Educação matemática, exame nacional de ensino médio e aprendizagem significativa: uma proposta pedagógica

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Data
2010-03-23
Orientador
Giongo, Ieda Maria
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Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar se uma proposta de material didático, versando sobre "Teorema de Pitágoras e as Relações Trigonométricas do Triângulo Retângulo", dirigida a uma turma de segundo ano de Ensino Médio da Escola Medianeira de Soledade, RS, é potencialmente significativa para atender às demandas de aprendizagem segundo a matriz de referência para Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos aos estudos de Ausubel, em especial, os que problematizam a aprendizagem significativa bem como as propostas constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - Ensino Médio e a Matriz de Referência para o ENEM. O material de pesquisa está composto por um pré-teste, um pós-teste, material escrito produzido pelos alunos e anotações feitas pelo professor durante as aulas. A análise do mesmo demonstrou a disposição dos alunos em aprender o conteúdo e a maior parte passou a organizar as ideias matemáticas presentes no material de modo coerente e conseguiu aumentar significativamente o número de acertos no pós-teste, evidenciando um processo de modificação de conhecimentos acerca da temática estudada.
Descrição
Palavras-chave
Ciências Exatas; Educação Matemática; Aprendizagem Significativa
Citação
TRINDADE, Jefferson. Educação matemática, exame nacional de ensino médio e aprendizagem significativa: uma proposta pedagógica. 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 nov. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/95.
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