Ensino de Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleção
Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
Navegar
Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Gonzatti, Sônia Elisa Marchi"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA exprimentação investigativa como alternativa para o ensino de química no Ensino Médio(2023-08-28) Cavasin, Edna Neves Da Silva; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Oliveira, Eniz Conceição; Hoehne, Lucélia; Bartelmebs, Roberta ChiesaParticularmente para a Química, a experimentação é essencial para consolidar conhecimentos e compreender fenômenos, relacionando-os a diferentes aplicações. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, visou examinar se a experimentação investigativa facilita o ensino de Química em uma turma de 2º ano do ensino médio em uma escola da rede pública estadual em Guarantã do Norte, estado do Mato Grosso. Para a intervenção pedagógica, foram elaboradas três Sequências de Ensino Investigativo (SEI), baseadas nos pressupostos teórico-metodológicos do ensino por investigação: Ácidos e Bases (SEI-1); Tudo se transforma (SEI-2) e por que a água não queima? (SEI-3). Em relação à geração de dados, foram utilizados instrumentos como diário de campo da pesquisadora, registros escritos produzidos pelos alunos durante as SEI e gravações em vídeo das aulas. Os dados empíricos gerados foram analisados por meio de aproximações com a técnica da análise de conteúdo. Em termos de resultados, a análise evidenciou cinco categorias, as quais convergem para o objetivo geral da pesquisa, que é investigar desafios e contribuições do desenvolvimento de atividades experimentais de natureza investigativa em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Três categorias representam as contribuições da abordagem didática adotada: indícios de melhorias na aprendizagem de conhecimentos de Química, desenvolvimento da argumentação e desenvolvimento de competências atitudinais. Quanto aos desafios, emergiram duas categorias: fragilidades nos conhecimentos de Química e dificuldades de trabalhar em grupo. De modo geral, esta pesquisa evidenciou as potencialidades das SEI e da experimentação investigativa para ressignificar o ensino de Química. O Produto Educacional decorrente desta pesquisa é intitulado “Sequências de Ensino Investigativo para o Ensino de Química no Ensino Médio”, no qual são apresentadas e discutidas as SEI desenvolvidas, que podem ser adaptadas e aplicadas em outras séries do Ensino Médio e em distintos contextos.
- ItemAcesso AbertoIncentivando a tomada de decisão com alunos surdos por meio da Educação Financeira(2024-05) Pereira, Taiane Alves; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Vivian, Danise; Giongo , Ieda Maria; Agapito, Francisca MeloEsta dissertação problematiza a temática da Educação Financeira no contexto da Educação de Surdos. O objetivo geral foi investigar como atividades desenvolvidas em uma Sala de Recursos, envolvendo a Educação Financeira, oportunizam aos alunos não ouvintes conhecimentos para a tomada de decisões em relação ao planejamento financeiro. A prática foi realizada em dez encontros, de duas horas cada, e a pesquisa é de cunho qualitativo. Os fatos apurados na análise dos dados foram constituídos a partir da implementação de uma sequência didática, gravações, fotografias, material produzido pelos alunos e diário de campo da professora e pesquisadora. O referencial teórico está fundamentado em estudos sobre a Educação Financeira e a Educação de Surdos. Após a análise descritiva dos materiais empíricos gerados, os resultados sugerem que a sequência didática aplicada fomentou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos relacionados à Educação Financeira e à tomada de decisão. A prática pedagógica foi desenvolvida com dois alunos surdos na Sala de Recursos de uma Escola Estadual situada em Guarantã do Norte - MT. As atividades propiciaram reflexões sobre hábitos de consumo e a importância do planejamento para fazer escolhas financeiras responsáveis. Ademais, oportunizou aos investigados a descoberta de novas maneiras de aprender sobre Educação Financeira e a busca da autonomia, uma vez que eles desenvolveram diferentes estratégias para resolver as situações propostas. O Produto Educacional decorrente da dissertação consiste em uma sequência didática, cuja finalidade é compartilhar as atividades realizadas relacionadas ao ensino da Educação Financeira, envolvendo situações do cotidiano no contexto do aluno surdo, incentivando a tomada de decisão. Além disso, os dois meninos em questão exploraram a visualidade como elemento da cultura surda, já que a experiência visual constitui o principal canal de comunicação e interação do surdo com o seu contexto. Com esse material didático, espera-se contribuir para a formação de hábitos financeiros saudáveis desde a infância, preparando os discentes em foco a lidarem com situações financeiras ao longo da vida.
- ItemAcesso AbertoIniciação científica na área de ciências da natureza no Ensino Médio e a formação do estudante pesquisador(2023) Lima, Noeli Jung Friedrich De; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Rosa, Cleci Werner Da; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Herber, JaneA pesquisa como prática científica e pedagógica deveria ser mobilizada desde o Ensino Fundamental, consolidando-se no Ensino Médio, instigando os estudantes a aprender e a fazer ciência por meio de práticas investigativas. Neste contexto, destaca-se a relevância da iniciação científica (IC) para a formação dos estudantes. Assim, a presente dissertação investigou as contribuições do desenvolvimento de projetos de pesquisa na formação do estudante pesquisador no Ensino Médio, na Escola Estadual Albert Einstein no município de Guarantã do Norte em Mato Grosso. Metodologicamente, a investigação adota uma abordagem qualitativa de pesquisa. As inferências e interpretações do material empírico gerado, através de grupos focais, áudio-gravações transcritas e diários de campo, foram analisados por meio de aproximações com a técnica da análise de conteúdo. A intervenção pedagógica consistiu na realização de encontros de iniciação científica, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, composta por 21 estudantes. Nestes encontros, foram discutidas temáticas de interesse dos estudantes, por eles escolhidas. Eles foram orientados a respeito do planejamento e da realização de um projeto de pesquisa e suas diferentes etapas. Quatro categorias de análise expressam os principais resultados desta pesquisa, duas relacionadas às contribuições e duas aos desafios. Quanto às contribuições, emergiram duas categorias: a primeira diz respeito ao desenvolvimento de competências investigativas, a qual foi dividida em duas subcategorias: i) o desenvolvimento da argumentação, e ii) a organização de um projeto de pesquisa, associada a elementos operacionais do desenvolvimento de uma pesquisa, ou seja, a aprender sobre ciências. Já a segunda categoria, mudanças das concepções sobre a iniciação científica, destaca elementos relativos às concepções iniciais dos estudantes e às concepções que se modificaram, em algum grau, após o processo de IC. Em termos gerais, esta categoria reúne fatores ligados à compreensão dos estudantes sobre a natureza da atividade científica, que por sua vez, remete a concepções e teorias mais ou menos implícitas sobre a natureza da ciência. Em relação aos desafios e dificuldades, elencou-se duas categorias: i) dificuldades com argumentação e ii) inexperiência dos estudantes com práticas epistêmicas. Em termos gerais, foi possível concluir que, após a realização dos encontros de IC, os estudantes compreenderam que a pesquisa consiste em um processo de investigação, que orienta o desenvolvimento de um estudo e culmina com a produção de novos conhecimentos. Em síntese, é possível inferir que a iniciação científica no Ensino Médio contribuiu para o desenvolvimento de diferentes habilidades ligadas à investigação como estratégia de ensino e de produção de conhecimento. Além disso, ao aprenderem sobre fazer ciências, os estudantes também puderam refletir sobre a natureza da ciência e da atividade científica.
- ItemAcesso AbertoO uso do geogebra para análise de gráficos de funções do 1° grau no primeiro ano do ensino médio(2022-09) Silva, José Augusto Jerônimo Da; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Dullius, Maria Madalena; Johann, Cristiane Antonia Hauschild; Kuhn, MalcusEsta pesquisa teve por objetivo analisar contribuições do uso do aplicativo Geogebra para o estudo de características dos gráficos e aplicações de funções do 1o grau, com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio. A questão norteadora foi: Como o uso do software Geogebra contribui para a análise gráfica de funções do 1o grau, com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio? Visando produzir dados e inferências para responder à questão de pesquisa, foi realizada uma intervenção pedagógica com atividades envolvendo construção e análise de gráficos e aplicações dessas funções, por meio desse software. O contexto de intervenção foi uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Novo Mundo/MT. A metodologia refere-se a uma pesquisa qualitativa. Quanto à geração de dados, foram coletadas e analisadas as soluções das atividades, realizadas pelos estudantes. Também foi aplicado um questionário final de avaliação sobre as atividades desenvolvidas por meio do Geogebra. Com base nos resultados, é possível afirmar que o uso do Geogebra contribuiu para a compreensão e interpretação gráfica das funções do 1o grau. Dentre os indícios dessas contribuições, destaca-se a rapidez proporcionada pelo aplicativo para alterar parâmetros das funções, a visualização dessas alterações nos gráficos; maior agilidade para elaborar gráficos. Desses aspectos, decorre um outro, que é a possiblidade de dedicar mais tempo às discussões e análises, visto a dinamicidade que o Geogebra proporciona. Em efeito, pode-se inferir que o uso do aplicativo agilizou a abordagem desse tema no currículo da turma de 1o ano, corroborando a importância, já assinalada em pesquisas no campo da Educação Matemática, de integrar as tecnologias ao ensino dessa ciência. Essa dissertação proporcionou a elaboração de um Produto Educacional na forma de uma sequência didática com o intuito de servir de material de apoio para que outros professores possam utilizar o Geogebra no estudo de funções.