Pesquisa no ensino de ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação
Carregando...
Arquivos
Data
2013-03-06
Autores
Orientador
Grassi, Marlise Heemann
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A pesquisa intervenção aqui proposta, tem como foco central conhecer o espaço da pesquisa em ciências no desenvolvimento dos campos conceituas que integram o Complexo Temático. O estudo é de natureza qualitativa identificado como estudo de caso e elege como objetivos: Organizar situações de ensino que tenham a pesquisa como princípio educativo a partir de investigação sobre estruturas, características, experiências prévias e modalidade de ação integrada adotada em escola ciclada; Contribuir com a (re)construção da cultura investigativa na Educação Básica. Esses objetivos integram a proposta da pesquisa Transformative Research Activities Cultural Diversities and Education in Science (TRACES) que busca aproximar escola e universidade, pesquisa acadêmica e práticas profissionais, para contribuir com a minimização da distância que existe entre estas dimensões. A proposta de pesquisa/intervenção envolveu 123 alunos matriculados no terceiro ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Arnoldo Lermen de Lajedo – RS, com o apoio dos professores que atuam neste ciclo. Para o alcance dos objetivos o processo investigativo partiu da seguinte questão: Que estratégias de ensino baseadas nos princípios do Educar Pela Pesquisa possibilitam a ampliação dos espaços da pesquisa em ciências num contexto de organização curricular por complexo temático? As informações foram obtidas através de entrevistas individuais e em grupos focais, questionários, relatórios individuais e coletivos e observações diretas e foram analisadas segundo as orientações da análise textual discursiva, com aproximações à análise do discurso e considerações aos referenciais que orientam as pesquisas. As conclusões apontam para a ideia que utilizar diferentes ambientes de aprendizagem favorecem a pesquisa, despertando interesse nos alunos devido à diversificação das atividades e ao envolvimento dos pais, inclusive. Além disso na questão de um complexo temático em que áreas do conhecimento estão entrelaçadas existe grande espaço de pesquisa que ultrapassa as fronteiras disciplinares e acaba envolvendo diferentes áreas do conhecimento, muitas vezes tendo as ciências como grande mola propulsora.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisa; Ensino de Ciências; Ciclos de formação; Educação Básica
Citação
SILVA, Andréia Scherer Da. Pesquisa no ensino de ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 dez. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/300.