Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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Browsing Ensino de Ciências Exatas by Subject "Ambiente virtual de aprendizagem"
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- ItemOpen AccessAmbiente virtual de aprendizagem: possibilidades e desafios no ensino de química(2016-05-03) Käfer, Giovana Aparecida; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Braibante, Mara Elisa Fortes; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Del Pino, José CláudioA busca pela melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química justifica a necessidade de o professor utilizar diferentes estratégias pedagógicas. Neste trabalho, investiga-se uma prática pedagógica desenvolvida durante o primeiro semestre letivo de 2014, com estudantes de uma turma de segundo ano de ensino médio, de uma escola pública do município de Alegrete – RS. Objetivando investigar a contribuição do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) PBwork para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química, foi implementado como estratégia de ensino e de aprendizagem, uma página no ambiente virtual de aprendizagem, que se constituiu no problema central analisado. Coletivamente, foram elaboradas e executadas sequências de atividades no PBwork, para monitorar o desenvolvimento das atividades e possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes, bem como para analisar a potencialidade de um AVA no processo de ensino e aprendizagem. Aulas expositivas e dialogadas, experimentos em laboratório, simulações no PhET (Interactive Simulations for Teaching and Learning Physics) e resolução de exercícios também foram empregados para abordar os conceitos de soluções. Atividades em sala de aula, no laboratório de química e de informática, mapas conceituais pré e pós-atividades construídos no Cmap tools, postagens no AVA e entrevistas foram os meios para diagnosticar qualitativamente a avaliação da prática pedagógica. Autores como Ausubel, Moreira e Novak fundamentam a concepção teórica da pesquisa de caráter qualitativo, no que tange aos processos de ensino e aprendizagem, tal como ela ocorre em sala de aula, partindo dos conhecimentos prévios dos estudantes. A partir das metodologias empregadas, foi possível constatar um crescimento potencial dos conceitos relacionados às soluções, evidenciando que as metodologias utilizadas proporcionaram aprendizagem significativa. Nas entrevistas, os estudantes informaram que a alternativa metodológica fez com que percebessem a química sob uma ótica diferente. O incentivo à participação e à reflexão com interação de todos promoveu maior interesse e gosto pelo componente curricular. Os resultados deste estudo evidenciam que é possível que práticas pedagógicas que utilizam o AVA podem ser instrumentos de aprendizagem que diversificam e potencializam métodos tradicionais de ensino.
- ItemOpen AccessFormação continuada à distância com foco na resolução de problemas matemáticos(2016-09) Eidelwein, Giane Maris; Borba, Marcelo De Carvalho; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Dullius, Maria Madalena; Borba, Marcelo De Carvalho; Hepprehfeldt, Márcia Jussara; Quartieri, Marli Teresinha; Del Pino, José CláudioEsta dissertação foi realizada no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC), desenvolvido no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES e também vinculado ao Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. A pesquisa pauta-se em pressupostos que trazem contribuições em estudos sobre formação continuada de professores, Educação a Distância (EaD) e em resolução de problemas matemáticos. Teve-se por objetivo investigar as potencialidades de um curso de formação continuada em EaD com abordagem em resolução de problemas matemáticos. Tendo em vista a questão de pesquisa e os objetivos propostos, optamos por seguir o método da pesquisa predominantemente qualitativa, que se caracteriza em um estudo de caso. Para uma melhor análise qualitativa foram explorados dois questionários, um inicial e outro posterior ao curso de formação, às interações dos participantes durante o chat e o fórum de discussão. Estes dados foram registrados automaticamente ou desenvolvidos e anexadas nos portfólios individuais. Como resultados, problematizamos a temática da resolução de problemas por meio de discussões, reflexões e trocas de experiências entre os participantes durante o curso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual constatamos potenciais significativos em relação ao uso do Fórum de Discussões, o qual pode ser utilizado nas interações síncronas e assíncronas.