Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Orientador "Fransozi, Carolina Becker Porto"
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- ItemAcesso AbertoAcessibilidade universal: análise de duas vias urbanas do município de Lajeado/RS, de acordo com a NBR 9050/2015(2017-08) Kist, Cristiano Luis; Fransozi, Carolina Becker Porto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Fransozi, Carolina Becker Porto; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Nogueira, Matheus LemosA inclusão social tem-se colocado como questão relevante para que os portadores de deficiência possam ser inseridos no ambiente em que vivem, sendo, desta forma, permitida sua plena vivência e a realização de atividades inerentes a todos os seres humanos. Neste sentido, a acessibilidade das vias públicas é uma premissa. Este trabalho buscou analisar as condições de acessibilidade de duas vias urbanas no município de Lajeado/RS, a partir do que preconiza a ABNT/NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O estudo foi realizado em trechos das avenidas Senador Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, que se caracterizam por estarem situados no setor de comércio e serviço do Plano de Zoneamento do município. Foram levantados, em campo, dados referentes às rampas de acessibilidade/rebaixos de guias, passeio público e faixas de travessia/travessias elevadas para pedestres. Para registro das observações foram utilizados formulários elaborados pelo autor, que permitiram mapear a presença ou não dos dispositivos, assim como qualificar os existentes de acordo com as especificações da norma técnica. Foram verificados os seguintes problemas com relação às condições de acessibilidade: rampas de acessibilidade/rebaixos de guias inexistentes ou executados de maneira incorreta; inexistência de travessias de pedestre em vários pontos analisados; falta de sinalização tátil e travessias elevadas. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que as vias estudadas apresentam limitações quanto à acessibilidade universal, sendo possível observar: má concepção do projeto, ineficiência na execução e má distribuição dos dispositivos de acessibilidade, ou seja, as vias estudadas não estão preparadas para receber pessoas portadoras de deficiência. Conclui-se, ainda, que o planejamento da gestão pública é de fundamental importância para que sejam efetivadas, futuramente, melhores condições de acessibilidade.
- ItemRestritoEstudo comparativo de custo para execução e manutenção de camada de CBUQ e concreto asfáltico na rodovia RS-129 entre os municípios de Roca Sales e Colinas, no RS(2024-12-28) Fischer, Rolf Rohsig; Fransozi, Carolina Becker Porto; Mattos, Joao Rodrigo; Weber, Rodrigo CarreraEste trabalho apresenta um estudo técnico e econômico comparativo entre dois métodos de pavimentação — o pavimento flexível (CBUQ) e o pavimento rígido (concreto) — aplicado ao trecho da rodovia RS-129, entre os municípios de Roca Sales e Colinas, no Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda o dimensionamento das camadas dos pavimentos e a análise dos custos de implantação e manutenção ao longo de um período.A metodologia utilizada incluiu levantamento de dados volumétricos de tráfego, ensaios de suporte do subleito (CBR), planejamento de materiais, e aplicação de métodos de dimensionamento consagrados, como os modelos do DNIT e da AASHTO. A análise de custos foi realizada com base no Sistema de Custos Rodoviários (SICRO), com os resultados indicaram que, embora o pavimento rígido apresente maior custo inicial, ele oferece menor necessidade de manutenção ao longo da vida útil. Em contrapartida, o pavimento flexível tem custo de implantação mais acessível, mas exige intervenções de manutenção mais frequentes, o que pode aumentar os custos totais no longo prazo.
- ItemAcesso AbertoLevantamento dos modais de transporte dos estudantes no município de Teutônia-RS e sua relação com a oferta de dispositivos para deslocamento de pedestres(2018-02-28) Tiggemann, Bruno Frederico; Fransozi, Carolina Becker Porto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Nogueira, Matheus Lemos; Mattos, João Rodrigo GuerreiroDevido ao êxodo rural que ocorreu em todo território brasileiro nas últimas décadas, diversas escolas tiveram suas atividades comprometidas devido ao reduzido número de estudantes. Para diminuir a evasão escolar e garantir o acesso à educação, o poder público criou programas de transporte escolar. No município de Teutônia, localizado na região do Vale do Rio Taquari – RS, a administração municipal mantém um programa de transporte escolar com veículos coletivos que beneficia 46% dos estudantes matriculados, em todos os níveis e redes de ensino, na área rural e urbana. Diante disso, o presente estudo buscou compreender o funcionamento do serviço de transporte escolar e o perfil dos estudantes. Foi realizada pesquisa de levantamento de dados com estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental para conhecer os modais utilizados nos deslocamentos diários e determinar a extensão do trajeto casa-escola dos alunos residentes na área urbana. Com os dados obtidos, foi elaborado um mapa com uma amostra da distribuição das calçadas na área urbana e utilizadas duas metodologias para verificar se existe alguma relação entre a oferta de calçadas e a escolha do modal para o deslocamento casa-escola. O elevado número de estudantes que utilizam o serviço de transporte escolar é explicado pela abrangência do serviço e poucas restrições existentes à sua utilização. A pesquisa revelou que 40% dos estudantes não possuem calçada no imóvel onde residem e que o percentual de calçadas existente no entorno das escolas, até uma distância de 1500 metros, não tem relação com a proporção de alunos que vão a pé. Entretanto, no comparativo entre o percentual de calçadas no provável trajeto utilizado pelo aluno, constatou-se que aqueles que vão a pé tem uma proporção maior de calçadas disponíveis para seus deslocamentos do que aqueles que utilizam o transporte coletivo. Os resultados obtidos podem auxiliar na otimização do serviço de transporte escolar e justificar investimentos na melhoria das calçadas na área urbana, ampliando os benefícios com economia de recursos públicos.