Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Munhoz, Angélica Vier"
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- ItemAcesso AbertoProcessos de ensino e aprendizagem de trigonometria em triângulos quaisquer a partir da Engenharia Didática(2016-09) Santos, Ivana Maria Nascimento Dos; Quartieri, Marli Teresinha; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Quartieri, Marli Teresinha; Giongo, Ieda Maria; Oliveira, Eniz Conceição; Konrad, OdoricoO presente trabalho tem o objetivo de investigar a produtividade de uma sequência didática relacionada ao tema trigonometria em triângulos quaisquer, junto aos alunos de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Santana-AP. O aporte teórico da investigação envolveu o ensino de Matemática, em particular, o da trigonometria e os princípios da Engenharia Didática. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os principais instrumentos utilizados foram observações participativas advindas dos momentos de interação entre a professora pesquisadora e os alunos durante o processo de desenvolvimento da sequência didática e os testes inicial e final. Por meio desses instrumentos, foram registradas e analisadas as dificuldades e os avanços que os discentes apresentaram na construção e aquisição do conhecimento. Aquelas estiveram presentes na resolução de situações que não apresentavam desenhos. Entretanto, verificou-se que a proposta elaborada, usando sequência didática, colaborou, de forma efetiva e produtiva, para o ensino e a aprendizagem relacionada, em particular, à aplicabilidade da trigonometria em triângulos quaisquer. Ademais, constatou-se o envolvimento dos discentes no desenvolvimento das atividades.
- ItemAcesso AbertoRecursos tecnológicos e geometria plana na revitalização de um ambiente hospitalar(2019-02) Rech, Marglis; Quartieri, Marli Teresinha; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A presente dissertação aborda a utilização dos softwares Sweet Home 3D, Apprenti Géomètre 2, a plataforma PhET Interactives Simulations e uma sala de espera de um hospital para a construção de conhecimentos geométricos. O problema que fundamentou essa pesquisa foi: Como a utilização de uma proposta de intervenção pedagógica utilizando os softwares educacionais Sweet Home 3D, Apprenti Géomètre 2 e Phet Interactive Simulations e a revitalização de uma sala de espera da UTI Neonatal e Pediátrica de um hospital pode contribuir na aprendizagem de conceitos geométricos, especialmente perímetro e área, em uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental? O estudo foi realizado em uma instituição de ensino privada do município de Santa Cruz do Sul, com o público de 37 estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos, que fundamentaram o estudo foram: desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica utilizando softwares e a sala de espera da UTI Neonatal e Pediátrica de um hospital para a exploração de conteúdos geométricos; construir uma proposta de revitalização da sala de espera da UTI Neonatal e Pediátrica, com a finalidade de melhor atender a comunidade; identificar quais evidências de aprendizagem surgiram no decorrer das atividades propostas quanto aos conteúdos geométricos, em particular área e perímetro. A pesquisa possui natureza qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados: vídeos, gravações, fotos, registros no diário de campo, softwares e atividades realizadas com os alunos para verificação de medidas da sala de espera e cálculo de área e perímetro. Na análise de dados, foi identificado indícios de aprendizagem de área e perímetro com a utilização de softwares e o espaço do hospital, tendo em vista os resultados apresentados pelos estudantes. Os aprendizes participantes se mostraram engajados, motivados e predispostos a trabalhar as atividades propostas. Após a realização das atividades, percebeu-se uma melhoria significativa na motivação dos alunos pela aprendizagem, os quais, após a experiência, mostraram-se mais críticos, elaborando questionamentos e trazendo para a sala de aula situações de seu cotidiano. Também durante o processo de instrumentação, notou-se que os estudantes apresentaram diferentes esquemas de utilização, para a resolução de uma mesma tarefa, que permitiu observar uma diversidade de procedimentos utilizados por meio das diferentes ferramentas presentes nos menus de cada software e que são pertinentes para o trabalho com área e perímetro. Por fim, conclui-se que o envolvimento dos alunos com a construção da proposta da sala de espera e a utilização de softwares foi importante para o processo de abstração dos conceitos de área e perímetro. Desta maneira, os resultados analisados sinalizam que o uso de softwares pode apresentar-se como um recurso potencializador no ensino dos conteúdos, e ainda no reconhecimento das representações geométricas intrínsecas nesta área da Matemática.
- ItemAcesso AbertoTrabalhando com unidades de medida e estimativas na Educação Infantil(2016-11) Souza, Aldiléia Da Silva; Giongo, Ieda Maria; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; Hattge, Morgana Domênica; Schwertner, Suzana FeldensEsta dissertação de mestrado, “Trabalhando com Unidades de medidas e Estimativas na Educação Infantil”, é resultado de uma investigação acerca do ensino de unidades de medidas e estimativas na Educação Infantil a partir do olhar da etnomatemática. Tal investigação foi realizada em Boa Vista, Roraima, com uma turma de Primeiro Período da Educação Infantil. Os objetivos da investigação foram: a) Operar com conceitos vinculados às unidades de medida e estimativas de uma turma de Educação Infantil; b) Elaborar uma prática pedagógica centrada em conceitos que envolvem as unidades de medida e estimativas; c) Problematizar e investigar semelhanças e diferenças entre as práticas de unidades de medida e estimativas escolar e não escolar. A aproximação com as teorizações do campo da etnomatemática ajudou a compreender o saber/fazer matemático dos alunos, procurando integrar os conhecimentos e os saberes do mundo social em que os indivíduos estavam inseridos. Do material de pesquisa – constituído por materiais produzidos pelos alunos, diário de campo da professora e gravações das aulas -, emergiram duas unidades de análise: a) Trabalhando conteúdos matemáticos, unidades de medidas e estimativas, por meio de instrumentos de medidas usualmente ausentes na escola; b) Processos de aprendizagem, estratégias e comparações vinculadas às formas de vidas das crianças. A presente investigação possibilitou a reflexão sobre o ensino da Matemática a partir das formas de vida dos alunos, problematizando a importância da Matemática na Educação Infantil e distintos modos de operar com conceitos matemáticos.