Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Orientador "Ferreira, Marcelo Freitas"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de custo de uma edificação residencial multifamiliar em concreto convencional, alvenaria estrutural e concreto-PVC(2019-06) Reckziegel, Marina; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989O Brasil vem aprimorando a sua caminhada frente às técnicas construtivas da construção civil, introduzindo novos métodos estruturais que investem na produtividade, redução de custos e melhorando o gerenciamento das obras. Para isso, é preciso realizar estudos técnicos e detalhados de cada sistema. Desse modo, o presente trabalho realiza a comparação de custos de três métodos construtivos utilizados na atualidade, o sistema de concreto convencional, a alvenaria estrutural e o concreto-PVC. Foram abordados conceitos básicos, características, vantagens e desvantagens, processos de execução e materiais utilizados em cada um dos sistemas, acrescentando uma base teórica sobre industrialização, desperdício de materiais na construção civil e orçamento de obra. A partir disso, realizou-se o dimensionamento do projeto arquitetônico de uma edificação residencial multifamiliar de dois pavimentos, área total de 343,50m2, já executada pelo sistema de concreto convencional e adaptada ao concreto-PVC e à alvenaria estrutural com blocos de concreto. Após a definição dos projetos foi elaborado o levantamento dos quantitativos dos materiais e mão de obra de acordo com a tabela SINAPI/RS e a tabela de composições do software PLEO da empresa Franarin, do mês de fevereiro/2019. Como o sistema de concreto-PVC não consta na tabela SINAPI/RS, foi contatada uma empresa especializada que está localizada na cidade de Serra no estado do Espírito Santo. Nos orçamentos considerou-se somente o custo direto da obra (materiais e mão de obra), não sendo analisados os custos indiretos e nem a porcentagem de BDI, pois orçou-se somente os custos, e não o preço final da obra. Na comparação destes levou-se em conta todas as etapas para a construção: serviços preliminares, infraestrutura, alvenaria, revestimento das paredes, piso e forro, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, cobertura, esquadrias e também a mão de obra e o tempo de execução. As etapas de serviços preliminares, fundação, cobertura e esquadrias são consideradas iguais para os três sistemas construtivos. Com os orçamentos finalizados foi possível realizar a análise comparativa dos custos entre os sistemas. O concreto-PVC apresentou maior economia quando comparado aos outros dois métodos, em relação ao sistema convencional ocorreu uma redução de 16,04% e 8,58% com a alvenaria estrutural, além de reduzir o tempo de execução e o custo da mão de obra.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de custos de uma residência unifamiliar executada com método construtivo convencional e concreto-PVC(2017-01) Chanan, Luís Antônio; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989; Ferreira, Marcelo Freitas; Longhi, Marlon Augusto; Rosa, Ivandro CarlosCom o passar dos anos, o mercado da construção Civil está se aprimorando, juntamente com a necessidade da rapidez de execução, com exigência de qualidade e ainda otimizando um menor custo ao final de cada empreendimento. Para atingir todas essas necessidades que o mercado impõe, as empresas tornaram a investir em novos sistemas de construção, então foram desenvolvidos métodos de execução pré-fabricados como: o Steel Frame e o Concreto-PVC. O sistema constituído por painéis de PVC, que são revestidos internamente por concreto e aço estrutural, contando com as qualidades do PVC no meio externo, como a estanqueidade, ser um bom isolante elétrico e não necessitar de pintura, tem a sua origem no Canadá e passou a ser utilizado no Brasil, no final da década de 90. São perfis leves, com execução manual, sem necessidade de guindastes e maquinas para montagem. Nesse trabalho será demonstrado o passo-a-passo de execução, suas vantagens e sua viabilidade através da comparação das tabelas de custos, dos sistemas convencional e do concreto-PVC.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de isolamento térmico entre lajes pré-moldadas e laje painel treliçada com a utilização de tavelas cerâmicas e blocos de poliestireno expandido (EPS) para fins de conforto térmico(2017-08) Dalberto, Ebrael; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989; Ferreira, Marcelo Freitas; Rosa, Ivandro Carlos; Gravina, João BatistaAs residências de modo geral, devem oferecer condições térmicas adequadas ao conforto humano. De acordo com a NBR 15575 (ABNT, 2013), a norma atual de desempenho, foi criado alguns requisitos e métodos de avaliação de desempenho para as principais partes que compõem uma edificação, dentre elas: estruturas, coberturas, pisos internos, vedações externas e internas, e instalações hidrossanitárias. Dentre os diversos sistemas construtivos para coberturas em edificações, o uso de lajes pré-moldadas e lajes painéis treliçadas está aumentando na região sul do pais. Usualmente estas lajes são preenchidas com Poliestireno Expandido (EPS) ou com tavelas e blocos cerâmicos. O principal objetivo deste presente estudo é avaliar o desempenho térmico de três lajes; laje pré-moldada com tavelas cerâmicas, laje pré-moldada com EPS, e laje painel treliçada com EPS. Para avaliação dos valores referentes à resistência térmica dos materiais e para a transmitância térmica, será utilizado a NBR 15220-2 (ABNT, 2005) para comprovação da eficiência térmica dos três tipos de lajes. Além disso, será avaliado o principal índice de medição do conforto térmico, o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), procedimento realizado com equipamento específico para a coleta de dados de temperaturas internas e externas dos protótipos, assim como a umidade relativa do ar interna. Com estes resultados espera-se poder oferecer uma nova concepção de projetos com melhores desempenhos térmicos que os projetos atualmente utilizados.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de isolamento térmico entre painéis pré-moldados, alvenaria de vedação de blocos de concreto e blocos cerâmicos para fins de conforto térmico(2018-10-09) Fiegenbaum, Ana Cristina; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989As pessoas e as empresas estão cada vez mais em busca de conforto e qualidade de vida, a temperatura no ambiente é fator essencial. Esses locais devem oferecer condições térmicas adequadas para o conforto humano, que estão descritas na norma técnica de desempenho de edificações, NBR 15575 (ABNT, 2013). Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o desempenho térmico de três paredes constituídas de materiais diferentes: alvenaria com painéis pré-moldados de concreto, alvenaria de blocos de concreto e alvenaria de blocos cerâmicos, que foram analisados em várias etapas, com a aplicação de revestimentos de argamassa e pintura. Foram realizadas medições de temperatura interna dos 3 protótipos e da temperatura externa com um termo-higrômetro, durante vários dias em cada etapa, em 4 horários durante o dia, sempre nas mesmas condições, para que se tivesse dados suficientes para fazer as análises. Foram feitos também os cálculos através da NBR 15220-2 (ABNT, 2005) de resistência e transmitância térmica do material, considerando-se a espessura dos blocos e painéis, com camada interna e externa de 2 cm de espessura nos Protótipos 2 (blocos de concreto) e 3 (blocos cerâmicos), ambos com 14 cm de espessura. O Protótipo 1 é composto por painéis pré-moldados de concreto de 10 cm. Foi avaliado tanto pelas medições como pelos cálculos que a temperatura no protótipo de blocos cerâmicos apresentou a menor temperatura, principalmente após o reboco e com pintura na cor branca, além de possuir uma umidade relativa do ar menor, comparando com os outros dois protótipos, comprovando que a cerâmica absorve menos água e é mais eficiente para uma alvenaria de vedação. O Protótipo 3, de blocos cerâmicos, também foi o único que se aproximou dos valores estabelecidos pela norma.
- ItemAcesso AbertoAnálise da resistência do concreto com adição de fibras de polipropileno submetido a altas temperaturas(2018-02-28) Castro, Diana De; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989
- ItemAcesso AbertoAnálise de desempenho do concreto com a utilização de agregados reciclados da construção civil(2019-02-20) Weber, Matheus Henrique; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989Vários estudos demonstram que uma grande parcela da atual degradação ambiental no planeta deve-se à necessidade da extração de recursos naturais para uso como insumos. Sendo a construção civil o setor responsável pela maior geração de resíduos sólidos e, tendo em inúmeros casos sua disposição e destinação final feita de forma incorreta, o problema acaba por impactar diretamente no cotidiano de pessoas. O estudo trata de analisar o desempenho do concreto com a utilização de resíduos de concreto, oriundos de resíduos de construção e demolição como agregados de fração miúda e graúda em substituição aos agregados naturais. O conhecimento das propriedades destes resíduos são necessários para comprovação em muitos casos de seu alto potencial de reutilização, visto que sua utilização ainda é feita em baixa escala em obras da construção civil. Logo, fazendo um estudo experimental de conhecimento a suas características de massa específica, absorção e o seu comportamento em misturas de concreto em estados fresco e endurecido, em diferentes porcentagens na composição dos agregados, mantendo um abatimento de 120 mm +- 20 mm e mantendo a relação água/cimento, foi possível verificar que sua reutilização apresenta eficácia, comprovando por meio de ensaios valores semelhantes e até maiores do que o concreto natural. O traço de concreto reciclado que apresentou melhor eficiência nos testes foi o produto contendo 50% de agregado graúdo reciclado de concreto em conjunto a 50% de agregado graúdo natural e 100% de agregado miúdo natural.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de argamassas de revestimento contendo diferentes teores de aditivo incorporador de ar utilizados em substituição à cal(2019-02-28) Perin, Lucas; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989O uso de aditivos em argamassas de revestimento é prática comum na construção civil. No Rio Grande do Sul, destaca-se o aditivo Alvenarit, usualmente utilizado em substituição à cal, que promove melhora na trabalhabilidade e aumento no rendimento da argamassa. Porém, a cal e o Alvenarit possuem características distintas e esta substituição, além de impactar no estado fresco, altera as propriedades do estado endurecido da argamassa. Há de se destacar também que o uso de aditivos implica em mudanças em parâmetros de referência tradicionais às argamassas, sendo que, frequentemente, os problemas são gerados por desconhecimento das especificações de uso destes materiais. É comum ver este julgamento ser feito por profissionais da construção, carecendo de maiores informações técnicas quanto ao preparo e controle destas argamassas. Assim, este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de avaliar os efeitos causados pela substituição da cal, por diferentes dosagens do aditivo Alvenarit, em propriedades do estado fresco e endurecido de argamassas de revestimento. Para isso, foram produzidos e ensaiados quatro traços de argamassa em laboratório, um contendo cal e os outros três contendo diferentes teores do aditivo. Os resultados obtidos comprovam a melhora na trabalhabilidade e um desempenho satisfatório nas propriedades do estado endurecido das argamassas contendo Alvenarit, o que possibilita a substituição da cal na mistura. Para os diferentes teores do aditivo, a superdosagem apresentou os melhores resultados, mostrando desempenho superior à dosagem indicada pelo fabricante.
- ItemAcesso AbertoCaptação da água das chuvas com a reutilização em bacias sanitárias(2016-02-04) Krützmann, Uiliam Eduardo; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989O presente trabalho trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, com a finalidade de determinar um sistema de utilização da água da chuva para a descarga de bacias sanitárias em edifícios. Realizou-se pesquisa das etapas presentes nesse sistema, que são coleta, armazenagem e tratamento dessa água, para que a água esteja adequada para utilização no determinado fim, sendo necessário assim atender legislações. A água da chuva é captada e armazenada em cisternas subterrâneas no subsolo da edificação, de onde será bombeada para um reservatório superior, passando pelas etapas de filtragem e cloração, e então conduzida às bacias sanitárias por meio de uma rede hidráulica independente, uma vez que essa água não poderá ter contato com a água potável. O sistema tem como característica a racionalização do consumo de água, mediante a baixa qualidade e disponibilidade da água para consumo humano, além de ser ferramenta para o controle de inundações nos grandes centros. Em algumas grandes cidades já se prevê a obrigatoriedade de se utilizar um sistema de captação da água da chuva em grandes edificações. Na sequencia do trabalho realizou-se um estudo sobre o sistema de reutilização da água da chuva, chegando-se a resultados satisfatórios com a implantação desse método em um edifício residencial.
- ItemAcesso AbertoCaptação de águas pluviais: avaliação da viabilidade da implantação do sistema para abastecimento das bacias sanitárias em um edifício residencial multifamiliar(2018-08-15) Dalmoro, Felipe; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989; Rosa, Ivandro Carlos; Gravina, João BatistaNos últimos anos, a sustentabilidade tem sido um dos fatores de maior discussão, principalmente com relação à possível escassez de água potável dentro de alguns anos. Num âmbito geral, todas edificações a serem construídas que possuam grandes áreas impermeáveis, deveriam possuir sistemas para melhor aproveitamento das águas. Com a implementação da NBR 15527 (ABNT, 2007) que especifica as normas para a beneficiação não potável das águas pluviais captadas em áreas cobertas urbanas, foi estabelecido condições gerais sobre a concepção do sistema de coleta e aproveitamento de águas das chuvas, sendo elas sobre: calhas e condutores, reservatórios (descarte e acumulação), instalações prediais, qualidade da água, bombeamento e manutenção do sistema, servindo de base para novas construções ou adequações que visam diminuir os gastos com água potável. O principal objetivo deste presente estudo consistiu na determinação do tempo de retorno do dinheiro que se faria necessário investir, para que fosse instalado um sistema de captação e aproveitamento das águas pluviais, destinadas às descargas dos vasos sanitários em uma edificação residencial multifamiliar. Pelo método de análise do payback simples, obteve-se 5,25 anos para o tempo de retorno, assim como para o payback descontado, obteve-se 6,5 anos.
- ItemAcesso AbertoEstudo de caso do desempenho acústico de uma igreja localizada em Lajeado(2017-10) Koefender, Silas Eliseu; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989; Ferreira, Marcelo Freitas; Spinelli, Rodrigo; Wojcickoski, Vagner GonçalvesCom o crescimento da igreja evangélica no Brasil e, consequentemente, com o surgimento de novas denominações evangélicas, diversos tipos de ambientes têm sido usados com a finalidade de culto, e na maioria das vezes, estes ambientes não possuem parâmetros acústicos adequados para atendimento de tal finalidade. Dessa forma, como as igrejas evangélicas, em geral, utilizam-se da música e do discurso falado em suas reuniões, esta inadequação acaba resultando em uma dificuldade para se alcançar qualidade e conforto acústico em ambas as situações. Para que estas duas atividades não sejam prejudicadas, uma igreja deve apresentar condições acústicas que proporcionem a inteligibilidade tanto da palavra falada quanto da palavra cantada. Este trabalho é um estudo de caso de uma igreja evangélica localizada em Lajeado, RS, através de testes in loco, utilizando-se da excitação por fonte impulsiva para conhecer as respostas que o local a ser analisado dá a essas excitações. As captações destas excitações serão obtidas a partir do software de medições AURORA, para então conhecer os valores dos parâmetros acústicos atuais encontrados na igreja, como Tempo de Reverberação (TR), Tempo de Decaimento Inicial (EDT), Definição (D50), Clareza (C80) e Índice de Transmissão da Fala (STI). Possuindo os valores destes parâmetros, analisar-se-á a qualidade acústica da igreja em questão, para eventualmente propor as melhorias necessárias para alcançar o conforto acústico na igreja para seus devidos fins.
- ItemAcesso AbertoEstudo de viabilidade financeira para implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica em residências e empreendimentos comerciais do município de Lajeado(2018-10-10) Schossler, Mário Henrique; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989O exponencial crescimento dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica nos últimos anos tem despertado o interesse dos mais diversos âmbitos da sociedade, visto que, concomitantemente, a iniciativa privada visa a obtenção de lucros, os consumidores mantêm seu foco nas vantagens financeiras e ambientais que o sistema promete, e a administração pública busca soluções para fomentar o mercado e contribuir para o crescimento da utilização dessa fonte renovável, a fim de minimizar os impactos ambientais e diversificar a matriz energética nacional. Com a falta de conhecimento técnico e financeiro por parte dos consumidores finais, principais beneficiários da geração própria de energia elétrica, e uma baixa exploração dos retornos obtidos com a utilização das tecnologias solares por parte das empresas, o mercado fotovoltaico acaba retardando seu crescimento, e o potencial solar brasileiro resulta por ser pouco explorado. Baseando-se nesse quadro, o estudo toma por objetivo avaliar a viabilidade financeira para implantação de sistemas de geração fotovoltaica de energia no município de Lajeado, utilizando, como base, valores de insolação e o consumo médio mensal por habitante estimados para a localidade. A pesquisa proposta é de caráter descritivo e exploratório, visto que os resultados apresentados e suas análises são quantitativos e qualitativos. Como amostra, foram originadas situações hipotéticas de geração de energia fotovoltaica on-grid (conectada à rede elétrica) e compensação de créditos em residências de um até dez habitantes, analisando-se todas as situações intermediárias, e em três empreendimentos comerciais, estes com consumo mensal estipulado a fim de superar o consumo residencial de energia. Para análise financeira, foram utilizados os métodos de payback simples, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Ao fim do estudo, os resultados obtidos apontaram para a viabilidade da instalação dos sistemas em edificações do município de Lajeado em todas as hipóteses verificadas, de forma que as análises apresentam melhoras na sua atratividade com o crescimento da demanda energética do consumidor ou do grupo de consumidores.
- ItemAcesso AbertoInfluência da cal hidratada nas características da argamassa de revestimento realizada em obra(2017-09) Forti, Eduardo Zambiasi; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989; Ferreira, Marcelo Freitas; Hansen, Betina; Righi, Débora PedrosoA construção civil vem desenvolvendo novas técnicas construtivas dia após dia, porém ainda existe a falta de qualificação da mão de obra para exercer as atividades voltadas aos processos já existentes. Um fato importante de se mensurar é a dosagem das argamassas feitas no canteiro de obras, onde muitas vezes não são respeitados os traços pré-estipulados pelo engenheiro responsável para cada tipo de serviço. A má dosagem da argamassa pode acarretar em deficiências imediatas ou futuras para a edificação, causando transtornos não só para os usuários como também para o responsável pela execução do empreendimento. A fim de evitar essas possíveis consequências, o presente trabalho visa o estudo da argamassa de revestimento, na qual foram feitas alterações na dosagem da cal hidratada, mantendo o restante dos materiais na mesma proporção do traço padrão, que foi determinado em 1 cimento, 1,5 cal hidratada, 6 areia fina. Os demais traços tiveram a variação da cal em menos 10%, mais 10% e mais 20%, a fim de comparar os resultados e verificar se mesmo com alterações eles atingem a resistência mínima para o uso na qual está destinado. Os resultados finais apresentaram valores considerados significativos para garantir aprovação para o uso de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina as especificações para argamassa de revestimento.
- ItemAcesso AbertoInfluência do aditivo retardador de pega no estado fresco e endurecido do concreto(2019-01-15) Storck, Daniel Henrique; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989Para produção de concretos em centrais dosadoras é necessário um grande controle em sua produção, sendo a propriedade que apresenta a maior dificuldade de controle é a perda de abatimento. Para contornar esta situação são adicionados ao concreto aditivos retardadores de pega, prolongando assim o estado plástico do concreto. Portanto, este estudo busca identificar a influência do aditivo retardador de pega no estado fresco e endurecido do concreto, analisando a influência de diferentes percentuais de aditivo a mistura. Inicialmente realizou-se a caracterização dos materiais utilizados no concreto, determinando a massa específica, massa unitária, granulometria, módulo de finura e absorção de água. A seguir determinou-se o traço referência por meio do método IPT e definiu-se mais três traços com variação no teor de aditivo nos percentuais de 0,20%, 0,35% e 0,50% da massa de cimento, analisando assim se ocorrem variações do traço referência para os traços aditivados nas propriedades de abatimento, resistência à compressão nas idades de 2, 7 e 28 dias, absorção de água, tempos de pega e calor de hidratação. Com os resultados obtidos verificou-se que no ensaio de perda de abatimento, o aditivo não conseguiu mantê-lo no decorrer do período, mas resultou em uma perda menos acentuada. No ensaio para determinação da curva de liberação de calor de hidratação do concreto constatou-se que o aditivo retardou o início da hidratação em todas as dosagens analisadas, sendo este tempo de retardo proporcional a dosagem utilizada. No ensaio para determinação dos tempos de pega verificou-se que o aditivo prolongou de forma significativa os tempos de pega do concreto, retardando de forma mais efetiva o início de pega. Nos ensaios de compressão axial e absorção de água verificou-se que o aditivo não influenciou nos resultados independente da dosagem. Com base nos resultados verificou-se que o aditivo nos percentuais analisados não causou prejuízos as propriedades do concreto, tanto no estado fresco quanto endurecido, sendo que a dosagem que apresentou os melhores resultados foi de 0,35%, pois atendeu aos requisitos das normas técnicas, retardando a cura sem causar prejuízos as propriedades analisadas.