Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Resumo: Alimentos processados e ultraprocessados estão associados a ganho de peso e a um estado nutricional inadequado. Pode-se dizer que os bombeiros militares desenvolvem tarefas extenuantes e estressantes. Assim muitas vezes, acabam optando por alimentos de mais fácil consumo, sendo estes processados e ultraprocessados que impactam no estado nutricional e na manutenção de uma alimentação mais saudável. O estudo tem como objetivo avaliar o consumo alimentar de processados e ultraprocessados ao estado nutricional de bombeiros de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Estudo de caráter transversal quantitativo, a amostra foi por conveniência e composta por cerca de 14 participantes de um corpo de bombeiros de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Foram coletados através da anamnese dados como: data de nascimento, data do atendimento, sexo, recordatório alimentar de 24 horas, nível de atividade física, peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e avaliação antropométrica. Os dados foram analisados através de tabelas simples, cruzadas, porcentagens e pelos testes: Testes de associação Teste Exato de Fisher, Teste t-student.Os resultados foram considerados significativos a um nível de significância máximo de 5%. Os resultados deste estudo indicaram que a maioria dos bombeiros estavam com sobrepeso (78,6%) e um consumo médio de alimentos processados e ultraprocessados (45,6%). Bombeiros considerados mais ativos apresentaram um menor consumo de alimentos processados e ultraprocessados (p=0,334). Um maior consumo de alimentos processados e ultraprocessados foi associado a maiores percentuais de gordura (p=0,011). A partir dos resultados obtidos fica claro que o consumo alimentar da maioria dos bombeiros militares é inadequado e encontra-se com sobrepeso. Porém como também o percentual de gordura de boa parte está adequado, vale ressaltar que o IMC não discrimina a massa gorda de massa muscular. Fica evidente o elevado consumo de processados e ultraprocessados, assim como sua relação com nível de atividade física e composição corporal, uma intervenção nutricional deve ser realizada para melhora da qualidade alimentar assim como o controle do seu estado nutricional.
consumo alimentar; estado nutricional; alimentos industrializados
Citação
BORGES, Guilherme. RELAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS COM O ESTADO NUTRICIONAL DE BOMBEIROS. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3978.
Coleções