Ensino de Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleção
Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
Navegar
Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Giongo, Ieda Maria"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAlunos/as surdos/as e processos educativos no âmbito da educação matemática: problematizando relações de exclusão/inclusão(2010-11-09) Picoli, Fabiana Diniz De Camargo; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127O presente trabalho tem por objetivo problematizar a educação matemática de alunos/as surdos/as incluídos/as em classes de ensino regular e que frequentam, em turno inverso, a Sala de Recursos. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos ao pensamento de Michel Foucault e à educação de surdos/as em seus entrecruzamentos com o campo da Etnomatemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada no Instituto Estadual de Educação Felipe Roman Ros em Arvorezinha, RS, e tem como participantes quatro alunos/a surdos/as. O material de pesquisa gerado está composto por anotações em diário de campo da pesquisadora, excertos de filmagens de atividades propostas na Sala de Recursos e material escrito produzido pelos participantes da pesquisa. A análise do material de pesquisa aponta que se, por um lado, os/as alunos/as utilizavam a calculadora cotidianamente na sala de aula regular; por outro, na Sala de Recursos, não demonstravam reconhecer as funções e operacionalidade deste artefato. Ademais, estes/as mesmos/as alunos/as explicitaram, quando confrontados com situações problemas, estratégias distintas daquelas usualmente exploradas em sala de aula. Tais análises permitem mostrar a produtividade dos estudos do campo da Etnomatemática para a relação ética com a diferença.
- ItemAcesso AbertoConsumo energético: um tema para o presente ou para o futuro?(2010-06-21) Kilpp, Guilherme Germano; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades e limitações de ampliar conceitos relativos à energia no âmbito da disciplina de Física, bem como tal ampliação pode fomentar as discussões acerca da necessidade de se repensar o alto consumo energético no cotidiano. A pesquisa e a prática pedagógica que engendraram a dissertação foram desenvolvidas junto a uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola em um município no interior do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos aos conceitos de energia como: fontes de energia, tipos de energia, medidas de energia, transformações energéticas, equilíbrio térmico, rendimento de máquinas, aproveitamento de energia em seus entrecruzamentos com os estudos que preconizam a importância da investigação das ideias prévias dos alunos conforme descritas nos estudos de Harres (1990). O material de pesquisa está constituído por questionário de ideias prévias, material escrito e produzido pelos alunos durante as aulas e anotações do pesquisador em um diário de campo. A análise efetuada sobre o material de pesquisa mostrou que, inicialmente, os alunos não demonstravam conhecimento científico mais adequado a respeito de energia e tampouco problematizavam questões relativas ao alto consumo energético diário. Também foi possível inferir que a utilização do material didático elaborado pelo pesquisador permitiu alteração das ideias prévias dos alunos acerca da temática pesquisada, bem como se tornou central para discussões que apontam para a necessidade de toda a sociedade economizar energia.
- ItemAcesso AbertoDo castelo de esperas à chegada da tecnologia: o uso do Graphmática para o ensino de cálculo(2016-07) Souza, Antônio Aparecido Alves De; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente dissertação tem como objetivo geral problematizar, alicerçada em referenciais teóricos do campo do ensino da Matemática, as possibilidades e limitações da inserção do software Graphmática em turmas de Cálculo para Cursos de Engenharia, em especial no que concerne ao conteúdo funções. A prática pedagógica foi desenvolvida em uma turma de Cálculo I de uma faculdade baiana e envolveu uma investigação de cunho qualitativo. O material de pesquisa se constituiu de filmagens das aulas ministradas, material escrito e produzido pelos estudantes, diário de campo do professor pesquisador e questionário respondido pelos discentes. A análise deste material – à luz de referenciais teóricos que apregoam a produtividade da inserção das tecnologias nas aulas de Matemática – permitiu a emergência de três resultados, a saber: a) Antes do uso do software, os estudantes utilizavam tempo excessivo na construção de gráficos em detrimento da análise matemática dos mesmos; b) Os estudantes, ao fazerem uso do Software Graphmatica, passaram a questionar aspectos relevantes no que se refere à aplicabilidade do software em situações problemas e c) A partir dos resultados da pesquisa intervenção efetivada, o professor pesquisador passou a rever sua prática pedagógica.
- ItemAcesso AbertoEducação matemática, culturas rurais e etnomatemática: possibilidades de uma prática pedagógica(2012-10-03) Strapasson, Andreia Godoy; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127Este trabalho tem por objetivo investigar os jogos de linguagem matemáticos que emergem quando alunos de uma turma da Sétima Série do Ensino Fundamental, de uma escola situada num pequeno município gaúcho, lidam com situações vinculadas à disciplina Matemática e como tais jogos se relacionam com os que usualmente estão presentes na cultura camponesa da sua comunidade. A metodologia que orienta a investigação é a qualitativa, baseada em técnicas oriundas da etnografia, tais como: observação direta, entrevistas individuais e de grupo focal. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são oriundos da etnomatemática. O material de pesquisa é composto por: diário de campo da professora pesquisadora, relatos e material escrito produzidos por pais e alunos da escola pesquisada. Os resultados da prática investigativa indicam que os alunos sujeitos da pesquisa, quando resolvem questões vinculadas à forma de vida camponesa se expressam por meio de regras próprias daquela cultura. Porém, ao resolverem as mesmas questões no ambiente escolar, valem-se de regras usualmente presentes na matemática escolar.
- ItemAcesso AbertoEducação matemática, etnomatemática e culturas da confecção do vestuário(2016-02-03) Medrado, Elieth Santana; Grassi, Marlise Heemann; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Grassi, Marlise Heemann; Neide, Italo Gabriel; Munhoz, Angélica Vier; Groenwald, Claudia Lisete OliveiraA presente dissertação tem como objetivo central problematizar, junto a uma turma de alunos do Ensino Fundamental, como distintas formas de vida operam com conceitos matemáticos na confecção de vestuário. Tendo como aporte teórico o campo da educação matemática denominado de etnomatemática, foi efetivada uma prática pedagógica numa turma de 8º ano de uma Escola Estadual de Boa Vista, Roraima. O material de pesquisa foi gerado por meio de observações das atividades laborais, produções escritas pelos alunos, diário de campo da professora pesquisadora, entrevistas - gravadas com um grupo de costureiras e de alunos da referida turma, posteriormente transcritas - e por meio de um questionário direcionado aos discentes. Os resultados da investigação apontam que: a) Ao adquirirem peças de vestuário, a maioria dos alunos atribui importância às marcas consagradas pelo mercado da moda em detrimento das peças fabricadas pelas assim chamadas costureiras domésticas; b) No que se refere à confecção de peças de vestuário, os mesmos alunos demonstraram compreender as regras vinculadas à matemática escolar presentes no processo industrial do vestuário, no entanto não atribuíram significado àquelas gestadas na forma de vida das costureiras domésticas; e c) Existem semelhanças de família nos jogos de linguagem matemáticos vinculados à forma de vida das costureiras domésticas e aqueles presentes na costura industrial, em especial os que se referem ao sistema métrico decimal, arredondamentos e simetria.
- ItemAcesso AbertoEducação matemática, etnomatemática e vitivinicultura: analisando uma prática pedagógica(2012-06-18) Grasseli, Fernandes; Quartieri, Marli Teresinha; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente dissertação tem como objetivo examinar quais regras matemáticas emergem quando um grupo de alunos analisa questões vinculadas à cultura da viticultura e quais os sentidos atribuídos, por estes alunos, a tais regras e àquelas usualmente presentes na matemática escolar. A parte empírica da pesquisa – uma prática pedagógica investigativa - foi realizada, durante o ano de 2010, em uma turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini, de Monte Belo do Sul – RS. O material de pesquisa foi constituído pelo diário de campo do pesquisador, filmagens da prática pedagógica, entrevistas semiestruturadas realizadas pelos alunos, com agricultores da região, material escrito pelos alunos e observações em uma tanoaria do Município. O material empírico coletado foi analisado tendo como referenciais teóricos o campo da Etnomatemática. Essa prática investigativa resultou em três unidades de análise: a) as regras matemáticas que emergiram das práticas laborais dos entrevistados aludem a estimativas e a arredondamentos; b) na análise das práticas matemáticas não escolares, os alunos, durante as apresentações dos trabalhos, estabeleciam relações por meio de regras presentes na matemática escolar e c) o professor e os alunos tornaram-se pesquisadores durante o processo investigativo. Esses resultados são produtivos para problematizar o campo da Educação Matemática, em especial no que tange aos discursos que apregoam “verdades” instituídas tais como que “Matemática é difícil”, ou desconectada da cultura dos indivíduos.
- ItemAcesso AbertoEducação matemática, exame nacional de ensino médio e aprendizagem significativa: uma proposta pedagógica(2010-03-23) Trindade, Jefferson; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar se uma proposta de material didático, versando sobre "Teorema de Pitágoras e as Relações Trigonométricas do Triângulo Retângulo", dirigida a uma turma de segundo ano de Ensino Médio da Escola Medianeira de Soledade, RS, é potencialmente significativa para atender às demandas de aprendizagem segundo a matriz de referência para Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos aos estudos de Ausubel, em especial, os que problematizam a aprendizagem significativa bem como as propostas constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - Ensino Médio e a Matriz de Referência para o ENEM. O material de pesquisa está composto por um pré-teste, um pós-teste, material escrito produzido pelos alunos e anotações feitas pelo professor durante as aulas. A análise do mesmo demonstrou a disposição dos alunos em aprender o conteúdo e a maior parte passou a organizar as ideias matemáticas presentes no material de modo coerente e conseguiu aumentar significativamente o número de acertos no pós-teste, evidenciando um processo de modificação de conhecimentos acerca da temática estudada.
- ItemAcesso AbertoEducação Matemática, formas de vida e alunos investigadores: um estudo na perspectiva da Etnomatemática(2013-05-31) Zanon, Rosana; Munhoz, Angélica Vier; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente investigação, resultado de uma prática pedagógica investigativa de cunho qualitativo desenvolvida com uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio Politécnico de uma Escola Estadual do Município de Doutor Ricardo, RS, tem como aporte teórico o campo da educação matemática denominado de Etnomatemática. Com o objetivo de problematizar os jogos de linguagem matemáticos presentes na forma de vida de trabalhadores do campo do referido município e suas semelhanças de família com aqueles gestados na matemática escolar, o material empírico da pesquisa foi gerado por meio de anotações no diário de campo da professora pesquisadora, aplicação de questionários, entrevistas realizadas com trabalhadores do campo e de uma empresa de laticínios e material escrito e produzido pelos alunos. A análise efetivada sobre o material de pesquisa permitiu a elaboração de três unidades de análise: a) por um lado, os alunos aludem que necessitam buscar oportunidades de trabalho e sobrevivência em ambientes externos às atividades agrícolas; por outro, os agricultores entrevistados apontam que há inúmeras exigências para que os produtores possam fazer parte do mercado e vender seus produtos agrícolas; b) os jogos de linguagem matemáticos presentes na forma de vida camponesa da comunidade examinada apresentam regras como aproximação e arredondamento, mas fazem uso de cálculos usualmente presentes nas escolas c) as fronteiras que delimitam as formas de vida urbana e rural se apresentaram muito tênues na comunidade em questão.
- ItemAcesso AbertoEnsino de matemática e jogos digitais: um estudo etnomatemático nos anos iniciais(2017-06) Bernstein, Tatiane Cristine; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Munhoz, Angélica Vier; Dullius, Maria Madalena; Lucena, Isabel Cristina Rodrigues DeA presente pesquisa - produto de práticas pedagógicas investigativas realizadas com discentes do Quarto Ano do Ensino Fundamental de duas Escolas públicas da Educação Básica da Região do Vale do Taquari -, vinculada ao projeto denominado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”, tem como aporte teórico as interlocuções da Etnomatemática com o uso dos recursos tecnológicos, em especial, os jogos digitais. De cunho qualitativo, mediante observação direta e participante, esta pesquisa/intervenção teve por objetivo central investigar os jogos de linguagem matemáticos que emergiam na forma de vida digital de alunos do Quarto Ano do Ensino Fundamental e suas semelhanças de família com aqueles usualmente presentes na Matemática Escolar; e as semelhanças de família entre os jogos praticados pelos estudantes e aqueles explicitados por seus antepassados. O diário de campo da professora-pesquisadora, as gravações em áudio e vídeo de todos os encontros das ações pedagógicas, as entrevistas realizadas e gravadas com algumas avós que apresentavam vínculo familiar com os alunos participantes deste estudo, bem como textos e atividades produzidos por eles, compuseram o material de pesquisa. A análise efetivada sobre o referido material aponta que: a) os jogos de linguagem matemáticos gestados pelos alunos na forma de vida digital apresentavam maior grau de semelhança de família com aqueles usualmente presentes na Matemática Escolar quando faziam uso do formalismo dos algoritmos e do Sistema de Numeração Decimal. Os de menor grau de semelhança estão relacionados às formas de operar os cálculos utilizando os membros superiores do corpo humano, a produção de sequências numéricas e a permuta dos números decimais em naturais; b) entre as brincadeiras praticadas pelas avós em suas infâncias e as dos discentes, havia semelhanças de família e a circulação dos personagens envolvidos neste estudo – avós e alunos - por distintas formas de vida, entre elas, na digital e na dos antepassados.
- ItemAcesso AbertoEtnomatemática e práticas sociais: um estudo no bairro Maria Magdalena em Itaituba/PA(2023) Schmidt, Caroline Angélica; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Dullius, Maria Madalena; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Formigosa, Marcos MarquesA presente dissertação tem como objetivo geral analisar uma proposta didática etnomatemática, para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, correlacionada ao contexto social em que vivem, na Escola Professora Maria Oliveira de Mendonça, em Itaituba, Estado do Pará. Os referenciais teórico-metodológicos que sustentaram a investigação estão em consonância com ideias do campo da etnomatemática, conforme descrito por Knijnik et al (2019). De cunho qualitativo, a pesquisa envolveu um grupo de quarenta e dois estudantes. Os materiais de pesquisa foram produzidos a partir de rodas de conversas gravadas e, posteriormente, transcritas, do diário de campo da professora pesquisadora e de materiais escritos, produzidos pelos estudantes. A análise descritiva possibilitou a emergência de três resultados: a) os estudantes compreenderam que seus anseios sociais e econômicos são semelhantes; b) os jogos de linguagem matemáticos dos estudantes apresentam semelhanças, em diferentes gradientes, com os da matemática escolar; c) o conjunto de tarefas permitiu que os estudantes reconhecessem que os jogos de linguagem vinculados à matemática escolar podem auxiliar no entendimento de questões sociais. Tais resultados apontam a pertinência de operar com ideias que apregoam a potência de operar com os jogos de linguagem, gerados pelos grupos sociais e o exame de suas semelhanças com aqueles usualmente presentes na matemática escolar
- ItemAcesso AbertoO fazer pedagógico de um grupo de profissionais da educação indígena: um estudo de inspiração etnomatemática(2020-12) Silva, Denise Cristina Ribeiro Da; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Kreutz, Marcos Rogério; Blanco-Alvarez, HilbertA presente dissertação tem como objetivo geral problematizar o que diz um grupo de professores do Ensino Fundamental que atua em aldeias indígenas no Município de Ourilândia do Norte – PA, acerca do ensino de Matemática por eles praticado, viabilizando a emergência de práticas pedagógicas assentadas nas culturas de seus estudantes. De cunho qualitativo, tem como referencial teórico-metodológico o campo da Etnomatemática, preocupado com a problematização dos aspectos sociais, políticos, culturais e educacionais também no ensino da Matemática. Os dados foram produzidos a partir de discussões gravadas e posteriormente transcritas, com um grupo de docentes da educação indígena atuantes no Ensino Fundamental. A análise dos dados foi efetivada por meio da Análise Textual Discursiva na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2007) e permitiu a emergência de três unidades de análise, a saber: a) Embora com escassas políticas públicas para a formação de docentes, os pesquisados procuram efetivar práticas pedagógicas assentadas nas culturas de seus estudantes; b) Os professores participantes consideram importante os indígenas terem acesso ao conjunto de jogos de linguagem, usualmente presentes na Matemática Escolar c) Existem tensionamentos no fazer pedagógico dos profissionais entrevistados, sobretudo no que se refere ao ensino de Matemática. Os resultados permitem inferir que há necessidade premente de investigações com cerne na formação de grupo de estudos contínuos, com a efetiva participação de professores que ministram aulas em comunidades indígenas, tendo como premissa a confecção, a análise, o desenvolvimento e o redesenho de tarefas destinadas aos estudantes indígenas.
- ItemAcesso AbertoFormação de grupos de estudos com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da etnomatemática(2016-04-26) Peransoni, Ademir De Cássio Machado; Quartieri, Marli Teresinha; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; Oliveira, Eniz Conceição; Dullius, Maria Madalena; Oliveira, Claudio José DeA presente pesquisa - vinculada ao projeto denominado "Estratégias Metodológicas Visando à Inovação e Reorganização Curricular no Campo da Educação Matemática do Ensino Fundamental", desenvolvido no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – tem por objetivo central investigar as implicações pedagógicas advindas das discussões efetivadas num grupo de estudos com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como aporte teórico o campo da etnomatemática. O referencial teórico escolhido para sustentar a investigação está em consonância com o campo da etnomatemática, cujas teorizações problematizam aspectos sociais, políticos e culturais no âmbito do ensino de matemática. O material de pesquisa foi gerado por meio das discussões, gravadas e posteriormente transcritas, com professores de turmas de 4º e 5º anos de duas escolas públicas da Região do Vale do Taquari, bem como suas produções textuais escritas durante a realização de encontros dos dois grupos de estudos formados. O diário de campo do pesquisador, as atividades desenvolvidas por duas turmas de alunos – uma de cada escola – e as explanações de dois profissionais ligados à construção civil também compuseram o corpus de pesquisa. A análise do referido material permitiu constituir as seguintes unidades de análise: a) Apego ao Formalismo Matemático por parte dos professores integrantes do grupo de estudo; b) Reconhecimento, desses docentes, da existência de jogos de linguagem matemáticos não escolares e c) Reconhecimento, por parte dos docentes e discentes, da forma de vida na emergência dos jogos de linguagem.
- ItemAcesso AbertoGeometria espacial e educação infantil: possibilidades para o ensino a partir de uma proposta etnomatemática(2018-08-06) Cimadon, Ediana; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Bavaresco, Delair; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Quartieri, Marli TeresinhaA presente pesquisa - produto de uma prática pedagógica investigativa realizada com crianças do Jardim B (Pré-escola) de uma Escola Municipal Infantil do município de Bento Gonçalves - tem por objetivo investigar os saberes que emergiram em crianças de cinco e seis anos de idade, ao serem propostas atividades vinculadas às Noções Geométricas Espaciais. De cunho qualitativo e inspirações etnográficas, a investigação tem como referencial teórico-metodológico o campo da Etnomatemática, interessado em examinar questões sociais e culturais no âmbito do ensino. O material de pesquisa foi composto pelo diário de campo da professora/pesquisadora, gravações de vídeo realizadas nos ambientes internos e externos, material escrito e produzido pelos estudantes, tais como desenhos, maquetes e construções. A análise efetivada sobre o material de pesquisa evidenciou os resultados expressos como: “Entre subidas e descidas: Olhares acerca da pesquisa”. Tais resultados podem ser produtivos para que saberes gerados nessa faixa etária possam ser problematizados com vistas à qualificação do ensino de Matemática nessa etapa obrigatória da educação básica.
- ItemAcesso AbertoMatemática, educação infantil e jogos de linguagem: um estudo etnomatemático(2010-07-07) Rodrigues, Neiva Inês; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127Este trabalho tem por objetivo produzir novos olhares sobre a educação matemática no âmbito da Educação Infantil, e em especial examinar os jogos de linguagem que emergem quando um grupo de alunos de 5 e 6 anos, de um escola de Educação Infantil do município de Lajeado, RS, são confrontados com situações propostas pela professora. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações do campo da Etnomatemática. O material de pesquisa está constituído por anotações em diário de campo, conversas informais com os alunos e filmagens de aulas ministradas, bem como materiais escritos produzidos pelas crianças. A análise do material de pesquisa evidenciou que as crianças: a) utilizam estimativas e comparações; b) expressam quantidades com números superiores a uma centena e utilizam cálculo oral nas operações elementares.
- ItemAcesso AbertoNas velas da etnomatemática: rotas e aventuras de uma prática pedagógica(2016-09) Monte, Mariana Torreão; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; Munhoz, Angélica Vier; Pinheiro, Josaine De MouraA presente dissertação tem por objetivo geral problematizar um conjunto de práticas pedagógicas gestadas na disciplina de Cálculo II em um curso de Engenharia da Computação. Tendo como referencial teórico o campo da Educação Matemática denominado Etnomatemática em suas interlocuções com o pensamento da maturidade de Ludwig Wittgenstein, as práticas foram desenvolvidas com uma turma de Cálculo II do Curso de Engenharia da Computação numa faculdade privada do Estado da Bahia. O material de pesquisa foi composto de anotações produzidas pelos estudantes, filmagens das aulas, entrevistas com um grupo de três engenheiros da área e diário de campo da professora pesquisadora. A análise do referido material permitiu a composição de três unidades, a saber: a) a forma de vida dos alunos e suas imbricações com a Matemática Acadêmica; b) para potencializar essas imbricações, é necessária a colaboração dos engenheiros e suas diferentes linguagens e c) a parceria dos engenheiros com a professora pesquisadora provocou inquietações. Os resultados mostram que a Matemática Acadêmica é uma Etnomatemática e, como tal, faz parte da formação dos engenheiros e seus saberes. Porém, parece ser imprescindível uma abertura para a linguagem de sua própria cultura, pois os aparelhos, programas e objetos desses profissionais formam uma prática discursiva que enriquece o ensino de Matemática, especificamente o de Cálculo, objeto desta pesquisa.
- ItemAcesso AbertoUm olhar etnomatemático acerca da utilização dos smartphones nos processos de ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental(2017-11) Gerstberger, André; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente dissertação tem por objetivo examinar, em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, as implicações pedagógicas para o ensino de Matemática advindas com a integração do smartphone. Os aportes teóricos escolhidos para sustentar a investigação estão em consonância com estudos do campo da Etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias de autores que apontam a necessidade de integrar e inserir as tecnologias digitais, em especial os smartphones, nas aulas de Matemática da Escola Básica. De cunho qualitativo, descritiva e inspirações etnográficas, a pesquisa/intervenção foi realizada de outubro a dezembro de dois mil e quinze em uma escola pública localizada no Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram constituídos pelo diário de campo do professor/pesquisador, gravação em áudio de todos os encontros, fotografias e filmagens de situações vivenciadas em sala de aula, bem como o material produzido pelos alunos durante a investigação. Por meio desses instrumentos, emergiram duas unidades de análise descritivas, a saber: i) “Etnocelular”: a identificação e emergência de aspectos relacionados à cultura advinda da utilização de aparelhos celulares inteligentes; ii) Possibilidades e limitações dos aplicativos e funções do smartphone: explorando conteúdos da matemática escolar. Na primeira unidade trago alguns dos resultados emergentes, entre eles, que todos os alunos possuem um smartphone, e que independentemente da classe social, este artefato tecnológico têm-se feito presente na vida dos pesquisados. Outro resultado importante, está relacionado as funções e aplicativos que estes alunos mais utilizam e que constantemente são acionados, entre eles estão a câmera fotográfica, e as redes sociais, bem como a internet. Nesta unidade podemos ainda aferir que os smartphones tem alterado as formas de comunicação e de relacionamentos, diferentemente de anos atrás. Já na segunda unidade de análise, temos os conteúdos e funções utilizados voltados as práticas de ensino, entre as quais destaco a utilização da câmera fotográfica como ferramenta que potencializa e facilita o ensino do conteúdo de regra de três, bem como a razão e proporção. Por meio de Aplicativos foi possível construção de gráficos em duas e três dimensões, bem como a abordagem do conteúdo de estatística, em especial, aos conceitos de média, moda e mediana. Em geral destacamos a importância da inserção e integração dos smartphones como ferramenta que auxilia nos processos de ensino e de aprendizagem, em especial na disciplina de matemática.
- ItemAcesso AbertoPossibilidades de uma prática pedagógica na perspectiva da etnomatemática: problematizando distintos modos de operar com cálculos de áreas(2016-10) Araujo, Denys Arrifano; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; Marchi, Miriam Ines; Oliveira, Claudio José DeA presente dissertação tem por objetivo central examinar, a partir de uma prática pedagógica investigativa, as contribuições para os processos de aprendizagem de Matemática de uma turma de alunos de um Curso Técnico de Agrimensura do Instituto Federal do Pará – Campus Conceição do Araguaia - por meio da problematização de distintos modos de operar com cálculos de áreas. A investigação, de cunho qualitativo, tem como referencial teórico o campo da educação matemática denominado etnomatemática na perspectiva de Gelsa Knijnik. O material de pesquisa foi constituído por um conjunto de aulas gravadas e, posteriormente, transcritas, material produzido pelos estudantes, diário de campo do professor pesquisador e entrevistas com dois cubadores de terra da Região. A análise do material de pesquisa permitiu a construção de quatro unidades, a saber: a) o uso das técnicas inseridas em um contexto e sua historicidade; b) as semelhanças e as divergências entre as técnicas na perspectiva dos alunos; c) o conflito da ação professor/ pesquisador; d) o pesquisar na turma de Agrimensura. Os resultados apontam para a produtividade de se operar com este campo da educação matemática em práticas pedagógicas vinculadas a Cursos de Agrimensura.
- ItemAcesso AbertoProblematizando Educação, Matemática(s) e Tecnologias numa Prática Pedagógica no Ensino fundamental(2013-09-09) Nicaretta, Elisângela Isabel; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente dissertação evidencia alguns resultados de uma prática pedagógica investigativa efetivada com uma turma de alunos da oitava série do ensino fundamental em uma escola localizada num pequeno município do Rio Grande do Sul, Brasil. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são os relativos ao campo da educação matemática denominado de Etnomatemática em seus entrecruzamentos com as teorizações sobre a incorporação de recursos tecnológicos nas aulas da disciplina Matemática. Tendo como objetivo elaborar uma prática pedagógica para uma turma de alunos da oitava série da uma escola municipal localizada no município de Candelária, RS, centrada na temática ―agricultura familiar‖, o material de pesquisa foi constituído por entrevistas por meio da técnica de grupo focal, material escrito e produzido pelos alunos e anotações no diário de campo da professora pesquisadora. A análise efetivada sobre o material de pesquisa apontou que: a) os alunos, ao se reportarem à Matemática, declararam que a disciplina é difícil e expressa por regras como formalismo, linearidade e abstração, bem como a supremacia da escrita em detrimento da oralidade, e b) estes atribuíram importância à diversidade de culturas para o município, entretanto argumentaram que o cultivo do fumo deve permanecer, por ser mais rentável.
- ItemAcesso AbertoProcessos produtivos, anos iniciais do ensino fundamental e ensino de matemática: um estudo etnomatemático(2018-08-06) Costi, Adriana; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Quartieri, Marli Teresinha; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Monteiro, AlexandrinaEsta dissertação tem por objetivo investigar que potencialidades pedagógicas, para o ensino de Matemática, emergem de uma prática centrada nos processos produtivos de uma indústria frigorífica. De cunho qualitativo e inspirações etnográficas, a investigação foi efetivada por meio de uma prática pedagógica com uma turma do Quarto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no interior do Município de Garibaldi, na Serra Gaúcha. Com aportes teóricos vinculados ao campo da Etnomatemática em seus entrecruzamentos com posições pós-estruturalistas, o material de pesquisa está composto de diário de campo da professora/pesquisadora, gravações de áudio e vídeo da palestra realizada pelos representantes do frigorífico na escola, bem como das ações pedagógicas e material escrito e produzido pelos estudantes. As atividades realizadas durante a prática pedagógica foram efetivadas a partir dos conteúdos emergentes da palestra realizada na escola. Nesse sentido, foram problematizados, dentre outros conteúdos matemáticos, sistema monetário, cálculo de distância, tempo e fuso horário, números inteiros, números das classes de centena de milhar e unidade de milhão e a confecção de uma linha do tempo. Tais atividades também permitiram o desenvolvimento da produção textual, expressão oral e desenho, identificação de países asiáticos, a história da escola e a trajetória do frigorífico na comunidade, além da utilização do mapa mundi e globo, e o uso do Google Maps. Dentre os resultados, dois apresentam destaque, a saber: a) importância da indústria frigorífica para a manutenção da escola na comunidade; b) emergência, no desenvolvimento da prática pedagógica, de conteúdos matemáticos usualmente presentes apenas nos anos posteriores de escolarização. Tais resultados mostram a potência dos referenciais teórico-metodológicos para que se repensem os processos de ensino da Matemática, sobretudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemAcesso AbertoRegularização fundiária e etnomatemática: outros modos de ensinar e aprender(2016-09) Mallmann, Adriana Vanessa Fell; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa, intitulada Regularização fundiária e etnomatemática: outros modos de ensinar e aprender, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. O problema central consistiu em investigar como uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio Politécnico operava com conteúdos matemáticos quando pesquisava, em seu Município, a temática regularização fundiária. O objetivo geral examinou, mediante uma prática pedagógica investigativa, junto a um grupo de alunos do Ensino Médio Politécnico, aspectos referentes à regularização fundiária no Município de Fazenda Vilanova a partir de uma perspectiva etnomatemática. Especificamente, tencionou-se: a) Realizar uma prática pedagógica investigativa com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Politécnico durante as aulas da disciplina de Matemática e Seminário Integrado; b) Compreender a história e a regularização fundiária do Município de Fazenda Vilanova; c) Problematizar, junto a uma turma de alunos, os jogos de linguagem que emergem das questões relativas à regularização fundiária no Município de Fazenda Vilanova, examinando as semelhanças de famílias com a matemática escolar e d) Analisar as limitações e potencialidades de uma proposta pedagógica alicerçada na perspectiva etnomatemática. A metodologia, qualitativa, permitiu a análise do material de pesquisa apontasse que: a) Os jogos de linguagem emergentes da temática regularização fundiária evidenciaram semelhanças de famílias com aqueles usualmente presentes na matemática escolar; b) A história de Fazenda Vilanova evidencia que as terras eram medidas e negociadas de acordo com suas necessidades e c) A perspectiva etnomatemática mostrou potencial favorável na sala de aula, haja vista ser desafiadora e despertar o envolvimento e a curiosidade embora o currículo e o tempo tenham se mostrado fatores de limitação.