Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Amaral Filho, Lúcio Siqueira"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA importância do planejamento de comunicação em campanhas publicitárias: um estudo qualitativo em agências de comunicação(2024-12) Bagatini, Larissa; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Meurer, Flávio Roberto; Silva, Patrick daEste artigo tem como objetivo compreender os processos de planejamento de campanhas publicitárias, em agências de comunicação da região do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com base em autores como Corrêa, Bona, Kotler e Gil foi possível entender a estruturação de agências de comunicação, seu planejamento estratégico, planejamento de comunicação e o significado de marketing. Por meio de uma pesquisa de caráter exploratório e respostas obtidas através de um questionário, analisou-se as estruturas dos setores de planejamento de agências de comunicação da região do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre, bem como suas diferenças e similaridades, os profissionais responsáveis pela área e suas respectivas rotinas. Ao final, foi possível identificar que a localização geográfica das agências não interfere diretamente em sua estruturação e dinâmica de planejamento.
- ItemAcesso AbertoAplicação prática de técnicas de neuromarketing em anúncios online nas plataformas Facebook e Instagram(2024-12) Wilsmann, Diego Augusto; Meurer; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Gregory, Milena; Meurer, Flávio RobertoA aplicação de técnicas de neuromarketing para a otimização de performance em imagens de anúncios online nas plataformas Facebook e Instagram representa um campo emergente que busca aumentar a taxa de conversão e o engajamento dos consumidores. Embora promissoras, essas técnicas ainda são pouco exploradas pelas empresas em suas campanhas publicitárias digitais. O uso de neuromarketing pode oferecer uma vantagem competitiva ao permitir que as empresas criem anúncios mais impactantes e eficazes, baseados em uma compreensão científica de como os consumidores reagem a diferentes estímulos visuais e emocionais. O presente estudo analisou a aplicação de gatilhos mentais (prova social, escassez e contraste) em seis criativos distintos, mensurando o desempenho através de KPI’s, como CTR e CPC. Os resultados comprovaram que a prova social foi o gatilho mais eficaz, com maior CTR (1,16%) e excelente custo-benefício, seguida pelo gatilho de escassez, com custo competitivo (R$ 0,37) em um criativo. O contraste apresentou consistência, mas menor impacto. Conclui-se que a prova social gera melhores resultados ao capturar a atenção e estimular ações dos consumidores.
- ItemAcesso AbertoComo as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?(2022-12) Schneider, Luize Vivian; Amaral Filho, Lúcio SiqueiraCada detalhe incluído em um produto ou serviço afeta o consumidor de uma certa forma, incentivando ou desestimulando a compra. As cores têm uma variedade de significados que auxiliam nesse processo, visto que, se utilizadas corretamente pelas marcas, podem contribuir para o posicionamento e uma imagem positiva. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como as cores definem o posicionamento da marca Salon Line, uma marca de cosméticos brasileira. Considerando isso, o presente artigo busca esclarecer alguns conceitos como marca, posicionamento, branding, psicologia das cores, mercado de beleza e cosméticos e a marca Salon Line. A metodologia escolhida foi a qualitativa exploratória, por meio de um questionário enviado para vinte consumidoras. Isso permitiu analisar a importância das cores para atrair a atenção do consumidor, transmitindo uma imagem de qualidade e trazendo a possibilidade de compreender como a Salon Line utiliza as cores para aumentar o reconhecimento. Foi possível perceber que as cores têm um papel crucial para captar a atenção do consumidor, transmitir um elevado nível de qualidade e uma impressão positiva da marca, tornando-se essenciais na expressão de sentimentos, emoções e gerando um maior desejo de compra. Espera-se que este artigo possa colaborar com profissionais da área e auxiliar empresas a utilizarem a psicologia das cores como forma de contribuir e alcançar resultados positivos.
- ItemAcesso AbertoFONTANA/SA: O posicionamento de marca pelo olhar da comunidade encantadense(2022-12) Fabris, Luísa; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Kraemer, Fábio Luís; Corbellini, DouglasCompreender a opinião e as necessidades do consumidor, atualmente, tem se tornado fundamental para a construção de marcas fortes. Buscando entender como a empresa Fontana/SA é vista pela comunidade encantadense, este trabalho almeja conhecer melhor a instituição referida e entender qual é o posicionamento desejado por ela. Para isso, empregou-se como metodologia uma pesquisa exploratória que utilizou dados bibliográficos e documentais, além de uma pesquisa em profundidade com um gestor da empresa e um formulário para a comunidade. Ao fim destas etapas, foi possível observar uma convergência de pensamentos - apesar de alguns percalços de comunicação - entre o posicionamento pretendido pela Fontana/SA e a visão da população local sobre a empresa. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos para a realização de novos estudos e pesquisas, a fim de melhorar a relação entre a empresa e seus clientes.
- ItemAcesso AbertoJornalismo de marca: a conexão entre jornalismo e marketing de conteúdo(2022-06) Rosário, Isabela Ramos Do; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Staudt, Marcus Vinícius; Zanela, Alexandra LetíciaJornalismo de marca é um conceito recente diante de outras estratégias adotadas por marcas para conversar e informar seu público. Existem diversos públicos com quem uma empresa pode conversar. No Jornalismo, esse público é o leitor. No marketing de conteúdo, é o consumidor. No jornalismo de marca, o público é o que está inserido no universo da empresa. Considerando isso, o presente artigo vai esclarecer o que é jornalismo de marca e como o Jornalismo e o marketing de conteúdo contribuem para o seu desenvolvimento. Buscou-se compreender a caracterização e papel do Jornalismo (PENA, 2005) bem como as evoluções do marketing e o que é marketing de conteúdo (KOTLER, 2021), o conceito de jornalismo de marca (LIGHT, 2020) e estabelecer relações entre jornalismo, marketing de conteúdo e jornalismo de marca através de uma entrevista. A metodologia escolhida foi a qualitativa exploratória e descritiva, utilizando métodos bibliográficos e de internet, bem como de campo. O estudo aponta as principais conexões entre as três frentes e define onde o jornalismo de marca se encontra.
- ItemAcesso AbertoA normalização de peles reais: um estudo de caso sobre a marca Sallve(2022-06) Gregory, Milena; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Brod, Rodrigo de Azambuja; Silva, Patrick Paes daEm uma sociedade fundamentada em um padrão de beleza bem definido, ter orgulho de uma pele “imperfeita” vai ao encontro do movimento de autoaceitação da pele. As marcas que buscam a atenção de seus consumidores por meio do real e natural são capazes de promover em seus usuários a sensação de pertencimento e acolhimento, podendo gerar grandes influências no comportamento dos consumidores e no processo de compra. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo mostrar como a marca Sallve representa as peles femininas em suas comunicações, e entender, por meio de pesquisa, se elas interferem na aceitação feminina. Buscou-se apresentar o brand equity, um conjunto de ações de uma marca para proporcionar valor aos consumidores através de um produto ou serviço. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com a marca Sallve, uma marca de cosméticos brasileira, no qual foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, sendo enviado um questionário que foi aplicado a oito clientes da marca de diferentes peles (branca, parda, preta e amarela) visando a diversidade para um resultado ampliado, bem como a compreensão do sentimento de cada uma sobre a sua representação. A análise do trabalho se baseou nas respostas obtidas e, assim, foi possível revelar que a marca está muito bem posicionada na mente dos consumidores, por meio da ótima percepção da marca e dos benefícios de seus produtos por parte de quem os consome, confirmando que as experiências com a marca e a sensação de pertencimento são fundamentais para criar conexões e maior chance de fidelização.
- ItemAcesso AbertoProtometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung(2022-12) Althaus, Matheus Gabriel; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Meurer, Flávio Roberto; Staudt, Marcus ViníciusO termo metaverso recebeu destaque na mídia e no mundo quando Mark Zuckerberg disse que sua empresa estava migrando para o metaverso. Dúvidas surgiram sobre o que seria esse novo meio e de que forma ele afetaria os diferentes mercados, inclusive o da publicidade. Parte da solução para estas dúvidas é encontrada nos protometaversos, protótipos que almejam, um dia, se tornarem um metaverso de fato. Neste contexto, surge o problema da pesquisa: de que forma os protometaversos podem ser utilizados por marcas para a realização de ações de branding, utilizando como base as estratégias adotadas pela Samsung no universo do Fortnite. O objetivo geral é realizar o levantamento e a análise das estratégias de branding da Samsung no protometaverso do Fortnite. Assim, foram abordados os conceitos de marca, branding, brand equity, bem como fundamentados os programas que modificam o brand equity. Ainda, de modo a entender o funcionamento do referido espaço escolhido para a realização destas ações, foram abordados os conceitos de metaverso e o próprio protometaverso do Fortnite. Por fim, foram utilizados os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de internet e estudo de caso. A análise demonstrou ser possível identificar elementos dos programas de buzz marketing e marketing de experiência nas estratégias adotadas pela marca. Programas capazes de fortalecer a imagem de marca e gerar maior valor para a Samsung e seus produtos, servindo de modelo para outras empresas realizarem ações semelhantes neste novo meio.
- ItemAcesso AbertoStudio Ghibli: o impacto das estratégias de marketing na fidelização dos fãs(2024-12-23) Wermann, Bianca Oliveira; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Lohmann, Renata; Meurer, Flávio RobertoEste estudo avalia o impacto das estratégias de marketing do Studio Ghibli na fidelização dos fãs. O Studio Ghibli foi fundado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, e é conhecido mundialmente por suas animações, que trazem críticas e reflexões sobre o modo de vida da sociedade. Este estudo explora como as estratégias da marca, as parcerias, a participação em eventos e o uso de redes sociais ajudaram a construir, manter e fidelizar os fãs. A análise baseia-se na cultura dos fãs e em teorias do marketing para compreender como o Studio Ghibli transformou os admiradores em promotores gratuitos da marca. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, utilizando um formulário virtual de perguntas dissertativas e objetivas. Os resultados mostraram uma predominância de público feminino jovem adulto e com alta escolaridade. Estratégias como lançamentos exclusivos e campanhas digitais se destacaram, enquanto a alta taxa de recomendação reforça que o estúdio transforma fãs em promotores gratuitos, evidenciando o sucesso de suas estratégias de marketing cultural e de experiência.
- ItemAcesso AbertoUm olhar para a marca pessoal do artista Harry Styles(2024-12-27) Dornelles, Raíssa; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Delfino, Rafael; Lohmann, RenataO presente artigo científico busca entender as transformações da marca pessoal de Harry Styles desde sua saída da banda One Direction, explorando como suas escolhas artísticas e estéticas moldaram sua identidade enquanto artista solo. Utilizando abordagem qualitativa, a pesquisa empregou revisão bibliográfica e questionários online direcionados aos fãs do cantor. Os resultados destacam que Harry Styles é percebido como uma marca autêntica e inovadora, caracterizada pela conexão emocional com seus fãs, engajamento com causas sociais e estilo único que desafia normas de gênero e padrões estéticos.