Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Autor "Almeida, Cláudia Patrícia Nunes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoUm inventário arquivístico do Ciclo do Marabaixo: vestígios de resistência da cultura afro-amapaense(2025-02-26) Almeida, Cláudia Patrícia Nunes; Olegário, Fabiane; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Horn, Cláudia Inês; Nodari, Karen Elisabete Rosa; Feldens, DInamara Garcia; Costa, Gilcilene Dias daEsta pesquisa é decorrente da investigação de doutorado, realizada no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates/RS/BR, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). A pesquisa toma como objeto de estudo os arquivos do Ciclo do Marabaixo - movimento cultural afro-amapaense com ritos religiosos e profanos, em honra ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, organizado pelos descendentes africanos residentes no Estado do Amapá. Dessa forma, a pesquisa apresenta a seguinte problemática: de que modo a produção e reapropriação de arquivos dos saberes do Ciclo do Marabaixo poderia colaborar para práticas curriculares do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá - Campus Santana, no que tange à valorização, preservação e reconhecimento da cultura afro-amapaense? A investigação toma como procedimento metodológico o arquivo, a partir de Michel Foucault, o qual se caracteriza como um conjunto de regras que permite o aparecimento, a ativação e o apagamento de discursos, cujos ecos prolongam-se até o presente. Inicialmente foi realizado o levantamento e o arquivamento de teses e dissertações da CAPES, que tratavam do tema do Ciclo do Marabaixo, visando verificar se tais pesquisas retratavam a possibilidade de integração do tema ao currículo. O segundo procedimento consistiu em promover uma roda de conversa a respeito dos saberes culturais do Ciclo do Marabaixo e suas relações com a cultura amazônica, para professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá - Campus Santana, e uma exposição visual sobre o Ciclo do Marabaixo, com vistas a provocar uma reflexão sobre a potência desse arquivo para o campo curricular. O terceiro procedimento consistiu em arquivar e arquivizar, por meio de montagens e remontagens, o acervo de fotos, imagens e escritos acerca das memórias do Ciclo do Marabaixo, constituindo um novo arquivo. O gênero carta foi escolhido como procedimento de escrita da tese, pois esse gênero também possui um caráter arquivista. Acredita-se que esta (re)criação e (re)atualização do arquivo dos saberes culturais do Ciclo do Marabaixo poderá dar visibilidade ao mesmo junto aos professores e por fim engendrar a importância dessa cultura nas práticas curriculares do Instituto Federal do Amapá.