Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Assunto "Alfabetização científica"
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- ItemAcesso AbertoO ensino de história das ciências em um curso de licenciatura em química de uma instituição federal do sertão pernambucano(2020-12) Almeida, Mônica Dias De Souza; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Leão, Marcelo Franco; Schuck, Rogério José; Del Pino, José ClaudioCompreender minimamente a Ciência é saber que o conhecimento cientifico demanda um caminhar, um processo; portanto, não nasce pronto; é construído no decorrer de anos, décadas ou mesmo séculos e de forma não vertical. Compreender esse processo e enxergá-lo no nosso cotidiano é ser alfabetizado cientificamente. Assim, essa dissertação teve como objetivo promover ações pedagógicas visando levar os alunos a reconhecerem a importância do estudo da História das Ciências e da Alfabetização Científica na formação inicial de professores de Química. A temática abordada foi referendada com os estudos de Chassot (2018, 2004, 2003), Gil Pérez e et. al (2001), Sasseron e Carvalho (2011), Sasseron e Machado (2017), Carvalho e Gil Pérez (2011), entre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 24 (vinte e quatro) alunos matriculados na disciplina de História das Ciências, Curso de Licenciatura em Química do IF Sertão Pernambucano no semestre 2019.2. Como técnicas de investigação e coleta de dados, foram utilizados: mapa mental, nuvem de palavras, formulário eletrônico, elaboração de uma cartilha e diário de campo. Como procedimento de análise dos dados, foi feita uma aproximação com os pressupostos da técnica de análise de conteúdo, em que as informações obtidas foram categorizadas e chegamos a três categorias: a importância da HC para o futuro professor conhecer como se deu a evolução da Ciência ao longo da história, AC como apropriação do conhecimento científico e como habilidade de criticar e solucionar problemas do dia a dia e HC como possibilidade de facilitar a AC. Os resultados evidenciam que os alunos compreenderam a importância do estudo da História das Ciências, mas que não conheciam o termo Alfabetização Científica. Em relação à elaboração da cartilha, houve uma participação ativa dos investigados. Por fim, comprovou-se a necessidade de ensino nos eixos da abordagem da Alfabetização Científica de forma mais explicita durante o curso.
- ItemAcesso AbertoO professor e a pesquisa na educação básica - propostas para aprender a aprender(2015-02) Oliveira, Aldeni Melo De; Strohschoen, Andreia A. Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162A presente Dissertação analisa a necessidade de se promover a implementação de projeto de pesquisa em sala de aula, como proposta pedagógica para aprender a aprender no ensino de ciências, investigando, assim, as concepções de ciências e de pesquisa dos referidos alunos, aprendendo pela pesquisa através do questionamento reconstrutivo e atitude cotidiana. O objetivo foi examinar implicações da inserção de estudantes em um projeto de pesquisa para a sua alfabetização científica. Metodologicamente, a investigação teve caráter qualiquantitativo, percorrendo um caminho sequencial da problemática, das hipóteses e dos experimentos, assim como a pesquisa – ação, que permitiu observar atitudes e indagações, gerando subsídios ao objeto de estudo. Para tanto, ocorreu intervenção com atividades experimentais na sétima série do Ensino Fundamental de uma escola estadual no Município de Macapá/AP. O material suscitado foi construído pelos seis alunos, usando seu meio social e o registro no diário de bordo durante as orientações dos projetos de pesquisa desenvolvidos no decorrer da pesquisa. Dessa forma, caracterizou os indicadores da alfabetização científica através das observações dos registros, que apresentaram questionamento reconstrutivo, reflexões, mapas conceituais e competências, entendidos como habilidades de ação e investigação na construção do conhecimento que partiu do empírico ao científico. À vista disso, as atividades desenvolvidas pelo grupo de discentes foram analisadas, o que permitiu compreender a importância da iniciação à pesquisa na Educação Básica para que os estudantes pudessem alcançar um ensino básico de Ciências para além dos conteúdos pré-determinados. A partir da análise dos projetos de pesquisa, considera-se um recurso metodológico para o planejamento de propostas didáticas que tenham como meta promover condições e oportunidades no âmbito educacional para o desenvolvimento de cidadãos cientificamente alfabetizados.