Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Assunto "Accelerated carbonation"
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- ItemAcesso AbertoEstudo do comportamento físico e mecânico de concretos com diferentes materiais pozolânicos com enfoque na resistência à carbonatação(2021-07) Bresolin, Augusto Magri; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919; Schmitz, Rebeca Jéssica; Berton, Júlia GiordaniEste estudo teve como objetivo avaliar as características físicas e mecânicas de concretos com a substituição do cimento por diferentes materiais pozolânicos, verificando também a resistência à carbonatação, por meio de ensaio de carbonatação acelerada. Para a realização desta pesquisa, a dosagem dos concretos foi realizada pelo método ABCP, sendo moldados 15 corpos de prova para cada traço, sendo 4 no total, divididos em traço referência (sem nenhuma adição) na proporção 1;2,53;3,54;0,65, e outros 3 traços com a substituição de 10% de cimento por sílica ativa, metacaulim e cinza volante, respectivamente, todos na proporção 0,90;0,10;2,53;3,54;0,65, com abatimento resultante de 100 mm para todos os traços. Para a validação dos resultados, os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de resistência à compressão nas idades de 7, 14 e 56 dias, além do ensaio de absorção por capilaridade por 72 horas, para as idades de 28 dias com cura em câmara úmida e 63 dias, dos quais 7 dias ficaram em cura úmida e 56 dias carbonatando. Para a carbonatação, os corpos de prova foram mantidos nas condições do ensaio, em câmara de carbonatação acelerada com 6% de concentração de CO2 por 56 dias, sendo a profundidade carbonatada medida por meio de indicador de pH. Os resultados obtidos para todos os ensaios foram satisfatórios, sendo possível estabelecer uma relação entre os parâmetros de absorção por capilaridade e resistência à compressão, com a profundidade de carbonatação. Os traços com adição de metacaulim e cinza volante apresentaram os resultados mais promissores, com as maiores resistências à compressão, menores índices de absorção, além de apresentarem uma redução na profundidade de carbonatação em relação ao concreto referência. Entretanto, o traço com a adição de sílica ativa reduziu a resistência à compressão e a absorção por capilaridade em relação ao traço de referência, diminuindo também a resistência do concreto frente à carbonatação, apresentando a maior profundidade carbonatada dentre todos os traços estudados.