Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Orientador "Köhler, Débora Pedroso Righi"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de vigas de concreto armado amarradas com arame recozido e armaduras soldadas com solda mig(2021-07) Simonetti, Ezequiel; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919; Velho, Douglas Ferreira; Kuffner, Bruna Horta BastosO ramo da construção civil vem passando por um período de inovações tecnológicas, que entraram no mercado para modernizar os sistemas construtivos atuais. Novos materiais, processos e tecnologias surgem a cada dia, visando resolver melhor e mais rapidamente os problemas que surgem no canteiro de obras, além de agregar ao mesmo, maior produtividade e menor desperdício. Muitas destas novas tecnologias não são tão difundidas nos canteiros de obras, tão pouco, se tem estudos e pesquisas sobre as mesmas. Neste contexto, a presente pesquisa buscou avaliar dois métodos diferentes (soldado e amarrado) de fixação dos estribos em armaduras de concreto armado com diferentes classes de resistência do concreto. A partir da realização da avaliação mecânica das estruturas, através dos ensaios de flexão a 4 pontos e de resistência à compressão, além de uma análise qualitativa do plano de ruptura das vigas, foi possível perceber que a utilização do arame recozido se sobressaiu em relação a solda, tendo um acréscimo de resistência no traço de 25 MPa de 5,94% em relação a solda. Já no traço de 35 MPa, este acréscimo foi de 0,27% em relação a solda. Outro fator observado é que as vigas que foram amarradas com solda permitiram um maior deslocamento da estrutura durante o seu processo de rompimento.
- ItemAcesso AbertoAnálise de diferentes tipos de recuperação em vigas de concreto armado comprometidas pelo esforço de cisalhamento(2020-11) Dall’ Agnol, Marco Antônio; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919; Kuffner, Bruna; Schmitz, Rebeca JéssicaCom o aprimoramento das metodologias de dimensionamento do concreto armado, visando otimizar o consumo de matéria prima e construir estruturas cada vez mais esbeltas, se faz necessário um melhor controle desde o dimensionamento até a execução da estrutura. Sendo que qualquer equívoco ou defeito no material utilizado, por mínimo que seja, pode acarretar alguma falha grave na estrutura. Nesse contexto, o objetivo do estudo é avaliar o desempenho de diferentes reforços estruturais quanto ao esforço de cisalhamento em vigas de concreto armado, a fim de corrigir deficiências na estrutura de uma viga que está sendo acometida por esforço cisalhante, ou mesmo reforçar uma viga que terá uma mudança em sua solicitação. Para o estudo foram confeccionadas oito vigas de concreto armado e dez corpos de prova cilíndricos para avaliar a resistência do concreto. Duas vigas são para testemunho (VT) e o restante dividido em três grupos para os diferentes tipos de reforço, sendo as vigas de seção 100x15x10cm reforçadas com estribos argamassados (VREA), chapas metálicas (VRCM) e fibra de carbono (VRFC). As seis vigas que receberam o reforço sofreram pré-carga no ensaio de flexão a quatro pontos aos 14 dias de idade até atingirem seu Estado Limite de Serviço (ELS), sendo reforçadas em seguida, para aos 28 dias de idade serem submetidas novamente ao ensaio de flexão a quatro pontos, para desta vez atingirem seu Estado Limite Último (ELU). Os dados analisados sobre cada grupo de reforço/recuperação se referem ao grau de dificuldade de aplicação in loco e aos ganhos de resistência em relação ao grupo testemunho. Todos os reforços se mostraram eficazes na recuperação de vigas comprometidas ao esforço de cisalhamento. O grupo reforçado com fibra de carbono (VRFC) demonstrou a melhor performance quanto ao ELS, com um aumento de resistência ao cisalhamento de mais de 30%, em relação a completa ruína da viga de concreto armado. O grupo reforçado com chapa metálica (VRCM) levou ligeira vantagem sobre as demais, com um aumento de cerca de 20% ao ELU.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do comportamento físico e mecânico de argamassas com incorporação de vidro moído oriundo de garrafas long neck(2020-11) Schuster, Tailine Luísa; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919; Fransozi, Carolina Becker Porto; Kuffner, Bruna Horta BastosUma grande desvantagem relacionada ao crescimento da construção civil está diretamente ligada ao consumo excessivo de matérias-primas finitas existentes no meio-ambiente. Desta forma, cada vez mais se torna necessário repensar as tecnologias construtivas existentes a fim de melhorá-las através de mecanismos de redução de energia ambiental e também através da reutilização de resíduos sólidos, com o objetivo de gerar uma nova destinação aos mesmos que não sejam em lixões ou aterros sanitários. Neste sentido, o presente trabalho visou apresentar uma solução à este problema, adicionando à misturas de argamassas vidro moído proveniente de garrafas do tipo “long neck” nos teores de 0%, 10%, 20% e 30% em substituição ao agregado miúdo natural. O objetivo foi analisar o comportamento mecânico das mesmas tanto no estado fresco quanto no estado endurecido, através de ensaios de: índice de consistência, densidade de massa, absorção de água por capilaridade, resistência à tração na flexão, resistência à compressão e por fim, determinar através do ensaio de Índice de Desempenho aos 28 dias se o vidro moído influenciou na atividade pozolânica das misturas. Com relação aos resultados, a pesquisa concluiu que o teor de 10% pode ter atingido um valor ideal de substituição, visto que os teores de 20% e 30% não demonstraram ganhos de resistência em relação ao traço de referência. Isto ocorreu devido à maior presença de poros na matriz, o que influencia diretamente na durabilidade do produto final. Por fim, em relação ao ensaio de índice de desempenho aos 28 dias, o mesmo indicou inexistência de atividade pozolânica do pó de vidro para o módulo de finura utilizado.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do comportamento mecânico do concreto com adição de diferentes teores e comprimentos de fibras de pet reciclado(2021-07) Souza, Jenifer Tais De; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919; Mascolo, Rafael; Bernhard, CarolinaO concreto é um dos materiais estruturais mais utilizados no mundo da construção civil, porém possui baixa resistência à tração. Considerando o esgotamento de recursos naturais e o consumo gigantesco de matéria prima no mundo com descarte pós consumo, se busca cada vez mais por soluções inovadoras com materiais sustentáveis, tornando-se necessário o estudo de reutilização de materiais de descarte e subprodutos de processos industriais na produção de concreto, buscando a melhora das propriedades mecânicas e a diminuição dos danos ao meio ambiente. Assim, na busca em atender aos objetivos deste trabalho, que consiste na avaliação da influência e os efeitos da adição das fibras de PET reciclado, de 15 mm e 30 mm nas proporções de 0,2, 0,5 e 0,7% (em volume), no comportamento mecânico do concreto, dividiu-se o programa experimental em quatro etapas, sendo elas a caracterização dos materiais, a dosagem dos concretos, os ensaios no estado fresco (Slump e massa específica) e os ensaios no estado endurecido, sendo realizados o ensaio de resistência à compressão, à tração por compressão diametral e à tração na flexão. Os ensaios para análise ocorreram aos 7 e aos 28 dias, demonstrando estatisticamente que não houve influência da adição de fibras nos resultados das resistências à tração e à compressão.
- ItemAcesso AbertoEstudo do comportamento físico e mecânico de concretos com diferentes materiais pozolânicos com enfoque na resistência à carbonatação(2021-07) Bresolin, Augusto Magri; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919; Schmitz, Rebeca Jéssica; Berton, Júlia GiordaniEste estudo teve como objetivo avaliar as características físicas e mecânicas de concretos com a substituição do cimento por diferentes materiais pozolânicos, verificando também a resistência à carbonatação, por meio de ensaio de carbonatação acelerada. Para a realização desta pesquisa, a dosagem dos concretos foi realizada pelo método ABCP, sendo moldados 15 corpos de prova para cada traço, sendo 4 no total, divididos em traço referência (sem nenhuma adição) na proporção 1;2,53;3,54;0,65, e outros 3 traços com a substituição de 10% de cimento por sílica ativa, metacaulim e cinza volante, respectivamente, todos na proporção 0,90;0,10;2,53;3,54;0,65, com abatimento resultante de 100 mm para todos os traços. Para a validação dos resultados, os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de resistência à compressão nas idades de 7, 14 e 56 dias, além do ensaio de absorção por capilaridade por 72 horas, para as idades de 28 dias com cura em câmara úmida e 63 dias, dos quais 7 dias ficaram em cura úmida e 56 dias carbonatando. Para a carbonatação, os corpos de prova foram mantidos nas condições do ensaio, em câmara de carbonatação acelerada com 6% de concentração de CO2 por 56 dias, sendo a profundidade carbonatada medida por meio de indicador de pH. Os resultados obtidos para todos os ensaios foram satisfatórios, sendo possível estabelecer uma relação entre os parâmetros de absorção por capilaridade e resistência à compressão, com a profundidade de carbonatação. Os traços com adição de metacaulim e cinza volante apresentaram os resultados mais promissores, com as maiores resistências à compressão, menores índices de absorção, além de apresentarem uma redução na profundidade de carbonatação em relação ao concreto referência. Entretanto, o traço com a adição de sílica ativa reduziu a resistência à compressão e a absorção por capilaridade em relação ao traço de referência, diminuindo também a resistência do concreto frente à carbonatação, apresentando a maior profundidade carbonatada dentre todos os traços estudados.
- ItemAcesso AbertoEstudo do comportamento mecânico de concretos para pavimentos com a utilização de fibra oriunda da reciclagem de pneus(2020-06) Dullius, Julian; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919Atualmente, um assunto que vem sendo tratado como de suma importância na construção civil e em outras áreas da ciência e tecnologia é a sustentabilidade. As empresas e os profissionais da área buscam cada vez mais alternativas para controlar o consumo excessivo de matéria prima e também reduzir o elevado volume de resíduos gerados, visando diretamente as questões econômicas e ambientais. Aproveitar os resíduos gerados pelo descarte incorreto de pneus é uma possibilidade para diminuir impactos ambientais e também desenvolver novas técnicas construtivas. Este estudo tem como objetivo analisar as propriedades mecânicas de um concreto específico para pavimentos rígidos, sendo acrescentada fibra de borracha oriunda da banda de rodagem de pneus por meio do processo de recauchutagem. Foram produzidos 4 traços, sendo um deles considerado como o referência sem a adição de fibras, e outros 3 com 0,5%, 1,0% e 1,5% de fibras de borracha adicionadas ao volume total do concreto. Analisou-se as propriedades dos concretos no estado fresco e no estado endurecido por meio dos ensaios de Slump Test, de resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral, de flexão a 4 pontos e de abrasão. O concreto com 0,5% de fibras foi o que obteve os resultados mais satisfatórios, pois apresentou melhor trabalhabilidade e melhorou as resistências aos esforços de compressão, de flexão e de abrasão e também mantendo-se equivalente ao esforço de tração, enquanto os traços com 1,0% e 1,5% de fibras de borracha obtiveram uma elevada perda de resistência mecânica.