Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoA importância do planejamento de comunicação em campanhas publicitárias: um estudo qualitativo em agências de comunicação(2024-12) Bagatini, Larissa; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Meurer, Flávio Roberto; Silva, Patrick daEste artigo tem como objetivo compreender os processos de planejamento de campanhas publicitárias, em agências de comunicação da região do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com base em autores como Corrêa, Bona, Kotler e Gil foi possível entender a estruturação de agências de comunicação, seu planejamento estratégico, planejamento de comunicação e o significado de marketing. Por meio de uma pesquisa de caráter exploratório e respostas obtidas através de um questionário, analisou-se as estruturas dos setores de planejamento de agências de comunicação da região do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre, bem como suas diferenças e similaridades, os profissionais responsáveis pela área e suas respectivas rotinas. Ao final, foi possível identificar que a localização geográfica das agências não interfere diretamente em sua estruturação e dinâmica de planejamento.
- ItemAcesso AbertoDo altar às telas: a estratégia de uma produtora audiovisual de eventos nas reddes sociais(2024-12) Wommer, Maiquel Gustavo; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952; Meurer, Flávio Roberto; Campos, Arlete Becker DelwingEste estudo abordou a relação entre a produção audiovisual e as redes sociais, enfatizando como as plataformas digitais moldaram as práticas criativas e estratégicas no registro de eventos sociais. Diante deste contexto, o objetivo geral é analisar como a produtora audiovisual Wiliam Perin, de eventos sociais, utiliza as redes sociais para compartilhar conteúdos, levando em consideração as novas tecnologias e os formatos específicos que as plataformas proporcionam. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada por análises interpretativas, sendo composta por entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela produtora, pela análise documental de vídeos do Facebook e Instagram, além da fundamentação teórica sobre produção audiovisual e redes sociais. A partir desta monografia, considera-se que as plataformas transformaram o modo como os vídeos são produzidos e consumidos, promovendo narrativas mais dinâmicas, curtas e voltadas ao engajamento. A utilização de novos recursos tecnológicos, como drones e câmeras em alta definição, bem como a influência dos novos hábitos de consumo nas plataformas, foi determinante na evolução das práticas audiovisuais da empresa. A convergência das mídias também contribuiu para essas mudanças, criando novas possibilidades para o mercado audiovisual e para os profissionais da área.
- ItemAcesso AbertoO lançamento de eventos como ação de marketing: um estudo de caso do Empreende+ 2022(2024-07) Vian, Leidiane; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932; Silva, Lisiane Teresinha Costa da; Amaral Filho, Lúcio SiqueiraO presente estudo examina o lançamento de eventos como ação de marketing, tendo como estudo de caso o evento “Empreende+ 2022”, realizado na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa aborda o planejamento estratégico e a execução de ações de marketing que contribuíram para o sucesso do evento. Entre as ferramentas utilizadas destacam-se press releases, investimentos de mídia online e offline, parcerias com influenciadores, postagens colaborativas e divulgação em veículos de mídia tradicional, como rádios e jornais. A análise do caso revela que a realização do lançamento foi fundamental para a captação de patrocínios, divulgação do evento e fortalecimento da marca. As entrevistas e análises demonstram a aplicação prática das estratégias de marketing e a integração das diversas ferramentas utilizadas. Conclui-se que o lançamento de eventos é uma ação de marketing importante, que quando realizada por meio de um planejamento de comunicação bem estruturado, proporciona visibilidade e gera engajamento com o público-alvo. Este estudo contribui para o campo do marketing de eventos, evidenciando a importância de ter um planejamento estratégico e a eficácia das ferramentas de marketing na promoção e sucesso de eventos.
- ItemAcesso AbertoA fotografia publicitária como estratégia de comunicação da Louis Vuitton: uma análise semiótica(2024-07) Frozza, Francimara Mantelli; Lohmann, Renata; http://lattes.cnpq.br/8075860266930578; Neto, Dilermando Gadelha de Vasconcelos; Meurer, Flávio RobertoResumo: Este artigo científico tem como objetivo investigar o papel e a fotografia publicitária na marca de luxo Louis Vuitton. Por meio da análise semiótica de uma fotografia publicitária de uma marca líder no mercado de luxo, este estudo busca compreender como esta fotografia publicitária reforça os símbolos das marcas, aumentando sua atratividade e sustentando a venda de produtos de alto valor agregado para consumidores que aspiram pertencer a um círculo exclusivo associado ao requinte e à exclusividade.O estudo adota a semiótica como metodologia principal, explorando as relações simbólicas presentes na imagem publicitária da marca. Ao empregar essa metodologia, pretende-se desvendar como a fotografia publicitária contribui para a construção e a manutenção da identidade das marcas de luxo, influenciando as percepções e os comportamentos dos consumidores.
- ItemAcesso AbertoTerra e Paixão em contranarrativa: uma análise dos estereótipos dos personagens Kelvin e Ramiro(2024-07) Silva, João Antônio Alves; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932; Lohmann, Renata; Schwarzer, Luís AugustoA presente pesquisa apresenta um estudo sobre o estereótipo em personagens LGBTQIAPN+ na televisão brasileira com foco específico na história dos personagens Kelvin e Ramiro da novela "Terra e Paixão". O trabalho foi desenvolvido com base na ideia de que o estereótipo pode ser uma ferramenta benéfica para a humanização de personagens, contrapondo-se à ideia do estereótipo como uma característica negativa quanto aos personagens LGBT+. Este estudo fundamenta-se em uma extensa base bibliográfica na área de cultura, comunicação, estereótipo e semiótica da cultura, buscando encontrar uma nova narrativa para os personagens LGBT+, a fim de humanizá-los, uma vez que a telenovela é vetor fundamental na construção do imaginário social brasileiro.