Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Autor "Díaz, José Alberto Romaña"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoPor uma formação docente que se quer criadora: o arquivo de Lleida. Crônicas-Vallenato do cantor de Macondo(2023-06-23) Díaz, José Alberto Romaña; Monclús Jové, Glòria; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Schwertner, Suzana Feldens; Gruppelli Loponte, Luciana; Adó, Máximo Daniel Lamela; Olegário, FabianeA presente tese, em consonância com o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), buscou compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto Zona Baixa (PZB), da Universitat de Lleida, experiência proposta na FEPTS (Facultad de Educación, Psicología y Trabajo Social), operada pelo grupo Grupo de Pesquisa Espai Hibrid (EH), vêm contribuindo para uma formação inicial docente mais criadora e inventiva. Para isso, intenta-se construir uma relação poética com o presente, tendo como propósito conhecer, levantar, mapear, inventariar e investigar o modo como a referida proposta de Lleida vem articulando as relações entre aprender e ensinar, em meio à arte e à educação. Como aporte teórico-metodológico, opera-se com o arquivo foucaultiano (2008) e com os planos analíticos, propostos por Aquino (2020), para a lida arquivística. Os três planos – temático, teórico-metodológico e empírico – compõem-se de três estratos que coexistem e se conjugam. Sendo assim, no estrato temático dá-se a ver os arquivamentos produzidos, a partir da circulação de discursos que orientaram a pesquisa, quanto ao tema em questão. Tais arquivamentos vão desde a imersão do pesquisador no seu problema de pesquisa, o sistema de ensino superior espanhol, as fases da criação da proposta de Lleida, até algumas experimentações com/na formação inicial docente. No segundo estrato - teórico-metodológico-, buscou-se olhar para os autores e conceitos que fazem intersecções com o plano temático, mobilizando, inclusive, os pressupostos que deram sustentação ao Projeto de Lleida. O último estrato – empírico, configura-se como o labor próprio do arquivo (AQUINO, 2020), o trabalho de montagem e remontagem (DIDI-HUBERMAN, 2016), a partir do qual se coloca o arquivo em novo movimento. Desse modo, toma-se como mote poético, Cien Años de Soledad, de Gabriel García Márquez (2007). O Cantor de Macondo (d’OCM), é quem entra em cena e com quem se opera criadoramente o arquivo de Lleida, por meio das crônicas-vallenato. As crônicas-vallenato operam no prisma de uma invenção poética, de modo a ampliar a perspectiva de uma formação docente criadora. Aposta-se, na defesa de uma formação de professores, que envolve, por um lado, a mobilização de, arquivos que já nos foram legados no campo educacional, por outro, a produção de novas experimentações a partir de uma disposição criadora. Cabe, por fim, destacar que a presente tese foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil, PDSE - Edital nº 19/2020, processo 88881.624771/2021-01, e o Código de Financiamento 001.