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Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoEditoração lab: uma experiência de aprendizagem gamificada em edição digital de imagens(2024-12-23) Bazzo, Gabriele Mocellin; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Brod, Rodrigo de Azambuja; Werlang, Luís André RibasEste memorial descritivo apresenta o desenvolvimento de uma plataforma virtual de ensino focado em edição e manipulação de imagens para profissionais e entusiastas em fotografia. O projeto foi motivado a partir da necessidade de tornar os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) mais atrativos e capazes de promover engajamento e colaboração entre estudantes e professores. A necessidade surgiu a partir do levantamento teórico a respeito do crescimento dos ambientes virtuais. As problemáticas oriundas deste novo formato de ensino e como a implementação de ferramentas de gamificação como solução foram apresentados no artigo científico com embasamento bibliográfico de Trabalho de Conclusão de Curso I intitulado “GAMIFICAÇÃO COMO ELEMENTO A FAVORECER O ENGAJAMENTO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO VIRTUAL”. A partir da utilização da metodologia HCD (Human Centered Design), criada pelo estúdio IDEO, foram percorridas as fases Ouvir, Criar e Implementar a criação de uma solução que vá além da plataforma virtual, criar uma experiência positiva a ser replicada nos mais diversos segmentos de ensino on-line.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de uma interface aplicada a processos de uma empresa B2B(2024-12-23) Brugnera, Laura Silva; Ahlert, Edson Moacir; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; Souza, Raquel Barcelos deEste memorial descritivo apresenta a metodologia e o processo de desenvolvimento de duas interfaces digitais interdependentes para a empresa Lumiara, especializada em semijoias personalizadas no segmento B2B. O projeto visa otimizar a gestão interna, centralizando processos e recursos, e melhorar a experiência dos clientes, oferecendo acesso fácil ao acompanhamento de pedidos e materiais. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi a de Garrett (2011), que oferece uma estrutura clara e detalhada para o design de interfaces digitais, dividida em cinco planos: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Além disso, as leis da psicologia de Jon Yablonski (2020) foram utilizadas para orientar o desenvolvimento, assegurando usabilidade e clareza nas interfaces. Todas as etapas do projeto foram documentadas, desde o planejamento inicial até os protótipos finais das interfaces. Além disso, foram realizados testes de validação, cujos resultados demonstraram sucesso, destacando a importância do design no desenvolvimento de soluções eficientes e intuitivas, bem como o papel da tecnologia em facilitar e otimizar processos complexos.
- ItemAcesso AbertoDúbia: protótipo de Jogo Indie com exploração de narrativa interativa(2024-12-16) Miranda, Flávia Leonhardt; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Werlang, Luís André RibasEste memorial descritivo documenta o processo de criação do protótipo de Dúbia, um jogo indie focado em puzzles e na exploração da interatividade narrativa. O projeto tem como objetivo aplicar os conceitos desenvolvidos pela autora no artigo “Jogabilidade emocional e narrativa interativa: a construção de relações identitárias e imersivas no storytelling de jogos digitais” (Miranda, 2024), utilizando o Figma para demonstrar como um jogo pode ser idealizado na ferramenta, expandindo o seu uso comum para além do design de interfaces. Para isso, foi adaptada a metodologia de Munari (2008), onde cada etapa foi cuidadosamente planejada, utilizando seus conceitos para que o modelo prático de Dúbia se tornasse possível.
- ItemAcesso AbertoFotografia gestacional: uma ferramenta para evelar a autoestima da gestante(2024-12-16) Schmitt, Bruna Thayne; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Zarpellon, VagnerO projeto “Fotografia Gestacional: Uma Ferramenta para Elevar a Autoestima da Gestante” detalha como os ensaios fotográficos realizados durante a gravidez podem influenciar positivamente a autopercepção e autoestima das mulheres. Com base na metodologia de Bruno Munari, o projeto explora como o registro fotográfico pode valorizar as mudanças físicas e emocionais vividas nesse período. Por meio de conversas, um questionário e sessões práticas com seis participantes, o memorial demonstra que a fotografia gestacional, ao respeitar as preferências e histórias individuais das gestantes, promove aceitação pessoal, bem-estar emocional e fortalece o vínculo com a maternidade. O trabalho destaca, ainda, como a prática fotográfica transforma a experiência da gravidez em algo memorável e significativo, tanto para as gestantes quanto para seus familiares.
- ItemAcesso AbertoPllot: ferramenta de construção de plataforma de marca com uso de inteligência artificial e recursos interativos(2024-07) Parizotto, Ana Paula; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Zarpellon, VagnerEste trabalho trata-se do projeto de uma ferramenta interativa para construção de plataforma de marca para branding, unindo recursos analógicos (baralho de cartas) e novos recursos tecnológicos proporcionados pelo advento das inteligências artificiais. Com o objetivo de melhorar a experiência de novos profissionais da área de branding na etapa de descobrimento junto a seus clientes, a ferramenta busca entregar um roteiro e recursos visuais que facilitem essa interação e proporciona ao profissional mais liberdade para aprofundar as conexões humanas e, consequentemente, ter mais chances de extrair bom insights das conversas. A ferramenta foi embasada na teoria dos arquétipos de marca e a metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi o Design Thinking (2009). Os resultados obtidos demonstraram eficácia na facilitação da interação entre profissionais de branding e seus clientes. Foi possível também, validar a utilidade do roteiro e cartas no aprofundamento e suporte das reuniões e a viabilidade da IA para processar os dados gerados.