Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Engenharia Civil by Subject "Acessibilidade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAcessibilidade universal: análise de duas vias urbanas do município de Lajeado/RS, de acordo com a NBR 9050/2015(2017-08) Kist, Cristiano Luis; Fransozi, Carolina Becker Porto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Fransozi, Carolina Becker Porto; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Nogueira, Matheus LemosA inclusão social tem-se colocado como questão relevante para que os portadores de deficiência possam ser inseridos no ambiente em que vivem, sendo, desta forma, permitida sua plena vivência e a realização de atividades inerentes a todos os seres humanos. Neste sentido, a acessibilidade das vias públicas é uma premissa. Este trabalho buscou analisar as condições de acessibilidade de duas vias urbanas no município de Lajeado/RS, a partir do que preconiza a ABNT/NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O estudo foi realizado em trechos das avenidas Senador Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, que se caracterizam por estarem situados no setor de comércio e serviço do Plano de Zoneamento do município. Foram levantados, em campo, dados referentes às rampas de acessibilidade/rebaixos de guias, passeio público e faixas de travessia/travessias elevadas para pedestres. Para registro das observações foram utilizados formulários elaborados pelo autor, que permitiram mapear a presença ou não dos dispositivos, assim como qualificar os existentes de acordo com as especificações da norma técnica. Foram verificados os seguintes problemas com relação às condições de acessibilidade: rampas de acessibilidade/rebaixos de guias inexistentes ou executados de maneira incorreta; inexistência de travessias de pedestre em vários pontos analisados; falta de sinalização tátil e travessias elevadas. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que as vias estudadas apresentam limitações quanto à acessibilidade universal, sendo possível observar: má concepção do projeto, ineficiência na execução e má distribuição dos dispositivos de acessibilidade, ou seja, as vias estudadas não estão preparadas para receber pessoas portadoras de deficiência. Conclui-se, ainda, que o planejamento da gestão pública é de fundamental importância para que sejam efetivadas, futuramente, melhores condições de acessibilidade.
- ItemOpen AccessAnálise das condições de acessibilidade no que diz respeito à NBR 9050/2020, em locais públicos do município de Arvorezinha-RS(2023-12) Sena, Jocasta Lucatelli De; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Weber, Rodrigo Carreira; Kist, Cristiano LuisA acessibilidade compreende um direito imprescindível ao livre exercício dos princípios de autonomia, dignidade e participação na sociedade. Nesta pesquisa, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, por meio do qual se procedeu a análise das condições de acessibilidade e mobilidade da cidade de Arvorezinha/RS, em relação ao que recomenda a NBR 9050 (ABNT, 2020). O levantamento de dados foi realizado em cinco pontos de referência, localizados nas áreas com fluxo mais intenso de veículos e pedestres. Procedeu-se ao levantamento de dados referentes às vias de passeio, rebaixos de guias, rampas de acessibilidade, faixas de travessia de pedestres e vagas de estacionamento. De forma complementar, realizou-se um teste de deslocamento com cadeiras de rodas nos pontos estudados. A partir dos dados obtidos, foi possível identificar a existência de várias inconformidades em relação ao que preconiza a normativa citada, as quais afetam diretamente a população, em especial PCD ou com mobilidade reduzida e que se caracterizam como limitações à acessibilidade universal, impedindo o acesso e a livre circulação urbana de todos os indivíduos.
- ItemOpen AccessAvaliação da acessibilidade nas vias e em espaços abertos de acordo com a ABNT: NBR 9050/2015(2019-02-20) Benini, Charles; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451Acessibilidade é definida como a condição de alcance ou utilização de áreas ou serviços por todas as pessoas, sem distinção de suas condições físicas, e contribui diretamente na inclusão social. Sabendo da importância deste assunto e do número crescente de pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, este estudo busca avaliar a acessibilidade de Garibaldi-RS, analisando as principais vias e locais de lazer do município de acordo com as exigências estabelecidas pela ABNT: NBR 9050/2015. A verificação é feita por meio da inspeção visual, medições com trena e registros fotográficos dos aspectos julgados mais importantes dos pontos em comparação aos parâmetros normativos, sendo estes: locais com riscos de queda, vagas de estacionamento para condutores idosos ou portadores de deficiência, rampas de acesso a estabelecimentos comerciais ou de serviço, calçadas e passeio, acesso de veículos aos lotes, obras sobre calçadas de passeio, e faixas de travessia. Com os dados de cada item é feita uma avaliação da área, classificando-a como adequada, parcialmente adequada ou inadequada em relação às questões de acessibilidade. Com dos resultados obtidos verificou-se que grande parte dos pontos levantados atendem totalmente ou parcialmente a requisitos normativos, porém as rampas de acesso aos estabelecimentos, calçadas de passeio e faixas de travessia se mostraram como os aspectos mais críticos, visto que não possuem sinalizadores táteis no piso e em alguns casos desrespeitam as dimensões exigidas pela norma, contribuindo com o processo de exclusão social.