Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Orientador "Kronbauer, Marcelo Luis"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise e dimensionamento de uma rede de abastecimento de água existente em uma localidade rural do município de Arroio do Meio-RS visando sua otimização operacional(2019-11) Graff, Neimar Marciel; Kronbauer, Marcelo Luis; http://lattes.cnpq.br/6933359583612843Uma preocupação recorrente em sistemas de abastecimento de água (SAA), são as perdas que acontecem em toda sua extensão, porém com maior frequência nas redes que a distribuem. Os principais fatores de perdas, são pressões elevadas, variações de pressão, utilização de material e mão-de-obra inadequados, sendo que dificilmente é possível anulá-las, mas pode-se amenizá-las. Outro fator, é que redes de águas de comunidades rurais geralmente são feitas sem seguir padrões normatizados de instalação, e não tem registrados trajetos e tipos de tubulações utilizados. Este trabalho teve como objetivo, o mapeamento para registrar, caracterizar e dimensionar a rede existente que abastece 28 famílias em uma comunidade rural do município de Arroio do Meio – RS, para futuras manutenções e alterações, sendo que com o diagnóstico foram apresentadas propostas de possíveis melhorias através de simulações do programa Epanet 2.0. Os resultados indicaram que a rede foi executada com dimensões de tubulações abaixo do indicado pela norma regulamentadora, com velocidades de fluxo de água abaixo do mínimo exigido, e com as pressões nos locais mais próximos do reservatório ineficientes. As propostas de melhoria para a rede, envolveram o aumento de diâmetro da rede principal e a elevação do reservatório, sendo que somente a segunda alcançou os objetivos de melhorar a pressão do sistema de abastecimento. Outra alternativa para resolver pontos específicos de falta de pressão foi instalar pressurizadores por ponto de consumo, que seria a opção mais viável economicamente, uma vez que se trata de uma sociedade de água de pequeno porte.
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico e planejamento do sistema de abastecimento de água urbano do município de Doutor Ricardo/RS(2020-12) Fraporti, Vagner Roque; Kronbauer, Marcelo Luis; http://lattes.cnpq.br/6933359583612843; Reisdorfer, Gustavo; Spinelli, RodrigoUm sistema de abastecimento deve ser capaz de atender de forma adequada à demanda das cidades. O objetivo deste estudo foi elaborar um diagnóstico e análise para o sistema de abastecimento de água da área urbana do município de Doutor Ricardo/RS visando analisar a situação atual e futura de funcionamento da rede, bem como a projeção da mesma com a indicação de soluções hidráulicas possíveis de serem aplicadas e simuladas através do software EPANET 2.0. Foi obtido um mapa em AutoCAD junto a Prefeitura Municipal, no qual desenhou-se os trechos e obteve-se o número de lotes consumidores ocupados. Para estimativa populacional, foi utilizado uma projeção com base nos lotes atualmente ocupados. Para o dimensionamento do sistema para o futuro foram considerados também os lotes que ainda não foram ocupados. A simulação hidráulica dos trechos foi realizada pelo EPANET 2.0. O sistema possui 5 poços artesianos e 4 reservatórios. O diagnóstico dos poços e reservatórios apontaram várias desconformidades em relação às normas regulamentadoras NBR 12212 (ABNT, 2017) e 12217 (ABNT, 1994). Apenas o poço Domingos Biolchi apresentou vazão abaixo do ideal, enquanto o volume de reservação do Reservatório 1 está muito elevado e o do Reservatório 4 está abaixo do limite recomendado por norma para o volume distribuído. Foram obtidos 90 trechos e nós, 370 lotes consumidores, 1110 habitantes e extensão total da rede de 13508 m para o sistema atual. Observou-se pressões abaixo do recomendado pela NBR 12218 (ABNT, 2017) em 6 nós dos Reservatórios 1 e 3, e em 5 nós acima nos Reservatórios 3 e 4. As velocidades mantiveram-se abaixo em praticamente todos os trechos. As alternativas propostas para adequação dos problemas encontrados foram alteração dos diâmetros das tubulações, elevação dos Reservatórios 1 e 3 e instalação de válvulas redutoras de pressão nas redes dos Reservatórios 3 e 4, que mostraram-se efetivas. Para o dimensionamento futuro, houve um aumento de 743 m de extensão na rede e de 1027 habitantes. Mantendo-se as melhorias propostas, as pressões seguiram adequadas e as velocidades baixas.
- ItemAcesso AbertoDimensionamento de um sistema de esgotamento sanitário na microbacia do Arroio Barracão, município de Guaporé-RS(2019-11) Migliorini, Fernando Frigo; Kronbauer, Marcelo Luis; http://lattes.cnpq.br/6933359583612843O Brasil vivencia atualmente um déficit de infraestruturas e atividades no que se refere ao saneamento básico, e quando aliado à falta de investimento nessa área, há uma interferência na qualidade de vida da população, bem como na preservação do meio ambiente. O fato de haver a ausência de coleta, transporte e tratamento de esgotos acaba por disseminar diversas doenças, e também compromete a qualidade dos recursos hídricos. Deste modo, este trabalho exibiu o estudo de concepção para a implantação da rede coletora de esgoto, no município de Guaporé, localizado no Rio Grande do Sul. Compreendendo que esta área não possui sistema coletivo de esgotamento sanitário, em que os esgotos são dispostos à tratamento individual, rudimentares, e até mesmo lançados em corpos receptores sem nenhum tipo de tratamento. Deste modo o presente trabalho analisa a melhor alternativa de traçado para as redes e dimensionar todo o sistema de coleta e transporte dos efluentes sanitários gerados na área central do município, efetuando uma estimativa dos custos de implementação da rede. Para atender as vazões de esgoto da área central do município foram traçados 17.072 metros de rede, divididos em três trechos principais, os quais recebem contribuição de trechos secundários, em que sua vazão final chegou a 21,38 L/s.