Interdisciplinaridade no ensino de química: uma proposta de ação integrada envolvendo estudos sobre alimentos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-05-13
Orientador
Oliveira, Eniz Conceição
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente dissertação apresenta uma pesquisa sobre uma prática pedagógica interdisciplinar, envolvendo diferentes disciplinas no estudo sobre o tema alimentos, evidenciando as possibilidades de aprendizagem proporcionadas pelo envolvimento nesse tipo de prática pedagógica, tanto por parte dos alunos como dos professores. O referencial teórico está apoiado em orientações sobre aprendizagem significativa, Ensino de Química e interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho descritivo com aproximações ao estudo de caso. A prática pedagógica foi realizada durante o ano de 2012, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, localizado na cidade de Bento Gonçalves, RS. O material da pesquisa foi obtido por meio da aplicação de questionários, aulas expositivas elaboradas pelos professores de forma interdisciplinar, com a utilização de recursos gráficos, data show, leitura de artigos referente ao tema, material produzido pelos alunos, apresentação de seminários em sala de aula e na Mostra Cultural para toda a escola. Os resultados indicam que trabalhar de forma interdisciplinar desperta o interesse do aluno e faz com que ele tenha a possibilidade de construir de forma significativa o seu conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de química; Alimentos; Interdisciplinaridade
Citação
CARDOSO, Kelly Karine. Interdisciplinaridade no ensino de química: uma proposta de ação integrada envolvendo estudos sobre alimentos. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 set. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/442.