Ensino de Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleção
Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
Navegar
Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Haetinger, Claus"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAtividades de modelagem matemática visando a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino(2009-06-09) Postal, Rosane Fátima; Dullius, Maria Madalena; Haetinger, Claus; http://lattes.cnpq.br/6076019811067756O presente estudo descreve o resultado de um trabalho fundamentado nos pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa, com a utilização da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Estabelecemos previamente um conjunto de aspectos que caracterizam a ocorrência da Aprendizagem Significativa quando as atividades de ensino e aprendizagem compõem uma proposta que considera o ambiente de Modelagem Matemática. O assunto proposto refere-se a funções afins, que desenvolvemos em uma turma de primeiro ano de trinta e dois estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo – Lajeado/RS. O tema de estudo foi a telefonia celular. Aplicamos funções afins nos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, trabalhamos com estas funções e chegamos a conclusões sobre vantagens e desvantagens de optar por determinado plano. As informações provenientes das produções dos estudantes no decorrer das aulas provêm de instrumentos elaborados para este fim: como ficha de levantamento, diagramas, trabalhos em grupos e outros. As contribuições deste estudo mostram que há um grande envolvimento dos estudantes quando o assunto é do seu próprio interesse. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão.
- ItemAcesso AbertoImplicações provenientes da elaboração de um orçamento familiar(2010-07-07) Strate, Anete Berenice Schaeffer; Haetinger, Claus; http://lattes.cnpq.br/1119908167349601O conteúdo trabalhado nesta dissertação partiu da hipótese de haver falta de controle financeiro familiar em meio à população. Situação posteriormente confirmada através do acesso a pesquisas já feitas pelo IBGE e Telecheque. Verificando a ausência de trabalhos específicos relacionados a este contexto nos planos de estudos do Ensino Médio do Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, no município de Teutônia, RS, e acreditando na importância destes estarem inseridos numa prática pedagógica, propusemos à direção do Instituto a realização de um curso de 16 horas para seus estudantes, no qual o problema proposto foi: como as pessoas podem organizar um orçamento familiar compatível com o salário que recebem? Para responder a essa questão foram realizados estudos introdutórios sobre o que é de um orçamento familiar, analisadas situações financeiras reais provenientes de orçamentos domésticos de três colaboradoras, que forneceram seus dados, situações e objetivos para que se realizasse um estudo sobre suas condições reais, bem como para contribuir, planejar e melhorar o orçamento atual dessas voluntárias, e também foi proposto aos estudantes realizarem o seu próprio orçamento. Para auxiliar na elaboração dos orçamentos tanto das colaboradoras quanto dos estudantes, foi explorado o software ProFamilia que é um recurso tecnológico freeware desenvolvido exclusivamente para elaboração e análise de orçamentos domésticos, tanto familiares quanto pessoais. Portanto, esta pesquisa teve a participação de dois grupos de sujeitos: as colaboradoras e os estudantes participantes do curso. O objetivo do trabalho foi orientar a organização de um orçamento familiar visando à percepção da vinculação deste com a melhoria da qualidade de vida. Tivemos como resultados a constatação da importância da realização do orçamento, relatos das implicações provenientes, bem como a melhora da situação financeira de duas das colaboradoras.
- ItemAcesso AbertoUma investigação no Ensino Médio sobre o raciocínio combinatório e a divergência de resultados na resolução de problemas de contagem(2014-10-06) Albuquerque, Roberto Stenio Areias Carneiro De; Haetinger, Claus; http://lattes.cnpq.br/6076019811067756Este trabalho trata de uma investigação realizada no âmbito do Ensino Médio e cujo objetivo geral consistiu em investigar – à luz da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983) – os principais fatores que podem influenciar o raciocínio combinatório dos estudantes e que, em razão disso, podem levá-los a resultados divergentes dos conceitualmente esperados na resolução de problemas de contagem. A pesquisa é de natureza exploratória, quali-quantitativa, com predominância qualitativa, tendo sido executada no segundo semestre de 2012, em duas turmas de 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova/RS. Basicamente, foram coletados dados a partir de entrevistas com professores e testes de sondagem aplicados aos estudantes das turmas investigadas. Outras informações foram obtidas a partir de questionários e por intermédio de uma gincana matemática realizada em um blog (desenvolvido pelo autor para favorecer debates entre professores e estudantes sobre a resolução de problemas matemáticos, em especial, de contagem). No mais, realizou-se também uma seleção e análise das resoluções dos problemas de contagem que constam nos Anais das Olimpíadas Matemáticas da Univates/RS (provas de Ensino Médio da 10ª a 15ª edição), objetivando encontrar resoluções interessantes que contribuíssem para o lançamento de abordagens diferenciadas no ensino e na aprendizagem de heurísticas e estratégias particulares de resolução de problemas combinatórios. Dentro do contexto estabelecido, foi confirmada a hipótese de que a construção de modelos mentais inadequados é um dos principais fatores de influência que podem levar o pensamento combinatório dos estudantes para resultados divergentes dos conceitualmente esperados.
- ItemAcesso AbertoModelagem Matemática na Educação Infantil: uma estratégia de ensino com crianças da faixa etária de 4 a 5 anos(2013-08-06) Silva, Patrícia Fernanda Da; Silva, Jacqueline Silva da; Haetinger, Claus; http://lattes.cnpq.br/6076019811067756O presente trabalho abordou a temática da Modelagem Matemática voltada para a Educação Infantil. Objetivou estudar de que modo a Modelagem Matemática contribuiu no processo de construção da aprendizagem de crianças da faixa etária de 4 a 5 anos de idade, em particular no âmbito da Matemática. Para o decorrente estudo, a metodologia utilizada fundamentou-se na Modelagem Matemática como estratégia de ensino para as crianças, que frequentam a turma C, da Escola de Educação Infantil Mundo Encantado, do Município de Lajeado/RS. A partir de observações realizadas na turma e após verificados quais eram os interesses, necessidades e curiosidades, ocorreu o desenvolvimento de situações de aprendizagem, contemplando e utilizando as Linguagens Geradoras propostas por Junqueira Filho (2005). Concomitantemente, foi observado se a Modelagem Matemática utilizada contribuiu no processo de construção da aprendizagem das mesmas. Ao concluir este trabalho, verificou-se que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino que pode contribuir no processo de construção de conhecimentos matemáticos, raciocínio lógico, no desenvolvimento da linguagem e da autonomia diante da resolução das situações, bem como diferentes formas de resolvê-las.
- ItemAcesso AbertoProjetos interdisciplinares visando à formação de alunos pesquisadores(2013-11-27) Schossler, Daniela Cristina; Dullius, Maria Madalena; Haetinger, Claus; http://lattes.cnpq.br/6076019811067756Esta pesquisa aborda um estudo desenvolvido no Seminário Integrado com uma turma de 1a série do Ensino Médio Politécnico noturno, da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, implantado no inicio de 2012. O objetivo foi verificar se o Seminário Integrado, que tem foco em trabalhos com projetos interdisciplinares, contribui para a formação de alunos pesquisadores. Apoiamo-nos em autores que tratam sobre Politecnia, Interdisciplinaridade e Iniciação a Pesquisa. A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para coleta de dados, realizamos as aulas no laboratório de Informática da escola, para que cada versão dos projetos feitos pelos educandos fosse devidamente salva. Para acompanhar suas evoluções no decorrer do ano letivo, também filmamos as apresentações dos projetos. Para analisar as versões atualizadas dos projetos e trocar ideias a respeito das mesmas, cada grupo criou um e-mail que serviu de meio de comunicação com o professor. Podemos destacar como resultados uma evolução por parte dos estudantes na desenvoltura, escrita, participação e relação das disciplinas com os temas escolhidos por eles, contribuindo assim para formação de alunos mais autônomos, seguros e preparados para realizar novas pesquisas nos anos seguintes do Seminário Integrado.
- ItemAcesso AbertoUtilização de ferramentas computacionais visando a uma aprendizagem significativa em bioestatística(2009-06-09) Daroit, Luciane; Rempel, Claudete; Haetinger, Claus; http://lattes.cnpq.br/6076019811067756O objetivo deste trabalho é investigar a influência da utilização de aplicativos computacionais no processo educativo. Apresentamos uma proposta de ensino e aprendizagem com características de ser facilitadora no processo de construção do conhecimento, fundamentada em pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa sob a perspectiva da inserção da Informática na Educação. O conteúdo proposto para estudo é o Teste Qui-quadrado (χ2) que desenvolvemos dentro da disciplina de Bioestatística em uma turma regular do curso de Nutrição, no Universidade do Vale do Taquari Univates – Lajeado. As informações procedentes da produção dos estudantes durante o desenvolvimento dos encontros foram colhidas através de materiais próprios elaborados para este fim, observação direta e depoimentos. Para subsidiar a análise e discussão destas informações foram previamente estabelecidos aspectos cognitivos e motivacionais, através dos quais fosse possível evidenciar a ocorrência da aprendizagem significativa. Ao final do trabalho, considera-se positivas as evidências encontradas da ocorrência de construção significativa de novos conceitos e do aprimoramento dos conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Defende-se, assim, que a cooperação entre estas duas vertentes, a Aprendizagem Significativa e a Informática na Educação, contribui para o estabelecimento de um processo instrucional que valoriza a formação efetiva do estudante, pois possibilita transformações nas formas de ensinar, aprender e interagir com o conhecimento.