Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Marchi, Miriam Ines"
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- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual de aprendizagem: possibilidades e desafios no ensino de química(2016-05-03) Käfer, Giovana Aparecida; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Braibante, Mara Elisa Fortes; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Del Pino, José CláudioA busca pela melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química justifica a necessidade de o professor utilizar diferentes estratégias pedagógicas. Neste trabalho, investiga-se uma prática pedagógica desenvolvida durante o primeiro semestre letivo de 2014, com estudantes de uma turma de segundo ano de ensino médio, de uma escola pública do município de Alegrete – RS. Objetivando investigar a contribuição do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) PBwork para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química, foi implementado como estratégia de ensino e de aprendizagem, uma página no ambiente virtual de aprendizagem, que se constituiu no problema central analisado. Coletivamente, foram elaboradas e executadas sequências de atividades no PBwork, para monitorar o desenvolvimento das atividades e possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes, bem como para analisar a potencialidade de um AVA no processo de ensino e aprendizagem. Aulas expositivas e dialogadas, experimentos em laboratório, simulações no PhET (Interactive Simulations for Teaching and Learning Physics) e resolução de exercícios também foram empregados para abordar os conceitos de soluções. Atividades em sala de aula, no laboratório de química e de informática, mapas conceituais pré e pós-atividades construídos no Cmap tools, postagens no AVA e entrevistas foram os meios para diagnosticar qualitativamente a avaliação da prática pedagógica. Autores como Ausubel, Moreira e Novak fundamentam a concepção teórica da pesquisa de caráter qualitativo, no que tange aos processos de ensino e aprendizagem, tal como ela ocorre em sala de aula, partindo dos conhecimentos prévios dos estudantes. A partir das metodologias empregadas, foi possível constatar um crescimento potencial dos conceitos relacionados às soluções, evidenciando que as metodologias utilizadas proporcionaram aprendizagem significativa. Nas entrevistas, os estudantes informaram que a alternativa metodológica fez com que percebessem a química sob uma ótica diferente. O incentivo à participação e à reflexão com interação de todos promoveu maior interesse e gosto pelo componente curricular. Os resultados deste estudo evidenciam que é possível que práticas pedagógicas que utilizam o AVA podem ser instrumentos de aprendizagem que diversificam e potencializam métodos tradicionais de ensino.
- ItemAcesso AbertoAtividades investigativas no estudo da termodinâmica: incentivando a autonomia do estudante(2018-08-06) Puhl, Neiva Mara; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Gonzatti, Sonia Elisa Marchi; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Neide, Italo GabrielA maioria dos estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldades em relação aos conteúdos de Física, nesse sentido é importante buscar novas metodologias e estratégias de ensino nos processos de Ensino e de Aprendizagem. O objetivo deste trabalho, que implica em uma intervenção pedagógica, é avaliar as possibilidades e desafios de trabalhar com atividades investigativas no ensino de termodinâmica, em uma turma de ensino médio, a fim de contribuir para a autonomia dos estudantes. A pesquisa proposta é de cunho qualitativo e um estudo de caso, em que foi abordado o estudo da Termodinâmica aplicada aos processos energéticos do corpo humano, buscando associar o trabalho (W), a energia interna (∆U) e a quantidade de calor (Q), ao corpo humano. A prática pedagógica ocorreu no 1o Semestre de 2017, com cerca de 40 estudantes de uma turma de 2o ano de Ensino Médio, de uma escola pública do município de Sinop – MT. As atividades propostas de caráter investigativo foram desenvolvidas em diversos espaços de aprendizagem, como sala de aula, laboratório de informática (simulações no PhET), Praça da Bíblia e culminaram com a Feira de Ciências. Os conhecimentos prévios e posteriores dos alunos foram diagnosticados por meio da construção de mapas conceituais. As atividades de investigação foram problematizadas, permitindo que os alunos pudessem levantar hipóteses e tirar suas próprias conclusões, intermediadas pela professora. Para avaliar a percepção dos alunos frente à proposta pedagógica, ao término da intervenção foi realizada uma entrevista de forma individual. A metodologia adotada evidencia que a construção de conhecimento dos alunos frente aos conceitos da Termodinâmica foi facilitada, sendo que, os mesmos mostraram entusiasmo e iniciativa para buscar mais informações sobre o tema abordado. Ao término da pesquisa constata-se que, quando é realizado um trabalho com caráter investigativo, usando como pressuposto as metodologias ativas de ensino, a aprendizagem pode ser facilitada, ocorrendo indícios de autonomia dos estudantes. Tais indícios foram obtidos principalmente, na construção dos mapas conceituais pós-teste, e apresentação de trabalhos na feira de ciências, quando os estudantes foram além dos conceitos que foram solicitados.
- ItemAcesso AbertoDeficiente visual: ensinando e aprendendo química através das tecnologias assistivas no Ensino Médio(2016-07) Silva, Tânia Núsia Da Costa; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Lopes, Maria Isabel; Giongo, Ieda Maria; Schuck, Rogério JoséAtualmente fala-se muito sobre a cidadania da pessoa com necessidades educacionais especiais (NEE) e seus direitos e deveres para com a sociedade. Ou seja, discutem-se questões a respeito do espaço que lhe compete como cidadão integrado socialmente. Diante desta problemática, esta dissertação tem como objetivo geral analisar se e como as Tecnologias Assistivas, utilizadas no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Boa Vista Roraima, contribuem para a aprendizagem dos conteúdos de Química no Ensino Médio. Busca, também, averiguar a utilização das Tecnologias Assistivas como recursos pedagógicos para aprendizagem dos conteúdos de Química de alunos com deficiência visual no Centro de Apoio de Deficiência Visual e sua repercussão nas Escolas Estaduais de Boa Vista em que estudam estes alunos. Utilizou-se como processo metodológico a pesquisa descritiva através de técnicas padronizadas de coleta de dados a partir de questionários e entrevistas, tendo sua abordagem de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada com os alunos deficientes visuais que estão no Ensino Médio e que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual na disciplina de Química, com os professores de Química que atendem neste Centro e com os das Escolas Estaduais. Os resultados apontaram que este Centro de Apoio promove “um universo” de possibilidades e de acesso a novos conhecimentos através do uso das Tecnologias Assistivas que auxiliam os alunos deficientes visuais nas atividades educacionais, estimulando o potencial cognitivo e favorecendo a socialização e a aprendizagem. Em relação à disciplina de Química, contribui para o desenvolvimento dos conhecimentos químicos dos alunos de forma mais igualitária e dinâmica. Quanto ao curso ministrado aos professores, constatou-se que a formação continuada possibilita a reflexão e o crescimento tanto pessoal como profissional e a mudança de práticas pedagógicas excludentes.
- ItemAcesso AbertoDesenho e atividades experimentais: uma proposta para o ensino de Ciências com alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental(2018-10-29) Valduga, Marcia Fleck; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806O resultado deste trabalho é fruto de uma intervenção pedagógica realizada durante os meses de junho e julho de dois mil e dezessete, com uma turma de dezesseis alunos de uma escola da rede pública, localizada no município de Bento Gonçalves/RS. A pesquisa objetivou investigar como atividades experimentais e desenhos podem contribuir para o ensino de Ciências, de uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estão alicerçados em diversos autores, os quais salientam que as atividades experimentais realizadas com alunos dos anos iniciais são importantes, pois podem contribuir para a construção da aprendizagem, além de despertar o interesse do aluno pelas atividades. O desenho também permite que o aluno construa o seu aprendizado fazendo relação com os conceitos. A pesquisa teve natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Serviram como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo da professora, materiais das atividades desenvolvidas pelos estudantes (desenhos), observações, fotografias e filmagem das aulas ministradas. Os dados qualitativos foram apresentados em textos descritivos. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que os alunos haviam compreendido melhor os conceitos, bem como, o tema, Atmosfera: o ar e a saúde, que foram trabalhados durante o desenvolvimento de cada atividade, e, também, mudaram a postura em sala de aula, pois tornaram-se mais motivados, demonstrando mais interesse em realizar as tarefas que lhes eram propostas. Por meio desta intervenção pedagógica, mostrou-se, uma maneira diferente de abordar conceitos de poluição do ar, efeito estufa, atmosfera e vento possibilitando ao aluno motivação, interação, aprendizado, que permitiram aos mesmos integrar a teoria com a prática, despertando o interesse e ao mesmo tempo levando-os a construção do conhecimento. Além disso, percebeu-se que os alunos realizaram as atividades propostas com afinco e dedicação, demonstrando curiosidade e vontade de aprender.
- ItemAcesso AbertoDinâmicas de grupo como estratégias para a aprendizagem significativa de polímeros sintéticos(2013-12-12) Souza, Vanilsa Pereira De; Silva, Jacqueline Silva Da; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806Na rotina de sala de aula, como professora de Química, percebo que, para muitos alunos, é difícil aprender con- teúdos químicos. Talvez estas dificuldades possam ser determinadas pela forma como o aluno organiza o novo conteúdo em sua estrutura cognitiva. Nesse sentido, procurando compreender como ele adquire esses conheci- mentos e com quais estratégias isso pode ocorrer, este estudo investigou e refletiu sobre a utilização de dinâmi- cas de grupo no ensino de Polímeros Sintéticos, verificando a potencialidade como estratégia para a aprendiza- gem significativa, oportunizando aos alunos uma reflexão crítica em relação às questões ambientais. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa, que possibilitou investigar valores, atitudes e motivações do público pesquisa- do e desenvolveu-se entre os meses de agosto e setembro de 2012, com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, no município de Boa Vista/RR. A coleta de dados se deu através do regis- tro sistemático das observações, das falas e das reações dos alunos ao participar da prática educativa. Este estudo fundamentou-se na concepção teórica da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, cuja atenção está cons- tantemente voltada para a aprendizagem, tal como ela ocorre na sala de aula, tomando como fator inicial aquilo que o aluno já sabe, e na Pedagogia como Prática de Liberdade de Paulo Freire, para a compreensão da vivência cognitiva dos alunos no processo de aprendizagem de Polímeros Sintéticos. Também, autores como Chassot, Galiazzi, Mortimer e Maldaner, entre outros, foram fontes de referências nas reflexões sobre o ensino de Quími- ca. E, para a compreensão a respeito das dinâmicas de grupo, foi importante a leitura da obra clássica de Cart- wright e Zander. Na proposta pedagógica foram desenvolvidas atividades empregando as dinâmicas ‘Polímeros Sintéticos em Imagens’, ‘Painel Integrado’, ‘Júri Simulado’ e ‘Polímeros que falam’. Os resultados da pesquisa mostraram que as dinâmicas aplicadas, pelo caráter motivacional e construtivo, constituíram-se como estratégias eficientes para o ensino de plásticos, fibras e borrachas com evidências de aprendizagem significativa, tornando as aulas mais interativas e participativas, provocando nos alunos a busca pelo conhecimento com argumentos baseados no cotidiano deles. Com, isto, a sala de aula tornou-se um espaço democrático do saber, de construção e reconstrução do conhecimento, criando oportunidade para reflexão das questões ambientais e contribuindo para a formação do aluno cidadão.
- ItemAcesso AbertoEducação financeira crítica: a gestão do orçamento familiar por meio de uma prática pedagógica na educação de jovens e adultos(2019-04-09) Rossetto, Júlio César; Neide, Italo Gabriel; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806Esta dissertação busca contribuir com novas ideias para a inclusão do tema transversal “Educação Financeira” nos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. Para isso, esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar como o desenvolvimento de uma prática pedagógica embasada na Educação Financeira Crítica pode influenciar na gestão do orçamento familiar de alunos do 2° Ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Por sua vez, a Revisão Teórica está fundamentada nos pressupostos teóricos vinculados ao campo da Educação Financeira Crítica e seus entrecruzamentos com as convicções de autores que defendem a relevância deste tema para a formação de indivíduos-consumidores autônomos e críticos. A prática foi desenvolvida durante dez encontros de duas horas aula cada, com uma turma de 27 alunos do 2º Ano do Ensino Médio da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma Escola Estadual do Município de Vera no Estado do Mato Grosso. A pesquisa possui cunho qualitativo, com características de um estudo de caso, cuja sua análise se deu por meio dos percursos de triangulação conforme Freitas e Jabbour (2011). Os fatos apurados na análise dos dados foram constituídos a partir da aplicação de dois questionários, gravações de áudios, fotografias, material produzido pelos alunos e pelo diário de campo do pesquisador/professor. A partir dessas informações, emergiram três categorias de análise descritiva: Analfabetismo Financeiro; Controle Financeiro e Tomada de Decisão. Após a sua análise, o estudo apresenta alguns dos resultados: a) constatou-se que 18,5% dos alunos possuíam um controle de suas despesas e receitas, controle este iniciado pelos demais no decorrer da pesquisa; b) os alunos compreenderam a relevância de se efetuar uma pesquisa de preço; c) a pesquisa propiciou reflexões sobre a importância de pequenas quantias de dinheiro; d) verificou-se que alguns estudantes apresentavam características de um analfabeto financeiro; e) a intervenção propiciou aos alunos evidenciar as contribuições da Matemática para a resolução de situações-problemas que envolvem as finanças. Sendo que ao final da pesquisa foi produzido e disponibilizado um produto educacional.
- ItemAcesso AbertoA experimentação como possibilidade de contemplar a interdisciplinaridade(2010-07-07) Nesello, Leocir José; Schneider, Ledi; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante os meses de setembro a novembro de dois mil e nove, com uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de ensino, situada no município de Flores da Cunha-RS. A pesquisa objetivou construir um entendimento sobre a interdisciplinaridade como ação educativa defendi pela legislação educacional por meio das Diretrizes Curriculares, com aplicação teórica e prática dos objetos de estudo. Primeiramente foi proposta a teorização dos conteúdos, seguida pela prática laboratorial e observação. A partir destas eram construídos os conhecimentos referentes aos conteúdos previstos, destacando-se os diálogos que emergiram antes e depois de cada experimento e a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. É oportuno enfatizar que a abordagem interdisciplinar não implica somente criar espaços de encontros e de interseções entre as áreas do conhecimento, mas em constituir uma postura interdisciplinar que permite ir além das disciplinas e, ao mesmo tempo, satisfazer aos anseios dessa desafiante e rica modalidade de ensino. A prática revela resultados obtidos que configuram a necessidade de um olhar diferenciado a estes alunos, para que seja possível implantar novas estratégias de aprendizado, a fim de melhor prepará-los para o exercício da cidadania e, ao mesmo tempo, remeter o docente a uma reflexão para posterior adoção de práticas interdisciplinares como formas de garantir a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
- ItemAcesso AbertoFontes de energia e ambiente: uma proposta interdisciplinar no Ensino de Ciências Exatas(2012-10-03) Hennemann, Nara Regina; Strohschoen, Andreia A. Guimarães; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806Esta dissertação é uma pesquisa de caráter qualitativo realizada nos meses de setembro e de outubro de dois mil e onze com uma turma de alunos do 3o ano diurno do Ensino Médio de um Colégio da Rede Particular de Ensino no município de Lajeado – RS. A pesquisa objetivou desenvolver uma proposta de aprendizagem interdisciplinar e contextualizada sobre Fontes de Energia e Ambiente nas disciplinas de Física, Matemática e Química por meio de pesquisas, de experimentações e de interações. Foram abordadas três fontes de energia: hidrelétrica, solar e o biocombustível etanol. Na proposta pedagógica interdisciplinar, que visou à integração entre os saberes nas diversas áreas do conhecimento, foram desenvolvidas várias atividades como visitas, experimentos, debates, leituras, construção de protótipos, entre outras. A avaliação da pesquisa deu-se pela análise dos dados verbais, escritos e observados obtidos a partir das transcrições das aulas, do questionário inicial e final e da entrevista. Essas atividades favoreceram a aproximação do conteúdo abordado com a realidade dos alunos com práticas diferenciadas, desafiadoras e que estimularam os mesmos a refletir e expor suas idéias de forma mais autônoma, crítica e consciente, tornando a aprendizagem mais significativa e interessante.
- ItemAcesso AbertoIntegração de saberes na formação continuada de professores(2011-10-11) Reginatto, Vanessa Paula; Pizzato, Michelle Camara; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806A presente dissertação é fruto de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de quinze professores da Educação Básica do Vale do Taquari do curso de formação continuada, realizado no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. A formação continuada de professores pode contribuir no construir e reconstruir dos conhecimentos com seus estudantes e também proporcionar discussões de idéias e socialização de experiências entre os mesmos. Dentro deste contexto, buscou-se responder a questão: Como evolui o perfil de professores com relação à interdisciplinaridade ao participar de um processo de formação continuada? Com o intuito de estimular os professores no repensar de sua prática docente foi proposto à elaboração e o desenvolvimento de Unidades Didáticas temáticas e contextualizadas de forma coletiva. Para que eles pudessem participar do curso de formação continuada, também foi necessária a criação de espaço e tempo de estudo, planejamento, análise e socialização das experiências. Os participantes foram distribuídos em dois grupos, que consistiu de professores integrantes da mesma escola, de diferentes áreas do conhecimento e que trabalharam com a mesma turma. Nos encontros, os professores planejaram, discutiram e elaboraram as unidades didáticas para desenvolverem nas suas escolas. Eles escolheram os seguintes temas: “A rota do DNA, um olhar sobre a multiculturalidade brasileira” e “Impactos ambientais e preservação dos recursos naturais”. Houve momentos de socialização entre os grupos onde abordaram as dificuldades e a importância de se trabalhar com um coletivo de professores. Este curso possibilitou aos professores o planejamento de suas aulas em formação, objetivando a integração de saberes. Além disso, tendo em vista o excesso de carga horária e as condições de trabalho a que estão submetidos, facilitou seu dia-a-dia, pois estes elaboraram as atividades interdisciplinares nos encontros e puderam desenvolvê-las com os estudantes. Quanto ao perfil destes professores pode-se considerar que houve uma mudança em relação à metodologia utilizada e as interações ocorridas durante os encontros, no entanto, ao analisar as idéias frente às concepções metodológicas e interações, ao término do curso, percebeu-se que eles retornavam ao seu perfil inicial. Acredita- se que para haver a possibilidade de evolução ou mudança dos perfis dos professores em sua prática docente, num repensar contínuo no planejamento didático, talvez seja necessária uma formação continuada durante todo o ano letivo, com apoio do grupo e assim eles poderão dar continuidade as suas atividades.
- ItemAcesso AbertoMatemática e surdos: o software GeoGebra como recurso para auxiliar o ensino de geometria(2020-05) Antunes, Maria De Fátima Nunes; Purificação, Marcelo Máximo; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Giongo, Ieda Maria; Neide, Italo Gabriel; Santana, Maria Luzia Da SilvaEsta pesquisa teve como objetivo investigar reações do professor de Matemática mediante uma formação continuada, tendo o GeoGebra como recurso didático. O referencial teórico apresenta itens discutidos, simultaneamente, com o professor de Matemática, o estudante surdo e o GeoGebra. A experiência visual também foi contemplada na medida em que, por ser dinâmico, o Software em questão pode proporcionar o desenvolvimento da visualização espacial no ensino da Matemática. A pesquisa, qualitativa e descritiva, com aproximação de um estudo de caso, foi organizada em etapas e envolveu a participação de professores de Matemática que atuavam com estudantes surdos do Ensino Médio, de duas escolas da rede estadual da cidade de Colíder/MT, ano 2019. Os dados foram coletados e registrados no diário de campo. Também compuseram os materiais de pesquisa excertos do grupo focal e filmagem dos encontros. O Grupo Focal - Momento Inicial revelou algumas nuances das dificuldades dos professores em sala de aula e direcionou a articulação da formação continuada, desenvolvida em três encontros. No Grupo Focal - Momento Final, avaliou-se o GeoGebra como recurso pedagógico no ensino da Geometria Espacial para estudantes surdos na perspectiva de seus docentes com relação à visualização. Os professores participantes demonstraram interesse na formação e, rapidamente, reconheceram o potencial da visualização que o GeoGebra proporciona. As atividades previram o manuseio do GeoGebra com ferramentas de Geometria Plana Espacial. Os professores participantes também exploraram ferramentas do citado Software, além das previstas na proposta, provocando, intuitivamente, a interação e a dinâmica entre os pesquisados. Nos relatos, os participantes afirmaram estarem motivados a implementar o GeoGebra no ensino da geometria para estudantes surdos, bem como aos ouvintes, em suas aulas. As motivações ficaram definidas pelo Software ser muito intuitivo, de fácil instalação, tanto em celulares quanto em computadores, acessível e gratuito. Na formação continuada, ademais, novos olhares foram despertados pelos participantes sobre o trabalho envolvendo o ensino da Geometria Espacial, com estudantes surdos, em turma inclusiva. A partir desta dissertação, produziram-se dois produtos educacionais, a saber: um vídeo, em forma de apresentação e divulgação da importância e dos principais momentos da formação continuada, legendado, traduzido em Libras com interpretação simultânea, e um produto no formato de sequência didática da formação continuada. Acredita-se que os resultados da investigação podem contribuir para a formação continuada de professores que atuam com estudantes surdos no processo ascendente de inclusão na educação.
- ItemAcesso AbertoUm olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investigativa(2012-09-14) Bortoli, Gladis; Giongo, Ieda Maria; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806O objetivo central desta pesquisa visou problematizar, junto a um grupo de alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola particular de Caxias do Sul – RS, a construção de conhecimentos vinculados à Trigonometria no triângulo retângulo. No problema de pesquisa, analisaram-se quais as possibilidades da inserção da História da Matemática no ensino e na aprendizagem da Trigonometria presente no triângulo retângulo, no Ensino Médio, tendo como aporte teórico o campo da Etnomatemática. A investigação teve uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, conversas informais com os alunos, gravações e fotos das aulas, bem como de materiais produzidos por eles. Os alunos foram instigados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos trigonométricos, principalmente por meio de atividades práticas, como a construção e utilização do astrolábio e um trabalho envolvendo os profissionais da construção civil. A pesquisa revelou que a abordagem aplicada tornou o processo de ensino e de aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, provocando o envolvimento dos alunos. Estes conseguiram estabelecer relações entre a matemática escolar e os saberes matemáticos culturais. O professor teve um papel de orientador e contribuiu para o aluno buscar, analisar e assumir uma postura de pesquisador.
- ItemAcesso AbertoProdução de farinha de mandioca: investigando uma prática pedagógica na perspectiva da etnofísica para o ensino de Física(2016-11) Corrêa, Fátima De Jesus Soares; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Gonzatti, Sonia Elisa Marchi; Giongo, Ieda Maria; Neide, Ítalo Gabriel; Del Pino, José ClaudioA presente dissertação tem por objetivo analisar as contribuições pedagógicas de elementos da Física Popular dos farinheiros para o ensino de força da Física Escolar. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e se constitui em um estudo de caso. A parte empírica – intervenção pedagógica – foi realizada com os alunos do 2º ano do Curso Integrado Técnico em Administração do IFMA, Campus Pinheiro, em Pinheiro (MA), e o material de pesquisa, coletado por meio do guia de atividades, transcrições dos áudios dos encontros, diários e visitas de campo às casas de forno, local da fabricação de farinha. O material empírico foi analisado a partir da etnomatemática, fundamentada na etnofísica, que produziu os resultados, agrupados em duas unidades de análise: a) diferentes saberes da etnofísica na perspectiva dos farinheiros; b) os diferentes saberes da etnofísica na perspectiva dos alunos. Os resultados apontam tanto as dificuldades dos discentes em compreender o conceito e tipos de forças quanto a sua superação. Esta permitiu que eles enunciassem e identificassem as forças da Física Escolar que atuavam na fabricação de farinha e relacionassem a Física Popular dos farinheiros com a Física Escolar. Diante da pesquisa realizada e dos resultados produzidos pelos alunos, a etnofísica se mostrou promissora como estratégia de ensino de Física e favoreceu o descobrimento de saberes populares possíveis de serem contextualizados com outras áreas do conhecimento, como a Matemática e a Química.
- ItemAcesso AbertoProjetos educacionais na formação inicial de professores de computação utilizando um ambiente virtual de aprendizagem offline(2019-09) Nunes, Robert Mady; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Neide, Italo Gabriel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Malheiros, Marcelo De GomensoroOs Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) apresentam-se como espaços de convergência, compostos por uma variedade de tecnologias digitais que visam auxiliar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim sendo, para fazer uso adequado de um AVA, é necessário que cada instituição de ensino leve em consideração seu atual cenário tecnológico e qual a melhor forma de realizar a interação entre ambiente e aluno. Diante disso, o presente trabalho apresenta uma intervenção pedagógica, realizada nos meses de março, abril e maio de 2019, com 17 acadêmicos da disciplina Tecnologias de Ensino a Distância, do 3° período, do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins – Campus Dianópolis. Tal intervenção teve por objetivo investigar como o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui integração com tecnologias digitais voltadas para o ensino e que não necessita de interação com a Internet, pode contribuir para a formação inicial de professores de computação. Para dar sustentação à pesquisa, foi construída uma revisão teórica centrada, principalmente, em autores como Levy (1999), Moran (2013), Valente (1995, 1999a, 1999b, 2005), Kenski (2013) e Ponte (2000, 2002) e foi realizado um levantamento sobre estudos anteriores, dos últimos 5 anos, que se aproximassem da temática proposta. Como o trabalho se justificou pela necessidade de práticas educacionais que minimizassem as limitações de acesso à Internet existentes na região sudeste do Tocantins, mais precisamente no campus rural do IFTO, localizado nas proximidades do município de Dianópolis, buscou-se estruturar um AVA, utilizando a plataforma Moodle como o alicerce de toda a intervenção pedagógica. Considerando que a pesquisa teve natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, foram utilizados, para a coleta de dados, questionários, observações e análise de produções. Com isso, os dados coletados foram apresentados em textos descritivos. Assim, com a realização deste trabalho foi possível verificar o potencial do uso das tecnologias digitais que não necessitam de conexão com a internet, por meio da construção de projetos educacionais desenvolvidos pelos licenciandos em computação. Para tanto, os projetos educacionais, aqui citados, focaram no planejamento de práticas pedagógicas envolvendo ferramentas digitais, como GeoGebra, wiki, simulador do PHET, Fritzing, além de um jogo digital desenvolvido pelos alunos. Nesse cenário, foram concebidas produções que vão desde o ensino infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até o ensino superior.
- ItemAcesso AbertoProjetos na escola: uma metodologia para aprender no Ensino Fundamental(2016-05-04) Oliveira, Maria Bernadete Barbosa Lima; Martins, Silvana Neumann; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Martins, Silvana Neumann; Oliveira, Eniz Conceição; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Hoehne, LucéliaO presente estudo é resultado de uma pesquisa com intervenção pedagógica desenvolvida com uma turma trinta alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, realizada em uma escola pública da rede de ensino estadual, localizada na cidade de Boa Vista/RR, tendo como objetivo da pesquisa analisar a contribuição de projetos na melhoria de aprendizagem de alunos no Ensino Fundamental. Com base nas atividades desenvolvidas, observações, relatos dos alunos e professores, nas transcrições das filmagens e gravador de voz, foi possível investigar como os projetos podem contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. O referencial teórico segue pressupostos que abordam a Pedagogia de Projetos e o uso de ferramenta tecnológica: O Blog como forma de socialização de informações complementares. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi de cunho qualitativo. Os resultados que emergiram da pesquisa realizada foram organizados em seis categorias: 1. Sensibilização para adesão dos professores ao projeto; 2. Análise do planejamento do conteúdo do trabalho de conclusão de série; 3. Encontros das discussões dos projetos; 4. Sensibilização para a adesão dos alunos ao projeto; 5. Análise do material utilizado e produzido pelos alunos; 6. Análise das entrevistas realizadas com os professores e alunos. Na análise dos resultados foi possível verificar que os estudos teóricos e as atividades propostas na intervenção pedagógica contemplaram as expectativas iniciais dos alunos; contribuíram para a produção de novos conhecimentos relacionados à temática principal do projeto desenvolvido pelos alunos sobre a cidade de Boa Vista; auxiliaram os professores no desenvolvimento de aulas mais inovadoras e próximas da realidade dos discentes; proporcionaram momentos de reciprocidade de conhecimento, de reflexão e de diálogo.
- ItemAcesso AbertoRecursos computacionais e formação continuada para professores de escola básica: possibilidades e limitações de incorporação na prática pedagógica(2014-05-16) Corrêa, Henrique Kosby; Giongo, Ieda; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806Esta dissertação é uma pesquisa de caráter qualitativo realizada nos meses de julho a novembro de dois mil e doze com professores de educação básica da Rede Municipal de Ensino no município de Pelotas – RS. A pesquisa objetivou estudar junto a esses professores a utilização de alguns softwares matemáticos e aplicativos de informática e foi desenvolvida por meio de encontros de formação continuada, nos quais foram trabalhados um software ou aplicativo em cada encontro, totalizando cinco encontros para estudos e um encontro final para avaliação e discussão das atividades. Os softwares e aplicativos de informática estudados foram Graphmatica, Winplot, Microsoft Mathematics, Jing e Google Docs. A avaliação da intervenção deu-se pela análise dos dados verbais, escritos e observados obtidos a partir das transcrições dos encontros, do questionário inicial e final e da entrevista. Esses encontros favoreceram o enriquecimento de conteúdos, a prática metodológica diferenciada e possibilitaram um espaço de convivência e troca positiva entre os professores.
- ItemAcesso AbertoUma reflexão sobre a importância de inclusão de Educação Financeira na escola pública(2009-09-09) Kern, Denise Teresinha Brandão; Dullius, Maria Madalena; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806Esta dissertação descreve o trabalho realizado com uma turma do 3o ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Mathias Schütz, de Ivoti/RS. Esta investigação teve por objetivo refletir sobre a importância da inclusão de Educação Financeira na rede pública de ensino, como uma proposta que contribua em preparar cidadãos para a vida, para que possam agir de forma adequada, saudável e com responsabilidade diante de situações relacionadas com assuntos do “mundo financeiro” dos alunos. Proporcionou-se aos alunos conhecer e aplicar conceitos do mundo financeiro e que faziam parte de seu dia-a-dia, como suporte para ajudar na reflexão. Estudando e refletindo sobre ideias de alguns pensadores da educação e outros que também já vêm trabalhando com esse tema, bem como das opiniões de oito alunos entrevistados no final dessa abordagem prática, buscou-se responder aos questionamentos da investigação: Os alunos do 3o ano do ensino médio de uma escola pública, no decorrer de sua trajetória de estudantes, tiveram algum contato com assuntos relacionados com uma Educação Financeira? Trabalhar na escola de forma que se possam relacionar os conteúdos curriculares com aspectos que dizem respeito ao “mundo financeiro” é possível? Na realização da prática, apresentou-se o tema de forma que o aluno pudesse perceber uma relação tanto com os conteúdos curriculares como com outras áreas de conhecimento, numa tentativa de se trabalhar a Educação Financeira de forma interdisciplinar. Os resultados da análise dos dados coletados apontam que a inclusão de Educação Financeira é uma necessidade social, que possibilitará aos alunos refletir sobre os seus problemas financeiros,sobre a forma como realizam os seus planejamentos, sobre a forma como estão fazendo as suas escolhas e sobre que objetivos eles têm para suas vidas, seu futuro. Assim, a Educação Financeira poderá possibilitar ao aluno o acesso ao “mundo financeiro”, de forma que ele possa se sentir incluído como cidadão.
- ItemAcesso AbertoResistência dos materiais na engenharia: o uso do GeoGebra para o ensino de flexão em estruturas(2021-01) Santos, Gutemberg Torquato Dos; Neide, Italo Gabriel; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Hansen, Betina; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Konrad, OdoricoDiante dos resultados poucos satisfatórios de turmas do curso de engenharia, mais especificamente na disciplina de Resistência dos Materiais, numa faculdade privada, suscitaram esta proposta de pesquisa, que consistiu em investigar se a utilização de um recurso tecnológico contribui no ensino de flexões de estruturas, desenvolvendo uma prática pedagógica sequencial. Além disso, objetivou identificar os conhecimentos prévios dos alunos participantes da pesquisa, em relação a conteúdos que são requisitos da disciplina. O método escolhido para realizar o estudo foi qualitativo, por meio da descrição detalhada das etapas. Os dados foram obtidos basicamente de formulários semiestruturados e de vídeos com a gravação dos encontros, que ocorreram de forma on-line, devido à pandemia ocasionada pela COVID-19. A pesquisa restringiu-se ao uso do GeoGebra no ensino das influências de cargas externas em estruturas, especificamente, a flexão. Foi proposta uma situação-problema que solicitava a análise de uma viga numa construção, após ser submetida a carregamentos externos. Na proposta didática, foi utilizada uma viga; contudo, pode ser também desenvolvido e analisado em qualquer outro elemento estrutural. A investigação apresentou resultados satisfatórios, sendo os objetivos previstos alcançados, principalmente, na percepção dos alunos participantes que classificaram o recurso como um agente facilitador na resolução do problema. Apesar de algumas dificuldades pontuais ante a novidade, os alunos conseguiram realizar as atividades propostas. Ao final da intervenção, os resultados foram analisados, ficando evidenciado que o uso do GeoGebra no ensino de flexões proporciona uma visualização gráfica dos diagramas, o que simplifica a análise. Também facilitou na obtenção de valores pontuais, sem a necessidade de cálculos manuais, o que agilizou a resolução. Além disso, permitiu uma interatividade contínua entre os estudantes e o estudo, com o professor.
- ItemAcesso AbertoUtilização dos Softwares Tux of Math Command e Gcompris no Ensino das Quatro Operações Fundamentais da Matemática(2019-08) Carvalho, Carlos Rodrigues de; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Quartieri, Marli Teresina; Schuck, Rogério José; Kuhn, Malcus CassianoAtualmente, vivenciamos a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia; portanto, o professor e a escola precisam buscar diferentes formas de ensinar o aluno contemporâneo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como os Softwares Tux of Math Command e Gcompris podem contribuir para o ensino de Matemática, envolvendo as operações de adição, subtração multiplicação e divisão, em uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental, do Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, Escola localizada no Município de Santo Antônio de Lisboa-PI. Para atendê-lo, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: desenvolver atividades envolvendo o estudo das quatro operações matemáticas por meio dos Softwares Tux of Math Command e Gcompris; avaliar se as práticas desenvolvidas contribuíram para melhorar as habilidades de cálculo de Matemática e analisar, sob o olhar dos alunos, o auxílio dos softwares Tux of Math Command e Gcompris no ensino de Matemática envolvendo o estudo das quatro operações. A pesquisa se justifica por despertar o interesse dos alunos à necessidade de compreensão das quatro operações fundamentais por meio de recursos informatizados. O estudo esteve fundamentado em autores como Borba e Penteado (2001); Moran (2000); Valente (1997); Siqueira (2011), Portugal e Murarolli (2015); Tavares (2015); Magalhães et al. (2013), entre outros. Em termos de metodologia, a pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa e caráter descritivo de observações e registros, aproximando-se de um estudo de caso, em que diversos instrumentos de coleta foram utilizados; dentre eles, o uso de questionário, registro de imagens, cadernos dos alunos. A intervenção pedagógica ocorreu em sete encontros, totalizando dezesseis horas aulas. Com a aplicação das atividades, foi possível perceber que as práticas desenvolvidas contribuíram para melhorar a compreensão dos conceitos de Matemática abordados, pois os estudantes participavam com entusiasmo, cumpriam os desafios e ainda ficavam na expectativa do que haveria na aula seguinte. Dessa forma, aprenderam com mais facilidade, demonstrando um interesse maior pelos assuntos trabalhados em sala de aula.