Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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Browsing Ensino de Ciências Exatas by browse.metadata.advisor "Neide, Italo Gabriel"
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- ItemOpen AccessAtividades experimentais aliadas à construção e aplicação de softwares no ensino de física: um estudo sobre associação de resistores(2019-03) Cardoso, Roberto Kennedy; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Marchi, Miriam Ines; Quartieri, Marli Teresinha; Malheiros, Marcelo De GomensoroA presente dissertação trata da utilização de atividades experimentais aliadas a atividades computacionais no ensino do conteúdo “associação de resistores”. A dissertação diz respeito a uma pesquisa realizada com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do maranhão Campus São Raimundo das Mangabeiras (IFMA – SRM). O problema da pesquisa foi: Como utilizar atividades experimentais aliadas a construção de softwares para o ensino de “associação de resistores” em uma turma de terceiro ano do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio do IFMA – SRM? A pesquisa contou com a participação de vinte e seis alunos e teve como objetivos específicos: Averiguar conhecimentos prévios dos alunos a respeito de associação de resistores; Desenvolver atividades experimentais que contemplassem uma proposta metodológica de ensino sobre associação de resistores; Utilizar produção de softwares como ferramenta pedagógica no ensino de associação de resistores e Analisar as percepções dos alunos diante da utilização de atividades experimentais aliadas às computacionais no ensino de associação de resistores. A organização metodológica foi de cunho qualitativo. A obtenção de dados contou com aplicação de um questionário inicial, fotos, gravações de vídeos, anotações de campo, artefatos físicos e questionário de percepção. Através das análises das respostas dos discentes aos questionamentos incluídos nos anexos das atividades experimentais e computacionais foi possível observar motivação por parte dos discentes e aprendizado sobre o conteúdo. Essas observações são reforçadas pelas informações contidas nos registros de fotos, vídeos, nas anotações realizadas no diário de campo e nos códigos dos softwares criados pelos discentes. O questionário de percepção forneceu informações que possibilitaram interpretar que os alunos encontraram dificuldades durante a realização de algumas atividades, principalmente as computacionais, no entanto essas dificuldades os impulsionaram a aprofundarem o estudo do conteúdo. As informações provenientes desse questionário apontam que os alunos gostaram da metodologia adotada e se sentiram motivados a realizar as atividades. Eles destacaram que as atividades em grupo contribuíram para a aproximação dos discentes e segundo eles foi um fator positivo para a aprendizagem. Com isso, acredita-se que a utilização de atividades experimentais aliadas a atividades computacionais com desenvolvimento de softwares possa ser uma possibilidade diferenciada para o ensino de Física com alunos que tenham conhecimento sobre programação.
- ItemOpen AccessAtividades experimentais e simulações computacionais: integração para a construção de conceitos de transferência de energia térmica no Ensino Médio(2016-09) Moro, Fernanda Teresa; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Dullius, Maria Madalena; Garcia, Isabel Krey; Del Pino, José ClaudioEsta dissertação aborda a utilização de atividades experimentais vinculadas às simulações computacionais como recurso para a aprendizagem significativa da transferência de energia térmica. O problema que embasou a pesquisa foi: Quais as implicações da integração das atividades experimentais e simulações computacionais na aprendizagem significativa dos estudantes no conteúdo de transferência de energia térmica? O estudo foi realizado em uma escola privada do município de Erechim, Rio Grande do Sul, tendo, como participantes, trinta e cinco estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Os objetivos específicos elencados para esta pesquisa foram: Verificar os conhecimentos prévios dos estudantes relacionados à transferência de energia térmica, bem como suas aplicações em situações do cotidiano; Desenvolver o conteúdo de transferência de energia térmica por meio da integração entre atividades experimentais e simulações computacionais durante as aulas de Física no 2º ano do Ensino Médio; Investigar se as atividades desenvolvidas são potencialmente significativas para a aprendizagem dos alunos sobre elementos importantes da Termologia (formas de propagação da energia térmica). A pesquisa é de natureza qualitativa. Para levantamento dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado, questionamentos durante as atividades propostas, além de observações feitas em um diário de campo, fotos, filmagens e, por fim, a elaboração de um mapa conceitual. Os dados analisados apontaram que: a) os estudantes evidenciaram, no questionário semiestruturado dos conhecimentos prévios, antes da intervenção pedagógica, a falta de alguns subsunçores relacionados aos conceitos de propagação da energia térmica, pois não diferenciavam calor e temperatura, o que para muitos significavam sinônimos; b) o material elaborado e proposto nesta prática mostrou ser potencialmente significativo, pois contribuiu para que houvesse modificação, enriquecimento e elaboração de subsunçores presentes nas estruturas cognitivas de alguns alunos, possibilitando a verificação dos fenômenos que muitas vezes são observados no cotidiano, bem como a diferenciação entre as três formas de transferência de energia térmica e, a existência concomitante delas; c) os estudantes, diante da proposta apresentada, estavam motivados e predispostos para trabalhar com as atividades experimentais e as simulações, realizando estas com entusiasmo e demonstrando interesse, favorecendo a ocorrência da aprendizagem significativa; d) a elaboração dos mapas conceituais e sua apresentação (ao término das atividades propostas) evidenciaram alterações nos subsunçores dos estudantes, bem como apontaram que as atividades experimentais vinculadas às simulações computacionais podem ser uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem de alguns conceitos de transferência de energia térmica.
- ItemOpen AccessO ensino da automação por meio da domótica num curso técnico(2017-06) Santos, Luís Gustavo Fernandes Dos; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Quartieri, Marli Teresinha; Dullius, Maria Madalena; Lima, José Valdeni DeEsta dissertação contempla a abordagem do emprego da domótica como mecanismo de ensino de automação, norteada pelo respectivo problema de pesquisa que viabilizou averiguar quais as implicações em utilizar uma sala de aula automatizável por meio de Controlador Lógico Programável (CLP), explorando princípios domóticos na disciplina de Automação II do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do município de Charqueadas, Rio Grande do Sul, com a participação de dezenove alunos do 4º ano do Ensino Médio Técnico Integrado. Os objetivos específicos propostos na pesquisa foram: conhecer as concepções dos alunos acerca dos princípios domóticos; estimular a prática investigativa com vistas a tornar o aluno sujeito do seu (próprio) processo de aprendizagem; e analisar os principais fatores que emergiram a partir de uma prática pedagógica, a qual visou tornar o ambiente físico da sala de aula num ambiente didático experimental. No intuito de atingir os objetivos, compreendeu-se a domótica como estratégia para a aprendizagem de automação destinada a sistemas sequenciais discretos. A pesquisa teve natureza qualitativa. Como instrumentos na coleta de dados, foram utilizados o questionário de conhecimentos prévios, as observações em diário de campo, fotos, filmagens, o relatório final, o seminário e, por fim, um questionário de avaliação. Os dados analisados indicaram que: a) os alunos revelaram em momento anterior à intervenção pedagógica que o conceito domótica lhes era conhecido, porém faltava-lhes a integração de conhecimento entre as áreas de automação e de eletroeletrônica; b) a preparação dos materiais durante a intervenção pedagógica, focada nas resoluções das situações-problema, possivelmente colaborou no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, incentivando-os a serem autores do seu próprio processo de aprendizagem; c) o questionamento reconstrutivo se fez presente durante todas as etapas, favorecendo o ambiente de aprendizagem e consolidando a parceria entre professor e alunos em busca do conhecimento. A domótica aplicada de maneira real caracterizou-se como aliada no ensino de automação CLP.
- ItemOpen AccessO ensino de eletromagnetismo por meio da integração entre atividades experimentais e computacionais: contribuições para o entendimento da indução eletromagnética(2017-06) Rodrigues, José Jorge Vale; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Marchi, Miriam Ines; Quartieri, Marli TeresinhaEsta dissertação se refere ao uso de atividades experimentais integradas a atividades computacionais no ensino de eletromagnetismo como recurso didático para a compreensão da indução eletromagnética. A pesquisa teve como problema o seguinte questionamento: como atividades experimentais e computacionais integradas influenciam as atitudes e motivações dos estudantes frente às aulas de indução eletromagnética? Realizou-se a investigação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), localizado na cidade de Palmas, no Tocantins, com trinta alunos de quatro turmas: uma de terceiro ano e três de quarto ano do ensino médio técnico. Os objetivos específicos que serviram de base para este estudo foram identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos físicos necessários para que seja possível introduzir o tema indução eletromagnética; elaborar e desenvolver atividades experimentais e computacionais de forma integrada considerando os conhecimentos prévios dos alunos; analisar as possíveis contribuições das atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica no ensino do conceito de indução eletromagnética e nas atitudes e motivações dos estudantes diante das aulas. A arquitetura metodológica dessa pesquisa foi construída com base nas técnicas qualitativas. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário inicial, guias POE durante as atividades, um diário de campo, fotos, gravações de vídeo e um questionário final. As informações obtidas indicam que: a) Os alunos deixaram claro, no questionário inicial, que possuíam os conhecimentos necessários para que se pudesse introduzir o assunto de indução eletromagnética. Eles mostraram habilidade com conceitos de magnetismo, apesar de mostrarem dificuldades em conceitos que envolvem eletrodinâmica; b) O material elaborado e proposto nesta prática, os guias POE, mostrou ser eficiente, pois possibilitou promover o engajamento cognitivo e a interação entre os estudantes e com os recursos instrucionais. O material permitiu ainda a negociação de significados entre os alunos e com isso se pôde avaliar sua compreensão em relação ao conceito de indução eletromagnética; c) Os alunos mostraram mais interesse pelas aulas, além de se mostraram mais curiosos; d) Com as aulas envolvendo experimentos e simulações, os alunos passaram a participar mais, começaram a interagir, discutir e levantar questionamentos. No fim do processo de intervenção notou-se que os alunos avaliaram tal procedimento de forma positiva e que integrar experimentação real com informática para entender melhor os conceitos sobre eletromagnetismo é uma alternativa de ensino motivadora, o que os instigou à curiosidade. Dessa forma, conclui-se que integrar atividades experimentais a atividades computacionais promove engajamento dos alunos na realização de seus estudos.
- ItemOpen AccessO ensino de Física por meio do uso de ferramentas tecnológias: um estudo de caso com o PROEJA(2016-07) Nascimento, Jefferson Oliveira Do; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Quartieri, Marli Teresinha; Pavani, Daniela BorgesA Física é uma disciplina de fundamental importância no ensino médio regular, na educação profissional e em muitos currículos em nível superior. Contudo, devido à abordagem pedagógica com que é apresentada para os alunos, o resultado muitas vezes corresponde ao não aprendizado significativo, com reprovações e evasões do ambiente de aprendizagem. Em nossa prática profissional em nível superior, percebemos que os discentes provenientes da educação básica apresentavam concepções equivocadas em relação aos conhecimentos físicos relacionados à temática de Terra como um corpo cósmico e, consequentemente, ao fenômeno das estações do ano. Este fato suscitou o desenvolvimento desta pesquisa com alunos do PROEJA, com o objetivo de identificar indícios de aprendizagem significativa, dos conteúdos relacionados à Terra como um corpo cósmico e estações do ano, pelos discentes, por meio de uma proposta metodológica que utiliza ferramentas tecnológicas. As ferramentas escolhidas foram a modelagem e a simulação computacional, utilizadas em um estudo de caso, por meio de uma intervenção pedagógica. A coleta de dados ocorreu por meio de um pré e pós-teste (ambos com questões abertas e fechadas) e, questionários durante as aulas com as ferramentas tecnológicas (todos com questões abertas). Também foram utilizadas gravações de áudio, entrevistas e um diário de campo. O alicerce teórico cognitivo que norteia esta pesquisa corresponde a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa indicou uma mudança conceitual em relação aos conhecimentos dos alunos nas temáticas de Terra como um corpo cósmico e estações do ano. Estes resultados direcionam para a possibilidade da metodologia de ensino proposta, ter atuado como material potencialmente significativo.
- ItemOpen AccessA indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração entre atividades experimentais e computacionais(2018-12) Gama Júnior, Rosivaldo Carvalho; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Araújo, Ives Solano; Dullius, Maria Madalena; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppEsta dissertação aborda a integração de atividades experimentais e computacionais como estratégia para a aprendizagem do tema eletromagnetismo. O questionamento que embasou este estudo foi: Como integrar atividades experimentais e computacionais considerando a indissociação entre a eletricidade e o magnetismo em uma turma do 4o semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UEAP? O estudo foi realizado na UEAP, no município de Macapá, tendo, como participantes, vinte acadêmicos do 4o semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Os objetivos específicos elencados para este estudo foram: identificar os conhecimentos prévios dos acadêmicos sobre os conceitos necessários para introduzir o tema eletromagnetismo; elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais, considerando os conhecimentos prévios dos acadêmicos; analisar se houve indícios de aprendizagem significativa na integração das atividades; analisar a aceitação desta prática pedagógica e avaliar se a forma como foi desenvolvida a integração possibilitou uma visão holística do eletromagnetismo. O estudo foi de natureza qualitativa. Para levantamento dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: um questionário de conhecimentos prévios; três guias POE, durante as atividades propostas; um questionário de receptividade; diário de campo; fotos; e filmagens. Os dados foram relatados descritiva e cronologicamente. Os resultados apontaram que: a) havia falta de alguns subsunçores relacionados aos conceitos do eletromagnetismo, visto que, em mais de 60 % das questões do questionário prévio, os acadêmicos não souberam identificar a qual grandeza física a voltagem estava relacionada, por exemplo; b) o material instrucional desenvolvido nesta intervenção foi potencialmente significativo, pois favoreceu a ampliação e o enriquecimento dos conhecimentos prévios de alguns acadêmicos, propiciando a identificação dos fenômenos eletromagnéticos no seu contexto diário, assim como a diferenciação progressiva dos três conteúdos temáticos abordados nas atividades; c) os acadêmicos gostaram de realizar as atividades experimentais e as computacionais, pois elas possibilitaram uma visão global do eletromagnetismo e promoveram a construção de conhecimento de forma significativa.
- ItemOpen AccessA integração de atividades experimentais e computacionais o ensino de Óptica Geométrica: uma abordagem sobre a construção dos conhecimentos fundamentada na teoria da aprendizagem significativa(2018-12) Alves, Nayara França; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Rosa, Cleci Teresinha Werner Da; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Marchi, Miriam InesA presente dissertação aborda a utilização de atividades experimentais integradas às atividades computacionais como recursos para avaliar indícios de Aprendizagem Significativa no ensino de Óptica Geométrica. Tendo como situação problema: Como a realização de uma estratégia metodológica que integra recursos experimentais e computacionais voltados para o ensino de Óptica Geométrica pode contribuir significativamente na aprendizagem dos alunos? Nesse contexto, a sede para realização desta pesquisa foi uma instituição federal de ensino do munícipio de Macapá-AP, no qual participaram vinte estudantes do III semestre do curso superior de Licenciatura em Física. Possuindo os seguintes objetivos específicos: Averiguar os conhecimentos prévios dos alunos do III semestre do curso superior de Licenciatura em Física sobre a Óptica Geométrica; Elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais utilizando-se dos conhecimentos prévios dos alunos; Descrever os indícios de aprendizagem significativa que surgiram no desenvolvimento das atividades; Avaliar os aspectos motivacionais dos alunos quanto ao ensino de Física; e Reconhecer quais implicações pedagógicas surgiram para o ensino de Óptica Geométrica após a realização dessa proposta integradora. A pesquisa possui natureza qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados: Questionário Estruturado Inicial; guias POE; Questionário Estruturado de Percepções sobre o uso de atividades experimentais integradas às computacionais no ensino de Física; anotações realizadas no diário de campo; fotos; vídeo gravações e áudio gravações. A análise de dados foi realizada de maneira descritiva e cronológica. Desta forma, foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes, por meio do Questionário Estruturado Inicial, tendo em vista, por exemplo, conhecimentos sobre os princípios de propagação da luz. Neste interim, para a construção das atividades integradas levou-se em conta esses subsunçores, no qual após a produção e uso deste material, concluiu-se que este mostrou ser potencialmente significativo, pois proporcionou aos aprendizes a interação dos subsunçores com novos conhecimentos e a construção de novos conhecimentos, o que pode ser notado através da presença da reconciliação integradora. Nesse sentido, após o uso das atividades experimentais integradas às computacionais voltadas para o ensino de Óptica Geométrica, percebeu-se que os estudantes reagiram de forma positiva apresentando aspectos motivacionais, interesse, engajamento, ocorrendo, ainda, a interação entre os pares, no caso, aluno- aluno e aluno- professora. Portanto, conclui-se que o uso dessas atividades como ferramenta educacional podem contribuir para o desenvolvimento da construção de conhecimentos voltados para o ensino de Física.
- ItemOpen AccessProtagonismo infantil e saberes culturais ribeirinhos no ensino de Matemática na Educação Infantil(2017-06) Souza, Raimundo Gomes De; Silva, Jacqueline Silva da; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351Este trabalho teve por objetivo investigar as contribuições de uma proposta de ensino, utilizando os saberes ribeirinhos das crianças por meio de jogos para o ensino de Matemática de modo que o Protagonismo Infantil seja favorecido. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma professora de Educação Infantil e com um grupo de 14 crianças na faixa etária de 04 anos, de uma escola de Ensino Fundamental do município de Moju/PA, em que se buscou observar a atuação da professora e propor situações de aprendizagens diferentes da praticada para o favorecimento do Protagonismo Infantil. Foram oportunizadas duas situações de aprendizagens às crianças para a possibilidade da construção do conceito de altura por meio da comparação e medidas de árvores de açaí e pesado desenvolvido por meio de cachos de açaí, ambas oportunizadas em dois açaizais as margens do rio Moju. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações do campo da Matemática na Educação Infantil, Jogos, Saberes Culturais Ribeirinhos, Infância, Criança, Protagonismo Infantil e Planejamento com Enfoque Emergente. O estudo seguiu a abordagem qualitativa, e aproximando-se dos pressupostos da pesquisa-ação. A coleta de dados foi através de diário de campo, gravações de áudios e fotografias; na análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009). A pesquisa evidenciou que: a) as crianças utilizaram comparações para a possibilidade de construção de conceitos matemáticos de altura e pesado; b) ao mesmo tempo em que as situações de aprendizagens favoreceram o Protagonismo Infantil, as crianças foram favorecidas por ele ao contribuírem com suas ideias e ações; c) os saberes culturais ribeirinhos por meio de jogos de perguntas e respostas possibilitaram as crianças agirem ativamente na construção do próprio conhecimento matemático. E por fim, a pesquisa vem trazer contribuições à Educação Infantil no ensino e na aprendizagem de Matemática, além de demonstrar formas de favorecer o Protagonismo Infantil.