Sistemas de Informação

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 54
  • Item
    Acesso Aberto
    Geração de identidade descentralizada e assinatura de documentos utilizando a Blockchain
    (2024-06-24) Kramer, Jhonatan Cassiano ; Wolf, Alexandre Stürmer; http://lattes.cnpq.br/0591097928246945; Dertzbacher, Juliano; Diemer, Mouriac Halen
    O surgimento da blockchain possibilitou a criação das criptomoedas, porém o seu uso vai muito além disto. Apoiado na blockchain da moeda virtual Ethereum Classic, este trabalho tem como objetivo criar uma identidade descentralizada, que garante o reconhecimento de que o indivíduo é de fato quem diz ser, através do confronto de informações em um sistema público. Uma vez comprovada identidade é possível fazer assinatura de documentos digitais, como contratos de compra e venda, aluguel, financiamento, serviço, terceirizado, copyright ou qualquer outro documento que implique em acordo entre várias partes, obrigando assim o comprimento do que foi acordado entre as partes sob certas condições. Para alcançar os objetivos foi desenvolvido uma API nas linguagens de programação Java, Kotlin com apoio do framework spring que realiza a integração de dados com Serpro, e valida os dados do indivíduo. A Blockchain por sua vez armazena a identidade descentralizada e executa a assinatura dos contratos. Após testes realizados conclui-se que é possível comprovar a identidade fornecida pelo indivíduo, criando assim uma identidade descentralizada na blockchain, que por sua vez possibilita a assinatura de documentos na forma digital e imutável, eliminando a terceira parte confiável.
  • Item
    Acesso Aberto
    ANÁLISE DO DESEMPENHO DE HIPERPARÂMETROS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA APLICADOS NA PREVISÃO DA TAXA DE ROTATIVIDADE DE CLIENTES
    (2023-07) Gnoatto, Renan; Franzen, Evandro; http://lattes.cnpq.br/7342971270440310; Diemer, Mouriac Halen; Dertzbacher, Juliano
    Hoje em dia, com as novas formas de venda e as mudanças nos comportamentos dos consumidores, as empresas fornecedoras de serviços estão tendo que focar muito mais na fidelização dos seus clientes, pois acaba sendo menos custoso do que conquistar um novo, sendo que fazer uso da tecnologia acaba auxiliando e muito as organizações na estruturação das suas informações e na busca por um diferencial competitivo no mercado. Neste sentido, a prendizagem de máquina muito eficaz na tentativa de prever uma possível evasão de determinado cliente, pois ela fornece inúmeros métodos que, quando trabalhados de forma correta, entregam um bom resultado na predição proposta. Tendo em vista este cenário, o presente trabalho visa realizar a predição da taxa de rotatividade de clientes de três conjuntos de dados, de organizações prestadoras de serviços, fazendo uso dos métodos de aprendizagem Floresta Aleatória, Árvore de Decisão, MVS, MLP e AutoML. Além disso, tem por objetivo analisar a eficiência de diferentes hiperparâmetros aplicados a estes métodos. Neste caso, cada um dos conjuntos de dados passou por um processo que consistiu na coleta dos mesmos, no pré-processamento dos dados, na aplicação dos métodos de aprendizagem de máquina, com e sem personalização de hiperparâmetros, e na avaliação dos métodos. Assim sendo, o método Floresta Aleatória, dentre os utilizados nos trabalhos, apresentou as melhores performances, sendo o melhor em todas as formas em que foi aplicado.
  • Item
    Acesso Aberto
    A influência da colaboração integrada ao ambiente de desenvolvimento na aprendizagem da lógica de programação
    (2020-11) Schaeffer, Tainá; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602
    Os recursos tecnológicos estão sendo desenvolvidos e aprimorando a forma como nos comunicamos ou nos mantemos informados, gerando impactos no dia-a-dia. Esta crescente demanda por novas e avançadas ferramentas exige a formação de profissionais qualificados e que estejam constantemente atualizando seus conhecimentos para desenvolverem ferramentas que atendam essas necessidades. O aprendizado da lógica de programação é o primeiro passo para formar profissionais de Tecnologia da Informação, porém, faltam recursos que facilitem efetivamente a aprendizagem dos estudantes. Uma forma de auxiliá-los é promover o aprendizado em grupos de colaboração, onde os estudantes com maior facilidade de aprendizado podem auxiliar aqueles que possuem alguma dificuldade. Diante disso, este trabalho busca verificar se a utilização de uma ferramenta integrada ao ambiente de desenvolvimento auxilia no aprendizado de lógica de programação e, desta forma, uma ferramenta de comunicação foi desenvolvida e disponibilizada aos estudantes, oferecendo ao professor mecanismos de mineração de textos, permitindo analisar o comportamento e a colaboração de seus alunos em sala de aula. Como resultado, foi possível comprovar que os recursos implementados facilitam o aprendizado e é possível expandir o uso da aplicação para outras finalidades.
  • Item
    Acesso Aberto
    Proposta de desenvolvimento de chatbot para empresa fabricante de bebidas
    (2020-12) Kist, Jefferson; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564
    Cada vez mais buscam-se opções para reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento de processos e de produtos nas empresas, visando o crescimento dos negócios. Paralelamente, as tecnologias e processos evoluíram consideravelmente, originando novos formatos de processos mais efetivos e baratos. O objetivo principal deste trabalho trata do desenvolvimento de um protótipo funcional de um chatbot que seja capaz de realizar uma venda diretamente para o cliente, sem a necessidade de intervenção humana por parte da empresa, disponibilizando assim um novo formato de venda para uma fábrica de bebidas. O projeto foi elaborado utilizando metodologias de Gerenciamento de Processos de Negócio, coleta de requisitos e premissas de Sistemas de Informação. Essas metodologias visam auxiliar no desenvolvimento do projeto e no crescimento da empresa, melhorando assim o atendimento disponibilizado aos seus clientes. Testes foram realizados junto às partes interessadas, verificando se o layout e a forma como os dados são apresentados, bem como o fluxo do processo, estavam organizados de maneira fácil e compreensiva para o usuário final. Por fim, apresentam-se as conclusões baseadas nos resultados obtidos, exibindo a percepção dos entrevistados na utilização da ferramenta criada medindo, a capacidade do chatbot de concluir a venda, sua capacidade de se portar como um vendedor humano, sua atratividade, bem como, seu índice de satisfação no uso e a pretensão de utilização por parte dos clientes da empresa.
  • Item
    Acesso Aberto
    Implementação de infraestrutura como código para provisionamento e deploy de aplicações
    (2020-06) Noll, Jones Luís; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476
    A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe uma necessidade crescente por softwares, devendo estes, estarem sempre disponíveis, acessíveis e atualizados para seus usuários. Para atender as demandas dos Sistemas de Informação, a infraestrutura passou a ser construída através de código, tornando-se assim, dinâmica e escalável. Ao utilizar os conceitos de DevOps e Infraestrutura como Código, este trabalho teve como objetivo a criação automatizada de toda a infraestrutura necessária para execução do ciclo de desenvolvimento de um software, desde o registro da mudança até sua entrega. Foram realizadas a criação e a configuração das máquinas virtuais e contêineres necessários, a orquestração dos mesmos em um cluster Kubernetes, finalizando com o deploy da aplicação e do banco de dados. Como resultado, após a execução de todos os processos, um sistema de informação encontrou-se em execução na estrutura e disponível aos usuários. Foram analisados os tempos necessários para a criação automatizada da estrutura e os benefícios na adoção da Infraestrutura como Código.