Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Harres, João Batista Siqueira"
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- ItemAcesso AbertoAnálise das concepções dos alunos sobre um tema relevante para o ensino de física: o petróleo(2010-11-09) Maman, Andréia Spessatto De; Harres, João Batista Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7625130635800187Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, tem como objetivo identificar as concepções dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública do Vale do Taquari sobre o tema energia. Além disso, discutir a dependência que se tem do petróleo e analisar como evoluem estas ideias em função da aplicação de uma Unidade Didática especificamente elaborada. A Unidade Didática, partindo de um questionário inicial individual de coleta de ideias sobre o tema, tem um caráter investigativo, centrando- se na análise, exploração e reflexão das ideias dos alunos sobre o tema abordado. A relação entre as ideias iniciais e as atividades propostas busca a reflexão sobre a matriz energética atual e a forte dependência de uma fonte não-renovável: o petróleo. Assim, a prática pedagógica investigada tem como princípio educativo a aprendizagem, a partir da reflexão e reconstrução das ideias iniciais dos alunos sobre o tema e as possíveis mudanças de postura diante do mesmo. A unidade foi aplicada em 26 alunos, estudantes da 2a série do Ensino Médio. A metodologia de análise dos dados teve uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que o método de ensino adotado para a exploração das ideias dos alunos foi eficaz para acompanhar a evolução de suas ideias e ainda mostram que a maioria dos alunos desconhece nosso modelo energético atual.
- ItemAcesso AbertoProdução de biocombustiveís x produção de alimentos: uma unidade didática investigativa(2010-11-09) Branco, Élvis Ferreira; Harres, João Batista Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7625130635800187A questão da produção de biocombustíveis x produção de alimentos está se tornando cada vez mais polêmica. Por ser apontada como uma alternativa energética aos combustíveis fósseis, a utilização dessas fontes renováveis está levantando questionamentos sobre a possibilidade de interferência da produção de energias alternativas na produção de alimentos. É possível alimentar motores sem comprometer o cultivo de alimentos? Esta é a questão. Assim, as formas alternativas de energia vêm sendo cada vez mais urgentes e importantes para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Essa consciência deve estar em todas as escolas e muitas iniciativas devem ser desenvolvidas em torno dessas questões, por nós educadores. A unidade didática para o trabalho com a segunda série do Ensino Médio de uma escola pública foi estruturada em uma série de atividades para promoção da aprendizagem de conceitos e conteúdos referentes à produção de biocombustíveis e possibilidades de interferência na produção de alimentos, abrangendo a área de ensino de Física entre elas, experiências envolvendo uma mini-usina de produção de álcool a partir do milho e cana-de- açúcar. Assim, o desenvolvimento de uma unidade didática investigativa através de um tema transversal como os biocombustíveis produzidos a partir dos alimentos favoreceu o aprendizado dos conteúdos de Física com assimilações significativas pelos estudantes dos conteúdos da disciplina. Aponta para a relevância da abordagem destes temas em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoSala de aula presencial e ambiente virtual de aprendizagem: investigando interações de alunos do ensino médio, a partir de uma proposta diferenciada no estudo de Matemática(2009-09-09) Magedanz, Adriana; Dullius, Maria Madalena; Harres, João Batista Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7625130635800187O presente trabalho dá continuidade a minha trajetória de pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, aborda a importância das conexões estabelecidas na tríade: aluno – internet – professor, a partir da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: o teleduc. Está ancorada em uma nova possibilidade metodológica de trabalho docente, na qual o ambiente web pode ser utilizado como uma extensão da sala de aula. A investigação analisou a possibilidade de existir algum envolvimento expressivo dos alunos do ensino médio regular em discussões de Matemática, quando estas acontecem paralelamente em sala de aula presencial e em um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta permitiu aos sujeitos da pesquisa, além da experiência de inclusão no mundo digital, uma forma de aprendizagem colaborativa no estudo de Matemática, alicerçada nas relações aluno-professor, aluno-aluno e aluno-AVA. A análise limitou-se a uma turma de estudantes da terceira série do ensino médio noturno regular, de uma escola pública estadual do município de Imigrante/RS. O procedimento de coleta e análise dos dados, confrontado com diferentes teorizações, fazem crer que existe um maior envolvimento dos alunos em discussões sobre Matemática, quando estas acontecem paralelamente na sala de aula presencial e na internet.