Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O projeto aqui descrito corresponde ao desdobramento da primeira etapa do TCC do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, nomeado de “O design como agente de transformação na realidade de quem obtém seu sustento através da reciclagem”. O trabalho aborda os desafios de quem depende da reciclagem para viver e os entraves para que a população entenda a relevância desses profissionais, bem como a importância da reciclagem para a sociedade se consolidar. Ainda, como o design pode agir para promover melhorias nos dois aspectos. Por fim, através da aplicação da metodologia de Bruno Munari (1981), o presente trabalho projeta uma campanha que tem o objetivo de fomentar tanto mudanças positivas para os catadores de recicláveis da cidade de Lajeado quanto transformações nos costumes e práticas da sociedade em relação ao seu lixo.

The project described here is the outcome of the first stage of the TCC project for the Design course at the Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, entitled “Design as an agent of change in the reality of those who obtain their livelihood through recycling”. The work addresses the issues of those who depend on recycling for a living and the obstacles to the population understanding the relevance of these professionals. Furthermore, how design can act to promote progress in both aspects. Finally, through the application of Bruno Munari’s (1981) methodology, this work designs a campaign that aims to foster both positive changes for waste pickers in the city of Lajeado and transformations in society’s customs and practices in relation to its waste.
Palavras-chave
design; hábitos; valorização; reciclagem; catadores de material reciclável; design; habits; valorization; recycling; waste pickers
Citação
BRANDÃO, João Vitor Roolaart. O DESIGN COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA REALIDADE DE QUEM OBTÉM SEU SUSTENTO POR MEIO DA RECICLAGEM. 2023. Monografia (Graduação) – Curso de Design, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4167.
Coleções