Gestão Estratégica de Pessoas
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- ItemAcesso AbertoA era do conhecimento e a gestão 3.0: revolucionando o papel dos líderes(2018-04) Santos, Giordani Tavares dos; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302Gestão e liderança 3.0 surgiu da necessidade de reinventar a gestão para enfrentar os desafios que o mundo dos negócios vem nos oferecendo atualmente. Este artigo tem como objetivo identificar qual é o papel dos líderes na atualidade, frente à atual geração, levando em conta os conceitos da Gestão 3.0 e a era do conhecimento. O Método utilizado foi de revisão bibliográfica. O estudo revela as dificuldades dos líderes frente a diversidade de gerações atuando simultaneamente, em busca de alta performance sendo o maior desafio saber lidar com o ser humano, fazendo da empresa um lugar melhor para todos.
- ItemAcesso AbertoDesenho de competências comportamentais, um estudo com tutores de uma escola de idiomas(2019-03) Kamphorst, Carla; Oliveira, Michelle Engers Taube de; http://lattes.cnpq.br/4929353272897910Gestão por competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais. Este artigo tem como objetivo identificar quais são as competências comportamentais necessárias aos tutores de uma escola de idiomas online, a fim de promover o debate interno acerca do assunto e dar início à futura implantação de um programa de gestão de pessoas baseado em competências. O Método utilizado foi a análise descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 7 tutores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que são indicadas as seguintes competências comportamentais para o exercício da função: Foco no cliente; Comunicação; Flexibilidade; Capacidade investigativa; Disciplina; Trabalho em equipe; Relacionamento; Capacidade analítica; Multiplicador. A partir dos resultados obtidos e da discussão promovida em torno da temática das competências em tutoria online, foi possível concluir que o mapeamento de competências pode contribuir para a criação e desenvolvimento de equipes, e dar início à discussão sobre o processo de implantação da Gestão de Pessoas por Competências dentro da organização.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos colaboradores e gestores de uma agência de uma instituição financeira localizada no interior do Rio Grande do Sul quanto à aplicação de feedback(2018-01) Castro, Michelle Bayer Leonhardt; Schneider, Evania; http://lattes.cnpq.br/0403196623453453Uma preocupação presente na rotina das empresas está ligada com a retenção de seus colaboradores. Vistos como peças chave para o sucesso organizacional, elas estão progressivamente incluindo como prática gerencial a manutenção de uma comunicação mais próxima entre líderes e liderados, sendo o feedback uma das formas utilizadas para essa finalidade. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos colaboradores e dos gestores de uma agência de uma Instituição Financeira localizada no interior do Rio Grande do Sul quanto à aplicação de feedback. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, sendo o estudo classificado como descritivo e exploratório. A pesquisa identificou que a agência possui um grupo de colaboradores preocupados com seu desempenho, considerando o feedback uma importante ferramenta de comunicação que aproxima gestores e colaboradores. Esse fator demonstra de maneira positiva que o feedback deve ser mantido e aprimorado na agência. Percebeu-se, ainda, que existem opiniões divergentes acerca do formato de execução do feedback, fator que demonstra a necessidade de um bom preparo por parte dos gestores para personalizar sua forma de abordagem junto aos seus colaboradores no momento do feedback.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do clima organizacional na prefeitura de Arroio do Meio(2018-01) Alba, Dinara; Schneider, Evania; http://lattes.cnpq.br/0403196623453453Avalia o nível de satisfação com o clima organizacional dos funcionários efetivos da Prefeitura de Arroio do Meio. Apresenta revisão de literatura acerca de gestão estratégica de pessoas, cultura e clima organizacional, motivação e qualidade de vida no trabalho. Emprega abordagem quantitativa e, como instrumento de coleta de dados, utiliza um questionário com 37 questões, aplicado aos funcionários efetivos das secretarias da Administração, da Fazenda e Planejamento e da Indústria e Comércio. Identifica o grau de satisfação dos funcionários em relação ao trabalho realizado, salário, liderança e gestão, comunicação, relacionamento interpessoal, condições físicas de trabalho, ética, valorização dos funcionários e fatores motivacionais e desmotivacionais. Conclui que os funcionários estão parcialmente satisfeitos com o clima organizacional na Prefeitura de Arroio do Meio, destacando-se como pontos positivos, principalmente o relacionamento interpessoal entre os funcionários e os gestores, e como pontos críticos a comunicação e o reconhecimento. Sugere que, a partir das informações apuradas, os gestores criem estratégias de gestão de pessoas, visando melhorar a satisfação dos funcionários e a qualidade de vida no trabalho e a ampliação da pesquisa para as demais secretarias.
- ItemAcesso AbertoFatores de satisfação no trabalho: estudo com professores pesquisadores de uma instituição de Ensino Superior(2017-09) Bruxel, Simone; Schneider, Evania; http://lattes.cnpq.br/0403196623453453O ambiente de trabalho se caracteriza por condições físicas, materiais, psicológicas e sociais, tais condições contribuem para a motivação e satisfação no trabalho, bem como para a retenção das pessoas nas organizações. Este estudo tem por objetivo identificar os fatores de satisfação no trabalho dos professores pesquisadores, vinculados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de uma instituição de ensino superior do interior do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa a partir de seu objetivo, pode ser classificada com exploratória e em relação ao tipo de abordagem utilizada no estudo, é caracterizada como qualitativa. De uma forma resumida pode-se dizer que entre os principais fatores de satisfação no trabalho para o grupo pesquisado, destacam-se: ambiente colaborativo, onde as pessoas compartilhem conhecimento e trabalhem em equipe, infraestrutura adequada; valorização do trabalho, com reconhecimento das produções individuais e coletivas; flexibilidade e participação na tomada de decisão.