Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Orientador "Fransozi, Carolina Becker Pôrto"
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- ItemAcesso AbertoComparação da viabilidade técnica e econômica entre pavimento flexível e pavimento rígido para a rodovia ERS-129 em Roca Sales/ RS(2024-07-29) Arosi, Letícia; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Weber, Rodrigo CarreiraDada a relevância do modal rodoviário no Brasil, que enfrenta desafios significativos de qualidade apesar de ser o principal meio de transporte do país, este trabalho realiza uma análise técnica e econômica dentre os pavimentos flexível e rígido, enfocando os custos de implantação e manutenção ao longo de um período de 20 anos de projeto, aplicados a um trecho específico da rodovia RS-129 em Roca Sales/RS, com extensão de 7,91 km. Este estudo justifica-se pela importância do modal rodoviário no Brasil, que é o maior meio de transporte do país e enfrenta desafios significativos de qualidade. Sobre o dimensionamento dos pavimentos, o pavimento flexível, dimensionado por Zatt (2023) no mesmo local deste estudo, possui uma sub-base de macadame seco de 22 cm, uma base graduada simples de 15 cm e um revestimento de concreto asfáltico de 10 cm. Já o pavimento rígido, dimensionado pela autora utilizando o método da Portland Cement Association (1984), consiste em uma sub-base de concreto rolado de 12,5 cm e um revestimento de concreto de 22 cm. A análise econômica considerou os custos iniciais e de manutenção ao decorrer do período de projeto, mostrando que, embora o pavimento flexível tenha custo inicial menor, seus custos de manutenção acumulados tornam-no menos viável economicamente. O pavimento rígido, apesar de inicialmente mais caro, apresenta menores custos de manutenção, tornando-se 45,6% mais econômico ao final do período de análise, reconhecido por sua durabilidade e menor necessidade de manutenção frequente.