Conhecimentos geométricos e algébricos a partir da construção de fractais com uso do software GEOGEBRA

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2012-12-11
Orientador
Dullius, Maria Madalena
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo analisa uma proposta de construção de fractais no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Propusemos uma pesquisa qualitativa com o objetivo de investigar como a construção de fractais com o software Geogebra poderia suscitar conhecimentos geométricos e algébricos. Desenvolvemos uma intervenção pedagógica com alunos da 7a série do Ensino Fundamental de uma escola municipal, e o material produzido pelos alunos constituiu-se na principal fonte de coleta de dados. Numa proposta de não unicidade do recurso computacional, também construímos cartões fractais e fractais tridimensionais. Finalmente, aplicamos um questionário onde os alunos fizeram considerações acerca da intervenção pedagógica. De acordo com as análises realizadas e tendo por base as respostas do questionário aplicado, a produção realizada pelos alunos e as observações registradas durante o desenvolvimento da intervenção pedagógica ficou evidenciado que: o trabalho contribuiu na obtenção de uma forma motivadora, interativa e viável da abordagem da Geometria Fractal; o software Geogebra foi importante ferramenta de apoio na construção dos fractais; a Geometria Fractal é uma possibilidade interessante de associarmos a geometria e a álgebra numa proposta diferenciada de forma a contemplar as duas áreas de conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Geometria; Álgebra Fractais; Geogebra
Citação
PADILHA, Teresinha Aparecida Faccio. Conhecimentos geométricos e algébricos a partir da construção de fractais com uso do software GEOGEBRA. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 set. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/287.