia da História Oral através de entrevistas semiestruturas. Não obstante, devido à Pandemia do Coronavírus (COVID-19) foi preciso fazer alguns ajustes e traçar algumas estratégias para darmos conta da produção, sistematização e análise dos dados, dentre as estratégias, recorremos para as videochamadas com auxílio do Google Meet para realizar e gravar as entrevistas, além do Google Forms na aplicação de questionários. Essas estratégias se mostraram satisfatória no decorrer da investigação porque resguardou os entrevistados e o entrevistador, particularmente por causa da insegurança frente ao COVID-19. A partir da pesquisa de campo e das entrevistas é possível inferir que a dinâmica e a singularidade educacional no C.E.M.C.V.N perpassa pelos desafios e pela barreira linguista, exigindo busca de alternativas didático-pedagógica com a finalidade de mitigar os obstáculos e inserir todos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Demais, os resultados da pesquisa, ainda, apontam a Fronteira como lócus circularidade de pessoas, culturas, saberes e, também, de tensionamento sociocultural, ainda mais porque tem uma grande circulação de pessoas devido boom migratório de venezuelanos fugindo da crise econômica, política e social vividas no País vizinho desde 2014.
- ItemAcesso AbertoA produção e uso de material didático em EAD durante a pandemia da covid-19: operando com um arquivo a partir dos anais do CIAED(2022-11) Souza, Tiago Lobato De; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Hattge, Morgana Domênica; Horn, Cláudia Inês; Longo, Carlos Roberto JulianoO material didático é um importante recurso utilizado para o ensino em EAD e, durante a pandemia da COVID-19, se torna um instrumento didático-pedagógico essencial para realizar o ensino remoto. Desta forma, esta pesquisa possui como principal objetivo arquivar e analisar os trabalhos científicos que abordam o tema material didático em EAD e que foram publicados, durante os primeiros anos da pandemia da COVID-19, nos anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). Sendo assim, a investigação apresenta como problemática, investigar o que foi produzido academicamente sobre material didático em EAD, durante o contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil, já que tais materiais foram muito utilizados por professores, instituições e alunos nesse período. A base teórica-metodológica da pesquisa consiste em procedimentos arquivísticos, a partir do pensador Michel Foucault (2008a; 2008b) e de pesquisas e trabalhos sobre arquivo foucaultiano, realizados por Júlio Aquino e Gisela do Val (2018), entre outros interlocutores. Os procedimentos arquivísticos foram divididos em três etapas: rastreamento, arquivamento e análise. A partir do rastreamento realizado, foi construído um arquivo de 22 trabalhos científicos que possuem como objeto principal de estudo ou como relato de experiência, a produção ou/e o uso de materiais didáticos em EAD. O processo de arquivamento ocorreu principalmente através de indagações que surgiram a partir do contato com os trabalhos rastreados e com a organização deste arquivo. Já os arquivamentos realizados, permitiram análises em torno dos setores educacionais envolvidos com a temática da contextualização da pandemia nos trabalhos, das mídias utilizadas como suporte, dos autores e obras referenciadas nos artigos, da avaliação da aprendizagem em materiais didáticos, etc. Como o objetivo das análises não era encontrar qualquer resultado ou conclusão definitiva, tem-se a produção de um arquivo que visibiliza de que modo esses trabalhos científicos mostram o que foi e está sendo real
- ItemAcesso AbertoA relação entre suicídio e condições ambientais rurais: percepção de profissionais da saúde(2024-02) Farias, Sidinei; Rempel, Claudete; http://lattes.cnpq.br/8340497822227462; Schwertner, Suzana Feldens; Catolin, Sirlei Favero; Turatti, LucianaO objetivo desta pesquisa foi de investigar os processos autodestrutivos encadeadores de suicídio no ambiente rural, considerando a exposição humana direta ou indireta aos agrotóxicos. O estudo com pesquisa quali-quanti, analisou os municípios catarinenses de Campo Alegre e São Bento do Sul, entre os anos de 2018 a 2022, utilizando-se de dados extraídos de boletins epidemiológicos e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina sobre o panorama do suicídio e tentativas e suas relações com os agrotóxicos, outros produtos químicos e demais multifatorialidades. As diferenças etárias aliado ao sexo, a baixa escolarização e intoxicação exógena são fatores de riscos identificados. Entrevistou-se 78 profissionais da saúde, através de perguntas semiestruturadas, com resultados qualitativos discutidos a partir da análise de conteúdo em Bardin. Teceram-se categorias sobre as relações entre os problemas socioambientais e saúde, a exposição aos agrotóxicos e suas consequências, as identificações dos fatores de risco para o suicídio e o manejo de casos relacionados aos processos autodestrutivos. Constatou-se que problemas socioambientais, sobretudo os riscos ocupacionais, diabetes e hipertensão, impactos do meio social e tipos de poluição são fatores de risco à saúde, além da ocorrência de nocividades agudas e crônicas devido à exposição aos agrotóxicos. Os transtornos mentais, intoxicações com medicamentos, violência feminina e perfis de masculinidades estão associadas ao comportamento de tirar a própria vida. O manejo dos profissionais da saúde a respeito do acolhimento, avaliação, acompanhamento, práticas de prevenção e mediação dos Agentes Comunitários de Saúde são fatores de proteção humana verificados. Diferentes limitações são observadas no estudo, dentre elas a baixa notificação de intoxicação por agrotóxicos na microrregião e em outros municípios catarinenses. A pesquisa evidencia outras buscas para aprofundamentos e descobertas, ao considerar que há uma interação inesgotável entre fatores biológicos, demográficos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais que incidem nos comportamentos autodestrutivos.
- ItemAcesso AbertoA replicação de produtos educacionais por professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, PatríciaEsta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.
- ItemAcesso AbertoA utilização pedagógica do celular no Ensino de Geografia por meio do trabalho colaborativo entre orientador educacional e uma professora(2023-12) Bozzetti, Jonis; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Amado, Nélia Pontes; Kliemann, Geovana Luiza; Martins, Silvana NeumannDesde 1924, as atribuições dos orientadores educacionais vêm se transformando no Brasil, deixando de ser um trabalho exclusivo com alunos e famílias, para agregar ações pedagógicas junto aos professores, com a preocupação voltada também aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesta dissertação, objetivou-se investigar como o trabalho colaborativo entre uma professora e um orientador educacional pode promover a utilização pedagógica do celular no ensino de geografia – ambos sujeitos principais da pesquisa. Com características qualitativas e proximidades com estudo de caso, as discussões teóricas pautaram-se nos seguintes eixos norteadores: trabalho colaborativo e a relação de mentoring e a orientação educacional; utilização pedagógica das tecnologias móveis; ensino de Geografia e suas orientações curriculares. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram os registros no diário de itinerância, gravações de áudio, entrevista semiestruturada e observação participante, analisados de maneira descritiva, cronológica e interpretativa. As práticas pedagógicas ocorreram numa turma de 6º ano de uma escola municipal de Santa Cruz do Sul – RS, por meio de três ciclos, envolvendo a figura do mentor (orientador educacional) e da mentorada (professora de Geografia). Em cada um dos ciclos ocorreu planejamento, implementação e reflexão, com o intuito de desenvolver atividades pedagógicas usando o celular com foco nos aplicativos Google Maps, Clima & Radar e Google Earth. Os resultados apontaram que a relação de mentoring entre os sujeitos envolvidos proporcionou ajuda mútua, respeito, confiança e o aprender com o outro. Superaram-se dificuldades conjuntamente, sobretudo, a de encontrar aplicativos para alinhá-los com algum tema de aula e buscar estratégias para diminuir as dúvidas dos alunos nas atividades. Com relação à utilização pedagógica da tecnologia nesse processo, proximidades com duas delas foram observadas: a centrada no aluno, na medida em que os estudantes puderam investigar e analisar dinâmicas relativas a paisagens históricas e condições de monitoramento instantâneo do tempo, em lugares de sua realidade, colaborando com o ensino de Geografia ao colocar os estudantes numa posição ativa. Já na centrada no professor, os alunos, passivos, observaram como manipular os aplicativos, por meio de vídeos tutoriais, o que contribuiu positivamente para a diminuição das dúvidas deles. O estudo apontou a possibilidade de usar o celular em aula, articulando aplicativos com objetos de conhecimentos, objetivos, habilidades, metodologias e avaliação. Assim, as práticas vivenciadas sinalizam uma continuidade futura no fazer pedagógico do orientador educacional, principalmente, quanto ao mentoring e o trabalho colaborativo em intervenções com os docentes, considerando os feedbacks positivos da professora de Geografia, tais como, maior tranquilidade e autonomia ao longo das práticas e o relato de que voltará a utilizar/aprimorar o uso dos aplicativos em aulas futuras.
- ItemAcesso AbertoUma abordagem alternativa para o ensino da física: consumo racional de energia(2010-11-09) Scorsatto, Maicon Castro; Konrad, Odorico; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962A humanidade tem se caracterizado pela sua interferência na natureza, visando explorar e utilizar seus recursos com o intuito de atender suas necessidades e, muitas vezes, causando danos por transformá-la exaustivamente. Alertas de crise no setor energético e o abusivo desperdício de energia elétrica nos motivaram a apresentar uma abordagem alternativa para o ensino do tema Energia, a qual foi desenvolvida com os alunos do 3o ano do Ensino Médio, do Instituto Ernesto Ferreira Maia, no município de Fontoura Xavier – RS. A proposta foi desenvolver uma prática pedagógica que valorize os conhecimentos do cotidiano do aluno, relacionando-os com os novos conceitos adquiridos no decorrer dos estudos. Além de abordar aspectos relativos ao meio ambiente, foi feita uma reflexão sobre o tema Energia, retratando seu uso racional, a partir de uma perspectiva educacional, buscando conscientizar os alunos sobre a importância de evitar desperdícios e discutindo as possíveis consequências para o Planeta. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento deste trabalho possuem foco em aspectos qualitativos, e, inicialmente, envolveram: a aplicação de um questionário para verificar as abordagens do tema Energia utilizada pelos professores de Física; a análise de livros didáticos para verificar o que os mesmos apresentam sobre o assunto; a aplicação de um questionário de sondagem buscando investigar o que os alunos sabem sobre o tema. Na sequência, desenvolveu-se uma prática pedagógica envolvendo o tema Energia e, por fim, foi aplicado um questionário aos alunos participantes da prática pedagógica. Os dados obtidos com estes instrumentos foram analisados com base no referencial que norteou o desenvolvimento da pesquisa. Como resultados, destaca-se que a proposta gerou um comprometimento com a educação, possibilitando aos alunos refletirem sobre a importância de se economizar energia, preservando assim o meio ambiente. Os alunos conseguiram relacionar o conteúdo com seu cotidiano, gerando possíveis condições favoráveis para a ocorrência de uma aprendizagem significativa.
- ItemAcesso AbertoUma abordagem do uso do software Graphmatica para o Ensino de Funções na primeira série do Ensino Médio(2011-10-11) Wegner, Alexandre; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962No decorrer da vida discente, quando graduandos em Licenciatura Plena no Curso de Matemática, observamos a falta que fazem os recursos computacionais numa sala de aula. Tanto quanto a aplicabilidade dessas ferramentas para o estudo, como para o ensino respectivamente. Muitos colegas docentes reclamam que não conseguem vencer o ensino do conteúdo de Matemática durante o ano letivo, o motivo principal é a falta de tempo. Logo existem estes recursos conhecidos como softwares para o ensino, programas computacionais que permitem ao professor simular as mais diversas situações problemas em pouco tempo para os seus alunos, e também os próprios alunos poderem fazer as simulações necessárias para resolverem as questões solicitadas, resultando em mais tempo para ambos discutirem os conceitos que aquele determinado conhecimento requer. Nesta pesquisa que resulta na conclusão do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu no Universidade do Vale do Taquari Univates na cidade de Lajeado/RS, estudamos as contribuições do software Graphmatica para o ensino de Funções na Primeira Série do Ensino Médio na Escola Estadual Vera Cruz/RS. Os objetivos principais da pesquisa foram os seguintes: analisarmos os livros didáticos de Matemática para a Primeira Série do Ensino Médio que estavam presentes na biblioteca da referida escola, para verificar como esses apresentam o conteúdo denominado Funções e se fazem menção ao uso de recursos computacionais para o ensino das mesmas; instigar as possibilidades que os recursos computacionais podem apresentar para a aprendizagem dos alunos; e, também entendermos as contribuições que o software Graphmatica pode oferecer ao professor na abordagem do conteúdo de Funções em sala de aula. Após a análise de quinze diferentes livros de Matemática encontrados na biblioteca, utilizamos o software para a abordagem do ensino das Funções Afim e Quadráticas em seis períodos de aula na turma 17 durante a noite, paralelamente às aulas tradicionais que usam o quadro verde e o giz. Após esta coleta de dados realizamos uma entrevista escrita com os alunos e outra com o professor titular de Matemática da turma pesquisada. Diversos são os resultados em relação à aceitação do uso do software Graphmatica pelos alunos, já para o professor temos bons resultados, tanto pela qualidade dos gráficos de fácil visualização, como pela velocidade que os mesmos são traçados em duas dimensões, o necessário para uma aula de qualidade no Ensino Médio.
- ItemAcesso AbertoAbordagem STEM: o desafio do seu planejamento e implementação na educação profissional de ensino médio(2020-12-18) Campos, Jakeline; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Amado, Nélia Maria Pontes; Neide, Italo Gabriel; Bisognin, EleniA abordagem STEM busca desenvolver o ensino, integrando experiências, interpretações e reflexões em torno de situações reais do cotidiano. Este estudo objetivou investigar como a abordagem STEM pode contribuir na articulação entre a formação geral e a formação técnica profissional de nível médio. Foram estabelecidos os objetivos específicos: Discutir as possibilidades para a integração entre as diversas áreas do conhecimento proposta pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio; Estimular a abordagem STEM em uma situação problema dentro da proposta do novo Ensino Médio em um curso Técnico em Eletrotécnica; e Descrever os desafios e oportunidades do processo de ensino/aprendizagem por meio da abordagem STEM. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo o estudo desenvolvido com alunos da 1a série do Ensino Médio do SESI da cidade de Pimenta Bueno, em Rondônia. Foi desenvolvido uma situação de aprendizagem designado por tema O Mundo do Trabalho na Indústria, em conjunto com os professores das áreas de conhecimento propostas pelos Novo Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Eletrotécnica. A proposta envolveu o planejamento e implementação de aulas e atividades com base na abordagem STEM. O projeto envolveu o uso de Arduino Leonardo, visita técnica a uma usina hidrelétrica, tendo como desafio propor resoluções de problemas reais. Os resultados evidenciaram que o SESI/SENAI está em processo de adaptação ao Novo Ensino Médio proposto pela BNCC, dado que utilizou a Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) e utilizou a abordagem STEM para promover a construção do conhecimento dos alunos da turma em estudo. Foi possível perceber que a aplicação de uma abordagem STEM contribui para a interlocução entre as áreas de conhecimento e traz maior protagonismo dos alunos na construção do próprio conhecimento; além disso, incentiva os alunos para que sejam críticos e profissionais competentes na busca de soluções para em suas futuras atividades de trabalho. A visita técnica desafiou os alunos no entendimento entre ciências, meio ambiente, tecnologia, matemática, física, linguagens, provocando no aluno uma atitude proativa. Na atividade prática, com uso do Arduino Leonardo, percebeu-se a autonomia dos alunos para a realização dos desafios, o engajamento no trabalho em equipe, a compreensão dos problemas, o envolvimento para encontrar as soluções, a construção de um pensamento crítico diante das ações necessárias com base na interação com ambientes não-formais de aprendizagem, visando diminuir o consumo de energia. Por fim, percebeu-se a contribuição da abordagem STEM para o ambiente escolar, na educação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que constroem sua autonomia para alcançar as metas de seu conhecimento.
- ItemAcesso AbertoAs abordagens da sustentabilidade nas discussões sobre desenvolvimento: uma análise a partir da obra de Dinizar Becker(2008-11-20) Agostini, Cintia; Dallabrida, Valdir RoqueA presente dissertação busca identificar, classificar e analisar as convergências e divergências das diferentes concepções atribuídas à sustentabilidade na literatura contemporânea, a partir de um conjunto de autores, considerando a delimitação metodológica assumida neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa explicativa baseada em fontes bibliográficas, uma tese teórica interdisciplinar e temporal imbricada nas atuais discussões sobre sustentabilidade. A partir de uma leitura pessoal sobre sustentabilidade e da obra do professor Dinizar Becker aborda-se a construção teórica do referido autor, tema principal desta dissertação, identificando as bases teóricas de suas obras e a sua tese, na tentativa de responder a pergunta principal: O autor Dinizar Becker tratou do tema da sustentabilidade com originalidade, com identidade própria? A partir da identificação de oito diferentes concepções de sustentabilidade - que são: à concepção de sustentabilidade a partir da ecologia natural; a concepção daqueles trabalhos que se fundamentam na descrença de perspectivas para um futuro sustentável; a concepção de sustentabilidade a partir da racionalidade econômica; a concepção de sustentabilidade a partir de uma economia baseada nas condições ambientais, a economia ecológica; a concepção de sustentabilidade a partir do cidadão; a concepção de sustentabilidade a partir do planejamento político; a concepção de sustentabilidade a partir da interdisciplinaridade, abrangendo os aspectos econômicos-sociais-ambientaispolíticos; e a concepção de sustentabilidade a partir da racionalidade ambiental –, confirmou-se a hipótese central do trabalho, de que o autor Dinizar Becker tratou do tema da sustentabilidade com identidade própria, com originalidade, consideradas as diferentes abordagens da sustentabilidade presentes nas discussões de desenvolvimento.
- ItemAcesso AbertoAbordando geometria por meio da investigação matemática: um comparativo entre o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental(2015-05) Schmitt, Fernanda Eloisa; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290Este estudo refere-se a atividades de geometria abordadas à luz da metodologia investigação matemática com alunos do 5o e 9o anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da Educação Básica da região do Vale do Taquari. Estas escolas são parceiras do Observatório da Educação intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”. Este trabalho tem por objetivo investigar as conjecturas apresentadas pelos alunos e as diferenças e semelhanças que os alunos destas distintas turmas apresentam quando as criam. Pretendeu-se, ainda, estimular nos alunos a cultura da escrita em matemática, proporcionar-lhes momentos de autonomia no que diz respeito a sua formação discente e momentos de trabalho em grupo, promovendo a socialização de aprendizagens. Os aportes teóricos usados estão alicerçados nos escritos de Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) que expressam que atividades de investigação matemática instigam o aluno à descoberta de novos saberes, por meio de problemas abertos, os quais propiciam o levantamento de conjecturas possíveis de serem testadas e matematicamente registradas. A proposta com foco investigativo foi composta de cinco atividades que abordavam diferentes tópicos de geometria. A pesquisa de cunho qualitativa pode ser considerada um estudo de caso. O material de pesquisa constituiu-se de diário de campo dos alunos, diário de campo do professor e filmagens das aulas. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, por meio de categorias elaboradas a partir das diferenças e semelhanças que foram surgindo ao longo da intervenção. Como resultados, verificou-se a dificuldade no manuseio da régua e do transferidor, tanto por parte dos alunos do 5o como pelos do 9o ano e em relação à escrita das conjecturas e conclusões. Percebeu-se que os alunos expressavam suas ideias oralmente, mas, no momento de escrevê-las no papel, apenas o faziam de forma sintética. Como ponto positivo, os alunos trabalharam em grupo, colaborando uns com os outros e auxiliando os que apresentavam maiores dificuldades. Esta experiência possibilitou lidar com o novo e o inesperado, permitindo aos alunos participarem mais ativamente de sua própria aprendizagem, dando-lhes mais autonomia.
- ItemAcesso AbertoAbundância populacional de Crypturellus noctivagus em fragmento florestal no estado do Rio Grande do sul, Brasil(2014-10-06) Corrêa, Luiz Liberato Costa; Krügel, Marilise Mendonça; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893O presente estudo teve por objetivo avaliar a abundância e densidade populacional de Crypturellus noctivagus em um fragmento florestal entre os municípios de São Sepé e Formigueiro, Rio Grande do Sul. Dois métodos foram utilizados para a coleta de dados: transectos com bandas e amostragem por pontos. Para as amostragens foram estabelecidas cinco trilhas variando entre 500 a 900 metros, totalizando 3.400 metros de extensão. No transcorrer das trilhas foram locados 15 pontos de escuta. As amostragens foram quinzenais entre setembro de 2012 e março de 2013, utilizando os dois turnos diurnos para as amostragens, totalizando 24 amostragens por cada método. Os dados obtidos através da amostragem por transecto com bandas em 81.600m percorridos foram modelados pelo tamanho total do fragmento (450 ha) com o uso do programa Distance 5.0, indicando densidade de 3.38 espécimes por km². O esforço por pontos de escuta totalizou 120hs apresentando abundância em 1.26. Conforme os resultados obtidos, Crypturellus noctivagus se encontra isolado de outras possíveis populações que possam a vir ocorrer no Rio Grande do Sul. Devido a sua única e reduzida população conhecida caracteriza-se como uma espécie Criticamente em perigo de extinção no estado.
- ItemAcesso AbertoAção antimicrobiana de Rosmarinus officinalis e Zingiber officinale frente a Escherichia coli e Staphylococcus aureus em carne mecanicamente separada de frango(2016-07) Diemer, Andréa Wolf; Ethur, Eduardo Miranda; http://lattes.cnpq.br/0536800052883688A indústria de produtos cárneos, necessita produtos que possuem uma demanda alta de vendas, porém, o consumidor, em busca de uma vida mais saudável está exigindo produtos com praticidade, qualidade, segurança e que estes sejam nutritivos. Um dos ingredientes utilizados para a fabricação de produtos a base de carne é o nitrito. Este melhora a coloração, realça o sabor, impede a oxidação lipídica e é um importante agente bactericida na indústria de alimentos. Porém, o nitrito, em concentrações elevadas pode ser carcinogênico. Levando isto em consideração o objetivo deste trabalho é avaliar a ação antimicrobiana de extrato aquoso e óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis) e gengibre (Zingiber officinale) frente a Escherichia coli e Staphylococcus aureus em carne mecanicamente separada de frango (CMS).Realizou-se as análise da CIM e CBM sendo que para E. coli utilizando o extrato aquoso de alecrim verificou-se, uma CIM de 5,0 mg/mL e CBM >20 mg/mL, enquanto o extrato aquoso de gengibre uma CIM de 20 mg/mL e CBM >20 mg/mL. Para o óleo essencial de alecrim constatou-se uma CIM de 1,25 mg/mL e CBM de 2,5 mg/mL, enquanto o óleo de gengibre uma CIM de 1,25 mg/mL e CBM de 5,0 mg/mL. Para S. aureus utilizando o extrato aquoso de alecrim, obteve-se uma CIM e CBM de 5,0 mg/mL, enquanto o extrato aquoso de gengibre uma CIM e CBM de 20 mg/mL. Para o óleo essencial de alecrim constatou- se uma CIM de 0,625 mg/mL e CBM de 1,25 mg/mL, enquanto o óleo de gengibre uma CIM de 1,25 mg/mL e CBM de 2,5 mg/mL. A partir destes resultados pode-se dizer que os mesmos demonstram-se promissores em relação a ação bactericida e bacteriostática. Em posse dos resultados da CIM e CBM, descartou-se o uso dos extratos aquosos, em função da baixa atividade detectada na CIM e CBM, então seguiu-se os experimentos somente com os óleos essenciais, em seguida, realizou- se as análises de contagem de colônias (UFC) das amostras. Para estas análises verificou-se que o óleo de alecrim e gengibre frente as bactérias Escherichia coli (ATCC 25922) e Staphylococcus aureus (ATCC 6538P), não apresentaram efeito bacteriostático e nem bactericida. Diante de todos os resultados constatou-se que a CIM e CBM não podem ser utilizados como parâmetro microbiológico para matrizes cárneas, pois o comportamento bactericida e bacteriostáticos não se equivaleram, isso para as condições dos experimentos realizados nesta pesquisa.